Bomba trituradora de vaso sanitário: dispositivo, princípio de funcionamento e regras de instalação

A má localização dos serviços públicos pode inviabilizar os planos de criação de um layout conveniente.Todos estão acostumados com o fato de que existem normas que regulamentam a distância da tubulação de esgoto ao vaso sanitário e demais encanamentos. Portanto, os proprietários de banheiros tiveram que aguentar a situação atual.

Somente após o surgimento de uma bomba especial para vaso sanitário, foi possível colocar o equipamento em qualquer lugar da casa. Concordo, o dispositivo pode ser muito útil, especialmente para salas de formatos e dimensões não padronizadas.

Vamos descobrir que tipo de dispositivo milagroso é esse, qual é seu design e princípio de operação. Além disso, oferecemos uma visão geral detalhada das diferentes unidades, um algoritmo para sua seleção e instalação. Essas informações serão uma dádiva de Deus para quem planeja comprar e instalar uma trituradora de vaso sanitário.

O que é esgoto forçado

Padrão sistema de esgoto interno um edifício privado ou de apartamentos é projetado de acordo com o princípio da gravidade. Isso significa que as águas residuais do banheiro e de outros encanamentos são direcionadas por gravidade ou “gravidade” para o tubo de esgoto.

Para o bom funcionamento do sistema, certas condições são necessárias: uma distância calculada corretamente do vaso sanitário ao riser, a inclinação necessária da tubulação e muito mais.

Bomba e moedor de banheiro
As bombas com triturador são equipamentos compactos que permitem instalar esgoto forçado em quaisquer condições

Se eles forem perturbados, a vazão diminui e aparecem bloqueios. Para evitar tal situação, é utilizado esgoto forçado. Para instalá-lo, é instalada no sistema uma bomba cuja principal função é o abastecimento forçado de águas residuais na tubulação.

Bomba picadora, às vezes chamada sololift, além disso, também tritura grandes inclusões presentes nas águas residuais.

O dispositivo é compacto, mas ao mesmo tempo possui uma potência bastante elevada. É capaz de drenar águas residuais de até 5 a 7 m na direção vertical e até 100 m na direção horizontal. A altura do aumento das águas residuais é especialmente importante quando se planeja instalar um banheiro localizado abaixo do nível do esgoto.

O pequeno tamanho do sololift permite que seja colocado atrás da cisterna ou mesmo dentro desta.

Projeto e princípio de funcionamento de uma bomba com helicóptero

Uma bomba padrão deste tipo é um sistema de bombeamento de líquidos encerrado em uma caixa de plástico, equipado com lâminas para triturar grandes inclusões. O dispositivo deve estar conectado a sistemas de esgoto e alimentação.

O picador é normalmente instalado na metade superior da carcaça da bomba. Depois que as águas residuais entram no recipiente com as lâminas, as inclusões sólidas ficam retidas aqui e o líquido segue adiante.

Bomba e moedor de banheiro
A figura mostra o diagrama de uma bomba sanitária com triturador (+)

Dependendo do modelo do dispositivo, duas opções são possíveis. Se o dispositivo estiver equipado com um interruptor flutuante, a massa acumulará até um determinado volume. Em outros casos, o triturador iniciará imediatamente.

De qualquer forma, após o acionamento das lâminas, elas começam a cortar as inclusões, transformando-as em uma massa homogênea, que a bomba empurrará para o riser de esgoto.

À venda você encontra modelos onde o picador fica embaixo da bomba. Deve-se admitir que tais dispositivos funcionam de forma menos eficiente, pois devido às características de design das lâminas, eles não trituram bem as inclusões sólidas.

Vale a pena considerar isso ao comprar um dispositivo. A bomba deve estar equipada com uma válvula de retenção que impeça o retorno de águas residuais.

Bomba com helicóptero
Dentro do contêiner existe uma unidade de corte equipada com facas de metal. Sua tarefa é moer grandes inclusões em águas residuais. A massa resultante é empurrada para o riser de esgoto

Por que você precisa dessa bomba?

É preciso admitir que o uso de uma bomba permite resolver os problemas mais complexos na disposição de uma rede de esgoto. Isso inclui mover o banheiro para quase qualquer distância do espelho, instalar o encanamento em uma sala localizada abaixo do nível do esgoto e muito mais.

