Ventilação subterrânea em uma casa particular: soluções e métodos práticos de implementação
A durabilidade de uma casa privada feita de qualquer material de construção depende em grande parte da ventilação regular do espaço localizado sob o teto inferior. A opção ideal é quando a ventilação subterrânea de uma casa particular é projetada e implementada na fase inicial de construção. Então é calculado e organizado corretamente.
Você aprenderá tudo sobre a organização competente de um sistema projetado para remover o excesso de umidade de estruturas parcial ou totalmente enterradas no solo no artigo a seguir.
Falaremos sobre as importantes funções desempenhadas pela ventilação. Mostraremos como posicionar e instalar corretamente os componentes projetados para remover o ar de exaustão e fornecer ar fresco.
O conteúdo do artigo:
- A necessidade de ventilação subterrânea
- Características do dispositivo de ventilação
- Manutenção sazonal do sistema de ventilação com respiros
- Redução adicional de umidade
- Qual esquema de ventilação devo escolher?
- Materiais para o design do sistema
- Como instalar um duto de ar?
- Conclusões e vídeo útil sobre o tema
A necessidade de ventilação subterrânea
A organização da ventilação subterrânea em um edifício privado é obrigatória pelos seguintes motivos:
- Devido à diferença de temperatura externa e sob o piso, a condensação se deposita nas vigas com as vigas do piso e na base. Sem ventilação adequada, gotas de água contendo ácido destroem concreto, tijolo e madeira, causando corrosão dos materiais de construção.
- A umidade contribui para o aparecimento, propagação e desenvolvimento de mofo e bolor, afetando madeira, metal e concreto.O mofo já surgido não desaparece quando o nível de umidade se normaliza naturalmente e, com seu posterior aumento, começará a se desenvolver mais ativamente nas áreas afetadas;
- O espaço subterrâneo fechado acumula dióxido de carbono, especialmente se nele forem armazenados os preparativos de outono com a colheita.
A umidade do subsolo aumenta devido ao contato com os solos, que sempre contêm água em diferentes proporções..
A umidade é especialmente sentida ao nível do solo, ou seja, camada solo-vegetativa de até 40 cm de espessura, absorvendo ativamente a precipitação e irrigada regularmente durante a irrigação.
A ventilação subterrânea é necessária para quase todas as soluções de design. Uma exceção é a construção de um piso no solo, segundo o qual as vigas ou lajes são assentadas diretamente sobre o aterro de areia ou brita, e não cobrem os vãos entre as paredes de fundação.
Características do dispositivo de ventilação
Se sobrar espaço sob o piso da casa, a sua ventilação é mais frequentemente organizada através da instalação de respiradouros no interior da base. As aberturas de ventilação são projetadas a distâncias calculadas com precisão umas das outras, do nível do solo, dos cantos do edifício e levando em consideração outros fatores.
Para maior eficiência do processo de ventilação, as aberturas são selecionadas no lado de sotavento e na parede da base/fundação localizada em frente. Orifícios de ventilação devem ficar frente a frente. Com esta solução, os desejos aumentam naturalmente.
O vento, voando para um buraco de um lado, voará para orifício de ventilação do outro lado, levando consigo umidade, moléculas voláteis de dióxido de carbono e cheiro de mofo. Durante a operação adicional, você só precisa ter certeza de que aberturas de ventilação não estavam bloqueados por nenhum objeto por dentro e não estavam cobertos de vegetação por fora.
Se houver divisórias dentro da fundação, cada uma delas também é feita orifícios de ventilação. Para garantir que o movimento das massas de ar seja estável e livre, as aberturas internas estão localizadas diretamente em frente às aberturas selecionadas nas paredes externas.
Caso não seja possível selecionar o número necessário de furos nas paredes do rodapé ou fundação, aumente a área de cada mini-abertura. É importante que a área total de ventilação cumpra os requisitos regulamentares.
