Construção de juntas de dilatação: tipos, normas, finalidade
Uma junta de dilatação é um dos elementos importantes de uma estrutura de edifício.A construção de juntas de dilatação é necessária no local onde se espera que fique distorcida devido a oscilações sísmicas e de temperatura e à retração do solo.
O conteúdo do artigo:
Finalidade das juntas de dilatação
Na sua essência, trata-se de uma dissecação tecnológica que divide toda a estrutura em unidades separadas. Pode ser vertical e horizontal. Reduz a pressão nas áreas da estrutura onde existe risco de distorção.
E também no caso de estar em curso a construção de um edifício alto, de grande extensão e com muitos elementos, em vãos de vedações, pontes de betão armado e metálicas para a livre circulação de veículos e peões ao longo delas. A instalação de juntas de retração é utilizada na construção monolítica. Durante o processo de cura, o concreto encolhe de forma irregular, o que causa tensões internas e leva ao aparecimento de fissuras.
Com a ajuda de uma junta de dilatação, os construtores criam condições artificialmente, determinando o local onde o concreto pode estourar, sem consequências injustificadas. Os seguintes materiais são usados como enchimento:
- perfis metálicos;
- fitas de espuma de polietileno;
- vedação de elásticos;
- selantes de silicone;
- cordão de policloreto de vinila plastificado;
- água parada.
A principal tarefa na construção de juntas de dilatação é garantir a segurança durante a construção de objetos particularmente complexos. A localização das ranhuras é determinada na fase de projeto. Se necessário, seus tipos são combinados, o que permite proteger a estrutura de diversas causas que levam à deformação.
Normas e tolerâncias para juntas de dilatação
Devido ao fato de que rachaduras apareceram previsivelmente em alguns edifícios, os projetistas começaram a incluí-las em seus projetos sem falhas. Todos os cálculos são realizados de acordo com o SNiP, de acordo com os documentos regulamentares. As seguintes configurações recomendadas podem ser aplicadas.
Tolerâncias otimizadas para espaçamento de costura.
Características de design de edifícios | Aquecido (m) | Não aquecido(m) |
Estruturas monolíticas pré-fabricadas feitas de elementos de madeira e metal | 60 | 40 |
Totalmente montado | 50 | 30 |
Sólido monolítico feito de concreto pesado | 50 | 30 |
Totalmente monolítico em concreto celular | 40 | 25 |
Em outras situações, nos orientamos pelas seguintes fontes:
- SNiP 2.03.04-84, parágrafo 1.17;
- SP 27.13330.2011 cláusula 6.27;
- SP 52−110−2009;
- manual para SNiP 2.03.01 cláusula 84 1.19 (1.22);
- adição ao SNiP 2.08.01−85;
- “projeto de edifícios residenciais” (3ª edição), parágrafos 1.16 e 1.18.
De acordo com a localização das superfícies de contato, as costuras são horizontais/verticais, longitudinais/transversais, superiores/inferiores. Formato: plano/convexo. Por comprimento - contínuo/intermitente.
A determinação da localização dos cortes de deformação depende da arquitetura do edifício e do tipo de base de concreto armado. Assim, nas superfícies verticais as costuras são feitas de cima para baixo, nas superfícies horizontais é instalada uma malha que divide o plano em retângulos ou quadrados.
As costuras sedimentares são verticais. A sua instalação realiza-se ao longo de toda a altura do edifício. Para garantir um assentamento livre, a largura da ranhura deve ser de pelo menos 20 mm.
A disposição das ranhuras de retração depende da largura da betonilha. Assim, a calçada tem mais de 3,6 metros de largura e possui um sulco longitudinal no centro. E na construção de uma área aberta de concreto, a distância entre as costuras não passa de três metros.
É dada especial atenção ao projeto das ranhuras de deformação. Caso contrário, podem surgir fissuras nos locais mais imprevisíveis, o que acaba por ameaçar uma situação de emergência.
Construção de juntas de dilatação em concreto
O entupimento de fissuras em módulos de concreto é um procedimento obrigatório. Isso evita quaisquer alterações: inchaço, rachaduras. Minimiza a tensão no local da deformação esperada, reduz a carga. Normalmente o processo se desenvolve nos primeiros dias, quando a superfície do concreto começa a secar e pode ficar distorcida sob a influência de diversos fatores.
A construção de juntas de dilatação permite que fragmentos individuais se contraiam e se expandam naturalmente. A costura é especialmente necessária na betonilha, onde é fornecido um dispositivo, por exemplo, para um “piso quente”. Devido às mudanças de temperatura, o concreto é facilmente deformado. Os seguintes materiais são utilizados para assentamento de cortes:
- Um perfil metálico dupla-face é colocado nas costuras durante a construção de grandes instalações industriais, onde a área está frequentemente sujeita a cargas elevadas. Os elementos perfilados têm uma forma complexa. Eles são equipados com inserções de borracha ou plástico. Eles são instalados antes do vazamento da mistura de concreto.
- Tiras de vedação de polímero espumado, bem como faixas elásticas, são frequentemente usadas para vedar juntas de dilatação em pequenas áreas.
- As fitas perfiladas universais são feitas de polímeros de alta densidade e borracha convertida. Esses materiais são fáceis de instalar e adequados para preencher lacunas em pisos.
