Os 10 melhores eletrodos de soldagem: revisão, prós e contras
O resultado da soldagem depende diretamente das habilidades do soldador e do modelo selecionado inversor, e o mais importante - na qualidade dos eletrodos de soldagem.O material do eletrodo, mesmo da mesma marca, mas de fabricantes diferentes, dá resultados diferentes. Portanto, é importante conhecer as vantagens e desvantagens dos eletrodos de soldagem mais populares.
O conteúdo do artigo:
O que procurar ao escolher
Eletrodos de soldagem são produzidos para solucionar diversos problemas. Hoje a gama inclui mais de 200 tipos. E este é apenas o material do eletrodo do esquema clássico - fio-máquina mais revestimento. Externamente, os eletrodos de soldagem são semelhantes. Mas existem diferenças, e algumas sérias. Pelo menos pela forma como o metal da haste derrete e pelo comportamento do material de revestimento durante o processo de soldagem a arco.
Ao escolher, você precisa saber como o eletrodo se comporta quando quente sob carga de corrente e alta temperatura do arco. Além disso, os requisitos puramente tecnológicos para o material de soldagem são importantes:
- Capacidade de soldar com corrente contínua e alternada.
- Quão limpa a escória sai do metal fundido?
- Remoção completa dos gases de soldagem sem formação de cavidades e poros.
- Saturação uniforme da solda com metais de liga (óxidos reduzidos) e elementos.
- Quão difícil é acender um arco? Você pode bater com um eletrodo ou limpar a área inicial de ferrugem e sujeira.
- Adequação dos eletrodos de soldagem para assentamento de costura em qualquer posição das peças.
Além disso, os eletrodos devem ser bem armazenados, o material de revestimento não deve esfarelar ou rachar durante o transporte, secar ou rachar durante o processo de pré-secagem.
Um eletrodo de soldagem de alta qualidade é valorizado por sua capacidade de derreter uniformemente sob a influência de um arco sem respingos especiais do metal, aderir bem à borda derretida e resfriar sem fortes tensões térmicas e formação de rachaduras.
Na hora de escolher uma marca, preste atenção à composição do revestimento. Eletrodos com núcleo feito de liga especial são selecionados para a marca específica do metal a ser soldado (ferro fundido, aço inoxidável, alumínio). Sua composição é determinada pelo GOST ou pelos padrões da indústria. Portanto, todos os fabricantes de eletrodos especiais para soldagem no CIS possuem aproximadamente a mesma composição de núcleo. Não há muito por onde escolher aqui. O revestimento é outra questão. A receita de revestimento dos eletrodos é desenvolvida de acordo com normas, mas sua formulação e método de aplicação são selecionados individualmente por cada fabricante.
Para eletrodos importados, a empresa fabricante desenvolve tudo de forma independente e aprimora constantemente a tecnologia. Às vezes, esses são os melhores eletrodos para soldagem apenas pela maior qualidade das matérias-primas. O eletrodo sueco solda facilmente, sem queimaduras, metal de 2 mm, enquanto um eletrodo russo semelhante faz furos em uma folha de 3 mm.
Muitos soldadores profissionais tentam usar material de soldagem para soldagem industrial. Esses eletrodos são produzidos em pequenos lotes e feitos principalmente para uso em linhas de montagem de produção. Sua qualidade é superior, mas para soldagem inversora amadora eles não interessam, pois são projetados para operar máquinas de solda potentes com características especialmente selecionadas.
Mais eletrodos produzidos em massa para fins gerais são usados principalmente em reparos, montagem e construção em pequena escala. A qualidade dos eletrodos de soldagem de diferentes fabricantes, mesmo dentro do mesmo tipo, pode variar muito, embora sejam produzidos aproximadamente de acordo com o mesmo esquema.
Com base na composição do revestimento, eles podem ser divididos em 3 grupos:
- Eletrodos com revestimento rutilo e celulose-rutilo. O eletrodo será marcado com a letra “P”. A base do pó de revestimento é o rutilo, um mineral natural.
