Tijolo para pedestal: variedades, métodos de assentamento
A base de uma casa é a base e suporte das estruturas de suporte. Deve proteger o edifício contra vazamentos de água e penetração de ar frio.É fácil evitar dificuldades na operação de um edifício - compre um bom tijolo para o pedestal. Deve ser um material forte e durável.
O conteúdo do artigo:
Qual deve ser o tijolo da base?
De acordo com o SNiP, que regulamenta as especificidades da construção de estruturas de rodapé, podem ser utilizados para o rodapé tijolos que tenham passado nos testes de compressão e flexão.
A escolha depende da área da cave. Quanto maior o espaço, maior será a carga esperada.
Ao selecionar o material, leve em consideração:
- Peso total do edifício.
- Profundidade da neve no inverno.
- Características sísmicas da região onde está a decorrer a construção.
Cada espaço residencial é construído de acordo com a documentação de projeto, onde é prescrito um fator de segurança. Compensa possíveis desvios dos requisitos especificados nos documentos regulamentares. Na falta de projeto, será impossível colocar o edifício em funcionamento, bem como ligar-se às redes de comunicação, obter registo e vender o edifício.
Características que um tijolo para pedestal deve ter:
- Maior resistência à compressão – pelo menos 200 MPa.
- Tamanho padrão.
- Respeito e segurança ambiental.
- Resistência à umidade.
- Superfície de relevo.
Qual tijolo é adequado para o pedestal
Durante a construção, é utilizado um dos 4 tipos de tijolos que atendem aos requisitos da base:
Silicato
Produto com baixo custo e formatos padronizados. Há uma ressalva - não é usado em regiões com altos níveis de umidade.Caso contrário, será necessária impermeabilização adicional das paredes e aplicação de material resistente à umidade. gesso.
Um clima árido é ideal para a colocação de tijolos sílico-calcários. A absorção de água do material varia de 8 a 16%. Cal com areia de quartzo é utilizada como base para a produção.
Tijolo vermelho de barro
O material produzido pela panificação é mais adequado para trabalhar com a base do que o anterior, recomenda-se adquirir a marca M-150. Outros absorvem bem o líquido, o que pode levar à destruição da estrutura do bloco por dentro.
O M-150 pode suportar mais de 50 períodos de congelamento. Se a construção for realizada em região de clima úmido, recomenda-se o grau M-250.
Resistente a ácidos cerâmicos
O material de construção resiste à umidade, protege o edifício de mudanças bruscas de temperatura e também possui uma grande margem de segurança.
Os tijolos cerâmicos resistentes a ácidos lidam com fatores externos negativos, e o alto nível de densidade pode suportar cargas máximas na estrutura. Durante sua produção, argila e dunita são adicionados à composição. Após o processamento, o produto não desmorona e não perde suas propriedades originais.
Clínquer
Durável e bonito. Este tijolo é feito em diferentes tonalidades, o que permite escolher o material de acordo com o desenho da casa. É por isso que o clínquer é especialmente popular para acabamento de porões.
O material é denso, o que permite sua utilização na construção de estruturas portantes. Entre as vantagens estão a resistência ao gelo - do F-100, a resistência - do M-250. O nível de absorção de água não ultrapassa 5% do peso do produto.
Para a produção do clínquer são utilizados tipos especiais de argila, que são queimados em altas temperaturas.
Qual tijolo não deve ser usado no pedestal?
Para construir um pedestal é estritamente proibido usar:
- Tijolos cerâmicos ocos, blocos cerâmicos.
- Tijolo prensado.
- Blocos de concreto celular de qualquer tecnologia de endurecimento.
Os tijolos sílico-calcários só podem ser utilizados na construção de edifícios do 3º nível de responsabilidade - cozinhas de verão, estufas, garagens e outros dependências.
Um edifício residencial é um edifício de segundo nível de responsabilidade, na construção da qual é necessário escolher o tijolo adequado.
Para garantir a confiabilidade e resistência da construção, na compra de materiais, uma série de condições devem ser atendidas:
- A resistência do tijolo deve ser de no mínimo 20,0 MPa, o que é típico da marca M-250.
- O nível de resistência ao gelo não pode ser inferior a F-100.
- Todas as costuras verticais são preenchidas com argamassa durante o processo de alvenaria.
- É melhor isolar as paredes do porão.
- Na hora de escolher uma solução, recomenda-se usar uma pesada, da M100.
De acordo com os requisitos do GOST e SNiP, para a construção de paredes de subsolo é permitido o uso de pedras de parede de:
- concreto leve preenchido argila expandida e escória;
- concreto de granulação fina sobre telas de granito;
- concreto pesado - tijolo de concreto.
Blocos com tamanho médio de 288*138*138 mm, pode ser usado para alvenaria comum ou voltada para frente. A versão frontal, via de regra, é produzida com duas superfícies coloridas e texturizadas - frontal e final. Este material pode ser utilizado não só para alvenaria, mas também para revestimento de base.
Colocando o pedestal em etapas
A colocação do pedestal começa pelos cantos - isso simplifica o trabalho. Primeiro você precisa apertar o cordão de amarração de acordo com as marcações pré-aplicadas. O cordão é esticado ao longo de todo o perímetro da fundação - isso garante a precisão dos níveis verticais/horizontais.
Estágios de assentamento:
- Todos os cantos são exibidos, cuja altura deve ser de várias linhas. É importante observar a vertical, a horizontal e a direção.
- São estabelecidas ordens, entre as quais é esticada uma corda de amarração. Isso facilitará os trabalhos de construção e permitirá controlar o nível de cada linha, as verticais dos cantos e a altura da base.
- Assim que uma parede do porão for removida, redefina a ordem para o canto oposto. Puxe uma amarração para ele, após o qual os trabalhos de construção podem continuar.
Ao colocar, diferentes esquemas de curativos podem ser usados. A escolha depende da espessura da base.
O circuito de corrente de linha única é muito procurado devido à sua simplicidade e facilidade. No assentamento da primeira fileira, os tijolos são colocados com um puxão para fora, na segunda fileira - com uma colher.
Um esquema de múltiplas linhas envolve colocar as duas primeiras próximas uma da outra de acordo com o algoritmo do método de cadeia. As linhas subsequentes são colocadas usando o método da colher.
Se foi decidido estabelecer uma base de um tijolo e meio, você pode usar esquemas de ligação de uma ou várias fileiras. Com o método de linha única, há uma alternância de linhas de amarração e colher na parte externa do futuro edifício. De acordo com o esquema de múltiplas linhas, a primeira linha é disposta de acordo com o princípio “poke-spoon”, a segunda - “spoon-poke”. As fileiras subsequentes são formadas com colheres amarradas em meio tijolo.
Antes de iniciar a colocação do pedestal, são feitas medições, calculada a carga aproximada e o possível impacto negativo de vários fatores.A escolha dos materiais dependerá disso.
O tijolo é um material com ótimas propriedades e características que garantem a retenção de calor, resistência e confiabilidade da estrutura como um todo. Mas se você não tem nenhuma habilidade especial em construção, é melhor não fazer esse tipo de trabalho sozinho, mas confiá-lo a uma equipe de construção.
Qual você acha que é o melhor material para um pedestal? Compartilhe nos comentários.
Construção não é minha praia. Prefiro pagar às pessoas, contratar uma equipe e deixá-las fazer todo esse trabalho sozinhas. Eles claramente têm mais experiência do que eu...