Instalando uma máquina de lavar louça Bosch: como instalar e conectar corretamente a máquina de lavar louça
A vontade de instalar uma máquina de lavar louça elétrica na cozinha é compreensível: economiza tempo, desperdiça o mínimo de água e lava com eficiência a louça com manchas de gordura e pedaços de comida ressecados.
A auto-instalação de uma máquina de lavar louça Bosch não é fundamentalmente diferente da conexão de dispositivos técnicos semelhantes, e o manual de instalação é fornecido com diagramas detalhados. Neste artigo veremos o procedimento de instalação de uma máquina de lavar louça e as características de sua conexão às comunicações, fornecendo ao material fotos passo a passo e vídeos temáticos.
O conteúdo do artigo:
Determinando a localização do PMM
Antes de comprar um auxiliar de cozinha, você deve avaliar as possibilidades do ambiente e encontrar um local para colocar um novo eletrodoméstico. Existem modelos de mesa e de chão, tipos de máquinas embutidas, embutidas e independentes, respectivamente, você pode escolher a opção mais adequada. Analisamos os melhores modelos de máquinas de lavar louça da marca Bosch em próximo material.
Só é necessário abandonar completamente a compra se a cozinha for pequena e cada centímetro de espaço útil já estiver ocupado.
Normalmente, a máquina de lavar louça é colocada na camada inferior dos móveis, não muito longe da pia. O local de conexão é determinado pela localização das comunicações de esgoto e abastecimento de água. Quanto mais próxima a máquina estiver dos tubos, menos problemas haverá na instalação e ligação de uma máquina de lavar louça Bosch, independentemente das suas características técnicas.
Não esqueça que qualquer economia é uma concessão. Suponha que máquinas de lavar louça estreitas e embutidas processem facilmente conjuntos de servir - pratos, talheres, xícaras, desde que sejam carregamento correto, mas alguns modelos não são adequados para lavar panelas, assadeiras, assadeiras e frigideiras. E as donas de casa de famílias numerosas sabem muito bem quanto tempo e esforço são necessários para limpar pratos grandes.
Recomendações e regras gerais
Para garantir que a máquina não cause reclamações durante o uso e não necessite de reparos e manutenções frequentes, é necessário pensar no procedimento para sua instalação.
O seguinte procedimento de ligação aplica-se a todos os tipos de máquinas de lavar loiça:
- Verificação do conjunto completo e integridade do equipamento após transportá-lo até casa.
- Instalação em local pré-determinado sobre mesa, piso ou módulo móvel.
- Conexão ao esgoto por meio de mangueira de esgoto, que é inserida na pia ou conectada a um sifão por meio de adaptador.
- Ligação à rede de abastecimento de água através de mangueira de abastecimento de água.
- Instalando uma tomada separada ou usando uma pré-instalada.
Caso surjam dificuldades na conexão das mangueiras ou do dispositivo de tomada, a ordem de conexão poderá ser alterada, porém será necessário preencher cada item da lista.
Existem várias regras, cuja implementação ajudará a evitar situações problemáticas e de emergência. Eles geralmente estão listados nas instruções, portanto, o requisito mais importante é estudar cuidadosamente a documentação.
Não é recomendável colocar a máquina de lavar louça perto de um radiador: o calor emitido pela bateria afeta negativamente o seu “bem-estar”. Se a máquina for construída ao lado de uma geladeira, pelo contrário, ela “sofrerá”.
Certifique-se de que o cabo de alimentação também não esteja exposto ao calor, caso contrário o isolamento derreterá e poderá ocorrer um curto-circuito ou fuga de corrente - ambos perigosos.
Após a instalação, certifique-se de verificar se a porta abre bem e se o(s) módulo(s) de carregamento estão funcionando corretamente.Se não houver espaço suficiente, uma porta aberta criará falta de espaço - não se esqueça disso durante o uso posterior e tente arrumar os móveis de forma que seja fácil fazer a manutenção da máquina.
