Análise da máquina de lavar louça Hansa ZWM 416 WH: eficiência é a chave para a popularidade

Um representante típico da classe de unidades independentes de formato estreito é a máquina de lavar louça Hansa ZWM 416 WH montada na China.Seu preço gira em torno de 15 mil rublos, o que, aliado a uma marca conhecida, atrai a atenção de potenciais compradores.

Avaliação de especialista:
88
/ 100
Vantagens
  • Preço acessível
  • Consumo econômico de energia
  • Configuração conveniente de dureza da água
  • Ajustar a posição do cesto superior e inferior
  • Proteção completa contra vazamentos
  • Modo meia carga
Imperfeições
  • Nenhuma indicação de sequência de ciclo
  • Difícil de instalar devido à localização das mangueiras de abastecimento/descarga de água em ângulo reto
  • Duração da execução de um programa padrão
  • Sem cronômetro
  • Operação bastante barulhenta
  • Reclamações sobre qualidade de secagem

Você aprenderá tudo sobre esse modelo estreito de máquina de lavar louça no artigo que apresentamos. Descrevemos detalhadamente sua funcionalidade e características técnicas. Para avaliar os reais prós e contras da máquina, comparamos-a com ofertas concorrentes no mercado.

Características da máquina de lavar louça Hansa ZWM 416 WH

As unidades de lavagem de louça modernas são unificadas. Não contêm quaisquer características funcionais originais significativas ou soluções técnicas exclusivas. Portanto, com base nas características indicadas no manual de instruções, pode-se avaliar suas capacidades.

Principais parâmetros técnicos

A máquina de lavar louça em questão pertence à classe das máquinas independentes estreitas com dimensões padrão. A bancada construída em cima costuma ter uma altura padrão de 3 cm, portanto a altura total do objeto será de 845 mm.

Máquina de lavar louça Hansa ZWM 416 WH
No Hansa ZWM 416 WH você pode facilmente alterar o tipo de modelo para “embutido” desparafusando a tampa superior. A experiência do usuário mostra que tal modificação não prejudica a funcionalidade e o desempenho da máquina

Para este modelo é implementada uma simples indicação dos parâmetros de processo e operação, bem como dos erros que ocorrem. Não há display LED, bem como indicador luminoso de final de lavagem.

Para dispositivos de baixo preço, tal interface é uma prática comum.

Características técnicas do modelo ZWM 416 WH
Ao calcular o espaço para instalação desta máquina de lavar louça, deve-se lembrar que é necessário deixar um vão atrás da parede posterior, pois as mangueiras entram na máquina em ângulo reto

Finalidade dos modos de operação

O modelo Hansa ZWM 416 WH possui uma ampla gama de programas. Os futuros proprietários têm à sua disposição 5 modos completos, procedimento de enxágue e modificação de ciclos sujeitos a meia carga. Esta é uma funcionalidade bastante extensa para máquinas de baixo orçamento.

Modificar os modos ativando a opção de meia carga economiza tempo, água e eletricidade. Segundo os usuários, chega a 25%. Mas a máquina só pode lavar a louça com eficácia se não houver mais de 5 conjuntos.

Modos de operação do modelo ZWM 416 WH
O fabricante utiliza o ciclo "economia" como modo de teste. Bons resultados de trabalho são obtidos mantendo a louça na água por muito tempo, e não devido a jatos intensos ou aumento de temperatura

A remoção de contaminantes persistentes, como gordura queimada, funciona bem ao usar o modo de enxágue antes do programa principal.Em casos particularmente difíceis, molhar previamente a louça ajuda.

O fato é que o vidro fica quebradiço quando aquecido, então o risco de quebrar um prato ou xícara mesmo com um leve golpe aumenta significativamente.

Pratos no cesto da máquina de lavar louça
Para todos os modos, exceto enxágue, a louça deve ser retirada da máquina no máximo 15 minutos após o término do trabalho. Isso eliminará a possibilidade de queimar as mãos e também protegerá os itens contra danos.

O modelo possui 6 opções de graus controlados de dureza da água, dependendo de qual o programa determina a quantidade de sal que entra para amolecê-la. A tabela fornecida nas instruções mostra indicadores alemães, franceses e ingleses.

