Análise do sistema split Mitsubishi Electric MSZ-DM25VA: a caminho da perfeição
Cansado de suar em seu apartamento ou escritório no verão ou de congelar na baixa temporada em vez de desfrutar de um clima confortável? Então, é hora de comprar um ar condicionado. Mas como não se confundir com a variedade de ofertas de diferentes marcas?
Aconselhamos você a prestar atenção a uma unidade tão elegante como o sistema split Mitsubishi Electric MSZ DM25VA - um produto de um famoso fabricante japonês, que é o padrão de fabricação e qualidade.
- Opção EconoCool - resfriamento econômico
- Sistema de filtragem de vários estágios que proporciona efeito antibacteriano
- Alta qualidade de construção
- Operação silenciosa
- Garantia de três anos
- Design elegante e elegante
- Sem luz de fundo do controle remoto
- Dificuldade em desmontar a unidade interna para manutenção
- Preço Alto
Preparamos uma visão geral detalhada dos parâmetros técnicos e funcionalidades da unidade, e também fornecemos análises reais de usuários e destacamos os prós e contras do ar condicionado. A comparação com seus concorrentes mais próximos ajudará você a decidir sobre o modelo ideal de sistema dividido.
O conteúdo do artigo:
Parâmetros básicos de um sistema dividido
O modelo em análise pertence à série clássica condicionadores de ar inverter desta corporação. Refere-se a divisões orçamentárias montadas na parede.Esta série é montada em instalações de produção na Tailândia e isso é uma garantia de qualidade.
Recursos de design do dispositivo
O dispositivo possui a funcionalidade mais necessária e simples e comprovou funcionar de maneira eficaz em uma ampla faixa de temperatura. O ar condicionado faz um bom trabalho em manter um clima confortável em uma área de 25 m2, o que é bastante aceitável para um apartamento de 1 a 2 quartos.
Como padrão, este sistema split está equipado com um módulo interno e uma unidade externa.
Recurso de design unidade interna é a proteção de persianas verticais com malha metálica. Isso torna o uso do modelo mais seguro, eliminando qualquer contato com o impulsor giratório.
O dispositivo tem a capacidade de pressionar levemente as travas para remover todo o painel frontal, o que é muito conveniente na hora de fazer a manutenção do ar condicionado.
Uma característica distintiva do módulo externo é o material com que é feito. Trata-se de chapa de aço com revestimento anticorrosivo especial.
Funcionalidade do equipamento
O compressor do sistema split é alimentado por circuito inversor, garantindo seu funcionamento contínuo com potência constante.
O uso desta tecnologia alcança:
- aumento da vida útil em 30-50% devido à operação no modo ideal;
- redução do tempo necessário para atingir indicadores climáticos específicos;
- capacidade de trabalhar num espectro ambiental mais amplo;
- redução significativa, de até 30% consumo elétrico, em comparação com modelos convencionais.
Circuito inversor. A utilização desta tecnologia eleva o coeficiente de eficiência energética do produto a um nível bastante elevado: no modo de refrigeração, EER = 2500 W/710 W = 3,5; no modo de aquecimento COP = 3150 W/750 W = 4,2. Estes indicadores correspondem à eficiência energética da classe A+.
Outra característica significativa do aparelho, implementada principalmente devido à tecnologia inverter, é o funcionamento muito silencioso, o que torna o ar condicionado líder neste indicador no segmento empresarial de equipamentos de climatização.
Vale destacar que em termos de nível de ruído (22 dB) o aparelho corresponde ao segmento premium de aparelhos de ar condicionado.
EconoCool. O modo ajuda a reduzir os custos de consumo de energia. O desenvolvedor desta função exclusiva foi a Mitsubishi Electric Corporation.
Este modo é implementado devido ao funcionamento dos estores segundo um algoritmo “inteligente” - na regulação do balanço vertical, que permite ao utilizador não notar um ligeiro aquecimento na divisão - em 2°C.
