Mini fogão russo DIY: especificações e procedimentos para construir um fogão compacto

As vantagens do fogão russo podem ser elencadas por muito tempo: ele aquece, alimenta e proporciona uma cama quentinha para dormir.Mas em uma casa pequena nem sempre há espaço suficiente para acomodar uma estrutura volumosa. Os fabricantes de fogões mestres criaram uma cópia menor - um mini fogão russo construído com suas próprias mãos não tem função inferior a um design completo.

Para quem deseja se aventurar no ramo de fogões, sugerimos considerar uma das opções de construção de um minifogão com procedimentos e descrição das tecnologias. Se você contar com a ajuda de um artesão experiente, poderá construir de forma independente uma unidade de aquecimento bonita, eficiente e útil que durará décadas.

Características distintivas do miniforno russo

Fundamentalmente, um fogão em miniatura não é diferente de um fogão russo comum - tem um design semelhante, as mesmas funções, o mesmo design. O principal diferencial é o tamanho: ocupa significativamente menos espaço no chão devido ao fato de o fogão e o forno estarem dispostos e localizados um ao lado do outro.

A área útil ocupada pela estrutura geralmente não ultrapassa 1 m x 1,3 m, mas outras opções são possíveis, um pouco maiores ou menores. A altura da estrutura é a mesma de sempre: a parte principal no topo transforma-se suavemente em um tubo transversal e termina com um tubo que vai até o teto.

Tanto a grande câmara de cozimento quanto o fogão são usados ​​ativamente para cozinhar. Uma pequena fornalha aquece rapidamente, por isso é usada no verão, quando não é necessário aquecer a casa inteira.Você pode facilmente colocar 2 a 3 panelas nos queimadores de uma vez e, se um forno grande estiver aquecido, você pode assar pão.

Miniforno russo no interior
É mais fácil escolher um local para um minifogão: ele pode ser instalado com sucesso tanto no canto quanto no centro da sala, bem como embutido em uma divisória ou parede

O fogão também permanece quente por muito tempo, podendo ser utilizado para reaquecer ou apenas para manter quente o café da manhã ou o almoço.

Uma particularidade do fogão compacto é a preservação de duas fornalhas, que são utilizadas para a mesma atividade. Mas eles geralmente estão localizados em dois lados opostos - neste caso, será necessária uma abordagem livre tanto pela frente quanto por trás.

Opção de fogão com bancada pequena
Após o aquecimento, as paredes da estrutura retêm o calor por muito tempo e, embora o minifogão seja menor, a transferência de calor é suficiente para aquecer uma sala de 25 a 30 m²

Deve-se lembrar que uma minicópia não difere no nível de perigo de um grande fogão russo, portanto, durante a construção, também é necessário isolar a fundação e superfícies próximas suscetíveis ao fogo. Paredes, áreas de piso de madeira e bordas de aberturas no teto são revestidas com folhas de metal ou amianto.

Miniforno sem bancada
Podem surgir dificuldades para quem quer construir uma cama - claro que a miniopção não oferece um local completo para relaxar, a área ocupada é muito pequena. No entanto, você pode construir um nicho para secagem, assim como instalar uma pequena caldeira de água quente

Tecnologia de construção faça você mesmo

No dia a dia, existem muitas opções de miniestruturas que recebem nomes diferentes. Muitas vezes são chamados simplesmente de fogões russos ou “donas de casa”. Se você planeja construir uma estrutura de aquecimento de forma independente, é melhor focar na construção de um minifogão russo - ele é produzido de maneira mais fácil e rápida.

As duas primeiras etapas são universais e adequadas para a construção de qualquer fogão russo. A partir da 3ª etapa, apresentamos desenvolvido por A. Emshanov – um excelente exemplo de minifogão compacto e multifuncional.

Etapa #1 – preparação de ferramentas

Mesmo a alvenaria mais simples requer uma ferramenta especial para fazer fogões. Apesar da aparente primitividade dos dispositivos, cada um deles tem uma finalidade clara. Listamos as principais ferramentas mais bem preparadas com antecedência.

