Fazemos ninhos para galinhas poedeiras com as próprias mãos: desenhos, diagramas, fotos
A saúde e a produtividade da ave, bem como a segurança dos ovos, dependem da qualidade da confecção dos ninhos das galinhas poedeiras.Por fora tudo é simples, um ninho para galinhas poedeiras é mais parecido com uma caixa com ou sem cama. Mas é a sua construção que mais tempo e atenção exige no processo de construção de um galinheiro.
O conteúdo do artigo:
Requisitos para ninhos para galinhas
É muito importante que os pássaros não tenham medo e não ignorem os ninhos feitos para eles. Às vezes, os proprietários de galinheiros ficam indignados com o comportamento das galinhas poedeiras que não gostam nem um pouco das novas bandejas de plástico ou madeira. Os ovos são encontrados em todos os lugares, mas não em ninhos construídos para eles.
Pode haver vários motivos para esse comportamento das galinhas, mas na maioria das vezes os ninhos estão mal localizados no galinheiro ou as galinhas poedeiras não se sentem seguras. Por exemplo, o cheiro ou o tamanho errado do ninho podem dissuadir.
Para que as galinhas poedeiras se habituem e utilizem os ninhos para o fim a que se destinam, é necessário que a disposição das bandejas cumpra os requisitos mínimos:
- O tamanho da caixa não restringia os movimentos da ave, ela podia ficar de pé em toda a sua altura ou, se necessário, girar dentro dela.
- Temperatura normal do ar, fluxo de ar estável. Uma galinha que passou por estresse, calor ou frio extremo vindo da parede do galinheiro nunca mais escolherá aquele ninho.
- O fundo da bandeja pode ser desenhado de diferentes maneiras, na maioria das vezes é perfurado ou de malha para evitar que a cama fique úmida.
- As áreas de assentamento não devem ser expostas à luz direta.
A luz solar das janelas ou a radiação da lâmpada vermelha não devem incidir sobre os ninhos. Isso sempre leva ao superaquecimento da ave. A galinha pode simplesmente sair e botar um ovo em um local totalmente inadequado.
Portanto, é necessário verificar com mais frequência os ninhos no galinheiro com as próprias mãos, recolher os ovos se possível ou usar bandejas com bandeja adicional para coletá-los.
Além disso, o projeto deve proporcionar fácil entrada e colocação da galinha dentro da caixa, sem saltos exorbitantes ou transições ao longo dos poleiros nas celas.
E o bem-estar e a produtividade das galinhas poedeiras dependem em grande parte de pequenas coisas como a qualidade da cama. Feno (erva seca) forrado com palha fresca geralmente funciona melhor. O feno é macio, bem ventilado e evita que o ovo role pelo ninho.
A palha é dura, mantém bem o formato do ninho e evita que a galinha rasgue e jogue a cama para fora da caixa. As galinhas costumam realizar procedimentos semelhantes quando não estão satisfeitas com alguma coisa ou são incomodadas por parasitas.
Qual é o local correto para colocar os ninhos?
Em pequenos galinheiros, os locais para galinhas poedeiras ficam escondidos em nichos separados ou caixas cortadas na parede a uma altura de 40-50 cm acima do nível do chão. O nicho está equipado com uma escotilha na parte externa da parede, que permite retirar os ovos do ninho sem assustar as outras galinhas poedeiras.
Via de regra, o galinheiro é instalado de forma que o nicho fique protegido do vento e da luz solar, as paredes ao redor do ninho são isoladas com lã mineral.Isso protege as aves das mudanças de temperatura e do ruído.
Onde colocar ninhos em um galinheiro grande
A escolha do local é determinada pelo tamanho da casa e pela sua orientação em relação à rosa dos ventos. Dentro de um grande galinheiro, caixas com ninhos são colocadas em paredes com aberturas de janelas, possivelmente mais próximas da saída ou da saída de ar.
Nos galinheiros de verão, os ninhos são mais frequentemente movidos para mais perto da porta da frente, às vezes até colocados no chão para melhorar a ventilação do ninho. É claro que se o piso for de adobe, as caixas são instaladas sobre tábuas ou grades de ripas. Isso é necessário para garantir o fluxo de ar para o ninho por baixo, mas para evitar umidade.
