Ventilação da casa de campo: opções para organizar um sistema de troca de ar + regras de projeto

Em uma casa particular, o paisagismo e o conforto são importantes. Um microclima confortável será proporcionado pelo aquecimento e ventilação da casa, condições civilizadas serão criadas pelo abastecimento de água e eletricidade, esgoto e gás.Idealmente, todos os sistemas são projetados simultaneamente, levando em consideração sua interação posterior.

Falaremos sobre como organizar uma troca de ar completa e estável. Diremos qual esquema é melhor preferir e como escolher o equipamento que funcionará perfeitamente para o benefício dos proprietários. Você aprenderá tudo sobre os meandros do projeto de um sistema de ventilação autônomo.

Opções de ventilação

A ventilação do edifício com funcionamento impecável significa não apenas ar fresco, mas também ar limpo que atenda a todos os padrões sanitários. Seria um grave erro acreditar que um exaustor ou ar condicionado convencional resolverá este problema, uma vez que o ar fresco adicionado pelo sistema de climatização simplesmente se combina com o ar de exaustão, diluindo-o, enquanto permanecem bactérias e odores.

Devido à vedação generalizada, as regras de infiltração de ar, amplamente utilizadas na construção durante a era soviética, não funcionam mais. Naquela época, para a ventilação de prédios de apartamentos construídos com materiais de construção ecologicamente corretos, havia fissuras suficientes nas esquadrias de madeira e nos dutos de exaustão.

Diagrama de ventilação na casa de campo
Cada cômodo da casa deve ser ventilado regularmente e completamente “lavado” com um fluxo de ar fresco. Ventilação eficiente garante um microclima ideal

Hoje em dia, por uma questão de vedação, são instaladas vedações eficazes nos caixilhos das janelas e portas que impedem a entrada natural.As estruturas dos edifícios utilizam películas impermeáveis ​​​​e materiais isolantes que evitam não só a fuga de energia térmica e a penetração de humidade, mas também o fluxo de ar.

Tudo isso economiza recursos energéticos, mas dificulta a troca natural de ar entre a rua e o interior das casas. Para garantir um fornecimento regular de ar fresco aos espaços confinados, é instalada ventilação. Pode ser natural, mecânico e misto.

Princípio e funcionamento do sistema gravitacional

O sistema natural que proporciona trocas regulares de ar nas casas funciona devido às forças da gravidade. O movimento dos fluxos de ar nele é justificado pela diferença de pressão, temperatura e densidade do ar fora das janelas e dentro do edifício.

O ar fresco da rua é aspirado através de válvulas de abastecimento, aberturas de ventilação e travessas de plástico ligeiramente abertas para microventilação. Uma nova porção fresca empurra a massa de ar residual para o exaustor, que nos edifícios privados pode estar localizado no poço de ventilação, no tecto com acesso ao sótão e depois para a rua, ou através da parede directamente para a rua.

A força de tiragem no tubo de escape é amplamente influenciada pelo vento e pela seção transversal, comprimento e outros parâmetros dos dutos de ventilação. No entanto, isto só funciona quando a temperatura exterior não ultrapassa os 12-15 graus Celsius, quando os valores aumentam, a eficiência do exaustor diminui significativamente.

Opção para sistema de ventilação por gravidade
O tipo gravidade é a opção mais barata e fácil de implementar para instalação de sistema de troca de ar. Não há praticamente nada para quebrar, mas pode haver mau funcionamento. Eles acontecem devido à equalização da pressão dentro e fora da casa

No inverno, ao contrário, os fluxos de ar ascendentes se intensificam e o calor “voa pela chaminé”. Existem métodos para melhorar o desempenho no trabalho sistema de ventilação natural — instalar um defletor ou válvulas de retenção no canal, mas isso não altera fundamentalmente a situação.

