Tipos de máquinas de solda - sutilezas de escolha e recursos de aplicação

Escolher uma unidade barata e de alta qualidade não é tão fácil quanto pode parecer.O mercado está repleto de ofertas e nem todos os tipos de máquinas de soldar são equivalentes entre si. Cada um tem características, vantagens e desvantagens. Você não deve ceder à persuasão dos gerentes de vendas - é melhor entender você mesmo a estrutura e os parâmetros dos soldadores, então será mais fácil fazer uma escolha.

Tipos, diferenças, prós e contras

Até recentemente, a demanda por soldadores compactos sem transformador era enorme. Certos tipos de máquinas de solda manuais foram criados em casa e foram adquiridos modelos de conversão produzidos por empresas da indústria de defesa.

Tipos de máquinas de solda

Hoje o mercado está saturado de ofertas. Os designs das máquinas de solda tornaram-se mais diversificados. Mas isso tornou os modelos mais avançados. Todos os soldadores modernos são baseados nos mesmos circuitos antigos, mas em uma nova base de elementos.

Por tipo, os dispositivos podem ser divididos em vários modelos básicos:

  • estruturas de transformadores;
  • circuitos inversores;
  • máquinas de soldagem para soldagem DC;
  • estruturas para soldagem em ambiente de gás protetor;
  • dispositivos de soldagem por pontos;
  • unidades de soldagem a gás.

Todos os itens acima se aplicam apenas a dispositivos cujo circuito e design permitem a conexão a uma fonte de alimentação doméstica de 220 V. Esta é uma limitação básica para todos os modelos domésticos.

Ao escolher o tipo de máquina de solda (exceto soldagem a gás), é necessário avaliar de forma realista as capacidades da rede elétrica. Os modelos modernos baseados em semicondutores podem funcionar em uma casa de campo ou em uma garagem, onde a tensão da rede pode estar na faixa de 150-240V. Dispositivos mais antigos com conversão de tensão de transformador precisam ser refeitos.

Isto virá a calhar! Máquina de solda para polipropileno E tubos de polietileno.

Transformadores

O tipo mais antigo de soldador. Usado ativamente há mais de cem anos. A base do dispositivo é um transformador pesado (até 20 kg) e potente (até 5 kW), que converte a tensão da rede de 220 V na entrada em uma tensão alternada de trabalho de 50-60 V.

Para soldagem de metal de alta qualidade, o transformador deve ter um certo tipo de característica corrente-tensão, muitas vezes caindo acentuadamente. Um transformador de potência normal removido de equipamentos industriais não é adequado para soldagem.

Transformadores

Antes de iniciar o trabalho, o transformador de soldagem é ajustado para determinadas características - corrente e intensidade do arco. Ao mover o resistor de lastro ou reator com as mãos, é possível obter uma característica de tensão-corrente de queda acentuada. Isso significa que a partir do momento em que o arco é aceso, a tensão diminuirá significativamente com o aumento da corrente, a quantidade de energia será liberada uniformemente, portanto não haverá queimaduras ou falta de penetração.

Lados positivos:

  • design simples, fácil reparo;
  • preço acessível;
  • alta corrente de soldagem – até 250A;
  • confiabilidade.

A vida útil de um transformador de soldagem enrolado em fio de cobre de alta qualidade é de 20 a 25 anos. Na prática, com manuseio cuidadoso, a vida útil é limitada apenas pela confiabilidade do isolamento. Um fio com isolamento de borracha patenteado pode fornecer 30 a 40 anos de operação sem problemas.

Desvantagens do dispositivo:

  • peso pesado;
  • complexidade de configuração;
  • uso limitado;
  • forte interferência criada pelo transformador na rede.

Não é recomendável realizar trabalhos com soldador transformador próximo a prédios altos, para evitar conflitos com os moradores.

Retificadores

Certos tipos de materiais, como aço inoxidável ou ferro fundido, são soldados em corrente contínua. Para isso você precisa de um retificador. Essencialmente, trata-se do mesmo transformador de soldagem, equipado adicionalmente com sistemas de controle e um bloco de válvulas semicondutoras que convertem a corrente de alternada em contínua. Todos os tipos de reguladores com transformador são montados em uma caixa compacta, mas pesada (10-12 kg).

Retificadores

Uma placa de controle baseada em tiristores é usada como regulador de modo. Com sua ajuda você pode ajustar o valor atual. O bloco de diodos de silício retificadores não é regulamentado. O tipo de corrente de soldagem é constante.

