Como substituir um vaso sanitário: instruções passo a passo sobre como substituir um vaso sanitário com suas próprias mãos

O encanamento do banheiro quebra com frequência. As razões podem ser muitas, mas o resultado é sempre o mesmo - o equipamento deve ser substituído.É aqui que surge a questão principal: como substituir uma sanita com as próprias mãos de forma eficiente e sem movimentos desnecessários?

Uma boa preparação é a chave para um trabalho bem-sucedido. Obtenha o conjunto necessário de ferramentas, materiais relacionados e instruções detalhadas para iniciantes. Seguindo as recomendações descritas no artigo e levando em consideração possíveis erros, você mesmo poderá fazer a substituição do vaso sanitário.

Como saber quando é hora de trocar o banheiro?

À primeira vista, o texto pode parecer estranho. Qualquer um entende que o banheiro precisa ser substituído quando está fora de serviço. Mas, na verdade, a maioria dos problemas associados ao mau funcionamento do sistema de esgoto e do banheiro em particular podem ser eliminados sem substituir o encanamento.

Os problemas mais comuns que ocorrem são:

  • vazando do tanque;
  • flui debaixo da tigela;
  • rachaduras em cerâmicas;
  • cheiro desagradável do esgoto.

Se a água vaza constantemente do seu tanque, esse é um motivo sério para pensar a respeito. Este desperdício de água contradiz a tendência moderna de proteger o ambiente e poupar recursos naturais. Se o tanque pingar no chão e você estiver cansado de substituir as bacias, mas todas as conexões dos tubos estiverem normais, provavelmente o culpado é uma lasca ou rachadura.

Nesse caso, o problema só pode ser resolvido temporariamente, mas a troca do vaso sanitário deve ser feita o mais rápido possível. Mas se a água do tanque fluir pela parede da bacia até o esgoto, uma boa notícia, provavelmente não há necessidade de trocar o encanamento.

A causa desse mau funcionamento geralmente é uma válvula com vazamento. Felizmente, todo o interior da cisterna é vendido separadamente e pode ser simplesmente substituído.

A faiança e a porcelana são materiais frágeis e não resistentes às mudanças bruscas de temperatura. O esmalte pode ficar coberto por uma rede de fissuras, que não só prejudicam o aspecto estético, mas também ameaçam destruir todo o produto.

Banheiro rachado
Essa rachadura é um mau sinal. Pode ter surgido como resultado de uma queda pesada ou simplesmente de uma mudança de temperatura

Se aparecerem rachaduras ou lascas no vaso sanitário, tente substituí-lo o mais rápido possível. Você nunca sabe até que ponto a cerâmica não resistirá e explodirá sob o peso de uma pessoa, a exposição à água ou simplesmente devido ao estresse interno.

É bom que alguém esteja por perto neste momento e possa eliminar rapidamente as consequências do desastre, caso contrário você pode contar com os próximos reparos no banheiro dos vizinhos abaixo.

O banheiro quebrou
Nesse caso, está tudo claro - haverá uma substituição! Infelizmente, isso acontece com muita frequência e não apenas com banheiros antigos.

Desagradável cheiro de esgoto no banheiro - outro mau sinal. Isso geralmente é causado pela colocação inadequada de tubos quando as águas residuais ficam retidas no sistema de esgoto. Mas se você está convencido de que está tudo em ordem com a tubulação e pode ter certeza de que a faiança está limpa, procure o motivo na destruição do revestimento brilhante da cerâmica.

Se o esmalte estiver corroído e a louça sanitária porosa começar a entrar em contato com ralos sujos, logo começará a absorver e absorver odores desagradáveis. Já não é possível removê-los, tal destruição é um processo irreversível. Aqui você não pode prescindir de uma substituição completa do encanamento.

