Nivelamento de piso com compensado sobre piso de madeira antigo: esquemas populares + dicas para a execução da obra
Os pisos de madeira continuam no auge da popularidade, pois são quentes e duráveis.Porém, com o tempo, sob a influência de muitos fatores, pode começar a ceder. Concordo, isso pode causar muitos problemas e também estragar a aparência do piso.
Com base nisso, surge a pergunta: como nivelar corretamente um piso de madeira? Fizemos algumas pesquisas e descobrimos que nivelar o piso com compensado é uma ótima solução.
Depois de ler este artigo, você aprenderá as principais causas dos desníveis do piso e como determinar seu tamanho de forma independente. Além disso, você aprenderá o que procurar na hora de escolher o compensado para nivelamento. E não se esqueça de escolher a opção que mais lhe convier para o nivelamento do piso.
O conteúdo do artigo:
Causas de pisos de madeira irregulares
Durante o processo de piso, são instaladas inicialmente vigas de madeira, que servirão de base nivelada para o piso. Em seguida, um fio forte é esticado entre eles, que servirá de farol para a instalação das toras restantes. As vigas externas devem ser instaladas no mesmo nível, caso contrário o piso ficará inclinado.
Se a distância entre as vigas for calculada incorretamente, por exemplo, se a distância entre as vigas for muito grande, podem aparecer deflexões no revestimento do piso.
Ao escolher a madeira, preste atenção ao seu teor de umidade. A placa não deve estar seca demais ou muito úmida.
A influência da temperatura e da umidade do ar no ambiente também pode causar pisos irregulares. À medida que a umidade aumenta, o piso de madeira aumenta de tamanho e, à medida que seca, contrai-se. Com o tempo, isso pode causar o aparecimento de lacunas entre as placas.
Se a madeira não for tratada com anti-sépticos e tintas, isso também leva à deformação ou mesmo destruição do revestimento do piso.
Na colocação de um piso, um papel importante é desempenhado pela sua hidro e isolamento térmico. Materiais impermeabilizantes corretamente selecionados garantirão que o piso fique seco e, portanto, afetarão significativamente a qualidade de seu funcionamento.
Determinando a condição do revestimento do piso
Ao avaliar o estado de um piso de madeira, é muito importante identificar a extensão dos seus danos e inspecioná-lo quanto à presença de fungos, podridões, depressões e rangidos. Se houver danos, deve ser reparado.
Se nenhuma dessas deficiências for encontrada, avaliamos ainda mais o tamanho do desnível do piso. Por irregularidades do piso, queremos dizer solavancos ou quedas.
Para isso, você precisará preparar: um nível de bolha de pelo menos dois metros de comprimento, uma régua (haste de alumínio) ou apenas uma haste longa e plana.
É importante ressaltar que a madeira não é resistente à umidade, portanto métodos de nivelamento “úmidos”, como betonilhas de cimento ou misturas especiais para nivelamento de pisos, não serão adequados.
O compensado comum é mais adequado para nivelar pisos de madeira.É resistente ao estresse e é considerado um material bastante ecológico.
Escolhendo o compensado certo
O compensado é um material produzido pela colagem de folhas de folheado em direção perpendicular. A espessura deste material depende do número de camadas de folheado.
Prós de usar madeira compensada para nivelar pisos de madeira:
- respeito ao meio ambiente do material;
- aparência natural;
- Custo razoável;
- força;
- Resistência à umidade;
- grande variedade de espécies.
Ao escolher o compensado, você deve prestar atenção às suas marcações.
A madeira compensada varia e é rotulada dependendo do método de produção:
- FC - utilizado em instalações residenciais. Alta resistência à umidade. A quantidade de substâncias nocivas está dentro dos limites permitidos. Adequado para quartos de crianças, salas de estar, etc.
- FBA - pode ser utilizado em quartos, quartos de crianças. Baixa resistência à umidade.
- FSF - são utilizadas substâncias tóxicas na produção, portanto o uso em áreas residenciais é indesejável.
- FB – o custo é maior devido à adição de um verniz especial. Alta resistência à umidade. Perfeito para banheiro e lavabo.
Existem quatro tipos principais de madeira compensada.
O compensado de primeira qualidade tem o custo mais alto. Se o material servir de revestimento frontal, ele deverá estar seco, calibrado - lixado nas duas faces, e sua espessura será rigorosamente mantida em todo o plano. Entre outras coisas, o compensado utilizado como acabamento do piso deve ter uma bela parte frontal.
Se você planeja colocar ladrilhos, laminados ou linóleo, a parte frontal não importa.
Esquemas populares para nivelar pisos com madeira compensada
A espessura do compensado é selecionada com base no método de nivelamento apropriado. A seguir, falaremos sobre os métodos mais populares de nivelamento de piso com compensado e descobriremos como fazer você mesmo o trabalho de nivelamento.
Opção 1 - instalação de compensado na base
É utilizado quando os desníveis do piso são pequenos (1-5 mm).
O material de nivelamento é o substrato (espuma de polietileno, tecido não tecido, etc.).
Para nivelar o piso usando este método, você precisa usar compensado com espessura de 8 a 10 mm. Antes de instalar o compensado no chão, você precisa ficar na sala por pelo menos dois dias.
Se o compensado servir de acabamento para o piso, então, para dar-lhe uma aparência estética, ele deve ser serrado em quadrados simétricos. O principal é minimizar o desperdício de material durante o corte.
