Drenagem de água em casa particular: métodos de projeto, diagramas + principais etapas de construção

Um sistema de drenagem devidamente planejado e equipado em uma casa particular garante uma vida confortável aos proprietários e garante uma longa vida útil do edifício. Afinal, uma casa moderna não é apenas uma estrutura, mas um complexo de sistemas interligados.

É possível imaginar moradias assim sem água encanada e esgoto? Não. Para tanto, inicialmente é desenvolvido um projeto de drenagem com um layout dos componentes principais. Vamos descobrir juntos como é feito o trabalho de cálculo e a instalação.

Elementos de design padrão

O princípio geral de criação de um sistema de drenagem baseia-se na recepção, transporte, tratamento de águas residuais e sua retirada do local ou acumulação. Vários elementos são usados ​​para construir a estrutura. E cada elo da cadeia desempenha sua própria função.

Receptor para drenos

Refere-se a qualquer abertura que seja utilizada para organizar a recepção e redirecionamento de águas residuais na direção certa. Exemplos: pias, vasos sanitários, escotilhas de drenagem, funis de telhado, grades, ralos.

Esses dispositivos são feitos de materiais duráveis ​​​​à prova d'água e quimicamente resistentes a águas residuais - ferro fundido, cerâmica, chapa de aço, metais não ferrosos, plásticos especiais.

A principal tarefa de tais dispositivos é receber e descarregar líquidos nas calhas.

Dispositivo de descarga
Todos os receptores utilizados para necessidades domésticas devem estar equipados com sistema de descarga da rede de abastecimento de água - tanque de descarga ou torneira

Calhas e canos de esgoto

Eles recebem águas residuais de receptores. A função deste link é mover o conteúdo para um poço ou instalação de tratamento.

Canos e calhas são feitos de materiais diferentes. O cimento-amianto é adequado para esgoto interno, desde que não haja risco de danos mecânicos.

Tubos de plástico para drenagem
Os tubos de plástico estão se tornando cada vez mais populares na disposição de sistemas de drenagem: são resistentes às mudanças de temperatura, encaixam-se facilmente e não oxidam.

Metal e cerâmica também são usados. A saída do lavatório, pia ou banheira pode ser feita com tubos não galvanizados. O método de colocação dos elementos é acima do solo e subterrâneo.

Leia sobre como escolher tubos para organizar esgoto externo em este material.

Tanque para sedimentação ou limpeza

Para prosseguir para a etapa de descarga, o efluente proveniente das calhas ou tubulações entra em “filtros”. Os recipientes de armazenamento são feitos de plástico, concreto ou metal.

Tanques de armazenamento de plástico no sistema de drenagem
As unidades de plástico são fáceis de instalar e fáceis de usar. Eles são selados - você não precisa se preocupar com a saída de águas residuais deste tanque

Se você escolher plástico, incluir no esquema a criação de uma fossa especial ou invólucro metálico para que as paredes do recipiente não se deformem sob a pressão das massas terrestres.

Concreto as unidades são adequadas para organizar um sistema de drenagem ou águas pluviais, mas não são tão duráveis ​​​​quanto o PVC.

Metal os tanques devem ser protegidos com tintas e esmaltes. A principal desvantagem é o peso, por isso necessitam de ajuda externa durante a instalação.

Com base no seu princípio de funcionamento, os drives são divididos em:

Nos tanques, o líquido é purificado, convertido em líquido técnico e pode ser utilizado para regar um terreno pessoal e outras necessidades domésticas.

Descarga de água purificada

A escolha do ponto final de descarte de esgoto depende da qualidade da estação de tratamento. Se equipar uma estação no local com tratamento mecânico e biológico de águas residuais, o líquido resultante pode ser descarregado no terreno. A melhor solução para esquemas autônomos é uma fossa séptica de três câmaras.

Fossa séptica de três câmaras para limpeza
Representação esquemática de uma fossa séptica de três câmaras. Para melhorar a filtração, filtros de escova ou malha e aterro de cal podem ser adicionados a essa estação.

A primeira câmara é um tanque de decantação com bactérias anaeróbias, onde se depositam frações grandes e pesadas. No segundo recipiente funciona um compressor que ativa a atividade vital dos microrganismos aeróbicos. No terceiro compartimento, o líquido é finalmente purificado.

Existem três opções para descarte de resíduos:

  • rio ou solo - eficaz, mas pode causar poluição ambiental;
  • infiltrador — nele, o líquido residual é posteriormente purificado pelo solo e removido pelas águas subterrâneas;
  • dispositivo de armazenamento — não prevê a eliminação da água.

