Pistolas de calor com óleo usado: análise dos tipos + instruções para fazer as suas próprias

Um método rápido e simples de aumentar a temperatura em uma sala são vários tipos de grandes unidades de aquecimento, que incluem pistolas de calor a óleo residual.

Tais dispositivos, que permitem aquecer até mesmo grandes espaços em pouco tempo, são especialmente utilizados para aquecimento de oficinas, garagens, centros automotivos e outras instalações de escritórios e industriais onde se acumula uma grande quantidade de resíduos.

Neste material consideraremos detalhadamente o princípio de funcionamento das pistolas de ar quente e suas variedades. Também listaremos vários fabricantes de equipamentos populares e mostraremos como fazer uma pistola de ar quente com suas próprias mãos.

Princípio geral de funcionamento das armas

A designação “pistolas de calor” refere-se a geradores de calor móveis capazes de fornecer rapidamente grandes quantidades de calor.

Esses dispositivos receberam esse nome tanto por sua forma oblonga específica quanto pelo poderoso fluxo de ar aquecido que emerge de um orifício especialmente projetado.

Diagrama de pistola de calor
Representação esquemática do projeto de uma pistola de ar quente.Nos modelos movidos a eletricidade, o tanque de combustível é substituído por um poderoso elemento de aquecimento - um aquecedor elétrico tubular

O princípio de funcionamento de vários tipos de tais dispositivos é o seguinte:

  • O principal componente de tais dispositivos é o componente de aquecimento (elemento de aquecimento, queimador). Está alojado em uma caixa de metal. O dispositivo começa a gerar calor somente depois de ser ligado ou aceso.
  • Um poderoso ventilador embutido conduz um fluxo de ar pelo interior, cuja temperatura aumenta ao entrar em contato com o componente de aquecimento.
  • A massa de ar quente é empurrada com força através do bico da pistola, graças ao qual mesmo uma sala grande pode ser aquecida em poucos minutos.

Vários combustíveis podem ser usados ​​como combustível para armas: eletricidade, água quente, óleo diesel, gás liquefeito, resíduos minerais e óleos biológicos. Dependendo do combustível utilizado, os designs dos modelos podem diferir ligeiramente entre si.

Principais características do dispositivo

Os modelos de pistolas de calor de alta qualidade são caracterizados pelas seguintes características:

  • resistência e confiabilidade na operação;
  • resistência a danos mecânicos, mudanças de temperatura e corrosão;
  • resistência à água, devido à qual tais aquecedores podem ser utilizados para aquecimento de ambientes com alta umidade do ar;
  • durabilidade - com uso adequado, os dispositivos podem durar de 5 a 10 anos ou até mais, sem exigir manutenção especial ou reparos;
  • grande gama de modelos; Os fabricantes produzem pequenas pistolas de calor móveis usadas para fins domésticos e grandes dispositivos estacionários que são úteis para aquecer grandes espaços, como oficinas de produção ou armazéns.

Deve-se lembrar que as pistolas de ar quente devem ser utilizadas em ambientes ventilados com sistema de alimentação de ar ou com possibilidade de ventilação regular.

Indicador de energia necessária

O principal indicador de um dispositivo é a sua potência, pois dela depende o funcionamento eficaz do dispositivo.

Para determinar a transferência de calor necessária do dispositivo, é importante levar em consideração simultaneamente vários indicadores:

  • O volume do espaço aquecido, para calculá-lo basta multiplicar seus parâmetros (altura, largura, comprimento).
  • A diferença entre as temperaturas dentro e fora da sala.
  • Coeficiente de perda de calor, cujo valor depende do isolamento térmico da sala. O valor médio deste indicador é 1-2, enquanto um edifício não isolado tem um coeficiente de 3-4 e uma casa bem isolada tem um coeficiente de 0,6.

O valor mínimo da potência necessária, indicado em quilocalorias por hora, pode ser obtido multiplicando os valores acima.