Lista de operações para diferentes modos de lavagem
Para cada modo, o fabricante fornece uma sequência de operações que a máquina de lavar louça realiza. Esta informação é para referência - a ausência de indicadores não permite saber o estágio atual de lavagem

Os graus de dureza adotados na Rússia desde 2014 correspondem ao padrão GOST 31865-2012. Em termos deles, você precisa definir o seguinte número de modo:

  1. dureza (0..2);
  2. dureza (2..4);
  3. dureza (4..6);
  4. dureza (6..8);
  5. dureza (8..12);
  6. dureza (12..19.6).

Caso a água tenha dureza superior a 19,6, por exemplo, quando se utiliza água de poço ou poço de camadas subterrâneas com alto teor de inclusões de calcário, recomenda-se a instalação de filtros amaciadores. Você mesmo pode verificar a dureza da água usando tiras indicadoras especiais.

Sobre, Como usar equipamento de lavagem de louça, um artigo totalmente dedicado a este importante assunto irá informá-lo em detalhes.

Consumo de água e eletricidade

A máquina ZWM 416 WH possui classe declarada “A” para lavagem e secagem.De acordo com avaliações de consumidores, a qualidade da máquina de lavar louça corresponde aos indicadores de teste.

Consumo de recursos durante a operação
A classe de eficiência energética “A++” da Hansa ZWM 416 WH é uma das melhores entre as máquinas de lavar louça. Outra vantagem é que a potência nominal não é muito alta.

A informação apresentada na tabela de consumo de energia e água por ciclo corresponde ao programa “Econômico" Para outros modos de operação estes indicadores são os seguintes:

  • «Gentil» — 0,7 kW*h, 13 l;
  • «Ordinário» — 1,07 kW*h, 13 l;
  • «Intensivo» — 1,3 kW*h, 16 l;
  • «90 minutos» — 1,1 kW*h, 10,5 l;
  • «Limpar» — 0,01 kWh, 3,5 l.

Um curto intervalo de funcionamento da máquina na potência nominal máxima quando a resistência é ligada permite integrar o aparelho na rede elétrica geral da cozinha. Se for tomada a decisão de alocar uma linha separada, será suficiente protegê-la com um disjuntor de 10 A.

Equipamentos e estrutura interna

Dentro da máquina de lavar louça existem dois cestos padrão para colocar a louça. A posição do superior pode ser alterada usando o botão de ajuste de altura. Isso permite variar o espaço livre para uma disposição mais conveniente dos objetos, inclusive em dimensões não padronizadas.

Tal como acontece com outras máquinas semelhantes, recomenda-se colocar no cesto superior itens frágeis, bem como pratos menos sujos, como facas, colheres, xícaras e pratos de sobremesa. Irá familiarizá-lo com as regras padrão para carregar uma máquina de lavar louça próximo artigo, cujo conteúdo vale a pena se familiarizar.

Bloco inferior para pratos profundos
O bloco inferior foi projetado para pratos profundos. Os objetos devem ser colocados levando em consideração a possibilidade de escoamento de água deles, ou seja, de cabeça para baixo

Além disso, é necessário levar em consideração a possibilidade de bloquear os bicos de pulverização com pratos de grande porte e evitar tal arranjo. O equipamento da máquina não é rico: inclui porta-copos, cesto para talheres e, dependendo da empresa vendedora, pode estar presente um amostrador de detergente.

Colocação correta dos pratos nos cestos
Para obter a melhor eficiência de lavagem, uma disposição especial da louça é utilizada durante os testes. Para obter bons resultados na prática, é necessário certificar-se, após o carregamento, de que nada interfere no sprinkler

Prós e contras nas avaliações dos proprietários

A máquina ZWM 416 WH apareceu no mercado russo em meados de 2016, portanto já existem avaliações de clientes pelas quais você pode avaliá-la e compará-la com modelos do mesmo nicho de preço.

As principais vantagens do modelo

Uma das vantagens é o baixo preço de um modelo do grupo máquinas de lavar louça independentes não é um formato compacto com tal conjunto de programas.

