Reparação de caldeiras a gás Ferroli: como localizar e corrigir erro no funcionamento da unidade conforme código
A base dos sistemas de aquecimento autônomos é geralmente uma unidade de gás confiável de um fornecedor responsável.Mas mesmo os produtos de empresas altamente avaliadas em termos da qualidade dos equipamentos que produzem apresentam problemas. Às vezes é necessário consertar caldeiras a gás Ferroli, não só os trabalhadores do gás, mas também os próprios proprietários podem cuidar disso.
Os dispositivos desta marca não diferem muito entre si em termos de princípio de funcionamento. Portanto, os problemas que encontram são típicos. As formas de resolver os problemas que surgiram também são bem pesquisadas.
Diremos como identificar corretamente o mau funcionamento. Ajudaremos você a entender os problemas e decifrar corretamente o código de erro que aparece no display eletrônico da unidade. O cumprimento de nossas recomendações proporcionará aos artesãos domésticos um resultado positivo de seus esforços.
O conteúdo do artigo:
Indicações de falha em diferentes modelos
As caldeiras Ferroli estão equipadas com sistema de autodiagnóstico e, em caso de emergência, fornecem ao usuário um código de erro. Conhecendo o tipo de mau funcionamento, você poderá encontrar rapidamente a causa de sua ocorrência. Muitas avarias não requerem conhecimentos especiais para serem corrigidas.
O fabricante dividiu todos os problemas que surgem durante o funcionamento das caldeiras Ferroli em 2 categorias:
- Erros críticos que causam bloqueio completo. Indicado pela letra “A” antes do código. Caso ocorra tal avaria, é necessário resolver o problema e reiniciar a caldeira premindo a tecla “reset” ou “reset”.
- Problemas que causam desligamento temporário da caldeira ou de um de seus componentes. Indicado pela letra “F” antes do código. A automação aguarda a normalização da situação, após o que reiniciará a própria caldeira.
As informações do código de erro podem ser exibidas no LCD ou no controle remoto. Para modelos mais antigos, você pode descobrir o tipo de falha observando os indicadores.
Além disso, às vezes um código começando com a letra “D” aparece na tela. Trata-se de uma informação técnica que alerta o utilizador que a caldeira está a passar de um modo para outro.
Lista de erros em caldeiras a gás Ferroli
Abaixo está uma lista de falhas nas caldeiras a gás Ferroli, classificadas por código de erro crescente. Para cada problema são propostas formas de resolvê-lo, começando pelas mais fáceis.
Erro A01 – o queimador não acendeu. Um problema comum, pois os motivos para sua ocorrência são diversos:
- Falta de gás. É necessário verificar se todas as válvulas de corte estão abertas. Se o gás foi conectado recentemente, antes de ligar a caldeira é necessário sangrar o ar.
- Potência de ignição insuficiente. Este indicador deve ser ajustado de acordo com as instruções do manual do usuário.
- Mau funcionamento da válvula de gás. É possível que a fiação esteja conectada incorretamente ou haja algum defeito no cabo. Existe também a possibilidade de a própria válvula estar com defeito e, nesse caso, será necessário substituí-la.
- Problema com o eletrodo de ionização. É necessário verificar a folga nominal, que deve ser de cerca de 3 mm, certificar-se de que o cabo está em boas condições e, por fim, limpar esta parte da sujeira.
Se tudo mais falhar, o erro da placa de controle permanecerá. Embora este seja um evento improvável, uma vez que o autodiagnóstico é bom para identificar problemas com a eletrônica da caldeira.
Erro A02 – sinalizar a presença de chama quando o queimador estiver desligado. O problema mais provável é o vazamento de corrente do circuito do eletrodo de ionização. Você precisa verificar a fiação quanto a danos físicos e curtos-circuitos. A causa da avaria também pode ser um mau funcionamento da placa da caldeira.
Erro A03 – sobreaquecimento da caldeira. A fonte mais provável do problema é a má circulação do líquido refrigerante no circuito.
