O que fazer se a máquina de lavar louça não escoar a água e parar: decifrando códigos de erro
Você colocou a louça no assistente doméstico, definiu o programa, a unidade ligou e o processo normal de lavagem começou.Mas algo deu errado - a máquina de lavar louça não escoa a água e fica parada e, em vez do habitual murmúrio da água, ouvem-se sons estranhos ou paira um silêncio incompreensível. A situação é desagradável, mas não é difícil de lidar. Como?
No artigo examinamos detalhadamente as prováveis causas de mau funcionamento, sugerimos opções para eliminar avarias simples e graves e também descrevemos como são sinalizados problemas no sistema de drenagem de máquinas de lavar louça de diferentes fabricantes.
O conteúdo do artigo:
Códigos de erro padrão para modelos populares
Muitas máquinas de lavar louça modernas (máquinas de lavar louça) têm uma opção de autodiagnóstico. Está incorporado no módulo de software. A máquina, por meio de determinados algoritmos, identifica a falha e a exibe na tela na forma de um código específico.
A profundidade dessa análise depende do fabricante, modelo e geração do módulo de controle.
Códigos de erro para alguns fabricantes:
Se a máquina de lavar louça não tiver display, os sensores piscando indicarão uma avaria.Como exatamente isso vai acontecer depende do modelo, normalmente a explicação do aviso luminoso é dada nas instruções.
Algumas modificações da Bosch não reagem de forma alguma a problemas no sistema de drenagem e continuam a lavar a louça com água usada. O usuário fica sabendo da avaria somente após abrir a porta ao final do programa, ao constatar que há água no reservatório.
Como redefinir códigos de erro? Existem duas maneiras. A primeira é desligar o PMM por 15 a 20 minutos para que ele reinicie. A segunda é clicar em “Ativar”. e segure por algum tempo. Isso redefine as configurações do usuário e as retorna às configurações de fábrica.
O princípio do movimento da água em uma máquina de lavar louça
Se outros problemas puderem ser resolvidos posteriormente, sem a compreensão dos motivos, então a falta de drenagem requer uma análise detalhada. E a primeira coisa com a qual você precisa lidar é princípio de funcionamento do PMM.
A máquina de lavar louça faz tudo quase como uma máquina de lavar, só que no processo move a água duas vezes através do sistema de limpeza.
Primeiro ocorre a filtração grossa e depois a filtração fina. O consumo médio de água é de 9 a 12 litros. A economia é alcançada através da purificação constante da mesma água. Após o filtro, o líquido entra na bomba e retorna para os balancins e sprinklers.
Ao final do programa selecionado pelo usuário, a água desce e a bomba de drenagem a encaminha para a rede de esgoto. Isso não acontece se algum elemento do sistema de drenagem não funcionar corretamente ou estiver completamente avariado.
Falhas simples e sua eliminação
Quando a máquina não drena a água, há duas respostas para a questão do que fazer - remover obstáculos físicos no sistema de drenagem ou substituir a peça quebrada.
Em qualquer Instruções de operação do PMM está escrito que você não deve negligenciar uma regra simples - limpe os pratos dos resíduos de alimentos antes de colocá-los na câmara. Os detritos são a principal causa de problemas de drenagem.
#1 – mangueira de drenagem dobrada ou entupida
Uma mangueira de drenagem comprimida é um problema simples, mas não o mais comum. Verifique como ele está posicionado. A peça pode estar dobrada ou presa por algum objeto. Um bloqueio pode se formar na área pressionada.
Também seria uma boa ideia pressionar todos os tubos elásticos para liquefazer a sujeira.
Para remover a mangueira e limpá-la, você precisa:
- Desconecte a máquina da fonte de alimentação.
- Remova o painel abaixo da porta removendo os parafusos.
- Desconecte a mangueira do esgoto usando um alicate para remover a braçadeira.
- Baixamos uma extremidade do tubo em um balde (panela) e ligamos o modo de drenagem. Se sair água, o esgoto ou sifão está entupido (consideraremos este caso a seguir). Se não houver água, o problema está oculto na própria máquina.