Para converter um determinado número em quilowatts, basta multiplicar o número por um fator de 0,001163. Esse valor deve ser levado em consideração na hora de escolher um aparelho pronto em uma loja.

Recursos de pistolas de ar quente durante o teste

O projeto das unidades que operam com óleos usados ​​​​é geralmente semelhante a outros tipos de armas. Sua característica é um queimador com tigela de combustão equipada, ao qual o combustível (motor ou outro óleo) é fornecido por meio de uma bomba rotativa.

Diagrama de pistola de calor
Diagrama de operação de uma pistola de ar quente durante testes com sobrealimentação e pressurização, bomba de óleo remota, dois dutos de gás e uma unidade de controle

Sob a influência do calor, as substâncias inflamáveis ​​queimam, libertando calor e produtos de combustão, que são descarregados para fora da divisão através de uma chaminé especialmente concebida para o efeito.

Diferentes modelos podem ter seus próprios recursos de design. Alguns possuem dois ventiladores, um dos quais aquece o compartimento de combustão, o outro fornece ar fresco para a câmara. Outros utilizam uma bomba de óleo remota, através da qual o combustível entra na câmara de combustão.

Bio-óleos como combustível para uma arma
Os óleos biológicos que se tornaram inutilizáveis, em particular os óleos profundos irremediavelmente rançosos, também podem ser usados ​​como combustível para fornos térmicos durante o processamento.

Os canhões de óleo são considerados seguros para uso por pessoas e animais de estimação. Podem ser utilizados para aquecimento de garagens, armazéns, estufas e outras instalações. Nenhuma licença é necessária para seu uso, mas ao usá-los, as normas de segurança contra incêndio devem ser observadas.

Tipos de unidades de óleo usadas

Semelhante às armas a gás e diesel, os dispositivos de mineração podem ser de dois tipos principais: diretos e indiretos.

Para modelos do primeiro tipo (aquecimento direto) dentro do corpo do cilindro há um queimador de gás redondo, que é soprado de todos os lados por um fluxo de ar que sai do ventilador. A massa de ar aquecida, juntamente com os produtos da combustão, é liberada através de um tubo localizado no lado oposto da pistola.

Tipos de pistolas de calor
Uma pistola de aquecimento direto tem maior produção de calor, mas durante o seu funcionamento substâncias nocivas entram na sala. Os modelos com ação indireta não apresentam essa desvantagem.

Como os resíduos gasosos contêm substâncias nocivas à saúde de pessoas e animais, recomenda-se a utilização de canhões apenas em espaços bem ventilados. Dispositivos de aquecimento direto podem ser usados ​​para manter uma temperatura confortável em áreas desocupadas: edifícios, garagens, oficinas.

Projetos de pistolas de ar quente do segundo tipo (aquecimento indireto) estão equipados com um sistema incorporado que permite a separação dos gases de combustão libertados durante a combustão do óleo. Ao mesmo tempo, o calor deles é transferido para o ar soprado pelo ventilador, que se acumula em um trocador de calor previsto para esse fim, o que evita o contato direto entre o gás e as massas de ar.

Este último, após o aquecimento, sai da câmara de troca de calor por uma abertura especial equipada na carcaça, enquanto os produtos da combustão saem da pistola pelo tubo lateral, que está conectado ao tubo da chaminé.

Os modelos de aquecimento indireto são ecológicos: quando utilizados, não entram gases nocivos na divisão e não existem odores, tornando estes dispositivos adequados para aquecer divisões na presença de pessoas.

Todas as pistolas de calor em teste também podem ser divididas nas seguintes categorias:

  • Estacionário – dispositivos de alta potência instalados em um só lugar e conectados à chaminé.
  • Móvel – dispositivos compactos que podem ser movidos pela sala. Via de regra, possuem aquecimento direto e baixa potência, pois dispositivos com transferência de calor em grande escala emitem muitos produtos de combustão.

