Máquinas de lavar louça Bosch: classificação dos melhores modelos + comentários sobre o fabricante

As máquinas de lavar louça confiáveis, de alta qualidade e convenientes da Bosch são modernas ajudantes de cozinha que salvam os usuários de um procedimento não muito agradável como lavar xícaras, pratos, panelas e talheres.

Os clientes que já adquiriram as unidades elogiam muito o equipamento e notam a presença de amplas funcionalidades que podem facilitar significativamente a vida de qualquer dona de casa. Se procura máquinas de lavar loiça de alta tecnologia e económicas, aconselhamo-lo a consultar mais de perto as ofertas da marca alemã.

Preparamos uma classificação dos melhores modelos da Bosch. Os principais líderes incluíram unidades que diferem no tipo de instalação, conjunto de opções e preço. O ponto em comum entre as máquinas de lavar louça apresentadas é a grande demanda dos consumidores e as boas avaliações dos usuários. As dicas de seleção a seguir ajudarão você a decidir sobre a opção tecnológica apropriada.

Características da tecnologia da marca

A máquina de lavar louça é um aparelho prático e útil. Ele cumpre perfeitamente suas funções e permite que o proprietário libere tempo para assuntos mais importantes. Convidamos você a conhecer mais de perto as características do PMM da marca Bosch.

Classificação por tipo de localização

Todas as máquinas de lavar louça Bosch estão disponíveis em dois tamanhos, 45 e 60 cm, e estão divididas em três subtipos.

Autônomo as unidades podem ser localizadas em qualquer local conveniente, deixando ao cliente a oportunidade de planejar pessoalmente o espaço da cozinha e sem quaisquer restrições.

Os dispositivos podem ser colocados de forma totalmente independente ou “escondidos” sob a bancada, otimizando assim a área útil da sala.

O técnico verifica a máquina de lavar louça
A Bosch presta muita atenção à qualidade das peças utilizadas. Materiais e componentes modernos de alta resistência são usados ​​para fabricação. Como resultado, o produto acabado é operacionalmente estável e atende seus proprietários de maneira confiável por muitos anos.

Construídas em os módulos permitem manter o estilo interior da cozinha sem perturbá-la com a aparência dos eletrodomésticos. Isto é muito conveniente nos casos em que uma solução de estilo extraordinária em um esquema de cores original é implementada na sala.

Oficina de testes de máquinas de lavar louça
As máquinas de lavar louça são testadas antes de serem colocadas à venda. São verificados com programas especiais, expostos à água e ao calor, tentando detectar um possível mau funcionamento. Somente após esses eventos o equipamento que passou nos testes vai parar na loja.

Compactar As máquinas de lavar louça Boshev podem ser facilmente colocadas mesmo em uma sala pequena com um layout complexo e não “consomem” um único centímetro extra de sua área útil.

O tamanho ideal dos módulos é combinado harmoniosamente com uma funcionalidade boa e abrangente e um alto nível de confiabilidade.

Funcionalidade tecnológica das máquinas da Bosch

Princípio geral de funcionamento regras operacionais e o conjunto de capacidades básicas é o mesmo para todas as unidades. Consiste em vários modos simples, incluindo lavagem intensiva, econômica e rápida.

Menina abrindo a máquina de lavar louça
O equipamento consome de 6 a 12 litros de água em um ciclo. Isto é suficiente para processar de 6 a 14 conjuntos, dependendo da capacidade do tanque interno da máquina

As principais diferenças estão nas funções adicionais com as quais estão equipados dispositivos de diferentes séries.

Opções originais para produtos Bosch

Os produtos integrantes da linha de equipamentos para limpeza de cozinha da Bosch, além dos programas básicos, possuem as seguintes opções originais:

