Isolamento para pisos de água quente: regras de seleção e instalação
Você está instalando um sistema de piso aquecido a água em uma casa de campo e é hora de colocar a base isolante? Concordo que entre a variedade de ofertas de materiais isolantes térmicos oferecidos pelos fabricantes, às vezes não é fácil fazer a escolha certa.
Nós o ajudaremos a determinar qual isolamento é melhor para um piso de água quente. Junto com você, entenderemos todos os meandros da montagem de sistemas de isolamento térmico. Examinaremos as características dos materiais populares e avaliaremos as principais vantagens e desvantagens.
Os que fazem você mesmo encontrarão instruções de instalação aqui. Para facilitar a navegação no sortimento oferecido pelo mercado de materiais de construção, selecionamos vídeos com recomendações para escolha de isolamento e instalação.
O conteúdo do artigo:
A necessidade de isolamento térmico do sistema
Quaisquer instruções para instalação de piso aquecido a água para DIYers indicam que é necessário usar isolamento.
A camada de isolamento durante a instalação de um piso d'água desempenha várias funções significativas. Ajuda não só a garantir o aquecimento uniforme da divisão, mas também, actuando como escudo térmico, pode reduzir significativamente as perdas de energia do sistema.
Uma betonilha colocada sobre uma camada isolante adquire as propriedades de um elemento sólido transmissor de calor com uma grande área superficial.
Graças à distribuição uniforme de energia, o fluxo de calor de convecção ordenado começa a se mover na mesma velocidade e na mesma direção. Como resultado, ondas de calor distribuídas uniformemente não formarão áreas frias e quentes no chão, criando as condições mais confortáveis para os membros da família.
Além disso, graças ao direcionamento dos fluxos de ar quente ao longo de um curso, é possível reduzir os custos de energia para a operação do sistema, mantendo sua potência inalterada.
Moderno tapetes de isolamento térmico estão equipados com cómodos fechos em forma de saliências, com os quais o assentamento e posterior fixação dos tubos podem ser feitos de forma rápida e ao mesmo tempo fiável.
Tipos de isolamento para pisos aquecidos a água
Existem muitas opções de isolamento para sistemas de piso radiante no mercado moderno. A escolha da espessura do substrato é limitada apenas pelas capacidades materiais do proprietário e pelos parâmetros técnicos da sala.
Absolutamente todos os materiais de isolamento térmico impedem o movimento das ondas sonoras através de sua espessura e, portanto, são caracterizados por altas taxas de absorção de ruído.
Independentemente da opção de projeto, são impostos requisitos especiais ao material de isolamento térmico:
- deve ter baixo coeficiente de condutividade térmica;
- absorver a carga criada por tubos cheios de água;
- suportar a carga da mesa colocada no topo da tubulação;
- ser resistente às influências dinâmicas que possam surgir durante o funcionamento do sistema, e após a redução da pressão deve retornar à sua forma original.
O efeito desejado pode ser alcançado usando material isolante com densidade de pelo menos 35 kg/m3.
Opção nº 1 - placas com isolamento térmico
Em salas onde a altura do teto atinge 260 centímetros ou mais, você pode dar preferência com segurança a materiais isolantes baseados em uma base rígida de polímero.
Espuma de poliestireno ou espuma de poliestireno. A base para a fabricação de placas de isolamento térmico pode ser espuma de poliestireno ou espuma de poliestireno.
A primeira opção foi criada pelo método não extrusivo, entre suas células poliméricas existem canais para passagem de ar e vapor. A espuma de poliestireno tem baixa gravidade específica e alta permeabilidade ao vapor.
Na produção do poliestireno expandido, é utilizado o método de extrusão, devido ao qual as células do material são firmemente sinterizadas pelas paredes entre si. Por conta disso, a permeabilidade ao vapor do isolamento é praticamente zero. Mas tem alta resistência e capacidade de suportar cargas mecânicas significativas.
A capacidade térmica específica do poliestireno expandido é ligeiramente superior à da espuma de poliestireno. No primeiro caso é igual a 1,34 kJ/(kg°C), no segundo é calculado em 1,26 kJ/(kg°C). A diferença é pequena, mas durante os cálculos pode afetar significativamente a espessura geral do sistema de aquecimento de piso.
Tamanho padrão de isolamento térmico Folhas Penoplex, por exemplo, 120 cm × 240 cm.O número GOST 15588-86 regula a largura de 50 cm a 130 cm, comprimento de 90 cm a 500 cm.
