Como escolher e instalar um fecho de porta em um armário de cozinha: instruções passo a passo, erros
Decorar a parede de uma cozinha é uma arte.As portas dos armários e gavetas são projetadas de forma que possam ser abertas e fechadas facilmente, sem bater ou cair. Portanto, instalar fechos de cozinha é tão importante quanto escolher a configuração dos móveis de cozinha.
O conteúdo do artigo:
Tipos de fechos para cozinha
Foram inventados vários dispositivos para travagem suave de portas ou gavetas. Nem todos eles foram fáceis de usar. Por exemplo, os fechos de mola clássicos não fizeram sucesso na cozinha, embora ainda sejam usados em guarda-roupas.
O principal motivo para a instalação de um fecho é o desejo de tornar mais suave o processo de fechamento de uma porta vertical de armário. As portas dos armários na fileira superior da parede dos móveis da cozinha geralmente ficavam localizadas a uma altura decente - 200-230 cm acima do nível do chão. Portanto, a porta é sempre feita com capota montada no topo. Instalando uma porta mais próxima ajuda a evitar impactos, a folha fecha suave e silenciosamente.
Da mesma forma, a instalação de um mecanismo de fecho numa gaveta simplifica a sua abertura e garante um fecho sem choques. Como as portas, portas e gavetas da cozinha são abertas com muito mais frequência do que em qualquer outro móvel da casa, a instalação de fechos torna o processo mais confortável, protege os móveis de impactos bruscos e prolonga sua vida útil.
Tipos por mecanismo de ação
Função principal mais perto - compensar (dissipar) o excesso de energia de uma porta ou gaveta móvel. O mecanismo de dispersão no fecho é selecionado em função do peso da porta (moldura):
- Fechamento mecânico. Utilizado apenas em portas verticais leves de armários de parede. Quando a porta é fechada, a dobradiça excêntrica gira e por um momento repousa contra o “calcanhar” de metal com mola, retardando assim o movimento da porta pouco antes de ela fechar.
- Compensadores de óleo. A instalação é recomendada para a cozinha em todas as folhas maciças das portas, bem como nas gavetas da cozinha. Uma haste fixada na porta empurra o pistão, fazendo com que o óleo flua para dentro da fechadura através de um pequeno orifício calibrado e absorva o excesso de energia.
- Mecanismos de gás. O princípio é o mesmo do petróleo, mas é utilizado gás em vez de fluido hidráulico. Recomendado para instalação em todas as portas de armários de batente com peso até 3 kg. A vida útil é de até 5 anos para dispositivos chineses e de 10 a 12 anos para mecanismos fabricados na União Europeia.
Os fechos a gás são mais adequados para a cozinha, são fáceis de instalar e não requerem manutenção ou configuração adicional. Além disso, a falha do aparelho não ameaça manchas de óleo em toda a fachada dos móveis da cozinha. Quase todos os modelos são descartáveis e não podem ser bem reparados ou não podem ser reparados de todo. É preciso pensar bem antes de instalar fechos de móveis com câmara de gás.
Ao instalar fechos mecânicos, são necessárias certas qualificações para a montagem do trabalho. Dispositivos de marca podem durar de 10 a 15 anos.
Na maioria das vezes, o mecanismo não quebra, mas se desgasta ou, em condições de pouca ventilação na cozinha, fica coberto de uma camada gordurosa.O reparo não é fornecido, é mais fácil substituir por um novo.
Fechadores de óleo em uma cozinha funcionam por 10 a 12 anos. A instalação é simples; apenas alguns modelos podem ser reparados. A principal vantagem do mecanismo hidráulico é que o dispositivo não falha imediatamente, como os a gás ou mecânicos. Acontece que a suavidade do passeio começa a diminuir com o tempo.
Mas pode haver outras razões para o mau desempenho. Por exemplo, um fixador quebrado. Na maioria das vezes, isso se aplica a fechos retráteis ou qualquer outro móvel de cozinha com instalação oculta do dispositivo.
Tipos por tipo de fixação
A instalação da maioria dos modelos de fechos de porta é realizada pelo método suspenso. Além disso, em ambiente de cozinha, recomenda-se utilizar modelos protegidos ou instalá-los dentro de um armário (gaveta) para que o mecanismo fique menos exposto a depósitos de gordura.
Por exemplo, um elevador de gás é instalado dentro de um gabinete, um suporte com uma haste móvel é fixado com parafusos auto-roscantes na superfície interna da porta e um compensador de gás é instalado na parede lateral do gabinete.
