Diagrama da sala da caldeira de uma casa particular: princípio de automação e disposição dos equipamentos

Na ausência de aquecimento centralizado, as caldeiras assumem a responsabilidade pelo aquecimento da casa.Para acomodar tais equipamentos, é necessário preparar uma sala separada, observando os requisitos e normas de segurança.

Concordo, à primeira vista a tarefa parece difícil. No entanto, não é. Conhecendo os fundamentos dos cálculos, regras e princípios de design, você mesmo poderá planejar o ambiente. Um diagrama típico de sala de caldeira para uma casa privada é desenvolvido tendo em conta o tipo específico de caldeira e uma lista de equipamentos adicionais para o sistema de aquecimento.

Ajudaremos você a entender o problema, descrever as características das diferentes salas de caldeiras e delinear os requisitos e regras para sua disposição. Vídeos temáticos demonstram claramente exemplos de organização de instalações para instalação e tubulação de caldeiras.

Tipos de caldeiras para o setor privado

Os requisitos para caldeiras são definidos no SNiP com a designação de nomenclatura II-35-76.

Dependendo da localização da sala com equipamento de aquecimento instalado, as caldeiras podem ser classificadas em um dos seguintes tipos:

  • construídas em;
  • independente;
  • apegado.

As dimensões da sala alocada para a sala das caldeiras são selecionadas com base no tipo de combustível, tipo de projeto de caldeira.

Ao organizar um especial caldeiras difícil, existe outra opção - uma sala de mini-caldeira.

É colocado num contentor montado segundo o princípio das estruturas metálicas, que pode ser colocado no pátio da casa. Resta conectar a sala da minicaldeira às comunicações.

A popularidade não muito popular de tais módulos é explicada pelo seu custo bastante elevado. Caso haja perspectiva de destinação de espaço para sala de caldeira no subsolo, pode-se adquirir o equipamento separadamente. Então o sistema de aquecimento custará muito menos.

Mini sala de caldeira
Uma sala de mini-caldeira no pátio ao lado da mansão elimina a necessidade de trabalhos de design, construção e disposição de uma sala separada e equipamento de ventilação. O contentor já contém tudo o que necessita para o funcionamento eficiente do sistema de aquecimento

Projeto de sala de caldeira doméstica

Uma parte significativa do orçamento familiar é gasta no aquecimento da casa.Portanto, na fase de projeto do sistema, deve-se buscar sua otimização máxima, realizando um cálculo preciso do layout da sala das caldeiras para habitações suburbanas.

Será necessário calcular todas as opções de localização dos equipamentos, incluindo a caldeira, tanque de expansão, radiadores, além de levar em consideração as características de fiação e circulação.

Localização do equipamento
Ao projetar uma sala de caldeiras, é necessário partir dos requisitos dos documentos regulamentares. Na divisão onde está instalada a caldeira, muitas vezes é instalado aquecimento adicional, uma vez que o calor gerado pela própria unidade não é suficiente (+)

Um diagrama esquemático bem projetado de uma sala de caldeira deve refletir todos os elementos e a tubulação que os conecta.

O desenho padrão inclui: caldeiras, bombas - reposição, rede, circulação, recirculação, tanques - condensação e armazenamento, trocadores de calor, ventiladores, dispositivos de abastecimento e combustão de combustível, painéis de controle, painéis de calor, desaerador de água.

Possíveis opções de circuito

Ao traçar um diagrama típico de sala de caldeira, você pode tomar como base uma das duas opções para redes de aquecimento:

  • abrir
  • fechado.

Instalação circuito aberto menos caro, mas mais caro durante a operação. A segunda opção é mais complexa no estágio inicial, mas o vazamento de refrigerante é praticamente reduzido a zero, pois o sistema é vedado. Este esquema é usado na maioria das residências particulares.

Papel Sistema fechado inclui uma caldeira que fornece refrigerante quente ao sistema de aquecimento e ao circuito de aquecimento de água, uma tubulação fechada de abastecimento de água quente.

A circulação do refrigerante aqui é feita à força por meio de uma bomba.Isto permite, na instalação de tubos, sem preocupações especiais com inclinações, colocá-los de uma forma mais cómoda.

Requisitos para a sala da caldeira

Existem 2 tipos de requisitos apresentados para uma sala de caldeira numa casa privada - gerais e específicos, dependendo da categoria de combustível utilizado.

