Como descongelar um abastecimento de água congelada: uma revisão dos métodos mais eficazes
Você está familiarizado com a situação em que o abastecimento de água da torneira é interrompido quando a temperatura externa está abaixo de zero? Esse problema ocorre em sua casa com o início do frio, mas você não sabe como resolver isso rapidamente? Para combater isto, é necessário selecionar um método eficaz para restaurar a funcionalidade da rede de abastecimento de água. Você concorda?
Diremos a você como descongelar um duto congelado e como evitar que uma situação problemática ocorra no futuro. Iremos falar sobre maneiras eficazes de restaurar rapidamente o abastecimento de água em um dia frio de inverno para fins sanitários e higiênicos e para cozinhar.
Nosso artigo fornece uma seleção das melhores maneiras de ajudá-lo a lidar com esse problema sozinho. São considerados métodos para tubulações feitas de vários materiais. Para que você possa entender melhor as nuances do aquecimento, selecionamos fotos visuais e vídeos temáticos detalhando recomendações para resgatar um sistema de abastecimento de água do cativeiro no gelo.
O conteúdo do artigo:
Razões para o congelamento do sistema
Com início acentuado de geadas, complementado por ventos fortes, casos de congelamento sistemas autônomos de abastecimento de água com a formação de tampões de gelo em seu interior não são incomuns.
A água congelada em decorrência da instalação ou operação inadequada da tubulação, na melhor das hipóteses, impossibilitará o uso do sistema e, na pior das hipóteses, forçará o reparo da ruptura.
Pode haver vários motivos para o congelamento da água no abastecimento de água.
O mais importante entre eles:
- temperaturas exteriores extremamente baixas;
- colocar tubos em uma profundidade menor que o nível de congelamento do solo;
- isolamento insuficiente da tubulação;
- baixo ou até mesmo zero consumo de água.
À noite ou por um período mais longo, quando os proprietários não utilizam o abastecimento de água, a água das tubulações permanece imóvel. Em temperaturas abaixo de zero, ele congela rapidamente.
O tubo, localizado em solo congelado, começa a esfriar após passar por fluxos quentes e após um curto período adquire baixa temperatura. À medida que se aproxima, pequenas porções de água começam a congelar e cristalizar, em algum ponto obstruindo completamente toda a seção do tubo.
Como encontrar uma área problemática?
O momento mais difícil neste assunto é determinar o local do congelamento em uma área aberta sistemas de abastecimento de água. Artesãos experientes aconselham focar nas sensações de temperatura ao inspecionar e sondar a parte acessível da rota.
Os canos de água geralmente congelam em áreas onde os canos chegam perto do solo. Poços técnicos e porões não aquecidos também são vulneráveis à geada.
Foi notado que o concreto congela mais rápido que as camadas do solo. Portanto, se o porão não foi isolado de forma confiável ou foi ligeiramente aberto durante períodos de geadas severas, é bastante natural que a tubulação que passa por ele congelou.
Se não for possível “calcular” uma área específica, use os métodos disponíveis de uma só vez em várias das áreas de congelamento mais prováveis.
Soluções eficazes para o problema
A água de abastecimento pode ser descongelada com calor externo ou descongelada por dentro. Cada caso específico depende do comprimento da área congelada e do material do qual o encanamentoe, portanto, requer o uso de diferentes meios.
Apesar de o gelo, com a mesma massa, ser mais volumoso que a água, dentro do seu estado de agregação, obedecendo às leis da física, ele se expande antes de derreter.
Antes de iniciar o trabalho, é imprescindível abrir a torneira da água ou “válvula de descarga” após a válvula de entrada para determinar a eficácia das ações realizadas pela água que dela sai.
Método #1 – usando água quente
Se o sistema congelar em uma área aberta enquanto entrando na casa, ou dentro de um porão sem aquecimento, a maneira mais fácil de aquecer uma seção do abastecimento de água é tratar a parte externa com água fervente. A água quente evitou que os canos de água congelassem o tempo todo.
Para isso, o cachimbo é enrolado em várias camadas com trapos e pedaços de trapos velhos, que absorvem bem a umidade. Um pano úmido prolongará o tempo que as paredes do tubo ficam em contato com a água.
Ao aquecer uma seção congelada da tubulação, é importante não danificá-la. As áreas da estrutura que não necessitam de aquecimento devem ser revestidas com material isolante térmico. Isso evitará o acúmulo de pedaços de gelo que se movem pela tubulação junto com a água.