Os dispositivos que operam com óleos usados ​​variam em tamanho, forma, design e presença de funções adicionais.

Vantagens e desvantagens das armas durante os testes

Os dispositivos de aquecimento a óleo têm seus lados positivos e negativos. Armas deste tipo têm muitas vantagens.

Eles universal: as unidades térmicas podem funcionar não só com óleos minerais (térmicos, motores), mas também com outros tipos de combustível, por exemplo, óleo biológico ou uma mistura de substâncias inflamáveis. Somente não é permitido o uso de óleos de transformador e outros cuja densidade exceda 90 na escala SAE.

Vantagens dos modelos em desenvolvimento
Os dispositivos de aquecimento, em cujo funcionamento são utilizados diversos óleos usados, permitem a eliminação de resíduos de combustíveis de transporte que poluem o meio ambiente

Eles barato: o óleo mineral ou biológico residual, utilizado como combustível para modelos semelhantes de aquecedores térmicos, não pode ser recuperado e é um resíduo de produção. Pode ser adquirido a um custo mínimo.

Os dispositivos têm alta eficiência. A eficiência dos modelos modernos de dispositivos térmicos pode chegar a 100%.

Usando pistolas de calor
Pistolas de ar quente de vários tipos são amplamente utilizadas tanto na vida cotidiana quanto na economia nacional. São utilizados para aquecimento de emergência de habitações, mantendo uma temperatura confortável em edifícios públicos e industriais, estufas e conservatórios.

Ao utilizar modelos de aquecimento indireto, o aparelho não emite odores desagradáveis, fuligem e fuligem, para que o ar do ambiente permaneça sempre limpo.

Mas quando o combustível queima nos aparelhos, é liberado dióxido de carbono, cuja quantidade depende da potência do aparelho. Devido ao alto teor de CO2 nos escapamentos, é desejável que as pistolas com alta transferência de calor sejam “amarradas” às chaminés através das quais os produtos de combustão são descarregados, de modo que os modelos de alta potência ficam quase sempre estacionários durante os testes.

Arma faça você mesmo sendo testada

O design de uma pistola de ar quente é bastante simples; portanto, se você tiver certas habilidades operacionais, poderá tentar montar essa unidade sozinho.

Aquecedor caseiro

Para fazer o dispositivo sozinho, você pode usar um diagrama simplificado de uma pistola de ar quente. Na parte inferior da estrutura existe um tanque de combustível, acima do qual há um ventilador e uma câmara de trabalho. Este último é abastecido com combustível, enquanto o ventilador bombeia ar quente para o ambiente.

Características de uma arma caseira
Um dispositivo térmico caseiro para teste custará muito menos do que um comprado em uma loja, mas suas características técnicas são um pouco inferiores

Além disso, o dispositivo contém uma bomba, um filtro e um tubo de conexão por onde passa o combustível, um bico para liberação dos produtos da combustão, um tubo para ar aquecido e vários outros elementos.

Peças e materiais necessários

Antes de iniciar o trabalho, você deve estocar materiais ou componentes prontos do dispositivo.

Elementos de um dispositivo caseiro
Ao fazer um aquecedor térmico usando óleo usado, você pode usar uma parte serrada de um cilindro de gás antigo como corpo.

Corpo da pistola de calor, para o qual é necessário utilizar metal de paredes espessas. Por exemplo, uma seção de tubo de tamanho adequado ou outro produto adequado pode ser usado como esta peça. Você também pode fazer o corpo a partir de uma chapa grossa de aço inoxidável (3-4 mm) soldando a costura.

A câmara de combustão. Esta peça é adequada para um cilindro de metal cujo diâmetro é metade do diâmetro do corpo.

Tanque de combustível. Este elemento é uma tigela feita de um material com baixa condutividade térmica. Um tanque de metal comum, cuidadosamente coberto com um isolante térmico, também funcionará.