Os fechos de óleo, via de regra, também são montados de forma oculta na parede interna. A maioria das empresas fabricantes exige que o mecanismo seja colocado dentro do móvel, não necessariamente embutido na parede do armário ou porta. Em alguns casos, um estojo especial é instalado para o funcionamento do fecho da porta. Por exemplo, um dispositivo de gaveta é montado acima dos trilhos-guia em um suporte especial.
As únicas exceções são as dobradiças com fecho embutido. O mecanismo com compensador é montado dentro do gabinete na parede lateral, e a contraparte corta o caixilho, como uma cobertura normal.
Importante! Alguns mecanismos só funcionam para bater.Também são fechos de portas, mas a sua utilização na cozinha é bastante limitada. De acordo com o diagrama de instalação, a caixa bate completamente na parede do gabinete e bloqueia a carga de impacto se a folha bater com muita força.
Tais estruturas são difíceis de manter e a haste de trabalho na cozinha fica rapidamente contaminada com depósitos de gordura. Se você não fizer a manutenção, o aparelho poderá travar após apenas um ano de uso na cozinha.
Tipos por tipo de elevador
A maioria dos fechos mais simples, instalados em dobradiças ou embutidos na parede do gabinete, servem apenas para fechar suavemente a porta. Muitas vezes isso é necessário devido às condições operacionais. Por exemplo, se você escolher um armário com portas de vidro para a cozinha.
Todos os modelos de fechos de portas são utilizados como mecanismo de serviço. Ou seja, o dispositivo não apenas guia suavemente a porta, mas muitas vezes seu design permite fixar a porta na posição aberta, e alguns modelos permitem fixá-la mesmo em uma posição intermediária. Abrir uma fresta da porta pode ser muito útil se a cozinha estiver passando por uma limpeza geral e você quiser secar o armário deixando-o aberto durante a noite.
Esquema de levantamento da porta com fecho:
- Opção de balanço tradicional. Geralmente este é um elevador de gás ou mecanismo excêntrico. A maioria dos armários de parede de cozinha estão equipados com portas de batente com fecho de porta e fechadura na posição superior. É claro que alguns móveis da cozinha são feitos com dobradiças inferiores. Neste caso, a haste mais próxima serve como limitador.
- Instalação de fechos de porta em vez de dobradiças tradicionais. Neste caso, o caixilho afasta-se do plano do armário de parede e sobe, fazendo simultaneamente uma curva.Um esquema conveniente nos casos em que existe uma conduta de ventilação na cozinha por cima dos armários de parede ou é instalado um nicho com lâmpadas.
- Instalação em fecho de porta dupla. Modelos de casos complexos são usados. É utilizado nos casos em que os armários de parede da cozinha são feitos em formato de prateleiras fechadas. Em vez do design tradicional com dobradiças, as portas abrem verticalmente, como persianas. Neste caso, os mecanismos de fechamento desempenham simultaneamente as funções de alças e guias adicionais.
Este esquema está a tornar-se cada vez mais popular, uma vez que as portas abertas não ocupam espaço livre na cozinha. Além disso, de acordo com as condições de instalação, as prateleiras inferiores permanecem livres de quaisquer mecanismos, o que muitas vezes é um problema sério na hora de montar um secador de louça ou simplesmente guardar utensílios grandes.
Como escolher um fecho de porta
O modelo mais comum continua sendo o mecanismo de gás padrão ou, em outras palavras, gas lift. É utilizado em 90% de todas as fachadas de móveis prontos para cozinha. Instalação muito simples, você sempre pode substituí-la. Caso não sejam utilizadas portas duplas horizontais na fachada dos móveis da cozinha, todos os armários com portas elevatórias ou sanfonadas podem ser equipados com fechos a gás.
Modelos de caixas complexas com sistema de fixação embutido em diferentes níveis de abertura, compensador de óleo, são bastante caros, exigem ajuste correto. É perfeitamente possível consertar um gabinete mais próximo, mas comprar componentes e peças de reposição costuma ser mais caro do que instalar um simples aparelho a gás.
Portanto, tais esquemas são usados apenas para móveis de cozinha feitos sob medida.Mas mesmo neste caso, é melhor coordenar a escolha das dobradiças e fechos com o designer ou tecnólogo antes de começar a fabricar a fachada do móvel para a cozinha.