Regra – uma travessa de madeira com arestas lisas de 1 a 2 m de comprimento, com a qual se verifica a retilineidade da alvenaria. Se forem aplicadas divisões em um dos lados, a régua pode substituir uma régua (metro).

Quadrado desempenha sua função direta - serve para verificar os cantos do forno e da fundação.

Roleta ou medidor dobrável útil para medir quaisquer distâncias entre os elementos do forno e peças individuais.

Além das ferramentas listadas acima, você pode precisar de:

  • escova de lavagem para rejuntamento;
  • encanamento para verificar a vertical;
  • grosa para processamento de ladrilhos;
  • juntando para acabamento de costuras de alvenaria de fogão.

Também são úteis os recipientes para argamassa, uma ferramenta ou máquina especial para cortar tijolos, bancadas, andaimes ou paletes.

Etapa #2 – seleção de materiais

Os materiais e elementos metálicos do forno são selecionados dependendo do tipo e design do forno. O principal é ter em consideração as características técnicas, caso contrário o recuperador irá estalar após o primeiro incêndio.

Tijolos para fogão russo
Não é possível vincular dois tipos de tijolos: cerâmico vermelho e à prova de fogo. Eles têm diferentes coeficientes de expansão térmica, portanto, quando aquecidos, entrarão em colapso rapidamente

Em locais de aquecimento direto não são utilizadas peças metálicas, que também se expandem durante a combustão e destroem a alvenaria.

A proibição se aplica a quaisquer materiais combustíveis, bem como àqueles que, quando aquecidos, derretem, deformam e passam a emitir fumaça prejudicial à saúde.

Recomenda-se a utilização de materiais de alta qualidade de origem natural e artificial. O primeiro grupo inclui entulho e paralelepípedos, o segundo - tijolo.

Tijolo selecionado para fogão russo
É melhor separar o tijolo, molhá-lo ou queimá-lo - existem várias maneiras de torná-lo durável. As melhores amostras são utilizadas para colocar fornalhas e canais de fumaça - ou seja, elementos que aquecem o máximo possível

Você também pode usar tijolos velhos que sobraram de fogões desmontados. Antes do assentamento é classificado, limpo de argamassa e rebocado.

Cada elemento deve ter bordas lisas, sem lascas ou rachaduras. A massa de 1 metro cúbico de tijolo, que inclui 480 peças, é de cerca de 1.700 kg. Na utilização de argamassa, a quantidade de tijolo varia em função da espessura da camada.

Para o miniforno, cuja ordem se encontra abaixo, foram utilizados dois tipos de tijolos: fogão vermelho e argila refratária. O segundo é necessário para colocar o “núcleo” interno, que suporta a carga máxima de temperatura.

As soluções são diferentes: contendo argila, cimento, calcário, gesso, etc.

Argamassa de forno
As composições à base de argila natural são consideradas as melhores. Mas em qualquer caso, a solução deve incluir componentes adstringentes e enchimentos

As soluções de argila são preparadas segundo a fórmula 1:1, ou seja, uma parte de argila para uma parte de areia. Outras opções também são possíveis: 1:1,5, 1:2, 1:2,5.

A solução é misturada com água de poço, torneira ou chuva. Uma de suas principais qualidades é a plasticidade. A composição deve ser bastante espessa, mas fácil de aplicar. Após a secagem, não deve formar fissuras.

Etapa #3 – encomendar o miniforno Emshanov

O autor do diagrama e da ordem do miniforno é Alexey Emshanov. Seu desenvolvimento lembra o fogão russo de Ya. Porfiryev, mas se distingue pelo aquecimento mais eficiente e uniforme das paredes laterais.

Alguns anos após a construção, o recuperador apresentou excelentes resultados:

  • aquecimento rápido e uniforme;
  • tração estável com tubo com seção transversal de 20 cm e altura de 5 m;
  • sem fissuras na ausência de forro da segunda fornalha;
  • 2 horas após a queima, a temperatura do forno é de 40-45°C, após 4 horas – de 55-80°C.

Se o recuperador for instalado numa divisão com um volume de cerca de 100 m³, aquecerá até uma temperatura de 30-35°C. A quantidade de lenha queimada diariamente é de 10 a 15 kg.