- Revestimentos básicos. A mistura de revestimento é feita à base de óxidos de cálcio e magnésio. Alguns fabricantes adicionam aditivos à composição do revestimento que melhoram a fusão do revestimento, a proteção do metal e o desperdício de escória.
- Os revestimentos ácidos são feitos de resinas de pasta de celulose, ferroligas e aditivos à base de halogênio (sais de flúor e bromo) que melhoram a fusão dos óxidos.
Eletrodos de soldagem com revestimentos do tipo básico (todas as marcas UONI) são marcados com a letra “B”. Básico, porque contém muitos óxidos de metais alcalino-terrosos ativos, cálcio e magnésio. Eles ligam compostos ácidos e proporcionam uma costura forte e flexível.
Eletrodos rutílicos, tanto AR ácido quanto RB básico, são utilizados na construção e soldagem de estruturas simples feitas de aços de baixo carbono (geralmente MP-3 e ANO-21). Eles são insensíveis à potência do arco e às características de tensão de corrente da máquina de solda. Bom material para soldadores amadores iniciantes. Antes do uso, deve ser calcinado e a soldagem realizada com umidade mínima do ar. Caso contrário, o arco se transforma em um diamante.
Além de silício e ferroligas, o revestimento ácido contém muitos sais. Você pode cozinhar diretamente sobre uma superfície enferrujada ou oxidada. O material do eletrodo é bem soldado ao metal base.Portanto, a escória acaba sendo fusível, os gases são intensamente removidos da solda.
Eletrodos com revestimento de celulose não são utilizados para juntas altamente carregadas devido à grande quantidade de hidrogênio liberado do fundido, a costura é irregular e porosa. Mas acredita-se que os eletrodos C sejam adequados para costuras verticais.
Isso é útil! Soldagem elétrica para iniciantes. Como soldar costuras verticais e horizontais usando soldagem elétrica.
Classificação dos melhores eletrodos para soldagem
A qualidade da costura de solda depende em grande parte da tecnologia utilizada pelo fabricante para preparar o material de revestimento, do método de aplicação e secagem e do metal para a haste central.
Se levarmos em conta todas as nuances, a classificação dos melhores eletrodos para soldagem ficará assim:
- Primeiro lugar – eletrodos da marca Quattro Elementi. Material de classe premium, pode ser utilizado para soldagem de aço carbono e aço inoxidável, utilizando corrente AC e DC. A qualidade da costura é uma das mais altas. Eles são caros, por isso são usados principalmente para reparos pontuais de peças e mecanismos críticos.
- Segundo lugar – material de eletrodo de soldagem Kobelko LB-52U. Revestimento tipo básico. Requer preparação preliminar (secagem) em câmara a 300°C por 10 minutos. A costura é plástica e durável (até 60 kg/mm2). Devido à ausência de trincas e penetração profunda, a classe é recomendada para soldagem de tubulações de aço especialmente críticas.
- Terceiro lugar – Eletrodos Lincoln Electric 13/55 (tipo UONI). A resistência da costura é ligeiramente inferior à do Kobelko, mas o preço acessível e a alta ductilidade da costura tornam os eletrodos indispensáveis para a soldagem de estruturas críticas de construção feitas de ligas e aços ferrosos.
Mas a lista de eletrodos de soldagem de alta qualidade não se limita a vários itens de consumíveis de soldagem fabricados com tecnologia especial. Normalmente, a soldagem envolve um grande consumo de eletrodos, por isso faz sentido considerar materiais de eletrodo mais acessíveis.
Os melhores eletrodos revestidos de rutilo
O rutilo não é dióxido de titânio, embora seja abundante na rocha rutílica. Para reduzir o custo da pasta de revestimento, ela geralmente é preparada não pela mistura de componentes individuais cuidadosamente purificados, mas pela restauração e purificação do próprio mineral natural. A tecnologia é antiga, mas ainda muito procurada.
Em materiais importados, a tecnologia de revestimento geralmente utiliza mistura e aplicação multicamadas de componentes purificados.
