Radiadores de aquecimento verticais: tipos + vantagens e desvantagens + revisão de marcas

Ao planejar um sistema de aquecimento ambiente, você deve prestar atenção aos radiadores de aquecimento verticais, que são selecionados para se adequar a qualquer interior sofisticado. No entanto, o design impressionante do dispositivo é um pouco compensado pelo preço considerável, pelas especificidades de conexão e operação, que devem ser entendidas antes da compra. Você concorda?

Falaremos sobre todos os tipos de radiadores verticais existentes no mercado. O artigo que propomos descreve detalhadamente as variedades, são fornecidas suas características de design e características técnicas. Para facilitar ao comprador a solução do problema, listamos os principais fabricantes.

Classificação de radiadores de aquecimento

Os radiadores verticais são classificados de acordo com o material de fabricação, desenho externo e tipo de fonte de calor. Esses dispositivos têm uma altura de 1 a 3 metros e são semelhantes aos seus equivalentes horizontais, com exceção de alguns recursos.

De acordo com o material de fabricação

Os aquecedores verticais têm dimensões e peso bastante grandes, por isso os fabricantes procuram não aumentar a carga nas paredes devido às seções de ferro fundido.

Além disso, a complexidade do processamento deste metal não permite que lhe sejam dadas formas decorativas. Esses fatores excluem o ferro fundido como material para baterias altas.

Sistema de aquecimento por radiadores verticais
É aconselhável planejar um sistema de aquecimento a partir de radiadores verticais na fase de construção de uma casa ou grande reforma de um apartamento, para que as comunicações possam ficar escondidas atrás das paredes

Os principais tipos de radiadores verticais, dependendo do material de fabricação, são:

  • bimetálico;
  • alumínio;
  • aço.

Moderno dispositivos de aquecimento bimetálicos bom porque seus tubos e sistema de canais internos são feitos de aço e as aletas emissoras de calor são feitas de alumínio. Isso permite combinar a resistência e a resistência ao desgaste de um metal e as boas propriedades de condução de calor de outro em um único dispositivo.

Baterias verticais bimetálicas com conexão inferior
As baterias verticais bimetálicas são altamente confiáveis ​​porque contêm um mínimo de elementos de conexão roscados que podem vazar

Além disso, a facilidade de usinagem do alumínio permite variar a aparência e o formato dos radiadores em uma ampla faixa. Este metal pode ser bem pintado sem perder suas propriedades de condutividade térmica, o que permite integrar produtos feitos a partir dele em um interior feito em qualquer paleta.

A única desvantagem dos produtos bimetálicos é o aumento do custo. As seções de aquecimento de aço são caracterizadas por maior resistência estrutural, mas entre todos os radiadores verticais apresentam a pior transferência de calor.

O aço não se adapta bem à usinagem precisa, então a aparência baterias de liga de aço muitas vezes carece de sofisticação. Além disso, as estruturas de aço são suscetíveis à corrosão, mesmo que sejam revestidas com um revestimento especial.

Radiadores verticais soldados em aço
Os radiadores tubulares de aço podem ter de dois a seis canais por seção, de modo que a bateria pode ser estreita, mas profunda

As seções de aço são frequentemente fabricadas em painéis, permitindo que tubos e dutos fiquem escondidos atrás de placas metálicas externas.A vantagem desses radiadores é o preço, inferior ao dos produtos feitos com outros materiais.

As seções de aquecimento de alumínio têm a melhor condutividade térmica entre outros materiais. Eles aquecem rapidamente, mas não retêm o calor por muito tempo. O alumínio é um material plástico, portanto as baterias feitas com ele se distinguem por suas formas de design requintado.

Radiadores verticais de alumínio em um apartamento
Os radiadores verticais de alumínio são os mais leves, podendo até ser montados em divisórias interiores sem risco de deformação.

Devido à facilidade de fabricação, o custo radiadores de alumínio inferiores aos bimetálicos, mas sua pressão máxima de operação é menor. A fraca resistência não permite a utilização de tais radiadores em edifícios de vários andares e em sistemas de aquecimento centralizados.

O material das baterias pode influenciar sua escolha apenas em altas pressões operacionais, portanto, na maioria das vezes, os produtos são adquiridos com base em sua aparência e custo.

De acordo com design externo

Quanto maior for a área da superfície refletora de calor dos elementos metálicos de aquecimento, maior será a sua eficiência. Portanto, a forma do design da bateria determina em grande parte o seu desempenho energético.

Todos os radiadores de acordo com seu design externo são divididos em:

  • secional;
  • tubular;
  • painel.

As baterias tubulares verticais consistem em seções de tubos alongadas conectadas na parte superior e inferior por coletores. Para dar uma aparência elegante, os elementos individuais do radiador são frequentemente curvos. Este dispositivo proporciona máxima transferência de calor, mas para preservá-la é necessário lavar regularmente as baterias por todos os lados.