O sistema de drenagem geral de uma casa é dividido em interno e externo. A primeira inclui comunicações dentro de casa: de pias, vasos sanitários e banheiras, o líquido passa por canos até um ponto.E é trazido para a estrutura externa até o poço.

Esquema de drenagem externa
Representação esquemática de um sistema de esgoto externo. O projeto externo pode incluir sistemas de drenagem, tanques de águas pluviais e poços coletores

Além do sistema de drenagem domiciliar, também é necessário equipar um sistema de drenagem pluvial para que as águas atmosféricas do telhado sejam descarregadas para a superfície da terra ou para uma rede externa de esgotos.

Opções e esquemas de arranjo

O esquema pode ser qualquer coisa, o principal é que ele lide com eficácia com o descarte de águas residuais e não provoque transbordamento de tubulações. Um sistema de alta qualidade envolve sempre um projeto de construção simples e compreensível e riscos mínimos durante a operação.

Ao escolher um esquema, vários fatores devem ser levados em consideração:

  1. Localização da casa no local - o sistema de drenagem deve ficar abaixo declive e termina perto da estrada.
  2. Recursos de paisagem - plano, baixo, declive.
  3. Tipo de solo — arenoso ou argiloso (qualquer sistema pode ser equipado com areia, mas o barro, incluindo as suas variedades, tem características próprias).
  4. Número de moradores e área da casa - este fator afeta o volume dos recipientes e os diâmetros dos tubos.
  5. Profundidade de congelamento do solo e localização das águas subterrâneas - importante para o cálculo da profundidade de assentamento e a necessidade de utilização de isolamento.

Todos esses parâmetros juntos alteram o esquema de drenagem, mas o princípio geral e os elementos obrigatórios são preservados.

A única coisa que permanece constante é que o vaso sanitário está sempre conectado a um espelho vertical separado para evitar a propagação de odores desagradáveis ​​pelo ambiente.

Fossa séptica para sistema autônomo

Se a casa estiver localizada longe da rede de esgoto centralizada, é necessária uma rede de drenagem autônoma com fossa séptica ou fossa. A última opção é adequada se a casa não for utilizada para residência permanente.

A fossa assoreou
A fossa assore rapidamente, despejando imediatamente todas as águas residuais no solo, o que corre o risco de entrada de líquido não tratado no aquífero. E também com o tempo, a fossa exige limpeza cada vez mais frequente

Na maioria dos casos, é aconselhável instalar uma fossa séptica. Seu formato é selecionado em função das características do solo do local. O projeto mais simples de dois poços pode ser montado para solos arenosos com excelente drenagem natural.

O poço mais próximo da casa fica cego. O fundo é concretado ou adquirido um fundo pronto. A tarefa deste elemento é dissolver grandes frações das águas residuais recebidas e purificá-las tanto quanto possível. O poço mais externo é feito sem fundo, mas com campo de drenagem.

A fossa séptica mais simples
A regra geral é que o primeiro poço receptor seja instalado a uma distância de 5 a 8 m do ponto de saída das águas residuais da casa, mas também não muito longe da estrada, para que seja possível utilizar comodamente os serviços de esgoto. caminhão

Em uma área argilosa, deve-se levar em consideração também o volume de água que não é absorvido imediatamente após a precipitação, mas permanece ou se movimenta ao longo do terreno.

A fossa séptica não é instalada em várzea, mas sim em parte plana ou morro. Todos os poços são fechados. A borrifação ao redor deles é feita com areia.

Fossa séptica para solo argiloso
A fossa séptica está localizada em área plana, mantendo uma distância de pelo menos 5 m da casa, sendo aconselhável organizar uma área cega escondida em todo o perímetro (ponto) de localização dos poços

Se o local for em declive de estrada e estiver prevista a construção de balneário mais abaixo na encosta, onde colocar a fossa séptica? Se você colocar perto da estrada, como retirar o conteúdo do esgoto do balneário, que ficará localizado abaixo da fossa séptica?

Neste caso, o esquema ideal seria com duas fossas sépticas diferentes para o balneário e para a casa.

O volume de uma fossa séptica pode ser calculado de acordo com os padrões de construção. Normalmente, uma família de 4 pessoas precisa de um segundo poço de 3-4 m3 sujeito ao uso contínuo do sistema. O primeiro é um pouco maior em volume.

Leia mais sobre a instalação de fossa séptica no local Avançar.