Se os armários de parede da cozinha são feitos de acordo com o design clássico com portas que se abrem para os lados, não há necessidade especial de instalação de mecanismos a gás ou óleo. Além disso, quanto mais complexo o dispositivo, mais espaço livre ele ocupa dentro do gabinete.
Ao abrir as portas, os proprietários seguram-nas automaticamente com a mão. Para o fechamento suave, basta instalar fechos de mola suspensos. Nesse caso, é melhor comprar dobradiças prontas com compensador embutido, pois são mais duráveis. Mas se os móveis já foram adquiridos prontos, você mesmo pode instalar juntas de dilatação adicionais.
Instruções passo a passo para instalar um fecho de porta
Mecanismos simples utilizados em fachadas típicas de móveis de cozinha não requerem preparação especial. Para instalar, basta marcar corretamente o local de montagem na aba do gabinete. Neste caso, é melhor não se apressar no aperto final dos parafusos. A razão é que a instalação do fecho quase sempre afeta o funcionamento das dobradiças. Será necessário ajustar adicionalmente o elevador ou procurar um novo tipo de fecho para a cozinha.
Instalação de dispositivos de encaixe
A opção mais simples é instalar um amortecedor de encaixe (botão) mais próximo. Essencialmente, esta é uma cápsula comum com uma mola e uma câmara de óleo. As dimensões do fecho permitem que caiba na extremidade de qualquer móvel de madeira da cozinha.
Tudo que você precisa é escolher o modelo adequado de fecho de porta. É melhor usar produtos de fabricantes conhecidos de acessórios para móveis de cozinha:
- HAFELE é uma marca alemã, uma das melhores fabricantes de acessórios;
- A HETTICH é fabricante de fechos de portas de todos os tipos para qualquer mobiliário, incluindo cozinhas;
- A italiana SIRO é uma das melhores empresas fabricantes de fechos de encaixe.
Para instalar é necessário fazer um furo na profundidade da caixa e inserir o mais próximo, depois de ajustada a profundidade do furo o mais próximo pode ser selado com silicone transparente.
Instalação de elevador a gás
Em primeiro lugar, você precisa escolher o modelo certo de fecho de porta. Existem vários modelos de elevadores a gás projetados para pesos e cargas específicas. Não se pode comprar uma dúzia de fechos a gás e instalá-los em todas as portas da fachada dos móveis da cozinha. Por exemplo, a marcação 100N significa que o elevador a gás foi projetado para folhas pesadas. A instalação em uma porta leve levará à falha prematura das dobradiças.
A maioria das empresas fabricantes completa os fechos de porta com tudo o que é necessário para instalar o dispositivo. Em primeiro lugar, você precisará de uma chave de fenda, um lápis e um molde.
A folha com os contornos das fixações é disposta na parede interna de forma que o corte do gabarito coincida com a borda frontal da placa. Esta é a forma de marcar as gavetas com portas de batente da cozinha. Usando uma broca inserida em uma chave de fenda, são feitos furos para futuros parafusos auto-roscantes. Resta furar e fixar o suporte conectado ao corpo mais próximo.
Em seguida, você precisa determinar a altura do caixilho. A escolha é feita em função da altura do teto da cozinha, da localização da gaveta ou das preferências pessoais. A posição aberta do caixilho depende da distância selecionada para o suporte durante a instalação.
Quanto menor a distância, maior será a elevação do caixilho. Após a instalação do elevador a gás, é necessário verificar e ajustar o funcionamento das dobradiças.Se isso não for feito, o gás mais próximo não durará muito na cozinha. Em média, a vida útil de um elevador é metade da vida útil de uma dobradiça de móvel.
Instalação de armário mais próximo
Se possível, para móveis de cozinha é preferível utilizar as dobradiças universais para armários BLUM AVENTOS, versão HK-S. Este modelo é muito mais prático e confiável de usar, principalmente na cozinha. Instalar um fecho de porta em um armário de cozinha não é difícil, mas você precisará seguir cuidadosamente todas as instruções.
Um armário na cozinha exigirá dois mecanismos de elevação. A instalação é feita estritamente de acordo com as dimensões, pelo interior das paredes laterais. Ao comprar, você precisa prestar atenção à força motriz. Haverá letras latinas na caixa ou nas instruções. É necessário instalar a opção que se adapta ao peso do caixilho.
A maneira mais fácil é instalá-lo sobre um armário desmontado antes de instalar os móveis da cozinha. Os mecanismos são sempre acompanhados de instruções que descrevem o esquema de marcação.
