Como colocar linóleo em parquet antigo: preparação de superfície, tecnologia de instalação, nuances

Antes de substituir o piso, muitas vezes você precisa usar maneiras de remover o piso antigo com custo mínimo ou usá-lo como contrapiso. Por exemplo, ao comprar um apartamento com piso em parquet, na maioria dos casos é necessária uma renovação, por isso será colocado linóleo no chão. Mas o linóleo é colocado sobre o parquet? Esta tarefa não é fácil, pois o linóleo nem sempre funciona bem em pisos de madeira.

Linóleo estelem

É possível colocar linóleo no parquet?

Você não pode simplesmente pegar e colocar linóleo em placas de parquete. Não é recomendável colocar linóleo mesmo em pisos de tábuas, pois as tábuas antigas não proporcionam o nível de rigidez necessário para o contrapiso.

O linóleo é colocado sobre parquet tratado e preparado. De outra forma:

  1. Rachaduras aparecem no linóleo.
  2. Algumas placas mal fixadas podem ser arrancadas do local de instalação devido ao ressecamento da base do revestimento de linóleo.
  3. O parquet irá ranger devido ao acúmulo de umidade. O piso de linóleo, ao contrário de outros tipos de piso, praticamente não permite a passagem de vapor e água.

Colocar linóleo no parquet também significa bloquear a umidade. A madeira do parquet pode apodrecer e inchar, muitas vezes causando deformações.

O linóleo é colocado sobre parquete antigo, especialmente se o revestimento tiver muitos anos, houver buracos e saliências na superfície e a desmontagem ou restauração exigirá custos financeiros. Por exemplo, faz sentido do ponto de vista econômico colocar linóleo em parquet colado em mástique betuminoso. Desde que a diferença na espessura das placas não seja superior a 3 mm. Se no local mais fino o parquet não for mais fino que 8 mm, então para colocar o linóleo será necessário apenas nivelar a superfície e fazer pequenos reparos.

Revestimento de verniz

Isso é útil! Placa projetada ou laminado: o que é melhor escolher para a construção do piso.

Tecnologia para colocação de linóleo em parquet

Existem várias maneiras de colocar piso de linóleo sobre piso de parquete, mas primeiro você precisa ter certeza do seguinte:

  1. O parquete antigo não é raro (deve haver um carimbo de fac-símile no verso). Hoje, uma placa de parquete feita de madeira valiosa (com pequenos defeitos) pode custar mais do que uma nova placa colada que imita o parquete real. Esse revestimento precisa ser restaurado, reparado ou vendido a restauradores. Não faz sentido colocar linóleo nesse parquete.
  2. O piso em parquet é aplicado com mástique ou qualquer outro adesivo (mas não com tinta a óleo). Isto é chamado de instalação flutuante e não pode ser colocado em tal base. Precisa ser colado no concreto. Neste caso, é mais barato e fácil desmontar e deitar fora as tábuas de parquete.

O novo piso é colocado somente se o contrapiso (neste caso, o parquet) estiver bem fixado, lixado e preparado. Pode ser colocado sobre um material de forro (feltro ou cortiça) ou diretamente sobre o parquet.

Em alguns casos, por exemplo, pisos frios, então folhas OSB com espessura de 12-16 mm são costuradas adicionalmente no parquet, e somente depois disso o linóleo é colocado.

Mesa

Como preparar a superfície antes de colocar linóleo no piso de parquet

A preparação exige mais tempo e esforço. Antes de colocar o linóleo, você precisa de:

  1. Reparar o parquet, cortar os ladrilhos defeituosos, substituí-los por novos, colar e aparar os remendos ao nível do piso principal.
  2. Esfregue a superfície do piso em parquet com qualquer primer acrílico de boa qualidade. Via de regra, as pontas e o verso de uma placa de parquete são impregnados com verniz ou cera - não deixam passar umidade, mas as fissuras precisam ser preenchidas para tornar o revestimento mais rígido.
  3. Lixe a superfície nos pontos de maior inchaço das placas.
  4. Cubra o chão com verniz poliuretano, se o parquet estiver em muito mau estado, use uma composição de verniz barata (à base de óleo), quanto mais tempo secar, melhor.

Após o verniz acrílico, o linóleo pode ser aplicado após 6 a 7 horas, mas o tratamento com óleo deve secar por pelo menos 5 dias. Às vezes, os artesãos sugerem economizar tempo e esforço colando folhas de fibra no parquet, em vez de processar e descascar.