Instruções de instalação para uma máquina Bosch
As organizações que vendem equipamentos domésticos geralmente oferecem serviços de instalação. Não os negligencie se quiser manter a garantia da sua nova máquina de lavar louça. Se por algum motivo não for possível chamar um especialista, leia atentamente as instruções.
Ele contém diagramas e recomendações sobre como instalar corretamente um modelo específico de máquina de lavar louça Bosch por conta própria.
Etapa #1 - conexão ao esgoto
Uma mangueira de drenagem é usada para conectar a seção de lavagem da máquina ao cano de esgoto. Pode fazer parte do kit de entrega ou pode ser adquirido separadamente. A mangueira de drenagem pode ser lisa ou corrugada. O primeiro fica menos entupido, o segundo dobra melhor.
Sugerimos que você não se limite a simplesmente inserir uma mangueira de drenagem na saída de esgoto, mas tome uma série de medidas que protegerão posteriormente a máquina e a mangueira conectada de reparos e limpezas adicionais:
- certifique-se de usar um sifão - assim você se livrará para sempre do desconforto causado pelo odor desagradável;
- dobrar em forma de laço a uma distância de 45-55 cm do chão ajudará a evitar o fluxo reverso da água;
- Certifique-se de que a conexão entre o dreno e a tubulação de esgoto esteja firme para eliminar o risco de vazamentos e inundações.
Não é aconselhável preencher as conexões com selante - na substituição dos elementos será necessário retirar todo o equipamento. Não menos confiáveis são as braçadeiras que apertam uniformemente a mangueira em toda a sua circunferência. Existem dispositivos com porcas de união de plástico - não são tão confiáveis, mas com monitoramento constante podem garantir a estanqueidade por muito tempo.
Para conectar o ralo das máquinas de lavar louça às pias de cozinha, os sifões são produzidos com um tubo projetado para ser conectado a uma mangueira. Eles atraem com seu tamanho compacto, formato ideal e diagrama de montagem do sistema conveniente.
Então, para conectar ao esgoto você precisa:
- fixe a mangueira de drenagem no tubo de saída da máquina;
- conecte a mangueira ao selo d'água;
- garanta uma entrada vedada na tubulação de esgoto usando um adaptador.
Se a máquina ficar ao lado da pia, a conexão será muito mais fácil, pois você pode organizar uma unidade de drenagem comum.
Etapa #2 - conectando o abastecimento de água
Para conectar corretamente a água, leia as instruções.Os fabricantes indicam a temperatura desejada da água fornecida e muitas vezes não deve exceder +25 °C. Isso significa que a própria máquina aquece a água até a temperatura desejada e só pode ser conectada a um ramal frio.
Este princípio também se aplica a vários modelos de máquinas de lavar.
Os especialistas em conserto de máquinas de lavar louça recomendam fortemente não correr riscos, mas ainda assim se contentar com apenas uma conexão “fria”, e aqui está o porquê:
- Ao contrário dos sistemas de água aquecida em residências particulares, que são autorregulados, os centralizados não conseguem fornecer a temperatura recomendada e muitas vezes ultrapassam os parâmetros indicados pelo fabricante.
- Às vezes, as linhas de água quente não estão equipadas com filtros e a qualidade é ruim.
- No verão, muitas vezes a água quente é desligada durante um mês para realizar a manutenção e reparação das redes.
- É possível que o uso de água quente custe mais do que eletricidade para aquecer água fria - os modos de economia modernos e os desenvolvimentos da Bosch minimizaram os custos de energia.
Se a máquina de lavar louça “ficar” ao lado da pia, a maneira mais fácil é inseri-la no canal que vai para a batedeira. Para fazer isso, use um tee com capacidade de sobrepor uma linha. Possui saídas fêmea para macho de ½" e saída para lava-louças de ¾" com rosca de ¾" na parte externa.
Uma válvula de corte é instalada na saída lateral. Um produto com válvula de corte é um pouco mais caro, mas permite fechar a água que flui pela mangueira para dentro da máquina.Isto é conveniente quando você precisa fazer reparos ou trocar peças com urgência na máquina de lavar louça.