De acordo com os padrões sanitários, o volume de ar limpo que entra é:

  • 3 metros cúbicos/hora por 1 metro quadrado. metro de quartos;
  • 25 metros cúbicos/hora para banheiros;
  • 35 metros cúbicos por adulto.

Por conveniência, outro padrão é frequentemente usado - a taxa de troca de ar, que reflete quantas vezes o ar da sala deve ser substituído em uma hora (na Rússia esse número é de pelo menos 0,35 vezes/hora).

Válvula de ventilação na parede para entrada
Para garantir a circulação do ar em chalés com janelas vedadas, são utilizadas válvulas de exaustão e alimentação. Se as válvulas estiverem equipadas com ventiladores, o sistema natural torna-se um sistema misto.

Na prática, a discrepância entre a qualidade e composição da massa de ar e os padrões sanitários e epidemiológicos se manifesta nos seguintes fatores negativos:

  • em violação do regime de temperatura;
  • no aparecimento de umidade, fungos mofados;
  • na manifestação de fumaça de tabaco e odores de cozinha;
  • no aumento dos níveis de dióxido de carbono.

A principal vantagem do tipo de ventilação por gravidade é a sua simplicidade e custos mínimos. Afinal, o esquema natural não cumpre plenamente as funções de renovação do ar que lhe são atribuídas durante o período quente, quando pelas mesmas razões gravitacionais o ar pode se mover na direção oposta: da casa para a janela.

Ventilação mecânica e seus tipos

Para prevenir tais fenômenos e equilibrar o fluxo de ar fresco e poluído, são instalados nos chalés equipamentos de regulação mecânica (ou como é chamada forçada) das trocas de ar. Os sistemas de ventilação mecânica incluem: não apenas dispositivos de alimentação e exaustão, mas também um complexo de alimentação e exaustão.

A instalação de sistemas envolve a instalação de unidades e blocos para fornecimento e exaustão de ar no sistema de dutos de ar (seus representantes mais simples são exaustores de cozinha e condicionadores de ar dutados).

A unidade de alimentação e exaustão é um agrupamento de alimentação e exaustão em um monobloco. Esta classe também inclui circuitos com ventiladores instalados simultaneamente na exaustão e na alimentação de ar. Observe que em circuitos de alimentação e exaustão Apenas o escapamento ou apenas a alimentação sempre funciona, cabendo ao proprietário escolher o que é preferível usar.

Ventilação forçada
Ao planejar o fornecimento e ventilação de exaustão de uma casa de campo, deve-se levar em consideração uma condição importante para o funcionamento normal do sistema - o ar limpo deve fluir para todas as instalações residenciais, de utilidades e domésticas. O exaustor é instalado em áreas com umidade e temperatura instáveis: em banheiros, cozinhas, chuveiros, etc.

Para além das instalações principais, nas quais é necessário garantir um ambiente saudável e confortável com o auxílio da ventilação, a maioria das casas de campo dispõe de um grande número de instalações técnicas, utilitárias e especiais.

Dependendo da sua finalidade, requerem uma abordagem individual para organizar a sua manutenção:

  • Banhos, saunas e piscinas necessitam de ventilação com controle de umidade.
  • Numa lareira e sala de caldeiras com caldeira a gás atmosférico, é necessário manter a combustão através do fornecimento de oxigénio.
  • Nos vestiários e despensas, a ventilação simples é suficiente.

Se o ar limpo entra nas salas de estar, quartos das crianças e quartos, e é retirado dos banheiros, banheiros e cozinhas, este é um exemplo típico de ventilação de casa bem projetada e de organização bem projetada de qualquer tipo de sistema, independentemente da condução. fator, gravitacional ou mecânico.

As aberturas de exaustão são necessárias para remover o fluxo de ar. tubos de ventilação. Eles são redondos e retangulares em seção transversal e rígidos e flexíveis em grau de rigidez. Os dutos de ar corrugados de alumínio e polímero são flexíveis.