Lindo banheiro
A substituição de um vaso sanitário durante uma reforma completa do banheiro é apenas uma das etapas. Pense com antecedência em um local para um novo encanamento para remover o abastecimento de água e esgoto

Outro motivo para trocar o banheiro é a reforma do banheiro. Poucas pessoas querem deixar o encanamento antigo ao redesenhar completamente seu banheiro. Esta é certamente uma ocasião agradável.

Novos modelos de encanamento aparecem regularmente e é difícil acompanhar a moda. Quer escolha um modelo clássico ou uma peça inusitada de um catálogo de moda, a substituição será feita seguindo o mesmo princípio.

O que você deve preparar com antecedência?

Antes de substituir um banheiro antigo com suas próprias mãos, você precisa se preparar para o trabalho. É preciso pensar em tudo com especial cuidado se a troca for feita em um vaso sanitário que continua em uso. Nesta situação, é necessário substituir o encanamento rapidamente e sem uma organização adequada isso é impossível.

Escolha o modelo adequado, prepare todas as ferramentas e suprimentos necessários e então você poderá começar a trabalhar.

Escolhendo o tipo de novo banheiro

O mais importante é comprar um banheiro novo. Então, dependendo da sua escolha, será selecionado um conjunto de ferramentas e materiais para reposição.

Os seguintes tipos são diferenciados:

  • chão;
  • pendurado.

Modelos de piso. Essas tigelas são mais comuns e sua escolha é muito ampla. Substituir um banheiro antigo por um novo é a história mais comum. Há chão modelos tipo monobloco, “compacto”, tigela e tanque separados, bem como com sistema de drenagem oculto.

Tipos de banheiros de chão
O banheiro monobloco é elegante, mas pouco prático. Se o tanque falhar, todo o sistema terá que ser substituído. Isso não acontecerá com um compacto.

Um monobloco é um produto que combina uma tigela e um tanque. Um vaso sanitário compacto é quando o tanque e a bacia são fornecidos em conjunto e conectados durante a instalação. Esta é a opção mais popular em nosso mercado de produtos hidráulicos.

O modelo retrô, quando a cisterna fica embaixo do teto e conectada ao vaso sanitário por uma tubulação, e para dar descarga é preciso “puxar o barbante”, está se tornando cada vez menos comum. Fica bem em um interior de estilo apropriado.

Versão moderna - sistema de drenagem oculto. Para substituir uma sanita normal por esta, será necessária a construção de uma parede falsa, atrás da qual ficará escondida a cisterna com o sistema de instalação. Externamente, esses modelos parecem muito bonitos: apenas o botão de drenagem está localizado na parede e todas as comunicações ficam ocultas.

Sanita suspensa
Graças à sua colocação na parede, a sanita parece flutuar no ar. Mas não está preso à parede, mas sim a uma estrutura de aço que está escondida na parede. Suporta peso de até 400 kg

Tigelas suspensas. Esses vasos sanitários não são instalados no chão, mas sim pendurados em chumbadores especiais na parede. Isso deixa espaço livre sob a tigela que pode ser bem aproveitado.

E do ponto de vista higiênico, esse design vence. Limpar o chão sob um vaso sanitário montado na parede é fácil, mas muitas vezes a sujeira se acumula ao redor do vaso sanitário montado no chão.

Outro detalhe que é importante considerar na hora de substituir um vaso sanitário com as próprias mãos é o sentido de liberação.

Existem 3 variedades:

  • solte em ângulo;
  • direto;
  • vertical.

Uma opção popular é a liberação horizontal direta.O banheiro está conectado à tubulação de esgoto no mesmo nível. A liberação oblíqua foi usada na construção soviética de vários andares, mas ainda é encontrada hoje.

Tipos de lançamento
Externamente, os vasos sanitários podem parecer exatamente iguais, mas devido à localização diferente da tomada, é preciso ter cuidado na hora de escolher

Mas dispositivos com drenagem vertical são instalados com mais frequência na América e na China. A comodidade reside no facto de a sanita poder ser colocada em qualquer ponto, sendo as comunicações efectuadas no interior do tecto entre pisos. Conosco isso é possível em residências particulares.