Lados positivos e negativos:
Fácil de configurar e operar.
Não requer tipos especiais de ajuste.
Fácil de reparar - não há peças escassas no regulador tiristor.
Tipos simples de problemas podem ser facilmente resolvidos por você mesmo.
Só é possível trabalhar com corrente contínua, portanto podem surgir dificuldades na soldagem de perfis de paredes espessas e certos tipos de produtos laminados.
É difícil soldar estruturas de paredes finas.
A placa do tiristor não tem proteção.

Retificadores

Para certos tipos de trabalhos de soldagem que requerem carga contínua de longo prazo, em vez de um regulador tiristor, é utilizado um shunt magnético instalado no enrolamento secundário. Ele é aberto ou fechado por meio da alça no painel frontal do aparelho.

A unidade é considerada confiável em operação, mas este tipo de soldador não é popular entre os amadores devido à difícil seleção dos modos de operação.

Inversores

Este tipo de equipamento de soldagem montado usando componentes eletrônicos. No projeto do dispositivo, a conversão de tensão é fornecida por um gerador eletrônico baseado em interruptores controlados. Existe um transformador, mas esse tipo de conversor funciona com tensão de alta frequência. Portanto, o peso e as dimensões do dispositivo são pequenos. O peso do inversor raramente ultrapassa 5 kg.

Inversores

Os soldadores inversores são montados em dois tipos de base de elemento - transistores MOSFET e elementos IGBT mais recentes. O primeiro tipo de semicondutores é produzido há mais de 50 anos e se diferencia pela confiabilidade e baixo preço. Existem cerca de 20 deles em um inversor. Eles superaquecem rapidamente; já a 60 ℃ a proteção frequentemente desarma.

Os novos IGBTs podem suportar temperaturas de até 90°C, e um inversor requer até 10 deles. Tais elementos são mais caros e não permitem todos os tipos de reparos. O tamanho do pacote semicondutor é pequeno e é difícil dessoldá-lo da placa.

Todos os tipos de máquinas de solda inversora funcionam de acordo com o mesmo esquema:

  • a corrente alternada proveniente da rede, tensão 220 V, é retificada em um bloco de diodos potentes;
  • no segundo estágio, o filtro elimina interferências. Ao mesmo tempo, este tipo de proteção impede que interferências voltem à rede, para que você possa cozinhar com inversor mesmo em apartamento;
  • após o filtro, o gerador converte corrente contínua em corrente alternada com frequência de cerca de 100 kHz.Isso possibilita a utilização de pequenas peças e elementos compactos;
  • o sinal do gerador é alimentado a um transformador de alta frequência, onde é reduzido para uma tensão de 50-60 W, após o que é retificado por válvulas de alta frequência.

Além do pequeno tamanho, a máquina de solda é interessante pela capacidade de ajustar com precisão a corrente do arco elétrico.

Lados positivos:

  • peso leve;
  • capacidade de soldar peças de paredes finas;
  • fácil configuração;
  • sem interferência de rede.

A maioria dos inversores possui opções adicionais que melhoram a qualidade da soldagem por trabalhadores não treinados. Por exemplo, ativar o Anti Stick evita que o eletrodo grude quando o arco é aceso. O sistema Hot Start aumenta a corrente e a tensão no momento da ignição do arco, facilitando o início do trabalho.

Os pontos negativos são que o inversor requer um manuseio cuidadoso. Se usado incorretamente, o gerador de alta frequência falha facilmente. A maioria dos tipos de reparos de soldadores exige a qualificação de um especialista em eletrônica.

Semiautomático

Um tipo de máquina de solda fundamentalmente novo, tem sido amplamente utilizado há décadas na produção industrial e durante trabalhos de reparo em oficinas especializadas. As máquinas de soldagem semiautomáticas tornaram-se disponíveis com o advento dos inversores compactos.

O dispositivo pode ter um ou dois invólucros. O primeiro bloco contém um conversor elétrico, semelhante a um inversor ou retificador. No segundo, existe um sistema de bobina para alimentação do fio de solda cobreado através de uma luva de borracha flexível até o ponto de soldagem. Há um cabo de alimentação de corrente dentro.

Se este for um tipo de dispositivo móvel e portátil, todos os elementos, exceto a manga, serão coletados em um bloco. Além disso, o gás CO é fornecido na manga2 de um cilindro com redutor de gás.

