A luz pisca quando o interruptor está desligado: causas e soluções

Dispositivos de iluminação economizadores de energia estão substituindo ativamente lâmpadas incandescentes antigas e inúteis, porque o efeito positivo das novas tecnologias é óbvio para todos os usuários.

No entanto, eles também possuem características próprias, por isso uma pessoa pode ficar intrigada com algum fenômeno incompreensível. Por exemplo, às vezes acontece que uma lâmpada pisca quando o interruptor está desligado. Mas é relativamente fácil lidar com isso se você descobrir a verdadeira causa do colapso.

Por que as luzes estão piscando?

As modernas tecnologias de iluminação permitem economizar dinheiro e são projetadas para operação a longo prazo. Ao mesmo tempo, os produtos de alta tecnologia possuem um design mais complexo.

Este é exatamente o caso lâmpadas economizadoras de energia. Como resultado, esse recurso às vezes leva ao seu funcionamento anormal. E tudo se complica pelo fato de o usuário, ao se deparar com algum mau funcionamento pela primeira vez, não saber o que fazer. Mas em muitos casos os problemas são resolvidos de forma rápida e simples.

Pelo menos no caso de cintilação, é esse o caso. E para entender por que uma lâmpada economizadora ou um grupo delas pisca periodicamente quando o interruptor está desligado, é bastante superficial familiarizar-se com os recursos individuais de design das fontes de luz modernas.

Então, você precisa saber que qualquer dispositivo desse tipo só pode operar em corrente contínua.E é fornecido com uma tensão de alimentação alternada que precisa ser convertida. A ponte de diodos é responsável por este procedimento, mas após realizar a operação desejada, obtém-se uma corrente com a tensão necessária, mas com alta ondulação.

Projeto da lâmpada
O design das lâmpadas modernas é bastante complexo, o que, juntamente com poupanças significativas, pode apresentar várias surpresas desagradáveis ​​​​na forma de funcionamento anormal.

Para suavizar as flutuações existentes nos dispositivos de economia de energia, é usado um capacitor de filtro. Durante a passagem a corrente atinge as condições exigidas e é fornecida ao circuito de partida da lâmpada. Depois disso, a lâmpada usada acende. Isso acontece quando toda a cadeia está funcionando corretamente.

Mas piscar quando a chave está na posição desligada indica que ocorreu algum tipo de falha. E a razão para isso é o acúmulo de eletricidade por um capacitor de filtro projetado para suavizar os pulsos.

O fato é que toda a eletricidade acumulada, ao atingir determinado nível, é fornecida ao circuito de partida do dispositivo de iluminação. Em seguida, ocorre o fechamento normal do contato e a tensão de alimentação força a lâmpada a acender.

Mas como a carga de energia no capacitor do filtro é pequena, ela é consumida instantaneamente e o brilho cessa. Como resultado desse processo, ocorre o piscar.

E então começa um novo ciclo de acumulação de energia com o seu fornecimento ao circuito de partida e isso pode continuar indefinidamente, ou melhor, até que a lâmpada economizadora quebre ou o problema seja eliminado.

Interruptor iluminado
Freqüentemente, a fonte de problemas com lâmpadas piscantes são interruptores equipados com luz de fundo ou, mais precisamente, luminárias de néon ou LED embutidas neles.

Além disso, o motivo descrito é o único possível. Ou seja, pode-se afirmar de forma inequívoca que o piscar ocorre apenas devido ao acúmulo de pequenas quantidades de corrente elétrica pelo capacitor do filtro. Agora você precisa descobrir de onde vem quando a chave está na posição desligada.

Razões para o acúmulo de corrente em um capacitor

Apesar do acúmulo de eletricidade no capacitor do filtro, na maioria dos casos ele permanece operacional. E a própria presença de corrente indica simplesmente um problema.

Sua origem pode ser por 3 motivos:

  1. Lâmpadas de retroiluminação localizadas no switch.
  2. Presença de correntes de fuga.
  3. A vida esgotada da própria lâmpada e de seus elementos individuais. Por exemplo, o starter de uma lâmpada fluorescente economizadora de energia.

Para resolver o problema rapidamente e com baixo custo, você deve examinar mais de perto as causas da cintilação/piscar.