A densidade da espuma de poliestireno é de 150 kg/m³, a mesma característica da espuma de poliestireno é de 125 kg/m³.Dependendo das especificidades da produção e das propriedades atribuídas aos produtos pelos fabricantes, as características dos materiais podem variar.
Se compararmos os dois tipos de material, então a espuma plástica é desvantajosa porque é inferior produto de extrusão em termos de densidade. Devido a isso, é menos resistente à deformação sob cargas mecânicas.
Isto reduz significativamente as suas propriedades de isolamento térmico. Recomenda-se a colocação de espuma de poliestireno nas estruturas dos sistemas de deck entre as vigas.
Cortiça. Muitas vezes como substrato de isolamento térmico A cortiça é utilizada em pavimentos hidráulicos e eléctricos. Graças à sua estrutura especial, que consiste em prismas miniatura de formato correto, o isolamento de cortiça distingue-se pela significativa resistência à compressão e pela falta de aderência à argamassa de cimento.
Devido ao elevado custo do material, a cortiça é muitas vezes escolhida para instalações residenciais, onde a base já está bem isolada. Caso contrário, para obter o efeito desejado, será necessário adquirir uma rolha técnica com espessura de pelo menos 30 mm, o que pode “atingir significativamente a sua carteira”.
A única desvantagem dos tapetes de cortiça é que são higroscópicos e também estão disponíveis como isolantes térmicos monocomponentes. Portanto, no assentamento, é necessário utilizar uma camada adicional que proporcione proteção contra vapor e água.
Lã mineral. Uma opção alternativa e acessível é usar lã mineral. Está disponível na forma de esteira flexível ou placa rígida.
Uma vez que, quando colocada numa betonilha, a lã mineral é esmagada pelo peso, o que afecta negativamente as suas propriedades de protecção térmica, este material também é melhor combinado com estruturas de decks montadas a partir de toras de madeira.
A única desvantagem do material é a presença de penofol na composição, que representa perigo para a saúde humana, e a baixa resistência à umidade. Mas a impermeabilização bem executada elimina facilmente essas deficiências.
Opção nº 2 - sistemas de perfis com guias
Os sistemas de perfis ajudam a facilitar a instalação de circuitos de água. Eles são criados com tecnologia de estampagem hidropelente, resultando na formação de saliências moldadas.
Os produtos vêm em dois tipos: regular e laminado, que são cobertos por uma película de barreira de vapor.
A base para sua produção é a espuma de poliestireno extrudado, que é criada espremendo a composição fundida através dos orifícios da extrusora.
A base polimérica é famosa por sua resistência à umidade e alta resistência mecânica. A espessura da própria placa pode variar de 10 a 35 mm. O principal é que seja proporcional à espessura da betonilha de acabamento.
As faces laterais de cada placa são dotadas de travas, que facilitam o ajuste dos elementos, formando um campo contínuo, desprovido de costuras termoacústicas.
A altura das saliências cilíndricas localizadas na superfície das placas atinge 20-25 mm. Isso é suficiente para posicionar e fixar de forma conveniente circuitos de água com diâmetro de 14 a 20 mm. Fileiras de saliências densamente plantadas eliminam a possibilidade de deslocamento dos contornos colocados durante o processo de concretagem da betonilha de cimento.
Uma particularidade da instalação de sistemas de perfis é que após a colocação dos circuitos de água nos mesmos, as estruturas são preenchidas por cima com uma pequena camada de adesivo. E só depois de um ou dois dias, quando a cola estiver completamente seca, o sistema é colocado em funcionamento.
Opção nº 3 - isolamento de rolo
O isolamento laminado é escolhido para salas onde a distância até o teto é crítica. Usando camadas finas de papel alumínio com um revestimento protetor de lavsan, você pode reduzir significativamente a espessura da “torta”. A espessura máxima desse substrato é de apenas 9-12 mm.
O isolamento térmico laminado é equipado com um invólucro refletor de calor feito de lavsan ou isolamento térmico. Os materiais metalizados finos refletem perfeitamente os raios de calor, para que você possa reduzir com segurança a espessura do isolamento sem medo de reduzir as qualidades de isolamento.
Um requisito importante na utilização de opções de folha é que materiais com folha de alumínio não possam ser utilizados na construção de pisos com betonilha de cimento-areia. O ambiente alcalino da mistura durante o vazamento simplesmente corroerá a camada de alumínio.
