É possível instalar caldeira a gás no banheiro: normas e regras

Os proprietários de imóveis rurais, em fase de concepção de um sistema de aquecimento, muitas vezes questionam-se: existem regulamentos que permitem a instalação de uma caldeira a gás na casa de banho ou tal disposição deve ser imediatamente excluída?

Você não vai acreditar, mas a questão é realmente relevante, então a seguir vamos ajudá-lo a descobrir se existem normas restritivas ou não, e também se vale a pena entrar em disputa judicial com os trabalhadores do gás pelo direito de instalar uma caldeira no banheiro ou é uma perda de tempo.

Por que você precisa de uma caldeira de aquecimento no banheiro?

Padrões e regulamentos muito rigorosos se aplicam a equipamentos que utilizam gás. Eles descrevem literalmente cada etapa da instalação e cada metro quadrado necessário para obter permissão para colocar o dispositivo em operação.

É mais lógico instalar caldeira a gás na sala das caldeiras, entretanto, nem todo proprietário de uma casa ou apartamento pode alocar quadrados extras. Portanto, na maioria das vezes ocupa o seu lugar na cozinha.

Mas agora existe uma moda de conjuntos modulares elegantes, em cujo design as caldeiras não se encaixam bem. Além disso, devido à economia dos mesmos metros quadrados, nem todos podem pagar uma sala de jantar separada para um banquete barulhento e, novamente, a caldeira pode impedir reuniões ativas com amigos.

Gás em um estúdio
Nos apartamentos tipo estúdio é proibida a instalação de equipamentos a gás, uma vez que a zona da cozinha comunica com a zona de estar.A única possibilidade de gaseificar tal ambiente seria instalar equipamentos no banheiro, mas esta opção é proibida pela legislação vigente

E nunca se sabe porque é que a cozinha do proprietário não é adequada para instalar caldeiras. Talvez seja a falta de metros quadrados, um estúdio, o medo de incêndio ou o fato de uma criança pequena caber no eletrodoméstico ao compartilhar o espaço para cozinhar, e assim por diante.

O resultado final é que, na verdade, muitas pessoas desejam usar o banheiro como sala de aquecimento.

Regras e regulamentos

Posição SNiP 2.04.08-87 sobre o tema dessa colocação de equipamentos que utilizam gás foi categórico - 100% proibido. Porém, como nas edições subsequentes, exceto para SNiP de 2002. Os especialistas sempre consideraram tal colocação inaceitável.

E o último documento que pôs fim a esta questão ainda é válido hoje SP 402.1325800.2018 “Os edifícios são residenciais. Regras para projeto de sistemas de consumo de gás." Afirma no parágrafo 5.6 que os equipamentos que utilizam gás não podem ser colocados em casas de banho e sanitários.

Observe que este documento é de uso obrigatório e, a princípio, não é necessária mais documentação regulamentando as normas e regulamentos para a instalação de tais dispositivos. Vale dizer também que as instruções de algumas caldeiras contêm instruções que proíbem sua colocação nas instalações acima.

Razões para a proibição de instalação de caldeiras

Tudo fica claro com os documentos, mas em que se orientaram aqueles que desenvolveram as normas e regulamentos e há alguma explicação razoável para a impossibilidade de instalação de caldeira numa casa de banho e por que motivo?

Equipamentos a gás de qualquer tipo possuem elementos metálicos que podem oxidar ao entrar em contato com ambiente úmido.

Tubo de gás no banheiro
Mesmo o trânsito da tubulação por ambientes com alta umidade, banheiros e sanitários, é feito de tubos multicamadas de metal-polímero ou tubos de cobre, a fim de evitar danos corrosivos e destruição

O não cumprimento dessas regras já é um dos principais perigos do rápido desgaste dos equipamentos. Mas, além disso, os dispositivos modernos possuem eletrônicos que suportam muito ou não o contato com a água.

Naturalmente, todos esses fatores, além de uma mudança constante de temperatura, afetarão negativamente a caldeira, mas, muito provavelmente, simplesmente a desativarão. Mas se ocorrer oxidação de contatos, por exemplo, termopares, esta é uma clara ameaça de explosão.

No entanto, nem todos os banheiros atendem aos mesmos requisitos. SP 402.1325800.2018 Por:

  • volume de espaço para equipamentos que utilizam gás;
  • a presença de uma estrutura de janela facilmente removível;
  • ventilação natural com exaustão calculada em volume triplo de troca de ar;
  • abertura de janela envidraçada com área de 0,03 metros cúbicos. m por 1 metro cúbico M. volume da sala.

E assim por diante.

Códigos de regras e outras documentações desta natureza são desenvolvidos por especialistas, com base em muitos anos de pesquisa e cálculos precisos.

Maneiras de contornar a proibição

Alguns proprietários de casas particularmente inteligentes estão tentando contornar esta proibição.

Ainda na fase de projeto, é fornecida uma espaçosa cozinha na qual são instalados e registrados equipamentos a gás. E após o comissionamento, as divisórias de gesso cartonado são instaladas e os encanamentos são instalados na sala resultante.

É claro que isso é feito principalmente em casas particulares: em prédios de apartamentos, essa reforma é muitas vezes tecnicamente impossível.

Inspeção de caldeira
É bom que o serviço de gás esteja cheio de conhecidos que farão vista grossa à posição da caldeira durante a inspeção, mas muito provavelmente, na primeira visita, eles escreverão um relatório sobre a colocação inaceitável do equipamento

Mas, ao mesmo tempo, as razões acima já parecem razoáveis ​​o suficiente para não fazer isso. Você também precisa levar em conta que o moderno caldeiras a gás têm uma ligação à electricidade que requer maior protecção contra choques eléctricos, mesmo numa divisão normal, para não falar num ambiente húmido.

