Requisitos para ventilação de uma caldeira a gás: padrões e características de montagem do sistema
Concordo que seria uma pena gastar dinheiro equipando uma sala de caldeira e depois receber uma recusa do serviço de gás devido a um exaustor projetado incorretamente. Mas se você cumprir os requisitos de ventilação para uma sala de caldeira a gás, isso poderá ser evitado.
O artigo que propomos apresenta as normas legislativas e de construção básicas, com base nas quais é possível instalar o correto sistema de ventilação numa habitação privada.
O conteúdo do artigo:
Quadro regulatório da Federação Russa
A instalação de sistemas de ventilação é obrigatória independentemente do tipo de equipamento de aquecimento utilizado (cláusula 9.38 do SNB 4.03.01-98). A instalação de equipamentos de aquecimento e ventilação é realizada sob a supervisão de representantes dos serviços de gás.
Se durante os testes de comissionamento forem revelados defeitos no sistema de ventilação e inconsistências técnicas com a documentação do projeto, o comissionamento do sistema de aquecimento será recusado.
A ventilação proporciona um fluxo constante e intenso de ar fresco. A operação dos sistemas de exaustão é regulamentada por vários regulamentos.
Atos legislativos e GOSTs
O quadro regulamentar relativo à ventilação e ar condicionado de equipamentos a gás é bastante extenso. Esses atos jurídicos incluem:
- Lei Federal nº 384;
- Decreto Governamental nº 1.521 que garante o cumprimento obrigatório de 384-FZ;
- Decreto Governamental nº 87;
- Decreto Governamental nº 410 sobre medidas de segurança para manutenção de equipamentos de gás;
- SNiP (II-35-76, 2.04-05);
- SanPiN 2.2.4.548-96. 2.2.4;
- Normas e recomendações ABOK na área de ventilação, etc.
Mas a legislação pode mudar, por isso, quando instalação de equipamento de ventilação para equipar uma caldeira a gás, você deve acompanhar as últimas edições em fontes oficiais.
Além disso, todos os sistemas ventilados em salas com equipamentos de caldeira devem estar em conformidade com os seguintes GOSTs e SP:
- GOST30434-96;
- GOST30528-97;
- GOST R EN 12238-2012;
- GOST R EN 13779-2007 sobre ar condicionado e ventilação em edifícios não residenciais;
- GOST 30494-2011 sobre microclima em edifícios residenciais e públicos;
- SP 7.13130.2013 sobre requisitos para garantia de segurança contra incêndio;
- GOST 32548-2013 (padrão interestadual);
- SP 60.13330.2012 (refere-se ao SNiP 41-01-2003), etc.
A documentação do projeto deve ser elaborada com base neste regulamento.Para garantir que não contrarie os requisitos e normas oficiais, é necessário realizar cálculos térmicos e calcular os principais parâmetros do sistema de exaustão na fase de desenvolvimento do projeto.
Certificação de equipamentos de ventilação
Ao adquirir dispositivos de exaustão e fornecimento de ar fresco, você deve verificar seus documentos. Uma declaração de conformidade deve ser emitida para equipamentos de ventilação vendidos na Federação Russa.
Este documento confirma que os dispositivos cumprem todos os requisitos atuais da União Aduaneira estabelecidos nos seguintes regulamentos técnicos:
- TR CU 004/2011 sobre os equipamentos de baixa tensão utilizados e a segurança de seu funcionamento;
- TR TS 020/2011 sobre compatibilidade eletromagnética dos equipamentos utilizados;
- TR TS 010/2012 sobre segurança de máquinas e equipamentos.
Esta declaração do produto é obrigatória, mas além dela, o fabricante ou importador de equipamento de ventilação pode passar por um procedimento oficial de certificação voluntária para conformidade com os padrões GOST. A presença de tal certificado, obtido de forma voluntária, indica a alta qualidade do produto e a confiabilidade do fabricante.
Mas a certificação voluntária requer investimentos de capital adicionais, por isso muitas vezes economizam nisso. De acordo com a Lei Federal nº 313 e os Decretos Governamentais nº 982 e nº 148, a certificação obrigatória de equipamentos de ventilação foi abolida.
