Isolamento do piso de uma casa de madeira: procedimento de trabalho + materiais isolantes populares
Em edifícios de madeira, o problema do microclima interno é especialmente grave.Devido ao ressecamento das tábuas do piso e ao aparecimento de fissuras por onde circulam as correntes de ar, a taxa de perda de calor pode chegar a 30%.
O isolamento oportuno do piso de uma casa de madeira ajudará a reduzir os custos térmicos, especialmente porque é perfeitamente possível realizar o isolamento térmico sem o envolvimento de especialistas. Concordo, esta abordagem para resolver o problema economizará uma quantia razoável e aumentará significativamente a eficiência térmica da casa. Você duvida de suas próprias habilidades?
Ajudaremos você a navegar pela variedade de métodos de isolamento e forneceremos recomendações práticas para a escolha de um material de isolamento térmico. Além disso, descreveremos a tecnologia de execução de trabalhos utilizando os materiais mais populares: serragem, argila expandida e penoplex.
O conteúdo do artigo:
Métodos para realizar trabalhos de isolamento térmico
Os trabalhos de colocação do isolamento podem ser efectuados directamente na sala ou a partir da cave. No primeiro caso, costuma-se falar em isolamento térmico por cima, no segundo - em isolamento térmico por baixo. Além disso, você pode usar outros métodos de isolamento de piso, que serão discutidos com mais detalhes a seguir.
Método número 1 - instalação de isolamento por cima
Neste caso, o isolamento é instalado diretamente na sala. Esse trabalho é bastante fácil de executar, mas podem surgir vários problemas.
Desvantagens da instalação “superficial” de isolamento:
- a altura das paredes diminui;
- as camadas inferiores da estrutura não estão suficientemente aquecidas;
- A camada de isolamento térmico sofre maior carga, por isso é necessário selecionar um material de maior rigidez.
Devido às dificuldades listadas acima, os especialistas, respondendo à questão de como isolar de maneira adequada e fácil os pisos de chalés e casas de madeira, recomendam o uso desta tecnologia apenas em casos especiais.
É necessário, por exemplo, se houver um subsolo raso sob o edifício ou se o edifício estiver sobre uma laje monolítica.
Os trabalhos de colocação do isolamento térmico começam com a desmontagem dos rodapés e do piso acabado, necessária para o acesso às vigas. Depois disso, as vigas de suporte são inspecionadas.
As áreas podres detectadas devem ser removidas, substituindo-as por fragmentos de vigas novas de tamanho adequado, que são fixados por meio de cantos ou canais de metal galvanizado.
Uma viga craniana é reforçada ao longo da borda inferior de cada viga. Placas ou painéis de madeira com aproximadamente 30 mm de espessura são colocados na estrutura preparada sem fixações. A estrutura criada deve ser tratada com anti-séptico.
O comprimento de cada fragmento deve ser menor que o passo de instalação das toras em 10-20 mm.
Impermeabilização, isolamento, barreira de vapor, contra-ripa criando uma abertura de ventilação e, finalmente, um revestimento de acabamento para piso são colocados no contrapiso montado.
Método número 2 - isolamento do porão
Ao isolar pisos de uma casa particular de madeira por baixo, a instalação de uma camada protetora é realizada entre os elementos da moldura e a camada de acabamento superior.
A execução do trabalho, neste caso, exige mais mão-de-obra do que colocar o isolamento por cima, mas o resultado oferece uma série de vantagens.
As principais vantagens incluem:
- a altura da sala permanece inalterada;
- a camada de isolamento não é afetada pelas cargas de móveis pesados sobre o piso, o que permite a utilização de qualquer tipo de material, independente de sua dureza;
- O isolador térmico colocado por baixo protege contra o congelamento não só da camada superior, mas também de toda a estrutura do piso - o que reduz o risco de penetração de umidade, o que aumenta a vida útil da estrutura.
Esta opção é adequada para edifícios com estrutura instalada em fundações de estacas e parafusos.
Uma condição necessária para a utilização desta tecnologia é a presença de adega, cave ou outra divisão auxiliar por baixo da casa.
A seguinte ordem de serviço é recomendada:
- Em primeiro lugar, é necessário desmontar o antigo contrapiso para ter acesso às vigas.