Ventilador para pistola de calor
O ventilador, necessário para a instalação de um dispositivo térmico durante a mineração, pode ser adquirido na loja ou utilizar um dispositivo existente desde que esteja em bom estado

. Para garantir um design simples e confiável, é preferível usar um ventilador de impulsor confiável e econômico de 220 volts, que seja fácil de usar e durável.

Existem vários artigos em nosso site nos quais examinamos detalhadamente como construir uma pistola de ar quente com suas próprias mãos. Recomendamos lê-los também:

  1. Pistola de calor para diferentes tipos de combustível.
  2. Pistola de aquecimento de óleo residual.
  3. Pistola de calor a diesel.
  4. Pistola de gás térmico.

Instalação do dispositivo durante o teste

Em primeiro lugar, você deve pegar um tubo, cilindro ou outro invólucro externo do dispositivo.

  • Na parte inferior há um aquecedor e um tanque de combustível, que devem ser separados da parte superior do aparelho a uma distância de 15 cm, para deixar essa parte do aparelho mais arrumada, ela pode ser escondida em uma caixa de metal.
  • No centro do espaço livre é instalada uma câmara de combustão, para a qual pode ser utilizado um tubo galvanizado. O compartimento é vedado em ambos os lados, após o que são feitos furos para o bico e a exaustão dos fumos. A câmara de combustão está firmemente fixada às paredes da carcaça. É aconselhável equipar o compartimento de trabalho com ignição piezoelétrica e também conectar um ventilador ao mesmo.
  • Em seguida, é necessário instalar uma bomba de combustível com bico, adicionando um filtro entre essas peças. Também é importante organizar um tubo de saída do tanque, por onde os resíduos fluirão para o filtro de combustível e injetor.
  • Também é necessário resolver o problema da fonte de alimentação do ventilador. Se houver uma tomada elétrica ao alcance, este item poderá ser conectado a uma tomada. Se não estiver disponível, você terá que usar uma bateria.

Por fim, é necessário cobrir os buracos localizados na parte superior com redes.

Dicas para usar pistolas de ar quente

Os especialistas recomendam prestar atenção aos seguintes pontos ao produzir dispositivos de aquecimento:

  • Ao operar o aparelho, você deve seguir as regras de segurança: lembre-se que a uma distância de 1 metro do aparelho, a temperatura do fluxo de ar aquecido pode chegar a 300 °COM.
  • Para aquecer uma sala de 600 metros quadrados, bastam 10 litros de combustível.
  • É necessário limpar o recipiente de evaporação, retirando a escória dos resíduos, uma vez após 20-50 horas de funcionamento do aparelho.
  • Não deve ser permitida a entrada de água na célula de combustível juntamente com óleo usado ou outros tipos de combustível. Se uma grande quantidade deste líquido entrar no tanque, o queimador pode apagar.

Também não se deve esquecer das regras de segurança contra incêndio: é melhor não deixar os aquecedores caseiros sem vigilância e também ter ao seu alcance um extintor de incêndio ou outro dispositivo de extinção de incêndio.

Fabricantes de pistolas de ar quente em desenvolvimento

À venda você encontra modelos prontos de aparelhos que funcionam com óleo residual.Eles diferem dos dispositivos caseiros pela aparência estética, alta eficiência, intensidade energética e altas características técnicas.

Os modelos modernos são equipados com ignição elétrica e automação, graças às quais é possível regular o abastecimento de combustível, desligar o aparelho com urgência em situações de emergência, definir diferentes condições térmicas e adaptar a unidade para funcionar com diferentes tipos de combustível.

Os dispositivos que operam com óleos usados ​​são produzidos por empresas localizadas na Europa, nos EUA e na Ásia. Vamos citar apenas alguns fabricantes respeitáveis ​​e seus principais modelos.