Requisitos básicos para ventilação
A instalação de uma ventilação corretamente calculada e bem projetada é uma condição importante para o funcionamento da sala das caldeiras. Normalmente, todos os parâmetros necessários para garantir o funcionamento normal dos equipamentos de aquecimento a gás estão indicados no seu passaporte técnico.
Por que a troca de ar normal é importante para uma sala de caldeira?
A falta de um fluxo normal de ar fresco afeta negativamente o desempenho dos equipamentos a gás. O processo de combustão do combustível é impossível sem um fornecimento intenso e contínuo de oxigênio.
Devido ao mau funcionamento da ventilação, o combustível queima pior, a geração de calor diminui e o consumo de gás aumenta. É por isso que ao projetar um gás sala da caldeira de uma casa de campo e equipamentos de exaustão, é importante aderir aos regulamentos e padrões estaduais estabelecidos.
Se o sistema de ventilação for construído incorretamente e não puder fornecer troca de ar estável no volume necessário, no caso de uma liberação emergencial de monóxido de carbono, o dióxido de carbono se espalhará rapidamente pelos espaços residenciais.
Requisitos para fluxo de ar na câmara de combustão
Com base na SP 41-104-2000 (cláusula 13.4), o fluxo de ar em uma sala de caldeira com caldeira a gás deve ser triplo. Aqueles. O ar da sala deve mudar 3 vezes em 1 hora.
Caso contrário, o exaustor apenas garantirá o funcionamento da caldeira, mas os produtos da combustão começarão a acumular-se na divisão: no ar, nas paredes, no tecto, etc.Além disso, um fluxo de ar triplo é necessário para a remoção emergencial de gás (em caso de vazamento) e produtos de combustão quando eles entram na sala.
Verificação da troca tripla de ar e conformidade da seção transversal do tubo de ventilação área calculada de dutos de ar de acordo com os padrões geralmente aceitos é realizada por especialistas em instalações de ventilação. Para isso, são levados em consideração o fluxo de ar e a velocidade medidos por meio de um anemômetro.
Mas agora também foi introduzido o SP 281. Com base em sua cláusula 14.3, para equipamentos com potência igual ou superior a 50 kW, é permitido um único fluxo de ar para a sala do forno em residências particulares. Requisitos semelhantes foram introduzidos para equipamentos mais potentes (a partir de 360 kW).
Eles são regulamentados pela cláusula 17.11 do SP 89. Este documento afirma que o fluxo de ar não deve ser inferior a uma vez por hora, embora a troca de ar calculada exata seja determinada com base em medições reais. Antes de instalar a ventilação em uma sala de caldeira com caldeira a gás, é recomendável esclarecer os requisitos de vazão de ar com o serviço de gás de uma determinada região.
Requisitos gerais para salas de caldeiras
As salas de fornos e caldeiras podem ser organizadas em salas com pé-direito de 2 m. As instalações domésticas com equipamento a gás aberto devem ter pelo menos uma janela com área de 0,25 m2. Em fornos com equipamento de aquecimento a gás com câmara de combustão selada, esta janela pode estar ausente (cláusula 9.37 do SNB 4.03.01-98).
Ao escolher um local para colocar os dispositivos a gás, você precisa observar sua potência.O volume mínimo permitido da câmara de combustão depende da potência (os dados são apresentados na tabela abaixo).
Potência térmica do equipamento (kW) | Capacidade cúbica permitida da sala (m3) |
Até 30 | 7,5 |
30-60 | 13,5 |
60-200 | 15 |
Todos os requisitos básicos para sistemas de exaustão estão refletidos no SNiP (II-35-76, 2.04-05). Esses requisitos incluem:
- a presença de duto de ar separado no sistema de ventilação;
- estanqueidade dos dutos de ventilação (e todas as costuras devem ser tratadas com selantes que possam reter suas propriedades isolantes em altas temperaturas);
- projetar um canal de ar no teto da sala das caldeiras;
- a presença de mangas na parede para acomodar o chaminé de caldeira a gás e realizar sua manutenção;
- colocação do canal de limpeza 25-35 cm mais baixo que o outro;
- utilize apenas materiais ignífugos e incombustíveis para o acabamento do piso e das paredes da divisão (para isso pode-se utilizar lajes ignífugas com limite de resistência ao fogo de ¾ hora).