No caso da criação de frangos de corte, é melhor abandonar os ninhos de parede ou fazer escadas especiais com tábuas. As galinhas poedeiras desta raça se machucam facilmente quando saltam sem sucesso ou caem de uma pequena altura.
Tipos de estruturas e sua implementação
Cada residente de verão tenta fazer sua própria versão de ninhos para galinhas poedeiras. Se houver muitos frangos na granja, é possível fazer vários modelos de diferentes tipos e tamanhos. Mas você não deve se deixar levar pela construção. A taxa ideal é de três aves por ninho.Mesmo que você faça mais ninhos, as galinhas ainda escolherão alguns dos mais convenientes, enquanto o restante das bandejas ficará parado.
Existem muitas opções de ninho possíveis:
- gavetas abertas;
- celas com piso de malha;
- malha com bandejas tipo industrial;
- todos os tipos de recipientes de plástico convertidos em caixas com roupa de cama;
- blocos com acúmulo semiautomático de ovos.
As opções mais comuns incluem baldes, recipientes para produtos líquidos e caixas plásticas fixadas de qualquer forma na parede.
Você pode comprar uma caixa pronta para ninho de galinha poedeira. Via de regra, são feitos de plástico policloreto de vinila e, a julgar pelas avaliações, não são muito confortáveis para as galinhas.
Muitas galinhas poedeiras simplesmente os ignoram por causa do cheiro e da tampa escorregadia muito inconveniente do recipiente dos ovos. Além disso, o plástico ressoa fortemente mesmo com pouco barulho no galinheiro, o que sempre assusta as galinhas poedeiras.
Em forma de caixa
Mais recentemente, quando não havia tantos recipientes de plástico em uso, os ninhos para os galinheiros das aldeias eram feitos em forma de caixas de madeira ou tecidos de vime.
Os assentos de vime feitos de vime foram considerados a melhor opção devido à sua construção leve e durável. As galinhas poedeiras usavam voluntariamente cestos cheios de serragem e palha. A cama não caiu, pode ser substituída em questão de segundos.Mas o preço dos cestos tecidos à mão aumentou acentuadamente, de modo que o vime quase deixou de ser usado em galinheiros.
As caixas são sempre uma opção de verão, foram instalados ninhos de compensado e tábuas para galinhas poedeiras na entrada do galinheiro, às vezes até sob um dossel se estiver muito calor dentro do galinheiro.
Portáteis (ajustáveis) incluem designs relativamente novos de caixas com fundo de malha e bandeja para coleta de ovos. Uma bandeja de aço inoxidável é usada junto com a caixa-ninho. A malha proporciona boa ventilação e fácil limpeza do ninho dos excrementos.
Por exemplo, no inverno, quando as galinhas põem ovos muito pior e a necessidade de colocar caixas é reduzida várias vezes. Em vez disso, no início da primavera, são instaladas caixas para pintinhos recém-nascidos. E depois de alguns meses, as caixas são reinstaladas sob um dossel ou dentro do galinheiro.
Estruturas celulares
Eles são usados apenas para criar pássaros para ovos ou para chocar galinhas. As galinhas poedeiras podem ser mantidas várias de cada vez dentro de uma gaiola, mas na maioria das vezes são uma ou no máximo duas galinhas. Não existe ninho propriamente dito, ele é substituído por uma cama bastante espessa de serragem e palha.
As gaiolas caseiras permitem controlar as galinhas poedeiras, selecionar os ovos e deixar alguma parte para a incubação dos pintinhos sem ferir as galinhas. Esses projetos são fundamentalmente diferentes das redes-gaiola para galinhas (sem andar).
Trata-se de um equipamento semi-industrial para granjas caseiras com a finalidade de produzir ovos em quantidades comerciais. Não há ninhos dentro das gaiolas, os frangos não são criados, mas adquiridos em incubadoras.
Acredita-se que o alojamento em gaiola garante alta produtividade das aves, pelo menos duas vezes mais do que quando as galinhas poedeiras utilizam ninhos tradicionais.
Mas o esquema celular tem duas desvantagens significativas. Em primeiro lugar, a qualidade dos ovos é muito inferior à de quando a galinha os põe na ninhada. Em segundo lugar, as galinhas precisam de um suporte sério com vitaminas e medicamentos, mas ainda adoecem muito mais e a vida produtiva da ave é reduzida em 30-40%.