Radiador vertical tubular
A vantagem das estruturas tubulares é a possibilidade de curvatura arbitrária dos canais, o que permite criar formas elegantes sem sacrificar a confiabilidade e o preço

Esses radiadores são geralmente feitos de aço e tubos individuais são conectados ao coletor por soldagem. As baterias seccionais consistem em várias partes com uma superfície frontal plana.

Eles são caracterizados pelos seguintes recursos:

  • são predominantemente bimetálicos ou de alumínio, o que compensa a redução da área de trabalho quando se compara seu desempenho com modelos tubulares;
  • encaixar esteticamente no interior;
  • são mais caras que outros tipos de baterias;
  • emitem calor principalmente por convecção;
  • são dobráveis, o que permite montar um número arbitrário de seções em uma bateria.

Cuidar de radiadores seccionais é simples e não requer muito tempo.

Radiadores verticais seccionais
A largura dos radiadores verticais seccionais pode ser alterada arbitrariamente adicionando novas seções. Com a ajuda de uma chave especial, cada proprietário pode fazer isso

As baterias do painel têm um design indissociável e seu painel frontal geralmente é representado por uma única folha de metal ou vidro. Particularmente populares são os modelos com superfícies frontais espelhadas, que são itens interiores independentes. Eles ampliam o espaço da sala, agregando luz e calor interno.

Radiadores verticais de painel
Os radiadores de painel têm uma área mínima de contato com o ar, mas têm um formato refinado e são fáceis de limpar a superfície

Na presença de um sistema de aquecimento autónomo, a eficiência energética dos radiadores verticais de vários designs não é de fundamental importância, porque o calor produzido pela caldeira permanecerá em qualquer caso no interior.

Dedicado às questões de escolha dos melhores dispositivos de aquecimento próximo artigo, que examina detalhadamente as características técnicas e os prós e contras.

Por tipo de fonte de calor

A maioria dos dispositivos de aquecimento verticais usa água como refrigerante, que é aquecida por uma caldeira a gás. Mas existem baterias que utilizam energia elétrica para aquecimento. Sua estrutura interna é semelhante à das baterias de água, apenas um óleo especial desempenha o papel de refrigerante.

Aquecedores elétricos verticais
Os modelos elétricos representam um certo perigo para as crianças. Além disso, eles são bastante potentes; portanto, se mal instalados, a fiação pode pegar fogo.

Usando orientação vertical radiadores elétricos economicamente caros, portanto, são usados ​​​​principalmente para aquecimento auxiliar de instalações de curto prazo.

Esse equipamento possui mecanismos de termorregulação integrados, o que permite sua utilização somente quando a temperatura cai abaixo de um nível definido.

Vantagens e desvantagens dos radiadores verticais

Os radiadores verticais são uma opção controversa para um sistema de aquecimento. Para instalá-los é necessário ter uma parede livre na sala e a possibilidade de conectar discretamente tubos com refrigerante.

Radiador vertical decorativo no banheiro
Alguns modelos de radiadores verticais podem ser usados ​​como cabides, prateleiras ou espelhos no verão. As baterias também podem incluir a capacidade de retroiluminação

Apesar disso, as baterias verticais continuam com demanda estável devido às seguintes vantagens:

  1. Alto nível de transferência de calor devido à grande área de contato com o ar. Isso permite aquecer o refrigerante a uma temperatura mais baixa e não sobrecarregar uma caldeira a gás.
  2. Variedade de formas, tamanhos E cores, que permite escolher um modelo do tamanho desejado para qualquer interior.
  3. Alta velocidade de aquecimento instalações devido ao contato com o ar em toda a altura da sala. Os aparelhos de alumínio são particularmente eficazes neste aspecto.
  4. Fácil de instalar devido ao conjunto de fixações que acompanha cada bateria.
  5. Economia de espaço sob a janela onde você pode organizar uma pequena arrecadação.

Com estrutura de parede em vitral e ausência de peitoril, os radiadores verticais de parede são a opção ideal para a instalação de um sistema de aquecimento.

Os dispositivos de aquecimento verticais têm suas desvantagens, razão pela qual não são amplamente utilizados.

As desvantagens de tais baterias incluem o seguinte:

  1. Aquecimento irregular. Devido ao alongamento vertical dos radiadores, o ar quente deles corre para o teto e ali se acumula. Como resultado, o piso não aquece bem e permanece frio.
  2. Preço Alto. O preço de uma seção vertical simples de 2 metros de comprimento é de 60 a 150 dólares, e os modelos de design custam várias vezes mais.
  3. A dificuldade de instalar tubos de aquecimento passa despercebida. Idealmente, a fiação plástica para radiadores verticais deve passar dentro das paredes atrás do drywall, mas isso é bastante difícil de implementar.
  4. Peso pesado de modelos de aço, o que não permite que a bateria fique pendurada em placas de gesso e divisórias internas finas.
  5. Os radiadores verticais são geralmente conectados por meio de um circuito inferior ou de sela, que reduz o nível de transferência de calor em 10-15% em comparação com a montagem diagonal ou lateral.