No entanto, se for aplicada uma película protetora sobre a película, a instalação é possível. O uso é permitido se a solução for misturada com gesso e não com cimento em pó. Alguns fabricantes substituem a camada de folha metálica por lavsan ou filme de polipropileno, adicionando inclusões metalizadas a ela.
A desvantagem dos materiais laminados é que eles refletem bem o calor, mas não isolam bem o suficiente. Se o piso for colocado acima de um porão, soluções de rolos finos não serão suficientes.
Alguns artesãos resolvem o problema colocando esteiras isolantes rígidas não em uma camada, mas em duas. Mas, ao mesmo tempo, as folhas são colocadas de forma que as costuras do substrato inferior se sobreponham às costuras do substrato superior. Isso permite minimizar a perda de calor.
Características de colocação de isolamento
O esquema de instalação do substrato depende do tipo de materiais utilizados. Mas em qualquer caso, deve ser colocado na superfície mais plana possível.
Nº 1 - tecnologia de assentamento de lajes
O substrato, construído a partir de lajes com chanfro de montagem, é montado facilmente - segundo o princípio de um projetista. As lajes são fáceis de ajustar e medir. Você pode cortar as placas nos tamanhos apropriados com uma faca comum.
A simplicidade de assentamento do substrato é conveniente porque durante a instalação é possível alterar a configuração dos circuitos e o comprimento das tubulações a qualquer momento. Para evitar que as placas de material se movam umas em relação às outras durante a instalação e operação, suas juntas são coladas com fita adesiva.
Sequência de ações na colocação de placas isolantes:
- As placas de espuma são colocadas sobre uma base limpa e nivelada, fixando-as com suportes plásticos especiais, buchas de ancoragem ou colocando-as sobre uma composição adesiva.
- Uma camada de folha metálica é colocada sobre as lajes assentadas e unidas.
- A camada superior é forrada com uma malha de reforço, sobre a qual os tubos são posteriormente montados.
Se a betonilha do piso de base for concretada com desvios significativos do nível ou apresentar fissuras e desníveis grosseiros, ou se as lajes de concreto forem assentadas com irregularidades, é preferível construir uma moldura antes de assentar o substrato.Para isso, são montadas toras de madeira a partir de madeira seca e uniforme com seção de 50x50, 50x100 ou 100x100 mm.
Uma distância de 60 cm entre as toras é considerada a melhor opção, pois este “degrau” não requer a criação de revestimento adicional. O principal é que as toras estejam localizadas no mesmo plano e estritamente niveladas.
As placas de isolamento térmico devem ser colocadas firmemente entre as vigas de madeira. Se houver fissuras, devem ser preenchidas com espuma.
No assentamento de placas de espuma de poliestireno extrudado, é necessário observar algumas nuances:
Nº 2 - instalação de materiais em rolo
O material em rolo é colocado sobre uma base cuidadosamente nivelada e fixado à base com adesivo para azulejos ou fita dupla-face.O corte das tiras do tamanho necessário é feito com uma tesoura comum de escritório.
Para compensar a dilatação térmica da betonilha, recomenda-se colocar a camada de película ligeiramente saliente na parede.
Ao colocar materiais em rolo, eles são guiados pelas marcações de instalação impressas. Determina a distância entre contornos e facilita colocação de tubos. Normalmente, os materiais laminados têm folgas de película de polímero nas bordas para permitir a conexão de teias adjacentes.
Ao colocar seções, preste atenção especial às juntas de dilatação. Para isso, as juntas das tiras colocadas são coladas com construção unilateral ou fita metalizada. Se a cortiça for utilizada como substrato, antes de assentá-la é necessário cuidar de vapor e impermeabilização confiáveis.
Nº 3 - diagrama de instalação do tapete
A etapa que antecede a colocação das esteiras é a instalação da película impermeabilizante. Depois de colocá-lo em todo o perímetro da sala, tiras de fita isolante são coladas na parte inferior de cada parede.
As esteiras são colocadas sobre a base preparada, fixando as lajes entre si por meio de sistema de travamento. Para fixar com segurança lajes de pequena espessura e peso leve, use o método adesivo e use grampos de arpão de plástico.
Um ponto importante: no assentamento de esteiras não é permitido o uso de fixadores metálicos, pois podem danificar a integridade não só do isolador térmico, mas também da impermeabilização.