Devido à ondulação, os flexíveis apresentam maior resistência, mas há situações em que não podem ser evitados. As curvas são mais fáceis e rápidas de fazer com papelão ondulado. Também é instalado em áreas que compensam a dilatação térmica linear de tubos e dutos plásticos de ventilação.

Os dutos de ventilação nas casas são colocados ocultos e abertos. No primeiro caso, são colocados durante a construção das paredes, no segundo, são colocados no topo de estruturas. Na maioria das vezes, os dutos ao ar livre ficam escondidos sob tetos falsos.

Tubos enrolados em espiral para ventilação
Os tubos para dispositivos de ventilação podem ser rígidos ou flexíveis. Os rígidos são feitos de alumínio, aço soldado e enrolado em espiral e plástico. Os materiais combinam leveza e resistência ao desgaste

Ao instalar um sistema de ventilação padrão, duas dificuldades aparecem ao longo do tempo:

  1. uma grande quantidade de energia térmica gasta no aquecimento do ar que entra e no tubo de exaustão;
  2. nível insuficiente de umidade na sala durante o período frio.

A instalação de um recuperador resolve estas dificuldades de forma rápida e eficaz.

Sistema de alimentação e exaustão com recuperador

Hoje em dia são cada vez mais utilizados unidades de tratamento de ar com função de recuperação, o processo de troca de calor entre o fluxo quente de exaustão que sai da sala e o ar frio que entra.

Dependendo do refrigerante que aquece o ar, os recuperadores são água e glicol. Dependendo do tipo de trocador de calor dispositivos de recuperação dividido em placa e rotativo. Uma característica do rotativo é um trocador de calor de tambor giratório e a ausência de congelamento.

Diagrama de operação do recuperador
Em sistemas com recuperação de calor, o fluxo de ar de exaustão é utilizado para aumentar a temperatura da porção fresca aspirada pelo dispositivo da rua

Os recuperadores são produzidos para instalação em coberturas de edifícios de serviços. Existem modelos localizados no sótão e também opções de apartamentos que atendem moradias separadas em prédios altos.

As características do modelo a placas dependem do material do cassete do trocador de calor (plástico, alumínio, celulose e aço inoxidável). Ambos os tipos de recuperadores são considerados os mais populares pela sua simplicidade, confiabilidade e alta eficiência, sendo efetivamente utilizados em sistemas de ventilação de chalés.

Tipos de recuperadores baseados no princípio da preparação do ar
Com base no princípio do reaproveitamento do ar de exaustão, os recuperadores são divididos em placas e rotativos. No primeiro, o ar fresco é aquecido apenas pelo fluxo de exaustão que passa atrás da placa adjacente, sem se misturar. No segundo, um tambor girando na carcaça mistura parcialmente o fluxo fresco com os resíduos

Aplicativo dispositivos de alimentação e exaustão com função de recuperação mantém condições confortáveis ​​e proporciona:

  • umidade relativa, por desumidificação ou umidificação;
  • equilíbrio entre o volume de ar insuflado e de exaustão;
  • temperatura confortável do ar, resfriando-o com aparelhos de ar condicionado ou aquecendo-o com aparelhos de aquecimento.

As unidades de ventilação com recuperador são um sistema de poupança de energia que permite poupar até 50% de energia térmica no inverno, sendo que normalmente com o início do frio uma grande parte dela é gasta no aquecimento do ar limpo fornecido.

Aparência de um recuperador tipo rotativo
Na disposição de sistemas de ventilação para apartamentos e chalés particulares, são utilizados principalmente trocadores de calor a placas. Eles são mais compactos, mais silenciosos e mais fáceis de manter.Os rotores são utilizados para equipar redes de instalações industriais e comerciais e colocá-las em telhados

Os sistemas aquecem parcialmente o fluxo de entrada e o aquecedor embutido leva a temperatura ao valor desejado.