O primeiro passo é marcar os pontos de perfuração sob os pinos de centralização e fazer os furos com uma profundidade de 5 mm. Em seguida, você precisa inserir os pinos e “encaixar” o próprio corpo mais próximo neles.
Pressionando firmemente o corpo com a mão, você precisa apertar três parafusos com uma chave de fenda. Além disso, isto é feito no corpo da parede lateral sem qualquer perfuração prévia. Somente neste caso a instalação será durável e precisa, e o mais próximo “viverá” na cozinha por pelo menos 15 anos.
Um método semelhante é usado para instalar o segundo dispositivo no lado esquerdo (ou direito).
A seguir, de acordo com o diagrama das instruções, é necessário fixar dois suportes de suporte na porta do gabinete.Travas de plástico são inseridas em cada um dos dispositivos e você pode prender (encaixar) a porta a um armário de parede da cozinha.
Mas primeiro é necessário ajustar o funcionamento do mecanismo.
É necessário definir o valor da contrapressão do fecho. O seu valor determina com que força o caixilho deverá ser fechado. Encontramos um parafuso com uma escala colocada na superfície lateral do gabinete e usamos uma chave de fenda para desparafusá-lo até “-” ou “+”.
Ao instalar, você não pode aumentar a força de abaixamento; você pode arrancar o armário da parede da cozinha. Se estiver baixo, o caixilho abaixará sozinho. Você terá que experimentar diferentes armários em sua cozinha para determinar a melhor opção de contrapressão.
Além disso, após a instalação, você precisará alinhar a posição do caixilho ao longo da linha da borda superior. Mas isso só deverá ser feito depois que todos os armários de parede estiverem montados na fachada do móvel da cozinha. Não adianta fazer isso antes, a linha ainda ficará irregular, mesmo que você estique um fio ou cordão de tinta entre as paredes da cozinha.
Como consertar uma porta mais perto
Dispositivos de marca funcionam há bastante tempo. Se tudo estiver em ordem na cozinha com ventilação e exaustor, o mecanismo nem precisa ser lavado para retirar poeira e gordura acumuladas. A única parte que se desgasta com o tempo é a cápsula compensadora de óleo dentro do fecho.
O fato de um mau funcionamento pode ser determinado pela fraca contrapressão do dispositivo ao fechar o caixilho. Você pode até comparar como funcionam os mecanismos de outros armários de cozinha. Manchas de óleo também podem aparecer na parte inferior da caixa. Não há vazamento de fluido hidráulico, mas há vazamento, então na parte inferior da parede do gabinete você pode ver uma mancha gordurosa coberta de poeira.
O primeiro passo é retirar a tampa decorativa da fechadura.
O compensador está localizado na parte inferior do fecho. Usando uma chave de fenda, você precisa pressionar e empurrar a cápsula para frente para que o compensador se solte do corpo mais próximo.
É necessário usar luvas ao trabalhar, retirar todo o conteúdo do armário e cobrir o chão. Se a cápsula vazar, ao ser pressionada pode aparecer fluido hidráulico, cujas gotas se espalharão para os lados, algumas das quais podem cair no chão da cozinha. O óleo não é tóxico, mas adere firmemente a qualquer superfície. Se cair no chão ou nos móveis da cozinha, deixará manchas escuras.
A cápsula de óleo danificada é descartada. Antes de instalar um novo amortecedor, será necessário remover sujeira e manchas. Mas o principal é tentar descobrir por que o amortecedor vazou. Se for devido ao desgaste natural, será necessário instalar novas cápsulas nos fechos de toda a cozinha.
Primeiramente vamos verificar o funcionamento da alavanca sem compensador. Se o mecanismo ranger e emperrar, será necessário limpeza e lubrificação. É ainda pior se o dispositivo travar sob carga. Isso significa que é hora de instalar uma nova fechadura de porta.
Após a verificação, é necessário instalar um novo amortecedor. Para isso, aperte a haste com os dedos e, comprimida, insira-a na parte inferior do corpo. Após a substituição, será necessário verificar o funcionamento do mais próximo e certificar-se de que o problema está no amortecedor com defeito.
Esta é a única opção Reparos faça você mesmo. Em todos os outros casos, o mecanismo é simplesmente substituído. Para uma cozinha média, a vida útil do aparelho é de 15 anos.