Semiautomático

Na extremidade da mangueira há um queimador de pistola com botão para ligar o gás e o fio. Durante a operação, a saliência do eletrodo de arame é de apenas 4-5 mm, de modo que a zona de soldagem fica completamente imersa no fluxo do gás de proteção.

A vantagem da máquina semiautomática é a alta qualidade da costura. Todos os tipos de chapas de aço finas podem ser soldadas.

Apesar de, segundo as estatísticas, 60% dos trabalhos de soldagem amadora serem realizados de forma semiautomática, o dispositivo apresenta muitos aspectos negativos:

  • consumíveis - fio e gás de boa qualidade, não são baratos;
  • peso pesado do sistema de soldagem;
  • enchimento rápido do local de trabalho com dióxido de carbono ou monóxido de carbono;
  • Periodicamente é necessário ajustar o funcionamento da válvula de gás e do carretel de alimentação de arame.

De todos os tipos de trabalhos de soldagem, uma máquina semiautomática se justifica para reparos de carrocerias, fabricação de tanques metálicos de grande volume e pequenos reparos em móveis metálicos.

Máquina de solda a arco de argônio

A soldagem com argônio difere de outros tipos porque utiliza uma tocha com bico de fornecimento de argônio e um eletrodo de tungstênio não consumível. Os demais elementos são feitos da mesma forma que os do dispositivo semiautomático, mas sem fio cobreado.

A essência do aparelho de arco de argônio é criar um arco suave e estável sobre uma poça de fusão de metal fundido. A zona de fusão tem apenas alguns milímetros. Portanto, diferentemente de outros tipos de soldagem, a costura é fina e uniforme, com uma onda pequena e quase imperceptível. Para compensar o “afundamento” da costura, um material de enchimento em forma de haste com aditivos de liga é adicionado ao banho.

Máquina de solda a arco de argônio

Desvantagens do uso de argônio:

  • o custo do argônio é uma ordem de grandeza superior ao do dióxido de carbono;
  • são necessárias habilidades profissionais no manuseio de argônio;
  • O argônio pulverizado no ar pode causar asfixia ou danos aos pulmões.

Normalmente a unidade é classificada como um dos tipos de máquinas de solda sem eletrodos, mas isso não é inteiramente verdade. Uma haste de tungstênio com diâmetro de 2 a 3 mm queima lentamente, mas também precisa ser trocada periodicamente.

A vantagem de uma máquina de solda a arco de argônio é a capacidade de soldar peças finas (<1 mm) sem superaquecimento ou deformação do produto. Além disso, metais não ferrosos, especialmente alumínio e cobre, são cozidos com argônio. A resistência e a estanqueidade da costura soldada são apenas ligeiramente inferiores ao metal original.

Máquina de solda a ponto

Devido ao alicate saindo do corpo, não se parece com um soldador tradicional. Uma máquina de solda é usada para realizar uma operação - soldar duas chapas finas de aço em um ponto.

O princípio de funcionamento é simples:

  • os espaços em branco são dobrados em um saco e presos com uma braçadeira com gaxetas;
  • selecionar um local para o ponto de soldagem;
  • leve o alicate até a ponta, pressione com força manual para garantir um contato elétrico confiável entre os eletrodos e o aço;
  • O aço aquecido por corrente elétrica passa ao estado plástico e é soldado.

Máquina de solda a ponto

O alicate deve permanecer comprimido. O dispositivo opera em rede normal de 220 V e não requer roupas de proteção especiais, máscaras ou aditivos. A velocidade de soldagem atinge 10 pontos/min.

Vantagens e desvantagens:
Alta velocidade de conexão.
Sem consumíveis ou cabo de soldagem.
Não há emissões de gases ou vapores metálicos.
O corpo com o alicate deve ser mantido suspenso durante a operação.
Não é possível trabalhar com todos os tipos de aços - são soldados principalmente aços pretos e de baixa liga.
A ferramenta é especializada, projetada para trabalhar chapas metálicas.

Máquina de corte e solda a gás

A instalação de soldagem a gás consiste em dois cilindros de alta pressão, um dos quais preenchido com oxigênio e o segundo com gás hidrocarboneto. Anteriormente era acetileno, agora é usado metileno ou propano. O peso dos cilindros é de 10 a 12 kg. As saídas de gás dos cilindros são alimentadas através de redutores de pressão através de mangueiras até o queimador de gás, onde ocorre a mistura e combustão da mistura.