É mais fácil e rápido colocar linóleo nessa base, mas há uma desvantagem. Se não houver impermeabilização (película ou camada de mástique) sob o parquet, as folhas de fibra (essencialmente papelão) crescerão em bolhas e o linóleo se agitará ao ser pisado. Portanto, em vez de colocar cobertura de fibra, é melhor gastar dinheiro para lixar cuidadosamente as “corcovas” e tratar a madeira velha duas vezes com verniz impermeável.

Reparação de parquete

Reparação de parquete

Os primeiros 3-4 pisos de parquet removidos do piso mostrarão o estado da madeira. Se este for um piso raro, então é melhor não remover mais, mas transferir o assunto para profissionais.A tecnologia para desmontar tais revestimentos é complexa. Cada placa é numerada, as costuras são limpas, depois aquecidas para amolecer a mástique betuminosa e removidas.

Num parquete simples, a matriz defeituosa é simplesmente recortada cuidadosamente com um cinzel, tentando não danificar a espiga e a ranhura das tábuas adjacentes. Se a base for preta, com sinais de fungos ou podridão, o linóleo não pode ser colocado sobre piso de parquete. Depois de alguns anos, devido ao acúmulo de condensação, o parquet apodrecerá completamente. O mesmo vale para pisos de tábuas.

Se tudo estiver em ordem, corte placas de reparo do mesmo tamanho ou preencha a área danificada com composto de reparo. A segunda opção é pior, pois todas as composições a granel encolhem.

Para lixar as bordas salientes do piso de parquet ou cortar a “protuberância”, não é necessário usar uma lixadeira cara para lixar pisos de parquet. Tudo pode ser feito com máquina manual com lixa de cinta e plaina elétrica. Não é preciso se esforçar muito, o principal é que não haja bordas salientes - ainda é preciso colocar linóleo por cima, para que a aparência decorativa não seja importante.

Antes de aplicar o verniz, é necessário tratar o piso

Se o antigo piso de parquete era regularmente tratado com mástique ou cera, os artesãos recomendam o envernizamento apenas se o linóleo for planejado para ser colocado como piso, sem cola.

Antes de aplicar o verniz, é necessário limpar o piso - não apenas soprar a serragem das juntas, mas passar cuidadosamente por todo o parquete com um aspirador de pó. Se você planeja colocar linóleo com cola, pode ser necessário limpar o chão com um pano úmido e secar à corrente de ar, sem aquecimento.

Limpando irregularidades

Opções complexas para preparação de pisos em parquet

Freqüentemente, o revestimento antigo está tão quebrado que pode levar mais uma semana para consertá-lo e substituir as placas.Portanto, para formar uma base rugosa, um piso autonivelante à base de copolímeros acrílicos é derramado sobre o parquete antigo preparado.

A espessura da camada deve estar pelo menos 10 mm acima do nível da prancha “mais alta”. A base endurece rapidamente, após 6 horas você pode colocar o material de revestimento e o próprio linóleo.

Se houver uma base de madeira sob o parquet - aglomerado ou compensado grosso, então as placas mais problemáticas são fixadas com parafusos auto-roscantes, bastando algumas peças por placa. O piso em parquet também pode ser reforçado com pregos, mas somente se o piso em parquet antigo for colocado sobre uma base feita de tábuas de 30 a 40 mm de espessura. Pregos - em ângulo. Você pode marcá-lo mergulhando-o em óleo secante ou com um pedaço de sabão em pó. Caso contrário, um prego não penetrará no velho carvalho ou faia; você só poderá partir a tábua.

Como preparar linóleo

Existem várias opções para a colocação de pisos de linóleo. Tudo depende da qualidade e do tipo de linóleo. O problema é que a chapa de polímero, independente de classe, preço e marca, está sujeita a encolhimento.

Mesmo se você planeja colocar piso de linóleo de nível comercial, ainda haverá encolhimento. Portanto, quer o mestre coloque o material em fita adesiva ou cole a tela no parquete, o encolhimento deve ser eliminado.

Durante pelo menos algumas semanas, o painel precisa ser cortado e espalhado no piso de parquet. É aconselhável que durante esse período os moradores do apartamento caminhem sobre a tela, podendo até carregar livros e quaisquer objetos pesados ​​​​de base plana.

