O tubo de polipropileno 50 mm é um dos produtos poliméricos mais populares
Os materiais poliméricos substituíram rapidamente os produtos metálicos. Especialmente em sistemas de aquecimento, esgotos e abastecimento de água.O tubo de polipropileno 50 mm é um dos produtos poliméricos populares, que se tornou amplamente utilizado na construção de rodovias.
O conteúdo do artigo:
Onde é usado um tubo de polipropileno de 50 mm?
A finalidade do tubo de 50 mm é a mesma - instalação em sistemas abastecimento de água (quente e frio) e aquecimento. A temperatura da água que passa pelo sistema de tubulação determina as características de projeto dos tubos de polipropileno. Ou seja, se serão reforçados ou não.
Em sistemas onde muitas vezes há diferença de pressão e temperatura, são utilizados modelos reforçados. Os tubos de polipropileno 50 mm receberam esse nome devido à estrutura metálica de reforço (geralmente alumínio), que é colocada no interior das paredes do produto durante seu processo de fabricação. A moldura fortalece a estrutura, evitando que ela quebre sob a influência de fatores negativos - altas pressões e temperaturas. Esses modelos podem suportar pressões superiores a 2,5 MPa.
Não reforçado polipropileno um tubo de 50 mm é um produto do tipo sólido, ou seja, totalmente feito de polímero sem inserções adicionais.
Vantagens do tubo de polipropileno 50 mm
O material polimérico tem muitas vantagens. O principal deles é a operação a longo prazo com instalação e manutenção adequadas. Por exemplo, em um sistema de abastecimento de água fria, esse tubo durará pelo menos 100 anos. No abastecimento de água quente – pelo menos 50 anos.
Outras vantagens:
- Resistência a produtos químicos e ambientes agressivos.Ou seja, a água ou outro líquido que se move em seu interior não altera suas características com o tempo. É por isso que um tubo de polipropileno de 50 mm é usado hoje para bombear água potável.
- O produto tolera facilmente mudanças de pressão e temperatura.
- A condutividade térmica é baixa. Esta qualidade é muito valiosa, especialmente em sistemas de abastecimento de água fria. Um tubo colocado em ambientes quentes não fica coberto de condensação, o que significa que a umidade não aumenta, o que tem um efeito negativo em muitos materiais de construção, especialmente em materiais de acabamento - papel de parede, tinta, etc.
- A absorção sonora é alta. O barulho da água se movendo lá dentro não é ouvido. A vibração, que freqüentemente aparece em sistemas de encanamento e aquecimento devido à operação de equipamentos de bombeamento, é bem amortecida.
- Fácil de instalar. As conexões de tubos de polipropileno de 50 mm entre si são feitas por meio de acessórios e um dispositivo especial - um ferro de solda elétrico. A tecnologia é chamada de acoplamento, em forma de sino ou difusa. O processo em si é tão simples que uma pessoa que não conhece o assunto pode lidar com ele. Além disso, a operação é realizada em poucos segundos, o que aumenta a velocidade de montagem e instalação do sistema.
- Não há necessidade de manter o material polimérico. Não precisa ser pintado ou coberto com nenhuma camada protetora ou acessórios. Com o passar dos anos, o plástico não muda de cor. As mudanças de umidade e temperatura não são assustadoras para ele.
- Baixa gravidade específica, o que simplifica o trabalho com tubos de polipropileno de 50 mm. Isso se aplica ao transporte, carga e descarga e instalação.
- Alta qualidade a um preço baixo. Esta relação não pode ser comparada com produtos siderúrgicos.
- Ausência completa de processos de corrosão. Isto é especialmente importante ao transportar água dura e não totalmente pura.Sal e sujeira não se depositam nas superfícies internas dos tubos na forma de depósitos de sal. Os produtos podem ser instalados em qualquer ambiente sem necessidade de impermeabilização prévia.
- Em temperaturas abaixo de zero não estoura, quando descongelado retorna ao seu estado original - as características não mudam.
Se falarmos sobre as desvantagens de um tubo de polipropileno de 50 mm, podemos notar uma - alta expansão linear em temperaturas elevadas do líquido que se move através dele. Mas esse problema pode ser resolvido de forma simples - você precisa instalar compensadores no sistema de tubulação ou selecionar produtos com precisão com base em indicadores de temperatura.