De acordo com os regulamentos, não podem ser ligados mais de dois aparelhos a gás à chaminé. Caso sejam utilizados materiais inflamáveis na saída das tubulações, estas deverão ser devidamente isoladas. Deve haver uma distância superior a 30 cm entre a parede externa e o final da chaminé.
O tubo deve estar localizado acima da superfície do piso da sala, a uma altura de pelo menos 25-50 cm, mas é necessário observar a altura da cobertura de neve na área onde a sala da caldeira foi projetada. Para fazer isso, você pode aplicar o SNiP 41-01-2003.
O parágrafo 7.3.2 estabelece que o fundo da abertura do tubo de entrada no exterior do edifício deve ser colocado a uma altura superior a 1 m do nível de cobertura de neve estável característico desta região de acordo com as estações hidrometeorológicas.
O ar limpo pode entrar na sala da caldeira vindo da rua e de outra sala através da grade de ventilação da porta ou através do vão entre o piso e as portas com uma seção transversal livre de 0,02 m2 (Cláusula 9.38 NSB 4.03.01-98).
Se a área da seção transversal da grade for extremamente pequena, será necessário instalar ventiladores de alimentação para normalizar a troca de ar no ambiente.
O fornecimento de ar pode ser feito tanto de fora quanto de dentro do objeto. Mas, ao mesmo tempo, a sala de estar não pode funcionar como um cômodo adjacente.
É preferível fazer duas condutas de ar que vão separadamente para a rua: um furo no tecto com difusor e uma grelha de entrada junto ao chão. A grade de alimentação é instalada na parte inferior de uma parede ou porta e geralmente possui persianas inclinadas e reguláveis, para que a chuva e a neve não entrem no ambiente.
Este requisito está parcialmente refletido na cláusula 8.4.2 do SP 31-1-06-2002. O documento fala sobre a sala do gerador de calor, mas suas características técnicas são semelhantes às de uma sala de caldeira a gás, portanto vale a pena prestar atenção a esta norma.Afirma que para equipamentos com potência igual ou superior a 30 kW, o ar deve ser fornecido apenas pelo exterior.
As condutas de ar que conduzem à casa são perigosas: em caso de fuga de gás, substâncias nocivas podem entrar nos espaços habitacionais, embora tal esquema de ventilação seja permitido por regulamentos. Mas em ambos os casos, o volume de ar que entra deve ser igual ao volume de ar que sai. Esta condição é necessária para evitar quedas de pressão.
Porém, em alguns casos, é possível organizar trocas de ar com predomínio de ar limpo no balanço geral. Isto é típico para projetando ventilação em salas de caldeiras e salas de forno adjacentes a instalações residenciais. Ao mesmo tempo, deve ser criado um saldo negativo na sala da caldeira a gás para evitar que o dióxido de carbono penetre em outras salas.
Tipos de sistemas de ventilação
A ventilação dos ambientes com aquecimento a gás, assim como dos demais objetos, é de dois tipos: natural e forçada. A instalação de ventilação natural e forçada é permitida e regulamentada pelas normas vigentes.
Ventilação natural de caldeiras
A ventilação natural garante a ventilação do ambiente por meio de tubos multiformatos e furos pré-fabricados nas paredes, teto ou piso. Na verdade, a ventilação natural funciona graças às diferenças de pressão.
Permite o desenho de curvas verticais e horizontais. De acordo com os requisitos dos SNiPs, o sistema pode ter seções horizontais de até 8 m de comprimento, mas é melhor não ter mais de 2 m de comprimento, neste caso não é permitido projetar mais de três.
Na maioria das vezes, as aberturas de exaustão estão localizadas acima da caldeira. A ventilação natural não requer o uso de equipamentos especiais de abastecimento e exaustão.
O cálculo da troca de ar para ventilação natural em uma sala de caldeira com caldeira a gás é bastante simples: é necessário adicionar 5 graus para a temperatura do ar externo e 18 graus para a temperatura do ar interno. O funcionamento da ventilação é verificado sujeito à diferença de temperatura especificada.
Ao aceitar um sistema de exaustão natural, são feitos cálculos para determinar se funcionará no verão. Caso contrário, você terá que projetar ventilação forçada, porque... Pelas normas, o exaustor deve funcionar o ano todo.