Opções de bloqueio
O esquema mais comum para organizar ninhos. A principal diferença das caixas e gaiolas é que cada galinha poedeira recebe uma bandeja ou nicho separado com paredes e teto. Dentro do bloco pode haver de 5 a 10 compartimentos para aves.
Por design, as opções de bloco podem ser equipadas com telhado ou não. No primeiro caso, os ninhos estão localizados bem abaixo do nível do chão do galinheiro.
Blocos de tamanho real com várias seções seguidas são tradicionalmente montados na forma de um armário ou montados na parede de um galinheiro em vários níveis.
Deve ser instalado um poste comum na frente de cada fileira, e ainda é instalada uma escada para que as galinhas possam subir até o local sem pular.
A maioria dos circuitos de bloco é feita de OSB ou placas, menos frequentemente de compensado mais caro. Em termos de estrutura, são quase idênticos, diferindo apenas no desenho e no tamanho das células.
Em blocos simples, os ninhos são feitos de acordo com o desenho clássico: de feno, serragem e palha. Os ovos permanecem na ninhada. Cada vez que é necessário verificar se a galinha poedeira quebrou um ovo, isso acontece com bastante frequência. Não é recomendável deixar ovos no ninho, pois a próxima galinha poedeira pode simplesmente bicá-los ou quebrá-los.
Ninhos melhorados para galinhas poedeiras
Muitos proprietários de galinheiros preferem blocos com colheita semiautomática de ovos. A essência do esquema é que o piso dentro da seção seja inclinado. A inclinação geralmente é feita no sentido da entrada do ninho.
Não há espaço suficiente dentro do ninho para uma galinha poedeira adulta. Mas este é o principal truque do design. O cálculo é feito com base no fato de que enquanto a galinha gira em uma caixa apertada, o ovo terá tempo de rolar ladeira abaixo até a rede. Você não consegue aqui, a malha é fechada na parte superior com uma tampa articulada.
Um forro de material macio é colocado diretamente na frente da malha; ele retarda o ovo para que ele não quebre ao atingir o lado da malha de metal.
O bloco em várias seções é montado usando o método de moldura. Primeiramente, derrubam uma moldura de quatro vigas longitudinais com seção transversal de 50x50 mm e 15 peças de travessas de uma ripa de 50x20 mm.Além disso, as ripas frontais (dianteiras) devem ser 40 mm mais compridas que as traseiras, para que o piso dentro do ninho seja inclinado.
O resultado é uma estrutura que lembra uma prateleira de mezanino, porém mais maciça. O piso e as divisórias são costurados dentro do bloco. Este é um pré-requisito para todos os projetos.
A seguir, são enfiados pedaços de madeira de 20 cm nos postes verticais frontais da parte inferior, que resulta numa espécie de cornija sobre a qual é puxada e fixada a malha do receptáculo dos ovos. Uma faixa adicional deve ser colocada ao longo da borda superior da cornija. É necessário para que a galinha possa entrar com segurança no local.
Ninho de chão reverso
A maioria dos esquemas de piso inclinado tem uma desvantagem. Os ovos que saem movem-se na mesma direção da galinha que sai do ninho. Ou seja, se o pássaro não for grande, ele poderá ter tempo de se virar e pisar no ovo antes que ele caia na rede.
Portanto, para frangos jovens é melhor fazer estruturas com inclinação reversa do piso, não para frente, mas para trás, em direção à parede traseira da caixa.
Com recipiente para ovos e fundo duplo
Muitos proprietários de galinheiros fazem blocos de ninho aprimorados para galinhas poedeiras com coleta automática de ovos e fundo removível. Na verdade, todas as estruturas de blocos têm uma falha grave. Com ninhos construídos desta forma, é muito difícil remover excrementos e detritos deles, embora as galinhas poedeiras raramente ignorem os ninhos em blocos.
A própria bandeja para receber os ovos é forrada por dentro com um tecido macio, e na entrada é instalada uma “cortina” de filme cortada em pétalas. Tudo isso permite reduzir suavemente a velocidade de laminação dos ovos.
O ninho em si é bem maior, profundidade - 52 cm, largura da caixa - 62 cm, tem muito mais espaço, por isso as galinhas ficam mais confortáveis do que nos ninhos de bandeja tradicionais.
A peculiaridade deste esquema é o seu fundo duplo. O principal (parte superior) é feito de malha de aço niquelado, o fundo geralmente é feito de madeira, forrado com plástico. Se necessário, o fundo superior pode ser removido e os excrementos e detritos podem ser completamente limpos do fundo.