- Tiramos o lixo da mangueira.
- Passamos uma forte pressão de água pelo tubo, para o qual uma mangueira de jardim é ideal. A pressão desalojará quaisquer detritos restantes.
- Você pode limpar a mangueira com um fio longo, mas tome cuidado. Para evitar danificar o próprio tubo, arredonde a extremidade do fio com uma dobra.
Quando a mangueira estiver limpa ou você comprar uma nova, conecte-a novamente, recoloque a braçadeira e o painel inferior.O tubo deve estar inclinado - suba e desça ligeiramente da máquina. Se tudo estiver em ordem, procure mais.
#2 – resíduos de alimentos no sistema de filtração
O problema com o dreno pode ser um osso banal que emperrou o conjunto do filtro. Se você olhar dentro deste compartimento, em alguns modelos PMM você verá um parafuso que, ao ser desparafusado, atingirá a engrenagem. Ele fica preso com pequenos detritos. Você precisa remover tudo o que for desnecessário para a partida do equipamento.
Limpeza de filtros PMM:
- Abra a porta e retire todos os cestos.
- Desparafuse a tampa do filtro, localizada na parte inferior da câmara.
- Tiramos o vidro e a malha.
- Lavamos ambas as partes. Se você não conseguir fazer isso simplesmente com água corrente, uma escova de dentes e detergente serão úteis.
- Desparafusamos a tampa da bomba de drenagem e verificamos se há detritos neste local. Cuidado, não só restos de comida podem chegar aqui, mas também pratos quebrados.
Após todas as manipulações, feche a bomba e recoloque o filtro no seu lugar.
Tem certeza de que está tudo bem? Teste a máquina.
#3 – lixo no esgoto
Se a água fluir quando você desconectar a mangueira de drenagem, o PMM está funcionando corretamente e os problemas estão ocultos no esgoto. Causas do entupimento: impurezas na água, corrosão de canos, sujeira e gordura retiradas da louça. Pequenos detritos podem ser removidos com água fervente comum - ela deve ser despejada no buraco do esgoto.
Várias maneiras eficazes limpeza de esgoto:
- Refrigerante + sal. Adicione refrigerante e sal a um copo de água quente, dissolva, despeje no ralo, espere 10 minutos e enxágue em jato corrente.
- Aspirador de sopro traseiro. Se a casa tiver aspirador de pó com sopro reverso, enrole o cano com um pano, insira-o no buraco do esgoto e ligue-o. O método é adequado para poluição luminosa.
- desentupidor. Usamos um êmbolo se o diâmetro couber no furo.
- Cabo metálico. Limpando o esgoto cabo especialinserindo uma mangueira de metal flexível no tubo e girando-a. Tiramos a sujeira e enxaguamos o cano com água. É perigoso usar este método para tubos de plástico.
- Refrigerante + vinagre. Despeje um copo de refrigerante no ralo e despeje um copo de vinagre, feche o buraco com algum tipo de tampa.
Para dissolver contaminantes, você também pode usar produtos químicos Da loja.
Não se esqueça das luvas de proteção e dos cuidados gerais ao trabalhar com elas - os produtos podem causar danos à pele e à saúde.
#4 – a bomba precisa ser limpa
Se o PMM for projetado de forma que você mesmo possa remover a bomba, é melhor limpá-lo. Remova a peça com cuidado, depois de desparafusar todos os fixadores, e remova os bloqueios.
Em seguida, você precisa verificar a facilidade de rotação do impulsor interno.Não há necessidade de fazer isso com as mãos, leve um objeto à mão - um bastão de madeira, um lápis, para não danificar as mãos com possíveis fragmentos.
Se as áreas problemáticas forem limpas, colocamos a máquina em modo de teste. Ainda tem problema? Então você deve prestar atenção a um mau funcionamento nos mecanismos da unidade. Vamos tentar encontrar o tipo de falha.
Situações graves e formas de resolvê-las
É importante lembrar a garantia aqui. Se o período ainda não expirou, entre em contato com a central de atendimento mais próxima. Quase todos os fabricantes possuem escritórios de representação com linha direta. É melhor ligar e esclarecer as coordenadas do centro de serviço autorizado mais próximo.
