Mau funcionamento das caldeiras a gás Daewoo: decodificação de códigos de erro + recomendações de reparo
A avaria de qualquer elemento do sistema de aquecimento normalmente interrompe completamente o processo de aquecimento da casa.O local mais problemático do circuito é a caldeira, que consiste em vários componentes. A complexidade do projeto torna o reparo uma tarefa difícil.
No entanto, nem tudo é tão ruim, já que o mau funcionamento das caldeiras a gás Daewoo, por exemplo, pode ser determinado quase instantaneamente graças a um sistema de exibição que funciona perfeitamente. É claro que nem todos os problemas podem ser resolvidos sozinho, mas em alguns casos você pode passar sem os serviços dos trabalhadores do gás.
Você encontrará tudo sobre como decifrar códigos de erro que surgem durante a operação de equipamentos coreanos no artigo que apresentamos. Diremos como reagir aos dados do sistema de autodiagnóstico. Diremos como resolver rapidamente o problema e restaurar totalmente o aquecimento.
O conteúdo do artigo:
- Série de caldeiras a gás Daewoo
- Erros e métodos para eliminá-los
- Tipo de erro "E0"
- Tipo de erro "E1"
- Tipo de erro "E2"
- Erro tipo "E3"
- Tipo de erro "E4"
- Tipo de erro "E5"
- Tipo de erro "E6"
- Tipo de erro "E7"
- Tipo de erro "E8"
- Tipo de erro "E9"
- Tipo de erro "EA"
- Tipo de erro "EC"
- Tipo de erro "Ed"
- Tipo de erro "EE"
- Tipo de erro "EF"
- Tipo de erro "U0"
- Tipo de erro "U1"
- Tipo de erro "U8"
- Tipo de erro "U9"
- Conclusões e vídeo útil sobre o tema
Série de caldeiras a gás Daewoo
Daewoo é um dos conglomerados coreanos mais famosos, que deixou de existir em 1999. Muitas divisões da empresa ganharam independência ou fundiram-se na estrutura de outras empresas.
Já na Coreia do Sul existem duas empresas que anteriormente estavam relacionadas com a corporação e produzem caldeiras a gás:
- Altoen Daewoo Co., Ltd (até 2017 - Daewoo Gasboiler Co., Ltd). Agora as instalações de produção estão localizadas em Dongtan.
- Daewoo Electronics Co., que produz equipamentos a gás nas fábricas da empresa KD Navien.
Os componentes das caldeiras de ambas as empresas são fabricados na Coreia do Sul e no Japão e a montagem é feita automaticamente.
As seguintes linhas de caldeiras a gás da Altoen Daewoo Co. são apresentadas na Rússia. Ltda:
- DGB MCF. Caldeiras com câmara de combustão aberta.
- DGB MSC. Caldeiras com câmara de combustão fechada.
- DGBMES. Caldeiras do tipo condensação com câmara de combustão fechada. Os modelos desta linha possuem programador de funcionamento semanal, painel de controle autônomo e ligação simplificada à chaminé.
Todos os modelos das linhas listadas são de parede, circuito duplo, isto é, projetado para aquecimento e abastecimento de água quente.
Daewoo Eletrônica Co. Existem duas linhas de caldeiras a gás: “DWB” de parede e “KDB” de piso. Eles possuem características próprias, incluindo códigos de erro que diferem dos modelos concorrentes. No entanto, estas caldeiras não são amplamente utilizadas na Rússia.
Portanto, este artigo fornecerá apenas códigos de erro para caldeiras a gás da Altoen Daewoo Co., Ltd.
Erros e métodos para eliminá-los
O número de falhas detectadas automaticamente nas caldeiras Daewoo está agrupado em 19 eventos, cada um com seu próprio código. Vendo o display, você pode tentar resolver o problema sozinho ou dar aos técnicos chamados uma primeira ideia do problema que surgiu.
Algumas avarias das caldeiras a gás independem do tipo de câmara de combustão ou de outras características do equipamento. E há problemas que são típicos apenas de uma determinada linha. As caldeiras Daewoo Altoen (Gasboiler) apresentam numeração contínua de erros e os métodos para eliminá-los são quase os mesmos para todos os modelos.
Tipo de erro "E0"
Este código indica um erro no sensor de temperatura ambiente, que está embutido no painel de controle. O exemplo desse mau funcionamento mostra que não é sempre que é necessário chamar uma equipe de reparos.
É necessário desmontar o aparelho, limpar os contatos e verificar o sensor com um testador. Se necessário, deve ser substituído. Se você não tem habilidade para desmontar e consertar esses produtos, pode levar o controle remoto a qualquer oficina especializada em eletrônica.
