Instalação de fossa séptica no inverno: instruções passo a passo e análise de possíveis erros
As obras são realizadas em qualquer época do ano, independentemente do frio ou do calor.Nem sempre é possível escolher uma época confortável para trabalhar, pois o prazo para conclusão do projeto está se esgotando.
Em geral, a instalação de uma fossa séptica no inverno é realizada na mesma sequência que em qualquer outra época do ano, porém, há uma série de características que devem ser levadas em consideração durante a instalação. Conhecer as regras básicas para instalação e conexão de uma estação de tratamento irá ajudá-lo a evitar uma série de erros e evitar quebras de equipamentos caros, não concorda?
O artigo descreve os prós e os contras de realizar trabalhos de instalação na estação fria e lista erros comuns cometidos por artesãos inexperientes. Instruções de instalação passo a passo também são descritas e recomendações para a preservação da fossa séptica para o inverno.
O conteúdo do artigo:
Instalação de fossa séptica no inverno - prós e contras
Algumas pessoas presumem erroneamente que é impossível instalar uma fossa séptica no inverno e esperar até a primavera para iniciar a instalação. No entanto, este não é o caso. Você pode instalar fossa séptica em sua propriedade em qualquer época do ano, além disso, em algumas situações a instalação só pode ser feita no inverno. Isso acontece quando o nível do lençol freático está alto.
Na primavera, durante o derretimento maciço da neve, o nível das águas subterrâneas sobe para níveis críticos. Pode surgir uma situação quando um poço recém-cavado se enche de água em alta velocidade. E então não pode haver edição.
Portanto, é melhor sofrer um pouco com a camada superior congelada do solo - geralmente não ultrapassa 100 cm.
Há uma série de outras vantagens que fazem você escolher esta época do ano para instalação:
- baixa carga de trabalho dos construtores;
- preços baixos para materiais;
- falta de vegetação no local.
Não é nenhum segredo que o inverno é uma estação “morta” para os construtores. A procura de serviços cai e os preços têm de ser reduzidos para atrair clientes. Você pode aproveitar isso e economizar um pouco. Os custos de aluguer de equipamento de construção e serviços de trabalhadores podem ser reduzidos em 10-20%.
A demanda nas lojas de construção e nos fabricantes de estações de tratamento de águas residuais está diminuindo. Freqüentemente, há ofertas promocionais lucrativas e outros bônus.
A instalação de uma fossa séptica requer a escavação de uma grande fossa e, consequentemente, a escavação de um grande volume de solo. Isso requer território livre, e se o seu terreno for paisagístico, for plantado um gramado, um canteiro de flores ou uma horta, o processo de instalação anulará todos os seus esforços.
Outra coisa é instalar fossa séptica na estação fria, quando não há vegetação.
Como evitar erros comuns
Ao instalar uma fossa séptica no inverno, são cometidos erros que podem posteriormente causar quebra ou mau desempenho da fossa séptica. No inverno os dias são curtos, as condições exteriores não são as mais favoráveis para o trabalho e quero terminar a instalação o mais rápido possível. Essa pressa geralmente aumenta o número de erros e enganos durante a instalação.
Os erros mais comuns que os trabalhadores cometem ao instalar uma fossa séptica no inverno:
- falta de fixação do recipiente plástico;
- não cumprimento das regras de preenchimento;
- falta de ventilação;
- colocação inadequada da fossa séptica;
- falta de isolamento.
Para evitar possíveis transtornos, é melhor se preparar com antecedência e levar em consideração todas as nuances.
Erro nº 1: localização sem levar em conta os requisitos do SES
A localização de uma fossa séptica deve ser determinada não apenas pela vontade do proprietário do local, mas também por normas sanitárias que regulamentem claramente o procedimento de instalação de tais estruturas no local.
Em particular, a área sanitária em redor do local de instalação é limitada. O seu raio é de 15 m, sendo inaceitável a localização de pontos de captação de água na zona sanitária, devendo ser medidos 50 m até poço ou furo.
Neste caso, os edifícios residenciais não devem estar localizados a menos de 5 m da fossa séptica. A distância até a estrada e o limite do local também é limitada - pelo menos 2 m.
Em relação aos reservatórios naturais, o SNiP também faz seus próprios ajustes:
- de 30 m - até reservatórios com água parada;
- de 10 m - para reservatórios de fluxo.
Também é indesejável instalar uma estrutura de tratamento em terras baixas. No inverno isso não será perceptível, mas à medida que o clima esquenta, a água do degelo inundará a fossa e a própria fossa séptica, impedindo seu funcionamento.
Erro nº 2: falta de ancoragem
Se estamos falando de fossas sépticas de plástico, que estão disponíveis em uma ampla variedade no mercado, é preciso entender que o contêiner não estará 100% cheio de esgoto. Em qualquer caso, a parte estará vazia, o que significa que estará cheia de ar.