O primeiro tipo de requisitos inclui:

  1. Podem ser instaladas no máximo 2 caldeiras numa divisão, independentemente da sua área.
  2. Na construção e acabamento de uma sala de caldeiras, é inaceitável a utilização de materiais que não atendam aos requisitos de segurança contra incêndio. Para a construção de paredes é necessário utilizar blocos de tijolo ou concreto, e para acabamento - gesso ou telha. O piso deve ter revestimento de concreto ou metal.
  3. A ventilação e a exaustão devem ser adequadas ao equipamento instalado. Requisitos especiais se aplicam à ventilação ao usar equipamentos movidos a gás.Em qualquer caso, o ar da sala deve ser circulado e renovado pelo menos 3 vezes em 60 minutos.
  4. Um pré-requisito é a presença de uma janela e de uma porta que se abre para fora. É possível ter uma segunda porta de acesso à despensa, mas deve ser feita de acordo com as condições de segurança contra incêndio.

A área da sala da caldeira deve ser calculada com base nas características do equipamento que se pretende instalar e levando em consideração os metros quadrados adicionais para uma manutenção conveniente.

Existem vários requisitos adicionais para as instalações e equipamentos das caldeiras, dependendo da decisão tomada quanto ao tipo de combustível.

Equipamento para organizar uma sala de caldeira

Independentemente do tipo de combustível escolhido, o esquema tecnológico de qualquer caldeira inclui aproximadamente os mesmos elementos necessários. O local principal da sala das caldeiras é a caldeira. Aqui, o refrigerante é aquecido e depois flui através de tubulações até os radiadores.

Se a casa tiver uma área grande é necessário instalação de coletor. O elemento distribui o refrigerante entre dispositivos de aquecimento combinados em grupos separados. Uma flecha hidráulica é instalada no coletor, que é um tubo oco de onde saem tubos.

Bombas de circulação são instaladas em cada circuito. O coletor também inclui um grupo de segurança, que inclui vários sensores, manômetros e termômetros.

Distribuidor hidráulico
Sistema de aquecimento com distribuidor hidráulico.Se houver interruptor hidráulico no circuito, a temperatura do líquido refrigerante na partida do equipamento aumenta mais rapidamente. Estabiliza a pressão, a temperatura, protege contra o golpe de aríete

O tanque de expansão também é um elemento integrante do circuito. Uma casa particular não pode prescindir de um esquentador que forneça água quente aos seus moradores. Uma caldeira moderna deve ser equipada com automação que controle todos os parâmetros do sistema.

Em qualquer esquema existe uma tubulação para fornecimento de refrigerante, válvulas de corte que permitem ajustar e configurar o sistema de aquecimento.

Um sistema de aquecimento possui necessariamente dois sistemas interligados:

  • remoção de fumaça — remoção de gases de combustão;
  • ventilação — garante combustão de combustível de alta qualidade devido ao fluxo de ar.

Ambos os sistemas não são menos importantes que o equipamento da caldeira.

O que é uma “caldeira inteligente”

Para implementar um esquema de automação para uma sala de caldeira privada, você precisa investir fundos adicionais. Uma simples válvula termostática custará muito pouco, mas os sistemas programáveis ​​são muitas vezes mais caros.

A operação constante de uma caldeira convencional em um modo acarreta um grande consumo de eletricidade e dinheiro. Portanto, o custo de aquisição de uma unidade de automação compensa rapidamente durante a operação.

Automação
A automatização de uma caldeira privada garante o funcionamento do sistema de aquecimento com a máxima eficiência, o que permite condições de conforto aos residentes que residem na casa.

Ao instalar a automação, o proprietário da casa pode ajustar o processo de aquecimento de acordo com suas necessidades. Graças a isso, as contas dos recursos energéticos consumidos serão reduzidas em 2 vezes.

O controlo da caldeira em modo automático permite:

  1. Desligue a caldeira no caso de uma situação incomum. Efetue o arranque ou paragem automática da caldeira no modo atual. Dependendo da temperatura exterior, ajuste a temperatura de aquecimento.
  2. Gerenciar ramais de aquecimento ou aquecimento de água caldeira com 1 câmara de combustão.
  3. Ajustar a temperatura da água ou outro refrigerante.
  4. Faça ajustes na operação da bomba circulação ou recirculação se o sistema de aquecimento da casa estiver instalado em circuito fechado. Neste caso, o sistema não pode funcionar sem automação.

O elemento mais importante do sistema de aquecimento é o termostato. A sua função é regular a temperatura tanto numa divisão separada como em toda a casa.

Existem muitos tipos de termostatos - desde simples mecânicos até compensados ​​​​pelo clima. Este último é o mais avançado tecnologicamente, rentável, mas também muito caro.