  • Zona Intensiva – funciona em módulos com tanque dividido ao meio. Ele fornece água em diferentes temperaturas para as câmaras em diferentes velocidades. Isto permite lavar louça gordurosa com pressão forte e quente na parte inferior e enxaguar peças frágeis e ligeiramente sujas na parte superior;
  • Brilhar e secar – com a ajuda do mineral zeólita, seca a louça mais rápido e melhor;
  • Água Ativa – sem intervenção do usuário, calcula automaticamente a quantidade ideal de recursos consumidos dependendo do nível de carga, ajudando a economizar água e energia elétrica;
  • VarioSpeed ​​​​Plus – permite acelerar o processo de lavagem devido ao aumento do consumo de energia. A economia de tempo varia de 20 a 50%;
  • AquaStop – protege o equipamento contra vazamentos. Garante a utilização totalmente segura de modelos independentes e embutidos;
  • EcoSilenceDrive – motor inversor progressivo. Conecta-se diretamente e demonstra alta eficiência e operação totalmente silenciosa;
  • Aqua Vario – reconhece o nível de contaminação e o material de que são feitos os pratos.Seleciona o modo de processamento apropriado para vidro, porcelana e outros materiais delicados;
  • Higiene – desinfecta com água a uma temperatura mais elevada e efectua enxaguamentos adicionais;
  • Higiene Plus – permite tratar utensílios de cozinha com água e vapor em alta temperatura.

Essas opções úteis estão presentes total ou parcialmente em uma variedade de modelos. O cliente pode escolher a opção mais adequada para si e pagar apenas pelos parâmetros que realmente necessita.

Diretrizes para escolher um assistente doméstico

Uma moderna máquina de lavar louça da marca Bosch é uma unidade progressiva com um grande número de funções e capacidades úteis.

Porém, para cada desenvolvimento inovador introduzido no dispositivo, você terá que pagar. Portanto, antes de comprar, você precisa definir claramente as tarefas futuras do dispositivo e pensar no que você pode prescindir e em quais modos realmente vale a pena gastar dinheiro.

Primeiro de tudo, você deve prestar atenção a parâmetros como:

  • tamanho – tamanho real 60 cm, estreito 45 cm, compacto 45 cm de largura e cerca de 55 cm de altura;
  • classe energética – varia do habitual B ao mais económico A+++;
  • capacidade total – de 6 a 14 séries por carga completa;
  • consumo de água no modo econômico - de 6,5 a 13 litros;
  • nível de ruído de fundo – muito silencioso 38-44 dB, idealmente silencioso – 45-48 dB;
  • desenho de cores – branco, metálico, aço inoxidável;
  • preço unidade.

Outro ponto importante é a futura localização do aparelho. Se a cozinha for pequena, faz sentido considerar embutido ou modelos compactos. Eles farão um excelente trabalho no processamento de pratos e não ocuparão espaço extra.

Máquina de lavar louça embutida no móvel da cozinha
Numa máquina de grande volume, o reservatório interno tem uma capacidade muito boa. Pode facilmente lavar até 14 conjuntos que sobraram após uma celebração ou festa em casa

Para uma sala espaçosa, é adequado um dispositivo amplo e completo com um grande tanque de carga, projetado para o número máximo de dispositivos.

Todos os critérios acima devem ser considerados no momento da compra. A seleção adicional é feita com mais detalhes com base na configuração do dispositivo, tipo de controle e disponibilidade de programas adicionais.

Opções do painel de controle

As unidades Bosch estão disponíveis com painéis táteis e mecânicos. Os primeiros têm um visual bastante moderno e esteticamente agradável, possuem indicação bem visível e exibem informações sobre o processo de trabalho e códigos de erro que ocorrem.

Painel de controle da máquina de lavar louça
Os botões do painel de controle estão equipados com iluminação de fundo brilhante e de alta qualidade. Isto torna possível usar a máquina de lavar louça sem ativar a luz de fundo geral da sala

O painel mecânico contém botões ergonômicos de formato padrão. Em caso de avaria, podem ser facilmente substituídos por similares adquiridos na loja da empresa ou centro de assistência.

O modelo de botão custa bem menos que o eletrônico e para muitos compradores esse momento se torna decisivo.

Capacidades básicas de unidades de lavagem

Todas as máquinas de lavar louça Bosch possuem um conjunto de funções operacionais padrão.

Inclui itens obrigatórios como:

  • modo delicado para pratos frágeis – processamento a 45-60°C;
  • opção de enxágue moderado a 45-55°C, relevante para o uso diário;
  • função de lavagem intensiva a 65-75°C para eliminar sujidades intensas.

A lista de funções adicionais é bastante ampla, mas comprar um produto caro com pacote completo ciclos de lavagem não é de todo necessário. É melhor escolher o conjunto ideal de modos que serão usados ​​constantemente, e não ocasionalmente.

