Tipos de gás doméstico: que tipo de gás chega aos nossos apartamentos + características do gás doméstico

O gás está presente em muitas áreas da vida.Ele alimenta motores de veículos, aquece ambientes e é usado como fonte de energia em vários dispositivos domésticos e industriais. Não seria mau saber do que é feito, quais as propriedades que possui e quais os perigos que este tipo universal de combustível esconde, certo?

Falaremos sobre que combustível é fornecido às instalações residenciais, consideraremos os tipos de gás doméstico e analisaremos o que está incluído em sua composição. Recordamos também as regras de funcionamento que todos os que utilizam equipamentos a gás em casa precisam de conhecer.

Que gás é fornecido aos edifícios residenciais?

O gás doméstico é a matéria-prima mais importante necessária para aquecer água, cozinhar alimentos e organizar um sistema de aquecimento doméstico. É uma mistura de substâncias gasosas inflamáveis ​​e algumas substâncias adicionais.

Tipos de gás doméstico

Comparado a outras fontes de energia, o gás tem muitas vantagens: inflama rapidamente, não emite fuligem e fumaça durante a combustão e praticamente não contém componentes nocivos e impurezas sólidas. O processo de combustão do combustível azul é fácil de controlar.

Existem dois tipos principais de gás usados ​​em ambientes domésticos:

  1. Natural. Uma substância gasosa que é bombeada para instalações de armazenamento e fornecida a edifícios residenciais através de um extenso sistema de gasodutos.É constituído predominantemente por metano e não altera seu estado físico desde o momento da extração até a entrega ao consumidor direto.
  2. Liquefeito. Uma mistura de propano-butano obtida durante o refino de petróleo. É um líquido colocado em tanques especiais para armazenamento ou transporte para locais onde o uso de tubulações é impossível ou economicamente inviável.

Através de sistemas centralizados de aquecimento e abastecimento de gás, o gás natural é fornecido às instalações residenciais, extraído das entranhas da terra e previamente purificado de uma série de impurezas. Este tipo de combustível é considerado o mais barato, acessível e conveniente para edifícios de apartamentos.

Vantagens do gás doméstico
O gás natural traz conforto e aconchego à sua casa, permite aquecer o ambiente com eficiência e preparar rapidamente os alimentos. É um portador de energia universal que libera uma grande quantidade de calor durante a combustão.

E aqui mistura liquefeita de propano-butano caracterizado por um alto calor de combustão, mas ao mesmo tempo é muito mais explosivo. Os cilindros de gás liquefeito precisam ser transportados, configurados e conectados corretamente. Ao utilizá-los, é extremamente importante observar precauções especiais de segurança. Freqüentemente, cilindros ou tanques de gás são instalados em residências particulares e chalés de verão.

Como o metano tem metade do peso do ar, ele se acumula na parte superior durante os vazamentos. A mistura propano-butano, ao contrário, diminui. Isto deve ser levado em consideração em situações de emergência.

Composição e pressão do gás em gasodutos

Antes de você acabar em principais oleodutoslevando a edifícios residenciais, o gás natural passa por processamento preliminar e diversos graus de purificação. Durante os procedimentos, as impurezas necessárias são adicionadas ao combustível, tornando a composição o mais eficaz e segura possível para uso.

Principais gasodutos
Seguindo desde o local de produção até aos sistemas de aquecimento e fogões de cozinha, o gás percorre dezenas de milhares de quilómetros ao longo de condutas subterrâneas, subaquáticas, terrestres ou de superfície. Em termos de complexidade do dispositivo, eles podem ser de estágio único ou múltiplo

A principal parcela da mistura de combustível é metano. Dependendo da região mineradora, seu conteúdo varia de 80 a 98% do volume total. É a quantidade de metano que serve como indicador da qualidade do portador de energia.

O gás doméstico também contém:

  • dióxido de carbono;
  • propano;
  • etano;
  • butano;
  • sulfato de hidrogênio;
  • hélio.

Além disso, o combustível pode conter uma pequena parte vapor de água E azoto. As propriedades e características são quase inteiramente determinadas pelo metano, mas podem mudar sob a influência da composição quantitativa e qualitativa da mistura.

Nos sistemas de gasodutos por onde circula o combustível, são criadas pressões muito altas - acima de 2,5 MPa e até 10 MPa. Sob tal pressão, o gás percorre longas distâncias e entre áreas povoadas.

Como tal indicador é inaceitável para o consumo doméstico, quando chega aos postos de distribuição de gás é significativamente reduzido com a realização de purificação adicional do metano. Assim, o gás é transportado aos consumidores sob pressões de até 5 kPa (baixa pressão), de 5 kPa a 0,3 MPa (faixa de pressão média) e de 0,3 MPa a 1,2 MPa (faixa de alta pressão). Discutimos os padrões de pressão em gasodutos com mais detalhes em próximo material.

Causas do cheiro específico de gás

O próprio metano, em sua forma pura, não possui odor ou cor característicos.O que é adicionado ao gás doméstico para lhe conferir o cheiro característico? É possível detectar um vazamento pelo olfato devido ao fato de que uma pequena quantidade de substâncias com forte odor desagradável se mistura ao gás.