Dicas práticas para escolher um banheiro são descritas em Este artigo.

Um conjunto de ferramentas necessárias para o trabalho

O conjunto de ferramentas de encanamento para substituir um banheiro antigo é padrão. Dependendo do estado dos equipamentos antigos que deverão ser desmontados e das tubulações de esgoto, bem como do método escolhido para fixação do novo encanamento, o conjunto de ferramentas necessárias pode variar um pouco.

Prepare os seguintes itens necessários:

  • perfurador;
  • chave de boca ajustável;
  • Chave de fenda;
  • uma serra ou moedor;
  • pistola selante;
  • martelo e cinzel;
  • espátula de borracha;
  • nível de construção;
  • equipamento de proteção individual - óculos de proteção, luvas.

Será necessária uma furadeira de impacto para fazer furos no concreto para as cavilhas nas quais o novo vaso sanitário será fixado. Os trabalhos de ligação do abastecimento de água são realizados com uma chave ajustável. Para apertar os parafusos, você precisará de uma chave de fenda ou chave de fenda Phillips e, para selar as juntas, uma pistola para uma lata de selante.

Compacto desmontado
Quando desmontado, um banheiro compacto moderno fica assim. Um conjunto de fixadores, anéis de borracha e um mecanismo de drenagem do tanque podem ser embalados separadamente.Não precisa ter medo, tudo se encaixa como um conjunto de construção

Um martelo e um cinzel podem ser úteis se o equipamento estiver conectado a um antigo tubo de esgoto de ferro fundido soviético. Para garantir que a tigela esteja nivelada, use um nível de construção.

Leia o artigo: Os melhores martelos de 2023.

Lista de materiais necessários

Além de um conjunto de ferramentas para substituir um vaso sanitário com suas próprias mãos, você precisa adquirir materiais adicionais que serão necessários durante a instalação:

  • selante;
  • ondulação para conexão ao riser;
  • tubo para ligação ao abastecimento de água;
  • Fita FUM;
  • tocar;
  • kit de montagem

Em qualquer questão de encanamento, o momento da vedação é o mais importante. Qualquer lacuna ou conexão solta pode causar vazamento.

Selante de silicone
O selante de silicone em frasco é seu melhor amigo na hora de substituir um vaso sanitário. Eles preenchem todas as rachaduras e lacunas, processam conexões

Para conectar um encanamento ao esgoto, você precisa comprar um tubo corrugado de plástico especial. Isso é conveniente porque o tubo é flexível e cabe na maioria dos casos. Pode ser dobrado em qualquer posição, esticado e comprimido.

Corrugação para banheiro
O tubo corrugado para ligação do vaso sanitário ao esgoto é universal. É adequado para liberação horizontal e angular. Tigelas com drenagem vertical são conectadas de maneira especial - usando um manguito elástico especial

Para selar as juntas, use fita adesiva ou estopa - à moda antiga. O kit de montagem para substituição de vaso sanitário inclui buchas, parafusos, pernos, arruelas, porcas, plugues para conexão de todos os componentes e instalação. Não se assuste se faltar alguma coisa, você pode comprar tudo separadamente.

Removendo um banheiro antigo

Para substituir um banheiro antigo por um novo, você deve primeiro desmontagem de equipamentos. Se o encanamento não for muito antigo, provavelmente não haverá problemas com a desmontagem.

Outra questão é se o encanamento for realmente muito antigo e os canos de esgoto forem de ferro fundido, no estilo soviético. É aqui que você tem que trabalhar duro. Mas primeiro as primeiras coisas.

