O que é melhor escolher compensado ou OSB para piso: comparação, vantagens e desvantagens
Reparar o piso de uma casa ou apartamento não envolve apenas selecionar revestimentos, adesivos para rodapés, calcular consumos e fazer estimativas. Essa também é a agonia de escolher um material de forro. A forma como um piso moderno é projetado é que a base geralmente é de compensado ou OSB. Não há como ficar sem material de forro, hoje esta é a melhor solução para qualquer tipo de habitação.
O conteúdo do artigo:
Características gerais do OSB
Muitas vezes nas lajes ou nas etiquetas de preços você encontra outro nome para o material - OSB. É o gêmeo fonético da abreviatura inglesa OSB. Nos documentos você encontra o nome completo - “ Oriented Strand Board”. Ambas as opções são utilizadas no dia a dia, OSB e OSB - “ Oriented Strand Board”.
Estruturalmente, OSB é uma placa ou painel fino (até 20 mm), constituído principalmente por cavacos largos e longos. É geralmente aceito que esta é a principal diferença entre o OSB e seu concorrente mais próximo, o aglomerado (aglomerado).
A tecnologia OSB foi desenvolvida no Canadá e nos EUA para substituir o aglomerado tóxico, portanto o método de fabricação do cartão é diferente:
- Grandes aparas de árvores coníferas são embebidas em uma solução aquosa de peróxido de hidrogênio, aquecida a 150°C a uma pressão de até 40 Bar.
- As matérias-primas são guardadas por algum tempo, após o qual a pressão é liberada bruscamente. A água na superfície dos cavacos ferve de forma explosiva e destrói simultaneamente certas estruturas de fibra. As hemiceluloses são liberadas das células, que servem como aglutinante.
- O material é seco a 100-120 ℃, tratado com conservante, cera e parafina são adicionadas e prensadas em folhas grandes.
- Uma mistura de hemiceluloses, cera e parafina derrete sob pressão, preenchendo os poros e espaços de ar entre as fibras da madeira. O resultado é uma estrutura rígida e sólida.
Tão denso que se você bater no OSB, o som será retumbante, como carvalho pantanoso ou plástico baquelite, o que indica a estrutura rígida da laje. Se você bater no aglomerado, ouvirá que o material é poroso e macio.
A principal vantagem do OSB é que o material original praticamente não contém formaldeídos tóxicos, como aglomerados ou compensados. Às vezes esse argumento se torna o principal nos casos em que é preciso tomar uma decisão - o que é melhor para o piso - compensado ou OSB.
Você pode comparar aparas de corte de OSB, compensado e aglomerado. Com OSB fica bom, como gesso em pó, e o cheiro é mais parecido com o de abeto. Aparas de compensado e aglomerado têm forte cheiro de resina de fenol-formaldeído.
O material acabou sendo muito procurado, mas caro de produzir. Até que as empresas chinesas começaram a produzir OSB. Em vez de um preparo especial, o mesmo fenol-formaldeído ou mesmo resina de isocianato foi adicionado à matéria-prima (para que não houvesse cheiro) e prensado como aglomerado comum. Foi assim que surgiram novas marcas de OSB, algumas das quais não recomendadas para uso interno.
Características do OSB
Além do clássico OSB-1, são produzidas placas das marcas OSB-2, OSB-3, OSB-4. Os materiais diferem entre si na absorção de água, resistência e resistência à carga de flexão.
Se você está procurando um material para contrapiso, as características mais importantes serão a permeabilidade ao vapor e a resistência à umidade da base. OSB-1 resiste pior ao contato com a umidade, em um dia o material pode absorver até 25% de umidade. Mesmo no estado seco, ao entrar em contato com o vapor d'água, o OSB incha e deforma.Portanto, é recomendável armazenar o material em local seco e aquecido. Colocar OSB-1 na base sob o linóleo é o mesmo que deixar um piso de madeira velho, os problemas serão os mesmos.
OSB 2,3,4 também absorvem água de 20% a 12%, respectivamente. Quanto maior a resistência do OSB à água, mais resina de fenol-formaldeído e parafina ele contém. OSB-2 também pode ser usado para pisos, OSB-3 e OSB-4 são materiais de construção para uso fora de instalações residenciais. Você pode usá-lo para fazer boas cofragens, forrar telhados ou colocar o piso de uma varanda.