As vantagens inegáveis ​​do uso de bombas são:

  • Prevenção Eficaz entupimentos no sistema de esgoto. Devido ao fato dos drenos dentro das tubulações serem empurrados e não se moverem por gravidade, eles não têm a oportunidade de se acumular e formar engarrafamentos.
  • Possibilidade de utilização de tubos de pequeno diâmetro para instalação de rede de esgoto.
  • Menor consumo de água da cisterna.
  • Possibilidade de colocar equipamento hidráulico em qualquer parte do apartamento.

Além disso, as bombas com trituradoras operam quase silenciosamente, especialmente aqueles modelos que utilizam isolamento de alta qualidade. Não criam desconforto e não atrapalham o descanso noturno.

Existem também alguns inconvenientes associados ao funcionamento dos dispositivos. Os dispositivos são voláteis, pelo que só podem funcionar se houver eletricidade disponível, o que nem sempre é possível numa casa de campo, por exemplo.

Bomba com helicóptero
As bombas sanitárias são bastante compactas e são colocadas logo atrás do vaso sanitário. A figura mostra um arranjo padrão do dispositivo

Além disso, as bombas devem passar por manutenção regularmente. Ou seja, para limpá-los. Dependendo do modelo, isso deverá ser feito manualmente ou com solventes químicos especiais.

Caso contrário, o dispositivo poderá ficar entupido, o que afetará imediatamente o seu funcionamento.Porém, também existem modelos autolimpantes que não necessitam de limpeza, mas seu custo é um pouco mais elevado.

Informações sobre bombas para instalação de esgoto forçado em residência particular são apresentadas nos artigos:

  1. Bombas de esgoto: tipos, como escolher corretamente + características operacionais
  2. Estações elevatórias de esgoto doméstico: tipos, design, exemplos de instalação

Tipos de equipamentos

A indústria produz diversos tipos de bombas sanitárias. Cada um deles possui uma área específica de aplicação e recursos operacionais. Vejamos os dispositivos com mais detalhes.

Dispositivos para resíduos frios

Projetado para trabalhar com líquidos cuja temperatura não exceda 40°C. Deve-se ter em mente que alguns elementos do equipamento podem ficar inutilizáveis ​​​​em contato com águas residuais quentes.

Portanto, em hipótese alguma devem ser conectados ao ralo de banheira ou chuveiro. Existem dois tipos de tais dispositivos. Um deles pressupõe a presença de helicóptero, o segundo não.

O primeiro pode ser utilizado tanto para vasos sanitários exclusivos quanto para conexões combinadas, que podem incluir pia, bidê, vaso sanitário, etc. Este último não pode ser utilizado para trabalhar com vasos sanitários.

Além disso, ao utilizá-los, é necessário monitorar os drenos para que grandes inclusões não entrem na bomba. Para a instalação dos dispositivos são utilizados acoplamentos adaptadores especiais, que também são sensíveis a altas temperaturas.

Bomba com helicóptero
À venda você encontra bombas sanitárias projetadas para serem colocadas dentro da cisterna. Podem ser modelos projetados para bombear águas residuais quentes e frias

Dispositivos para resíduos quentes

O equipamento pode funcionar normalmente ao bombear águas residuais cuja temperatura não exceda 90°C. Porém, esse valor pode variar dependendo da finalidade e do modelo do dispositivo. Deve ser esclarecido na documentação técnica do dispositivo. Essas bombas são projetadas para funcionar com uma ampla variedade de eletrodomésticos.

Aqueles que podem bombear líquidos não muito quentes são usados ​​​​para conectar uma banheira ou chuveiro.

Dispositivos mais caros, que suportam temperaturas de até 90°C, podem funcionar com uma máquina de lavar ou lava-louças. Assim como as unidades de resíduos frios, essas bombas podem ser com ou sem triturador.

A primeira opção é usada para organizar uma conexão abrangente para banheiro, banheira, máquina de lavar, etc. O segundo só pode ser utilizado se não houver banheiro entre os aparelhos conectados.

As bombas com trituradores para águas residuais quentes são um pouco diferentes das suas contrapartes “frias”.Suas peças de corte são mais duráveis ​​​​e são projetadas para moer até mesmo inclusões bastante duras e de tamanho pequeno.

As características de design desses dispositivos são tais que os objetos que não podem ser cortados se depositam no fundo da malha do triturador e permanecem lá até a próxima limpeza do dispositivo, sem afetar em nada o seu funcionamento.