Essas substâncias são chamadas odorantes. Eles conferem à mistura de combustível um cheiro específico de feno podre, ovo podre ou repolho podre, que alerta para o perigo e um possível vazamento de gás no ambiente.

Cheiro de gás doméstico
Os odorantes não tornam o gás mais tóxico. Em pequenas concentrações, estas substâncias não são perigosas para a saúde, evaporam facilmente e têm carácter de advertência. Se os limites de concentração forem excedidos, as substâncias podem causar dores de cabeça, náuseas

Compostos orgânicos contendo enxofre são usados ​​​​como odorantes, na maioria das vezes - etil mercaptano ou etanotiol. Eles são pulverizados na estrutura da mistura de combustível usando instalações especiais durante o processamento.

Por que o gás doméstico é perigoso?

Qualquer gás que entre em edifícios residenciais, através do gasoduto principal ou de um cilindro, se manuseado incorretamente, pode mortal.

Recomendamos que você leia o artigo: [link_webnavoz]Por que os botijões de gás explodem: as principais causas dos acidentes[/link_webnavoz].

Situação de gás explosivo
Situações explosivas surgem no momento de aumentos críticos na concentração de metano (mais de 15% do volume total de ar na sala). Em temperaturas acima de 650 °C é possível a combustão espontânea

O gás natural fornecido às residências quase não contém substâncias tóxicas. Mas na vida cotidiana há muitos casos em que, como resultado de um vazamento, são causados ​​​​graves danos ao corpo ou até mesmo a morte. A principal razão para isso é dióxido de carbono, que entra na sala e desloca oxigênio da área circundante, causando asfixia.

Outra característica negativa do metano é fogo alto E perigo de explosão. O nível de risco é determinado por muitos fatores adicionais, em particular a pressão e a temperatura ambiente.

Regras de conduta em caso de vazamento de gás
Se houver vazamento, o gás se mistura com o ar, formando uma mistura explosiva. A fonte de ignição em corredores, apartamentos e casas pode ser uma pequena faísca, a chama de um cigarro, isqueiro, fósforo ou qualquer dispositivo que utilize impulsos elétricos.

Equipamentos elétricos e dispositivos alimentados por baterias e acumuladores representam um perigo particular em salas fechadas e cheias de gás. Com uma alta porcentagem de metano, até mesmo um celular e um laptop ligados podem causar explosão ou incêndio.

As explosões são tão fortes que destroem quase completamente as habitações. Portanto, se você ouvir um cheiro característico no apartamento, é aconselhável não usar aparelhos elétricos e desligar a energia elétrica da central elétrica..

O que indica a cor da chama dos queimadores?

A chama de um fogão a gás ou caldeira geralmente tem tonalidades diferentes. A cor depende da qualidade do gás fornecido aos apartamentos. É usado para avaliar as características físicas e químicas da mistura de combustível.

Combustível de alta qualidade com estrutura homogênea é diferente queima uniforme, rico azul fogo. Esse gás queima completamente, liberando o máximo de calor e o mínimo de substâncias nocivas.

A pureza da combustão é afetada pelo teor de hidrogênio. Se línguas aparecerem na chama vermelho, laranja ou cor amarela, isso indica um problema.

Pode haver dois motivos:

  1. Desequilíbrio na mistura ar-combustível.
  2. Baixa qualidade energética.

Uma cor anormal da chama do queimador indica a presença de impurezas indesejáveis, combustão incompleta do combustível e formação de monóxido de carbono. Portanto, ambos os casos são potencialmente perigosos.

Um desequilíbrio na mistura de combustível pode ocorrer devido ao fluxo de ar insuficiente ou excessivo, ou ao queimador ficar entupido com fuligem, poeira ou fuligem. Acontece que o gás é fornecido para a casa densidade baixa, incapaz de fornecer níveis de aquecimento ideais.

Mudança de cor da chama no queimador
Se você encontrar uma tonalidade de chama fora do padrão no queimador, entre em contato com os especialistas em gás ou com as autoridades responsáveis. Combustível de baixa qualidade é perigoso quando usado, leva ao aumento de custos, desgaste prematuro de equipamentos a gás e diversas situações de emergência

Nesta situação, o funcionamento normal do sistema requer grandes quantidades de recursos e, consequentemente, as contas de serviços públicos aumentam. Normalmente, os culpados são empresas de gestão que aumentam os seus rendimentos reduzindo deliberadamente o teor de hidrocarbonetos e dióxido de carbono do transportador de energia.

Recomendações para uso seguro de gás

Na prática, a maioria das explosões e incêndios são causados ​​por factor humano, negligência das precauções de segurança na utilização de gás e negligência no manuseamento de equipamento de gás.

Para proteger você e seus entes queridos, você precisa seguir uma série de normas e regras geralmente estabelecidas. Isto ajudará a prevenir situações explosivas e todas as consequências adversas associadas a fugas de gás.

Regras para operação de equipamentos a gás

Qualquer equipamento a gás deve ser adquirido apenas em empresas especializadas que possam apresentar certificados de comercialização deste tipo de produto. Observe que o kit contém instruções para o uso seguro do dispositivo. 