Na maioria das vezes isso acontece por três motivos:
- entupimento;
- leveza do sistema;
- mau funcionamento da bomba de circulação embutida.
Em qualquer um destes casos, será ouvido um funcionamento tenso da bomba. Se a água for bombeada normalmente, você poderá verificar o próprio sensor de temperatura e a fiação dele.
Erro F04 – o termostato de fumos funcionou. A alta temperatura de exaustão significa que o trocador de calor está sujo. Além disso, o sensor pode ser acionado quando ocorre um efeito de tombamento de corrente de ar.
Basicamente, o mau funcionamento ocorre devido a problemas com chaminé de uma caldeira a gás. Isso pode ser um erro de cálculo de projeto (pequeno diâmetro do tubo ou forte carga de vento na saída), ou um estreitamento da passagem devido à entrada de objetos estranhos ou ao acúmulo de uma camada de fuligem. Portanto, em primeiro lugar, é necessário verificar o caminho de exaustão da fumaça.
Você também precisa observar a configuração de temperatura do sensor. Deve corresponder ao modelo da caldeira. E, finalmente, o próprio sensor pode falhar. Neste caso, terá que ser substituído.
Erro F05 – mau funcionamento do ventilador. Dependendo do modelo, o mau funcionamento é determinado pelas leituras de carga do ventilador ou pela abertura dos contatos do pressostato.
Os seguintes nós precisam ser verificados:
- Chaminé. A passagem pode ser severamente estreitada devido a um erro de projeto, um objeto estranho ou um diafragma selecionado incorretamente. Neste caso, ocorrerá um estreitamento do fluxo de ar e o pressostato funcionará.
- Fã. Acontece que não arranca quando a ignição é ligada. Então você precisa verificar a fiação, os contatos ou o motor. O rolamento também pode falhar, fazendo com que o ventilador emita um zumbido e suas pás girem mais lentamente.
- Pressostato. Os contatos podem se soltar ou o próprio dispositivo pode quebrar.
Erro A06 – o fogo apaga-se imediatamente após a ignição.
Existem duas razões quase igualmente prováveis para o erro:
- Pressão insuficiente na linha de gás. É necessário verificar o equipamento de desligamento. Se estiver completamente aberto e a pressão for baixa, entre em contato com o fornecedor de gás.
- O valor mínimo de pressão para o fluxo de gás está definido muito baixo. Você precisa recalibrar.
Erro F07 – um dos parâmetros da placa eletrônica está configurado incorretamente. Se a própria automação não aguenta e a caldeira a gás Ferroli não arranca, é necessário entrar no menu e verificar as configurações.
Erro F08 – sobreaquecimento do permutador de calor da água de aquecimento (HW). Se a temperatura no circuito for igual ou superior a 100 °C durante 5 segundos, este facto será registado. Se repetido com frequência, ocorrerá o erro A03.A situação F08 não é exibida na tela e não interrompe o processo. No entanto, permanece no registro do evento.
Erro A09 – problema com a válvula de gás. A situação mais simples envolve uma falha de energia. Neste caso, é necessário verificar os contatos ou trocar os fios. Também é possível que haja uma ruptura ou curto-circuito no interior da válvula.
Erro F10 – mau funcionamento do sensor de temperatura no abastecimento de água ao circuito. Existem 3 cenários possíveis:
- Abrindo contatos. É necessário desconectar os conectores e conectá-los novamente com firmeza.
- Fio quebrado ou curto-circuito. Você precisa ligar o fio. Se o problema for confirmado, ele deverá ser substituído.
- Há uma ruptura dentro do próprio sensor NTC. Ele precisa ser removido e testado quanto à resistência.
Erro F11 – mau funcionamento do sensor de temperatura de abastecimento de água quente. As ações são as mesmas do erro F10. A principal diferença entre os eventos F10 e F11 é que caso haja algum problema com a AQS, a caldeira continuará a funcionar apenas em modo de aquecimento. E com o problema F10 a caldeira irá parar.
Erro F14 – mau funcionamento do sensor de temperatura na entrada de água do trocador de calor. A situação é semelhante ao código de falha F10.