Removendo um banheiro em um suporte de madeira
Se os encanamentos antigos não estiverem concretados no chão, considere-se com sorte. Um vaso sanitário montado em um suporte de madeira é mais fácil de remover. Os restos de madeira deverão ser retirados e o buraco no piso deverá ser preenchido com betonilha

Se nem tudo estiver tão ruim e o banheiro não for tão antigo, será mais fácil substituí-lo:

  1. Desligue o abastecimento de água. Drene a água do tanque.
  2. Prepare um balde e trapos.
  3. Desconecte o tanque desapertando os parafusos por baixo.
  4. Remova a corrugação ou o excêntrico de plástico que conecta a saída do recipiente ao esgoto.
  5. Remova qualquer água restante da tigela usando uma esponja comum.
  6. Observe os fechos nas laterais da base. Deve haver 2 ou 4. Desparafuse-os com uma chave inglesa.
  7. Use uma faca para remover o selante de silicone da base.
  8. Remova a tigela do ladrilho.

No século passado, tentaram fazer reparos “durante séculos”, minuciosamente. E a instalação de encanamento não foi exceção.

Muitas vezes é possível encontrar vasos sanitários em apartamentos montados em argamassa, embutidos em uma betonilha, envoltos em trapos na base e cobertos com várias camadas de tinta. Neste caso, a ligação com o tubo é recoberta por uma espessa camada de cimento. Agora parece engraçado, até que você encontre pessoalmente um substituto para tal raridade.

Desmontando o banheiro
Se você não conseguir desparafusá-lo, terá que vencê-lo. Tenha cuidado, não se esqueça de proteger os olhos e as mãos de fragmentos de faiança

Se você não se importa com a cerâmica, pode desmontá-la em partes. É aqui que um martelo e um cinzel são úteis.Bata na área onde a tigela encontra o tubo enquanto balança o suporte.

Se não ceder, bata com mais ousadia no gargalo do vaso sanitário, ele vai rachar. Agora ele pode ser removido. Só não bata no tubo de ferro fundido com martelo, ele também é muito frágil e pode rachar.

Instalando um novo encanamento: o que você precisa considerar?

Quando o banheiro antigo for removido com sucesso, é hora de substituir o encanamento por um novo. O processo de instalação difere dependendo do tipo de modelo selecionado. A instalação de uma tigela com montagem no chão e de um modelo de parede com tanque oculto é realizada por diferentes métodos.

Instruções de instalação passo a passo ajudarão você a concluir esta tarefa DIY.

Banheiro compacto - master class de instalação passo a passo

Para substituir uma sanita antiga por uma de chão do tipo “compacta”, se a instalação for efectuada sobre pavimento cerâmico, siga as nossas recomendações:

  1. Decida a localização do novo banheiro. Coloque a tigela no vaso sanitário sem prender, experimente sentar nela, experimente várias opções.
  2. Depois de decidir a localização exata, contorne a base com um marcador lavável. Marque os locais de montagem com um marcador.
  3. Deixe os acessórios de encanamento de lado. Todas as marcas necessárias permaneceram no chão. Pegue uma furadeira com uma broca de calibre 12 e faça furos nos ladrilhos. É melhor bater o concreto com um martelo perfurador com broca nº 12. Insira cavilhas nos orifícios.
  4. Pegue uma corrugação ou manguito com o qual conectará a saída ao esgoto. Instale-o no lugar, cobrindo a junta com selante.
  5. Coloque o novo vaso sanitário corrugado na posição correta. Insira os parafusos nas alças de montagem e parafuse-os usando uma chave ajustável. Não exagere para não apertar ou rachar a cerâmica.
  6. Conecte o banheiro ao esgoto. Trate todas as juntas com silicone.
  7. Coloque o tanque na tigela. Conecte os elementos com parafusos.
  8. Você pode conectar o dispositivo a um abastecimento de água.

Verifique todas as juntas e conexões roscadas quanto a vazamentos. Se tudo estiver bem, você pode começar a usar o encanamento.