Tubos de polipropileno para sistemas de abastecimento de água e aquecimento. Sobre as espécies e suas vantagens sobre outras no vídeo.
Especificações
Na tecnologia de produção de tubos plásticos de 50 mm, podem ser utilizados diferentes tipos de plástico:
- PPH marcado com homopolímero;
- Um copolímero em bloco é um composto de polipropileno e etileno. Marcação RRV;
- copolímero estático, também conhecido como aleatório, rotulado como PPRC (abreviado como PPR).
Para a produção de tubos de polipropileno de 50 mm, utiliza-se a terceira opção. Produz produtos mais elásticos, viscosos e resistentes a altas temperaturas - até +90 ℃. A exposição de curto prazo a ambientes de até +110 ℃ também pode ser suportada sem problemas. Eles podem ser usados sem isolamento a -10 ℃. Portanto, o plástico PPR é classificado como resistente ao calor.
Vantagens adicionais:
- peso leve;
- força elevada;
- inércia a álcalis e ácidos.
Hoje, os fabricantes oferecem tubos de polipropileno de 50 mm para aquecimento e encanamento em diversas cores. Eles podem ser:
- branco;
- azul;
- preto;
- vermelho;
- laranja.
O design de cores não tem nada a ver com a rotulagem do produto.
Ao comprar, preste atenção à rotulagem.Diz respeito principalmente a características como a pressão que o material deve suportar. E em sistemas de encanamento e aquecimento, a pressão geralmente depende da temperatura.
Esses dois parâmetros são determinados pela marca:
- PN10. O tubo pode suportar pressões de até 1,0 MPa. É utilizado em sistemas de abastecimento de água fria com temperaturas de água de até +2 ℃ ou em sistemas de aquecimento de “piso quente” com temperaturas de água de até +45 ℃.
- PN16. Pode suportar pressão de 1,6 MPa. Esse tubo de polipropileno de 50 mm raramente é encontrado no mercado. Pode ser usado em sistemas onde a água é aquecida até +60 ℃.
- PN20 – pressão até 2,0 MPa. Pode ser instalado em sistemas com temperaturas de mídia de até +80 ℃.
- PN25 – 2,5MPa. Suporta temperaturas de até +95 ℃. Freqüentemente, esses produtos de polipropileno são usados na montagem de tubulações de processo.
É claro que quanto maior a marcação, mais caro é o produto. E todos eles podem ser instalados em tubulações do tipo frio. Mas as duas últimas posições não serão economicamente lucrativas, principalmente se o volume de trabalho for grande.
O preço depende principalmente da espessura da parede do produto, pois quanto maior este parâmetro dimensional, maior será a pressão que o tubo pode suportar.
Ferro de soldar para tubos de propileno 50 mm
A tecnologia de soldagem é usada para conectar tubos de plástico. Para tanto, são utilizados equipamentos de soldagem, que se apresentam no mercado na forma de modelos profissionais e semiprofissionais.
A primeira opção é uma máquina inteiriça, que é adicionalmente equipada com centralização dos tubos conectados. Esse tipo de método de soldagem não é simples e o equipamento custa muito dinheiro, por isso não é utilizado no dia a dia. A tecnologia é baseada na conexão de tubos sem elementos intermediários - conexões. Ou seja, as duas extremidades do tubo estão conectadas diretamente.
Uma ferramenta manual ou semiprofissional é um pequeno dispositivo que funciona em uma tomada de 220 volts. É pequeno e leve. Todos oferecidos no mercado ferros de solda são do mesmo tipo. A única diferença é o elemento de aquecimento. Pode ser plano (geralmente chamado de ferro) ou cilíndrico.
Um ferro de solda plano pode ser usado para conectar tubos de polipropileno com diâmetro de até 63 mm. Vem com vários acessórios para cada diâmetro – incluindo 50 mm. Eles são instalados no aquecedor e aparafusados.
O aparelho cilíndrico é ligeiramente menor em tamanho e, portanto, mais leve. É frequentemente utilizado quando é necessário conectar tubos em locais de difícil acesso. Os acessórios são fixados nele com uma braçadeira, que é fixada com um parafuso. Ele vem com dois tipos de acessórios – um mandril e uma luva. O primeiro é usado para aquecer a superfície interna das ferragens. A segunda é para o plano externo dos tubos de polipropileno.