Circuito de controle
O sistema de controle de aquecimento consiste em um controlador de temperatura (1), um sensor de temperatura do ar externo (2), um atuador (3), um sensor de temperatura do líquido refrigerante (4), um display para conexão a um sistema de controle externo (5), um bomba de circulação (6), alimentação de refrigerante (7), circuitos consumidores (8) (+)

O preço da automação depende do tipo de caldeira utilizada, presença de piso aquecido, coletores solares, etc. Para não gastar dinheiro extra, você deve analisar as características de todos os esquemas e calcular o custo. É muito difícil fazer isso sozinho, mas você sempre pode recorrer a especialistas para resolver esse problema.

Caldeira a gás para sua casa

O gás é uma substância explosiva, portanto os requisitos para caldeiras a gás são muito rigorosos.Se uma caldeira com potência até 30 kW for suficiente para aquecer a casa, não há necessidade de uma divisão separada para a sala da caldeira.

A caldeira pode ser colocada numa cozinha bem ventilada sobre uma parede de materiais incombustíveis, desde que o volume da divisão seja de pelo menos 15 m ᶾ, a altura do chão ao tecto seja de 2,5 m e a área útil é a partir de 6 m².

Caldeira na cozinha
Se não houver paredes de materiais incombustíveis na cozinha, a caldeira é instalada sobre uma superfície rebocada e isolada com uma tela especial

Todos os requisitos para caldeiras a gás estão relacionados à prevenção das consequências de possíveis vazamentos de gás. Para o efeito, a área das janelas da divisão onde está instalado o equipamento de gás começa a partir de 0,5 m² e a largura da porta a partir de 0,8 m.

A chaminé dessa sala de caldeira deve elevar-se acima da cumeeira em pelo menos 500 cm e ter um canal adicional para limpeza. Coletores de condensado devem ser instalados na chaminé e ventilação.

Ignição da caldeira
Quando o gás entra na caldeira, a ignição eletrônica ou piezoelétrica é ligada. Ocorre uma faísca e acende o dispositivo de ignição e, a partir dele, o queimador principal, aquecendo o líquido refrigerante até a temperatura definida. A seguir, a automação desliga o queimador

Se o poder aquecedor de água à Gas excede 30 kW, requer um edifício separado.

Os requisitos para uma sala de caldeira separada são definidos nos códigos de construção:

  • a fundação do edifício da sala das caldeiras deve ser separada da fundação da casa;
  • uma certa porcentagem de areia deve estar presente na solução de concreto utilizada na construção do edifício;
  • uma fundação separada é colocada sob a caldeira, elevando-a 0,2 m acima do piso acabado;
  • sob a caldeira é necessário um suporte de ardósia plana ou telhas que se projetam 0,1 m além de seus limites em todo o perímetro;
  • para drenar o líquido refrigerante em caso de emergência, a sala da caldeira deve estar equipada com rede de esgoto;
  • num raio de 0,7 m ao redor da caldeira, o espaço deve estar livre;
  • a decoração interior deve ter uma classificação de resistência ao fogo de 0,75 horas.

Existem requisitos regulamentares especiais para a própria caldeira, uma vez que não pertence à categoria de eletrodomésticos, mas sim à categoria de equipamentos de engenharia complexos. As caldeiras a gás, como todas as outras utilizadas no setor doméstico, devem possuir um certificado que ateste a aprovação num exame de segurança.

Os serviços de controle nunca darão permissão para colocar em funcionamento uma sala de caldeira com caldeira a gás se não houver detector de gás na sala.

Sala de caldeiras com caldeira a combustível sólido

De acordo com os requisitos dos códigos de construção, caldeiras de combustível sólido instalado apenas em instalações não residenciais. Se a potência da unidade for grande, será necessária a construção de uma sala de caldeira separada.

Como deveria ser a sala?

Existem vários requisitos para colocação sob uma caldeira de combustível sólido:

  • distância entre a porta da fornalha e a parede - de 1,2 a 1,5m;
  • distância das paredes laterais da caldeira à paredeconfeccionado em material ignífugo ou protegido por tela especial - no mínimo 1 m;
  • lacuna entre a parede traseira da caldeira e a superfície feito de material combustível com tela de proteção - pelo menos 0,5 m para caldeiras com conexão traseira;
  • proibição de complementos acima da sala das caldeiras;
  • ventilação de fornecimento eficiente, localizado na parte inferior em forma de vão entre a porta e o chão ou de furo na parede.

Se a parede for de um material que atenda aos requisitos de segurança contra incêndio, é permitido fixar nela o tubo localizado atrás da caldeira por meio de suportes.