A montagem chinesa certamente o barateou, mas é importante destacar que o material com que é feito é de boa qualidade. Não houve reclamações dos usuários sobre aço inoxidável, plástico e tinta.

A classe de eficiência energética “A++” é um indicador muito bom para máquinas de lavar louça. Com o uso frequente, isso leva a economias significativas.

Os porta-pratos no cesto inferior são do tipo dobrável. Portanto, a possibilidade de ajustar a posição do bloco superior permite colocar na máquina pratos grandes, como terrinas ou panelas.

Máquina de lavar louça no interior da cozinha
O modelo ZWM 416 WH tem design neutro e combina bem com equipamentos de cozinha que incluem geladeira branca ou fogão a gás. No entanto, é proibida a instalação de máquinas de lavar loiça junto a unidades geradoras de calor.

Os carros nesta categoria de preço nem sempre possuem sistema de proteção contra vazamentos instalado. Um sistema confiável está integrado neste modelo AquaStop baseado em sensores e uma válvula solenóide localizada na mangueira de abastecimento de água.

Desvantagens da máquina segundo os usuários

A máquina de lavar loiça não tem capacidade de trancar mecanicamente a porta, como, por exemplo, a Vestel VDWBI 4522, ou soluções que impliquem um maior esforço físico ao abri-la. Isso permite que as crianças o abram enquanto trabalham.

Portanto, se você tem crianças de 1 a 4 anos em casa, é necessário limitar o acesso delas à cozinha enquanto a máquina de lavar louça estiver funcionando, o que não é muito popular entre famílias com crianças.

Carregando tablet
Ao colocar os pratos no cesto superior, certifique-se de que a bandeja de alimentação dos comprimidos não fica bloqueada por ele. Caso contrário, a máquina executará o ciclo quase ocioso.

Não há indicador de tempo restante e um sinal luminoso indicando o fim do trabalho. Se você perder o sinal sonoro, não está claro se a máquina concluiu a última etapa de secagem ou se o processo ainda está em andamento.

Não há possibilidade de atrasar o início. Esta solução técnica simples está disponível em muitos modelos concorrentes, por exemplo, o Ginzzu DC408. Também não há iluminação interna quando a porta está aberta.

Dicas de cuidados e tipos de falhas

Periodicamente você precisa realizar procedimentos simples para serviço de lava-louças. Isso aumentará a vida útil da unidade e reduzirá o risco de sua quebra ou desgaste prematuro: corrosão, descascamento da tinta, perda de elasticidade dos elementos de borracha e falha dos filtros.

Os seguintes trabalhos técnicos devem ser realizados regularmente na máquina:

  • Limpeza do interior de gordura e calcário. Para fazer isso, você precisa colocar detergente no dispensador e ligar o aparelho sem louça na posição “90 minutos". Os vestígios restantes devem ser removidos com especial detergente para lava-louças.
  • Remoção de sujeira e graxa da vedação da porta. É necessário limpar regularmente os elementos de borracha com um pano úmido.
  • Lavagem de filtros. Elementos filtrantes entupidos entre a bomba e o tanque impedem o fluxo normal de água. Devem ser desenroscados periodicamente e lavados sob pressão.
  • Limpeza dos bicos de pulverização. Para fazer isso, você precisa remover os balancins e limpar os orifícios. É permitido limpá-los com um pano sem fiapos e sem relevo.
  • Enxaguar o filtro de entrada, que está integrado na mangueira de abastecimento de água. Ele capta a precipitação que chega ao carro vinda do abastecimento de água. Deve ser desparafusado e limpo periodicamente.

O piscar rápido de uma das luzes do painel indica a presença de um erro. Se for isso que o indicador de imersão indica, significa que há um problema com o abastecimento de água. Na maioria das vezes, isso não é resultado de uma máquina de lavar louça quebrada, de baixa pressão nos canos ou de uma mangueira entupida.

Visor de máquina de lavar louça
Uma luz de advertência “Eco” piscando significa que o nível de água na máquina atingiu um nível excessivamente alto, o que provavelmente indica um problema com o indicador de flutuação

Há uma fechadura na porta da máquina de lavar louça. Durante os procedimentos técnicos, é necessário evitar a entrada de água ou aerossol.