Quando o nível do lençol freático está alto, um recipiente de plástico cheio de 20-30% de ar flutuará como uma bóia.
Na hora da instalação (no inverno), o nível do lençol freático será mínimo, mas é preciso estar preparado para o fato de que em alguns meses chegará a primavera, haverá um degelo e haverá um aumento significativo na o nível das águas subterrâneas. E é aqui que a diversão começa.
A água encherá gradativamente a fossa com a fossa séptica e esta, por sua vez, começará a flutuar. Sim, não escapará do poço, mas mesmo uma mudança mínima de posição de 5 a 10 cm em qualquer direção quase certamente resultará em despressurização das juntas, interrupção da conexão com a tubulação de esgoto, ventilação, etc.
Para evitar que isso aconteça, instaladores experientes aconselham “ancorar” o contêiner por meio de uma laje de concreto instalada no fundo da cava. Uma opção alternativa para instalação no inverno é perfurar poços e preenchê-los com concreto. Depois disso, chumbadores são colocados no corpo das hastes resultantes e uma fossa séptica de plástico é fixada a eles.
Erro nº 3: Preenchimento com solo normal
No inverno, a camada superior do solo congela. A profundidade de congelamento (FD) pode variar significativamente dependendo da região. Normalmente esse valor fica próximo de 1 a 1,5 M. Para não enterrar a fossa séptica totalmente abaixo do GP, costuma-se preencher a fossa não com solo comum, mas com areia ou uma mistura de areia e cimento.
Porém, às vezes, ao encher uma fossa séptica, eles cometem um erro comum - não peneiram a areia. Parece que não há nada de errado com isso.
No entanto, mesmo um pequeno fragmento de pedra britada que acidentalmente acaba pressionado contra a parede de um recipiente de plástico, sob o peso de uma camada de solo com um metro de comprimento, cria tensões pontuais concentradas bastante fortes no plástico.O resultado é uma rachadura ou buraco na caixa.
A fossa séptica será despressurizada. E se de repente o plástico não aguentar e a rachadura continuar, toda a estrutura pode quebrar. Nesse caso, os reparos não adiantam mais, resta trocar completamente o equipamento e instalá-lo, relembrando a má experiência.
Erro nº 4: falta de ventilação
No inverno, a instalação geralmente se limita à construção de uma fossa, à instalação da própria estrutura da fossa séptica e à conexão das comunicações. Mas a ventilação é muitas vezes esquecida.
Esta omissão pode provocar a formação excessiva de gases e, consequentemente, o aparecimento de odores desagradáveis no entorno da estação de tratamento ou, pior ainda, cheiro de esgoto no banheiro ou banheiro.
A saída de ventilação que vai da fossa séptica até o telhado da casa é chamada tubo de ventilador. Serve para ventilar o recipiente, pois as bactérias precisam de ar para funcionar. Se instalado corretamente, você não terá medo dos aromas de sulfeto de hidrogênio e metano.
De acordo com o projeto, o riser de ventilação é conectado ao poço filtrante ou diretamente ao compartimento mais externo da fossa séptica.
Erro nº 5: falta de isolamento térmico de alta qualidade
Ao instalar uma fossa séptica no inverno, o isolamento é esquecido com muito menos frequência do que em outras épocas do ano. Isso é facilitado pelas temperaturas negativas do ar. Recomenda-se isolar uma fossa séptica nos casos em que ela não esteja completamente abaixo da profundidade de congelamento do solo, a fim de proteger a estrutura contra congelamento e danos.
É especialmente importante isolar o sistema de esgoto de uma casa de campo se ele não for usado por muito tempo no inverno - por exemplo, em uma casa de campo. O corpo da fossa séptica pode ser “embrulhado” placas de poliestireno expandido ou isolamento de rolo.
Usar cabo de aquecimento para tubos, o que evitará o congelamento do líquido no sistema. Lascas de espuma ou argila expandida são usadas como isolamento.
Instruções passo a passo para instalar uma fossa séptica no inverno
O processo de instalação no inverno é realizado em uma determinada ordem.
Independentemente do tipo de fossa séptica, as etapas básicas são padrão:
- construção de poço;
- instalação de contêiner;
- colocação de tubos;
- instalação de equipamentos adicionais;
- isolamento;
- preenchimento.
Vale a pena considerar cada etapa em detalhes.
Etapa 1. Construção de um poço - tamanho e método de escavação
As dimensões da fossa dependem da fossa séptica selecionada. Se este estrutura de anel de concreto, sua altura será de 3 m, e o poço de fundação precisa ser mais profundo. Os recipientes de plástico acabados podem diferir em altura e configuração.