- As juntas em pequenas áreas que não estão sujeitas a cargas aumentadas são seladas com selante de silicone. Principalmente se o corte serrado for feito em concreto que não esteja totalmente endurecido.
A instalação de uma ranhura de deformação na base pode ser realizada até o endurecimento total do concreto. É formado antes do início do encolhimento e da evaporação da umidade, mas o mais tardar seis dias após o vazamento. No momento do início das alterações estruturais ocorridas no concreto, é obrigatória a construção de uma costura. A profundidade do corte é 1/3–1/4 da espessura do piso.
Juntas de dilatação em laje monolítica
As lajes horizontais são utilizadas na construção de edifícios residenciais, públicos e industriais. Divide o edifício em pisos, delimitando também a cave e o sótão da zona residencial. Estes são elementos de suporte de carga; eles percebem e transmitem a carga. Existem pré-fabricados, monolíticos e pré-moldados-monolíticos. Na maioria das vezes, são utilizados para cobrir vãos de formatos não padronizados em locais onde o acesso dos equipamentos de elevação é limitado e a mão de obra dos trabalhadores é utilizada principalmente.
A especificidade da formação de blocos verticais monolíticos reside na instalação de reforço de moldura e vazamento em alta velocidade da composição por meio de bombas de concreto.Para evitar fissuras associadas ao assentamento do solo ou mudanças de temperatura, as estruturas monolíticas são divididas em módulos separados usando juntas de dilatação longitudinais e transversais. Sua posição e tipo devem ser indicados nos mapas de desenho.
As ranhuras da laje monolítica são vedadas após serem unidas. Remova o selante duro, áreas descamadas e esfareladas até uma profundidade de 150 mm. Antes de aplicar o selante, as ranhuras são limpas, a poeira é removida e bem umedecidas. A construção da composição interna é realizada com isolamento até uma profundidade de 30 mm. Neste caso, são utilizados materiais como o selante Streamplug ou o sistema Aquastop Injecto. A vedação externa, com 45–50 mm de espessura a partir do topo da laje, é feita a partir do composto de reparo seco “Remstrim-T”.
Junta de dilatação da laje de fundação
A fundação é uma estrutura sólida portante colocada sob toda a área do edifício, que pode servir simultaneamente como piso do rés-do-chão ou do primeiro andar. Tais lajes são constituídas de concreto armado, reforçando obrigatoriamente todo o seu volume.
Se a superfície da fundação for perfeitamente plana e lixada, você poderá usá-la para criar um piso autonivelante com aquecimento embutido. Isto reduz os custos de acabamento. Uma laje de fundação monolítica pode ser dos seguintes tipos:
- regular;
- com costelas;
- sólido;
- com reforço de costelas;
- equipe.
Uma fundação de laje é usada como base para a construção de um edifício com não mais de 2–3 andares. É capaz de distribuir uniformemente a carga da estrutura. Pode ser construído em qualquer tipo de solo. Embora para uma casa pequena seja tradicional instalar uma fundação de tiras rasas e em solos instáveis - uma fundação de estacas.
A construção de uma costura na laje de fundação é realizada para compensar as deformações sedimentares e térmicas. Estruturalmente, a lacuna entre dois elementos correspondentes consiste em:
- uma ranhura de tamanho apropriado;
- impermeabilização;
- enchimento.
O enchimento utilizado para fazer as juntas pode ser madeira impregnada com anti-séptico, espuma de poliestireno ou corda alcatroada. Conexões com pequeno percentual de movimento são revestidas com selante especial e fita impermeabilizante. Em costuras com movimento superior a 25% de sua largura, é utilizado adicionalmente um waterstop, criando uma proteção em dois níveis. O waterstop está equipado com elementos de deformação: redondos, ovais, em forma de U.
Junta de dilatação em estruturas de concreto armado
Recentemente, as estruturas de concreto armado têm sido o principal tipo de material utilizado na construção.
Vantagens das estruturas de concreto armado:
- com o tempo, sua força aumenta;
- as qualidades de desempenho do material permitem produzir elementos de diversos formatos;
- as conexões não estão sujeitas à corrosão;
- material resistente a processos sismológicos;
- alta segurança contra incêndio.
Para reforço, utiliza-se fibra de vidro, tela de fibra de vidro, polímeros, fio-máquina e tela soldada com células. Para aumentar a resistência ao fogo, são adicionados enchimentos à composição: basalto, argila refratária, vermiculita. As costuras são preenchidas com massa especial, selantes e buchas. Seus tamanhos são determinados separadamente, de acordo com cada objeto. Uma largura de 20–30 mm numa parede ou tecto equilibra facilmente a distorção do betão armado.
O material pode ser feito de forma independente na construção de uma casa. Para isso são preparadas cofragens e uma moldura em armadura de ferro. Em seguida, a mistura de concreto é despejada. O dispositivo de cortes de deformação protegerá a estrutura de fissuras na fase de endurecimento do concreto armado.
As costuras devem ser retas, sem arredondamentos ou curvas. Sua largura, tipo e qualidade dependem de onde ficará a ranhura: parede, piso ou fundação. Se for uma estrutura maciça de concreto armado, o corte é feito em toda a altura da fundação. Na construção à escala industrial, as juntas são feitas no limite do edifício com instalações para diversos fins.
O que você sabe sobre cortes de tensão? Conte-nos sobre sua experiência nos comentários. Compartilhe o artigo nas redes sociais, marque-o como favorito.