Razão #1 – trocar as lâmpadas de retroiluminação

A indústria tenta aumentar a competitividade dos seus produtos, tornando-os mais funcionais e convenientes.

Para isso, muitos interruptores são equipados com lâmpadas retroiluminadas, que ajudam as pessoas a encontrar facilmente sua localização no escuro. Mas a maneira como eles estão conectados ao circuito geralmente permite que a corrente flua para o capacitor do filtro, o que fará com que ele pisque.

Capacitor de filtro
A foto mostra capacitores de filtro. Eles são capazes de acumular uma certa quantidade de corrente e fornecê-la ao circuito de partida da lâmpada

Isso acontece devido ao fato da lâmpada de retroiluminação ser instalada paralelamente ao próprio switch. Isso é feito para que este elemento possa sempre cumprir suas funções.

Mas quando os contatos do interruptor estão abertos, toda a corrente elétrica disponível flui para a luz de fundo.E então uma pequena quantidade cai sobre a lâmpada economizadora de energia, o que leva ao funcionamento anormal do capacitor do filtro. Esse fenômeno é tão comum que se tornou a principal causa do piscar.

Resistência adicional
Usar uma lâmpada incandescente de qualquer potência ou resistência adicional no circuito são maneiras simples de solucionar o problema. A foto mostra a última opção

É fácil combater esta causa e existem vários métodos simples entre os quais uma pessoa pode escolher o mais adequado.

Método 1. Substituindo o interruptor por um produto sem luz de fundo. Não é caro e o problema pode ser resolvido rapidamente.

Método #2. Desconecte os fios da luz de fundo - ou seja, basta interromper o circuito de alimentação cortando os fios necessários. Qualquer especialista ou o próprio usuário pode fazer isso em poucos minutos se tiver as habilidades adequadas. Esta solução é considerada a mais barata, mas terá que sacrificar a iluminação.

Método #3. Adicione uma lâmpada incandescente - neste caso, toda a corrente da lâmpada de retroiluminação será gasta no aquecimento do seu filamento. E como o fornecimento de eletricidade é pequeno, isso não levará a nenhum resultado, mas o capacitor do filtro não piscará.

A vantagem desta opção é que a retroiluminação pode ser preservada e o custo de eliminação será mínimo. Mas as propriedades estéticas deste método são questionáveis, uma vez que lâmpada incandescente é problemático disfarçá-lo em qualquer lustre.

Método #4. Adicione uma resistência de baixa potência ao circuito - esta solução para resolver o problema é semelhante à anterior. Ou seja, o elemento adicional consumirá toda a alimentação de corrente, por isso não se acumulará no capacitor do filtro.

A potência de resistência recomendada é de 2 W, enquanto a classificação deve estar dentro de 50 kOhm. Esta opção é a menos popular.

Método #4. Conecte a lâmpada de retroiluminação à fiação separadamente do trocar. Assim, é possível salvar o LED. Mas funcionará constantemente, ou seja, mesmo na posição ligada do interruptor, embora os custos sejam insignificantes.

Alternar sem luz de fundo
Se você usar um interruptor sem luz de fundo, será menos conveniente, mas a pessoa reduzirá significativamente a probabilidade de piscar ou piscar

Apesar da sua simplicidade, a viabilidade desta opção é questionável, mesmo por razões de segurança, é melhor para uma pessoa sobreviver com qualquer um dos métodos anteriores.

Como o caso descrito é a causa mais comum de entrada de eletricidade no capacitor do filtro e, conseqüentemente, lâmpadas economizadoras de energia piscando, então você precisa começar a procurar o problema com ele.

Também pode ser útil saber que os interruptores modernos usam dois tipos de lâmpadas de retroiluminação: néon e LED. E na maioria das vezes é o primeiro tipo de iluminação que leva ao funcionamento anormal.

Razão #2 – presença de correntes de fuga

Freqüentemente, a fiação ou outros elementos do circuito estão em más condições. O que pode levar à formação das chamadas correntes de fuga.

Ou seja, apesar da chave estar desligada, a eletricidade pode ser novamente fornecida ao capacitor do filtro. Como resultado, a lâmpada economizadora de energia pisca/pisca.