O design do ferro de soldar é simples, possui poucas peças e componentes, o que o torna de baixo custo. O preço ainda depende da configuração e potência do aparelho.
Como soldar tubos de polipropileno de 50 mm
A essência soldagem de tubos de polipropileno com acessórios - aquecendo o material de que são feitos até uma certa suavidade. Após o qual as pontas da junta são conectadas, o polipropileno esfria e adquire sua resistência original. Mas é nesta fase que as secções dos dois tubos se fundem. O mais importante é pressionar bem as pontas.
Antes de começar a trabalhar, você precisa preparar tudo. Compre o número necessário de tubos de polipropileno de 50 mm e acessórios para eles.
Ferramentas adicionais para trabalhar:
- cortador de Tubos;
- roleta;
- lápis ou marcador;
- um meio pelo qual as extremidades dos tubos são desengorduradas;
- luvas de mão.
Você pode prosseguir para o processo em si:
- O ferro de solda está conectado à tomada. Em seu corpo existe um regulador de temperatura, que deve ser ajustado para 260-270 ℃.
- Após alguns minutos, o dispositivo irá aquecer, o olho brilhante irá apagar, indicando que você pode começar a soldar.
- Um encaixe para tubos de polipropileno de 50 mm é inserido no mandril e a extremidade do próprio tubo é inserida na luva. Leva um certo tempo para o polímero derreter. O fabricante do ferro de solda indica isso nas instruções. Você precisa se familiarizar com isso.
- As partes aquecidas da futura junta são removidas dos bicos e inseridas umas nas outras até parar. As peças devem permanecer nesta posição por 15 a 20 segundos.
- Recomenda-se deixar a articulação sem movimento para que esfrie completamente e recupere a força.
Atenção! Os elementos inseridos uns nos outros não podem ser girados em torno do eixo da conexão. Este é um grande erro, que leva à vedação incompleta da junta. Ao ser girado, o material fundido começa a enrolar, deixando sulcos. Por causa deles, a água começará a fluir para fora do sistema.
Um ponto importante da tecnologia é a manutenção precisa do tempo de aquecimento das duas partes conectadas. Se não aguentassem, acabavam com polipropileno que não estava completamente amolecido. Superexposto - o material ficará muito mole, o que levará à deformação dos próprios elementos.
Mais uma recomendação. Se, por exemplo, a soldagem de tubos de polipropileno de 50 mm for realizada em baixas temperaturas (ao ar livre no inverno), o tempo de aquecimento pode ser aumentado em até 50%.
Existe outra tecnologia para soldagem de tubos de polipropileno de 50 mm, chamada a frio. Um solvente especial é usado para unir as peças.É aplicado nas pontas dos tubos de polímero, que amolecem sob sua ação. Depois disso, eles estão conectados entre si. O método acabou sendo impopular.
Na verdade, a tecnologia de soldagem é simples. Ao mesmo tempo, os próprios tubos de propileno apresentam excelentes características técnicas e operacionais. Acrescentemos aqui o preço relativamente baixo - daí a popularidade do material.
Como você já equipou o sistema de abastecimento de água ou aquecimento da sua casa? Escreva nos comentários. Compartilhe o artigo nas redes sociais e salve-o nos favoritos para não perder informações úteis.
Como soldar tubos de polipropileno, veja o vídeo.
Fontes:
- https://engineering-pt.techinfus.com/santeh/trubodel/texnologiya-svarki-polipropilenovyx-trub-svoimi-rukami.html
- https://santehstandart.com/poleznye-materialy/polipropilenovaya-truba-50-mm/
- http://semidelov.ru/mar/polipropilenovye-truby-vidy-oblast-primeneniya-i-montazh/#section-2
O mais importante é que esses canos não rebentem se a água neles congelar.
Isso é certeza. A torneira do meu jardim congelou lá fora. Na primavera descongelou e a água correu sem problemas, tudo intacto.
Ainda assim, é melhor isolá-lo para o inverno. Ele irá congelar e descongelar várias vezes e ninguém garantirá que não explodirá em alguns anos.