Tipo de erro "E1"
Foi registrada uma diminuição na pressão no sistema de aquecimento. O caso mais simples que leva a este problema é a quebra do pressostato mínimo ou a falta de sinal entre o sensor e a placa de controle. No entanto, em primeiro lugar, é necessário verificar imediatamente se há vazamentos no circuito de aquecimento.
O vazamento de refrigerante pode ocorrer não apenas no circuito, mas também em componentes de equipamentos de aquecimento, como:
- trocadores de calor;
- bomba hidráulica;
- válvula de escape;
- torneira de maquiagem, etc.
Neste caso será necessário substituir a unidade hidráulica, embora por vezes a substituição das juntas possa ser suficiente.
O fornecimento também pode ser cortado por algum motivo.Embora neste caso também surja a questão do vazamento, que é gradual.
Uma diminuição da pressão no circuito sem vazamento de refrigerante pode ocorrer em caso de queda pressão no tanque de expansão tipo fechado, que é instalado na caldeira. Neste caso, terá que ser reparado.
Após eliminar a causa do vazamento, é necessário encher o circuito e restaurar a pressão de operação.
Tipo de erro "E2"
Acionamento de analisador de gases, sinalizando combustão incompleta da mistura fornecida ou entrada de fumaça na chaminé.
O problema está na tração insuficiente, que pode ser causada por:
- Alteração da seção aberta do duto de exaustão de fumos em decorrência de sua contaminação. Acontece raramente, principalmente devido à entrada de um objeto estranho ou de um pequeno animal. A formação de gelo também é possível na área de saída do tubo. Chaminé de caldeira a gás precisa ser limpo.
- Pressão forte do vento. Um caso difícil, pois é necessário recalcular a geometria do tubo ou instalar uma estrutura à prova de vento.
Também pode haver um problema com o ventilador. Na maioria das vezes, trata-se de contaminação das lâminas, que pode ser vista, ou distúrbio de rotação, que é fácil de ouvir.
Você mesmo pode identificar os problemas descritos acima. Se a chaminé e o ventilador estiverem funcionando normalmente, ainda existe a possibilidade de falha do sensor. Terá que ser substituído.
Erro tipo "E3"
Ocorre um erro quando o superaquecimento é detectado. refrigerante. Há duas razões principais:
- mau funcionamento do termostato de emergência;
- desacelerando ou interrompendo a circulação do líquido refrigerante.
Se tal erro ocorrer, você precisará esperar até que o dispositivo esfrie, reiniciá-lo (desligar e ligar) e reiniciá-lo. Se o erro se repetir, significa que o gatilho não era falso (isso acontece) e terá que ser resolvido.
Em primeiro lugar, é necessário determinar se a taxa de circulação do refrigerante é suficiente. Para tal, é necessário ligar a caldeira sem aquecimento e ouvir o funcionamento da bomba. Seu zumbido deve ser normal.
Problemas com este nó podem ser causados por vários motivos:
- Sem fonte de alimentação. Você terá que ligar para a fiação e encontrar uma pausa.
- Há energia, mas a bomba não funciona. Você precisa mostrá-lo a um eletricista. Se houver ruptura no enrolamento, fica mais barato substituir todo o conjunto. Se outros fios quebrarem, o problema poderá ser eliminado e a bomba funcionará novamente.
- Bloqueio do eixo do rotor. Este evento raramente ocorre sem danos, por isso é melhor substituir a bomba.
- Desgaste do impulsor. A bomba precisa ser substituída.
Também é possível que os contatos do fio de sinal da bomba à placa estejam desconectados ou que a própria placa central esteja danificada.
Se a bomba estiver funcionando com potência máxima, a causa da má circulação está no circuito. Ela pode ser:
- Pressão reduzida no sistema e falha do sensor de pressão. Caso raro.
- Formação de bloqueio de ar. É necessário verificar todo o circuito sangrando o ar pelas torneiras Mayevsky e acessórios semelhantes.
- Fechamento acidental de um dos elementos da válvula de corte. Todas as torneiras e plugues devem ser verificados.
- Formação de bloqueio. Caso raro.Um problema difícil principalmente devido às dificuldades associadas à localização do tampão de lama.
Se a bomba funcionar normalmente e o circuito passar normalmente pelo líquido refrigerante, os sensores de temperatura precisarão ser substituídos. Provavelmente eles estão fora de serviço.
Tipo de erro "E4"
Este código sinaliza a ativação de um pressostato - um sensor de tiragem na chaminé. Os principais motivos são os mesmos do código de erro “E2”.
