Como fazer um celeiro a partir de um perfil com as próprias mãos: instruções passo a passo
A decisão de construir um galpão a partir de um perfil com as próprias mãos costuma ser ditada pela presença de uma certa quantidade de material livre - tubos corrugados e cantoneiras, além de um trabalho um pouco mais simples com metal do que com madeira. Uma construção de metal pode custar um pouco mais que uma de madeira, mas o resultado final vale a pena.
O conteúdo do artigo:
Quais são as vantagens e desvantagens de um galpão feito de tubo corrugado?
Construir um galpão de metal simples não pode ser considerado a solução ideal. Você precisará de habilidade no corte de peças de trabalho, bem como na montagem de estruturas de estrutura por meio de soldagem. Não será possível dominar a tecnologia no processo de construção de um galpão a partir de um tubo perfilado. Você precisa alcançar imediatamente alta qualidade, sem treinar ou experimentar metal.
No entanto, um galpão de metal tem muitas vantagens sobre um de madeira:
- Confiabilidade - uma estrutura metálica, se montada corretamente, durará 30 anos ou mais. Uma estrutura de madeira é sempre temporária; a madeira apodrece e é danificada por ratos e roedores.
- Usando suportes magnéticos, você pode conectar peças em ângulos retos com grande precisão. Isso significa que o celeiro do perfil será bastante liso, sem paredes curvas, como costuma acontecer nas construções de madeira.
- Maior nível de proteção antivandalismo. Um galpão de madeira pode ser facilmente desmontado em pouco tempo. Um bloco utilitário de aço para ferramentas de jardim raramente se torna alvo de vandalismo, mesmo que os proprietários fiquem ausentes do local por um longo período.
A única desvantagem significativa é a necessidade de marcar e soldar corretamente as peças. A correção de defeitos é muito mais difícil: um perfil de parede fina pode ser facilmente queimado ou soldado até ficar deformado. Mas se você tiver material e habilidade, então a decisão de construir um galpão de metal vale o esforço e o dinheiro investidos.
Construção de galpão com tubo de metal
A moldura será soldada a partir de um tubo perfilado de dois tamanhos - 50x50 mm e 50x25 mm. Serão necessárias 10 peças da primeira seção, de 3 m cada, e 12-15 peças da meia seção, de 2 m de comprimento. O tamanho do galpão de ferramentas é 3x2 m.
A parte principal das peças deve ser cortada em garagem ou oficina mecânica, onde exista máquina de corte de mesa. Freqüentemente, as lojas de ferragens cortam perfis de metal sob medida como um serviço adicional. É inconveniente transportar peças de 6 m de comprimento e, além disso, deverão ser lavadas com solvente, aguarrás e, após a secagem, pintadas com primer contendo conversor de ferrugem.
Preparação do desenho
O desenho de um galpão feito de perfis metálicos é bastante simples, você pode até fazer um desenho. A base e a cobertura são retangulares, montadas em moldura com duas vergas em forma de cruz. Paredes longas são reforçadas adicionalmente com um suporte vertical.
O piso e o revestimento do telhado do celeiro são de madeira, a cobertura é de ardósia e o revestimento das paredes é de papelão ondulado.
Fundação do edifício
Um celeiro feito de perfil acaba sendo bastante pesado, por isso é impossível colocar placas de concreto em blocos ou despejar em cofragens. É necessário amarrar a estrutura do bloco de utilidades à área do solo. Será utilizada uma fundação em forma de suportes em perfil de 50x50 mm, firmemente concretados nas covas.
À primeira vista, a fundação não é das melhores, principalmente para estruturas de pórticos feitas de perfis. Por exemplo, molduras de madeira são colocadas em suportes com a madeira amarrada ao concreto ou tijolo por meio de um alfinete. A ausência de um ligamento rígido permite que as peças de madeira se deformem sob carga sem destruição.
Em teoria, um galpão perfilado também pode ser colocado sobre pilares de tijolo, mas não no caso de um jardim ou de uma casa de campo. Uma caixa de aço feita de perfis e chapas onduladas deve ser firmemente fixada ao solo como uma âncora. Se tudo for feito de acordo com as instruções, a concretagem direta dos suportes do perfil ao solo não afetará em nada a resistência das costuras de soldagem. É verdade que você precisa soldar um tubo perfilado de boa fé.
Importante! Não se deve tentar concretar toda a área ocupada sob um galpão de perfil, pois isso não dará nenhum resultado positivo. Se precisar se livrar de poça ou sujeira, é mais fácil preencher a área com areia (brita) após terminar a obra.
Por enquanto, é necessário marcar o local e cavar seis buracos da largura de uma baioneta, com 40 cm de profundidade, despejando-se no fundo uma pequena quantidade de areia e brita, após o que é bem compactado.