Vista lateral de um miniforno
Para a construção, utiliza-se tijolo cerâmico de entulho M-100, fortemente queimado. Isso também é perceptível externamente: marcas pretas específicas são visíveis no tijolo

Graças às inclusões pretas, o recuperador tem um aspecto atraente e não necessita de revestimento adicional, embora se desejar pode ser revestido com gesso e pintado.

Foto em tamanho real do fogão Emshanov
A estrutura interna do forno é composta por duas coifas dispostas verticalmente e dispostas simetricamente, cuja altura é igual à altura de toda a estrutura

O forro é usado na alvenaria: o tijolo refratário ShB-5 é usado para a fornalha e o tijolo refratário ShB-6 é usado para uma das tampas.

Vamos dar uma olhada mais de perto no pedido do minifogão russo.

Ordenar da 1ª à 8ª linha
Esquemas das carreiras 1 a 4 e 5 a 8. Graças à ordenação detalhada, é muito mais fácil fazer a alvenaria com as próprias mãos, sem experiências desnecessárias e possíveis erros

1 linha - alvenaria maciça. Os tijolos laterais ao longo da borda externa têm curvas, o que parece esteticamente agradável e elegante.

2ª fila – também alvenaria maciça, com área total ligeiramente inferior à base. Dimensões: 6 tijolos por 6,5 tijolos.

3ª linha – início da construção da câmara de cinzas. Instalação de três portas de limpeza 14x14 cm e uma porta sopradora 25(28)x14 cm.

4 linhas – continuação da construção das câmaras, fixação das portas.

5 linhas – sobreposição dos dois canais inferiores para formar duas tampas em lados opostos. O canal na parede traseira do forno é aproximadamente 2 vezes maior que o canal localizado no centro - para melhor aquecimento da parte traseira.

A primeira fileira de tijolos refratários é colocada aqui - isto é para a inundação. A tampa traseira é forrada com um flange.

6 linhas – termina a sobreposição dos canais inferiores, o resto é uma continuação da linha anterior. Deve-se dispor a segunda fileira de tijolos refratários, formando um funil com chanfros - é aqui, na grelha, que cairão as brasas para combustão.

Instalação da grelha RD-6. Devem ser deixadas lacunas de cerca de 5 mm de largura ao longo das bordas para expansão livre quando aquecida.Continuação do forro do boné.

7 linha – alvenaria do contorno externo, onde é instalada a porta da câmara de combustão DT-3 ou DT-4 e fixada em caixa de aço inoxidável. A colocação das paredes laterais da fornalha começa com tijolos refratários instalados na borda. O revestimento do flange da tampa continua.

8 linhas – alvenaria, como na 7ª linha. A tampa larga é estreitada - para isso, o tijolo é cortado em um ângulo de 45° e colocado com o lado largo para cima e o chanfro para baixo.

Pedidos de 9 a 16 linhas
Esquemas de filas de 9 a 12 e de 13 a 16. Forma-se uma câmara de inundação com laje, bem como uma cobertura de forno. A principal atenção é o nivelamento da base da câmara de cozimento

9 linhas - a sobreposição de um amplo exaustor, que serve simultaneamente de base ao arco de um fogão russo. A 4ª fiada de alvenaria refratária é feita com ligadura da fiada anterior.

10 linhas – cobrir a porta corta-fogo com um lintel de meio tijolo, dentro do qual é inserido um pino. Os tijolos são apertados com porcas e arruelas.

11 linha – ligadura da fiada anterior, alinhamento ao longo do jumper instalado, cuja altura é de cerca de 14 cm Assentamento da 5ª fiada da fornalha com tijolos refratários para formar uma saída para os gases de combustão. Normalmente essa saída é chamada de “higho”, e sua peculiaridade é a carga térmica mais forte.

Para o reforço são dispostas 2 fiadas de tijolos, que com o tempo podem ser substituídos por uma laje de ferro fundido.