Instalação de banheiro
É assim que se parece o processo de substituição de um banheiro, passo a passo. Nada complicado: furar, martelar, apertar, conectar no tanque. Até um iniciante consegue lidar com isso (+)

É mais fácil substituir um vaso sanitário de chão do que descrever o processo em palavras. Os modelos modernos são projetados para que o revestimento do piso não seja danificado.

A seleção de fotos a seguir apresentará o passo a passo de instalação de um vaso sanitário compacto:

Após a conclusão bem-sucedida do trabalho preparatório, procedemos à fixação e conexão de importantes instalações hidráulicas:

As características de instalação de vasos sanitários com diferentes tipos de saída são descritas nestes artigos:

  1. Como instalar um vaso sanitário com saída oblíqua: instruções técnicas detalhadas
  2. Sanita com saída vertical: como funciona e funciona, prós e contras, instruções passo a passo de instalação

Instalação: tigela suspensa e tanque oculto

Substituir uma sanita normal por uma suspensa com cisterna escondida é muito mais difícil do que a opção anterior. Aqui não só substituímos equipamentos, mas também reparamos o revestimento do piso, e construímos uma parede falsa com posterior acabamento com azulejos ou outros materiais.

Exemplo de banheiro suspenso
A tigela suspensa é fixada em uma instalação durável. Após o acabamento das paredes, a moldura metálica não fica visível, a estrutura fica leve. É preferível instalar um lavatório de parede e um bidé do mesmo desenho na casa de banho para que o quadro fique completo

Uma descrição detalhada de como transformar um banheiro normal em um de parede:

  1. Marque o local de instalação. Um cano de esgoto de 110 mm e um abastecimento de água estão conectados à área selecionada.
  2. Experimente a instalação adquirida (estrutura rígida para instalação). Decida a altura. A colocação padrão é de 450 mm do chão até o assento e de 100 mm do chão até a borda inferior da tigela.
  3. Use um marcador para marcar os pontos de montagem no chão e na parede para que fiquem alinhados exatamente com os orifícios de montagem.
  4. Use um martelo perfurador para fazer furos e instalar a estrutura. Certifique-se de que a instalação esteja correta usando um nível.
  5. Conecte a água à cisterna.
  6. O kit de instalação inclui um plano para cortar uma folha de drywall para cobrir a área de instalação. Fixe o drywall ao perfil metálico e diretamente na instalação. É melhor usar materiais resistentes à umidade.
  7. Personalize o acabamento ao seu gosto.
  8. É hora de substituir o próprio vaso sanitário. Conecte-o a uma corrugação de esgoto para conectar ao tubo. Não se esqueça do selante.
  9. Aparafuse a tigela diretamente na estrutura de instalação através dos ladrilhos e do drywall usando pinos.
  10. Conecte o dispositivo ao esgoto e à cisterna.

Apesar de levar mais tempo para substituir um vaso sanitário por um de parede, vale a pena, porque esse encanamento parece caro e estiloso.

A instalação de um vaso sanitário eletrônico, complementada por funções automáticas de higiene, é semelhante ao processo de fixação e conexão de um simples encanamento, mas ainda possui nuances próprias:

Como evitar erros comuns?

Substituir um vaso sanitário com as próprias mãos e não cometer erros é difícil, principalmente quando você tem pouca ou nenhuma experiência em trabalhar com encanamento. Reunimos alguns dos erros de encanamento mais comuns que os artesãos novatos cometem ao substituir vasos sanitários.

Esta lista irá ajudá-lo a evitar surpresas desagradáveis ​​durante o processo de instalação.

Regra 1. Para evitar que a água fique estagnada no esgoto, é imprescindível manter um declive. Os códigos de construção indicam uma inclinação de 3-5% em direção ao espelho. Se decidir não só substituir a sanita, mas também transferi-la para um novo local, não se esqueça desta regra.

Quando você move a tigela 1 m além do espelho, ela precisa ser elevada de 3 a 5 cm, e assim por diante para cada metro. Então não haverá problemas com drenos.