Fazendo o acabamento inferior da moldura
Neste projeto, a base do galpão é conectada por soldagem em forma de moldura com jumpers em forma de cruz. Uma moldura plana medindo 3x2 m terá seis suportes de 50-60 cm de altura.
Para o corte da moldura:
- dois blanks de perfil 50x25 mm, 300 cm cada, dois de 200 cm cada, um de 290 cm;
- quatro blanks de perfil 50x25 mm, 92,5 cm cada;
- seis blanks de perfil 50x50 mm, 60 cm cada.
Estes últimos são recortados com uma pequena margem de comprimento.Talvez alguns deles tenham que ser aparados para que após a instalação da plataforma nos poços, a moldura fique mais ou menos horizontal.
As peças de base são dispostas em uma área plana e nivelada. Os primeiros a dispor os espaços em branco do perfil são de 2 me 3 m cada, na forma de um grande retângulo. As seções de dois e três metros devem ser alinhadas de modo que os comprimentos das diagonais difiram em não mais que 5 mm.
O próximo passo é soldar o perfil interno de 290 cm, então você pode anexar jumpers de um metro de comprimento.
A parte mais difícil da montagem é fixar os suportes na moldura. Cada perfil deve ser perpendicular ao plano da plataforma. Portanto, cada peça é posicionada antes da soldagem por meio de suportes magnéticos triangulares. Cada perfil requer um mínimo de dois titulares.
Após a montagem, o metal da plataforma deve esfriar, as costuras de soldagem devem ser limpas e pintadas com primer.
Instalação da plataforma
A base acabada do tubo perfilado é transferida para o local de instalação do galpão. Por enquanto, basta inserir a plataforma no buraco com suportes e tentar nivelá-la horizontalmente usando um nível de construção.
Em alguns lugares você terá que nocautear (sitiar) com golpes suaves de marreta através de um espaçador de madeira. Se isso não funcionar, você pode conseguir uma posição horizontal pendurando a moldura em suportes de madeira.
Cada mesa de apoio necessitará de aproximadamente 20 litros de concreto fresco. Isso é apenas cerca de 120 litros. Isso é muito, se misturar à mão a concretagem vai demorar um dia inteiro. Portanto, é melhor, se possível, usar uma betoneira.
Após a concretagem dos pilares do perfil, a plataforma é coberta com filme e deixada por vários dias até que a base de concreto endureça.
Montagem de moldura e revestimento
A estrutura do galpão é montada a partir de duas grandes peças em forma de U. Cada uma dessas peças tem um tamanho de 3x2 m, é soldada a partir de um perfil de 50x25 mm usando suportes de canto magnéticos.
Dois pares de suportes magnéticos permitem instalar a peça na base do galpão com muita precisão. Mas, por precaução, você pode verificar no nível do edifício.
Você precisa soldar imediatamente os postes ao perfil do acabamento inferior antes que o vento derrube a peça.
Em seguida, são cortados espaços em branco do perfil de 50x50 mm para o teto do celeiro. Eles também são colocados no acabamento superior por meio de suportes magnéticos e soldados.
Além disso, será necessário instalar dois postes adicionais no meio das paredes longas (3 m). Eles serão necessários para a fixação de chapas onduladas durante o processo de revestimento das paredes do celeiro.
Montagem da porta
A entrada do celeiro estará localizada no final. Para instalar portas, geralmente escolha o canto mais resistente e resistente do celeiro.
Em primeiro lugar, é necessário cortar dois blanks de 2 m cada de um perfil de 50x50 mm e 50x25 mm. O primeiro será utilizado como parte da moldura da porta, o segundo já faz parte da porta.
As peças são dispostas sobre uma bancada, niveladas e fixadas entre si por meio de alguns espaçadores de madeira com grampos. Isso é feito para que haja uma pequena lacuna entre os dois perfis. Uma cobertura de garagem é colocada no perfil e soldada ao perfil por soldagem.
A seguir, o primeiro perfil (50x50) é montado verticalmente na moldura do galpão, que fará parte da moldura da porta. A travessa inferior da futura porta é soldada ao segundo perfil (50x25).
Agora, esta metade da porta precisa ser pendurada na moldura do celeiro e a moldura lateral que falta e a travessa superior devem ser soldadas.
Descobriu-se que a moldura da porta do perfil teve que ser montada no local, com foco nas dimensões e ângulos reais da moldura do celeiro. O método exige bastante mão-de-obra, mas é a única opção para montar a porta exatamente no tamanho da entrada do celeiro.
Telhado e piso
A ardósia de cimento-amianto é usada como cobertura. Esta é a opção de telhado mais comum para um galpão de jardim. Além disso, a ardósia é mais durável, não tem medo de umidade, mudanças de temperatura, sem qualquer filme de barreira de vapor.