Existem os altos - orientados verticalmente, mas também existem os horizontais. Para eles, o poço será menos profundo, mas maior em área.
Depois de decidir a localização e o tamanho, você precisa escolher um método para cavar um buraco:
- independentemente à mão;
- com a ajuda de uma equipe de construção;
- usando tecnologia.
Como é muito difícil cavar solo congelado no inverno, a primeira opção - manualmente - está praticamente excluída.Mesmo que você decida cavar um buraco de três metros armado com apenas uma pá, isso levará um tempo significativo. Portanto, esse método não pode ser chamado de racional quando se trata de inverno.
Com a ajuda dos trabalhadores da construção civil, a cova será cavada muito mais rápido. Eles possuem todas as ferramentas necessárias, força, saúde e motivação para terminar o trabalho o mais rápido possível.
Ao entrar em contato com especialistas qualificados, você receberá não apenas o tamanho necessário da fossa, mas também conselhos e recomendações práticas, já que os construtores, muito provavelmente, não são a primeira vez que se deparam com a instalação de uma fossa séptica e têm alguma experiência.
O método mais rápido e menos trabalhoso é chamar uma escavadeira. Neste caso, o processo de escavação demorará algumas horas. Uma máquina poderosa não tem medo de solo congelado, mas às vezes precisa ser quebrada com uma britadeira.
Em termos de preço, alugar uma escavadeira será ainda mais barato do que uma equipe de construção, mas nem todo local pode acomodar equipamentos tão grandes e ainda precisa de espaço de manobra.
Passo 2. Instalação de fossa séptica - processo de instalação de diferentes tipos
Se você planeja instalar uma fossa séptica feita de anéis de concreto no inverno, será necessário preparar uma base de concreto no fundo da fossa para instalação. Use pronto anéis de concreto com travas especiais na borda - assim os poços compostos por vários elementos ficarão mais estáveis e herméticos. Para instalação você terá que alugar um guindaste.
Os anéis são fixados entre si com argamassa de cimento ou vidro líquido. Freqüentemente, a estrutura é reforçada com a instalação de tirantes adicionais feitos de placas de metal. Todas as costuras são cuidadosamente seladas com argamassa ou misturas especiais hidrorrepelentes por fora e por dentro.
Neste caso, você precisa prestar a máxima atenção impermeabilização de fossa séptica, pois se uma lacuna for formada, águas residuais tóxicas não tratadas vazarão para o solo.
Instalar uma fossa séptica de plástico no inverno é mais fácil, pois você não precisa se preocupar com a estanqueidade da própria estrutura. Contudo, surge outra preocupação – a consolidação.
E aqui você também vai precisar de um caminhão guindaste, desta vez para instalar uma laje de concreto armado no fundo da cava. O contêiner é preso à laje por meio de dobradiças ou âncoras metálicas.
Etapa 3. Estabelecer comunicações, ventilação, drenagem
Os canos de esgoto são colocados em valas que ligam a fossa à casa. Cavar trincheiras no inverno é outra etapa séria da terraplenagem. A largura da vala será várias vezes maior que o diâmetro do tubo. Para a linha principal, normalmente são utilizados tubos plásticos de 110 mm.
Em qualquer caso, é recomendado estabelecer comunicações abaixo do nível de congelamento do solo. Já a uma profundidade de 2 m na maioria das regiões, a temperatura no inverno não cai abaixo de +5°C. Nessa temperatura, a água do esgoto não congela.
Além disso, as águas residuais costumam ser bastante quentes, portanto, quando a fossa séptica é usada regularmente no inverno, ocorre aquecimento e degelo naturais.
Calcular separadamente campos de filtro, se estiverem incluídos no projeto.Trata-se de uma tubulação que sai da fossa séptica e distribui água purificada por todo o campo. Os tubos são perfurados e colocados sobre uma camada de areia e cascalho. O efluente purificado na fossa séptica em até 60-70% entra no campo de filtração, onde é purificado em até 98%, passando pela areia.
Os tubos de drenagem para tal sistema são colocados abaixo da profundidade de congelamento do solo no inverno. Para a ventilação, é colocado um canto de 90° na extremidade de cada dreno e o tubo de ventilação é levado a uma altura de cerca de 1 m acima do solo.
Etapa 4. Uma etapa importante - isolamento térmico externo
Para isolar a fossa séptica, preencha-a com lodo e cubra-a com uma camada de material de baixo coeficiente de condutividade térmica, como espuma de poliestireno, argila expandida ou penoplex. A altura da camada de isolamento depende da profundidade do congelamento e da localização da fossa séptica no solo.
Se o plástico entrar em contato com o solo congelado apenas na parte superior, o isolamento térmico será projetado de acordo.