Fossa séptica com contra-inclinação
Uma variante do projeto incorreto é que a tubulação de esgoto deve ser colocada com uma inclinação em direção à fossa séptica, para que as águas residuais fluam por gravidade para a fossa. É melhor evitar contraclones em circuitos, bem como o uso de bombas e outros dispositivos

Arranjo de drenagem no local

Antes de iniciar a construção, é necessário fazer um layout vertical do terreno. Isso criará e melhorará as condições para drenagem ou remoção de água da fundação. O próprio sistema é baseado na compreensão da finalidade de partes individuais da drenagem.

Dependendo da finalidade, a drenagem pode ser de vários tipos:

  • interromper o fluxo de água para o território;
  • remoção parcial de escoamento ou fluxos superficiais;
  • derreter água;
  • térreo;
  • sistema de esgoto individual.

Diferentes finalidades também exigem diferentes abordagens para soluções técnicas. O segundo ponto são as condições de operação. Há drenagem de áreas difíceis, que possui características próprias.

São áreas argilosas em várzea ou encosta, com elevado nível de água subterrânea (sazonal, permanente).Neste último caso, se a quinta possuir garagem subterrânea ou cave, faz sentido equipar um sistema de drenagem profundo.

Sistema de drenagem profunda
Opções para os tipos mais populares de tubos de drenagem. Eles diferem no número de camadas e na sua composição. Diferentes tubos de drenagem são projetados para diferentes tipos de solo

Para áreas em declive, é fornecido um sistema de bandejas perpendiculares à encosta ou uma vala de drenagem ao longo de sua borda mais alta. Em áreas baixas, você pode cavar um lago para descartar o excesso de água.

Projeto e características de instalação de bueiros

O projeto de drenagem pluvial inclui todos os mesmos elementos padrão: entradas de chuva, tubulações e calhas, poços de inspeção, filtros ou coletores de areia. Se a instalação subterrânea for pretendida, serão utilizados tubos.

A instalação acima do solo envolve a criação de valas superficiais e a instalação de calhas de plástico, concreto ou amianto. O segundo método - aberto - é mais barato, menos trabalhoso, mais fácil de operar e mais fácil de reparar.

Existem dois tipos de drenos pluviais: apontar E linear. Para entradas pontuais de águas pluviais, fica localizado sob a calha da rede interna ou dreno externo. A seguir, todos os elementos estruturais são montados em uma única rede.

Sistema de drenagem pontual
Opção de drenagem da cobertura. Para evitar que detritos entrem no ralo pluvial, a entrada de chuva é equipada com uma grade ou coletor de areia.

Os circuitos lineares são constituídos por tubos enterrados no solo ou canais. A água é coletada e movimentada através de bandejas equipadas com grades ou coletores de areia ao longo de toda a cadeia.

A escolha de um ou outro esquema de drenagem pluvial é influenciada pelas diferenças de projeto do território e pelo grau de cobertura. A região onde está sendo construída a construção das casas também é importante.

Sistema de drenagem linear
A principal diferença entre um dreno pluvial linear e um dreno pontual é a capacidade de coletar o escoamento não apenas do telhado, mas também de todo o local

O tipo e a profundidade da instalação do dreno pluvial geralmente são aprendidos com vizinhos ou construtoras que trabalham em uma determinada área.

Para a maioria das regiões do nosso estado, basta aprofundar tubos ou bandejas até 50 cm no solo, em alguns casos - até 70 cm.

Não faz sentido ir muito fundo ao instalar coletores e poços de inspeção abaixo do ponto de congelamento. É mais vantajoso colocá-los mais alto, colocando uma camada de materiais isolantes térmicos (geotêxteis, brita).

Bandejas de drenagem pluvial de concreto
É muito mais fácil trabalhar com bandejas rasas (mover, nivelar) do que com bandejas profundas. É mais fácil mantê-los limpos mais tarde.

Bandejas de concreto mais grades de ferro fundido - esta combinação é considerada um “par ideal” em termos de confiabilidade e durabilidade.

É especialmente relevante se um carro estiver planejado para se mover ao longo de parte do bueiro. Essas bandejas são instaladas ao longo da borda da área cega, grupo de entrada. Neste último caso, a instalação no centro é possível se a inclinação do local permitir.

Instalação de drenagem do telhado

As calhas de drenagem são instaladas ao longo da borda do telhado de forma que suas bordas fiquem pelo menos 3 cm abaixo do plano da cobertura, o que evitará que a calha caia no inverno, quando massas de neve fluem do telhado para ela.