Erro A16 – problema com a válvula de gás. Ocorre se a chama não se apagar dentro de 5 segundos após o comando para interromper o fornecimento de gás. Normalmente esta situação é causada por um problema elétrico na válvula, que exigirá substituição.
Erro F20 – o problema está relacionado com o controlo global da qualidade do processo de combustão. Neste caso a caldeira não para.
Esta é uma situação complexa, pois pode haver vários motivos para sua ocorrência:
- Mau funcionamento do sistema de remoção de fumaça. Você deve agir como para os erros F04 e F05.
- Mau funcionamento ou operação incorreta do eletrodo de ionização. É necessário verificar a folga nominal, que deve ser de cerca de 3 mm, certificar-se de que o cabo está em boas condições e, por fim, limpar esta parte da sujeira.
- Mau funcionamento da válvula de gás. Terá que ser substituído.
- Placa de controle com defeito. Substituição.
Erro A21 – se a situação F20 ocorrer 6 vezes em 10 minutos, a caldeira pára.
Erro F34 – tensão de rede insuficiente. Modelos diferentes têm limites diferentes, mas geralmente ocorre um sinal de baixa qualidade de corrente em 170-180 V. Operar com esses parâmetros de rede leva ao risco de danos à eletrônica da caldeira.
Para garantir a segurança e durabilidade de equipamentos caros, é necessário estabelecer como regra que uma caldeira a gás da Ferroli ou de outro fabricante não seja conectada ao circuito sem estabilizador. Por vezes, em locais onde ocorrem cortes de energia frequentes, é aconselhável instalar um sistema de baterias para suportar o fornecimento de energia autónomo.
Erro F35 – a frequência atual está definida incorretamente. A electrónica da caldeira funciona a uma frequência de 50/60 Hz. O valor atual da fonte de alimentação deve ser definido no menu.
Erro F37 – abertura dos contatos do pressostato por 5 ou mais segundos.Se o valor for inferior a 0,8 bar, a caldeira para.
Esta situação ocorre em dois casos:
- Há um vazamento refrigerante. Você precisa verificar todo o circuito quanto a vazamentos. Depois de eliminar o problema, você deve recarregar o sistema até a pressão necessária.
- O sensor de pressão pode falhar. Nesse caso, ele terá que ser substituído.
Erro F39 – problema com o sensor de temperatura externa. Para garantir o controle do aquecimento em função das condições climáticas, um termômetro externo pode ser conectado à caldeira. No entanto, isso cria outro pré-requisito para a ocorrência de um mau funcionamento - se o sinal desaparecer, esse erro ocorrerá.
Tal como acontece com todos os sensores de temperatura, você precisa verificar os contatos, ligar o fio e testar o próprio termostato.
Erro F40 – demasiada pressão no sistema de aquecimento (ocorre em circuitos fechados). Você precisa verificar a pressão. Se estiver muito alto, é necessário baixá-lo para um valor de cerca de 1,5 bar e verificar o funcionamento da válvula de segurança. Muito provavelmente, esse é o problema.
Se a pressão estava normal (o valor exato em que a caldeira para pode ser consultado no manual de operação), o problema está no sensor. Ele precisa ser substituído.
Erro A41 – não há alteração na temperatura da água aquecida. O sensor de temperatura pode simplesmente se afastar do tubo ou podem ter surgido os problemas descritos para o erro F10.
Erro F42 – a diferença nas leituras do sensor de temperatura da água no circuito e do sensor de superaquecimento é superior a 12 °C.Isso significa que um dos dispositivos produz um erro significativo, que pode levar ao não funcionamento (ou vice-versa - falso funcionamento) dos mecanismos de emergência.
Você pode determinar um termistor com defeito usando um ohmímetro e uma tabela de resistência, ou pode simplesmente substituir os dois sensores por novos.
Erro F43 – superaquecimento do trocador de calor. A situação pode ser causada pelos seguintes problemas:
- A posição das válvulas de corte não corresponde à pressão do gás. Neste caso, ocorre geração excessiva de calor na câmara de combustão. Você precisa definir as configurações corretas da caldeira.