Regra nº 2. Algumas pessoas correm para trocar o banheiro logo no início da reforma. Isto deve ser evitado, se possível. A razão é que a canalização em faiança é muito frágil e durante os trabalhos de construção na sanita existe um risco muito grande de danificá-la. Troque a cerâmica por último.

Vedação de conexões roscadas
Em vez de reboque, agora é frequentemente usada fita de vedação.Ele vem em bobinas e é fácil de usar. Certifique-se de vedar as conexões roscadas ao conectar ao abastecimento de água ao substituir o encanamento

Regra nº 3. Se o seu banheiro tiver bidê, o vaso sanitário suspenso deve ficar nivelado com a borda superior. Então o encanamento fica harmonioso e mais conveniente de usar.

Regra nº 4. A substituição das tubulações de esgoto deve ser acompanhada da instalação de fiscalizações. Acesso a escotilhas de inspeção as paredes devem estar sempre livres, felizmente existem portas estéticas à venda para esse fim.

Essas regras não podem ser negligenciadas, caso contrário, durante reparos de rotina ou em caso de emergência você poderá se encontrar em uma posição extremamente desconfortável.

Conclusões e vídeo útil sobre o tema

O vídeo mostra claramente como fica o vaso sanitário depois de desmontar o vaso sanitário antigo com um martelo. O autor do vídeo instala uma nova tigela no lugar da antiga e a conecta a um tubo de ferro fundido.

Auxílio visual para instalação de vaso sanitário na instalação:

Instruções para quem planeja substituir seus encanamentos por novos de piso. Um exemplo de instalação em piso de cerâmica é mostrado:

Trocar um banheiro sem a ajuda de um profissional é uma tarefa bastante arriscada. Existe a possibilidade de estragar os ladrilhos do chão ou, na pior das hipóteses, quebrar a cerâmica. Mas se você é daqueles que não tem medo das dificuldades e confia em suas habilidades, mãos à obra. O principal é não ter pressa e seguir rigorosamente as instruções.

Você tem conhecimento prático sobre como substituir um banheiro? Compartilhe seu conhecimento acumulado ou tire dúvidas sobre a seleção, desmontagem e instalação de instalações hidráulicas. O formulário de comentários está localizado abaixo.

Comentários dos visitantes
  1. Trocar o banheiro sozinho, se você nem tem ideia, é muito difícil, mas possível. Você só precisa considerar todas as nuances e estocar ferramentas. E se você não tem medo de estragar os azulejos, vá em frente. Em geral não há nada complicado aqui: desmontamos o vaso sanitário antigo, lembramos em que ângulo estava a ondulação. Depois, aos poucos, pensando em cada passo, instalamos uma nova tigela e fixamos (não há necessidade de embutir no chão). Pois bem, então o tanque de drenagem, verifique a conexão correta e conecte a água.

  2. Máx.

    Para garantir que a troca do vaso sanitário ocorra com o mínimo de desconforto (afinal, um encanamento específico), pense em como você vai cobrir o cano de esgoto ao desmontar o antigo e instalar o novo vaso sanitário. Muitas pessoas nem percebem o enorme serviço que a água da “perna” do vaso sanitário, cientificamente chamada de selo d’água, lhes proporciona. E só quando se encontram sem ele é que começam a compreender o seu valor total)

    Em geral, a regra “apresse-se e faça rir” também se aplica aqui, por isso aconselho que ainda encontre tempo para o procedimento normal de instalação. E não há necessidade de tentar fazer tudo às pressas. Por exemplo, se o banheiro for colocado sobre argamassa de cimento, ele não poderá ser usado por pelo menos um dia. E você não pode nem instalar um tanque nele, para que a tigela não se desvie de sua posição original e nivelada e congele assim.

Adicione um comentário

Aquecimento

Ventilação

Elétrica