- As vigas devem ser limpas de detritos e seu estado inspecionado, substituindo os fragmentos danificados conforme descrito acima.
- Uma barreira de vapor, como uma membrana, precisa ser colocada ao redor do perímetro do teto. Se os materiais forem utilizados em rolos, a largura das tiras sobrepostas deve exceder 10 cm.
- Uma viga craniana de 30*30 mm deve ser pregada nas paredes laterais de cada viga.Servirá de suporte para o material isolante térmico e criará um vão de ventilação entre ele e o piso acabado.
- Em seguida, é instalado o isolamento, cuja espessura não deve ser superior à altura das toras. Dependendo do tipo de isolamento térmico, ele é reforçado com adesivo de montagem, espuma ou barra transversal.
- Sobre a camada isolante térmica é aplicada uma camada de impermeabilização, que pode ser feltro ou filme de polietileno comum.
A última etapa é a aplicação do revestimento de acabamento: placas, compensados impermeáveis ou outros materiais.
Método número 3 - arranjo de piso duplo
Para reduzir qualitativamente a perda de calor em edifícios de madeira, são frequentemente utilizados pisos duplos. Neste caso, o primeiro passo é instalar os logs. Neles são fixadas tábuas não cortadas, que formam o chamado contrapiso.
Em seguida, são instaladas toras de madeira mais fina. O espaço entre eles é preenchido com material isolante térmico. Em seguida, é aplicado um piso de acabamento feito de tábuas macho e fêmea ou afiadas.
Se desejar, também é utilizado um revestimento decorativo de acabamento. Entre duas camadas de madeira é conveniente colocar comunicações de serviço: tubos corrugados com cabos, rede de abastecimento de água.
Em vez de colocar um contrapiso, você pode usar vários tipos de revestimentos de piso lisos ou gofrados que possuem um alto grau de isolamento térmico. Esses materiais são ainda preferíveis porque não acumulam detritos.
Esta camada é fixada com cola bustilato, que é aplicada ao material em forma de tiras com colagem obrigatória de todas as juntas.
Leia mais sobre a tecnologia de isolamento de piso por meio de vigas em Este artigo.
Método número 4 - sistema de piso aquecido
A tecnologia de “piso quente”, que também utiliza isolamento tradicional, é muito popular, o que é bastante natural. Garante um aquecimento uniforme de todo o revestimento, conseguindo assim uma temperatura ambiente confortável e reduzindo a sua humidade.
Existem duas opções para tais sistemas, nos quais o aquecimento é feito com água ou corrente elétrica.
Chão de água construído seguindo a seguinte sequência de ações:
- Prepare a fundação, para a qual são instaladas lajes de concreto ou executada uma betonilha de cimento.
- A superfície é revestida com o isolamento selecionado, cuja espessura pode variar de 2 a 10 cm.
- No topo é colocada uma malha de reforço, ao longo da qual é montado um sistema de tubulação, preso com braçadeiras plásticas.
- A seguir, a superfície é preenchida com um material especial e, se necessário, é instalado um substrato.
- A etapa final do trabalho arranjo de um fundo de água pode ser considerada a instalação do revestimento de acabamento.
"Piso quente" elétrico realizado de forma semelhante à opção descrita acima, porém, um cabo esticado sobre uma malha metálica é utilizado como elemento de aquecimento, que fica firmemente conectado às toras.
A tecnologia de instalação e os diagramas de conexão do sistema de aquecimento elétrico são descritos detalhadamente Aqui.
Uma fonte alternativa de aquecimento é materiais de filme infravermelho, que são aplicados diretamente sobre a camada de isolamento térmico que cobre a betonilha.
A importância do isolamento hidro e térmico
Ressalta-se especialmente que para o correto isolamento dos pisos das casas de madeira, não se deve esquecer a colocação de camadas de isolamento hidro/térmico.
O revestimento impermeabilizante é projetado para proteger a estrutura da umidade que cai sobre uma superfície quente quando o ar frio entra. Partículas de água que penetram nos elementos de madeira levam ao desenvolvimento de fungos, mofo e, em última análise, à destruição da estrutura.