Sistema de ventilação forçada
A ventilação forçada (artificial) é todo um sistema automatizado com duto de exaustão e instalação de ventiladores e condicionadores de ar.
A potência desta estrutura de engenharia pode ser ajustada por meio de programas ou mecanismos (dependendo das características do equipamento). Além disso, é melhor projetar um sistema de controle automático que inicie quando a caldeira for ligada e desligue quando o combustível estiver completamente queimado.
No entanto, é totalmente dependente do fornecimento de eletricidade. Ao instalar um exaustor artificial, recomenda-se a instalação de um gerador adicional.Se possível, é melhor usar um sistema de exaustão combinado, no qual os dispositivos automatizados são acionados apenas quando a ventilação natural não consegue lidar com a troca de ar.
Diâmetro do orifício de fluxo em sistemas de ventilação
De acordo com os padrões, a ventilação natural e a artificial diferem no diâmetro do respiradouro (também chamado de abertura de entrada) para garantir tiragem normal e padrão velocidade do ar em dutos de ventilação. Embora o diâmetro também possa ser calculado com base na capacidade cúbica da sala.
Para ventilação natural o valor deverá ser: 30 cm2 área da seção transversal da abertura de entrada por 1 kW potência da caldeira a gás. Para ventilação forçada de uma sala de caldeira a gás, segundo as normas, a área da seção transversal pode ser menor - 8 cm2.
Materiais para dutos de ar em caldeiras a gás
O material adequadamente selecionado para o duto de ar garante uma operação de ventilação mais longa.
De acordo com as normas vigentes, podem ser utilizados como material para organizar a ventilação de ambientes com equipamentos a gás:
- tijolo;
- cerâmica;
- amianto;
- galvanizado e aço inoxidável.
Não é aconselhável usar plástico para dutos de ar, porque... isso reduz a resistência ao fogo das estruturas. Alguns regulamentos (por exemplo, cláusula 7.11 do SNiP 41-01-2003) indicam que os dutos de ar podem ser parcialmente feitos de materiais inflamáveis.
Independentemente do material utilizado, tudo dutos de ventilação, passando por zonas frias, precisam ser isolados. Nestes locais, a tiragem pode diminuir, pode formar-se condensação e a conduta de ventilação de uma sala de caldeira com caldeira a gás pode congelar e deixar de desempenhar as suas funções. Por isso é melhor esticar os tubos ao longo de um circuito quente, eliminando a possibilidade de congelamento.
Dutos de exaustão de tijolo
O tijolo não é durável porque... devido às mudanças de temperatura, forma-se condensação em sua superfície, levando à destruição do material. Se a alvenaria for tomada como material do poço, a chaminé é montada a partir de tubos metálicos galvanizados de circuito único, cuja espessura depende da temperatura dos gases emitidos.
Tubos de ventilação cerâmicos
Os dutos de ar cerâmicos são universais, fáceis de usar e duráveis. O princípio de sua montagem é semelhante à tecnologia do dispositivo chaminés de cerâmica. Devido à sua alta densidade de gases, são resistentes a poluições severas de diversos tipos e ambientes químicos agressivos.
Mas nessas coifas é necessário instalar drenos de condensado, porque... a cerâmica absorve bem a umidade. Estruturalmente, esse capô consiste em 3 camadas:
- camada interna cerâmica;
- camada isolante intermediária de pedra e lã mineral;
- casca externa de concreto de argila expandida.
Este sistema de ventilação não pode ter mais de três cotovelos. Um gotejamento e inspeção são instalados na parte inferior da chaminé de cerâmica.
Dutos de ar de aço
Os dutos de exaustão de aço são convenientes e práticos.
Ao instalar um sistema de ventilação de aço, você deve seguir as seguintes recomendações:
- A coleta dos segmentos é realizada pelo método “pipe to pipe”.
- Os suportes de parede são fixados em incrementos não superiores a 150 cm.
- O comprimento dos segmentos horizontais não deve ser superior a 2 m, caso o sistema não forneça tiragem forçada.
De acordo com as normas, a espessura das paredes de aço deve ser de pelo menos 0,5-0,6 mm. A temperatura do gás produzido pelas caldeiras é de 400-450 0C, devido ao qual tubos metálicos de paredes finas podem queimar rapidamente.
