Quais baterias de aquecimento são melhores para um apartamento: classificação dos radiadores e suas características
Alguns consideram o aquecimento centralizado em edifícios de apartamentos uma relíquia da era soviética, enquanto outros consideram-no uma bênção indiscutível da civilização. Mas todos nós continuamos a usar este método de aquecimento.
O principal elemento desse sistema são os radiadores de aquecimento do apartamento, localizados sob as janelas das salas de edifícios altos. Seus tipos e recursos serão discutidos em nosso artigo. Também veremos brevemente as principais vantagens e desvantagens dos radiadores de ferro fundido, alumínio, aço e bimetálicos.
O conteúdo do artigo:
Princípios para classificação de radiadores para apartamentos
A água aquecida a 95 °C é normalmente utilizada como refrigerante em sistemas de aquecimento centralizados. Além disso, não é destilado purificado, mas sim de qualidade técnica com sais dissolvidos e aditivos.
Como resultado, o material com que é feita a bateria do apartamento deve suportar facilmente os efeitos das mudanças de temperatura, umidade e impurezas contidas no refrigerante por um longo tempo.
Para durar muitos anos, uma bateria de aquecimento de apartamento deve:
- suportar pressão operacional de até 9 atm (idealmente até 12–15 atm);
- fabricados em metais resistentes à corrosão química e eletroquímica;
- têm alta transferência de calor.
A pressão nos radiadores dos apartamentos oscila em torno de 4–7 atm. Muito aqui depende do número de andares de um prédio de apartamentos, da temperatura externa da janela e das condições de funcionamento da rede de aquecimento.Mas quando crimpagem e martelo hidráulico a pressão pode subir brevemente para 15 atm ou mais.
Além disso, o dispositivo de aquecimento em questão deve ser fácil de instalar, ter aparência apresentável e baixo custo. Mas, o mais importante, deve ter excelentes características de transferência de calor.
A principal tarefa do radiador – dê ao ambiente o calor que passa pelos canos de água. Quanto mais eficazmente ele fizer isso, melhor será para o proprietário do apartamento.
Existem dois critérios principais para classificar baterias de aquecimento:
- Material de fabricação.
- Projeto.
Todos os outros parâmetros são características técnicas de um modelo específico de radiador.
Recursos de designs diferentes
A funcionalidade dos radiadores de aquecimento é influenciada não apenas pelo material de que são feitos, mas também pelo seu design.
Então, as baterias são estruturalmente:
- secional (bloquear);
- colunar (tubular);
- painel.
As duas primeiras opções são um conjunto de vários elementos montados em um único aquecedor, e a terceira é um bloco monolítico.
Os dispositivos seccionais de aquecimento de água incluem os radiadores de alumínio agora amplamente utilizados. Um exemplo clássico de análogo colunar é uma velha bateria de ferro fundido.
Um radiador seccional consiste em dois coletores conectados entre si por blocos de placas metálicas.A água nele contida não se move ao longo desses jumpers. O refrigerante primeiro transfere energia para um par de tubos, e eles já aquecem as seções com aletas.
Em um dispositivo de aquecimento colunar, os blocos de jumpers, ao contrário, possuem cavidades internas para circulação de água. E o painel geralmente é um bloco único completamente oco.
Separação por material de fabricação
Em termos de design, as baterias são vertical E horizontal. Para apartamentos, normalmente escolhe-se a segunda opção - é mais fácil instalá-los por baixo da janela e ligá-los às tubagens do sistema de aquecimento existente.
Mas se houver um forte desejo, a instalação do tipo vertical é bem possível. Somente essa instalação é mais difícil e custará mais.
Porém, tudo isto é mais uma questão de estética e preferências pessoais do proprietário do apartamento em matéria de design de interiores. O ponto principal na escolha de um radiador de aquecimento doméstico é o metal de que é feito. Pode ser ferro fundido, aço, alumínio ou bimetálico (alumínio + aço).