Mas é recomendável isolar tubos com materiais laminados, por exemplo, lã mineral. A lã mineral absorve muito bem a umidade, o que é uma desvantagem significativa quando se trata de isolamento de inverno.
Para evitar que tais surpresas aconteçam, é importante adotar uma abordagem responsável na impermeabilização de tubos. Usar selantes para redes de esgoto e materiais de filme - são convenientes para embrulhar tubos.
Como preservar uma fossa séptica para o inverno
Se uma fossa séptica for instalada no inverno, mas ninguém planeja usá-la ainda, o sistema precisa ser desativado. É importante não deixar a estrutura sem água por muito tempo.
Uma série de recomendações sobre como preservar uma fossa séptica para o inverno, para que ela não congele ou quebre, o ajudará a fazer tudo corretamente e a evitar erros:
- Desconecte e desmonte equipamentos elétricos: bomba, picador, etc.
- Encha a fossa séptica pelo menos 70% com água. Se houver menos água, a estrutura pode flutuar; se houver mais, pode rachar devido à expansão da água congelada.
- Coloque um recipiente com areia em cada câmara. Garrafas de plástico presas a um barbante servem. Encha-os com areia, mas para que a garrafa mantenha a flutuabilidade. Esta técnica simples reduzirá a carga no corpo.
- Feche bem a tampa e substitua o isolamento.
Se o acima exposto não proteger a água dentro da fossa séptica do congelamento, pode evitar falhas do equipamento ou deformação do corpo.
Se a sua estação de tratamento de águas residuais estiver congelada, não entre em pânico.
Água quente ou solução salina ajudam a derreter canos gelados. Dessa forma, você pode restaurar sua fossa séptica no inverno de maneira fácil e econômica e continuar a usá-la.
Mais detalhes sobre a preservação de uma fossa séptica para o inverno e as regras para manutenção de uma estação de tratamento na estação fria estão escritos nos artigos:
- Como conservar uma fossa séptica para o inverno: instruções passo a passo
- Regras para manutenção de fossa séptica no inverno: medidas de limpeza e manutenção preventiva
Conclusões e vídeo útil sobre o tema
Vídeos com informações visuais ajudarão você a entender como instalar uma fossa séptica no inverno e também como preservá-la até a primavera.
Instalação de fossa séptica de plástico no inverno - instruções e recomendações de um especialista:
Instalação e conexão do popular modelo de fossas sépticas prontas “Topas” no inverno:
Caso haja necessidade de preservar a fossa séptica até a próxima safra, este vídeo mostra detalhadamente como fazer isso.
Como você pode ver, você não deve ter medo de instalar uma fossa séptica no inverno. Esta é uma situação normal de trabalho e construtores experientes a encontram regularmente. Agora você sabe como evitar a maioria dos erros de instalação, bem como o processo de instalação de “A” a “Z” passo a passo.
Compartilhe com os leitores sua experiência de instalação de uma estação de tratamento de águas residuais durante a estação fria. Deixe comentários sobre o artigo, participe de discussões e tire dúvidas de seu interesse. O formulário de feedback está localizado abaixo.
Gostaria de fazer esta pergunta: quais modelos de fossas sépticas não são estritamente recomendados para instalação no inverno? Ou você pode usar algum? Também estou interessado em saber se um material como serragem de madeira (ou aparas) é adequado para isolar uma fossa séptica. Acabei de ler em algum lugar, na minha opinião, que eles também são perfeitos para essa tarefa. Mas estou interessado na resposta do especialista.
No inverno instalam qualquer fossa séptica, aqui não há restrições. A única coisa é que o plástico apresenta fragilidade no frio, então você precisa trabalhar com ele com cuidado. E na primavera você precisará adicionar terra se falhar.
Mas não recomendo isolar com serragem - elas ficarão molhadas, congelarão e perderão suas propriedades de isolamento térmico. Para isolamento econômico, é melhor usar argila expandida.
Sim, está tudo claro, até as janelas são mais baratas de instalar no inverno.Como ninguém está sobrecarregado de trabalho, existe a possibilidade de fazerem um trabalho melhor em termos de instalação, mas aqui está uma fossa séptica. Mas ainda tentei fazer tudo para mim no verão. Planejei com antecedência, contratei uma equipe, esperei uns 2 meses, então fiz um acordo na primavera. Os vizinhos fizeram isso no inverno, não gostei da forma como instalaram. Quanto ao isolamento, aconselho melhor usar espuma de poliestireno.
Instalei no inverno, embora não tenhamos geadas fortes. Tudo correu bem. Houve um problema ao abrir a camada superior congelada, mas depois foi só uma música - nada desabou, tudo estava seco. Posso imaginar quanta sujeira eles espalhariam na primavera.
Ao instalar uma estação biológica no inverno: é necessário derramar areia ao redor da estação?