Para operar um TC com parâmetros de 1x0,8 m na base com pelo menos um mínimo de conforto, é necessário instalá-lo em uma sala de 2,8x2,5 m. À medida que as dimensões da unidade aumentam, a área de ​​a sala da caldeira também aumenta.

Caldeira de combustível sólido
É necessário planejar a instalação de uma caldeira a combustível sólido na fase de construção de uma casa para alocar previamente espaço para a chaminé

Se a sala da caldeira tiver a forma de uma extensão, o local correto para ela será uma parede vazia. A distância às janelas e portas, tanto na vertical como na horizontal, deve ser de pelo menos 1 m. Se a sala da caldeira estiver localizada na cave, rés-do-chão ou primeiro andar, é necessária a instalação de uma porta que abra para o exterior.

Equipamento para caldeira de combustível sólido

Um diagrama funcional e bem projetado de uma sala de caldeira com caldeira a combustível sólido deve incluir vários elementos:

  • Gerador de calor, equipado com bunkers, câmaras de combustível, etc.
  • Tubulação da caldeira TT, composto por bomba de circulação, válvula de 3 vias, grupo de segurança.
  • Chaminé.
  • Aquecedor de água arrecadação para abastecimento de água quente à casa.
  • Automação - dependente do clima ou interno.
  • Sistema de extinção de incêndio.

Carvão, turfa e lenha são usados ​​como combustível para TT. O diâmetro da chaminé de uma sala de caldeira com unidade TT deve ser igual à seção transversal do tubo da caldeira. A sala necessita de ventilação exaustora, projetada de forma que para cada 8 cm² de sua área haja 1 kW de potência da caldeira. Se a caldeira estiver instalada na cave, este parâmetro é multiplicado por 3.

Uma chapa de aço deve ser colocada ao redor da base da caldeira. Deve sobressair 1 m de cada lado e a camada de gesso nas paredes não deve ter menos de 3 cm de espessura.

Na própria chaminé, que tem a mesma seção transversal em todo o seu comprimento, são previstos orifícios para coleta e remoção de fuligem. Um atributo obrigatório é o equipamento de extinção de incêndio.

Instalação de caldeira
Uma caldeira de combustível sólido de alta qualidade é capaz de converter qualquer tipo de combustível sólido em energia térmica. Isso permite que você economize dinheiro

Para 1 kW de potência da caldeira TT deve haver cerca de 0,08 m² de área envidraçada. A área máxima permitida da sala das caldeiras é de 8 m². Se você planeja carregar a fornalha com carvão, a fiação elétrica deve ser protegida do pó de carvão, porque pode explodir em uma certa concentração.

Vantagens de uma caldeira a combustível líquido

Instalar caldeira a óleo muito mais simples do que seu equivalente a gás ou combustível sólido. Você pode colocá-lo em casa e no quintal.

A principal vantagem é a ausência da necessidade de aprovação e obtenção de licenças. Basta que o proprietário da casa tenha acesso gratuito a um carro com combustível e reabasteça regularmente a caldeira.

Caldeira líquida
Se não houver rede de gás perto da casa de campo, pode-se instalar uma unidade que funciona com óleo diesel na sala da caldeira. Uma caldeira de circuito duplo aquecerá a casa e fornecerá água morna aos moradores

Para obter 10 kW de potência, consome-se cerca de 1 litro de óleo diesel, mas o consumo exato depende da qualidade do combustível. Na zona intermediária, com área residencial de 200 m², serão necessários cerca de 5 mil litros de combustível para a estação de aquecimento. A chaminé deve ser limpa periodicamente.

Para instalar uma caldeira a diesel são necessários em média 4 m². Se a ventilação for fornecida pelo fluxo de ar de outros cômodos da casa, então por 1 kW de potência da caldeira deve haver pelo menos 30 cmᶾ de ar.Com ventilação externa este valor diminui para 8 cmᶾ.

Caldeira elétrica para sala de caldeira privada

De todos os modelos utilizados em residências particulares, o mais seguro é caldeira elétrica. Não é necessário equipar uma sala de caldeira separada para isso. Ao aquecer o refrigerante, nenhum produto de combustão é liberado, portanto não é necessária ventilação para isso.

A instalação dessas caldeiras é simples, não geram ruído durante o funcionamento e são fáceis de cuidar. As caldeiras elétricas apresentam alto rendimento, chegando a 99% em alguns casos. A desvantagem são os altos requisitos de energia da rede, bem como a dependência de sua operação estável.