Aspectos técnicos ao desenvolver ventilação

Na escolha de equipamentos para sistema de ventilação, é necessário utilizar diversos indicadores básicos de cálculo. Por exemplo, multiplicando os valores do volume da sala e da taxa de troca de ar, você pode obter o valor da capacidade de produção de ventiladores necessária para atender integralmente a casa.

Quem está pensando em como instalar corretamente a ventilação em uma casa de campo deve naturalmente levar em consideração possíveis perdas e escolher um ventilador com reserva. Um ponto importante deve ser levado em consideração - o equipamento do sistema de exaustão deve ser 10-15% mais potente que o sistema de alimentação, para que o ar usado não se acumule no ambiente.

Para organizar adequadamente a ventilação em uma casa de campo, vários fatores importantes devem ser levados em consideração:

  1. Localização da rota do duto de exaustão. Os tubos devem ser colocados predominantemente na vertical e retos, preferencialmente sem curvas (pois cada volta reduz o calado em 10%) e com o mesmo diâmetro em toda a extensão do percurso.
  2. Altura do tubo de escape. A boca do tubo de escape deve subir pelo menos meio metro acima do telhado da casa (o ar deve ser descarregado acima do telhado). A instalação de um defletor também aumenta significativamente a circulação do fluxo de ar (até 20%).
  3. Seção e dimensões dos dutos de ventilação. O mais economicamente vantajoso é considerado a seção transversal redonda e, na prática, dutos de ventilação redondos rígidos são mais utilizados devido à facilidade de instalação, menor resistência e, consequentemente, alta intensidade de fluxo de ar.

Irá familiarizá-lo com as regras de cálculo da área dos dutos de ar próximo artigo, que vale a pena ler para todos os proprietários de propriedades rurais.

Além disso, para aumentar a tração, sempre que possível, utilize o diâmetro e comprimento máximos do tubo a ser colocado.

Altura do tubo de escape
Para formar uma tiragem normal no tubo de escape, você deve seguir os padrões de altura. Se houver menos de 1,5 m entre ele e o cume, ele deve subir 0,5 m acima do cume

Ao desenvolver um sistema de alimentação e exaustão, é necessário lembrar alguns pontos técnicos:

  • a quantidade de ar que entra e sai deve ser equilibrada;
  • o ar limpo é fornecido a todos os quartos e o ar sujo é removido de áreas com umidade e temperatura instáveis;
  • a ventilação do banheiro e do exaustor não pode ser combinada em um canal;
  • a velocidade dos fluxos circulantes nos tubos de exaustão e dutos de ar não deve ser superior a 6 e na saída 3 metros por segundo.

Um sistema de ventilação mecânica é certamente mais produtivo que sua “irmã” natural. O seu funcionamento não é afetado pelos dados meteorológicos; a sua ativação e desativação podem ser automatizadas. No entanto, é muito mais complexo e caro em design.

Conclusões e vídeo útil sobre o tema

O vídeo a seguir apresentará as etapas de instalação de dutos de ar:

O princípio de funcionamento do sistema de ventilação por gravidade é apresentado no vídeo:

Guia de design do exaustor:

Assim, numa casa de campo, independentemente do material de construção e da área em que é construída, é necessária uma troca de ar completa.Uma escolha razoável seria a ventilação de insuflação e exaustão, cujo desenvolvimento deveria ser incluído no projeto.

Conhecendo os princípios de organização, você pode facilmente lidar com o projeto do sistema gravitacional sem o envolvimento dos construtores. É melhor confiar o projeto e a instalação da ventilação mecânica aos engenheiros de aquecimento.

Você gostaria de compartilhar sua própria experiência na construção de um sistema de ventilação? Você tem informações sobre o tema do artigo que possam ser úteis aos visitantes do site? Por favor, escreva comentários, faça perguntas e poste fotos no formulário de bloco abaixo.

Adicione um comentário

Aquecimento

Ventilação

Elétrica