Você pode fazer uma série de furos do mesmo tamanho ou uma janela larga com grade ou caixilho de abertura. Ao instalar uma janela, deve haver uma passagem ou escotilha dentro da estrutura que possa ser aberta para ventilação periódica.
Cortar aberturas de ventilação na fundação/cave de um edifício já construído, você pode usar uma plataforma de perfuração móvel projetada para perfuração horizontal e perfuração de paredes. Para formar um buraco, você precisará de um projétil equipado com uma coroa de diamante.
Se houver uma fundação adicional no interior, por exemplo, sob forno de tijolos ou uma enorme caldeira a gás de piso, então dentro da base externa o número de furos deve ser aumentado em 1,5-2 vezes.
As aberturas podem ser não apenas redondas, mas também quadradas, retangulares e até triangulares. O principal é não reduzir a seção transversal total especificada nos regulamentos de construção. O tamanho do furo não deve impedir o fluxo da quantidade necessária de ar.
O segundo método de organização de um espaço ventilado é mais trabalhoso e mais intensivo em recursos. A exaustão é feita do subsolo através de um tubo de ventilação até o telhado. Neste caso, o ar entra no sistema através das grades dos ambientes.
Neste caso, não há respiros na fundação, mas sim isolamento externo da fundação, embasamento e área cega. Esta é a melhor opção se você planeja construir um bem isolado ecológico uma casa em cuja construção foram utilizados princípios de poupança de energia.
Ventilação subterrânea em casa de madeira
A estrutura de uma casa de madeira é geralmente construída sobre uma base colunar. Sobre ela está montada uma coroa inferior, que serviu como uma espécie de grade para o assentamento das vigas do piso.As lacunas entre os pilares da fundação muitas vezes não são preenchidas com nada, o que garante ventilação natural.
Se for decidido que o piso da casa seja acabado com um revestimento que não seja de madeira, ele será instalado com tecnologia flutuante, ou seja, o contrapiso não tem ligação com as paredes. Neste caso, resta um pequeno vão entre o revestimento e a copa, por onde serão ventilados o subsolo e o piso.
Os vãos são cobertos com rodapés, mas a presença de pequenos vãos permite a ventilação total. Em lados opostos das salas você pode colocar rodapés especiais com orifícios de ventilação.
Além disso, nos cantos próximos às paredes podem-se deixar fendas no chão para ventilação, cobrindo-as com grades de ventilação. Esta solução também ajudará a melhorar a circulação do ar sob o piso do edifício.
Padrões de troca de ar
Como organizar a ventilação subterrânea? É necessário fazer furos para ventilação na fase de construção da fundação.
Para garantir uma troca de ar estável no espaço sob o teto inferior, as seguintes regras devem ser observadas:
- Ao instalar aberturas 15-20 cm abaixo da borda superior da fita (se a base for baixa), é feito um furo na frente do furo.
- O degrau entre aberturas adjacentes não deve exceder 3 m.
- Os furos na base/fundação estão localizados a uma distância de 1 m do canto.
Se a casa for construída em uma colina, é provável que seja bem ventilada por todos os lados. Neste caso, o número de orifícios de ventilação pode ser ligeiramente reduzido.
Na cave ou fundação de uma casa construída em zona baixa, deve-se aumentar a secção total das aberturas de ventilação: quer em número, quer em área.
Dimensões buracos Para ventilação da fundação e subterrâneos são regulamentados SNiP número 41-01-2003 ou versão atualizada das regras SP 60.13330.2012.
A área de todas as aberturas de ventilação deve ser de pelo menos 1/400 da área total do contrapiso. Ou seja, se a casa mede 9 m por 9 m, então a área subterrânea é de 81 m2. Neste caso, a área total de respiros na fundação deve ser 81/400 = 0,20 m2 ou 20 cm2.
A área mínima de ventilação não deve ser inferior a 0,05 m2. Ou seja, os furos retangulares devem ter tamanho de 25x20cm ou 50x10cm, e os furos redondos devem ter diâmetro de 25cm.