Como mostram estudos realizados pelos especialistas da empresa, é precisamente este aumento insignificante da temperatura do ar que permite uma poupança de energia de quase 20%. Esta função é especialmente eficaz quando o ar condicionado funciona durante um longo período de tempo.
O dispositivo fornece filtragem de ar de alta qualidade, bloqueando poeira e outras microimpurezas no ar interno que não são seguras para a saúde. Estruturalmente, o filtro do dispositivo consiste em duas seções.
A útil possibilidade de utilização reutilizável do filtro proporciona certas economias. Para isso, basta lavá-lo algumas vezes em água morna. Mas é importante lembrar que o fabricante garante o funcionamento eficaz do elemento filtrante somente se ele for substituído anualmente.
Iniciar automaticamente novamente. Outra característica funcional do modelo testado é que em caso de falha de energia, o dispositivo volta a funcionar após a restauração da alimentação de acordo com as configurações previamente especificadas.
Observe que esta opção está configurada no aparelho por padrão e para desativá-la é necessário alterar as configurações do ar condicionado. Mas isso já deveria ser feito por especialistas em serviços.
O sistema dividido usa uma tecnologia exclusiva de fabricação de motores. Os ventiladores de ambos os módulos são acionados por motores CC sem contato, o que os torna particularmente altamente eficientes.
Núcleo Poki Poki. A técnica de projeto de motores da corporação, na qual o enrolamento do estator com uma estrutura de pólo especial é colocado no núcleo em estado desdobrado, o que aumenta significativamente a eficiência e a eficiência operacional do motor.
Para a fabricação de trocadores de calor são utilizados tubos com serrilhado interno aletado.Esta tecnologia permite aumentar a intensidade da troca de calor, o que, por sua vez, aumenta novamente a eficiência energética.
Fechamento completo do amortecedor horizontal depois de desligar o aparelho - uma característica interessante do modelo. Todos os elementos de distribuição de ar e aberturas de fornecimento de ar ficam ocultos quando o ar condicionado não está funcionando.
Esta função não só confere ao produto “passivo” uma aparência atraente e elegante na parede, mas também reduz a probabilidade de entrada de poeira nos componentes internos.
Nuances de operação do equipamento
O dispositivo é controlado remotamente a partir do controle remoto. As baterias duram quase um ano de operação. O controle remoto avisará quando o nível de carga estiver criticamente baixo, ligando o indicador. Após o sinal ser dado, o aparelho dará mais uma semana para substituir as pilhas por novas, e só então deixará de funcionar.
Para o funcionamento adequado do ar condicionado, é recomendado redefinir as configurações para as configurações de fábrica ao substituir as baterias. Isso é feito pressionando cuidadosamente o botão RESET no controle remoto com um objeto pontiagudo (um clipe de papel serve).
O ar condicionado tem a capacidade de usar a função de um horário específico para ligar e desligar o aparelho em um intervalo de 12 horas. A discrição de configuração do temporizador é de 1 hora.
Caso não haja necessidade de uso do ar condicionado por mais de uma semana, recomenda-se secar seus componentes internos. Isso é feito para eliminar condições favoráveis de ambiente úmido para microelementos nocivos.
Se o controle remoto estiver faltando ou com defeito, você poderá iniciar a operação de emergência do ar condicionado controlando-o diretamente a partir da unidade interna. Para isso, utilize o botão E.O.SW, pressionando o qual alterna alternadamente as opções de resfriamento e aquecimento de emergência.
Durante meia hora após ligar um dos modos, a temperatura não é regulada e o ventilador funciona em alta velocidade.
A operação do dispositivo neste modo também é utilizada para um teste de funcionamento do produto após sua instalação e para realizar procedimentos de purga e verificação da estanqueidade do sistema.
Vantagens indiscutíveis e algumas desvantagens
Uma breve revisão do modelo permite pesar suas qualidades positivas e desvantagens.