A soldagem a gás é considerada a mais versátil de todos os tipos de soldagem. Pode ser usado para:

  • corte a gás e soldagem de aço. Se você tiver as habilidades, poderá soldar peças maciças e chapas de paredes finas;
  • limpeza térmica e queima de superfícies metálicas de todos os tipos e tipos de produtos;
  • para tratamento térmico, aquecimento antes do endurecimento, revenido, união de peças por encaixe a quente;
  • soldagem e soldagem de peças pequenas com soldas duras.

A soldagem a gás não requer conexão à rede elétrica, mas os gases deverão ser bombeados em estação especializada. As recargas são baratas. Os cilindros precisarão ser testados quanto à pressão antes do enchimento.

A soldagem a gás é o único tipo de soldagem que requer treinamento prévio no manuseio da tocha, redutor, válvulas e cilindros.

Soldagem plasma

O tipo mais moderno de tecnologia de soldagem. O dispositivo consiste em um bloco no qual estão localizados um inversor de soldagem e um compressor de ar. O fluxo de ar purificado, às vezes enriquecido com vapor de água, é alimentado em um queimador manual. Dentro do dispositivo queimador existem dois eletrodos de formato especial e um arco elétrico queima entre eles.O fluxo de ar é aquecido até o estado de plasma e soprado através de um bico resfriado na superfície a ser soldada.

Soldagem plasma

O plasma pode cortar todos os tipos de materiais e soldar quaisquer metais e ligas. A costura é fina e durável, a qualidade depende da haste de enchimento corretamente selecionada.

As máquinas de soldagem a plasma são usadas principalmente para soldagem de chapas finas de aço inoxidável, ferro fundido, cobre e corte de precisão de chapas brutas.

Quais parâmetros você deve usar para escolher um ou outro tipo de máquina de solda?

A decisão deve ser tomada com base na prática de aplicação. Foi desenvolvido um modelo específico de máquina de solda para um tipo específico de tarefa. Se você deseja apenas ter em sua casa uma ferramenta para soldar um quadro de bicicleta, cano, suporte, então uma máquina de solda chinesa na forma de uma broca servirá. Cozinha no máximo 5 minutos, mas é bem possível ferver uma costura de 3-4 cm.

Por outro lado, a “furadeira” chinesa é compacta e leve, por isso você pode encontrar facilmente um lugar para ela, mesmo em um apartamento.

Parâmetro 1. Potência

A primeira coisa que você precisa saber ao escolher uma máquina de solda é o estado da rede elétrica. Se em uma casa particular, em uma garagem ou em uma casa de campo a tensão permanecer estável em pelo menos 210 V, você poderá comprar um retificador. O transformador é recomendado apenas para casos em que os trabalhos de soldagem são realizados constantemente no mesmo local, com o mesmo material.

Se a energia “saltar”, um inversor ou plasma servirá. Neste último caso, pode ser necessário adquirir um estabilizador adicional. Também não é aconselhável realizar trabalhos de soldagem com máquina inversora com tensão de “salto”, pois a eficiência cai e a eletrônica superaquece. Mas um inversor é o único tipo de máquina de solda que pode operar com alimentação instável.

Parâmetro 2.Faixa de corrente de soldagem

Realmente não importa. Todos os tipos de soldadores modernos têm um alcance de 20-130A. Isso é suficiente para o trabalho doméstico.

Uma exceção pode ser um transformador ou retificador. Seu enrolamento secundário é composto por uma ou duas seções de enrolamento, através da comutação é possível reduzir ou aumentar a corrente de soldagem. Além disso, você precisará adquirir um reator e um conjunto de resistores de lastro para o enrolamento secundário. Se você souber escolher o reator certo para o enrolamento secundário limitar a corrente, a qualidade da costura será ideal.

Parâmetro 3. Diâmetro do eletrodo

Uma solução universal seria adquirir um inversor de média potência. Um dispositivo de alta qualidade com sistema de refrigeração integrado é capaz de trabalhar com qualquer eletrodo de até 5 mm de diâmetro. Você pode usar dois para fazer tachas, quatro ou cinco para fazer a costura principal.