As opções mais interessantes

Muitos clientes gostaram muito do recurso de pré-imersão. Permite molhar a louça com antecedência e, após um certo tempo, lavá-la bem da sujeira.

No entanto, esta opção só é relevante se pratos, panelas e utensílios muito gordurosos e gordurosos precisarem ser lavados diariamente. Quando pratos com este nível de contaminação aparecem apenas ocasionalmente, é perfeitamente possível conviver com o modo básico de lavagem intensiva.

Máquina de lavar louça em plena carga
Os produtos Premium Bosch estão equipados com sensores adicionais que podem calcular automaticamente o programa de lavagem ideal e a quantidade de agente de limpeza necessária para remover a sujidade em cada caso individual.

A opção de um modo de operação econômico, que promove um consumo razoável de água e energia elétrica, é relevante para absolutamente todas as máquinas e vale muito a pena pagar por isso. Isso permitirá que você economize uma quantia significativa nas contas de serviços públicos sem sacrificar seu próprio conforto.

Tipos e materiais de recipientes internos

Recipientes e compartimentos internos para carregamento correto Existem vários tipos de pratos.

Os modelos mais comuns são:

  • ferro durável revestido com plástico adicional ou revestimento de silicone;
  • aço inoxidável resistente à ferrugem;
  • plástico moderno.

As máquinas com recipientes de ferro são inicialmente um pouco mais baratas, mas com o tempo o metal se desgasta e os cestos têm que ser substituídos por novos, o que acarreta custos adicionais.

Unidades com recipientes de inox têm custo mais elevado, mas compensam, pois esse tipo de material apresenta excelente resistência operacional e não tem medo de umidade agressiva.

Lave a louça na máquina de lavar louça
Os cestos e recipientes para máquinas de lavar louça são geralmente feitos de aço inoxidável com revestimento anodizado. Protege o metal do contato com a água e evita a corrosão

Os recipientes de plástico também parecem modernos e atraentes, mas sua durabilidade não é muito alta. Quando muito carregados, podem ficar deformados e até rachar, criando uma série de inconvenientes para os proprietários.

O princípio de secar pratos lavados

Nem todos os produtos de lavagem da marca Bosch estão equipados com secadora, mas a maioria das donas de casa deseja que essa opção esteja disponível.

Nos modelos econômicos, este modo é implementado por meio de um ventilador e um capacitor especial. Em aparelhos de luxo, uma potente turbina é usada para secar xícaras, pratos, panelas e talheres.

Pratos na bandeja da máquina de lavar louça
Uma máquina com opção de secagem é muito mais prática e permite que a dona de casa tenha tempo adicional para quaisquer outras tarefas e preocupações domésticas.

Ele dá conta da tarefa muito mais rápido do que os “colegas” mais baratos, mas um aparelho com essa função é muito mais caro e costuma ser incluído na linha de produtos de luxo. Você terá que pagar um alto prêmio por conveniência, mas vale a pena.

Os 10 melhores modelos Bosch

A marca Bosch produz máquinas de lavar louça numa vasta gama. Todos os modelos passam por testes preliminares em equipamentos especiais e se diferenciam pela confiabilidade, funcionalidade, estética externa e estabilidade operacional.

No entanto, na maioria das vezes, os compradores escolhem vários modelos específicos entre a variedade de ofertas.A lista de popularidade dos eletrodomésticos Bosch inclui as 10 máquinas de lavar louça mais compradas no ano passado.

1º lugar - compacto Bosch SKS62E22

A prática máquina Bosch SKS62E22 tem um preço acessível e chama a atenção pelas suas pequenas dimensões. A altura e a profundidade do dispositivo são de 45 e 50 cm, respectivamente, e a largura não excede 55,1 cm.Você pode carregar até 6 conjuntos de vários graus de sujeira por vez.

Esta unidade compacta é uma boa solução para colocação em uma pequena cozinha. O equipamento ocupa um espaço mínimo e pode ser convenientemente colocado em um armário ou bancada.

Pertence a A classe em termos de consumo de energia e consome recursos economicamente. Utiliza uma pequena quantidade de água e retira apenas água fria do sistema.

A lista de funções adicionais inclui:

  • sistema Servolock – proporciona abertura/fechamento suave e suave da porta;
  • VidroProtec – garante uma lavagem segura e suave de vidros frágeis;
  • detecção automática do tipo de detergente.