Quinto lugar – ESAB OK46
A qualidade da costura é alta, mas somente se a soldagem for realizada por um artesão experiente. Os eletrodos podem ser usados em corrente contínua e alternada e em cordões de solda de configurações complexas. Além disso, os eletrodos ESAB OK46 mantêm bem o arco mesmo em baixa tensão. Capaz de capturar um arco com uma haste de eletrodo ainda fria.
Valorizado pela disponibilidade e estabilidade do arco de soldagem. Mas não é recomendado para trabalhos em áreas abertas, pois um grande aumento da umidade do ar torna o arco instável.
Quarto lugar – WESTER MP-3
São utilizados exclusivamente para soldagem de peças de paredes finas. Utilizado para soldagem de aços de baixo carbono. Geralmente são folhas de metal, espaços em branco para cascos de tanques. Você pode soldar um recipiente para armazenar líquidos ou realizar reparos na carroceria do forro de um carro.
A empresa fabricante recomenda secar o material de soldagem antes da soldagem, mas, como mostra a prática, o revestimento pode suportar até mesmo opções de secagem extremas usando soldagem por pontos com baixa corrente e baixa tensão.
Terceiro lugar - RSE S-46
Esta marca é frequentemente classificada como eletrodos de rutilo-celulose, mas o principal material de fluxo continua sendo o rutilo purificado e enriquecido. Os eletrodos são valorizados por soldadores profissionais por:
- Estabilidade do arco.
- A soldagem proporciona uma costura densa, quase sem poros, com leve encolhimento do metal.
- Quantidade mínima de respingos.
- Você pode soldar mesmo em metal enferrujado.
O único aspecto negativo é que o RSE S-46 é uma classe especializada, projetada principalmente para soldagem de aços com baixo teor de carbono. Mas para construção ou fabricação de equipamentos baratos eles são ideais.
Segundo lugar – Magmaweld ESR-11
Material de eletrodo para soldagem de todos os aços, inclusive chapas galvanizadas. Os eletrodos são produzidos pelo escritório suíço "Magma". São um dos melhores eletrodos de soldagem para conectar peças de caldeiras e tubulações de alta pressão de pequeno e médio diâmetro.
São valorizados pelos artesãos pela alta qualidade da solda, a conexão é praticamente isenta de defeitos, sem microfissuras. O arco queima de forma estável durante a operação, sem faíscas e queimaduras, características da maioria dos materiais rutílicos.
A única desvantagem é a formação de grande quantidade de escória.
Primeiro lugar – Resanta MZ
Os eletrodos podem ser utilizados para soldagem em corrente alternada na união de peças de aço estrutural e de baixo carbono. A qualidade da soldagem DC de ligas e aços para ferramentas é um pouco pior devido à solda ser muito macia e rápida.Neste caso, é necessário passar várias vezes pela costura. Neste caso, a profundidade de soldagem necessária é alcançada e a alta ductilidade do metal soldado é mantida.
Resanta MZ é um dos poucos eletrodos para soldagem que fornece resistência de solda no nível de 50-55 kg/mm2. É inferior ao dos modelos com o tipo de revestimento principal, mas para o rutilo é um dos melhores indicadores.
Isto virá a calhar! Tipos de máquinas de solda – sutilezas de escolha e recursos de aplicação.
Melhores eletrodos revestidos básicos
Não se pode dizer que o material do eletrodo revestido com óxidos de magnésio e cálcio seja muito melhor que os modelos com revestimento de rutilo. Eletrodos básicos são usados para soldar peças pesadas e poderosas, principalmente onde a resistência e a alta resistência ao impacto da junta são principalmente importantes.
Quinto lugar – Kedr TsL-11
Utilizado para soldagem manual com arco curto para conectar peças de aço inoxidável 12Х18Н9Т. Cedar TsL-11 foi originalmente projetado para trabalhar com ligas e metais. Portanto, a temperatura do arco de soldagem é ligeiramente superior à dos revestimentos rutílicos. Neste caso é necessário realizar soldagem com arco curto. Isso requer um certo nível de habilidade do soldador. Se você alongar um pouco o arco, o banho de aço inoxidável fundido começará a absorver ativamente o nitrogênio do ar. Como resultado, a costura irá rachar à medida que esfria.