É necessário posicionar o tee de forma que haja fácil acesso a ele caso seja necessário desligar a água da máquina de lavar louça.
Antes de instalar o adaptador com torneira, você deve verificar seu funcionamento para não precisar instalá-lo novamente. Para isso, despeje água no tubo de saída lateral e gire a torneira em diferentes posições.
Muitas vezes, a distribuição de água fria não se limita a um dispositivo em T: filtros, uma mangueira para máquina de lavar ou uma saída para a caldeira já estão instalados embaixo da pia. Então é mais conveniente usar um coletor que possua vários tubos de saída. Um produto de propileno ou metal é cortado no tubo de abastecimento de água fria e mangueiras que levam a eletrodomésticos são conectadas a ele.
Na prática, você pode encontrar vários problemas ao conectar uma máquina de lavar louça ao abastecimento de água, o principal é encontrar a solução ideal.
Por exemplo, percebeu-se que ao instalar a máquina a uma distância considerável da pia, é mais aconselhável estender o abastecimento de água do que alongar as mangueiras flexíveis. Por isso, antes de encomendar um novo conjunto de cozinha, é necessário primeiro resolver todas as questões relacionadas com a instalação do equipamento.
Etapa #3 – fornecimento de energia
Para conectar de forma independente uma máquina de lavar louça Bosch à rede elétrica, você deve ter conhecimentos de instalação elétrica; caso contrário, recomendamos entrar em contato com um especialista qualificado.
Serão necessários os seguintes materiais:
- cabo VVG (il VVGng) 3*2,5;
- Tomada aterrada 16A;
- disjuntor.
O cabo é colocado na ranhura preparada e conectado através da caixa de instalação. Certifique-se de deixar um pequeno suprimento de fios dentro da caixa para possível reconexão.
Em seguida, um disjuntor separado é instalado no quadro elétrico: o fio azul é zero (N), o fio branco é o terminal 2, o fio amarelo-verde é enviado para o fio terra.
O passaporte da máquina de lavar louça Bosch contém dados técnicos que devem ser observados. Por exemplo, tensão 220-240 V, 50-60 Hz, consumo de energia 2.200-2.400 W, dados recomendados do dispositivo de proteção - 16 A.
Depois de conectar à fonte de alimentação, é realizado um teste de funcionamento da máquina de lavar louça. Durante os testes, você pode verificar o desempenho das funções básicas e verificar o nível de ruído. Após o trabalho, deve-se inspecionar as mangueiras quanto a vazamentos e, se houver, reconectar e vedar com mais cuidado as juntas.
Além disso, antes de começar a usá-lo, seria uma boa ideia familiarizar-se com regras operacionais equipamento para lavar louça.
Conclusões e vídeo útil sobre o tema
A instalação das máquinas é feita estritamente de acordo com as instruções, e você poderá ver como isso acontece na vida real nos vídeos abaixo.
Instalação do modelo BOSCH SPV58M50 - tudo estritamente de acordo com as instruções:
Segredos para conectar a máquina Bosch SMV45IX00R integrada:
Testando o modelo Bosch SPV40X80:
Seguindo as instruções e seguindo os regulamentos de segurança, você pode instalar até mesmo a máquina de lavar louça mais cara da Bosch. Porém, se tiver alguma dificuldade relacionada à ligação da rede de esgoto, abastecimento de água ou energia, entre em contato com a central de atendimento. Lá você também pode solicitar serviços para posterior manutenção e reparo de eletrodomésticos. Embora vários problemas com uma máquina de lavar louça Bosch sejam bastante administráveis conserte você mesmo.
Gostaria de complementar a nossa publicação com informações úteis ou partilhar a sua própria experiência de instalação de uma máquina Bosch? Conte-nos sobre as dificuldades que você encontrou durante o processo de instalação, escreva suas recomendações e compartilhe fotos da obra finalizada nos comentários deste artigo.