Este método é usado apenas em espaços fechados e com colocação de tubulações abertas. E esta tecnologia só é adequada para tubulações de aço. O sistema localizado no subsolo deverá ser aquecido com água fervente por pelo menos 12 horas.
Método #2 - aquecimento com secador de cabelo
Você pode obter o efeito desejado com a ajuda do ar quente gerado por um potente secador de cabelo. O método é utilizado para aquecer seções congeladas da tubulação em locais de fácil acesso, por exemplo, quando o sistema é colocado dentro de um edifício.
Para criar condições para que o acúmulo de gelo se mova pela tubulação, é necessário distribuir uniformemente o fluxo de ar quente, não esquecendo de primeiro abrir todas as válvulas.
Lembre-se de que um secador de cabelo produz uma temperatura que pode variar de 100 a 650°C. Portanto, não pode ser usado para tubos feitos de materiais poliméricos.
A construção de um invólucro protetor improvisado ao redor da área aquecida ajuda a potencializar o efeito, ao mesmo tempo que reduz as perdas de calor. Ele refletirá o calor, distribuindo-o uniformemente por toda a superfície da área isolada.
Para isso, é construído provisoriamente um pequeno pavilhão, cujas paredes são feitas da mesma película ou escudos metálicos.
Ao aquecer a tubulação, atenção especial deve ser dada às entradas das conexões, curvas e estreitamentos, pois os menores pedaços de gelo podem ficar presos em seu interior. O principal é deixar a torneira aberta.
Ao aquecer tubos de aço, alguns artesãos usam métodos de exposição ao fogo aberto, usando um queimador de gás ou um maçarico.
Mas este método só pode ser usado quando os tubos estão claramente visíveis. E a eficiência do uso do maçarico não é muito alta, pois o aquecimento mesmo de uma área curta pode levar várias horas.
Leia o artigo: 16 melhores secadores de cabelo: revisão, comparação de preço e qualidade
Método #3 – usando corrente elétrica
Você também pode lidar com congestionamentos de gelo usando uma máquina de solda. O princípio de funcionamento do dispositivo baseia-se no fato de que o metal com que é feito o tubo é um condutor.
Sob a influência do campo elétrico criado, os elétrons começam a se mover em uma determinada direção, colidindo com os íons, transferindo sua energia para eles. Isso, por sua vez, se transforma em calor, que é liberado para fora.
Os terminais da máquina de solda desligada são fixados nas extremidades da seção congelada. Primeiramente, o regulador de potência é colocado no mínimo e, a seguir, aumentando gradativamente, o equipamento é ligado por aproximadamente 30-40 segundos.
Após uma breve pausa, as manipulações são repetidas. Dependendo do grau de congelamento, a corrente pode ser ajustada para menos/mais. À medida que a potência aumenta, é necessário verificar periodicamente o grau de aquecimento das paredes.
Assim que o processo de derretimento for ativado, a água começará a sair da torneira, primeiro uma gota de cada vez e depois em um jato fino. Não há necessidade de derreter completamente toda a área. É o suficiente para fornecer um fluxo fino e contínuo de água. E a água em movimento ajudará a derreter os restos do gelo descongelado.
A máquina de solda é utilizada apenas para aquecimento de tubos de aço inoxidável, aço, cobre e outros tipos de ligas metálicas. Usar o dispositivo em produtos de polipropileno é inútil. Afinal, o plástico não é um condutor. A única coisa que você consegue no final é um pipeline danificado.
Método #4 - “caldeira de soldado” para plástico
A maneira mais fácil de aquecer uma tubulação de plástico é usar um fio de cobre de dois núcleos com seção transversal de 2,5 mm. De acordo com o princípio de funcionamento, é semelhante a uma caldeira convencional.
A água, que contém sais, é um eletrólito fraco.Portanto, para aquecê-lo, basta mergulhar alguns eletrodos nele e aplicar tensão neles.
Para fazer isso, os fios são desconectados:
- O primeiro núcleo é primeiro dobrado para o lado.
- O segundo núcleo é exposto e enrolado no tubo, formando 5 a 6 voltas.
- O primeiro núcleo é retirado novamente, exposto e torcido ao redor do tubo em forma de voltas.
- Um plugue está conectado à outra extremidade do fio.
- A peça criada é empurrada para dentro da tubulação até atingir o gelo e é alimentada pela rede elétrica.
Ao formar voltas e colocá-las na superfície do tubo, é importante garantir que não se toquem, caso contrário ocorrerá um curto-circuito no momento do contato. Idealmente, a distância entre as voltas dos núcleos deve ser de pelo menos 2-3 mm.