12 linhas – parece uma saliência, repete o formato da primeira linha. O tijolo é arredondado em ambos os lados e tem um aspecto esteticamente agradável e atraente. O jumper interno da fornalha é uma placa ШБ-94 ou ШБ-96. É colocado “seco”, sem argamassa, e coberto com papelão basáltico de 2 a 3 mm de espessura.

Não se esqueça que entre as duas camadas de alvenaria da fornalha - tijolo vermelho e refratário - a distância é de 5 a 8 mm.A lacuna é necessária para a expansão livre da argila refratária durante forte aquecimento.

O chão também é forrado com tijolos refratários. A borda da fornalha é sobreposta sobre os ladrilhos e nas juntas é usado papelão basalto ou lã de caulim. Hailo assume uma aparência acabada, a área da seção transversal é de cerca de 30 cm².

Instalação de fogão 2 bocas em ferro fundido 71x41 cm e canto metálico protetor de 5 cm no rebordo da alvenaria oposto ao fogão.

13 linhas – assentamento do contorno externo e da 7ª fileira de tijolos refratários. Ao longo das bordas da laje de ferro fundido são colocadas 2 metades de uma laje serrada de argila refratária (94 ou 96), que são conectadas com argamassa apenas nas bordas. Na parte inferior existem ranhuras de 5 a 7 mm para a livre movimentação da placa de ferro fundido.

14 linhas – enfaixar a fileira anterior, assentar a câmara de cozimento, forrar o exaustor.

15 linhas – repetir a 13ª carreira. Preparação da fundação para a construção da cobertura do forno e sua montagem. O arco deve ser feito estritamente ao longo do raio.

Para fortalecer as paredes, coloque tiras de metal galvanizado perfuradas em 1-2 fileiras. Graças a isso, as partes laterais poderão manter a tensão durante o superaquecimento.

16 linhas – repetir a 14ª carreira do contorno externo. Alvenaria refratária é erguida ao redor da abóbada.

Pedidos de 17 a 24 linhas
Esquemas de linhas de 17 a 20 e de 21 a 24. Formação completa da câmara de cozimento (cadinho), alinhamento do contorno externo, continuação da colocação de coifas verticais

17 linhas – assentar a boca de um fogão russo com tijolos refratários, estreitando a parte superior. Em vez do desenho tradicional em arco, é usado um desenho figurado. É simples de executar e protege a boca de inundações. Para evitar que os tijolos se separem, use fita perfurada.

18 linhas – outro “cinto” – uma saliência feita de tijolos arredondados ao longo do contorno externo.Nas juntas dos tijolos vermelhos e refratários, é necessário colocar papelão basáltico de 3 mm ou lã de caulim para manter a estanqueidade entre a “casca” vermelha externa e o “núcleo” interno da argila refratária.

Linha 19 – instalação de um arco de entrada em tijolo colocado na borda. No interior, o mesmo arco é feito de tijolos refratários. Para fortalecer a estrutura, é colocado um pino em seu interior, fixado em ambos os lados com porcas. O arco interno protege o externo do superaquecimento, pois o fogão em ferro fundido aquece até 500°C durante a combustão.

20-22 carreiras - continuação da alvenaria da fiada anterior. Para preservar o calor, uma espessa camada de lã de caulim - 50-60 cm - é colocada sobre a abóbada e coberta com uma laje de concreto refratário ou concreto armado simples.

A partir da linha 22, você só pode usar tijolos vermelhos.

23 linhas – estreitamento do coletor de fumaça em 3 lados em um ângulo de 22 ou 45 graus. Com isso, as dimensões do coletor de fumaça deverão ser reduzidas para uma seção de 25x25 cm Continuação do forro do canal lateral.

24 linhas – cobrir a placa ignífuga acima do teto do forno e continuar a estreitar o coletor de fumos.

Pedidos de 25 a 35 linhas
Esquemas de linhas de 25 a 29 e de 30 a 35. Conclusão dos trabalhos de formação de canais e tampas, construção da parte superior do forno, que se transforma em tubo de evacuação de gases de combustão

25 linhas – estreitamento do coletor de fumaça. Assentamento do contorno interno em torno de uma superfície horizontal (mini-cama ou secador) “seca” para garantir expansão e proteção contra microfissuras. Posteriormente pode ser revestido com ladrilhos cerâmicos. Projeto de canais laterais.