Caldeira elétrica
Você pode colocar uma caldeira elétrica em qualquer canto da casa, desde que seja conveniente. Consome muita eletricidade e é mais frequentemente usado como fonte adicional de calor

A ligação de uma caldeira eléctrica é efectuada de acordo com diferentes esquemas: está ligada a radiadores de aquecimento, sendo prevista a possibilidade de instalação de cascata nos casos em que seja necessário aquecer uma grande área.

A tubulação é realizada de acordo com dois esquemas - direto e misto. No primeiro caso, a temperatura é controlada por meio de um queimador e, no segundo, por meio de um misturador servoacionado.

Conclusões e vídeo útil sobre o tema

Informações sobre uma caldeira autônoma de forma acessível, mesmo para quem está distante deste assunto:

Se você está na fase de escolha do equipamento da caldeira, achará úteis as informações apresentadas neste vídeo:

Vídeo com diagrama detalhado de uma sala de caldeira com caldeira a combustível sólido:

Os últimos desenvolvimentos das empresas produtoras de equipamentos para caldeiras visam reduzir o consumo de energia por meio de programas de baixa temperatura.

O papel principal em matéria de poupança é desempenhado pela automação, que permite selecionar os modos ideais e regular a temperatura para que o nível de aquecimento seja reduzido sem comprometer o conforto geral. Essas nuances devem ser levadas em consideração ao traçar um diagrama da sala da caldeira para sua casa.

Se você tem experiência em organizar uma sala de caldeira em uma residência particular, compartilhe as informações com nossos leitores. Deixe comentários e tire dúvidas sobre o tema no formulário abaixo.

Comentários dos visitantes
  1. Irina

    É preferível fazer uma sala da caldeira no rés-do-chão. Temos isso nos fundos da casa. Eles até fizeram uma entrada separada para isso. Eu não queria, se houvesse uma verificação do equipamento, ou Deus me livre de ter que consertar a caldeira, estranhos ficavam vagando pela casa. Se equipar uma cave para este fim, então devido ao funcionamento do equipamento, e neste caso aí estará sempre bastante quente, não se pode falar em aproveitamento do espaço restante para arrumação e armazenamento de alimentos.

    • Alexei

      Quais são as vantagens de uma sala de caldeira no rés-do-chão? E o que você planeja guardar no porão? Quando a sala da caldeira fica no porão, o combustível pode ser armazenado ali mesmo.

      • Especialista
        Alexei Dedyulin
        Especialista

        Muito provavelmente, uma pessoa tem ideias um pouco distantes sobre a disposição de uma sala de caldeira. Em primeiro lugar, ninguém fará isso no porão (adega), onde ficam os mantimentos para o inverno! Pode ser instalada uma sala de caldeira na cave se for uma cave completa, por exemplo.

        A opção mais rentável é uma extensão ou uma estrutura separada, e não uma sala de caldeiras no piso térreo do edifício. Aqui estão algumas razões objetivas:
        — economizando espaço;
        — facilidade de instalação de ventilação e outras comunicações;
        - segurança.

        Se a sala da caldeira estiver localizada no rés-do-chão do edifício que aquece, então “consome” a área útil. Uma extensão ou uma estrutura separada são as melhores opções, tanto do ponto de vista prático como financeiro. Você também pode organizar uma sala de caldeira no porão, mas isso precisa ser incluído imediatamente no projeto da casa.

  2. Anton

    Olá! A sala da caldeira deve ter um determinado volume ou área?

    • Administração

      Boa tarde. Área da sala da caldeira. Os requisitos oficiais para sala de caldeira em residência particular em 2021 estabelecem que o volume mínimo da instalação deve ser de 15 metros cúbicos. Ou seja, a sala do forno pode ser colocada em objetos embutidos, anexados ou independentes com área de 5 m2. Na maioria dos casos, isso não é suficiente, por isso os profissionais recomendam reservar salas maiores para equipamentos de aquecimento. Dimensões de uma sala de caldeira em uma casa particular.

  3. Sergei

    Como calcular corretamente o volume de uma sala de caldeira se em sua sala existe um lance de escadas para o porão? Consideramos o volume de uma sala localizada inteiramente em um nível do primeiro andar. Ou o volume da sala da caldeira deve ser calculado dentro de um contorno fechado com portas recortadas. Ou seja, uma sala da caldeira + uma cave. Se a sala da caldeira funcionar com metano, então é um gás leve; não irá para o porão, a menos, é claro, que crie uma boa sobrepressão. Não há esclarecimento sobre isso em lugar nenhum.

    Fotos anexadas:
Adicione um comentário

Aquecimento

Ventilação

Elétrica