Ofertas semelhantes de concorrentes

Outros fabricantes de eletrodomésticos para uso doméstico também oferecem modelos PMM estreitos e independentes, semelhantes ao Hansa ZWM 416 WH em consideração. Os usuários prestam atenção às máquinas de lavar louça das marcas Electrolux, Ariston e Indesit.

Concorrente nº 1 - Electrolux ESF 9420 BAIXO

Electrolux ESF 9420 LOW é um tipo de máquina autônoma estreita - sua largura, como a de seu concorrente, é de apenas 45 cm e a capacidade também é a mesma - 9 conjuntos. Em termos de classe de consumo de energia, este modelo é inferior ao Hansa, possuindo um parâmetro correspondente à classe A.

Em termos de funcionalidade, a máquina de lavar louça Electrolux também perde - possui 5 programas e não possui modo de meia carga. Há também proteção do case contra vazamentos (parcial), embora o concorrente tenha proteção completa.

Entre as desvantagens, deve-se destacar que o Electrolux ESF 9420 LOW possui um preço mais elevado e menos funcionalidade. Neste sentido, o modelo em questão é menos adquirido - os clientes, tendo estudado as suas características, optam por outros modelos.

Concorrente nº 2 - Candy CDP 2L952 W

Uma das máquinas de lavar louça mais acessíveis no segmento de unidades independentes estreitas. A máquina funciona em 5 modos, é possível ajustar a temperatura do abastecimento de água e a capacidade da tremonha é de 9 conjuntos. Consumo energético/classes de secagem e lavagem – A.

As vantagens deste modelo em relação à máquina de lavar louça Hansa são a presença de um temporizador para iniciar o programa, bem como um bloqueio para crianças. Porém, o aparelho da Candy perde na proteção contra vazamentos (parciais - apenas a carcaça) e ruído superior - 52 dB. Em termos de preço, ambas as máquinas de lavar louça são equivalentes.

Os usuários elogiam a máquina Candy CDP 2L952 W por sua facilidade de operação, facilidade de carregamento e boa qualidade de lavagem.

Há reclamações sobre um sinal sonoro alto no final do trabalho (o som não pode ser desligado) e a presença de cheiro de plástico no início da operação. Em casos isolados, um ponto de ferrugem apareceu rapidamente na porta.

Concorrente nº 3 - Midea MFD45S100W

A unidade da Midea pode competir com a máquina de lavar louça Hansa ZWM 416 WH.A máquina independente para 9 conjuntos possui consumo econômico de energia (classe A++), ruído moderado (49 dB), temporizador (início retardado de 3 a 9 horas) e proteção completa contra vazamentos.

Vantagens adicionais dignas de nota são bloqueio para crianças, modo de meia carga e display LED. Ao mesmo tempo, o custo da unidade corresponde à política de preços da Hansa.

Os compradores elogiam o escolhido pela excelente qualidade de lavagem, consumo econômico de energia elétrica, comodidade dos cestos com suportes dobráveis ​​​​e níveis moderados de ruído.

Desvantagens do modelo: mangueiras curtas, dificuldade de ajuste da dureza da água, clique alto ao abrir a gaveta do detergente.

Conclusões e melhores ofertas do mercado

Você não deve esperar soluções técnicas sérias, funcionalidades ricas ou equipamentos decentes de um carro econômico. Pelo seu preço, o modelo ZWM 416 WH é bastante bom, tem excelentes características de eficiência energética e faz bem o trabalho principal, por isso é muito procurado.

Às vezes, os usuários observam problemas de montagem e funcionalidade, mas esse é um quadro típico de todas as máquinas baratas.

A revisão da informação que apresentamos baseia-se nas avaliações dos proprietários deste modelo de máquina de lavar loiça. É possível que você tenha outras informações interessantes sobre o tema do artigo. Por favor, escreva comentários no bloco abaixo, compartilhe sua opinião e fotos e faça perguntas.

Adicione um comentário

Aquecimento

Ventilação

Elétrica