- O parâmetro de taxa de aquecimento permitido do trocador de calor está subestimado. Você precisa verificar seu valor no menu.
- Má circulação de água no circuito. Os motivos e ações são os mesmos do erro A03.
- O sensor de temperatura está com defeito. Você precisa verificar sua conexão ou substituí-la.
Erro F47 – nenhum sinal do pressostato no circuito de aquecimento. Primeiro você precisa verificar os contatos e, em seguida, ligar o fio de sinal do sensor à placa. Se estiverem ok, você terá que substituir o relé.
Erro A48/A49 – problema da válvula de gás na parte elétrica. Existem dois motivos possíveis: uma quebra da própria válvula (é necessário ligar sua bobina) ou do painel de controle. A peça quebrada precisará ser substituída.
No caso da placa, uma reinicialização pode ajudar. Se a caldeira ainda funcionar depois disso, é preciso entender que se trata de uma solução temporária, pois os capacitores da placa começaram a envelhecer.
Erro F50 – o circuito da válvula de gás está aberto ou a corrente na bobina de modulação está abaixo do limite mínimo. As causas do mau funcionamento e as formas de resolvê-las são as mesmas do erro A48.
Erro A51 – longo período de extinção da chama do queimador. As causas do problema e as etapas para resolvê-los são as mesmas do erro F20.
Unidades originais e compatíveis
Se alguma parte da caldeira avariar e não puder ser reparada, surge o problema da substituição. Os equipamentos Ferroli não são tão difundidos que você pode ter certeza de que encontrará rapidamente uma peça original. Porém, muitos sensores e tubos possuem formato universal, caso em que é possível adquirir produtos de terceiros.
Para caldeiras Ferroli, as peças de reposição originais são as seguintes:
- painel de controle;
- válvula de gás;
- unidade de ignição e combustão;
- unidade de maquiagem (torneira);
- ventilador de chaminé;
- botões de exibição e controle;
- trocador de calor (montagem original);
- tanque de expansão.
Na hora de substituir a torneira de alimentação é imprescindível conhecer o modelo da caldeira, pois a Ferroli possui duas variedades muito semelhantes desta peça.
Bomba de circulação, válvulas de segurança, sensores de temperatura e pressão, pressostato, interruptor de fluxo, fiação, elementos de isolamento e ânodos podem ser adquiridos compatíveis. Mas é importante que suas características técnicas coincidam completamente.
Conclusões e vídeo útil sobre o tema
Um exemplo de resolução de um problema elementar em caso de avaria da caldeira associada a um erro nas leituras do pressostato de ar. Reparos rápidos por conta própria:
Limpeza do sistema de chaminé com aspirador:
Você mesmo pode consertar uma caldeira a gás Ferroli se souber o tipo de erro e como eliminá-lo.No entanto, deve ser lembrado que o equipamento a gás é um elemento de perigo acrescido. Portanto, é preferível confiar todos os trabalhos de manutenção e reparação aos representantes do serviço de gás com o qual foi celebrado o contrato.
No bloco abaixo você pode compartilhar sua própria experiência na limpeza e restauração do desempenho de caldeiras a gás de um fabricante italiano. É possível que você tenha informações úteis que valem a pena compartilhar com os visitantes do site. Compartilhe informações e fotos sobre o tema do artigo, tire dúvidas.
A água quente funciona em modo quente-frio pulsante, não há temperatura uniforme, o que devo fazer?
Olá. Diga-me, isso é um problema adquirido ou aconteceu depois de ligar a água quente?
Boa tarde. O problema é o seguinte: quando você abre a água, você ouve o som da água borbulhando na caldeira. É como se estivesse fervendo. Se você aumentar a pressão, tudo desaparece. Qual é o problema?
A temperatura da caldeira Pegasus F2 N85 não ultrapassa os 70 graus, qual poderá ser o motivo?
Ao ligar a caldeira a bomba não liga