Você também pode usar um compressor para soprar a água derretida.
Método #5 - aquecendo a tubulação por dentro
Para aquecimento prolongado encanamento do sistema de abastecimento de água, tendo várias curvas ao longo de seu caminho, você pode aplicar o método de influência por dentro. Este método também é eficaz no descongelamento de canos de esgoto.
Para fazer o dispositivo você precisará de:
- fio elástico D2-4 mm;
- tubo de nível hidráulico;
- Irrigador de Esmarch;
- balde;
- fita isolante.
Para montar a estrutura, a ponta do fio é conectada ao tubo de nível hidráulico, fixando os elementos com fita isolante. Para obter uma estrutura mais rígida, a ponta do fio é dobrada. A extremidade do tubo deve ser 3-5 centímetros mais longa que o fio.
Uma extremidade do tubo com arame é empurrada para dentro do abastecimento de água até parar, e a segunda extremidade livre é conectada à caneca de Esmarch. Se a tubulação for conectada por conexões, elas devem ser desparafusadas para avaliar o quão congelada está a estrutura.
A caneca de Esmarch é enchida com água quente e conectada ao tubo. A água quente que flui do tanque de borracha fluirá para a tubulação, aquecendo a água congelada nela contida.
No processo de aquecimento da tubulação, basta empurrar ainda mais os pedaços de gelo com um arame. Como resultado do tratamento térmico, a água deve permanecer no balde receptor um pouco mais do que o volume que foi despejado para o descongelamento.
Esteja preparado para o fato de que esse método exige bastante mão-de-obra. Levará cerca de 60 minutos para aquecer um metro linear de tubo. Mas os custos de implementação deste método são mínimos.
Este método é uma versão simplificada de lavagem de tubos com água quente, cuja temperatura chega a 150 °C. Este procedimento é realizado por organizações especializadas. Eles realizam lavagem preventiva de tubulações, fornecendo água quente sob alta pressão de 100 atm.
Método #6 – equipamento profissional
No inverno, quando há necessidade urgente de desfrutar instalações de abastecimento de águaSem gastar várias horas reanimando-o, você terá que usar equipamento profissional. O uso de equipamento especial - um dispositivo - ajudará a remover rapidamente os tampões de gelo formados "O Dragão".
Para isso, as pinças do aparelho são conectadas às extremidades da área a ser aquecida. Após verificar a pressão do fluido no sistema, ligue o aparelho por alguns minutos. Dependendo do grau de congelamento do tubo, o período de operação contínua do dispositivo pode ser de 20 a 40 minutos.
A intensidade da corrente gerada pelo dispositivo depende de sua modificação. Além disso, qualquer modelo é equipado com proteção eficaz, o que garante a segurança elétrica do aparelho.
Se for necessário descongelar uma longa seção da tubulação, artesãos experientes recomendam o uso de vários dispositivos ao mesmo tempo.
Para remover tampões de gelo em tubos de plástico, use geradores de vapor E dispositivos de lavagem hidrodinâmica. Mas só são utilizados se for possível ter acesso ao interior da estrutura.
Além disso, esta técnica é limitada pelo comprimento do cabo e, portanto, em algumas situações a tubulação deve ser desconectada.
Uma luva resistente ao calor equipada com um bico se move ao longo do tubo à medida que o gelo derrete.
A utilização de tais equipamentos permite resolver dois problemas ao mesmo tempo:
- Limpe a superfície interna dos tubos de vários tipos de depósitos, melhorando assim a circulação na estrutura.
- Verifique se há vazamentos ao longo da área tratada e, se necessário, neutralize-os.
Apesar de todas as vantagens do equipamento profissional, sua principal desvantagem é o tamanho e o custo. Se aparelhos elétricos do tipo “Dragão” ainda puderem ser comprados ou alugados, então um gerador de vapor é um caso especial. Esses equipamentos são utilizados principalmente por empresas profissionais, cujos serviços você deverá utilizar.
Como evitar o congelamento do sistema?
A possibilidade de congelamento da tubulação deve ser considerada na fase de sua instalação. De acordo com os padrões SNiP atuais, os tubos devem ser colocados abaixo da profundidade de congelamento.
A profundidade de congelamento das camadas do solo é determinada empiricamente no período mais frio da região, levando em consideração a umidade máxima do solo e desde que não haja cobertura de neve. Se não for possível colocar tubos a uma profundidade suficiente, deve-se tomar cuidado isolamento térmico da estrutura.