Diâmetro do eletrodo, mmEspessura do metal, mmCorrente de soldagem, A
1,61-225-50
22-340-80
2,52-360-100
33-480-160
44-6120-200
56-8180-250
5-610-24220-320
6-830-60300-400

Se uma máquina de solda for necessária para tipos específicos de trabalho, é melhor usar um bom retificador. Por exemplo, ao soldar estruturas metálicas a partir de um perfil ou ângulo de aço, o soldador inversor superaquecerá rapidamente e desligará.

Você não pode cozinhar com corrente contínua reduzida; a profundidade de penetração e, portanto, a resistência da junta, será pequena, embora a costura possa parecer perfeita. Para trabalhar com eletrodo de 5 mm, a melhor opção seria um transformador de soldagem.

Parâmetro 4. Tensão de circuito aberto

Os inversores são recomendados para iniciantes. Eles possuem diversas funções integradas que evitam a aderência do eletrodo e estabilizam o arco durante a ignição. Nesse caso, a eletrônica aumenta artificialmente a tensão de circuito aberto acima de 60 V no início do processo e, em seguida, reduz-a instantaneamente para 45-50 V, ao mesmo tempo que aumenta a corrente.

Voltagem de circuito aberto

O único aspecto negativo é que os sistemas antiaderentes integrados e estabilizadores de arco geralmente falham e pode ser mais difícil cozinhar com um inversor do que com um retificador.

Nos modelos de transformadores simples, a tensão de circuito aberto é de 50-60 V, dependendo do eletrodo utilizado. Para máquinas semiautomáticas, a velocidade de marcha lenta é ainda menor - até 35 V.

Parâmetro 5. Ciclo de trabalho

Normalmente, o fabricante do equipamento de soldagem indica no passaporte os parâmetros “tempo de operação em corrente máxima” e “tempo de resfriamento”. Para um inversor médio, o ciclo operacional é de 10 minutos de operação e 5-6 minutos de resfriamento com um ventilador funcionando. Isso é suficiente para trabalhos amadores. Para instalação de soldagem, o ciclo operacional corresponde ao tempo de queima de um ou dois eletrodos.

Para um transformador e retificador, o ciclo depende do diâmetro do eletrodo e da corrente operacional. Dispositivos semiautomáticos, de argônio e plasma são limitados pela pressão do gás na saída do redutor.

Parâmetro 6. Peso do dispositivo

O melhor indicador é para opções portáteis, modelos inversores - 3-5 kg, retificadores e plasma - até 10 kg. Faz sentido comprar máquinas de solda mais pesadas se o equipamento for utilizado em atividades profissionais.

Peso do dispositivo

O aumento do peso do inversor ou retificador indica que a empresa fabricante não economizou na instalação de radiadores de refrigeração. Para um transformador, um peso grande geralmente indica boa qualidade do núcleo, fios de cobre dos enrolamentos primário e secundário.

Para outros tipos de máquinas de solda, o peso não importa, pois são fixadas em cilindros de gás e utilizadas em modo estacionário.

Parâmetro 7. Potência máxima do dispositivo

O soldador deve ser poderoso.A potência ideal de uma máquina de solda para trabalho doméstico é de 3-5 kW para transformadores, retificadores, sistemas de soldagem a ponto, 3-4 kW para inversores. Para máquinas semiautomáticas, modelos de argônio e plasma - 2-2,5 kW.

Existem muitas técnicas e formas de reduzir a corrente de soldagem, adaptar o funcionamento de uma máquina semiautomática com potência mínima e soldar metais finos. Mas se a potência da máquina de solda, independente do tipo, não for suficiente para soldar o metal em toda a sua profundidade, então isso é um desastre.

A ideia de soldar uma costura em várias passagens é boa, mas não para o nível doméstico, pois requer formação profissional, experiência e conhecimento. Quanto mais potente for a máquina de soldar, maior será a vida útil.

Parâmetro 8. Comprimento e seção transversal do cabo

Para dispositivos elétricos com conversão de tensão de transformador, a seção transversal e o comprimento dos cabos, ou em outras palavras, as “mangueiras” de soldagem são um problema. As únicas exceções serão soldagem semiautomática, plasma, argônio e ponto.

A maioria das empresas fabricantes completa seus produtos com “mangueiras” de 2,5-3 m, com seção transversal de 30-50 mm2. Isso é suficiente para soldar uma pequena costura em uma bancada, desde que a máquina de solda esteja no chão sob seus pés.