Entre as vantagens, os usuários destacam a presença de sensores de vazamento e a qualidade da água consumida, um prático recipiente para talheres e um excelente resultado final quando a louça literalmente range por falta de gordura e limpeza.

As desvantagens incluem a falta de instruções em russo, problemas com a rotação do balancim inferior após um ano de uso.

2º lugar - desktop Bosch SKS62E88

O Bosch SKS62E88 é em muitos aspectos semelhante em parâmetros ao modelo descrito acima e custa quase o mesmo, devido a uma aparência mais estética, um revestimento original do corpo que imita a tonalidade do aço inoxidável e um baixo nível de ruído, que é apenas 48dB.

A funcionalidade é representada por seis programas principais de lavagem em diferentes temperaturas. Modo adicional ExtraSeco Quando ativado, inicia o enxágue final da louça em temperatura elevada. Isto torna a secagem posterior dos itens mais fácil e rápida.

Os proprietários do Bosch SKS62E88 recomendam usar a opção ExtraDry com cautela e não usá-la para pratos vulneráveis ​​à água quente.

3º lugar - estreito Bosch SPS 40E02

O modelo Bosch SPS 40E02 pertence à categoria de produtos estreitos e é perfeito para instalação em pequenos espaços de cozinha, onde cada centímetro de espaço conta. A câmara de carregamento pode acomodar até 9 conjuntos por vez. Na parte superior existem prateleiras adicionais para talheres e compartimentos rebatíveis para chávenas.

Esta máquina de lavar louça está equipada com um inovador motor sem escovas de nova geração. Possui alta potência e durabilidade, mas ao mesmo tempo opera silenciosamente e produz mínimo ruído.

Quatro programas de lavagem permitem processar corretamente a louça em 4 condições de temperatura diferentes. Sistema AquaStop protege de forma confiável a caixa contra vazamentos e a opção Dosagem Assist ajuda o detergente a dissolver-se uniformemente sem se acumular em apenas um compartimento.

Os usuários falam muito bem deste modelo e observam que ele limpa pratos de qualquer grau de sujeira com clareza cristalina.

4º lugar - multifuncional Bosch SMV 46KX00 ​​​​E

Uma máquina de lavar louça bastante cara, mas muito sofisticada. É equipado com display, pode acomodar 13 conjuntos ao mesmo tempo e utiliza a água da forma mais econômica possível, consumindo apenas 7,5 litros por ciclo. Ao mesmo tempo, também é silencioso - esse parâmetro é de até 46 dB.

Um recurso útil do Bosch SMV 46KX00 ​​​​E é a programação de inicialização manual. O proprietário pode definir qualquer horário no display e o aparelho começará a funcionar na hora certa.Isto é relevante para regiões onde existe uma tarifa de electricidade reduzida à noite.

Os recursos opcionais incluem uma lista básica de modos e duas funções especiais: Zona Intensiva E VarioSpeed ​​Plus, Extra Seco, sensor de carregamento.

O revestimento externo é altamente durável e possui proteção avançada contra manchas e impressões digitais.

5º lugar - silencioso Bosch SPV66MX10R

Máquina de lavar louça estreita embutida Série 6 da Bosch demonstra excelente desempenho e funcionalidade. Em um ciclo de lavagem, a máquina pode limpar até 10 conjuntos, consumindo cerca de 9 a 10 litros.

O modelo SPV66MX10R possui as seguintes tecnologias e recursos:

  • a presença de 3 balancins, que garantem um abastecimento uniforme e rápido de água à câmara de lavagem;
  • caixas VarioFlex Plus — um sistema de elementos dobráveis ​​para colocação de pratos de diferentes tamanhos;
  • InfoLight – o feixe ilumina o chão e indica o ciclo de lavagem;
  • Proteção de vidro – tecnologia de ajuste da dureza da água para lavagem suave de vidros;
  • Unidade EcoSilence – motor sem escovas economizador de energia, que contribui para o funcionamento silencioso da máquina de lavar louça, efeito de ruído – 46 dB.

A máquina possui sistema AquaStop contra vazamentos, trava para crianças, fechamento automático de porta e 6 programas de lavagem. O tipo de secagem é a condensação, ou seja, a evaporação ocorre naturalmente.