A camada de barreira de vapor não é menos importante. Os equipamentos elétricos que operam na casa, assim como as pessoas nos quartos, geram calor constantemente. Os fluxos de ar aquecido das salas que passam pelos tetos das estruturas entram em contato com massas de ar frio.
Isso leva à condensação, que pode resultar no inchaço e no apodrecimento da madeira.
Requisitos para materiais de isolamento térmico
Existem muitos tipos de isolamento, variando de materiais naturais simples a compostos sintéticos complexos.
Para fazer a escolha certa, é necessário levar em consideração uma série de fatores, a saber:
- Grau de condutividade térmica. Quanto maior for este indicador, menor será a perda de calor.
- Termo de uso. Isso determina quanto tempo levará para reparar e substituir o material.
- Peso de isolamento. Opções muito pesadas não são recomendadas para uso em casas de madeira.
- Resistência à umidade. Este fator é especialmente importante se a construção estiver localizada em uma área baixa ou pantanosa, bem como na construção de casas em clima úmido.
- A presença de uma sala sem aquecimento sob o piso. Numa cave fria, é preferível dar preferência a um isolamento térmico mais denso.
- Nível de dificuldade do trabalho. A facilidade de instalação pode ser considerada uma vantagem inegável.
- Resistência ao fogo. O isolamento não deve queimar ou suportar combustão, e também emitir gases perigosos à saúde quando aquecido.
Também é necessário levar em consideração a capacidade do material de resistir a mofo, fungos e outros biofatores destrutivos.
Finalmente, um critério importante é o custo do material de isolamento térmico. Não se deve perseguir o preço baixo: produtos caros geralmente são fáceis de instalar e têm uma longa vida útil, o que permite economizar em mão de obra e reparos.
Materiais populares para isolamento
Entre os materiais de isolamento mais utilizados estão:
- serragem;
- argila expandida;
- lã mineral;
- Isopor;
- penoplex.
Serragem ainda são bastante populares para trabalhos de isolamento térmico. É um produto ecologicamente correto, acessível e barato, além de ser conveniente para uso em locais de difícil acesso.
Porém, também apresenta desvantagens: com o tempo, a serragem forma bolos, o que leva à perda de qualidade; também fica suscetível a microrganismos, fungos e insetos.
Argila expandida - material a granel formado durante a queima de argila ou xisto. Este material totalmente ecológico, em forma de bola, possui altas propriedades de isolamento térmico.
É resistente ao congelamento e possui boa resistência ao fogo. As desvantagens da argila expandida incluem seu peso relativamente grande, além disso, esse material endurece, o que leva ao encolhimento da casa e à queda da condutividade térmica.
Lã mineral É considerado um dos melhores materiais isolantes, pois não queima e não se destrói sob a influência de biofatores. Além de um bom isolamento térmico, também possui propriedades de isolamento acústico.
Entre as qualidades negativas estão a baixa resistência mecânica e a deterioração das qualidades isolantes quando exposto à água ou vapor, o que requer atenção especial à impermeabilização/vapor.
isopor se generalizou. Ele retém facilmente o calor, retém efetivamente a perda de calor, possui resistência mecânica suficiente e uma longa vida útil.
É preciso lembrar, porém, das qualidades negativas desse material: ao queimar, a espuma libera substâncias tóxicas, além de ser capaz de absorver água, o que leva à diminuição do desempenho.
Penoplex. Um material apareceu há relativamente pouco tempo e rapidamente ganhou popularidade.Este tipo de isolamento é constituído por placas de poliestireno expandido, que apresentam excelentes características de isolamento térmico. As placas fáceis de instalar não queimam e não são suscetíveis a bioorganismos.
Outros materiais sintéticos e naturais também são utilizados como isolamento, incluindo isolon, penofol, ecowool, cortiça e fibrovit.
Especificações de trabalhar com materiais de isolamento populares
A instalação de diferentes tipos de isoladores térmicos possui características próprias, que podem ser observadas no exemplo de três materiais populares.
Características de trabalhar com serragem
A serragem pode ser utilizada diretamente, despejando-a no espaço entre as vigas, mas é mais aconselhável utilizá-la em forma de solução. Para isso, é feita uma mistura de cinco partes de serragem e uma parte de cimento ou argila, que é diluída na metade da água.