A única desvantagem desse ninho - estas são as suas dimensões. Só pode ser usado em galinheiros grandes com pelo menos duas dúzias de galinhas poedeiras.
Principal vantagem — um nível de conforto bastante elevado para as galinhas poedeiras. Quanto menos estresse as aves experimentam durante a postura dos ovos, menos doentes elas ficam e melhor ganham peso.
Com recipiente para ovos
Outra opção de ninho com retirada rápida do ovo para um recipiente especial. Hoje este é um dos melhores projetos de todos os designs conhecidos.
Duas paredes laterais são recortadas em formato retangular, medindo 40x50 cm.Usando parafusos auto-roscantes e uma chave de fenda, monte a gaveta e a mesinha de cabeceira, mas sem o fundo. O fundo deverá ser feito separadamente.
A caixa é montada de ponta a ponta, sem qualquer moldura adicional de ripas.
Cada um dos quatro triângulos será instalado com uma inclinação para o centro (em direção ao coletor de ovos).
O fundo é fixado dentro do ninho com parafusos comuns de carpintaria. Antes da fixação, o fundo deverá ser cuidadosamente nivelado para que fique na horizontal em relação às paredes.
Você pode usar uma gaveta de uma mesa de cabeceira antiga como recipiente ou fazer você mesmo uma caixa. No interior é necessário colar um material macio - enchimento de poliéster ou espuma de borracha. Os ovos caem de uma altura de 8 a 10 cm, por isso a superfície deve ser macia e absorver a queda o máximo possível.
Resta colar o copo no buraco, instalar o recipiente e fazer os testes. Segundo as estatísticas, apenas em um caso em 200 o ovo sofre pequenos danos.
Vantagens do soquete deste circuito:
- design simples;
- grande espaço interno, a galinha tem muito espaço livre, portanto a ave não corre risco de superaquecimento;
- entrada enorme, a galinha poedeira pode pular diretamente do chão do galinheiro;
- tamanhos compactos.
Além disso, neste projeto os ovos ficam protegidos de forma segura e escondidos em um recipiente. Se nas opções anteriores eles permaneceram na rede e puderam ser danificados, o armazenamento em contêineres os protege de forma confiável, mesmo contra pragas conhecidas, que muitas vezes entram no galinheiro à noite.
O pequeno peso e dimensões permitem guardar os ninhos na despensa, pode-se deixar alguns ninhos dentro do galinheiro, limpar o resto e guardá-los no celeiro para o inverno. Com o início da temporada no início da primavera, os ninhos são movidos e instalados no galinheiro e, com a chegada do verão, as caixas para galinhas poedeiras podem ser colocadas sob um dossel em local fresco e protegido da luz.
Design inferior giratório
Um dos desejos dos proprietários de galinheiros é automatizar o processo de limpeza do galinheiro. Por isso, estão sendo desenvolvidos todos os tipos de projetos em que os excrementos são retirados devido ao movimento e peso da galinha.
Um desses designs de ninho é mostrado no diagrama abaixo.
Segundo os autores, assim que a galinha entra, o piso abaixa e fica em pé. Depois que a ave sai da sala, o fundo deve subir, o ovo rolará para dentro do recipiente para ovos e os detritos e excrementos cairão automaticamente na tremonha para limpeza.
Resultados
Fazer ninhos confortáveis para galinhas poedeiras com as próprias mãos não é tão difícil, mesmo para um carpinteiro amador novato. Existem desenhos, o material também pode ser adquirido, basta cortar e montar corretamente as peças da estrutura.
Conte-nos sobre sua experiência na construção de locais para galinhas poedeiras.Qual deles, na sua opinião, teve mais sucesso? Compartilhe também o artigo nas redes sociais e marque-o como favorito.
Na minha aldeia, vi os ninhos de um residente de verão empilhados na entrada da sua dacha. As galinhas vivem e se alimentam em um galinheiro e põem ovos dentro de casa. O vizinho diz que demorou duas semanas para se acostumar, mas agora nada melhorou, vão continuar até o final do outono.
Todas essas coisas automáticas apenas assustam o pássaro. Isso é bom na teoria, mas um absurdo na prática. Minhas galinhas botam ovos apenas em caixas abertas, na cama e no chão.