Os usuários apreciaram o funcionamento silencioso da unidade, a qualidade da lavagem, a eficiência no consumo de recursos e a ergonomia das caixas de carregamento. Contras: instruções de instalação insuficientemente informativas, som pouco agradável no final do ciclo de lavagem.

A máquina de lavar louça SPV66MX10R é adequada para uma família de 4 pessoas com crianças. Você pode ligar a máquina à noite - o ruído não interferirá em um sono confortável.

6º lugar - barato Bosch SMS24AW01R

Dispositivo Bosch SMS24AW01R pertence à categoria de versões full-size disponíveis com largura de 60 cm. Em uma carga completa processa até 12 conjuntos. No modo automático, determina o tipo de detergente e, dependendo dele, realiza o enxágue.

A máquina está equipada com prático e conveniente suporte de vidro. Isto garante total segurança de itens frágeis durante o processo de lavagem.

Para processamento, são fornecidos 4 programas que operam em três condições de temperatura. Existe um modo de meia carga. Opções adicionais incluem Água Ativa, AquaStop E Dosagem Assist.

7º lugar - espaçoso Bosch SMS 24AW00 E

Modelo completo de classe de preço médio com excelente capacidade e consumo elétrico econômico (UM+). Equipado com tipo de controle eletrônico.

Cabe facilmente na câmara de carga do módulo 12 conjuntos pratos. O compartimento superior do cesto possui ajuste de altura em três níveis. Isso permite que você coloque pratos de qualquer tamanho da maneira mais organizada possível.

O processo de lavagem está disponível em 4 opções diferentes. As opções adicionais incluem um sensor de carga, proteção completa contra vazamentos e um indicador de presença de detergente.

Baixo nível de ruído, equivalente a 52dB, permite colocar o carro mesmo próximo a quartos, quartos infantis e salas de recreação.

8º lugar - inovador Bosch SMV88TD55R

Modelo caro e muito progressivo com alto nível de capacidade (até 14 conjuntos). Equipado com sistema de secagem progressiva Zeólito e um inovador motor sem escova.

Além das caixas internas obrigatórias, esta máquina é equipada com grades rebatíveis para os compartimentos superior e inferior, prateleira para talheres, porta-copos dobrável e porta-copos.

Processa pratos em 8 modos convenientes em 5 temperaturas diferentes. Entre as funções específicas BrilhanteSeco, Higiene Plus E VarioSpeed ​​​​Plus. E também o painel de controle Controle de toque.

Além deles existe um programa Limpeza fácil para limpeza interna do tanque da máquina de lavar louça de resíduos de alimentos e sujeira.

9º lugar - confortável Bosch SPV 69T80

Bosch SPV 69T80 é uma unidade compacta com 45 cm de largura, disponível para instalação em conjunto de móveis ou sob bancada. Apesar do seu tamanho modesto, pode lavar até 10 conjuntos pratos.

Com uma largura pequena, este PMM possui excelente capacidade e suporta altas cargas operacionais. Os cestos internos transformam-se facilmente e movem-se livremente para cima/para baixo e para a esquerda/direita.

O dispositivo tem 4 programas básicos para lavagem, incluindo uma função de lavagem rápida que dura apenas algumas dezenas de minutos. Existe um modo de meia carga.

O consumo de água por ciclo é 9 litros, e requer 25% menos detergente do que máquinas da mesma classe.

10º lugar - Bosch SMV 44KX00 R em tamanho real

Série 4 SMV 44KX00 R é um modelo avançado em tamanho real projetado para integração em unidades de cozinha. Sua capacidade é de 13 conjuntos.

O controle é realizado por meio de um display sensível ao toque. A proteção infantil é fornecida. Possui proteção completa contra vazamentos, temporizador que permite atrasar o lançamento em até 24 horas. O modelo também é equipado com sensor de pureza da água, opções VarioSpeed E Higiene Plus.

Uma característica interessante do produto é a sinalização do fim da obra. É servido de uma forma muito original, nomeadamente na forma de uma bela e sonora melodia.E durante a operação, um indicador luminoso - um feixe - é projetado no chão.

Os cestos internos são reguláveis ​​em altura, os suportes dobram-se e desdobram-se. Isso permite otimizar o espaço interno e colocar nele o máximo de pratos.

