Aterramento faça você mesmo em uma casa particular 220V: disposição de um circuito de aterramento, procedimento para trabalhos de instalação
Você está planejando organizar com as próprias mãos o aterramento de 220 V em uma casa particular ou ainda duvida da necessidade de tal evento? Concorde que ninguém quer ser vítima de choque elétrico. Isto é exatamente o que acontecerá se você ignorar as regras básicas de segurança.
O aterramento é necessário em qualquer edifício residencial: construído para residência permanente ou servindo de abrigo da chuva durante a visita a uma dacha. Existe até uma parte separada da PUE dedicada a isso. O Capítulo 1.7 afirma que todas as redes elétricas e quaisquer equipamentos elétricos devem ser aterrados.
Porém, o sistema de aterramento desempenhará sua função somente se seu diagrama estiver correto e todos os componentes estiverem instalados de acordo com as normas. Neste artigo, revisamos os diagramas básicos, compilamos listas de requisitos e fornecemos um algoritmo passo a passo de ações durante o trabalho de instalação.
O conteúdo do artigo:
Por que o aterramento é necessário?
Aterramento é a conexão de um equipamento elétrico, instalação ou ponto de rede a um dispositivo de aterramento localizado fora de um edifício residencial.
Os objetivos, além de garantir a segurança humana, são: prolongar a vida útil dos eletrodomésticos; garantir o funcionamento estável das instalações elétricas; proteção contra sobretensão.
O aterramento também enfraquece o impacto da radiação eletromagnética externa e elimina interferências na rede.
Partes internas e externas do sistema
O sistema de aterramento consiste em duas partes: interna e externa. A parte interna é composta por um barramento PEN localizado no painel de medição e um fio conectando o painel à parte externa do sistema.
A parte externa é circuito de terra. É composto por eletrodos enterrados no solo, uma conexão metálica soldada a eles e uma tira conectando o circuito ao fio que emana da blindagem.
Regras e requisitos básicos
As regras e requisitos que devem ser levados em consideração ao organizar o aterramento em um edifício residencial referem-se aos materiais e dimensões dos elementos individuais do sistema e aos valores de resistência do circuito de aterramento.
Existem também normas relativas à colocação do circuito de aterramento em relação à superfície da terra e à fundação de um edifício residencial.
Parâmetros geométricos de elementos metálicos
A escolha dos tamanhos padrão de blanks metálicos para a fabricação de um dispositivo de aterramento é baseada na necessidade de atingir o nível de resistência desejado.
Podem ser diferentes, mas há restrições quanto aos valores mínimos.
Esses valores incluem:
- A espessura dos lados dos cantos usados como pinos. Não deve ser inferior a 4 mm.
- Espessura da parede do tubo a partir de 3,5 mm.
- Seção transversal da tira de conexão localizada entre os pinos.
O valor mínimo do último parâmetro não pode ser inferior a 48 metros quadrados. milímetros. Somente neste caso a tira cumprirá sua função.
Padrões de resistência de loop de aterramento
Cumprimento dos padrões exigidos para o nível resistência do circuito de terra, é a principal condição para a eficácia de todo o sistema.
Aqui funciona a seguinte regra: quanto menor o nível de resistência do dispositivo de aterramento, maior a eficiência do sistema, mais seguro é ficar em casa e usar aparelhos elétricos.
Normas para colocação de estruturas de aterramento
A melhor opção para a colocação de estruturas é um intervalo de 2 a 4 metros da linha externa da fundação. Neste caso, a distância mínima possível é de 1 metro, a máxima é de 10 metros.
A distância entre a superfície da terra e as partes superiores da estrutura deve ser de 50 a 70 cm.Os próprios eletrodos de aterramento são cravados a uma profundidade de 3 metros.
Também vale atentar para a umidade do terreno selecionado: quanto mais úmido o solo do local, melhor. Áreas planejadas para revestimento ou asfalto. O solo sob eles não seca, criando uma boa proteção para toda a estrutura.
Opções básicas para loops de aterramento
Existem vários tipos de circuitos de aterramento: pino modular, linear, fechado. O fechado é mais frequentemente executado em forma de triângulo.
Opção nº 1 - circuito fechado
Neste caso, os eletrodos são colocados nos vértices de um triângulo equilátero e conectados entre si por tiras de metal.
O formato triangular não foi escolhido por acaso: garante um circuito fechado com o mínimo possível de eletrodos. Os especialistas também permitem outras formas.