Chamar um técnico para sua casa geralmente é gratuito, mas ele pode cobrar pela substituição da peça se o reparo não estiver coberto pela garantia.
Situação nº 1 – a bomba falhou
A finalidade da bomba de drenagem é remover a água da máquina. Se quebrar, a água permanecerá no aparelho até que o proprietário substitua a peça. É fácil determinar o mau funcionamento do mecanismo - quando a etapa de drenagem da água é iniciada, a bomba em funcionamento cria um som característico. O silêncio se torna um indicador de colapso.
O dispositivo possui um design exclusivo. Os elementos elétricos do estator estão localizados fora dos limites do impulsor e do ímã - desta forma as bobinas do dispositivo ficam completamente isoladas da água. A indução magnética gira o rotor com o impulsor, devido ao qual a água bombeia.
É aconselhável tratar as hastes com um lubrificante resistente ao calor durante o processo, pois a composição usual pode ser facilmente lavada com água quente na lavagem da louça.
Como chegar à bomba:
- Retiramos a água da máquina de lavar louça manualmente ou inclinando a máquina para a frente.
- Tiramos o filtro.
- Colocamos o aparelho no painel traseiro para retirar a bandeja, que é aparafusada com parafusos auto-roscantes.
- Desparafusamos a própria peça e removemos as mangueiras.
- Verificando a rotação do impulsor. A ausência de rotação intermitente é um sinal claro de que o mecanismo precisa ser substituído.
- Observamos os indicadores de resistência conectando as pontas de prova do multímetro aos contatos da bomba. Os parâmetros normais estão dentro de 200 ohms.
Ao remontar o corpo da bomba, substitua a junta ou use selante de silicone resistente ao calor. Verifique também a fiação que leva à bomba. Se a fiação estiver em boas condições, a bomba deverá ser substituída.
Esta parte está praticamente irreparável. Em casos raros, você pode lubrificar ou remover a sujeira do impulsor. Se a bomba estiver completamente defeituosa, entramos em contato com o representante do fabricante, solicitamos uma peça nova e fazemos a substituição - instalamos uma nova bomba usando o algoritmo de desmontagem reversa.
Situação nº 2 – o sensor de nível de água está com defeito
Também é chamado de pressostato. Esta é uma parte importante da máquina de lavar louça, que mede a pressão da água no PMM e envia um sinal para a unidade do programa. Esta informação é necessária para cada ciclo de lavagem. Se os dados não chegarem a tempo, o programa trava e a unidade começa a funcionar incorretamente.
De acordo com o seu dispositivo sensor de água pode ter um dispositivo mecânico ou eletrônico. Seu trabalho é baseado no princípio dos vasos comunicantes. O tubo sensor é conectado ao tanque de forma que, ao aspirar, a água do tubo e do tanque fique no mesmo nível.
Quando o pressostato está com defeito, a água se acumula na panela e não sai. O defeito também pode estar no reservatório de alta pressão ou no tubo conectado ao sensor. Causas das falhas: desgaste natural da peça, oxidação dos contatos, problemas com elementos individuais (furo ou bloqueio no tubo).
Para chegar a esta parte, é necessário desconectar a máquina de todas as comunicações, cobrir o chão com trapos e colocar a unidade de lado. Existem modelos que requerem a remoção da tampa do painel inferior ou traseiro.
Agora você precisa encontrar um pressostato: um tubo leva dele a uma grande caixa de plástico - um reservatório de pressão. Este último é fixado com dois parafusos. Em seguida, use um alicate para remover o tubo e o próprio tanque.
Verificamos esta parte quanto a contaminação e a limpamos. A funcionalidade do pressostato pode ser verificada soprando no tubo - uma peça funcional fará um clique, mas depois de alguns segundos.
Além disso, verificamos a condutividade elétrica do dispositivo com um multímetro. Se a resistência diminuir suavemente para zero, o sensor está funcionando.
Uma peça quebrada não pode ser reparada - após a desmontagem é impossível montá-la novamente, por isso precisa ser substituída por um dispositivo original adquirido de representantes oficiais da marca. Para conectar um novo dispositivo, é necessário desconectar todos os sensores, o tubo de pressão e colocar o pressostato no lugar do antigo.
Situação nº 3 – o módulo de software está quebrado
Reparar ou substituir o módulo de software é o problema mais difícil associado à restauração do funcionamento da máquina de lavar louça. Esta parte é o “cérebro” de toda a estrutura, que desempenha a função de controlar todos os processos.
Ele pode analisar os ciclos de lavagem e emitir comandos para os componentes: a bomba para drenar, o elemento de aquecimento para aquecer, a válvula de entrada para retirar água. Um módulo de software defeituoso envia tarefas incorretamente ou fica completamente silencioso.
Os motivos para esse comportamento podem ser curto-circuito, desgaste natural do dispositivo ou erros no firmware. Neste caso, é necessário reprogramá-lo ou substituir completamente a placa.
Quando os arquivos de programa no módulo da unidade de controle estão danificados, um adaptador para atualizar a EPROM ajudará. Este adaptador é selecionado individualmente para cada modelo.
Se depois de piscar a máquina não funcionar corretamente, isso indica uma avaria física da unidade de controle. Não é recomendável realizar este procedimento sozinho, para não piorar a situação.
Na maioria das vezes o bloco não é reparado. São poucos os artesãos que estão dispostos a identificar as peças queimadas na placa e substituí-las por novas. Tais manipulações requerem certas habilidades e experiência. É fácil estragar um bloco e esta é uma das partes mais caras de um PMM.
Para imaginar melhor a escala do próximo trabalho, sugerimos assistir a instruções em vídeo sobre como solucionar vários problemas caso a máquina se recuse a drenar a água.
Conclusões e vídeo útil sobre o tema
Como substituir uma mangueira de drenagem - um guia passo a passo usando o Beko PMM como exemplo.
Dicas para verificar a bomba da sua máquina de lavar louça.
Problemas simples que discutimos na primeira parte do artigo (dobras na mangueira, bloqueios) podem ser resolvidos por conta própria. Falhas mais graves requerem intervenção especializada, principalmente nos casos em que o usuário não possui experiência adequada em reparos de eletrodomésticos e pode agravar ainda mais a situação.
Você tem algo a acrescentar ou tem dúvidas sobre como consertar o sistema de drenagem da sua máquina de lavar louça? Você pode deixar comentários na postagem, participar de discussões e compartilhar suas próprias experiências de solução de problemas. O formulário de contato está localizado no bloco inferior.
Temos uma máquina de lavar louça Bosch. Funcionou 2 anos sem reclamações, não poderíamos estar mais felizes, mas quebrou há apenas um mês. Parou de drenar a água, conforme descrito aqui. Primeiro verifiquei se a mangueira de esgoto estava presa, mas estava tudo bem, depois verifiquei o sistema de esgoto. A água estava saindo. Acontece que o filtro de drenagem estava entupido. De alguma forma, esqueci que precisava limpá-lo de vez em quando. Agora fico de olho nisso o tempo todo.
Recebi um erro i20 na minha máquina de lavar louça Electrolux. Verifiquei a mangueira e o filtro - não há sinais de entupimento. Poderia haver algum problema com a bomba? Não ouço nenhum som durante a drenagem, mas nunca ouvi isso antes. Embora talvez ele simplesmente não estivesse prestando atenção.
Olá. O erro ocorre novamente quando você reinicia a máquina?
Em geral, você fez a coisa certa ao verificar o bloqueio. A única coisa é que o bloqueio pode ser não só no filtro e dreno, mas também na bomba ou pressostato. O pressostato também pode estar com defeito; ele precisa ser verificado quanto à funcionalidade.
Eles me conectaram a um novo
Máquina de lavar louça embutida Candi, não escoa completamente a água e não completa o ciclo de lavagem, o painel não abre. Está úmido por dentro, tem gotas nas paredes e tem um pouco de água na panela, o que é?