Conclusões e vídeo útil sobre o tema

A visão geral mais completa e detalhada das tecnologias utilizadas nas máquinas de lavar louça Bosch:

Sutilezas na escolha de uma máquina de lavar louça doméstica e dicas úteis:

Existem muitos modelos semelhantes nas linhas BOSCH, diferindo no conjunto de opções ou tamanhos, pelo que poderá encontrar um móvel da Bosch adequado para uma cozinha específica. Você pode comprar o equipamento em uma loja da empresa - os consultores sempre irão ajudá-lo na sua escolha, mas é melhor se familiarizar com antecedência com o princípio de funcionamento e funcionalidade do dispositivo.

Você tem experiência no uso de uma máquina de lavar louça Bosch? Conte aos leitores sobre as características de operação e manutenção de tais unidades, compartilhe sua impressão geral sobre o funcionamento dos equipamentos da marca alemã. Deixe comentários, tire dúvidas, adicione avaliações de produtos e dicas para compradores - o formulário de contato está localizado abaixo.

 

Comentários dos visitantes
  1. Temos uma máquina de lavar louça Bosch em casa. Está funcionando corretamente há 2 anos e não quebrou. Gosto da qualidade da lavagem da louça. Mas o principal é seguir algumas regras, então a máquina vai durar muito tempo. Por exemplo, a louça precisa ser limpa para que as partículas não obstruam as peças; também é preciso empilhar a louça corretamente e não recarregar a máquina. No geral estou satisfeito com a máquina, pois é espaçosa e funciona bem.

  2. Cristina

    Surpreendentemente, temos um número de modelo 10. A etiqueta diz série 6. Esta é a nossa segunda máquina de lavar louça, a primeira também foi da Bosch, mas de 4 séries.Funcionou 7 anos e quebrou, os reparos começaram em 15 mil.

  3. Anton

    A Bosch é realmente tão boa? Está pagando demais pela marca? E eu também queria saber como estão as coisas com o serviço na Federação Russa?

    • Maria

      Olá. Bosch é geralmente considerada uma marca. Não deve haver problemas com o centro de serviço. Procure nos mapas Yandex os centros de atendimento da empresa em sua cidade. Existem cerca de 200 deles em todo o país.

    • Especialista
      Evgenia Kravchenko
      Especialista

      As máquinas de lavar louça Bosch geralmente ficam na faixa de preço de US$ 400 a US$ 600. Isto se aplica aos modelos do artigo e outras máquinas de lavar louça deste fabricante, que são muito procuradas.

      Além disso, as máquinas de lavar louça Bosch são montadas em fábricas na Alemanha, Polónia e Turquia. Um dos poucos fabricantes que não transferiu instalações de produção para a China. Isso também tem um efeito positivo na qualidade de construção, e vale a pena considerar esse fato no momento da compra.

      Quanto ao serviço, na Federação Russa os centros de serviço estão localizados em quase todas as grandes cidades. Na garantia, prestam serviço sem problemas e, mesmo depois de expirado o período de garantia, fazem reparos, mas por dinheiro, claro. Por experiência própria, posso dizer que as máquinas de lavar loiça Bosch não são hóspedes frequentes nos SCs.

      Conclusão: você paga pela qualidade, não pela marca. São equipamentos que durarão anos sem quebras se as regras de funcionamento forem seguidas.

      Fotos anexadas:
    • Antônio

      Bem, em primeiro lugar, junto com a Bosch estão a Siemens e a Neff - com rótulos diferentes - os mesmos miúdos.
      O lado técnico da questão é a qualidade da lavagem e secagem. Esses três, na minha opinião, são ótimos. Mile e Asko são muito caros, é aí que a marca é superestimada.
      A maioria dos PMMs tem uma vida útil declarada de 10 anos. Durante esse período, os motores se desgastarão, as vedações de borracha secarão e a levatita, uma resina que amacia a água, se deteriorará. E assim é para a maioria. Eles quebram prematuramente, sim. Isso acontece o tempo todo. Porém, além dos erros de cálculo de engenharia, também existem fatores do consumidor - é água ruim, a tensão da rede oscila, os filtros não são lavados, o consumo de sal não é regulado, a pastilha de limpeza não é lançada, etc. E ainda assim, entre Merloni (Ariston, Indesit), Whirlpool, Electrolux e Siemens/Bosch - eu escolheria o último

Adicione um comentário

Aquecimento

Ventilação

Elétrica