Se em uma casa particular essas aberturas parecerem muito grandes, elas podem ser diminuídas 2 vezes aumentando o número orifícios de ventilaçãopara que sua área total não seja inferior à calculada.
Ao instalar aberturas de ventilação em uma fundação de faixa, as hipotecas são fixadas após a instalação da estrutura de reforço. Podem ser tubos de plástico ou metal ou tubos de cimento-amianto. Suas bordas são niveladas com a fôrma e bem fixadas.
Para evitar que o concreto alise o plástico durante o vazamento, a areia é despejada nos tubos e fechada com tampões. Depois desnudando essas hipotecas permanecem em vigor. As aberturas retangulares são feitas a partir de caixas de tábuas desmontadas. Uma caixa de madeira também é instalada em uma moldura de reforço, após o endurecimento do concreto ela é removida.
Mais fácil de fazer orifícios de ventilação em um porão de tijolos. Neste caso, você pode cortar os tijolos ou instalar meio tijolo em vez de inteiro. Em rodapés construídos com blocos de concreto, você pode pegar vários blocos com alguns furos grandes, passá-los e colocá-los no lugar dos normais. Se o material de construção for blocos de concreto armado, são feitas aberturas nas juntas.
Se numa fundação colunar o vão entre os apoios for fechado com tijolo ou blocos de concreto, o número necessário de furos é deixado no material de construção. É necessário que sua área seja igual a um quatrocentos avos da área do contrapiso.
Como melhorar a troca de ar em uma casa já construída?
Se a casa já estiver de pé e a ventilação disponível for insuficiente, sentir-se constantemente alta umidade no subsolo e começar a se formar fungos, medidas podem ser tomadas.
Para aumentar o fluxo de ar e melhorar a ventilação, você precisa:
- Perfure novas aberturas ou aumente o tamanho das antigas. A maneira mais fácil é fazer vários furos ao redor do perímetro do respiradouro usando uma furadeira com uma broca grossa. Em seguida, perfure as lacunas restantes e nivele as paredes.Porém, um método mais produtivo é a perfuração com núcleo diamantado sem cargas de choque, o que deixa furos lisos e perfeitos;
- Melhore a tiragem de ventilação estendendo vários tubos desde as aberturas de exaustão até o telhado. O empuxo aumentará devido à maior queda de pressão;
- Instalar ventilação forçada automática com temporizador;
- Construir um canal na base do fogão, combinado com um soprador. Em seguida, o ar será aspirado por baixo, fornecendo ao fogão o oxigênio necessário para a combustão. No entanto, esta opção aplica-se apenas a edifícios com fogões de alvenaria e apenas na fase de construção ou alteração da unidade.
- Reduza a penetração das águas subterrâneas instalando uma impermeabilização poderosa. Método que não permite abandonar a ventilação, mas reduz o nível de umidade característico das estruturas enterradas no solo.
Os materiais impermeabilizantes, polietileno espesso de construção ou membrana polimérica, devem ser aplicados com muito pesado por 10-15 cm, estendendo-se nas paredes por 20-30 cm e fixando com uma prancha. Para evitar que o filme seja danificado, é colocada sobre ele uma betonilha fina de 3 cm.
Com fundação isolada, porão, área cega o efeito em combinação com um tubo de ventilação será múltiplo. Sem isolamento, a condensação se acumulará no filme, que, ao fazer uma inclinação, pode ser desviado do contrapiso.
Mas a argila expandida, devido ao seu vazio, retirará água do solo circundante.Portanto, este material só pode ser preenchido se o nível da água quente não ultrapassar 2,0 m da superfície diurna. Caso contrário, será necessário providenciar a ventilação subterrânea da casa de acordo com o esquema descrito acima, seguindo os princípios padrão.
Dispositivo de ventilação forçada
A circulação natural dos fluxos de ar não pode, em todos os casos, proporcionar a secagem necessária do espaço subterrâneo. Em seguida, é instalada uma unidade de ventilação mecânica ou válvulas de ventilação de alimentação.