Se estamos falando de trabalhos mais complexos, por exemplo, conserto de máquinas, soldagem de canto no telhado de uma cobertura, então o comprimento das “mangueiras de soldagem” deve ser de 3 a 5 m, com seção transversal de pelo menos 100 milímetros2 em isolamento de borracha resistente ao calor. E mesmo esse cabo aquece até 70-100 ℃ após 10-15 minutos de trabalho intensivo.

Parâmetro 9. Tipo de corrente

Idealmente, o projeto da máquina de solda deve permitir a operação em corrente alternada e contínua. A alternância é usada para soldar metais ferrosos; a soldagem constante é usada para soldar ferro fundido, aço inoxidável e, às vezes, estruturas de paredes finas.

Se você não puder escolher, é melhor usar uma máquina de solda com corrente contínua.

Parâmetro 10. Indicadores adicionais

Além dos dados técnicos, ao escolher uma máquina de solda, é preciso estar atento à resistência e ao acabamento. Na hora de escolher, você pode coletar avaliações sobre diversos tipos e modelos, além de ver a opinião de profissionais. Se o soldador tem reputação de ser indestrutível, esta é a melhor recomendação a ser escolhida.

A durabilidade de uma máquina de solda está diretamente relacionada à qualidade do acabamento e das peças utilizadas. Por exemplo, se o gabinete contiver um cooler de computador de 120 mm em vez de uma ventoinha especial, é melhor recusar a compra.

Que tipos de máquinas de solda são adequadas para uso doméstico

Um inversor com potência de 3 kW é adequado para a pessoa média. Os fãs de fazer produtos caseiros escolhem aparelhos de tipo semelhante, mas com pequenas modificações. Eles trocam o ventilador e os interruptores, instalam mangueiras de soldagem mais longas e mais grossas.

Para um apartamento, uma unidade inversora de 1,8-2,5 kW é suficiente. Isso é suficiente para soldar dobradiças em uma porta ou quadro de bicicleta. Para uma casa ou chalé particular, a melhor solução seria um retificador inversor de até 5 kW.

Se você se dedica à criatividade técnica, então a melhor solução seria o plasma: é uma máquina de solda cara e versátil, mas pode lidar com qualquer material.

Que tipos de máquinas de solda são adequadas para uso doméstico

São possíveis combinações de vários tipos de máquinas de soldar. Os refrigeradores usam soldagem a gás ou argônio. Para consertar carros você precisará de um conjunto de máquina semiautomática e queimador de gás. Se você consertar o corpo, também faça soldagem por pontos.

As máquinas de solda de argônio são usadas para reparar motores de automóveis, panelas de alumínio e molduras de vidro de todos os tipos.

Fabricantes populares

Existem muitos modelos de máquinas de solda, é difícil entendê-los, então você tem que focar na reputação e nas características dos fabricantes de máquinas de solda.

Vejamos os fabricantes mais populares de máquinas de solda e criemos nossa própria classificação.

Aurora-PRO

Leve, compacto, segura bem o arco. As máquinas de solda são montadas com componentes da China e da Europa. Fornecido com um estojo de armazenamento.

Entre as deficiências está a baixa qualidade dos cabos de soldagem, quebra dos cabos. Do lado positivo, há uma garantia de 2 anos.

Solda Azul

Uma marca italiana há muito conhecida na Rússia. Máquinas de solda de todos os tipos são montadas na Itália. O preço é moderadamente alto. Retificadores convencionais estão em demanda. Os inversores custam quase o dobro dos concorrentes.

Brima

Marca alemã, especialização - máquinas de soldar de todos os tipos. Os componentes são produzidos no Sudeste Asiático, a montagem é na Europa. A qualidade não é ruim, distingue-se pela resistência e pela capacidade de trabalhar por muito tempo em correntes máximas.

Entre as desvantagens estão os botões de controle que quebram facilmente e o alto custo dos inversores.

Elite

Marca russa. Mas máquinas de solda de todos os tipos são produzidas na China. Eles são caracterizados por maior peso e cabos curtos. Os botões de controle geralmente quebram. A qualidade da soldagem é elevada, o custo é inferior ao dos análogos europeus. Mal reparado.

Eurolux

A maior parte da linha de produtos da empresa consiste em máquinas de solda com conversores inversores. Uma excelente opção para apartamento. Belo design, boa qualidade de costura. Existem muitas falsificações no mercado.