Kroll - qualidade verdadeiramente alemã

A conhecida empresa, fundada há mais de 30 anos, é considerada uma das líderes mundiais na área de equipamentos de aquecimento (queimadores, desumidificadores, pistolas de calor, geradores).

Pistola de calor Kroll
Os modelos Kroll são acessíveis e de tamanho pequeno. Devido ao mínimo de automação, sua manutenção não requer equipamentos complexos ou auxílio de especialistas

Os produtos desta marca, que possuem todos os certificados de qualidade russos e europeus necessários, são seguros, econômicos, confiáveis ​​​​no funcionamento e também possuem um design atraente.

A Master é uma empresa com meio século de experiência

Renomado fabricante americano, um dos líderes em vendas de equipamentos térmicos, principalmente geradores de calor. Os parâmetros técnicos dos dispositivos propostos demonstram desempenho recorde na indústria, ao mesmo tempo, quase todas as opções são compactas e portáteis.

Forno térmico Master
O aquecedor estacionário MASTER WA 33B, produzindo até 30 quilowatts de calor, pode operar em qualquer tipo de mineração. O design do dispositivo fornece ignição manual, caixa resistente ao desgaste e totalmente segura

A linha MASTER WA combina uma série de dispositivos econômicos que podem operar com quase qualquer tipo de combustível irradiado: óleos motores e biológicos, fluido hidráulico. A potência dos modelos incluídos na série varia de 19 a 59 kW, graças aos quais você pode facilmente selecionar um dispositivo para aquecer um ambiente de uma determinada área.

EnergyLogic - aquecedores de óleo residual

A empresa americana, com 30 anos de experiência e dezenas de inovações patenteadas, dá especial ênfase à produção de caldeiras, queimadores, aquecedores e outros equipamentos que funcionam com óleos usados.

Pistolas de calor EnergyLogic
O modelo EnergyLogic EL-200H é equipado com bomba de combustível, que permite dosar com precisão diferentes tipos de combustível. Possui ainda persianas para saída de ar quente, que podem ter diferentes localizações

Os produtos são feitos principalmente de aço inoxidável, que é resistente à corrosão e possui excelente capacidade de suportar altas temperaturas. Neste caso são utilizadas peças padronizadas amplamente disponíveis no mercado, o que facilita a operação, simplifica a instalação e a manutenção.

Hiton - dispositivos de orçamento

Empresa polaca fundada em 2002.

A empresa é especializada na produção de dispositivos de aquecimento ecológicos, incluindo geradores de calor e pistolas de calor que funcionam com óleo de motor usado.

Aquecedores na mineração de Hiton
Os aquecedores Hiton, cuja eficiência pode chegar a 91%, são equipados com tanque de combustível e queimador, caracterizam-se por um design simples, não requerem instalação complexa e funcionam de forma confiável por muito tempo

Os aquecedores tipo gotejamento desta marca HP-115, HP-125, HP-145, HP-145R podem operar com óleos minerais residuais, óleo diesel ou uma mistura desses dois tipos de combustível, bem como óleos vegetais.

Conclusões e vídeo útil sobre o tema

No vídeo abaixo você pode ver instruções detalhadas sobre como criar de forma independente uma pistola de ar quente que funcione durante a mineração.

Uma pistola de calor residual feita por você mesmo ou comprada em loja permitirá que você economize significativamente dinheiro na fonte de energia ao usar um produto essencialmente residual - óleo de motor usado.

Ao operar o aparelho, deve-se lembrar que ele pode se tornar fonte de incêndio, por isso é aconselhável seguir todas as normas de segurança contra incêndio e não deixar o aparelho sem vigilância.

Não consegue decidir sobre a escolha da pistola de ar quente ou ainda tem dúvidas sobre como construir o dispositivo sozinho? Deixe seus comentários, compartilhe sua experiência e tire dúvidas no bloco abaixo.

Adicione um comentário

Aquecimento

Ventilação

Elétrica