É necessário forçar mecanicamente o movimento do ar:
- Se a casa for construída num vale entre colinas.
- Se o movimento natural das massas de ar for impossível devido às características climáticas da região (alta umidade, por exemplo).
- Se a base do edifício estiver enterrada em solos com baixas propriedades de filtração, devido aos quais a água atmosférica penetra fracamente nas rochas subjacentes. Pode ser identificado por poças estagnadas após chuvas e águas de enchentes mal drenadas. Neste caso, além da ventilação, é necessária uma drenagem eficaz das paredes, que pode ser construída após a construção da casa.
Os sistemas de ventilação forçada caracterizam-se pela presença de ventiladores de insuflação/exaustão instalados nas aberturas de ar, que promovem uma circulação mais intensa das massas de ar. A opção mais comum e econômica é instalar um exaustor.
Basta ligar esses ventiladores meia hora, uma vez por dia. Você pode instalar um sistema para ligar/desligar automaticamente os dispositivos de ventilação.Quando há umidade periodicamente alta - por exemplo, durante o derretimento da neve na primavera, você pode usar equipamento de aquecimento para secar rapidamente o contrapiso.
Recursos do sistema combinado
Combinado sistema de ventilação do porão está definido se sistema de ventilação o tipo natural não dá conta de suas tarefas e usar apenas o mecânico é muito caro. Uma grande vantagem do sistema combinado é que ele não é influenciado por fatores naturais e diferenças de temperatura e pode operar durante todo o ano.
A ventilação combinada, tal como a ventilação natural, é organizada através de aberturas de alimentação/exaustão. Um ventilador é instalado na abertura de exaustão para remover rapidamente o ar viciado do subsolo. Se a área subterrânea for grande, o ventilador também é instalado no duto de ar de alimentação.
Em pequenos espaços subterrâneos isto não é economicamente viável, pois haverá um consumo excessivo de energia. Um ventilador ajudará a secar rapidamente o espaço se a ventilação natural não resolver o problema.
Na maioria das vezes, ventiladores com potência de até 100 W são usados para equipar um sistema combinado. Você pode escolher dispositivos centrífugos e axiais. Os axiais são mais econômicos e também fornecem um fluxo de ar bastante potente, ao mesmo tempo que consomem uma quantidade moderada de eletricidade. Ao instalar dispositivos axiais, é necessário instalar uma válvula de retenção no tubo.
Manutenção sazonal do sistema de ventilação com respiros
A principal polêmica no cuidado do sistema de ventilação é a questão de fechar ou não as aberturas de ventilação para o inverno.
Existem 2 pontos de vista aqui:
- Com aberturas de ventilação. A umidade que cai na forma de condensação em ambientes aquecidos e excessivamente isolados será removida através deles. O piso deles que está diretamente conectado ao solo estará sempre frio, o que significa que durante a estação de aquecimento a formação de “orvalho” aumentará. Porém, se você investir no isolamento do piso, isso poderá ser evitado.
- Com as aberturas fechadas para o inverno. O ar quente e úmido da sala atingirá as superfícies frias do contrapiso (paredes do porão). A condensação será drenada para o solo. Na primavera/verão irá evaporar, aumentando a humidade, pelo que será necessário secar o contrapiso com dispositivos de aquecimento.
As aberturas deverão ser fechadas se a casa for de madeira, e revestimento de piso concluído usando tecnologia flutuante, ou seja, Existem vãos junto às paredes e também orifícios de ventilação com grelhas no chão. Caso contrário, o piso ficará muito legal.
Em outros casos, você pode considerar ambas as opções. Além disso, no inverno é necessário limpar regularmente a neve da base para que as aberturas de ventilação não fiquem completamente bloqueadas. Afinal, mesmo no estado fechado, eles contribuirão para a ventilação, mesmo que no estado reduzido.