Eurolux

FoxWeld

Marca italiana para máquinas de soldar de todos os tipos.Toda a produção e montagem estão localizadas na China. Os soldadores são caracterizados pela alta confiabilidade da eletrônica, cabos e mangueiras de soldagem de baixa qualidade. O design não é dos melhores. Existe uma rede de oficinas de garantia na Rússia.

Fubag

Uma empresa registrada na Alemanha e fabricada na China. Produz principalmente inversores. A qualidade da soldagem é média. Os produtos são claramente superfaturados.

O design do hardware é de alto nível, os soldadores estão bem montados. Existe uma rede de oficinas em garantia, mas os reparos são caros.

Kedr

Uma empresa russa que produz todos os tipos de equipamentos de soldagem, desde soldagem com argônio até inversores e máquinas semiautomáticas. Garantia de dois anos. O nível de design é “C”.

A maioria dos produtos é caracterizada por maior peso e cabos de soldagem de baixa qualidade. A qualidade da soldagem é alta e funciona perfeitamente mesmo em condições climáticas extremas.

Patriota

Famosa marca americana. Produz soldadores inversores, soldadores semiautomáticos e de argônio. Garantia 1 ano e 3 anos.

As máquinas de solda são superiores em qualidade e confiabilidade às marcas europeias.

RedVerg

Empresa produtora americana. Produz máquinas de solda de todos os tipos - nível profissional e amador. Os produtos no mercado são representados principalmente por modelos de inversores de alta qualidade e máquinas semiautomáticas de dióxido de carbono. Vendido a um preço abaixo da média, distingue-se pela fiabilidade e soldadura de elevada qualidade.

Resanta

A marca está registrada na Letônia, os equipamentos elétricos são produzidos na China. As principais vendas de todos os tipos de equipamentos de soldagem são realizadas em Moscou.A qualidade dos aparelhos é visivelmente inferior aos europeus e americanos, mas melhor que os chineses.

Stavr

Marca russa de retificadores de soldagem e máquinas inversoras. O equipamento Stavr se distingue por um layout bem pensado, mas baixa confiabilidade na alimentação mecânica do fio.

A costura de soldagem não é satisfatória, mas para trabalhar como Stavr você precisa ter pelo menos habilidades básicas de soldagem.

Svarog

Empresa russa. Produz equipamentos de soldagem com a preocupação Shenzhen Jasic Technology. A montagem em grande escala é realizada principalmente a partir de componentes importados, portanto a qualidade das máquinas de solda dos principais tipos é alta.

Oeste

Marca registrada no Reino Unido. A empresa com o mesmo nome produz e comercializa todo o tipo de equipamentos de soldadura, com garantia de reparação dos seus produtos.

Oeste

O nível de qualidade é comprovado pelo fato dos aparelhos terem garantia de até 5 anos.

Classificação das melhores máquinas de solda de engineering-pt.techinfus.com:
Aurora-PRO
1
Oeste
1
Solda Azul
0
Brima
0
Eurolux
0
FoxWeld
0
Fubag
0
Kedr
0
Patriota
0
RedVerg
0
Resanta
0
Stavr
0
Svarog
0
Elite
-1

Todos os principais tipos de máquinas de solda foram otimizados em design e testados muitas vezes na prática. No entanto, mesmo marcas conhecidas têm problemas. Portanto, antes de comprar, é necessário fazer uma análise, comparando os aspectos negativos e positivos dos modelos selecionados.

Artigo para você! 10 melhores máscaras para soldadores: revisão, foto, preço. TOP 10 melhores eletrodos de soldagem.

Inversor de soldagem FUBAG IQ 160. Primeiras impressões após a compra: vídeo.

Compartilhe sua experiência na escolha de tais dispositivos nos comentários. Salve o artigo nos favoritos e compartilhe-o nas redes sociais.

Comentários dos visitantes
  1. Semyon Grishaev

    Leve apenas alisadores; a máquina é confiável, embora um pouco pesada. Funcionará por vinte anos. Os inversores são todos lixo; eles quebram após um ou dois anos de uso. Em dez anos não haverá mais microcircuitos, não haverá nada para consertar.

  2. Valentin Alekseevich

    Existem poucos soldadores francamente ruins no mercado, geralmente são modelos falsificados de marca, então eu não me atreveria a comprar um de “marca”. A melhor opção é uma marca russa, mas o “recheio” do soldador é montado com peças importadas, definitivamente não chinesas.

Adicione um comentário

Aquecimento

Ventilação

Elétrica