Cada metal tem seus próprios méritos. Para determinar com precisão qual radiador é melhor para um apartamento específico, você precisa estudar cuidadosamente todos os recursos das opções disponíveis.
Em alguns casos, uma bateria de ferro fundido será a melhor escolha, enquanto em outros apenas um análogo de aço é adequado para instalação.
Opção nº 1 – ferro fundido resistente à corrosão
Os radiadores de ferro fundido deixados em alguns apartamentos desde os tempos soviéticos agora parecem pouco atraentes e, às vezes, completamente feios. Isto é especialmente verdadeiro para dispositivos com um grande número de camadas de tinta parcialmente descascada.
Inicialmente, o ferro fundido foi escolhido como material para a produção de radiadores devido ao baixo custo do metal e à facilidade de produção em massa de dispositivos de aquecimento.
Essas baterias continuam a aquecer muitos apartamentos hoje, mesmo meio século após a instalação. Esta é a melhor escolha entre todos os análogos em termos de resistência à corrosão.
Além disso, bloqueios e bloqueios de ar se formam nesses aquecedores apenas em casos extremamente raros. As lacunas em suas cavidades internas são inicialmente grandes demais para as suspensões e bolhas de ar presentes no refrigerante.
Dentre as principais vantagens do ferro fundido vale destacar:
- longa vida útil;
- resistência a processos corrosivos;
- preço baixo;
- alta inércia térmica;
- despretensão em termos de pureza da água.
A sua principal vantagem e ao mesmo tempo desvantagem é a sua inércia ao aquecimento e ao arrefecimento. Por um lado, um radiador de ferro fundido aquece lentamente, mas por outro lado, não esfria tão rapidamente quanto o alumínio ou o aço.
Ao mesmo tempo, contém um volume bastante grande de água em seu interior. Numa situação em que o aquecimento central seja temporariamente desligado e a circulação do líquido refrigerante pare, a bateria de ferro fundido libertará gradualmente calor durante algum tempo. Enquanto outras opções, ao contrário, esfriarão instantaneamente.
Entre as desvantagens dos aparelhos de ferro fundido estão:
- peso pesado — uma seção pesa 5–6 kg;
- baixa proteção contra martelo hidráulico;
- fragilidade do ferro fundido — tal quebra de bateria devido à água congelada em seu interior está longe de ser incomum;
- greve cirúrgica - suscetibilidade a danos devido a impactos mecânicos precisos.
Outra desvantagem significativa do ferro fundido é a pressão de trabalho relativamente baixa de 6–8 atm. Para apartamentos em edifícios antigos de cinco andares ou Estalinkas esta opção é bastante adequada. Mas para uma casa em um prédio de apartamentos moderno com 12 a 16 andares, é melhor escolher outra coisa.
No mínimo, antes de adquirir uma bateria de ferro fundido para instalação em um prédio alto, é necessário esclarecer a pressão do refrigerante existente em seu sistema de aquecimento, geralmente superior a 10 atm.
Escrevemos mais sobre os prós e contras das baterias de ferro fundido em próximo artigo.
Opção #2 – aço prático
As baterias de aço são práticas e vêm em dois tipos - tubulares ou de painel. Os primeiros são análogos diretos dos aparelhos de ferro fundido descritos acima. Eles têm semelhantes características em termos de transferência de calor e peso, mas com uma aparência mais apresentável.
Estas últimas são constituídas por duas chapas de aço soldadas entre si e formando uma fina camada-cavidade em seu interior para circulação de água.
Esta opção tem taxas de transferência de calor mais altas, por isso muitas vezes são conectadas em várias peças. Como resultado, a área total de transferência de calor aumenta acentuadamente.
Baterias de aço sobrevivem melhor martelo hidráulicodo que suas contrapartes de ferro fundido. Mas eles têm um ponto muito fraco - as soldas.É aqui que a ferrugem começa com mais frequência e também é onde ocorrem rupturas principalmente devido a picos de pressão da água no sistema.
As vantagens dos radiadores de aço são as seguintes:
- Baixa inércia - aquece rapidamente e libera calor rapidamente no ambiente.