Cedar TsL-11 pode ser usado como eletrodo base para soldagem de qualquer aço estrutural e ferramenta. A haste central é feita de aço SV08Ch19N10B, e o revestimento principal possui um aditivo de fluorita moída. Portanto, durante o processo de soldagem com eletrodo Kedr TsL-11, pode aparecer no ar uma fumaça cáustica que machuca os olhos. Você só precisa trabalhar sob um capô.
Quarto lugar – ESAB SSSI 13
Se você não tem medo de queimaduras e cozinha com arco curto, os eletrodos mostrarão o seu melhor lado. Mas isso requer experiência e habilidades de um soldador profissional. A costura de soldagem é mais forte que a dos eletrodos com revestimento rutílico, em média 55-60 kg/mm2. O metal de solda é dúctil, sem trincas ou retração residual.
Recomendado para soldagem de qualquer equipamento perfilado em aços de baixa liga.
Terceiro lugar – OZL-8
Eletrodos produzidos pela fábrica Losinoostrovsky. Projetado para soldagem de chapas de aço inoxidável. Soldar chapas de aço inoxidável manualmente é muito difícil, mesmo para um profissional. Mas o OZL-8 fornece uma junta monolítica uniforme sem fissuras com uma resistência de até 54 kg/mm2, o que por si só é um bom resultado.
Ao mesmo tempo, as chapas podem ser soldadas com qualquer arranjo de peças de trabalho e podem ser feitas costuras verticais e no teto.
O único aspecto negativo é a presença de um processo de recristalização da costura. Ou seja, o OZL-8 não é usado para conectar peças críticas e altamente carregadas. Além disso, antes de iniciar a soldagem, o material de soldagem deve ser seco a 200°C por 50-60 minutos.
Segundo lugar – ESAB OK53,70
Material de eletrodo de soldagem com revestimento básico (cáustico). Produzido na Suécia pela ESAB Corporation. Distingue-se pela soldagem de alta qualidade em aços carbono. Pode ser usado para conectar peças de aço de baixa liga. Adequado para iniciantes que trabalham com equipamentos inversores.
Pode ser cozinhado em corrente alternada e contínua. De todas as marcas de base disponíveis no CIS, ESAB OK53.70 é considerada uma das melhores. Quando usada corretamente, a qualidade da costura é muito superior à do rutilo. Força de conexão – 53 kg/mm2, limite de escoamento – 44 kg/mm2.
ESAB OK53.70 é amplamente utilizado para soldagem de tubos e estruturas metálicas com maiores requisitos de rigidez. Em geral, a qualidade de penetração do metal grau OK 53.70 é visivelmente superior à do rutilo, enquanto praticamente não há queima de aditivos de liga e ferroligas.
Tal como acontece com a maioria dos revestimentos de base, o ESAB OK53.70 requer um período de secagem de 2 horas a temperaturas até 350°C antes da soldadura.
Primeiro lugar - Tsu-5
Projetado para uso industrial. Normalmente, o TsU-5 é usado para soldar estruturas, placas e carcaças enormes de unidades altamente carregadas (bombas e turbinas). A haste central é feita de fio Sv-08. O revestimento principal é feito à base de óxidos de cálcio com adição de sais de flúor.
Pode ser usado para soldagem em quase qualquer posição das peças.
A vantagem do TsU-5 é a alta resistência ao calor da costura. Após a normalização, a junta pode suportar aquecimento de até 400°C sem perder a resistência e ductilidade da costura. Antes de iniciar o trabalho, é necessário mantê-lo em câmara térmica a uma temperatura de 300-350°C.
A gama de eletrodos para soldagem é enorme. Há muito por onde escolher, mas antes de tomar uma decisão é necessário conhecer exatamente as características e condições de funcionamento da futura junta soldada. Além disso, durante o processo de preparação, o material deve ser calcinado e as superfícies a serem soldadas limpas. Portanto, sujeira e ferrugem prejudicam significativamente a resistência da costura, mesmo ao usar eletrodos caros e de alta qualidade.
Conte-nos sobre sua escolha de material de eletrodo. Quais marcas são melhores para soldagem e por quê?