Instalação profissional de equipamentos a gás
Os trabalhos de instalação e reparação devem ser realizados por especialistas de organizações relevantes. A gaseificação não autorizada de uma casa ou apartamento, substituição, reinstalação e alterações no design de aparelhos a gás são estritamente proibidas

É importante seguir as seguintes regras para operação de equipamentos a gás:

  • leia atentamente as instruções e siga as recomendações nelas indicadas;
  • não utilizar o equipamento para outros fins (aquecer o apartamento com fogão a gás);
  • monitorar o desempenho dos dispositivos e da ventilação, convidar anualmente especialistas para verificar a tiragem;
  • garantir o fluxo normal de ar na sala, não isolar as aberturas de ventilação, não bloquear as tubulações de gás;
  • não deixe dispositivos em funcionamento sem vigilância, especialmente em quartos com crianças pequenas, e também se os dispositivos não forem projetados para operação contínua e não estiverem equipados com automação adequada;
  • não amarre varais em gasodutos;
  • feche as válvulas de gás e as torneiras do gasoduto antes de sair de casa, se ficar muito tempo fora é melhor desligar a energia elétrica;
  • Não sopre nem derrame água ou outros líquidos sobre a chama do queimador.

É muito importante verificar regularmente o estado e o aperto das mangueiras, acessórios e conexões roscadas. O comprimento ideal da mangueira flexível não é superior a 2 metros, a vida útil máxima é de até 4 anos.

A mangueira deve ser colocada firmemente na válvula de gás, mas não é recomendado apertar demais a braçadeira.

Revisamos mais recomendações para a operação segura de equipamentos de gás em Este artigo.

Desligue a válvula de gás
Na maioria das vezes, os vazamentos de gás ocorrem devido a rupturas nas mangueiras que ligam o fogão ao gasoduto ou falha na vedação na área das costuras roscadas. Outro motivo comum é a desatenção dos usuários que esquecem de fechar as válvulas responsáveis ​​pelo fornecimento do gás.

Sentindo a característica cheiro de gás no apartamento, é necessário fechar imediatamente as torneiras e válvulas dos queimadores da tubulação. Você também deve abrir portas e janelas e ventilar completamente a sala cheia de gás, certificando-se de que todos os presentes saiam dela rapidamente.

As pessoas afetadas pelo gás devem ser imediatamente levadas para o ar livre e receber os primeiros socorros:

  • deite-se de costas para que as pernas fiquem mais altas que o corpo;
  • remova roupas apertadas;
  • cubra, esfregue o peito, traga amônia;
  • ao vomitar, vire de lado;
  • Se possível, beba bastante água.

Você não pode fazer nada que possa criar faísca ou chama: fumar, acender fogo, ligar/desligar aparelhos elétricos, acender, apertar o botão da campainha, usar dispositivos móveis.

É aconselhável comunicar imediatamente o incidente ao serviço de emergência de gás. Enquanto a equipe de resgate chega, vale avisar os vizinhos sobre a situação.

Métodos de detecção de vazamento

Vários métodos comprovados são usados ​​para detectar vazamentos de gás em ambientes fechados. A opção mais simples e comum é realizar inspeção de superfície, aplicando água com sabão ao longo das tubulações de gás. Em caso de vazamento em áreas problemáticas bolhas se formam.

A maneira mais confiável de evitar problemas é instalar sensor de monóxido de carbono.

Sensor de vazamento de gás
Este dispositivo moderno e ultrassensível - um sensor de vazamento de gás - irá notificá-lo instantaneamente sobre o menor problema por meio de um alarme sonoro ou luminoso.

Você também pode detectar um vazamento ouvindo ou cheirando. Se houver um vazamento forte, a mistura de combustível escapa das tubulações com um apito. É fácil sentir e cheiro específico de odorantesadicionado à estrutura do combustível durante o processamento.

Conclusões e vídeo útil sobre o tema

Qual o caminho que o gás natural percorre desde a produção até a entrega ao consumidor final?

Recomendações para o funcionamento seguro de aparelhos a gás:

O gás natural fornecido aos apartamentos através de gasodutos principais é um dos combustíveis mais acessíveis e rentáveis. Possui alto poder calorífico e não contém impurezas nocivas que poluem o espaço circundante.

Ao mesmo tempo, o gás é uma fonte de perigo acrescido e requer um manuseamento cuidadoso na vida quotidiana. Para evitar incêndios, situações explosivas e envenenamento por vazamentos, certas precauções de segurança devem ser observadas ao utilizar equipamentos a gás.

Manutenção oportuna dos equipamentos a gás, garantia de ventilação de alta qualidade, controle do funcionamento dos equipamentos e ações competentes em caso de emergência - estas são as regras básicas para o uso seguro do gás.

Você tem alguma dúvida sobre os tipos de gás doméstico? Ou gostaria de adicionar informações úteis a esta publicação? Escreva seus comentários, faça perguntas aos nossos especialistas e outros usuários - o formulário de feedback está localizado abaixo.

Adicione um comentário

Aquecimento

Ventilação

Elétrica