É aconselhável adicionar vidros quebrados ou aditivos especiais à mistura preparada contra o aparecimento de roedores.
Os vazios entre as vigas devem ser preenchidos cuidadosa e completamente com mistura recém-preparada. A camada deve ser bem uniforme, caso contrário haverá “buracos” na camada protetora, fazendo com que o piso permaneça frio.
Realização de isolamento térmico com argila expandida
Um tipo de isolamento barato é a argila expandida, cujo trabalho também possui características próprias. Neste caso, a areia é colocada adicionalmente. Este material é aplicado cuidadosa e uniformemente na base e depois compactado com cuidado.
Como impermeabilizante, o mastique líquido é despejado sobre a camada de areia, após o que a argila expandida é preenchida, garantindo a máxima uniformidade do revestimento. A seguir é instalada uma barreira de vapor, sobre a qual é colocado o acabamento.
A argila expandida é um material bastante pesado, por isso não é recomendado para uso no isolamento de edifícios em uma fundação de estrutura.
Técnicas especiais ao trabalhar com penoplex
Penoplex é uma opção de isolamento comum. Ao utilizá-lo é necessário um ajuste preciso das lajes, o que cria uma barreira à penetração de ar frio. As telhas são colocadas entre as vigas e, para máxima aderência, são fixadas com adesivo de montagem no chão e entre si.
Fácil isolamento penoplex é considerada a melhor opção para proteção térmica do piso de uma casa de madeira. Proporciona carga mínima na fundação, o que evita o encolhimento da estrutura.
Conclusões e vídeo útil sobre o tema
O vídeo abaixo demonstra o processo de isolamento de uma casa com vigas de lã mineral:
Revisão de vídeo detalhando tipos modernos de isoladores térmicos:
Para realizar um isolamento térmico de alta qualidade do piso, é importante selecionar cuidadosamente o material, tendo em conta as suas características e o desenho específico do edifício. Igualmente importante é o cumprimento da tecnologia de instalação recomendada para este tipo de isolamento, bem como a execução criteriosa de todas as etapas da obra.
Você tem experiência em isolar pisos em uma casa de madeira? Informe aos leitores qual material de isolamento térmico você usou e se ficou satisfeito com o resultado. Comente a postagem e participe das discussões - o bloco de feedback está localizado abaixo.
Os pais da esposa herdaram um terreno com uma casa em ruínas. Decidiu-se demoli-lo e construir um novo. Agora estou terminando de construir uma casa de madeira, o alicerce foi nivelado, as vigas foram colocadas e agora é a hora dos pisos.
Na verdade, considero a lã mineral e a espuma de poliestireno extrudado as principais opções. Vigas de piso com 200 mm de altura. Por enquanto, estou inclinado para a espuma de poliestireno por razões de instalação mais fácil e não há necessidade de me preocupar com filme e proteção contra vento. Afinal, entendi bem que tudo isso não é necessário para EPPS? Porque tentei entender essa selva, mas até os próprios especialistas discutem centenas de páginas sobre cada tema e não conseguem decidir o que é melhor e o que é correto.
Boa tarde, Cirilo. Realmente há muitas disputas. Associado a tecnologias estabelecidas ao longo de anos de prática.
O EPPS, ao contrário da maioria dos materiais de isolamento, como a lã mineral, tem absorção zero de água. Para ser mais preciso, 0,2% em volume. Isto é o que causa todos os conflitos.Eles consideram as propriedades do material separadamente do sistema de piso como um todo, mas isso está fundamentalmente errado.
Posso supor: o piso vai para o chão, então de acordo com a tecnologia o subsolo deve ser ventilado. Conseqüentemente, a proteção contra o vento é necessária. No mínimo, servirá como proteção para vigas de madeira.
É necessário instalar aberturas de ventilação na fundação para pisos de madeira, caso contrário o teto simplesmente apodrecerá rapidamente.
Quanto à barreira de vapor, também não será supérflua. O piso de madeira é bastante móvel por si só, além de permanecer uma lacuna tecnológica entre o piso e a parede.
EPPS é superior à lã mineral em muitos aspectos: menor coeficiente de transferência de calor, absorção zero de água, sem “aglomeração” do material.
Sem ver o seu projeto, é difícil dar uma resposta definitiva.