Os merecidos pontos fortes do modelo incluem:
- boa produtividade e economia de energia;
- operação quase inaudível da unidade interna;
- de facil operação;
- a distância suficiente de comunicação entre blocos é de 20 m.
Uma grande vantagem é o preço bastante adequado para um produto de marca de alta qualidade - dentro do segmento econômico.
Além disso, o fabricante oferece uma garantia estendida exclusiva por um período de 5 anos mediante assinatura de um contrato de serviço.
Algumas das desvantagens inerentes de um ar condicionado incluem:
- falta de luz de fundo e tamanho pequeno da tela do controle remoto;
- mais complexo que outros aparelhos de ar condicionado, mesmo do mesmo fabricante, o procedimento de desmontagem da unidade interna para serviço dividido.
Como conclusão sobre os prós e contras do modelo, deve-se notar que se o consumidor não tiver requisitos especiais para as funções avançadas e design do ar condicionado, então essas desvantagens não podem ter um impacto significativo na decisão de escolher este determinado dispositivo.
Avaliações de clientes sobre o produto
Muitas das vantagens e desvantagens do modelo acima encontram seu lugar nas avaliações dos clientes. Mas o principal nas análises é que o modelo MSZ-DM25VA, relativamente novo (desde 2016) no mercado de climatização, tornou-se uma verdadeira descoberta para a maioria dos usuários.
Aqui estão algumas das respostas positivas:
- simplicidade e rigor no design da unidade interna;
- operação ergonômica e descomplicada do controle remoto;
- Os esforços do fabricante para fazer um modelo, como dizem, para as pessoas são perceptíveis, e como confirmação disso é uma ninharia aparentemente tão pequena quanto a embalagem incluída com uma fita para amarrar o isolamento térmico da unidade interna.
Isso indica que mesmo nos mínimos detalhes a qualidade do modelo da marca é sentida.
Para ser justo, também deve ser destacado que há uma avaliação negativa da qualidade do aparelho. Assim, o usuário reclama que durante o período de garantia apareceu um defeito na forma de ruídos estranhos, presumivelmente decorrentes do mau alinhamento do eixo do ventilador.
E, na continuação de um problema, outro é a burocracia do vendedor e do departamento de serviço com o cumprimento das obrigações de garantia.
Comparação com modelos dos concorrentes
Tudo pode ser aprendido por comparação, então segue abaixo um breve panorama de modelos de outros fabricantes, mas todos são representantes de unidades do tipo inversor, com aproximadamente a mesma área de serviço (25-30 m2) e do mesmo segmento de preço.
Modelo nº 1 - Daikin FTXB25C/RXB25C
Este aparelho também é de um fabricante japonês, com montagem europeia na República Tcheca. A funcionalidade do modelo é caracterizada por um conjunto das opções mais básicas. Deve-se notar também que existe um equilíbrio decente entre o custo do produto e sua qualidade.
Principais indicadores técnicos:
- desempenho refrigeração/aquecimento - 2500/2800 W;
- consumo de energia durante resfriamento/aquecimento - 770/690 W;
- índice de eficiência energética no modo refrigeração/aquecimento - 3.2/4.1 (classe A);
- indicador de ruído módulo interno - 21 dB;
- duração das comunicações — 15m;
- faixa de temperatura no modo de resfriamento - de -10°С a +46°С.
As desvantagens incluem o painel de controle não iluminado, o comprimento limitado de comunicações entre os módulos interno e externo de 15 m, bem como a necessidade de conectar a fonte de alimentação da unidade interna ao módulo externo, o que significa um furo extra no a parede.
Um diferencial do aparelho é o baixíssimo ruído declarado pelo fabricante, e efetivamente observado pelos clientes - 21 dB, portanto o produto será ideal para uso em quartos.
Modelo nº 2 - Toshiba RAS-10N3KVR-E/RAS-10N3AVR-E
Este é mais um modelo da famosa marca japonesa e, como o herói da nossa análise, é montado na Tailândia. O aparelho tem uma aparência clássica de unidade interna.