A escolha da opção de base ideal para um substrato de isolamento térmico depende de suas capacidades. Sim, um bom substrato não será barato. Mas aumentará significativamente a funcionalidade do sistema de piso de água equipado.
Conclusões e vídeo útil sobre o tema
Vídeo nº 1. Escolhendo o isolamento para uma mesa de cimento:
Vídeo nº 2. Um exemplo claro de colocação de esteiras:
Vídeo nº 3. Instalação de isolamento de rolo:
Para não se enganar na escolha do isolamento para piso d'água, guie-se pelas características técnicas da sala, levando em consideração não só a espessura do produto, mas também a carga compressiva máxima admissível.
Ao escolher um isolador térmico com sabedoria e observar todos os detalhes da instalação, você pode criar uma base confiável para organizar um sistema funcional de água no piso.
Gostaria de falar sobre como selecionou e instalou o isolamento sob o piso aquecido da sua casa? Tem dúvidas ou recomendações valiosas? Por favor, escreva comentários no bloco abaixo.
Talvez eu seja um tanto antiquado, e talvez até tudo isso seja por inveja. Em princípio, não compreendo a finalidade dos pisos aquecidos numa casa privada (existe uma opção com vigas de madeira). Olhei as fotos, bom isolamento, por que esquentar ainda mais? Tenho uma casa particular, os pisos foram revestidos com uma camada de isolamento de lã mineral de 15 cm. E é lindo! Os pés estão quentes. Posso entender como, novamente, a partir do artigo, o conforto é criado em um prédio de apartamentos devido aos contornos frios dos pisos. Bem... é assunto do proprietário.
Bem, você sabe, as casas também são diferentes, assim como as pessoas. Alguns podem se sentir confortáveis em um piso isolado, mas outros precisam até mesmo girar o regulador de piso aquecido ao máximo para que não fique apenas frio. Além disso, o revestimento do piso pode ser diferente, se for ladrilho, por exemplo, simplesmente não pode prescindir de um piso quente.
Ao instalar um piso aquecido, o isolamento é usado para “não aquecer” a fundação. Ou seja, para que o calor não vá a lugar nenhum, mas entre exclusivamente na casa. Por exemplo, tenho piso aquecido em toda a casa e também é usado isolamento. O aquecimento é feito por convectores eléctricos, e todo este sistema está ligado a um termóstato, que pode ser utilizado para regular a temperatura da casa.
Caso não tenha notado, o isolamento térmico é colocado diretamente sob as tubulações do circuito de água. Isso garante maior eficiência na utilização de pisos aquecidos a água.
Igor, o que importa é economizar dinheiro e aumentar a eficiência. O isolamento sob o piso acabado protege contra o frio vindo de baixo, mas não aquece o piso em si. Dispositivos de aquecimento trazem calor para dentro de casa. Mas o tipo que serão e onde estarão localizados afetará os indicadores de eficiência, otimização e conforto pessoal. O calor do aquecedor localizado sob os pés é mais confortável para uma pessoa e é distribuído de maneira mais uniforme pela altura da sala, não há excesso de calor sob o teto quando há frio ao nível do chão.
Muito pelo contrário, ao dispor desta forma um piso aquecido, você “convida” o frio do chão para a sala e, além disso, paga adicionalmente pelo calor. Com o método de isolamento interno, existe um problema de heterogeneidade térmica da estrutura envolvente externa com pontes térmicas nas junções da parede externa com os tectos e paredes internas. Mas o problema principal é diferente, o congelamento e descongelamento das estruturas típico do período frio do ano conduz a uma perda de propriedades de resistência, o que afecta a durabilidade do edifício em geral e do pavimento em particular.
Há estas palavras de uma canção famosa: “Enquanto houver tolos no mundo, poderemos viver no engano”.
É muito fácil para as pessoas que não querem ser amigas da física “vender” as propriedades milagrosas de reflexão do calor da folha. É bem sabido que o calor pode ser transferido de três maneiras: condução, radiação e convecção. Assim, a folha pode refletir parcialmente apenas o calor que lhe é transferido por radiação (através do ar). Em outro caso, a folha transmite perfeitamente (em vez de refletir) o calor. Por exemplo, se a folha estiver sob uma mesa (ou outra) sem entreferro e perceber diretamente (contato físico) o calor, então não pode haver “reflexão de calor”! Isso é física!
E os gerentes de vendas estão “afiados” para “vender” as maravilhas da reflexão do calor. Muitas vezes eles próprios acreditam...