Danos na fiação
Danos à fiação estão longe de ser os mais comuns, mas são um dos motivos mais desagradáveis ​​​​para o estado de intermitência das lâmpadas economizadoras de energia

Tais casos são menos comuns do que trabalhos anormais lâmpadas de retroiluminação, mas esta opção pode ser muito mais perigosa. Pois apenas motivos graves podem levar ao aparecimento de pontos de vazamento.

Isso inclui o seguinte:

  1. Danos no isolamento.
  2. Instalação elétrica incorreta.
  3. Conexão ruim.

Qualquer dano ao isolamento pode ocorrer se forem utilizados fios ou outros elementos de circuito de baixa qualidade. E também o esgotamento dos recursos pode levar a estas consequências. Ou seja, o isolamento é muitas vezes destruído devido à sua idade “venerável”.

A fiação incorreta também costuma levar ao fato de que, quando o circuito é interrompido por um interruptor, a corrente ainda fluirá para a lâmpada. Isso acontece quando as regras para a execução do trabalho são gravemente violadas.

Como resultado, a chave quebra o chamado zero, mas a fase que não é necessária neste caso. Você mesmo pode identificar tal descuido usando um indicador de tensão, que pode ser substituído com sucesso por uma pinça elétrica.

Substituindo a fiação
Às vezes, o piscar só pode ser eliminado com a substituição da fiação, o que é caro, mas é um procedimento necessário - caso contrário, existe a possibilidade de perdas financeiras mais graves e também uma ameaça à saúde humana

A má instalação elétrica também leva frequentemente a correntes de fuga. Isso pode acontecer por vários motivos. Isso inclui má conexão dos núcleos dos fios ou conexão incorreta a outros elementos do circuito. Por exemplo, mau contato entre os fios e o conector da chave.

O proprietário das instalações precisa compreender que a fiação inadequada representa um perigo para a saúde e a vida de todas as pessoas que nela se encontram.Isto é especialmente verdadeiro para situações em que o antigo e ineficiente sistema soviético TN-C é usado como aterramento. Portanto, imediatamente após a identificação de quaisquer deficiências, elas devem ser eliminadas imediatamente.

Razão #3 – vida útil esgotada da lâmpada

Todos os tipos de dispositivos de iluminação modernos possuem um recurso enorme, mas um dia também se esgotará. Portanto, esse motivo do piscar da lâmpada também deve ser lembrado, pois não é incomum.

E a probabilidade de tal problema torna-se especialmente alta quando a lâmpada economizadora de energia funciona há vários anos. Além disso, não se deve surpreender que o fabricante tenha prometido uma vida útil de 10 anos ou mais, mas o mau funcionamento apareceu antes.

Instalação do switch
É importante lembrar que não se deve economizar muito na qualidade dos componentes e na própria instalação elétrica. Uma vez que isto muitas vezes resulta em perdas financeiras adicionais e significativas

Existem muitas razões objectivas para o esgotamento precoce dos recursos. Por exemplo, podem ser surtos de tensão, temperaturas baixas ou altas e outras condições não ideais. A propósito, piscar também leva à falha prematura de qualquer dispositivo de iluminação.

Na maioria das vezes, a causa da oscilação de lâmpadas fluorescentes economizadoras de energia com vida útil expirada é um defeito iniciante. Nesse caso, você pode sair da situação simplesmente substituindo o elemento especificado, principalmente por ser barato.

Vale lembrar também que o comprador pode receber uma luminária de baixa qualidade. Para evitar isso, é necessário adquirir produtos de fabricantes mundialmente famosos.

Por exemplo, estes são PhilipsOSRAM e vários outros.Seus produtos são mais caros que os de fabricantes nacionais ou de outros fabricantes, inclusive chineses, mas os defeitos são extremamente raros e as características de desempenho correspondem às declaradas.

Pesquisa independente da causa do mau funcionamento

Se uma lâmpada economizadora usada em uma lâmpada ou outro produto começar a piscar, você precisará começar a resolver o problema imediatamente. Já que cada dispositivo de iluminação possui limitações de recursos em termos de número de partidas.

Ou seja, cada um desses ciclos reduz o tempo de operação e, se forem repetidos com frequência, em apenas alguns dias a vida útil será reduzida em muitos meses, ou até anos. Além disso, conforme mencionado acima, se a fiação estiver com defeito, pode haver uma ameaça à saúde do proprietário da casa, de seus familiares e amigos, o que não deveria ser permitido.