Principais indicadores técnicos:
- desempenho refrigeração/aquecimento - 2500/3200 W;
- consumo de energia durante resfriamento/aquecimento - 600/750 W;
- índice de eficiência energética no modo refrigeração/aquecimento - 4.1/4.3 (classe A);
- indicador de ruído módulo interno - 26 dB;
- duração das comunicações — 20m;
- faixa de temperatura no modo de resfriamento - de -10°С a +46°С.
Com eficiência energética classe A declarada pelo fabricante, o coeficiente deste indicador é ligeiramente superior ao das demais amostras apresentadas. O mesmo pode ser dito sobre o nível de ruído: o valor de 26 dB é um valor muito bom, mas superior ao dos concorrentes.
O modelo é equipado com filtros inovadores - plasma e desodorizantes, além de gerador de ânions. Por este motivo, este dispositivo pode ser utilizado com segurança por pessoas com problemas respiratórios.
Modelo nº 3 - Hisense AS-10UR4SVPSC5
Este modelo é declarado pelo fabricante chinês como representante da série premium. Mas em termos de parâmetros básicos, o dispositivo não difere muito dos produtos descritos anteriormente.
Principais indicadores técnicos:
- desempenho refrigeração/aquecimento - 2800/2800 W;
- consumo de energia durante resfriamento/aquecimento - 800/740 W;
- índice de eficiência energética no modo refrigeração/aquecimento - 3,5/3,7 (classe A);
- indicador de ruído módulo interno - 22 dB;
- duração das comunicações — 15m;
- faixa de temperatura no modo de resfriamento - de -15°С a +43°С.
O modelo é baseado na supertecnologia do inversor DC, graças à qual o fabricante, entre outras vantagens do inversor, garante a manutenção da temperatura ambiente com precisão única - menos de 1 ° C e máxima economia de energia.
A economia em comparação com os aparelhos de ar condicionado convencionais é de até 40% e o consumo de energia no modo de espera é inferior a 1 W.
A singularidade do modelo está no corpo ultrafino do módulo interno, com apenas 11,3 cm de profundidade.O plástico de duas camadas do painel frontal, com camada superior transparente, confere volume e leveza ao aparelho.
A insatisfação do consumidor, segundo o feedback, se resume a pontos como operação um tanto ruidosa da unidade externa, rápido consumo de energia das baterias do controle remoto.
Conclusões e melhores ofertas do mercado
Todos os modelos sujeitos a revisão merecem atenção. Cada um deles tem seus prós e, claro, contras, e as avaliações dos usuários costumam ser subjetivas.
Mas, se não houver predileção por uma determinada marca, então o ar condicionado de referência MSZ DM25VA parece preferível no contexto dos seus três concorrentes, principalmente pela inovação e qualidade.
Você tem experiência no uso do ar condicionado Mitsubishi Electric MSZ DM25VA ou algum modelo da lista de concorrentes? Por favor, compartilhe com os leitores suas impressões sobre o funcionamento dos equipamentos de controle climático. Deixe feedback, comentários e tire dúvidas - o formulário de contato está abaixo.
A Mitsubishi tem compressores muito bons, são duráveis, embora a montagem seja a mesma de qualquer outro lugar. Gosto desta técnica, instalei uma assim há 3 anos e não tive nenhuma reclamação. Funciona muito silenciosamente, mesmo durante a inicialização. O principal é não se esquecer de fazer a manutenção preventiva na hora certa, pelo menos uma vez por ano. Definitivamente melhor que Hisense, mas o custo é aproximadamente o mesmo.
Como temos um filho pequeno, selecionamos um ar condicionado silencioso e analisamos a relação preço/qualidade. Como resultado, o consultor nos recomendou a Mitsubishi. A empresa é conhecida, faz coisas de qualidade, então não houve dúvidas.O ar condicionado funciona quase silenciosamente, não só para refrigeração, mas também para aquecimento. Existe um temporizador de ativação automática, o que é muito conveniente. No geral, uma coisa boa.