Características gerais do compensado
A demanda por chapas de compensado feitas de folheado de abeto ou bétula é maior do que a de OSB. O compensado é usado ativamente na construção de casas baixas e até na fabricação de móveis. Não porque, como material, seja melhor que o OSB, mas sim por hábito. É produzido há décadas em grandes volumes, usando uma tecnologia simples de colagem de folheado em uma embalagem multicamadas usando resina de fenol-formaldeído.
Portanto, o compensado é 20-25% de um polímero feito de fenol e formaldeído, o que, por um lado, confere ao material alta resistência, mas ao mesmo tempo se torna fonte de odor específico e vapores tóxicos. Por outro lado, se você escolher o que colocar em um piso de tábuas - compensado ou OSB - então uma folha de compensado pode ser uma solução melhor, já que o vapor de formaldeído costuma servir como uma espécie de conservante para tábuas de piso.
Os seguintes tipos de madeira compensada estão disponíveis para venda:
- FSF – maior resistência à umidade. Pode ser colocado como base para pisos em ambientes sem aquecimento ou com aquecimento irregular. Ao entrar em contato com a água, incha e delamina.
- FOF – compensado para construção industrial.Suporta contato com emulsões aquosas, refrigerantes e graxas. É preferível não utilizá-lo para pavimentos de divisões onde haja pessoas. Como último recurso, pode-se fazer a bainha do piso do terraço e cobrir o isolamento térmico do telhado.
- FC é um material no qual as facetas são coladas com um aglutinante de uréia. É classificado como condicionalmente amigo do ambiente.
- FKM é uma modificação do FK com colagem superficial adicional com composições de melamina. A superfície do compensado torna-se mais resistente ao desgaste. Pode ser usado como substituto temporário de um piso totalmente de madeira.
- FBA - composição albumina-caseína (uma variante da cola de caseína sintética) é usada para colar madeira compensada.
- FB – compensado de baquelite, impermeável. Pode ser utilizado como pavimento em varanda não envidraçada, em varanda aberta, em qualquer construção, mas não em instalações residenciais.
O material da marca FB pode ser utilizado para nivelar a base sob uma betonilha de cimento-areia, sob ladrilhos ou pisos autonivelantes. Este tipo de compensado possui baixo coeficiente de expansão, alta rigidez e resistência tornando-o indispensável na construção de estruturas.
Para salas de estar, é melhor escolher FC ou FKM - é relativamente seguro em termos do nível de liberação de fenol livre. Mas para pisos de designs diferentes, é melhor usar diferentes marcas de materiais. Além disso, a segurança não é considerada o mais importante entre os critérios de seleção. A madeira compensada é quase sempre coberta com um revestimento adicional, de modo que a quantidade de emissão de fenol-formaldeído fica em segundo plano.
Além da marca, será necessário levar em consideração a qualidade do material. A melhor qualidade é “E” ou a nota mais alta. Não possui defeitos superficiais e tem o preço mais alto.O restante do compensado é dividido em 4 classes dependendo da quantidade e tamanho dos pontos defeituosos.
Usar folha de madeira compensada qualidade superior para colocação no chão não faz sentido por razões económicas. Esse material é caro e é utilizado principalmente na fabricação de móveis, peças para instalações industriais e transportes.
Os graus 1-2 têm aparência inferior ao mesmo OSB, então a laje é usada apenas como base áspera. É melhor nem planejar o resto para o acabamento interno de instalações residenciais. Sua toxicidade é aproximadamente três vezes maior que a do primeiro grau.
Isso é útil! Placa projetada ou laminado: o que é melhor escolher para a construção do piso.
Opções para comparar materiais
Folhas de compensado e OSB podem diferir muito em resistência, durabilidade e resistência a cargas alternadas. Para que a comparação seja correta, é necessário levar em consideração a quantidade de danos, a espessura efetiva e o nível de proteção da superfície. OSB é um material sem defeitos e possui estrutura homogênea. As chapas de compensado quase sempre apresentam defeitos nas camadas internas, mas sua espessura e resistência efetivas são superiores às do OSB.
Para o contrapiso são utilizadas placas OSB e compensados com espessura de 12 a 16 mm.
Amizade ambiental
Comparar 2 tipos de bases, compensado ou OSB, em termos de condições de segurança, faz sentido para materiais de classe semelhante.
As melhores marcas de OSB sem fenol do esquema clássico são produzidas principalmente na Noruega, EUA e Canadá. O certificado ambiental indica E0, o rendimento de fenol e formaldeído do material é zero.