Instalação de drenagem do telhado
Representação esquemática dos elementos de instalação na instalação de ralos no telhado. As saliências dos beirais são equipadas com gotejadores ou cunhas - servem como guias para ralos

Em seguida vem a montagem e instalação dos canos de esgoto, que são descarregados em bandejas preparadas. As conexões são feitas por meio de funis e entradas de águas pluviais.

Também recomendamos a leitura de nosso artigo sobre como instalar drenagem pluvial em seu site. Mais detalhes - acesse link.

Etapas de organização de um sistema de drenagem

Depois de selecionado o esquema mais adequado, são feitos cálculos do diâmetro dos tubos e da inclinação ideal para cada seção da corrente. A seguir, todo o sistema é montado conforme planejado.

Etapa #1 - cálculo do diâmetro do tubo

Para determinar os diâmetros das tubulações, é necessário calcular a vazão de esgoto que passará por essa rede.

Primeiro, vamos descobrir qual é a norma de consumo de água por dia. É diferente e depende de onde você mora. Em uma cidade pequena, um adulto consome cerca de 200 litros, e em uma metrópole - cerca de 700 litros.

Tabela de cálculo de fluxo de águas residuais
Tabela de consumo padrão de água para diversos dispositivos e diâmetro de tubo recomendado. Para calcular corretamente o consumo, você precisa usar GOSTs e SNiPs

O diâmetro dos tubos também é selecionado para um receptor específico. Se for um banheiro, isso significa uma grande quantidade de resíduos, então você precisa de um tubo com diâmetro de pelo menos 85 mm. Tubos com diâmetro de 32 mm são geralmente conectados a lavatórios, máquinas de lavar e lava-louças.

Etapa #2 - determinação da inclinação para assentamento

As águas residuais fluem por gravidade, portanto é necessária uma inclinação. Com sua ajuda, o fluxo se move na velocidade necessária. O ponto final é a parte inferior da bacia de drenagem.

A inclinação máxima permitida para tubulações horizontais é de 15 cm por metro de tubulação colocada. Mas é absolutamente impossível fazer tal inclinação ao longo de todo o comprimento.

Tabela para cálculo de inclinação
O grau de inclinação da tubulação de esgoto depende do diâmetro dos tubos, do material de que são feitos e do grau de enchimento

Se o terreno for favorável, a inclinação é natural e próxima da inclinação da superfície terrestre. Se houver bacias hidrográficas na rede, houver transferência de águas residuais de baixo para cima, ou a profundidade total for maior que o permitido, é necessário um dispositivo de bombeamento.

Etapa #3 - instalação do pipeline

Um tubo com o diâmetro necessário é conectado a cada receptor. É permitido colocar tubos externamente, é menos trabalhoso, mas não ergonômico. Mais frequentemente, as comunicações são costuradas nas paredes, para as quais são feitas valas nas superfícies.

Conexão de canos de esgoto
Os tubos são conectados entre si por meio de acoplamentos especiais, anéis de borracha, soldagem, colagem

De acordo com as especificações, devem ser instaladas válvulas de corte em cada saída. As roscas são cortadas em tubos de metal e um acoplamento é instalado em tubos de plástico.

Todas as ramificações estão conectadas em um circuito fechado. Aqui é necessário garantir a impossibilidade de redirecionar os fluxos de fluidos.

Diagrama de fiação interna
Diagrama esquemático da disposição do sistema interno de abastecimento de água e esgoto. Esta fiação interna mostra um par - um sistema de abastecimento de água (a) e um sistema de drenagem (b)

Depois de colocar esgoto interno é criada uma externa: são cavadas valas e uma fossa para limpeza. A seguir, as paredes das valas são reforçadas e, se necessário, isoladas com tecidos ou revestimento de argila ou concreto. Depois disso, os tubos são colocados neles.

Agora você precisa conectar os externos às torneiras externas. Cada junta deve ser selada e testada quanto à resistência.

Na última etapa, é instalada uma estação de tratamento e a ela são conectados drenos, que servem como receptores para drenagem da cobertura, instalações de drenagem e tubulações internas de esgoto. Recomenda-se equipar escotilhas especiais nos pontos de ancoragem para permitir o reparo imediato de avarias.

Dicas úteis para arranjo

Se houver necessidade de girar o tubo 90 graus, é melhor organizar duas curvas de 45 graus, o que reduzirá a nitidez da curva e criará resistência mínima na rede.

Bueiro ao girar o tubo
Se for alcançada uma rotação de 90 graus ou mais, um bueiro é instalado na junção. Suaviza o ângulo de viragem e evita entupimentos

É impossível organizar a drenagem do telhado até a área cega. Isso levará ao encharcamento do solo ao redor do edifício e à perda de sua capacidade de suporte.