- Peso leve - com a mesma transferência de calor, um dispositivo de aço obviamente pesa menos que um de ferro fundido.
- Baixo custo.
- Possibilidade de instalação de termóstato.
- Design atraente e muitas vezes original.
Quanto aos aspectos negativos, eles também existem. Portanto, estes radiadores definitivamente não devem ser instalados em banheiros. Há alta umidade, na qual o aço enferruja rapidamente. Nessas condições, uma bateria de aço não durará muito.
Para apartamentos em edifícios altos, não são recomendados radiadores de aço. Destinam-se mais à instalação em residências particulares com pressão de refrigeração operacional mais baixa do que em um sistema de aquecimento centralizado. Fornecemos mais informações sobre os padrões de pressão arterial e formas de aumentá-la. Aqui.
Opção nº 3 – alumínio durável
Os radiadores de alumínio são os mais comuns no mercado de aquecimento doméstico atualmente. Isso se deve ao seu baixo custo, durabilidade e leveza, além da extrema facilidade de instalação.
Na fundição, são criadas seções separadas, que são então conectadas em um radiador comum por um conjunto de vários desses blocos. Se necessário, essa bateria pode ser expandida adicionando novos elementos, mesmo após a conclusão da instalação.
Extrusão Todo o análogo é fabricado na fábrica. Você não pode então adicionar peças para aumentar a área de transferência de calor. Mas é mais barato que a versão moldada por injeção.
Discutimos detalhadamente as características de desempenho e recursos de instalação de radiadores de alumínio em outro nosso artigo.
Dentre as vantagens dos radiadores de alumínio vale destacar:
- altas taxas de transferência de calor;
- peso leve do dispositivo de aquecimento;
- design moderno;
- preço acessível;
- possibilidade de completar com termostato;
- vida útil de 30 anos;
- nenhuma predisposição para descascar a tinta.
A principal desvantagem de um aquecedor de alumínio são as suas exigências nas características do refrigerante.. As menores suspensões sólidas durante a circulação da água começam a arranhar a camada protetora interna. Como resultado, o alumínio permanece desprotegido e começa a gradualmente corroer.
Outro momento bastante desagradável é a formação e acúmulo de hidrogênio nos radiadores de alumínio. Se essas baterias não estiverem equipadas saídas de ar, então eles podem inchar ligeiramente por dentro.
O dispositivo de aquecimento não irá romper, mas pequenos vazamentos podem se formar nas juntas das seções. Além disso, a chance de educação aumenta congestionamentos de ar No sistema, também é difícil chamar isso de vantagem ou vantagem.
A pressão máxima de operação para diferentes modelos de radiadores de alumínio varia de 10 a 20 atm.
Neste indicador, são superiores aos seus homólogos de ferro fundido e aço, mas inferiores aos seus concorrentes bimetálicos.Esta é a opção recomendada na maioria dos casos para instalação em apartamentos urbanos.
Opção #4 – bimetal prático
Os mais duráveis e duráveis entre todos os radiadores de aquecimento doméstico são os bimetálicos. Possuem núcleo de aço por onde circula a água e camada externa de alumínio. Como resultado, combinam a confiabilidade do aço e a transferência de calor do alumínio.
Recomendamos sobre os tipos existentes de baterias bimetálicas, suas características e regras de seleção leia aqui.
Essas baterias foram originalmente criadas para substituir as antigas de ferro fundido. Eles foram imediatamente projetados levando em consideração as características do fornecimento centralizado de calor existente na Rússia.
Não é à toa que são chamados de radiadores universais, que podem ser instalados sem problemas em quase todos os apartamentos.
As vantagens de um radiador bimetálico são as seguintes:
- Confiabilidade - pressão operacional em torno de 35 atm.
- Pouco exigente para a composição química do refrigerante.
- Alta resistência à corrosão.
- Aparência compacta e moderna do dispositivo.
- Peso leve.