Os países da CEI, parte da Europa Oriental, Turquia e China produzem placas OSB ecológicas com uma produção de fenol e formaldeído de 2-3 mg por 100 g de material.Para o chamado OSB impermeável, o rendimento de formaldeído por 100 g de massa prensada chega a 10 mg e até 30 mg. São tipos de construção de OSB e é proibido utilizá-los em instalações residenciais.
O compensado é inferior ao OSB em termos de critérios de segurança ambiental. Novamente, existem marcas premium de compensado classe E0. O material é produzido sem a utilização de resinas de fenol-formaldeído, portanto o rendimento de formaldeído e fenol é zero. O custo desse compensado é aproximadamente 3,5 vezes maior que o do material da classe E1.
O material mais comum utilizado para revestimento de paredes e pisos em ambientes internos são as placas de compensado das classes E1 e E2. O teor de formaldeído é respectivamente de até 10 mg e até 30 mg por 100 g de folheado prensado. O compensado E1 pode ser colocado no chão como base áspera. Mesmo sem cobertura. O compensado E2 é utilizado para utilidades ou instalações residenciais, podendo ser utilizado em conjunto com posterior acabamento adicional com materiais estanques a gases, como o linóleo.
Os compensados E3 e E4 não podem ser usados em residências particulares. Pode ser utilizado como cofragem para betonagens e pequenas estruturas.
termos de uso
OSB é inferior ao compensado em resistência, resistência à umidade e capacidade de suportar cargas abrasivas. Se compararmos 2 materiais da mesma classe, então em termos de características mecânicas, o compensado laminado com espessura de 10 mm corresponde às capacidades do OSB com espessura de 16-18 mm. E em alguns casos - todos os 20 mm.
Se você precisar costurar uma base áspera nas vigas, é melhor usar placas de compensado. OSB em tais condições (mesmo com espessura dupla) não suportará cargas de flexão. O material é resistente, mas frágil.Em primeiro lugar, os locais onde os fixadores são aparafusados serão destruídos.
Pisos de compensado, bem como quaisquer revestimentos de reforço ou nivelamento à base de compensado, são mais duráveis. Eles suportam facilmente condições operacionais difíceis.
Uma folha de compensado com superfície polida feita de folheado de bétula de qualquer marca (por exemplo, FK) pode suportar a carga abrasiva de intensidade média dos calçados humanos por 3 anos. Estamos falando de uma sala seca e ventilada. Um piso coberto com placas OSB-2 durará, no máximo, de 1,5 a 2 anos. Revestimento OSB – 3 anos. Em termos de resistência ao desgaste, teor de formaldeído e fenol, o painel de fibras orientadas estará aproximadamente no mesmo nível do compensado.
Para um ambiente seco, aquecido e bem ventilado, o OSB será uma opção melhor que o compensado devido ao menor teor de fenol e formaldeído, além do baixo custo do material. OSB é mais barato que chapa de compensado.
A única exceção são os pisos aquecidos. Parece que o OSB tem uma estrutura mais porosa, boa permeabilidade ao vapor e baixa condutividade térmica. Este tipo de piso deve ser mais confortável do que um piso de compensado. Na verdade, sob condições de aquecimento constantes, o OSB degrada-se rapidamente. A laje perde a umidade restante e muda sua estrutura, fazendo com que o material se desfaça em pedaços e lasque com o tempo.
Para pisos aquecidos, utiliza-se contraplacado de bétula (não pinho) da classe E1.
Cuidado
Contraplacado e OSB são difíceis de usar. O OSB, mesmo quando laminado com filme melamínico, absorve bem a umidade, coleta poeira fina, condensação de água e até areia.Portanto, se o contrapiso feito de placas de fios orientados não for imediatamente coberto com piso, linóleo ou laminado imediatamente após a instalação, depois de alguns meses, marcas de desgaste de sapatos ficarão visíveis nele.
E depois de mais seis meses, o desgaste do piso “nu” se tornará tão severo que não será mais possível colocar linóleo. É necessário costurar adicionalmente um revestimento de fibra para esconder e nivelar as áreas desgastadas. Qualquer tentativa de limpar pisos OSB não termina em nada.
As folhas de bétula e pinho são mais resistentes à contaminação e ao contato com a umidade e, se não deixar poças de água no chão, o compensado pode durar até um ano sem revestimento.
A única desvantagem de uma base áspera feita de compensado seguro pode ser considerada o alto coeficiente de expansão térmica. Portanto, o próprio piso costuma ser montado a partir de pequenos blocos quadrados, entre os quais fica um vão para compensar a dilatação do material.