Como colocar linóleo em parquet antigo

Muitas vezes você pode encontrar recomendações para não colocar revestimento de linóleo em um piso antigo pavimentado com um bloco de madeira de pequeno porte.Acredita-se que tal base, mesmo após preparação preliminar, permaneça muito mole. É melhor colocá-lo em pisos de parquet modernos e quanto maior o tamanho dos painéis ou tábuas, melhor.

Como colocar linóleo com cola

O procedimento é igual ao do assentamento da tela sobre compensado. Enrolamos o linóleo espalhado no chão e ao mesmo tempo usamos um pano seco e limpo para limpar a poeira e detritos que possam grudar na parte de trás do painel.

Em seguida, colamos folhas de papel de embrulho no parquete. É preciso encontrar um que seja denso, espesso, com estrutura fibrosa pronunciada, sem impregnação. Normalmente, este papel é usado para fazer papelão para embalagens. Diluímos o PVA-M com um pouco de água para tornar a cola líquida.

A solução adesiva deve ser aplicada com pincel duro, a seguir deve-se colocar uma folha de papel e pressionar com rolo de papel de parede macio para remover bolhas. A cola não deve saturar o papel, apenas umedecê-lo levemente.

Depois de um dia, você precisará cortar as bordas salientes, colar os locais onde o papel não grudou e poderá colocar linóleo.

Aplicar mástique viscoso com espátula e nivelar em camada fina

Colocar linóleo no papel é ainda mais fácil do que em papelão ou concreto. Aplique mástique viscoso com uma espátula e nivele até formar uma camada fina. Ao mesmo tempo, estenda o rolo de linóleo e pressione a tela contra a base com um rolo. As bordas da folha de linóleo devem se sobrepor à parede (3-4 cm) e à folha adjacente.

Após desenrolar os rolos e colar o linóleo, é necessário colocar um peso (peso) do material disponível na linha de sobreposição das 2 bordas. Depois que a cola secar, a linha de sobreposição é cortada usando uma faca afiada e uma régua de aço para encanamento.

Piso de linóleo grátis em parquet

A ideia de colocar piso de linóleo diretamente sobre um piso de parquete antigo, sem base adesiva, é atraente. Até porque o trabalho é menos trabalhoso e a preparação é mais simples. A única desvantagem é a necessidade de material de forro.

Em teoria, o linóleo pode ser colocado sem forro, mas neste caso é necessário estar preparado para que o padrão dos blocos de parquete apareça na superfície do novo revestimento. Além disso, se algumas tábuas ficarem mal fixadas e brincarem (“balançar”) sob carga, o material do forro compensará os movimentos e protegerá parcialmente o linóleo contra rasgos.

Impregnação

Se não tiver a certeza da resistência do parquete antigo, então é melhor usar 2 camadas - a primeira é colocada com espuma de polietileno de 3-4 mm. É utilizado como material de suporte para pisos laminados. A segunda camada é colocada com placa de fibra de 4 mm de espessura.

Além disso, o forro macio é colocado sobre fita dupla-face e o próprio linóleo é disposto de acordo com o princípio de um piso flutuante - um piso simples. Apenas as costuras e bordas sob os rodapés são coladas com fita adesiva.

O linóleo só pode ser colocado em parquet se o antigo piso de parquet e o revestimento de linóleo forem de qualidade relativamente alta.

Não faz sentido tentar colocar linóleo de camada única em pranchas. Este revestimento só pode ser colado sobre uma base sólida - piso autonivelante ou concreto.

Conte-nos sobre sua experiência de colocação de linóleo em piso de parquete - como o problema foi resolvido, quais dificuldades você encontrou? Compartilhe nos comentários. Salve o artigo nos seus favoritos para não perder dicas úteis.

Comentários dos visitantes
  1. Artem

    Na minha opinião, o parquet também precisa de ser tratado com uma tinta para evitar o seu apodrecimento. Tive uma situação em que o linóleo já estava colocado no parquet.Tirei e fiquei horrorizado - estava tudo preto. Tive que queimá-lo com uma tocha de propano, triturá-lo, processá-lo e colocar um novo.

  2. Victor Pavlovich

    Na verdade, os mastiques de parquet modernos já contêm um mordente. E as próprias placas devem ser processadas. Basta lixar com máquina, dificilmente é possível com as mãos, e colar o linóleo, só isso.

Adicione um comentário

Aquecimento

Ventilação

Elétrica