Se a chaminé e o ventilador da caldeira a gás estiverem funcionando normalmente, o problema pode estar no sinal do sensor. Em primeiro lugar, é necessário verificar o aperto da ligação dos contatos ao sensor e à placa central, e também verificar a fiação.
Também é possível que se forme condensação nos tubos ou que estejam mal conectados ao sensor. A falha do pressostato em si é improvável.
Tipo de erro "E5"
Recebimento de um sinal de alarme do sensor de chama. Se visualmente, ao ligar e desligar a caldeira, o acendimento ocorre normalmente, é necessário verificar o sensor de chama.
Em primeiro lugar, é necessário ter certeza de que está em bom contato com a placa principal (verifique a conexão dos fios e teste). Você também precisa ter certeza de que há uma tensão de 5 Volts entre os terminais do sensor CN05.
Se o sensor funcionar normalmente e a ignição não causar problemas, o erro está na placa central. Terá que ser substituído.
Se você conseguir detectar visualmente um problema de ignição, execute as seguintes etapas:
- Reinicie a unidade e tente acender novamente. Talvez o motivo seja um dos capacitores ou uma carga residual no transformador de ignição.
- Certifique-se de que a pressão máxima e mínima do gás esteja devidamente ajustada para os injetores instalados no dispositivo. Os indicadores padrão podem ser encontrados no manual de instruções.
- Inspecione o eletrodo de ionização quanto a contaminação. Certifique-se de que haja um espaço aceitável entre ele e o dispositivo queimador. Certifique-se de que haja faísca (primeiro desligando o gás).
- Ajuste a potência de ignição no menu de serviço. Você precisa usar os parâmetros especificados no manual do usuário.
- Certifique-se de que não haja danos no corpo (ou seja, o usuário não receba choque elétrico ao tocar nos elementos da caldeira).
- Certifique-se de que o aterramento esteja presente e não quebrado.
- Verifique se a válvula de gás não está presa. Basta inserir o tubo de silicone na conexão e pressionar com firmeza.
- Verifique se há uma bobina de válvula quebrada.
Se o problema estiver na válvula de gás, ela deverá ser substituída.
Usando esse erro como exemplo, percebe-se que às vezes para consertar uma caldeira a gás Daewoo é necessário conhecimento em diversas áreas: elétrica, eletrônica e mecânica. Portanto, em caso de erros complexos, é ainda melhor chamar técnicos experientes em serviço de gás, que irão contrato assinado para fornecimento de combustível azul e manutenção de unidades.
Tipo de erro "E6"
Sensor de vazamento de gás acionado. Se sentir cheiro de gás na sala da caldeira, primeiro feche a válvula de corte na entrada da casa. Em seguida, é necessário verificar o gasoduto (até a válvula da caldeira) e as conexões quanto a danos. Se você os encontrar, entre em contato com o serviço de gás.
Se não sentir cheiro de gás, depois de um tempo você poderá ligar a caldeira novamente. É aconselhável estar por perto neste momento e ter um analisador de gases com você. Se o sensor disparar incorretamente, ele precisará ser substituído.
Tipo de erro "E7"
Este código é exibido se a placa “perdeu” o controle remoto. O problema pode ser uma avaria no painel de controle ou na unidade de placa responsável pela comunicação.
Dispositivos de controle de outros fabricantes coreanos (Navien, Hydrosta, etc.) são adequados para caldeiras Daewoo, portanto não há nenhum problema particular em substituir esta peça.
Tipo de erro "E8"
Perda de ligação entre o sensor de temperatura do circuito de aquecimento e a placa central. Normalmente, o problema ocorre quando o termistor quebra. Primeiro, é claro, você precisa verificar se os contatos estão soltos e depois ligar para a fiação. Se estiver funcionando corretamente, o sensor deverá ser substituído.
Teoricamente, é possível uma avaria da unidade central do conselho, embora normalmente neste caso ela falhe completamente, e não parcialmente.
Tipo de erro "E9"
Vazamento na caldeira. O sensor de presença de água disparou. Você precisa abrir a caldeira e ver onde se formou a fístula. Também pode haver um problema com as juntas das tomadas onde estão instalados os sensores de temperatura do aquecimento e da água quente.
Tipo de erro "EA"
O circuito é reabastecido com água mais frequentemente do que uma vez a cada 5 minutos. Isso indica a presença de um vazamento. O seu volume não é tão significativo a ponto de parar a caldeira devido à fervura da água ou à libertação de pressão.
Esta situação não pode ser ignorada, pois um pequeno vazamento a qualquer momento pode se transformar em um vazamento total com parada de emergência da caldeira e graves consequências para os objetos da casa.