Nas outras épocas do ano, cuidado sistema de ventilação simples:
- na primavera - abra as aberturas e seque o subsolo;
- no verão - certifique-se de que orifícios de ventilação não estavam cobertos de detritos e não estavam obscurecidos por plantas cultivadas;
É necessário instalar grades de ventilação (de preferência metálicas) em todos os tipos de respiradouros para que roedores e guaxinins não entrem, e limpá-los regularmente de detritos para que o fluxo de ar não seja reduzido.
Redução adicional de umidade
Para garantir que o sistema de ventilação não precise ser reforçado aumentando a seção transversal total ou instalando ventiladores, devem ser realizados os seguintes trabalhos:
- O dispositivo é eficaz sistema de drenagem - drenagem de água da fundação.
- Impermeabilização da base da casa e cave. Existem muitos tipos de impermeabilizações: podem ser laminadas, construídas, revestidas, etc.
- Executando isolamento. O melhor material em termos de economia e eficiência - EPPS. esse é bom isolador térmico, que não permite a passagem de água. Não interessa aos roedores e não apodrece. EPPS pode ser isolado e área cega.
As medidas listadas não cancelam, mas simplesmente complementam a ventilação. Somente em combinação você consegue uma drenagem ideal do espaço nos compartimentos do porão.
Ao instalar um sistema de acordo com um esquema forçado, os custos de instalação, manutenção e serviço serão maiores do que ao organizar um tipo natural. Deve-se levar em consideração que no inverno pode formar-se condensação nas paredes dos próprios tubos de ventilação e no tempo frio a seção transversal pode ficar completamente obstruída. Kurzhak.
Para evitar isso, os tubos podem isolar penofol. Na curva inferior do tubo você pode encontrar coletor de condensado - por exemplo, faça um furo ou instale um tee em vez de um ângulo.
Qual esquema de ventilação devo escolher?
Assim, descobrimos se é necessário um sistema de ventilação por piso radiante e agora resta decidir qual esquema escolher para condições específicas. Existem vários pontos importantes a serem considerados ao escolher um sistema. A operação da ventilação depende em grande parte do tipo de clima em uma determinada área, da temperatura média da rua, etc.
A ventilação natural é mais eficaz no inverno, pois é nesta época que se registra uma grande diferença entre a temperatura interna e externa do subsolo, o que garante uma boa circulação das massas de ar.
Porém, com uma queda ainda maior da temperatura, existe a possibilidade de um aumento excessivo das trocas de ar, o que também não é particularmente bom, pois pode levar ao congelamento das estruturas. Portanto, se a temperatura cair significativamente, as aberturas de ventilação deverão ser fechadas.
No verão, a diferença de temperatura dentro e fora do subsolo é minimizada, podendo a circulação de ar ser interrompida. Portanto, a ventilação natural mesmo com sistema de alimentação e exaustão - não é a melhor opção para regiões quentes. Aqui você deve instalar um combinado sistema de ventilação com canos.
Para organizar um combinado sistemas de ventilação Para uma pequena área subterrânea, a instalação de um tubo será suficiente.Para fornecer saída e recepção de massas de ar, ele precisa ser dividido verticalmente em 2 canais.
Esses tubos de ventilação são vendidos em lojas de ferragens. Cada canal possui sua própria válvula para ajustar a intensidade do fluxo. O funcionamento dessa ventilação é verificado de forma bastante simples: é necessário prender uma folha de papel nas aberturas de saída, uma por uma.
Materiais para o design do sistema
Para a disposição dos dutos de ar de alimentação e exaustão, são utilizados 3 tipos de tubos:
- Cimento-amianto — durável, resistente à corrosão e resiste bem ao gelo. Eles têm comprimento suficiente, portanto durante a instalação você pode dispensar conexões;
- Aço galvanizado — resistente à corrosão, fácil de instalar e leve. No entanto, o preço dos componentes metálicos sistemas de ventilação geralmente mais altos do que os de plástico e cimento-amianto;
- Plástico Distinguem-se por uma superfície interna lisa, garantindo a passagem fácil e rápida do fluxo de ar. Tubos de plástico Eles não enferrujam, não precisam ser limpos e sua vida útil ultrapassa algumas décadas. Uma de suas desvantagens é a inflamabilidade.