Ideal como isolante térmico:
- tiras de espuma;
- lã mineral;
- lã de vidro
Não se deve usar trapos, serragem e papel como enrolamento, mesmo para isolamento temporário. Quando a temperatura muda, esses materiais absorvem facilmente a umidade do ar, evitando que a condensação resultante evapore.
Você também pode encontrar à venda produtos químicos que evitam o congelamento da água. Mas sua composição agressiva os torna inaceitáveis para o sistema de encanamento. É melhor usar uma solução salina concentrada, que corrói perfeitamente o gelo. É fornecido através de uma mangueira cujo diâmetro é ligeiramente menor que a seção transversal da tubulação.
Além disso, a água salgada não congela em temperaturas abaixo de zero, portanto, a formação de um tampão atrás da solução salina definitivamente não é esperada.
Alternativamente, coloque ao longo do gasoduto cabo elétrico de aquecimento. É equipado com sensores de temperatura que, quando o sistema atinge uma determinada temperatura, o desliga. A principal vantagem dos cabos com autoaquecimento é que eles são capazes de se adaptar às condições externas. E isso não afeta de forma alguma o trabalho de suas outras partes.
O comprimento do cabo de aquecimento pode chegar a 20 metros, graças ao qual pode ser utilizado para aquecer tanto seções individuais da tubulação quanto todo o sistema localizado na zona de congelamento do solo.
Lembre-se de que a água congela mais rápido em tubulações de pequeno diâmetro. Portanto, ao organizar um abastecimento de água autônomo, é preferível usar tubos com diâmetro igual ou superior a 50 mm.
Como o concreto congela muito mais rápido que o solo, nos locais onde a tubulação passa por um porão ou porão, é aconselhável colocar seções do tubo em mangas - tubos com diâmetro um pouco maior. Os vazios resultantes podem ser apagados com espuma de poliuretano.
No futuro, se as redes de utilidades forem utilizadas de forma irregular durante os períodos de inatividade na estação fria, será necessário retirar completamente a água das tubulações e mantê-las secas.
É necessário isolar não apenas o próprio gasoduto, mas também o próprio gasoduto. fonte de água, e outros elementos estruturais localizados fora da casa e em ambientes sem aquecimento.
Apesar da ampla gama de equipamentos eficazes para remover bloqueios de gelo em tubulações, é melhor não causar tais problemas.Afinal, aquecer tubos congelados é um processo bastante problemático, agravado pela dificuldade de realizar trabalhos no frio.
Seguindo recomendações fáceis de seguir, você pode evitar que os tubos congelem e parem o sistema, prolongando assim sua vida útil.
Conclusões e vídeo útil sobre o tema
Vídeo nº 1. Visão geral da aplicação do cabo de aquecimento de tubo:
Vídeo nº 2. Revisão em vídeo de um método de aquecimento usando novas tecnologias:
Bem, como último recurso, se estiver muito frio lá fora e os métodos acima não puderem ser aplicados, tente, contrariando as regras de segurança, deixar a torneira ligeiramente aberta à noite.
Mesmo que seja lento, o movimento da água evitará a formação de geleias. Mas com a chegada da estação quente, ainda recomendamos lidar com a área problemática e isolar completamente a tubulação.
Quer compartilhar seu próprio método para aquecer canos de água? Você descobriu questões polêmicas nas informações apresentadas ou tem dúvidas em relação ao tema do artigo? Por favor, escreva comentários no bloco abaixo.
Eu próprio sou da região do Volga. Aqui os invernos não são tão rigorosos. Mas mesmo aqui haverá problemas mais que suficientes se você não se preparar a tempo.
Mesmo assim, estou mais inclinado para a opção de aquecimento eléctrico. Por isso, na minha casa de campo investi num método semelhante de aquecimento do abastecimento de água. Basta conectar a rede e aguardar um pouco se você estiver ausente por muito tempo. É claro que existem problemas com a própria fonte de corrente, mas é muito mais fácil sobreviver a isso do que explorar maneiras de solucionar problemas na própria linha de abastecimento de água.
Se estiver um pouco congelado, cerca de 15-20 metros, um soprador eólico de 2 quilowatts precisa ser instalado por dois dias.
Na dacha, o abastecimento de água estava quebrado, então nada o ajudou. Troquei os canos e prometi não economizar no refrigerante. O terceiro ano do Termagent-30 foi preenchido. Eu não me arrependo de jeito nenhum.