Solução de problemas
A resolução de avarias só deve ser efectuada por um técnico qualificado, utilizando uma ferramenta especial respeitando todas as medidas de segurança previstas nos documentos regulamentares.

O procedimento de solução de problemas deve começar com os métodos mais simples e que não exigem custos. E se não derem resultados, passe para outros mais complexos.

Portanto, em primeiro lugar, é necessário verificar o funcionamento da própria lâmpada. Por que pode ser transferido para outro local, testado com vizinhos e conhecidos. Se continuar piscando, basta substituir a luminária.

Quando, após a instalação da lâmpada em um novo local, o mau funcionamento não aparecer, ela deverá ser substituída. trocar. Para não desperdiçar dinheiro, você pode retirá-lo de outro local para teste e, de preferência, sem retroiluminação. Quando o motivo for identificado, você deve simplesmente comprar e instale um novo switch.

Se isso não produzir resultados, o proprietário das instalações deve procurar algum problema na fiação. Mas ao realizar qualquer trabalho elétrico, é importante lembrar que tudo isso é potencialmente perigoso. Portanto, é necessário seguir medidas para prevenir e evitar situações de risco, ter habilidades suficientes e possuir as ferramentas adequadas.

As informações ajudarão você a descobrir o motivo pelo qual os LEDs brilham após serem desconectados da fonte de alimentação. próximo artigo, que examina todas as possíveis ocorrências de tais situações, bem como formas de eliminá-las e preveni-las.

Conclusões e vídeo útil sobre o tema

No primeiro vídeo você pode ver como a lâmpada pisca e obter informações adicionais sobre o que fazer:

O vídeo a seguir descreve uma das maneiras de resolver o problema, ou seja, substituir o capacitor do filtro:

Vídeo sobre erros de conexão do switch que podem fazer com que as lâmpadas pisquem:

Compreender os motivos do piscar de uma lâmpada quando o circuito de alimentação está aberto é relativamente simples. Para fazer isso, uma pessoa deve ter uma quantidade moderada de conhecimentos e habilidades especiais. Mas é preciso procurar prontamente o problema, bem como eliminar as deficiências identificadas.

Uma vez que quase qualquer mau funcionamento pode ser potencialmente perigoso para as pessoas. Além disso, a eliminação prematura leva a perdas financeiras adicionais.

Por favor, escreva comentários no bloco abaixo, tire dúvidas, poste fotos sobre o tema do artigo. Conte-nos como você determinou o motivo da lâmpada piscar. Descreva como você resolveu o problema.

Comentários dos visitantes
  1. Natália

    Também encontrei o problema de uma lâmpada piscando quando o interruptor estava no modo de inatividade e os motivos eram duas vezes diferentes. A chave foi substituída uma vez e antes disso a fiação antiga foi trocada. Mas estes são casos isolados, e na maioria das vezes o motivo da oscilação da lâmpada foi o esgotamento de seus recursos. O lugar mais rápido para uma lâmpada falhar é no banheiro. Veja como aumentar a vida útil?

    • Alexandre

      Se as lâmpadas queimarem no mesmo local, então esse é um motivo para pensar na saúde da rede de iluminação deste cômodo, no seu caso o banheiro. O motivo pode ser, por exemplo, mau contato na tomada ou no fio de alimentação. Isso faz com que a tensão aumente e a lâmpada queime mais rapidamente. Você precisa verificar e alterar se necessário. Você também pode prolongar a vida útil de uma lâmpada incandescente conectando-a através de um diodo.

    • Especialista
      Amir Gumarov
      Especialista

      No banheiro, Natalya, costumam usar lâmpadas lacradas que protegem o “enchimento” da luminária da umidade. A violação da dissipação de calor leva ao superaquecimento das lâmpadas e elas queimam com mais frequência do que as lâmpadas em outras salas onde são usadas lâmpadas abertas. E mais uma coisa: a frequência de queima da lâmpada está relacionada ao número de ciclos liga/desliga. As lâmpadas incandescentes são mais duráveis ​​​​aqui. Mude e veja o resultado.

Adicione um comentário

Aquecimento

Ventilação

Elétrica