26 linhas – sobreposição de ambas as tampas na parte frontal. O coletor de fumos estreitou-se para o tamanho final - 25x25 cm Instalação de 3 válvulas: fogão russo, passagem de verão e passagem de inverno.

27 linhas – sobreposição de válvulas e tampas.

28 linhas – outro “cinturão” de tijolos arredondados. Três canais de exaustão de fumaça são conectados em uma câmara.

Linha 29 – alvenaria do coletor de fumos principal com 25 cm de largura.

30 linhas – instalação de porta de limpeza para limpeza do coletor de fumos.

31 linha – estreitando o coletor de fumos, preparando-o para o fechamento.

32 linhas – fechando a porta de limpeza, tapando completamente todo o coletor de fumos. Resta um buraco de 25x25 cm.

33 linhas – ao longo do contorno da parte frontal – um “cinto” de tijolos arredondados, religação do coletor de fumos, início da colocação do tubo.

34-35 carreiras e então - colocar um tubo com cerca de 1 m de altura.

Depois de passar pelo teto, é instalada uma chaminé sanduíche com seção transversal de 20 cm, de diâmetro pequeno, podendo suportar um peso não superior a 1 tonelada. Isto deve ser levado em consideração ao selecionar uma chaminé - para uma chaminé de tijolo, uma altura superior a 2 m é indesejável.

É melhor mover um cano pesado para o lado. Se estiver planejado para ser localizado no centro, não poderá ser elevado acima de 1,5 m. O ideal é instalar outra válvula bem na tubulação, embaixo do teto. No entanto, muitas vezes é negligenciado devido à sua altura - chegar ao tubo é realmente problemático.

Nuances da tecnologia de construção

A construção de um forno está sujeita a certas regras, que não devem ser violadas. Simplificando, é necessário seguir rigorosamente a ordem, sem recuar nem meio tijolo para o lado. Considere algumas nuances de design e alvenaria.

A qualidade da alvenaria pode ser avaliada pelas primeiras fornalhas, que servem para secar o forno. A boa tiragem, o correto sentido do movimento dos gases de combustão, a abertura de portas e válvulas sem esforço, o aquecimento suficiente das paredes e mini-camas indicam a correta execução das ações e o cumprimento dos padrões tecnológicos.

Conclusões e vídeo útil sobre o tema

Fogão compacto com uma câmara de combustão:

Crítica de "Governanta":

Uma das vantagens de um minifogão é a ausência de canais internos complexos, pelo que é construído muito rapidamente.Seu design é simples e direto, então você simplesmente não consegue pensar em opção melhor para sua primeira experiência na construção de um fogão russo!

Por favor, escreva comentários no bloco abaixo, poste fotos relacionadas ao tema do artigo e tire dúvidas. Conte-nos como você construiu um fogão russo em sua dacha ou casa de campo. Compartilhe informações úteis que serão úteis para os visitantes do site.

Comentários dos visitantes
  1. Dmitry

    Por um lado, um fogão russo menor pode ser adequado numa situação em que a casa é pequena. Por outro lado, a bancada do fogão é uma das vantagens indiscutíveis e um diferencial do fogão russo, mas não está prevista neste projeto. Ou seja, esse minifogão é desprovido da maior parte do charme de um fogão tradicional russo. E em termos de eficiência, você pode encontrar designs mais bem-sucedidos.

  2. Tatiana

    Com essas dimensões não será uma cama, mas um disparate completo, você não vai realmente se deitar. Termine de construí-lo ou ele se transformará em um depósito de lixo. E o elemento de aquecimento no topo é muito bom. A área de aquecimento aumenta, especialmente se o recuperador for instalado de forma inteligente para que várias divisões sejam aquecidas a partir de um único recuperador.

  3. Andrei

    Gostei, exatamente o que precisava para meu mirante, com respeito e gratidão, Andrey.

    Fotos anexadas:
Adicione um comentário

Aquecimento

Ventilação

Elétrica