Principais erros durante a instalação
A maioria dos proprietários de apartamentos gasta muito tempo e escolhe meticulosamente um modelo de fecho de porta.Mas quando se trata de instalar o mecanismo no gabinete, começa a correria. Como resultado, o mais próximo está instalado, mas de alguma forma não funciona muito bem.
Tudo está escrito nas instruções
O maior problema na instalação dos fechos de porta BLUM AVENTOS são as marcações incorretas nas laterais da prateleira. Primeiro, você precisa ler as instruções com atenção. Em segundo lugar, o esquema de instalação foi pensado nos mínimos detalhes pelos engenheiros alemães. Qualquer tentativa de fazer alterações só piora a qualidade da instalação, dificulta o ajuste do fecho e muitas vezes prejudica o aspecto dos móveis da cozinha.
O que você precisa prestar atenção:
- As instruções não contêm marcações para fazer furos para parafusos auto-roscantes. O diagrama e as dimensões nas instruções são necessários para a instalação dos pinos. Você não pode aparafusar parafusos auto-roscantes sem pinos. Isso é um erro: o armário será instalado torto e uma faixa pendurada torto arruinará o interior da cozinha.
- Os furos para os pinos devem ser feitos com broca com limitador de profundidade de 5 mm. Caso contrário, você pode furar facilmente a parede do armário, terá que mover os móveis para o canto da cozinha para esconder o buraco.
- Muitas vezes cometem um erro semelhante devido à escolha errada do parafuso. O padrão são fixadores de 35 mm. Os mais curtos não seguram o corpo e os mais longos podem perfurar uma parede com 20 mm de espessura.
Além disso, é importante considerar o material com que é feita a fachada dos móveis de cozinha. Se for aglomerado, antes de instalar os parafusos é necessário realizar uma perfuração preliminar. Caso contrário, o parafuso enrolado pode descascar a “protuberância” na parte externa do caixilho. A fachada da cozinha só pode ser restaurada com a substituição da tampa.
Erros de marcação
O problema pode surgir se o diagrama de instalação não for lido corretamente.É preciso prestar atenção em como as dimensões estão indicadas no desenho. Normalmente, a dimensão vertical (recuo) para perfuração do pino é separada do plano externo da prateleira superior, colocada no topo das paredes laterais.
Isso significa que após o fechamento do caixilho (se instalado corretamente), sua borda superior ficará nivelada com a prateleira horizontal. Para armários de parede de cozinha, esta é a opção mais comum.
Freqüentemente, o plano superior do gabinete é cortado entre as paredes laterais. Por exemplo, se os móveis da cozinha são capitais ou a fachada da cozinha foi feita por encomenda. Neste caso, após a instalação do fecho, o caixilho ficará saliente acima do armário e estragará completamente o aspecto da fachada da cozinha actualizada.
Ajustando o mais próximo
Após a conclusão da instalação, você precisa verificar o funcionamento do mecanismo. Um mestre experiente avalia com a mão a tensão das molas e o nível de contrapressão do fecho, de acordo com seus sentimentos.
Muitos proprietários preferem instalar eletrodomésticos em suas cozinhas por conta própria. As instruções de instalação recomendam aumentar ligeiramente a tensão das molas para que a porta se encaixe perfeitamente no corpo do gabinete.
Seria um erro apertar imediatamente as molas. Você precisa deixar o mecanismo de fechamento funcionar por algumas semanas. Durante este tempo, o armário da cozinha será aberto e fechado no máximo cem vezes. Isso é suficiente para que as peças se acostumem e a tensão possa ser aumentada.
Importante! Pode ser necessário afrouxar o parafuso se a porta da cozinha bater com muita força.
Resultados
Qualquer pessoa organizada pode instalar ela mesma o fecho da porta no gabinete. Mas primeiro você precisa decidir: limite-se ao gas lift ou instale modelos de gabinete caros. A escolha de dispositivos complexos deve ser justificada e instalada exatamente de acordo com as instruções. Caso contrário, a maior parte do dinheiro será desperdiçada.
Conte-nos sobre sua experiência na instalação de mecanismos, quais você acha que são mais adequados para uma cozinha moderna? Compartilhe também o artigo nas redes sociais e marque-o como favorito.
Na minha opinião, um elevador a gás é suficiente para um armário de cozinha. Você pode colocar alguns. O alemão tem fecho hidráulico, a carga é alta. Ele vazará antes do gas lift. Posso dizer por experiência própria que quanto mais simples melhor.
O nível das sensações é diferente. Em fechos de porta legais, você só deseja abrir e fechar a porta.