Conclusões e vídeo útil sobre o tema
O vídeo apresentará os requisitos básicos dos serviços de gás para equipamentos de ventilação de caldeiras na Federação Russa:
A instalação de equipamentos de exaustão requer precisão. Mas é preciso entender que cada serviço de gás tem sua própria interpretação de normas, padrões e leis.
Antes de instalar o equipamento de aquecimento de uma habitação privada e o sistema de ventilação numa sala de caldeira a gás, é preferível consultar o serviço de gás, onde deverá obter autorização para o comissionamento.
Conte-nos sobre a sua experiência adquirida durante a instalação de uma caldeira a gás. Compartilhe as nuances tecnológicas que ajudaram você a criar um sistema de troca de ar sem problemas. Deixe comentários no formulário de bloco abaixo, poste fotos relacionadas ao tema do artigo e tire dúvidas.
Se eu quiser melhorar a ventilação existente, preciso obter licenças?
Depende do que exatamente você entende por modernização. Pode ser que não seja necessário obter licenças, mas isso ocorre com alterações mínimas no sistema de ventilação da sala da caldeira a gás, que não afetam as características técnicas. Gostaria também de salientar que todos os trabalhos devem ser realizados por especialistas qualificados, sejam eles de modernização ou de reparação.
Gostaria também de esclarecer de que caldeira estamos falando: uma casa particular ou uma organização? Para a última opção, você não pode simplesmente aprender como fazer alterações no sistema de ventilação. Você deve ter concordado com os certificados para a realização do trabalho relevante. Quaisquer alterações que serão feitas devem estar em conformidade com GOSTs e SPs - este é um pré-requisito! Se houver alguma violação, isso acarreta não apenas multas, mas também o funcionamento incorreto do próprio sistema de ventilação.
Parece que você está escrevendo sobre ventilação, mas por algum motivo está falando sobre a temperatura dos gases de exaustão ali mesmo. A chaminé foi misturada com ventilação...
Alexey, obrigado pelo artigo!
Uma caldeira a gás em uma casa particular é de interesse para:
— é permitida a colocação de armários de entrada elétrica na sala das caldeiras?
— para a exaustão forçada da sala das caldeiras, podem ser utilizados ventiladores convencionais ou são necessários ventiladores à prova de explosão?
Dados iniciais: volume da câmara de combustão 16 m3,
potência da caldeira 25 kW,
velocidade no duto de ar com tiragem natural 1,5 m/s,
consumo de gás 2,9225 m3/h,
quantidade necessária de ar de combustão 10 x 2,9225 = 29,225 m3/h
De acordo com os cálculos da entidade projetista, acordados com a Mosoblgaz, a área do tubo de abastecimento é de 0,014 m2, o que corresponde a um tubo com diâmetro de 130 mm.
Você afirma que a área da seção transversal da abertura de entrada deve ser de 30 cm2 por 1 kW de potência da caldeira a gás (forneça um link para o documento regulamentar). No meu caso será igual a 30 x 25 = 750 cm2 = 0,075 m2, o que corresponde a um tubo com diâmetro de 310 mm. Como você pode ver, a diferença é grande. Qual estará correto?
Boa tarde. Para cálculos corretos, você deve entrar em contato com uma organização especializada.
velocidade 1,5 seção 0,014 // 0,014*3600*1,5=75,6m3/hora. requer troca 3x plus para a caldeira. 16*3=48+29,225=77,225. Seu cachimbo é um pouco pequeno)
Você não escreveu o principal nos dados de origem. Agora, os proprietários privados usam caldeiras COAX e chaminés prontas para eles em 97% dos casos. O que o consumo de gás tem a ver com isso? A ventilação fornecida é definitivamente necessária para garantir a circulação do ar na sala da caldeira e TUDO. A caldeira não necessita deste influxo. Esta é uma ventilação de emergência em caso de vazamento de gás. Basta aumentar o tamanho da entrada, e a coifa pode ser F100 ou F150. Claro, F150 é o “Padrão Ouro” do duto de ventilação. mas isso é tudo. Muito depende de condições específicas. E não devemos esquecer que os Atmosféricos são usados apenas como substitutos. Preparo centenas de documentos para novos chalés. e existem apenas cabos coaxiais e dutos de ventilação correspondentes.