É necessário compreender que os requisitos regulamentares para a segurança da instalação de equipamentos que utilizam gás são desenvolvidos para o benefício, proteção da saúde, vida e propriedade das pessoas e são bastante justificados do ponto de vista técnico.

Responsabilidade por violar a proibição

Se você pensa isso colocação da caldeira ao contrário dos regulamentos de construção, custará no máximo a obrigação de fazer tudo conforme necessário, você está errado.

De acordo com Código de Ofensas Administrativas da Federação Russa Artigo 9.4. tais ações são qualificadas como violação de requisitos no domínio dos códigos e regulamentos de construção, o que ameaça, no mínimo, com multa.

Eles cortaram o gás
Ao ignorar a joint venture obrigatória na área de fornecimento de gás, você viola o contrato com o fornecedor, que ameaça ser desconectado do gasoduto principal no prazo de 40 dias após a descoberta de tal incidente caso a situação seja recusada para ser corrigida ou imediatamente, caso o equipamento já esteja com defeito e represente perigo à vida humana

Aliás, fabricantes renomados de equipamentos para caldeiras como Valliant, Baxi e muitas outras empresas mundialmente famosas, na maioria dos casos, retiram a garantia dos microcircuitos de seus aparelhos instalados em um banheiro ou outro ambiente com alta umidade.

E aqui está outra resposta à pergunta: é possível instalar uma caldeira a gás em um banheiro ou banheiro - ninguém quer perder reparos em garantia de equipamentos caros.

Se você realmente quer uma caldeira no banheiro?

Em geral, é inútil discutir com os trabalhadores do gás: eles quase nunca cooperam nesta questão. Mas se desejar, você pode tentar obter permissão oficial.

Para tal, deverá elaborar um requerimento oficial em 2 vias dirigido ao responsável da empresa fornecedora de gás. Uma cópia da planta baixa deverá ser anexada ao requerimento.

Layout do banheiro
O pedido deverá ser aproximadamente o seguinte - “Eu, nome completo, residente em tal e tal endereço, peço-lhe que me forneça condições técnicas que permitam a ligação de uma caldeira a gás de tal e tal marca, potência e caudal máximo no banheiro." A seguir, indique por escrito o volume da sala, a presença e secção de ventilação natural com tal e tal secção, o volume da janela, a presença de porta, etc.

Sua inscrição deve ser registrada pela parte receptora e um certificado de aceitação deve ser afixado em sua cópia. A organização enviará uma resposta com a justificativa legal obrigatória para a recusa (ou permissão) no prazo de 15 dias.

Com este documento, se a decisão não o satisfizer, você pode registrar uma reclamação no tribunal, mas, via de regra, o tribunal deixa tais reclamações insatisfeitas. Portanto, não há necessidade de se iludir.

Conclusões e vídeo útil sobre o tema

Onde e como instalar uma caldeira a gás? Sobre banheiros e muito mais:

Vimos porque é impossível instalar caldeira a gás numa casa de banho, tanto do ponto de vista da lei como da preocupação com a sua segurança, bem como com a durabilidade do equipamento que adquiriu. Lembre-se que economizar espaço ou estética não é motivo prudente para arriscar a vida.

Onde está instalada a sua caldeira a gás? Gostaria de levá-lo para o banheiro ou já tem essa experiência? Compartilhe conosco nos comentários e claro tire dúvidas sobre o tema.

Comentários dos visitantes
  1. Dmitry

    Se eu quiser instalar um AOGV com máquina automática mecânica, é possível instalá-lo no banheiro?

    • Stepanz

      Também estou interessado nesta questão. Aparentemente não vamos esperar por uma resposta aqui. Estamos falando em todos os lugares sobre caldeiras modernas. AOGV combina muito bem comigo.
      Onde você instalou?

  2. Verônica

    Na verdade, uma casa de banho com caldeira instalada (de chão) é a mais quente e seca, porque tem a ventilação necessária totalmente instalada. Há uma janela. Se a caldeira for instalada na cozinha (o que é permitido), então estará num ambiente mais agressivo. Na cozinha, além do vapor, existe uma suspensão de óleos, que se deposita facilmente nos armários da cozinha apesar da presença de exaustor e ventilação. Assim, tudo isso ficará no equipamento da caldeira.
    E, já agora, porque não podem ser instaladas caldeiras de nova geração com câmaras de combustão fechadas, que retiram o ar do exterior e o enviam para lá, em casas de banho e outras instalações sanitárias?

  3. Gennady

    A primeira questão é porque é que a sanita não pode ficar na divisão onde está instalada a caldeira a gás.
    As pessoas elaboraram novas regras e se preocuparam com as garantias das caldeiras? Isto não é sério.
    Mesmo que o termopar oxide, a caldeira irá desligar e cortar o fornecimento de gás.
    E se falamos de caldeiras modernas com câmara de combustão fechada e instalação de analisador de gases, esses requisitos precisam ser reconsiderados. Existem emissões mais agressivas na cozinha.
    No documento de 2002 era possível, mas o que fazer se alguém tivesse uma caldeira instalada em 1974 e tivesse caldeira na casa de banho. O que mudou. O nível de automação era mais alto e mais confiável do que agora? O documento moderno foi elaborado por novos jovens especialistas bacharéis. Acho que esse é o problema.

Adicione um comentário

Aquecimento

Ventilação

Elétrica