Não há diferenças fundamentais de design entre baterias horizontais e verticais.

Radiador vertical de canto
A desvantagem da instalação oculta de radiadores verticais é que se o tubo quebrar, será necessário desmontar completamente a parede com toda a decoração interior

Estes últimos simplesmente apresentam uma forma alongada de canais intrassecionais. Portanto, ao escolher radiadores para sistemas de aquecimento é preciso guiar-se principalmente pela beleza externa e facilidade de instalação do equipamento.

Fabricantes de radiadores verticais

As empresas nacionais, infelizmente, não produzem radiadores com altura superior a 90 cm.A maioria das baterias de design são fabricadas em países europeus, onde a população pode comprar em massa produtos tão caros.

Os fabricantes mais famosos de radiadores verticais são:

  • Arbônia;
  • Belém;
  • Jaga;
  • Caleido;
  • Enix;
  • Korado;
  • fondital;
  • Global;
  • E.S.A.

Empresa suíça Arbônia produz orçamento de aço e radiadores exclusivos. São oferecidas ao cliente baterias tubulares de até 3 metros de comprimento, com até 6 tubos de profundidade e até 24 seções de largura. Assim, o número total de canais pode chegar a 144 peças.

Fabricante húngaro Betatermo produz baterias tubulares, de painel e seccionais de design. Sua placa frontal pode ser de vidro, metal ou pedra artificial com padrão aplicado. O custo final do produto depende muito da opção de design.

Empresas italianas Caleido, Fondital E Global produzir radiadores bimetálicos e de aço de tipos seccionais e tubulares a preços acessíveis. Todos os modelos possuem formato retangular sem babados de design.

Empresa polonesa Enix produz modelos simples e exclusivos de radiadores seccionais e tubulares. O destaque das baterias é o formato incomum das nadadeiras e sua iluminação embutida.

Preocupação belga com a produção de radiadores de aquecimento Jaga concentra-se exclusivamente em baterias de formatos requintados.Seu custo é 5 a 10 vezes superior ao preço dos equipamentos dos concorrentes, mas a aparência dos produtos vale a pena.

Fabricante checo Korado busca o minimalismo e oferece aos clientes radiadores seccionais e de painel baratos. Há uma gama de 21 cores para você escolher.

Muitos radiadores turcos de "E.S.A.." são produzidos com espelho no painel frontal e revestimento com propriedades anticorrosivas. As baterias são fabricadas com equipamentos alemães e têm preços atrativos.

As lojas nacionais oferecem produtos de várias dezenas de outros fabricantes de radiadores verticais, mas seus produtos têm uma gama limitada ou um preço que não corresponde ao nível de qualidade.

Um novo produto interessante no mercado de dispositivos para sistemas de aquecimento são radiadores a vácuo. Nosso artigo recomendado apresentará as especificidades de sua estrutura e operação.

Conclusões e vídeo útil sobre o tema

Você poderá avaliar os tipos de radiadores verticais em uma situação real e conhecer o processo de sua instalação nos vídeos apresentados.

Vídeo nº 1. Visão geral dos modelos verticais:

Vídeo nº 2. Nuances de instalação:

Vídeo nº 3. O que considerar ao escolher:

Os radiadores de aquecimento verticais são incrivelmente atraentes. Para instalar estes produtos para aquecimento de ambientes, basta encontrar um lugar no interior e fundos para compra na carteira.

E não há dúvida de que após a instalação do equipamento, o aspecto dos radiadores de aquecimento e a sua funcionalidade serão apreciados por todos os hóspedes da casa ou apartamento.

Gostaria de compartilhar sua própria experiência na escolha e instalação de dispositivos de aquecimento orientados verticalmente? Você tem informações úteis sobre o tema do artigo? Por favor, escreva comentários no bloco abaixo, poste fotos, faça perguntas.

Comentários dos visitantes
  1. Vencedor

    É a primeira vez que aprendi sobre esse tipo de radiador. Interessado. Em um cômodo da minha casa, o layout é tal que não é possível instalar um radiador normal, mas um vertical seria ideal para mim. Acho que o bimetal é um material bastante adequado. Não tão bom quanto o ferro fundido, mas bastante confiável e durável. E certamente melhor que o alumínio. É melhor pagar a mais por um bom dispositivo de aquecimento do que perseguir o mais barato.

  2. Bem, não sei, definitivamente não instalaria um radiador de aquecimento vertical para mim. É feito de forma que todo o calor vá para o teto e o chão fique frio. E isso apesar do fato de os radiadores com este design serem significativamente mais caros do que os clássicos horizontais. Em geral, é uma coisa puramente situacional, pode ser útil em algum lugar, mas obviamente você não pode aquecer completamente uma sala assim.

  3. Novato

    Por que você escreve que não há produção na Rússia?
    Mas e a sunergia?

Adicione um comentário

Aquecimento

Ventilação

Elétrica