O sistema de drenagem de águas superficiais e a drenagem da fundação não devem ser combinados. Seu trabalho conjunto é perigoso porque a água da chuva entra na drenagem e inunda a fundação.

Não se esqueça de adicionar torneiras ao sistema que impedirão o redirecionamento do fluxo em situações de emergência ou durante reparos.

Conclusões e vídeo útil sobre o tema

Como fazer um layout vertical de uma área plana.

É apresentado um diagrama da drenagem do local, desde a criação de valas e escavação adequada até a colocação de tubulações e seu isolamento com brita.

Colocar um tubo de drenagem através da casa até a fossa séptica.

Desmontagem de tubulações para esgoto externo. Como diferem na cor, como escolher o diâmetro e calcular a inclinação, o que é um tubo de expansão:

Todo o processo de instalação de um sistema de drenagem superficial.

Ao escolher esquemas de drenagem Vale a pena dar preferência a designs simples que já se mostraram eficazes para uma determinada área. Existem muitas soluções, mas as opções adequadas para as regiões do Sul não são absolutamente viáveis ​​nas regiões do Norte.

Durante o processo de planejamento, é necessário levar em consideração a manutenibilidade futura do sistema, a disponibilidade total ou parcial dos elementos e a possibilidade de alteração da cadeia caso haja necessidade.

Você tem alguma dúvida, encontrou alguma deficiência ou deseja complementar nosso material com informações interessantes? Por favor, deixe seus comentários no bloco abaixo.

Comentários dos visitantes
  1. Kashin Sergei

    Se houver apenas um banheiro planejado em casa, nem tudo será tão difícil. O principal é cavar um buraco fundo para o tanque de armazenamento. E, claro, coloque anéis de concreto e uma tampa selada por cima. Desta forma, não entrará água e a sua viagem durará muito tempo. Mas você arruinará o prazer de usá-lo se jogar areia e quaisquer detritos na pia e no vaso sanitário. Assim, você pode facilmente entupir uma tubulação de esgoto. Temos invernos frios na Rússia, e um bloqueio formado nas profundezas do solo, em um tubo de plástico, pode destruí-lo por congelamento. Eles ainda são frágeis. Avise seu filho e sua esposa sobre isso. Consertar o sistema me custou muito.

  2. Marina

    E nós, como indicado aqui, fizemos dois poços interligados, para que quando reabastecido um transbordasse no outro. Eles simplesmente cometeram um erro e primeiro colocaram o tubo de transbordamento no lugar errado. Uma coluna de dois anéis de concreto foi cavada no solo, nada foi colocado, embora de acordo com as regras seja obrigatório o preenchimento com areia e cascalho. Foi mais fácil para nós, porque... Não há nada em casa, exceto um lavatório e uma máquina de lavar. Um sistema mais complexo com instalação de estação de esgoto precisará ser feito no próximo ano, pois... Estamos planejando fazer um banheiro e um chuveiro em casa.

  3. Nikita

    Olá.Diga-me, por favor, se esse sistema de drenagem for distribuído em 15 casas com um vaso sanitário, banheira e pia em cada uma, quanto vai custar? Pelo menos aproximadamente?

    • Especialista
      Nikolai Fedorenko
      Especialista

      A tarefa, claro, não é fácil, para ser sincero. Em primeiro lugar, é necessário calcular a fiação de cada banheiro de uma casa individual. E depois, tendo em conta o consumo e o escoamento de água, instalar um sistema de drenagem para 15 casas, que ficarão ligadas a uma única rede. Também é importante saber: você tem sistema de esgoto central ou fossa séptica? A segunda opção orçamentária será exatamente 20% mais cara.

      Fornecerei material que o ajudará a calcular o custo do esgoto para sua residência particular com 15 casas. De qualquer forma, será necessário um coletor no local onde será descarregada a água, que de lá irá para a rede central de esgoto. Caso contrário, o sistema simplesmente não conseguirá suportar a carga e ocorrerá estagnação.

      Então, você precisa calcular a fiação de uma casa, as demais são típicas, depois o consumo e a drenagem, e selecionar as tubulações com base nisso. Além disso, o comprimento da tubulação depende da distância das casas umas das outras e da descarga no esgoto central.

      Conhecendo o diâmetro, a metragem dos tubos, a quantidade de adaptadores e acessórios, você pode calcular um valor mais ou menos preciso do projeto. De imediato, pelo menos 2 mil dólares.

      Fotos anexadas:
Adicione um comentário

Aquecimento

Ventilação

Elétrica