Vantagens e exemplo de aplicação dos módulos hidráulicos SHUFT
O conteúdo do artigo:
Breve história da SHUFT
Por mais de 20 anos, a SHUFT vem expandindo as capacidades dos sistemas de ventilação. O primeiro modelo de ventilador para sistemas modulares da série CF foi produzido em 1998.
Hoje, a linha SHUFT inclui mais de 1.500 modelos de equipamentos de ventilação, incluindo:
- ventiladores com capacidade de 300 a 23.000 m3/h;
- unidades de ventilação monobloco com capacidade de 300 a 6.000 m3/h;
- edifícios gerais e condicionadores de ar centrais especiais e unidades de ventilação com capacidade de até 200.000 m3/h;
- ventiladores e válvulas de remoção de fumaça, distribuidores de ar, sistemas de automação e controle para sistemas de ventilação.
O equipamento foi projetado para diversas aplicações:
- troca de ar interna ecologicamente correta;
- sistemas de remoção de fumaça;
- produção tecnológica.
Em 2011, com base no cluster industrial de engenharia, sistemas de controle climático e eletrônica IKSEL (Kirzhach, região de Vladimir), foi construída a primeira linha de produção SHUFT na Rússia. Atualmente, a localização da produção é de 100%.
Em 2013, a SHUFT, juntamente com seus parceiros, abriu um centro russo de pesquisa e desenvolvimento - o laboratório SiberCool.
100% localização, nível internacional de cultura de produção, síntese de escolas de engenharia nacionais e europeias permitiram à SHUFT desenvolver, produzir e fornecer mais de 100 modelos inovadores de equipamentos de ventilação produzidos internamente.
Composição e vantagens dos módulos hidráulicos SHUFT
Um módulo hidráulico (estação de bombeamento) é um dispositivo projetado para movimentar fluidos em sistemas de fornecimento de calor e frio, equipamentos de ar condicionado e refrigeração, bem como encher, recarregar e drenar fluido desses sistemas.
Cada módulo hidráulico contém uma ou mais bombas, válvulas de corte, dispositivos de segurança (tanque de expansão, válvula de segurança), que são instalados na estrutura ou na carcaça.
Os módulos hidráulicos SHUFT são fabricados na fábrica VentInzhMash do cluster de produção TPH Rusklimat em Kirzhach, região de Vladimir. O prazo de entrega é de 8 a 10 semanas.
As vantagens exclusivas dos módulos hidráulicos SHUFT são as seguintes:
- O cliente recebe um produto acabado que é conectado à rede de dutos sem acessórios adicionais, o que agiliza significativamente a instalação.
- O projetista tem a oportunidade de incluir o módulo hidráulico no projeto como produto acabado, sem a necessidade de selecionar a tubulação da bomba separadamente. O projetista também recebe um diagrama do módulo hidráulico para inclusão no projeto, uma lista de elementos incluídos no módulo hidráulico para inclusão na especificação e o custo do módulo hidráulico para cálculo do orçamento.
Características técnicas dos módulos hidráulicos SHUFT
Exemplo de pedido de módulos hidráulicos
Como exemplo da utilização de hidromódulos e centros de refrigeração em bloco (BCC) SHUFT em sistemas de refrigeração, pode-se citar a fábrica de radiadores de painel de aço Royal Thermo na região de Vladimir. Na instalação da linha de fundição foi necessário prever um sistema de refrigeração a água para os equipamentos tecnológicos. O atendimento técnico apresentou os seguintes requisitos para o sistema de refrigeração:
- a presença de sistema de freecooling para funcionamento no inverno com comutação automática entre os períodos de inverno e verão;
- 100% de redundância de equipamentos de bombeamento;
- fornecimento de bombas e acessórios montados para minimizar o tempo de instalação da linha;
- a capacidade de regular o fluxo do refrigerante fornecido aos equipamentos de processo;
- colocação de algumas bombas e acessórios no exterior, devido ao espaço limitado no interior da oficina;
- presença de um tanque de bateria de 5 m3 como parte de um sistema de refrigeração;
- a necessidade de despachar o funcionamento do sistema de refrigeração, com possibilidade de ligar/desligar remotamente e monitorar o funcionamento do equipamento.
Implementação do pedido
Todos os requisitos acima foram atendidos graças ao uso dos módulos hidráulicos SHUFT e BCC. Para esta instalação foram fornecidos 2 módulos hidráulicos SHUFT e 3 blocos de conexão de equipamentos.
No verão, o resfriamento é fornecido por uma máquina de refrigeração com condensador resfriado a ar e, no inverno, o modo de resfriamento livre é usado por meio de uma torre de resfriamento a seco. Todas as conexões necessárias para a tubulação da máquina de refrigeração são feitas na forma de um bloco de conexão do evaporador; para uma torre de resfriamento a seco, é fornecido um bloco de conexão do refrigerador a seco. Os blocos de conexão incluem acessórios com acionamento elétrico para comutação automática entre os modos de operação inverno e verão. A comutação é realizada de acordo com as leituras do sensor de temperatura do ar externo.
A operação do sistema de refrigeração durante todo o ano exigiu o uso de solução de propilenoglicol como refrigerante no circuito da máquina de refrigeração e água no circuito dos consumidores frios.Para separar os circuitos, é fornecido um trocador de calor, cuja tubulação é feita na forma de um único produto - um bloco de conexão do trocador de calor.
Para garantir a circulação do refrigerante no circuito de glicol, é utilizado um módulo hidráulico SHUFT externo, colocado em uma carcaça para protegê-lo de precipitações e manter uma temperatura aceitável para o funcionamento dos equipamentos de bombeamento.
O circuito de água está equipado com um módulo hidráulico SHUFT com tanque de armazenamento de 5 m33 e um sistema de automação que permite manter o fluxo do refrigerante definido por um sinal externo.
Ambos os módulos hidráulicos incluem uma bomba de trabalho e uma de reserva, para garantir o funcionamento mais confiável do sistema de refrigeração, e todos os acessórios necessários ao funcionamento das bombas: válvulas de corte, filtros, válvulas de retenção, bem como dispositivos de segurança: tanques de expansão e válvulas de segurança.
Graças ao conjunto completo de dispositivos fornecidos com os acessórios necessários, durante a instalação foi necessário apenas conectar os blocos de conexão, módulos hidráulicos e equipamentos principais com tubos, após o que o sistema estava pronto para operação.
Para garantir o despacho do funcionamento do sistema de refrigeração, é fornecido um armário de automação BHC, que permite o controle dos modos de operação inverno/verão, e também permite regular o fluxo de água no circuito interno, iniciar remotamente e monitorar o funcionamento do equipamento.
Assim, todos os requisitos técnicos do cliente foram atendidos e o centro de refrigeração em bloco com módulos hidráulicos, unidades de conexão e sistema de automação foi instalado e colocado em operação com sucesso.
Sistemas de ventilação de deslocamento: