Instalação de banheira de hidromassagem e equipamento de hidromassagem

Já se foram os dias em que uma banheira de hidromassagem era apenas um sinal de riqueza.Uma ampla gama de produtos, bem como a política de preços leais dos principais fabricantes, tornam esses equipamentos de encanamento bastante acessíveis para a maioria dos compradores.

Se pretende adquirir e instalar um jacuzzi numa casa de banho, então necessita de compreender o princípio de funcionamento e o design de uma banheira de hidromassagem, bem como compreender a variedade e características funcionais dos modelos. Esta informação é apresentada em detalhes no artigo.

Para facilitar a sua tarefa, preparamos uma lista de critérios que devem ser levados em consideração na hora da compra e também fornecemos recomendações úteis na escolha de instalações hidráulicas.

Nascente termal dentro das paredes da casa

A hidroterapia é um método comum de relaxamento e cura praticado ativamente desde o século I aC. Suas propriedades medicinais são mencionadas nos Vedas indianos.

A primeira banheira de hidromassagem no nosso sentido habitual surgiu em Berlim em meados dos anos 30 do século passado.

Graças à habilidade de um dos irmãos Jacuzzi, o sistema foi complementado com uma bomba que ejeta um poderoso jato com muitas bolhas de ar e numerosos bicos de onde irrompiam jatos chamados de “mil dedos”.

Nas décadas seguintes, os sistemas de banheiras de hidromassagem tornaram-se mais complexos e aprimorados. Gêiseres e redemoinhos, raios coloridos, acompanhamento musical e até mesmo um campo magnético pulsando no ritmo das vibrações da Terra apareceram neles.

Hoje, a hidromassagem é a solução para muitos problemas.

Além do relaxamento, a banheira de hidromassagem também tem efeito curativo.Os efeitos térmicos e reflexos ativam o metabolismo, estimulando o fluxo sanguíneo e linfático, e também inibem a motilidade intestinal e aliviam os espasmos musculares.

As banheiras de hidromassagem são concebidas de forma a que os jactos de água criados afectem apenas as partes do corpo humano que não são contra-indicadas para a massagem: zona do colarinho, costas, região lombar e pélvis, panturrilhas e pés.

Efeito complexo da hidromassagem
Graças à ótima condutividade térmica, bem como a uma pronunciada capacidade de dissolver sais e minerais, a água é capaz de ter um efeito complexo no corpo: mecânico, térmico e químico.

Projeto de banheira de hidromassagem

Os principais elementos estruturais dessa banheira são o corpo e os equipamentos nela colocados. A unidade principal do equipamento de hidromassagem é uma bomba elétrica. Mantém uma circulação contínua de água, garantindo o bom funcionamento do sistema.

Projeto do sistema de hidromassagem
Uma bomba elétrica direciona a água para bicos localizados no fundo e nas paredes da tigela, de onde ela é expelida na forma de jatos rápidos e direcionados

A bomba foi projetada para retirar água de uma tubulação localizada na parte externa da estrutura e fornecê-la sob pressão para cada bico. O valor máximo da pressão depende diretamente da potência da unidade. Porém, quanto maior a potência da bomba, maior será o custo do próprio banho.

Os principais elementos do equipamento de hidromassagem são também:

  • injetores – formar e direcionar os jatos introdutórios;
  • válvulas de retenção – evitar o fluxo reverso da água;
  • compressor – responsável pelo fornecimento de ar ao sistema;
  • termostato – controla a temperatura da água.

Os bicos são furos calibrados equipados com placas redondas de plástico ou metal com muitos furos. Em um segundo, esse buraco pode liberar até 800 bolhas de ar.

Os bicos vêm em diâmetros diferentes e podem ser colocados tanto no fundo quanto nas paredes do corpo nos locais onde a parte correspondente do corpo ficará localizada durante os procedimentos de água.

O tamanho, número e localização dos bicos dependem do tipo de modelo e determinam o nível de fragmentação dos fluxos de ar.

Características de design dos injetores
O desenho dos bicos é tal que os fluxos de água neles são acelerados a uma determinada velocidade, formando-se na saída um jato que tem efeito de massagem

Se desejado, alguns dos bicos que não estão em uso podem ser desligados, aumentando assim a pressão em outros jatos.

Como as modernas banheiras de hidromassagem se destinam mais a procedimentos sanitários e higiênicos do que à fisioterapia, a segunda função dos bicos é evitar a entrada de água com sabão e o entupimento da tubulação de abastecimento.

Modelos de dispositivos mais complexos requerem um compressor. É um dispositivo independente que fornece ar através de um duto de ar para cada bico, que funciona em paralelo com a bomba.

Sob a influência do compressor, o ar é misturado a jatos de água, que são liberados por meio de orifícios em miniatura feitos no fundo da banheira - os jatos.

Em alguns modelos, o ar fornecido é pré-aquecido com um secador de cabelo especial. Esta solução elimina o efeito desagradável do fluxo de água à temperatura ambiente sobre um corpo bem aquecido.

Graças ao trabalho do compressor, é criado um delicado efeito de massagem de ar.

Efeito de massagem de ar devido a correntes ascendentes
A aeromassagem é especialmente útil quando o ar é fornecido pelos bicos localizados no fundo da banheira, quando se cria um efeito de “ebulição” que dá uma carga de vivacidade.

A operação do sistema é controlada por meio de um controle remoto pneumático ou display eletrônico sensível ao toque. Ele também define uma determinada temperatura da água, porções de ar misturado, intervalos no modo de pulsação e até define a configuração da estação de rádio (se tal função estiver disponível no sistema).

Opções do sistema

Existem muitos disponíveis no mercado moderno opções de sistema de hidromassagem. Dependendo da configuração e dos materiais de fabricação, são divididos em diversos tipos.

Materiais para fazer tigelas

O corpo das banheiras de hidromassagem pode ser em acrílico, ferro fundido, plástico, pedra natural ou metal.

Tigelas feitas de materiais poliméricos são famosas por seu baixo preço e aparência estética. Acrílico e plástico são agradáveis ​​​​ao toque, mas de curta duração, mas relativamente baratos.

Tigela de acrílico de dupla camada
Para aumentar a resistência da tigela, suas paredes e laterais são vazadas em 2 a 3 camadas e, para tornar a estrutura rígida, ela é reforçada com uma treliça de metal ou fibra de vidro

As banheiras de acrílico são muito práticas de transportar, pois o peso não ultrapassa os 40 kg. Uma pessoa pode cuidar da instalação e conexão do sistema.

Recentemente você também pode encontrar à venda modelos de quaril. O polímero modificado é baseado em areia acrílica e de quartzo. A areia de quartzo encerrada em cápsulas de acrílico torna o material, embora relativamente leve, resistente aos esforços mecânicos.

As banheiras de aço e ferro fundido não são menos procuradas.

Instalação de banheira de hidromassagem em ferro fundido
As tigelas de ferro fundido são boas porque são capazes de reter o calor, mantendo a temperatura mais confortável durante os procedimentos com água.

O revestimento de esmalte que forma a camada superior é vulnerável a danos mecânicos e requer manuseio cuidadoso.

Banheiras com bacias de aço são muito mais baratas do que as de ferro fundido. Mas são inferiores a eles em termos de parâmetros operacionais: não retêm calor por tanto tempo e criam ruído ao encher o recipiente.

Independentemente do material utilizado na confecção das tigelas, os modernos equipamentos de hidromassagem são absolutamente seguros para a saúde humana. O principal é seguir rigorosamente as instruções de instalação.

Mas mesmo em caso de mau funcionamento, o sistema fornece funções de proteção. Por exemplo, o equipamento não funcionará se a tigela estiver vazia.

Para minimizar o risco de choque eléctrico, muitos dos principais fabricantes europeus equipam os seus equipamentos com disjuntores e RCD – dispositivos de corrente residual.

Em caso de mau funcionamento do equipamento elétrico, o circuito de alimentação será automaticamente interrompido e, com isso, o banho será totalmente desenergizado.

Dimensões e formato dos acessórios de encanamento

Os banhos podem ter diferentes formatos, tanto externamente quanto internamente. Os modelos retangulares se adaptam perfeitamente aos banheiros de prédios de apartamentos com layout padrão.

Tigela equipada para posição sentada
À venda, as banheiras de hidromassagem com cuba retangular estão disponíveis em duas versões: para posição sentada e deitada

As banheiras de hidromassagem com bacias redondas têm um aspecto muito bonito e original. Mas eles exigem espaço e, portanto, não são aceitáveis ​​em espaços pequenos.

Os modelos de canto, redondo, oval e quadrado são pensados ​​para banheiros maiores, pois ocupam mais espaço.

Modelo de canto com painel decorativo
Modelos de canto com tigela perpendicular ao canto da sala são uma opção vantajosa para interiores originais

Os mais populares são os modelos de canto medindo 1,4 me 1,8 m com profundidade de tigela de 0,6 m.

Como alternativa, você pode adquirir uma caixa de hidromassagem. É um híbrido entre banheira e chuveiro. A caixa pode ter qualquer formato: retangular, redonda, trapezoidal.

A escolha é limitada apenas pelas preferências do comprador e pela configuração do banheiro. Mas os modelos medindo 0,9*0,9 m são considerados os mais convenientes de usar.

Encher a caixa de hidromassagem
A caixa de hidromassagem é muitas vezes equipada com bandejas montadas em pernas ou travessas com laterais altas e tela removível

O material para confecção do palete pode ser cerâmica, metal ou polímero.

Em comparação com as banheiras, as caixas de hidromassagem têm a vantagem de que além da hidromassagem curativa dos tipos horizontal e vertical, graças a bicos especiais e paredes fechadas, as estruturas podem criar um efeito de “duche tropical”.

E quando o gerador de vapor está funcionando cabines de duche com sauna crie o efeito de um banho turco ou de vapor com elementos de aromaterapia.

As cabines de duche de hidromassagem foram criadas especialmente para quem não consegue prescindir de um banho confortável, mas ao mesmo tempo conhece os benefícios económicos de um duche.

Funções adicionais do sistema

Cada casa de banho, dependendo do modelo escolhido, pode incluir: bocais de instalação permanente e painel frontal removível. Dispensadores e sistema de desinfecção, iluminação e música, prateleiras para detergentes e até telefone também podem servir como dispositivos auxiliares.

Sistema de hidromassagem oculto
Todos os elementos ativos do equipamento de hidromassagem e linhas de abastecimento estão escondidos atrás de telas de proteção, e apenas os bicos hidráulicos são visíveis na superfície da bacia

De acordo com o tipo de aparelho, os equipamentos de hidromassagem para banhos dividem-se em dois tipos:

  • sistemas de hidromassagem convencionais – neles a massagem é realizada com fluxos padrão de ar-água;
  • sistemas combinados de massagem hidro-ar – o trabalho é realizado por fluxos de ar-água e bolhas de ar.

Equipamentos de hidromassagem de tipo combinado, com bicos de hidromassagem e de ar, tornam mais eficazes os procedimentos hídricos relaxantes e benéficos à saúde.

Em banheiras equipadas com sistema de regulação automática, é conveniente criar “jogos” de massagem completos.Por exemplo, primeiro os bicos laterais são lançados em baixa intensidade, após alguns segundos é conectado a eles um suave sistema de aeromassagem, que é substituído por um poderoso stacatto, proporcionando uma turbo massagem nas costas, ombros e pés.

Os sistemas são frequentemente equipados adicionalmente com lâmpadas halógenas e retroiluminação LED. A presença de iluminação pode criar um ambiente único na casa de banho, promovendo o máximo relaxamento e um tratamento eficaz.

A cromoterapia é implementada em alguns sistemas com iluminação embutida.

O efeito do procedimento é alcançado devido aos efeitos benéficos da cor com determinado comprimento de onda no corpo:

  • verde - alivia a tensão interna;
  • azul – acalma;
  • amarelo – melhora o humor;
  • vermelho – enche de energia.

Alguns modelos estão equipados com sistema de ozonização. Como você sabe, o ozônio é um substituto eficaz para o cloro. Mas o agente oxidante natural não tem efeito prejudicial no corpo humano.

Pelo contrário, tem efeito bactericida e antiinflamatório, estimulando a cicatrização e criando efeito analgésico.

Sistema com iluminação embutida
Mesmo simples lâmpadas halógenas que colorem os jatos de água em cores diferentes podem adicionar exclusividade aos procedimentos de hidromassagem.

Os desenvolvedores melhoram anualmente os sistemas de hidromassagem, acrescentando-lhes novas funções. Nos modelos mais recentes, o número de massagens pode chegar a três ou mais dezenas. Por exemplo, no modelo J. Sha Mi marca comercial Jacuzzi há cerca de cinquenta deles.

Laterais da tigela equipadas com corrimãos e apoios de braços
Para facilitar o uso do equipamento de encanamento, a maioria dos modelos é equipada com grades laterais, apoios de braços e apoios de cabeça

Entre as últimas inovações tecnológicas, o sistema de hidromassagem sem tubulação ganhou grande popularidade. Difere radicalmente da versão tradicional porque os bicos instalados são equipados com motores individuais com turbina.

Segundo os desenvolvedores, tal sistema é mais higiênico, pois elimina a estagnação da água e, portanto, não requer desinfecção e facilita manutenção de banheira de hidromassagem.

Critérios para escolher sabiamente

Os procedimentos de hidromassagem têm um efeito benéfico em todo o corpo. Mas para obter o máximo benefício, o equipamento deve ser selecionado de acordo com o tipo de procedimentos nele apresentados.

Opções possíveis:

  • lado — utilizar bicos instalados em frente aos ombros, omoplatas, laterais e pés;
  • dorsal — envolve a localização dos bicos de forma que seu efeito terapêutico seja sentido não só nas costas, mas também na região lombar e nas nádegas, bem como na parte posterior das coxas;
  • combinado - inclui bicos montados no fundo da tigela e localizados nas paredes laterais. Usando o sistema de controle, eles são ligados simultaneamente ou em uma determinada ordem.

Para evitar decepções, vale a pena decidir antecipadamente o tipo de impacto dos fluxos de água. Algumas pessoas não gostam da hidromassagem lateral, outras ficam incomodadas com o toque de cócegas de pequenas bolhas de massagem de ar suave.

Vale considerar também que os procedimentos de hidromassagem devem ser utilizados com cautela na presença de doenças cardiovasculares.

Operação segura do sistema
Os equipamentos hidráulicos de hidromassagem devem possuir marcações adequadas que comprovem sua segurança durante o funcionamento

Na hora de escolher uma banheira de hidromassagem, guie-se pelas dimensões externas do equipamento. Muitas vezes são superiores às banheiras tradicionais.Neste caso, o volume da tigela interna pode ter dimensões padronizadas ou “rasas”.

A escolha do material com que a tigela é feita também desempenha um papel fundamental. Entre os modelos do segmento de preço médio, as banheiras de hidromassagem com cubas de acrílico, cujas paredes têm pelo menos 7 mm de espessura e são reforçadas adicionalmente com fibra de vidro, têm se mostrado bem. Estes são modelos de marcas líderes Jacuzzi E Teuco.

Empresas produzem louças sanitárias a partir de quaril inovador Villeroy&Boch E Albatros. A maioria dos modelos dessas marcas é equipada com uma cama ortopédica especial, que permite aliviar a carga da coluna vertebral e ficar em uma posição confortável durante os procedimentos aquáticos.

Na hora de escolher um modelo, é importante levar em consideração a quantidade de bicos. Afinal, sua quantidade e localização afetam diretamente a potência e a eficiência do equipamento. O número médio de bicos de hidromassagem é de 6 a 8 peças.

O número total de bicos de massagem de ar pode atingir de 10 a 15 a 30 a 35 peças. Alguns modelos permitem ajustar o ângulo de rotação de elementos individuais.

Preste atenção também ao material utilizado para fazer as sobreposições decorativas.

Tigela de ferro fundido com elementos dourados
Os elementos folheados a ouro podem perder o brilho após 4-5 anos, os forros cromados durarão o dobro do tempo

O bom funcionamento e durabilidade do sistema dependem em grande parte da potência dos motores elétricos das bombas instaladas. O desempenho médio das banheiras de hidromassagem varia de 700 a 800 watts.

A potência dos modelos mais equipados pode chegar a 1500 W. Em qualquer caso, ao escolher um modelo, siga a regra de que quanto maior for a reserva de potência do motor, maior será a sua “margem de segurança”.

Os complementos melhoram significativamente a funcionalidade do equipamento.Mas quanto mais funções, mais caro é o banho.

Dentre os elementos adicionais que muitas vezes não estão incluídos no pacote básico, mas certamente serão necessários durante a operação, vale destacar torneiras de banheiro. Um sistema de automação para controlar os modos de operação de instalações hidráulicas também custará uma quantia considerável.

Ao escolher produtos de fabricantes confiáveis, você não só pode se proteger de produtos de baixa qualidade. Quando conserto de banheira de hidromassagem e a necessidade de substituir um elemento separado, você pode solicitar uma peça de reposição no site oficial do fabricante.

Conclusões e vídeo útil sobre o tema

Conselhos de especialistas na escolha de uma jacuzzi por tipo de material e equipamento técnico:

Ao dedicar mais tempo analisando os modelos do mercado e prestando atenção em cada pequeno detalhe, você poderá escolher a melhor opção de banho para tratamentos de água e relaxamento completo em um ambiente familiar agradável.

Tem algo a acrescentar ou tem dúvidas sobre a concepção e selecção de uma banheira de hidromassagem? Por favor, deixe comentários na postagem. O formulário de contato está localizado no bloco inferior.

Comentários dos visitantes
  1. Tatiana

    Por um lado, parece que seria muito legal ter uma banheira de hidromassagem dessas em casa. É bom chegar em casa cansado do trabalho, entrar nessa banheira, ligar a massagem e relaxar. Mas por outro lado, entra em ação na sua cabeça um pragmatismo saudável, que diz que você não poderá usar o banho com frequência. Simplesmente porque leva muito tempo. Também precisa ser lavado constantemente. E você finalmente percebe que de alguma forma conseguirá sobreviver com um banheiro comum, olhando a etiqueta de preço.

  2. Máx.

    Jacuzzi é uma coisa! Você poderia dizer, um mini-sanatório em casa.Isso afeta apenas visivelmente o orçamento familiar, e não estou falando do custo da banheira e do equipamento em si - é uma despesa única. Estou falando de pagamentos mensais. Uma jacuzzi é água e eletricidade, e tomar esse banho (e, portanto, mantê-lo ligado) obviamente não leva cinco minutos. Não adianta nem encher a jacuzzi por cinco minutos. Então considere isso! Em seguida vem a questão da área. Na maioria dos banheiros dos apartamentos, às vezes é difícil posicionar a máquina de lavar de forma que não incomode ninguém. E aqui está um contêiner bastante grande. Como resultado: embora as banheiras de hidromassagem já não estejam disponíveis apenas para alguns por cento da população mundial, poucos têm condições de comprá-las. Também não tenho jacuzzi, se for o caso)))

  3. Preciso obter alguma licença para instalar jacuzzi num apartamento? Ele é pesado. Deveríamos fortalecer o piso ali e tudo mais?

    • Especialista
      Nikolai Fedorenko
      Especialista

      Olá, Oleg. A necessidade ou não de autorização para instalação de banheira de hidromassagem no banheiro de um prédio de apartamentos depende das características da própria banheira.

      Por exemplo, se se tratar de uma banheira de hidromassagem KOLLER POOL Malibu 170x75 Eco Hydro, que pesa apenas 40 kg e tem capacidade para 210 litros, não é necessária qualquer autorização. Como as banheiras de acrílico modernas comuns têm os mesmos parâmetros em termos de deslocamento, pesam apenas cerca de 20 kg.

      Se pretende instalar uma banheira de hidromassagem maior e mais pesada, por exemplo, Triton Victoria 150*150, com peso de 60 kg e capacidade de 450 litros, então neste caso terá que obter autorização. Os representantes do IPV realizarão cálculos e informarão se é necessário reforço adicional.

      Fotos anexadas:
    • Dmitry

      Olá. Não tenho jacuzzi, mas presumo logicamente que, de acordo com o artigo 25.º e subsequente LC da Federação Russa, a instalação de um jacuzzi é uma renovação que requer aprovação.

      Novamente, folheando os artigos, você encontrará a ordem de aprovação: “A reconstrução de instalações em prédio de apartamentos é a instalação, substituição ou transferência de redes de utilidades, equipamentos sanitários, elétricos ou outros que exijam alterações no passaporte técnico das instalações em prédio de apartamentos". Verifique este ponto com sua empresa de gerenciamento local. Além disso, questiona-se a possibilidade de aumentar a capacidade energética fornecida.

      Quanto à carga - verifique novamente o peso do dispositivo desejado, a carga permitida nos pisos e instale. Acho que isso não deve ser um problema. Mas novamente. Depende do modelo e da configuração, acho que os mais simples não precisam ser coordenados de forma alguma se a fiação da casa permitir.

    • Sergei

      Ao fazer reparos, eles colocam cem sacos de 25 a 40 quilos por par de metros quadrados. Nada permanece

  4. Romance

    Olá, me ajude a resolver o problema, a banheira de hidromassagem é de 2009, nome Belibel, não é usada há 5 anos, agora a luz vermelha do painel de controle acende quando ligada. nem o motor nem os injetores funcionam. A luz vermelha no painel está acesa e o indicador vermelho no sensor de água também está aceso. Na caixa com as placas está tudo seco e limpo, não dá para ver que queimou alguma coisa, o fusível está intacto. O sensor de ar retirou a mangueira e soprou, mas não passou, como se não houvesse passagem de ar. Você pode dar conselhos sobre qual poderia ser a causa da avaria e um método para eliminá-la. Agradeço antecipadamente.

Adicione um comentário

Aquecimento

Ventilação

Elétrica