Por exemplo, um retângulo ou um polígono. Mas não são econômicos, pois exigem a utilização de mais material.
Opção nº 2 - visão linear e suas características
Ao escolher um esquema linear, os eletrodos enterrados são colocados em uma linha ou em um pequeno semicírculo. Normalmente esta versão é adequada para pequenas áreas onde não é possível criar uma figura geométrica fechada.
O circuito linear tem uma grande desvantagem: se ocorrer corrosão ou dano mecânico em um dos módulos, todas as seções seguintes serão desativadas. Nesse caso, o sistema fica privado da capacidade de desempenhar plenamente a função abdutora.
Opção nº 3 - tipo de circuito de pino modular
O circuito modular de pinos é implementado por meio de uma estrutura pré-fabricada que permite montar um eletrodo com o comprimento necessário.
O conjunto é composto por hastes redondas com diâmetro de 16 a 20-25 mm e comprimento de 1200 a 1500 mm. Alguns fabricantes produzem hastes com extremidades roscadas, graças às quais podem ser conectadas por meio de um acoplamento. Outros preferem um acoplamento sem munhão.
Para simplificar o processo de penetração, o kit geralmente contém cabeças de impacto e pontas afiadas. Além disso, como opção adicional, pode conter um condutor de aterramento e um acessório para furadeira de impacto.
O procedimento para realizar o trabalho de instalação
Para realizar os trabalhos de instalação é necessário preparar eletrodos a partir de um canto e uma conexão metálica em forma de tira de aço.
Se tudo estiver pronto, você pode começar a marcar. É necessário traçar não apenas a futura localização da estrutura principal, mas também o caminho ao longo do qual o circuito externo será conectado por um barramento à parte interna do sistema.
Então você precisa:
- Cave uma vala com 50-70 cm de profundidade ao longo das marcações.
- Conduza os eletrodos até a profundidade especificada.
- Conecte as partes superiores dos pinos com uma ligação metálica por meio de soldagem.
- Direcione o barramento do circuito externo para placa de medição.
A seguir, é verificada a eficácia do circuito montado.Como a auto-instalação implica a ausência de equipamento de medição especializado, métodos domésticos simples podem ser usados.
Um desses métodos é conectar uma lâmpada incandescente comum com potência de pelo menos 100 W com uma extremidade ao terra e a outra à fase.
Se a instalação for feita corretamente, a lâmpada acenderá com a mesma intensidade de uma tomada. A pouca luz ou a sua ausência total é motivo para verificar a qualidade de construção.
Erros comuns, dicas
Ao organizar o aterramento por conta própria, os artistas geralmente cometem vários erros típicos. Entre eles:
- Eletrodos de pintura para evitar corrosão. Isso é proibido, pois o revestimento impedirá que a corrente escape para o solo.
- Conectando eletrodos a elementos de ligação de metal usando parafusos. Somente soldagem é permitida, pois garante durabilidade e confiabilidade de contato.
- Fazer furos para os pinos, eliminando seu ajuste apertado ao solo, reduzindo assim a eficiência de todo o sistema.
Para aumentar a durabilidade do sistema e manter suas características de desempenho, recomenda-se tratar os elementos metálicos do circuito de aterramento com um composto anticorrosivo.
Deve-se ter especial cuidado com a impregnação das costuras soldadas.
Conclusões e vídeo útil sobre o tema
No vídeo abaixo, especialistas demonstram todo o processo de instalação do aterramento:
Erros comuns ao instalar um loop de aterramento:
Assim, convencemo-nos da necessidade de aterramento numa residência privada, examinamos os esquemas mais eficazes e práticos e compilamos uma lista de materiais e o procedimento para a execução da obra.
Se você tiver alguma dúvida ou estiver pronto para compartilhar seu trabalho, experiência ou conselhos com outros usuários, use nosso formulário de comunicação. Nele você pode colocar um comentário, foto ou diagrama de sua autoria. Você também pode obter aconselhamento especializado nosso. Use-o!
Olá. Estou planejando um aterramento modular de pinos para uma nova casa de madeira. A casa fica na tundra, sobre 36 pilhas de tubos preenchidos com concreto e conectados entre si por um canal. Estacas com profundidade de 2,5 metros, diâmetro do tubo 180 mm. Posso usar estacas como aterramento? Caso contrário, eles também precisam ser aterrados após a instalação do aterramento de pinos modulares?