O revestimento da cobertura de ardósia será montado a partir de tábuas. O passo entre as bainhas costuma ser de 10 a 15 cm, mas é preciso controlar para que durante o processo de pregar a ardósia o prego não mergulhe no vazio.
O telhado é plano, mas é necessária uma inclinação de drenagem. Portanto, em um dos lados longos da guarnição superior do celeiro, é necessário costurar adicionalmente uma viga de 70x50 mm. Você pode fazer mais, mas precisará fazer a bainha das saliências ao redor do perímetro do celeiro.
As placas são fixadas ao perfil do revestimento superior do galpão por meio de parafusos auto-roscantes. Geralmente funcionam com duas chaves de fenda. Um primeiro faz um furo para o parafuso auto-roscante, o segundo aparafusa o próprio fixador. Como nenhuma proteção é fornecida para a árvore, o revestimento deve ser tratado contra o besouro da casca. Os galpões de jardim sempre sofrem com a invasão de microflora patogênica e insetos.
A borda do revestimento é cortada ao longo do cordão para obter uma saliência uniforme. Acima da entrada do celeiro é necessário fazer a bainha do beiral e instalar uma calha de drenagem. Não há degraus, pois a altura do piso acima do solo é de apenas 20 cm.
Para o piso, pode-se usar uma tábua afiada, mas para um galpão feito de perfil metálico, recomenda-se o compensado comum, pintado em várias camadas de esmalte para uso externo.Se quiser que o espaço interno do galpão seja ventilado, basta colocar tábuas sobre o perfil metálico com folga entre as tábuas do piso de até 5 mm.
Porém, neste caso é necessário esticar uma malha metálica sobre o tubo perfilado. Esta é uma proteção contra roedores, vespas ou animais selvagens. Por alguma razão, eles costumam escolher estruturas metálicas fechadas feitas de perfis para assentamento.
A ardósia é colocada no telhado do celeiro em forma de tabuleiro de xadrez, fixada com parafusos auto-roscantes e arruela de pressão e, em seguida, a área de fixação é colada. Acredita-se que com este método de fixação os fechos e a madeira não ficam molhados durante a chuva.
Para um galpão com estrutura em perfil metálico e cobertura quase horizontal, é necessário pressionar a ardósia contra o perfil metálico. Caso contrário, pode haver problemas logo ao primeiro vento forte.
O tamanho ideal das saliências para um galpão montado a partir de perfil metálico é de 20 cm para a fachada, 15 cm para as paredes laterais e pelo menos 30 cm para a parte traseira.
Revestimento de parede de celeiro
A parte mais trabalhosa da construção é colocar o revestimento de chapa corrugada na estrutura com suas próprias mãos. O trabalho não é difícil, mas exige paciência, pois cada folha deve ser aplicada várias vezes no perfil metálico para não se confundir com as dimensões.
O papelão ondulado é fixado ao perfil em três fileiras paralelas - primeiro ao longo da linha média, depois ao longo das bordas superior e inferior. Um galpão exigirá pelo menos 250 parafusos sextavados.
Para o revestimento de paredes perfiladas, utiliza-se chapa corrugada com espessura de 0,5-0,7 mm e altura de onda de 20 mm. Esta é uma opção fácil; se for necessária uma versão à prova de vandalismo, será necessário instalar uma chapa ondulada com 1 mm de espessura.
A base das paredes fica aberta, não é costurada, como no caso dos galpões de madeira.A presença de um entreferro garante a ventilação normal do piso de madeira e do perfil da moldura inferior. Além disso, uma família de ouriços pode viver sob os galpões do jardim. Hoje, esta é a melhor maneira de proteger o seu jardim, árvores e arbustos da maioria das pequenas pragas.
Para você: Galpão de madeira faça você mesmo para residência de verão
Resultados
Qualquer pessoa pode construir um galpão a partir de um perfil, tarefa totalmente acessível para a maioria dos veranistas e para quem gosta de trabalhar com as próprias mãos. A tecnologia de construção foi suficientemente desenvolvida e testada na prática, pelo que não haverá surpresas desagradáveis. A maioria das peças do perfil pode ser feita com antecedência, depois trazida para a dacha e montada o mais rápido possível.
Conte-nos sobre sua experiência na construção de galpões a partir de perfis metálicos. A quais detalhes você deve prestar atenção primeiro? Compartilhe o artigo nas redes sociais e marque-o como favorito, isso ajudará no desenvolvimento do nosso site.
Por que não reforçaram as prateleiras com cintas? O perfil é forte, mas a costura de soldagem pode não aguentar, ressalto que vale a pena soldar oito sobras nos cantos. Mas é confiável.
Isto não é seguro; aliás, a chapa ondulada também pode ser cortada. Provavelmente seria correto soldar uma rede por dentro para manter os ratos afastados.