Durabilidade
A superfície do OSB é sempre áspera e porosa. Além disso, as aparas com as quais a placa é prensada apresentam baixa resistência mecânica quando comparadas ao folheado. Se manuseado sem cuidado, o OSB pode ser facilmente danificado se você tentar arrastar objetos pesados - um sofá, uma máquina de lavar ou uma geladeira - pelo contrapiso.
É possível movimentar qualquer equipamento doméstico sobre piso de compensado, mesmo sem impregnação protetora. Se aparecerem arranhões ou manchas sujas no compensado, eles podem ser facilmente removidos com uma lixadeira de grão fino.
Por um lado, a alta porosidade da superfície OSB é uma vantagem, principalmente se for necessário colar sobre mastique ou pintar. Por outro lado, a absorção do OSB é tão grande que qualquer tentativa de aplicação de verniz, óleo secante ou mesmo PVA no OSB não dá o resultado desejado.Além disso, se houver muita água na mistura de impregnação, tudo ficará dentro do OSB.
Portanto, uma camada protetora é aplicada ao OSB em 2 etapas. Primeiro, aplique uma fina camada de verniz acrílico ou qualquer primer de penetração profunda com rolo. O próximo passo é pintar o contrapiso com tinta a óleo ou tratá-lo com uma emulsão de mistura de PVA e água. Após a secagem, forma-se uma película lisa que protege bem o material da umidade e sujeira.
A vantagem do compensado é que ele resiste a qualquer tratamento - desde óleo secante até verniz de poliuretano. Neste caso, a resistência ao desgaste da superfície aumenta. Qualquer revestimento de piso, mesmo parquet, pode ser colocado sobre piso de compensado.
Método de instalação
Existe uma diferença fundamental entre chapa de compensado e OSB. O compensado de qualquer qualidade, devido à sua estrutura em camadas, tem a capacidade de se deformar e se adaptar sob carga sem destruição. OSB é mais parecido com policarbonato monolítico. Com uma carga pequena, a laje permite a deflexão, mas assim que o valor da deflexão é ligeiramente ultrapassado, aparecem fissuras e o material começa a delaminar.
Portanto, o OSB é corrigido de 2 maneiras:
- Cole tinta ou mástique elástico.
- São utilizados parafusos auto-roscantes com buchas de borracha.
No primeiro caso, o OSB pode ser colocado diretamente sobre um piso pré-fresado. A superfície é inicialmente preparada, seca, é aplicada uma camada de tinta a óleo e as placas são colocadas.
Em seguida, você precisa colocar uma dúzia de objetos pesados na superfície do chão. Eles são colocados sobre lajes de forma que todas as telhas fiquem aproximadamente no mesmo plano. Após a secagem da tinta, o peso é retirado, as juntas e costuras são limpas com uma esmerilhadeira.
As folhas de madeira compensada são colocadas de maneira semelhante, mas usa-se mástique ou cola em vez de tinta.Para fixar a placa de compensado no piso de tábuas, use parafusos auto-roscantes comuns. Enrole várias peças ao longo das juntas. Antes de embrulhar os fixadores em compensado, é necessário fazer um furo com diâmetro um pouco menor que o próprio parafuso. Caso contrário, o material poderá rachar.
Cavilhas podem ser usadas para fixar OSB ou compensado a uma superfície de concreto, se a espessura do piso permitir. Faça furos prévios no concreto e martele buchas de pinho ou carvalho. Se uma mesa nova estiver sendo feita para assentamento de OSB ou compensado, em vez de buchas, alguns blocos de madeira serão colocados no concreto.
Como material para base rugosa, o compensado ou OSB pode ser considerado a melhor solução. Basta cortar corretamente as chapas e assentá-las levando em consideração as características das chapas de compensado ou aglomerado.
Conte-nos sobre sua experiência com o uso de compensado ou OSB para pisos em sua casa. Qual foi o sucesso da escolha e quais desvantagens podem ser observadas em cada material? Salve o artigo nos seus favoritos para não perder informações úteis.
O OSB é colocado sobre uma base sólida, precisa ser colado no concreto, é melhor usar mastique resinoso então não haverá demolição. OSB fica onde o compensado irá levar. A umidade é o pior inimigo do compensado, mas o OSB pode suportá-la. Basta pintar, senão apodrecerá.
Coloquei compensado nas vigas, não conheço a marca, comprei o primeiro que encontrei. Esta é uma opção ideal para limar vigas: o piso não range e as vigas ficaram muito mais rígidas. Tentei a mesma coisa com OSB na cozinha - na minha opinião não deu certo, não surtiu efeito.