Tipo de erro "EC"
As centrais de controle são universais para todos os modelos da mesma linha. O código de erro “EC” indica que o modelo da caldeira foi selecionado incorretamente. Isso geralmente ocorre quando a placa central é substituída ou quando os parâmetros são redefinidos devido a uma queda repentina de energia.
Para resolver este problema, basta definir as configurações através do menu de serviço.
Tipo de erro "Ed"
A segunda letra deste código é “d” minúsculo. Os fabricantes se afastaram do modelo para que os usuários não confundam o “D” maiúsculo e o número “0”, que possuem formatos semelhantes. O erro significa que o estabilizador integrado detectou um desvio na frequência atual.
Se os parâmetros de potência se desviarem frequentemente dos valores padrão, a electrónica da caldeira pode falhar.
Tipo de erro "EE"
Este código indica um problema com o exaustor de fumaça. O sensor de velocidade mostra um valor baixo.
O mau funcionamento pode ser causado por:
- impulsor entupido;
- violação da lubrificação do eixo;
- leituras imprecisas do sensor.
Além disso, um erro do conselho não pode ser descartado, embora esta opção seja improvável.
Tipo de erro "EF"
Sinal de que a válvula de três vias responsável pela comutação do fluxo de água está aberta há mais de 90 minutos. Isso indica que está emperrado. Para evitar esses danos, é necessário instalar um filtro que evite entupimentos.
A falha mais grave é um servomotor de válvula queimado. Neste caso, é melhor substituir todo o conjunto de distribuição.
Tipo de erro "U0"
O sensor de chama não “vê” o fogo. Problema de ignição. Se a chama acender e apagar, o motivo pode ser a qualidade da mistura fornecida, a pressão do gás ou a falta de exaustor.
Se a chama acender, o eletrodo de autoignição continuar a clicar, mas o erro ainda persistir, o motivo pode ser um sensor com defeito ou uma conexão ruim com a placa.
Um dos defeitos do sensor é simplesmente a sua contaminação. Se você limpar esta parte, o problema geralmente será resolvido.
Tipo de erro "U1"
Os botões do painel de controle estão presos. Essas reparações não dizem respeito diretamente à caldeira a gás, mas podem ser realizadas por qualquer especialista em eletrónica. Para isso, é necessário desconectar o painel do corpo da caldeira e levá-lo para reparo.
Tipo de erro "U8"
Erro no sensor de temperatura da água quente. Os motivos da avaria e as ações necessárias neste caso são semelhantes à situação do erro “E8”. A caldeira não para o seu funcionamento, mas funciona apenas em modo de apoio ao aquecimento.
Durante a substituição do sensor, a caldeira deverá ser parada e desligada da rede elétrica.
Tipo de erro "U9"
Sinal de um sensor de temperatura localizado na chaminé. A situação mais provável são canos entupidos. Eles precisam ser limpos.Se nenhuma contaminação for detectada, o problema pode estar em um sensor não corrigido.
Quase metade das paragens da caldeira a gás Daewoo estão associadas a problemas que surgiram noutros componentes do circuito de aquecimento.
Além disso, muitos problemas de funcionamento da caldeira podem ser eliminados de forma independente se você tiver pelo menos habilidades mínimas para reparar qualquer equipamento. Portanto, é necessário analisar o tipo de erro e só depois tomar a decisão de repará-lo você mesmo ou chamar especialistas.
Conclusões e vídeo útil sobre o tema
Substituição do trocador de calor das caldeiras da série Daewoo MSC:
Determinação do tipo de falha associada ao eletrodo de ignição por chama:
Instruções para especialista no trabalho com caldeiras da série MSC. Adequado para outras linhas Daewoo. O cumprimento estrito destas recomendações evita a ocorrência de muitos problemas de funcionamento:
Deve ser lembrado que o manuseio inadequado de gases inflamáveis pode levar a uma situação de emergência - incêndio ou explosão. Portanto, se você tiver dúvidas sobre a capacidade de resolver o problema sozinho, será necessário chamar os técnicos da central de atendimento ou do serviço de gás.
Conte-nos sobre sua própria experiência na identificação e eliminação de falhas em unidades de gás fabricadas na Coréia. É possível que seus conselhos sejam úteis para os visitantes interessados na solução de seus problemas. Deixe comentários no bloco abaixo, tire dúvidas e poste fotos sobre o tema do artigo.
Se o gás foi desligado em alguns bairros durante a obra, o que fazer com a caldeira? Desligá-lo completamente?
Diga-me, a pressão da água fria e quente pode cair devido a um mau funcionamento da caldeira?
Por que a pressão e a água da torneira sob a caldeira caem constantemente?