Vantagens e desvantagens de lajes de pavimentação vibroprensadas

As lajes vibroprensadas são únicas em suas propriedades e características técnicas.É usado para projetar calçadas, caminhos de jardins, áreas locais e ruas. O revestimento é forte, durável e não requer manutenção adicional durante a operação.

Método de produção de fundição vibratória

O método de fabricação da fundição vibratória envolve o preenchimento de formas especiais com concreto ou argamassa preparada. O processo ocorre em uma mesa vibratória. As próximas etapas são armazenamento e secagem em prateleiras.

Método de produção vibroprensado

O método de fabricação vibroprensado envolve o preenchimento de formas especiais com concreto ou argamassa preparada. O processo ocorre em uma mesa vibratória com prensa vibratória. Com sua ajuda, a composição é compactada tanto quanto possível. As próximas etapas são armazenamento e secagem em prateleiras.

Lajes de pavimentação vibroprensadas

Ferramentas:

Vibrações e prensagens permitem que a mistura seja distribuída uniformemente entre os moldes. O enchimento com compactação leva 3 minutos.

A mistura para lajes inclui cimento, areia, brita (1:1:3), plastificante (conforme instruções). Misture os componentes em uma betoneira - assim fica mais rápido e sem grumos.

A solução preparada é despejada em moldes em uma minimáquina especial prensada por vibração para que seja distribuída uniformemente neles e não haja bolhas ou vazios. Seque-os em condições naturais. As lajes vibroprensadas são resistentes ao gelo, duráveis, com baixa absorção de água e abrasão.

Etapas da produção de materiais:

  1. Mistura de concreto.
  2. Preparação de formas vazadas.
  3. Derramamento e distribuição da solução em minimáquina vibro-prensada.
  4. Os moldes enraízam-se na matriz da prensa vibratória e inicia-se o processo de vibração. 3-5 segundos são suficientes para o material compactar.
  5. A matriz é levantada e os moldes são retirados da máquina.
  6. Secar os moldes com o material durante 2 dias em condições naturais.
  7. Retirar cuidadosamente os produtos acabados dos moldes (se forem duros, não é necessário para os moles).

Após a desmontagem, as lajes são armazenadas em blocos. Para permitir que a mistura endureça e ganhe resistência, armazene-a em paletes por pelo menos 3 semanas. Antes do transporte até o cliente, são embalados em filme.

Formulários faça isso por conta própria, criando configurações bizarras. São feitos de borracha, plástico, metal, ou seja, materiais que conseguem manter a geometria e não têm medo de vibrações.

Lajes de pavimentação vibroprensadas e vibrofundidas

Vantagens e desvantagens

Vantagens das lajes de pavimentação vibroprensadas:

  • indicadores de alta resistência;
  • resistência ao gelo;
  • a capacidade de criar várias configurações;
  • facilidade de reparo e instalação;
  • superfície não porosa e brilhante.

Imperfeições:

  • a dificuldade de selecionar proporções exatas para a solução;
  • alto custo de equipamentos para produção em larga escala;
  • superfície escorregadia.

As lajes de pavimentação prensadas por vibração ganharam popularidade devido aos baixos custos de produção em pequena escala. Adequado para colocar caminhos de jardim e criar designs individuais.

Lajes de pavimentação vibroprensadas - tipos

Métodos de produção modernos

Para produzir grandes quantidades de lajes vibroprensadas, são utilizados equipamentos de alta tecnologia. Este é um processo automatizado que inclui as seguintes etapas:

  1. A mistura é preparada automaticamente com proporções calculadas com precisão das substâncias constituintes.
  2. Moldagem de forma geométrica estrita.
  3. O processo de enchimento é controlado por um computador, para que as cavidades do molde sejam preenchidas uniformemente.
  4. A vibropress compacta a mistura, evitando a formação de cavidades de ar e composição irregular no produto acabado.

Graças ao processo automatizado, são alcançados qualidade e altos níveis de resistência ao gelo e resistência. Você pode escolher a opção de revestimento final - do áspero ao brilhante. Para obter um material multicolorido, utiliza-se o método de lajes de pavimentação vibroprensadas de duas camadas.

Uma nuance importante é que o processo de produção automatizado utiliza uma mistura de concreto semi-seco. Sob a influência de cargas estáticas e dinâmicas, é compactado tanto quanto possível.

Produção de lajes de pavimentação vibroprensadas

Vantagens da produção moderna com equipamentos de alta tecnologia:

  • indicadores de alta resistência;
  • processo automatizado;
  • possibilidade de escolher a cor do revestimento acabado;
  • a capacidade de modernizar equipamentos sem interromper o trabalho.

Imperfeições:

  • preços elevados de equipamentos;
  • altos custos de reparo em caso de avaria;
  • apenas formas geométricas primitivas de produtos acabados.

A produção de lajes vibroprensadas é realizada apenas por grandes empresas que estão dispostas a fazer investimentos significativos.

Vantagens e desvantagens de lajes de pavimentação vibroprensadas

Indicadores ambientais

A compatibilidade ambiental das lajes vibroprensadas é de alto nível. A composição não contém substâncias nocivas que, quando aquecidas, possam entrar no meio ambiente. Não contém alérgenos, não contém compostos poliméricos que representem perigo para a saúde humana.

Lajes de pavimentação prensadas por vibração são um bom substituto para revestimentos comuns de asfalto e borracha. Tornar sua superfície áspera agrega benefícios adicionais à segurança ao se movimentar sobre ela, principalmente em tempo chuvoso.

Lajes de pavimentação vibroprensadas ou vibrofundidas?

Para determinar a opção de instalação adequada, é importante compreender a finalidade do futuro revestimento. Opções de vibro-cast são usadas para o jardim. Eles vêm em formatos exclusivos e não é difícil comprar um lote pequeno. Os ladrilhos vibroprensados ​​são recomendados para a colocação de caminhos pedonais ou entradas de garagens. Eles são caracterizados por alta resistência e longa vida útil.

Em termos de indicadores ambientais, ambas as opções são iguais. Com uso ativo, os produtos vibrocomprimidos durarão 20 anos e os produtos vibrocast - cerca de 10.

As telhas fundidas também são produzidas em formatos moldados, ao contrário das prensadas. Mas nem sempre do mesmo tamanho, pois é derramado manualmente. Projetos brilhantes e originais são criados apenas por fundição vibratória.

Comparação de ladrilhos prensados ​​por vibração e fundidos por vibração

As lajes de pavimentação são uma excelente alternativa ao revestimento asfáltico e de borracha. Não emite substâncias nocivas quando aquecido, fica lindo. Produzido por prensagem vibratória e fundição vibratória. A primeira opção é adequada para produção em massa e instalação em locais de uso frequente. O segundo é fácil Faça você mesmo ou peça um lote com um design ao seu gosto.

Você usa esse material de construção? Escreva nos comentários. Marque o artigo e compartilhe o link nas redes sociais.

Também recomendamos assistir a vídeos selecionados sobre nosso tema.

Vibrocasting ou vibrocompressão? Por onde começar a produzir lajes de pavimentação?

Revisão de matérias-primas para produção de telhas vibroprensadas.

Fontes:

  • https://xn--h1ad5a.xn--90ais/index.php?route=blog/article&blog_post=37
  • https://stellard.ru/articles/vibropressovannaya-ili-vibrolitaya-trotuarnaya-plitka-kakaya-luchshe
  • https://trotuarnayaplitka.by/stati/trotuarnaya-plitka/kakaya-plitka-luchshe-vibrolitaya-ili-vibropressovannaya
Adicione um comentário

Aquecimento

Ventilação

Elétrica