Fator determinante de eficiência sistemas de ventilação é a proporcionalidade entre a seção transversal do duto de ar instalado e a área da sala em que está instalado. Os engenheiros de aquecimento recomendam seguir a seguinte norma ao calcular: por 1 m2 espaço subterrâneo necessário 26 cm2 Seções.
Existe a seguinte fórmula para calcular o diâmetro necessário do tubo:
(Adega S × 26) ÷ 13.
Ou seja, se a área subterrânea for de 9 m2, então você vai precisar de um tubo com diâmetro de 18 cm: (9 × 26) = 208 ÷ 13 = 18 cm.Para ventilação monotubo o diâmetro deve ser ainda maior, por exemplo, 20 cm.
Como instalar um duto de ar?
Na maioria das vezes para organizar abastecimento e exaustão sistemas de ventilação 2 dutos de ar são usados. Para uniformizar a circulação das massas de ar, utilize tubos do mesmo diâmetro. Para acelerar a remoção do ar, você pode instalar um tubo de exaustão com seção um pouco maior.
Instale os dutos de ar o mais longe possível uns dos outros em paredes opostas. Ao longo do percurso dos tubos, é necessário minimizar o número de curvas.
O tubo de exaustão é montado em um dos cantos e sua extremidade inferior deve ficar próxima ao teto para que todo o ar quente que sobe seja retirado por ele. O duto de ar pode ser combinado com um exaustor de cozinha sistema de ventilação e leve-o até o telhado um metro e meio acima da cumeeira.
O duto de ar externo deve ser isolado, escrevemos sobre isso acima. A opção mais estética é colocar outro tubo no tubo, mas de tamanho maior, e colocar qualquer isolamento no espaço resultante. É melhor instalar um defletor de ventilação especial na cabeça do tubo, o que ajuda a aumentar a tração.
O duto de ar fornecido é montado no canto oposto do contrapiso e sua extremidade aberta deve ficar o mais próximo possível do solo. A abertura de alimentação deve ser inferior à abertura de exaustão. Da mesma forma, um cano pode passar por uma casa.
Se o duto de ar de entrada for conduzido através do telhado, sua abertura de entrada deverá estar localizada abaixo do tubo de exaustão. Borda externa atraente os tubos são elevados no telhado até 20-25 cm.
Além disso, o tubo de abastecimento pode ser instalado próximo à parede externa da casa. Neste caso, o buraco deve idealmente ser elevado acima do solo em 80 cm. No interior, amortecedores são instalados em cada duto de ar para regular a intensidade do movimento do ar.
Ele apresentará as regras para instalação de sistema de ventilação no sótão de uma casa particular. próximo artigo, abordando detalhadamente os princípios do dispositivo e as nuances da estrutura.
Conclusões e vídeo útil sobre o tema
O vídeo a seguir apresentará as regras e princípios da ventilação subterrânea:
Diretrizes para instalação de respiradouros na fundação:
Como lidar com a umidade em uma casa de campo:
Piso inferior - fechado sem ventilação um espaço onde são criadas todas as condições favoráveis ao desenvolvimento de mofo, umidade, fungos e condensação. Criando um eficaz sistemas de ventilação. Este problema pode ser resolvido tanto na fase de construção de uma casa como posteriormente - na fase de exploração do edifício.
Gostaria de falar sobre como funciona o sistema de ventilação do seu porão? Talvez você tenha métodos para melhorar sua eficácia que valha a pena compartilhar com os visitantes do site? Por favor, escreva comentários no bloco abaixo, tire dúvidas, poste fotos sobre o tema do artigo.
O autor tem problemas com matemática.
0,2 m² é 2.000 cm², não 20 cm²
(área do porão X 26) / 13 é igual a (área do porão X 2)