Se, após o nivelamento do piso, o compensado for revestido com linóleo, ladrilho ou outros materiais, pode-se colocá-lo em placas inteiras sem perder tempo com cortes.
É imprescindível deixar um vão de 5 a 10 mm entre a laje e a parede - este é um vão de dilatação térmica.
Para fixar madeira compensada, você precisará de 30 a 50 parafusos por 1 m². Após a instalação, as cabeças dos parafusos podem ser escondidas sob uma fina camada de massa.
Instalar madeira compensada no piso é a maneira mais fácil e menos trabalhosa de nivelar um piso de madeira.
Chamamos a sua atenção para o artigo. Placa projetada ou laminado: o que é melhor escolher para a construção do piso.
Opção 2 – correção de pequenas irregularidades
Se, ao avaliar o tamanho do desnível do piso, for detectada uma inclinação ou diferença de até 15 mm, duas opções podem ser utilizadas para nivelar o piso.
Maneira fácil de nivelar
Primeiro você precisa nivelar o piso antigo tanto quanto possível. As partes salientes do piso devem ser derrubadas com machado ou plaina. Nos locais de deflexão fixamos os forros com pregos ou parafusos auto-roscantes.
Para nivelar o piso por este método, deve-se escolher compensado com espessura maior - a partir de 16 mm. Esta opção também requer um suporte.
Ao realizar a instalação, não se esqueça de uma distância de 5 a 10 mm da parede. As chapas de compensado também são fixadas com parafusos auto-roscantes, previamente perfurados no compensado ao longo do diâmetro do corpo do parafuso auto-roscante e aparafusados sob a cabeça.
Nivelamento com fita de suporte
Esta opção é utilizada se a inclinação do piso precisar ser nivelada em todo o plano ou parcialmente em planos diferentes.
Este é o processo mais demorado, pois é necessário nivelar a transição da parte mais baixa para a mais alta do piso.
Primeiro, usando um nível, você precisa determinar o plano com nível zero. Em seguida, é construído um revestimento de vigas de madeira.
A célula deve ser construída levando em consideração que nela será fixada uma folha de compensado. Portanto, antes de construir o revestimento, é necessário marcar a localização do compensado.
Para atingir a mesma altura, a estrutura do revestimento deve ser nivelada com calços de diferentes espessuras sob a madeira.
Como material para forros, pode-se utilizar compensados de diferentes espessuras, ripas ou barras.Além disso, é necessário deixar um vão de 30 mm entre a laje e a parede.
Após o nivelamento, o revestimento é fixado ao piso com buchas. Quando esse trabalho estiver concluído, você poderá começar a fixar o compensado ao revestimento. Isso é feito, como nos métodos anteriores, por meio de parafusos auto-roscantes.
Opção 3 - arranjo de mini-lags
Este método seria aconselhável usar se as diferenças fossem bastante significativas - até 80 mm.
Mini vigas são almofadas e ripas de madeira. Eles são instalados ao longo e transversalmente às placas.
O compensado para este método deve ser selecionado com espessura de 16 mm ou mais. Vale ressaltar desde já que o método não é fácil, pois requer cálculos separados para cada elemento de suporte separadamente. Portanto, se você tiver dúvidas sobre suas próprias habilidades, é melhor procurar ajuda de especialistas.
Opção 4 - torneamento de suportes pontuais
Se as diferenças de altura no piso forem insignificantes, você poderá usar um revestimento de suportes pontuais.
A madeira compensada deve ter 12-14 mm de espessura. Comparado ao método de torneamento de mini-toras, este método é menos confiável e estável, mas é feito mais rápido e requer menos custo.
Pode ser usado para pequenos espaços. Se a área da sala for grande, é melhor usar outros métodos de nivelamento do piso.
Ferramentas necessárias para o trabalho
Todo o trabalho acima pode ser feito com suas próprias mãos. E todos podem fazer isso, o principal é preparar com antecedência os materiais e ferramentas para o trabalho.
Aqui está uma lista de ferramentas que serão necessárias para o trabalho:
- serra de vaivém ou serra circular manual;
- furadeira elétrica;
- Chave de fenda;
- serra;
- fita métrica ou régua;
- nível ou regra;
- avião;
- Machado;
- martelo;
- escareador;
- espátula;
- bloco de lixa com lixa (grão 240, 320) para lixar.
Ao usar ferramentas elétricas, não se esqueça das precauções de segurança. Além disso, não negligencie a disposição da ventilação do piso.
A ventilação do espaço subterrâneo protegerá o piso da umidade, do aparecimento de fungos, mofo, o que significa que prolongará sua vida útil.
Conclusões e vídeo útil sobre o tema
Nivelamento de piso de madeira antigo com compensado com desníveis de 5 a 7 cm:
Como você pode ver, não há nada complicado em nivelar um piso de madeira com compensado. O principal é determinar corretamente a quantidade de irregularidades do revestimento e escolher o método adequado. Usando madeira compensada você pode nivelar quase qualquer base. E seguir a tecnologia de trabalho correta permite obter uma base forte e confiável para qualquer revestimento de piso.
Você já nivelou um piso de madeira com compensado? Diga aos nossos leitores qual método você utilizou e houve alguma dificuldade durante o processo de trabalho? Deixe seus comentários, carregue fotos do processo de trabalho e participe da discussão. O bloco de comunicação está localizado abaixo do artigo.