A principal e única desvantagem significativa deste dispositivo é o seu alto preço.. Eles são os mais caros entre todos os análogos. No entanto, esses custos são necessários irá se sobrepor longa vida útil e ausência de vazamentos devido a inundações.
Os radiadores bimetálicos são especialmente relevantes em residências onde ocorrem mudanças frequentes na pressão da água no sistema de aquecimento.
Conclusões e vídeo útil sobre o tema
Para que você descubra com mais facilidade qual radiador é melhor, fizemos uma seleção de vídeos analisando as diversas nuances desses aparelhos.
O vídeo a seguir ajudará você a entender os tipos de radiadores e determinar quais são mais adequados para condições operacionais específicas:
10 erros ao substituir baterias de aquecimento antigas em um apartamento:
Recomendações de especialistas sobre como escolher o radiador de aquecimento ideal no vídeo a seguir:
Ao escolher qual bateria instalar no seu apartamento, você deve antes de tudo focar nos parâmetros do sistema de aquecimento central.
Em uma casa antiga, muitas vezes é possível instalar apenas radiadores de ferro fundido. As opções de alumínio são ideais para edifícios novos e edifícios de painéis de cinco andares. E análogos bimetálicos confiáveis são dispositivos universais adequados em quase todas as situações, mas custam muito.
Quais baterias você pessoalmente considera as melhores e quais estão instaladas no circuito de aquecimento da sua casa/apartamento? Compartilhe suas impressões sobre como usá-los, adicione fotos exclusivas de seus radiadores e recomendações úteis para iniciantes.
Sim, o ferro fundido pode não ser tão confiável. Certa vez, instalei novas baterias de ferro fundido de produção nacional e, há alguns anos, elas começaram a molhar nas juntas entre as seções. Este é um defeito tão insidioso, mas no começo estava tudo bem. Bom, o mesquinho paga duas vezes, então no final tivemos que instalar novos radiadores bimetálicos. E moro em um prédio stalinista de cinco andares, onde não há valores críticos de pressão no sistema de aquecimento.
Se pensarmos desta forma, qualquer material pode ser considerado não confiável.Afinal, pode ocorrer um defeito em uma bateria de ferro fundido, ou em uma bateria de aço, ou em uma bateria bimetálica, ou em qualquer outra coisa. Vale a pena comparar a qualidade dos radiadores normais e utilizáveis e, claro, o preço.
E aqui os radiadores de alumínio estão visivelmente à frente de todos os outros, não é à toa que são tão populares entre as pessoas.
Li que os radiadores de aço em edifícios altos não são de muito alta qualidade. Resolvi até trocar os que as construtoras instalaram (o apartamento é novo). Mas quando passamos o inverno aqui, percebi que não teria pressa em substituí-lo.
Acontece que nosso apartamento é tão quente que desligamos todos os radiadores no inverno. O calor que vem dos risers é suficiente, mais o lado ensolarado.
Eu me pergunto: essa casa já é nova ou vai continuar assim? Compartilhe sua experiência com qualquer pessoa que mora em casas novas há pelo menos alguns anos. Para referência: temos um painel (algum tipo de novo, com isolamento externo). Janelas a nordeste e sudeste. Distribuição de aquecimento por cima.
Boa tarde, Wladimir. Assim será.
Ouso dizer que seu apartamento está imprensado entre outros. Em geral, eles aquecem sua propriedade. Esta é uma vantagem dos apartamentos de andar intermediário que não são de esquina.
Se bastar aquecer apenas os risers, no futuro será o mesmo, desde que a temperatura do refrigerante fornecido seja mantida.
A desvantagem dos radiadores de aço é a sua vida útil, na prática é de 10 a 15 anos. Depois disso, aparecem vazamentos. Se a aparência for combinada com o interior dos quartos, não há necessidade de pressa com a substituição.
O desenvolvedor, ao que parece, não violou os padrões de construção para isolamento térmico de paredes e instalou janelas de metal-plástico de alta qualidade.Só podemos parabenizá-lo pelo apartamento adquirido com sucesso.