Bomba com helicóptero
Tipos compactos especiais de bombas sanitárias são produzidos especialmente para vasos sanitários suspensos. Eles são montados atrás de um painel decorativo próximo à instalação ou diretamente sobre ela

Dispositivos de tipo compacto

Para banheiros e banheiros pequenos, os trituradores compactos são ideais. Esses dispositivos são semelhantes às bombas padrão, diferindo delas apenas em seu pequeno tamanho.

A largura do corpo desses dispositivos raramente ultrapassa 12 cm, o que permite instalá-los atrás de um painel decorativo ou em um pequeno nicho diretamente na instalação onde será montado o vaso sanitário.

Sanita com bomba embutida: novo produto de encanamento

Há relativamente pouco tempo, apareceu à venda um equipamento de encanamento incomum, que é um vaso sanitário com moedor e bomba embutidos. O equipamento se diferencia dos análogos padrão pela aparência - não possui tanque de drenagem.

O aparelho simplesmente não necessita desta peça, pois o vaso sanitário é conectado diretamente à rede de abastecimento de água e ao apertar o botão de descarga a água é fornecida diretamente da linha principal.

Ao mesmo tempo, o helicóptero também é acionado. É verdade que para o funcionamento correto do aparelho é necessário um certo nível de pressão da água. O valor mínimo é 1,7 atm.

O equipamento está equipado com saídas de esgoto adicionais, o que permite conectar mais várias instalações hidráulicas: pia, bidê, máquina de lavar ou banheira.

Sanita com bomba embutida
Uma sanita com bomba incorporada e triturador é muito cómoda e prática. O dispositivo pode ser colocado a qualquer distância da coluna de esgoto (+)

Um banheiro com moedor tem muitas vantagens:

  • Conecta-se diretamente ao abastecimento de água.
  • O mecanismo de drenagem integrado torna desnecessária a presença de um tanque convencional.
  • Drenagem eficaz de águas residuais até 30 m na direção horizontal e até 3 m na direção vertical.
  • As dimensões compactas tornam o dispositivo ideal para espaços pequenos.
  • A produtividade do dispositivo é de 85 l/min.
  • O isolamento adicional permite que o equipamento opere praticamente silenciosamente.
  • Nenhuma manutenção complexa necessária.
  • O dispositivo é mais confiável e seguro do que um banheiro padrão com moedor conectado.
  • Total conformidade com os padrões sanitários russos e europeus.

O dispositivo é muito confiável e eficiente. Sua principal desvantagem hoje é o alto custo, que se deve ao fato do fabricante estar apenas começando a produzir esses equipamentos.

Bomba com helicóptero
Para evitar erros no cálculo da potência do dispositivo, você pode usar este diagrama. Mostra a dependência da distância de movimento das águas residuais com a altura de sua subida

Características importantes das bombas trituradoras

À venda você pode encontrar uma gama bastante ampla de bombas com trituradores para vasos sanitários. Suas diferenças são bastante significativas, por isso antes de adquirir um aparelho é preciso saber exatamente sua finalidade e determinar as condições em que ele funcionará. Caso contrário, o dinheiro será desperdiçado.

Como mostra a prática, ao escolher o dispositivo certo, as seguintes características devem ser levadas em consideração.

Potência da bomba fecal

O fabricante indica isso na documentação técnica anexa a cada dispositivo. Expresso em metros, mostra a distância pela qual o dispositivo pode movimentar as águas residuais. Normalmente são indicados dois indicadores: altura e distância móvel.

Em média, o dispositivo pode elevar as águas residuais em 10 m e movê-las horizontalmente em 100 m. É preciso entender que esses são os indicadores máximos possíveis.

Portanto, se coincidirem exatamente com os parâmetros operacionais exigidos, é melhor escolher equipamentos com “reserva”. Afinal, se ele tiver que trabalhar constantemente na potência máxima, qualquer carga adicional, mesmo de curto prazo, irá incapacitá-lo.

Além disso, a operação constante “no limite das capacidades” reduzirá significativamente a vida útil do equipamento.

Mais uma nuance. Você precisa entender que os indicadores especificados na documentação técnica são, de alguma forma, mutuamente exclusivos. Isso significa que se a bomba tiver que elevar os ralos até a altura máxima, não poderá mais movê-los até a distância especificada no passaporte.

A prática mostra que, em média, cada metro de subida de águas residuais reduz a distância do seu transporte horizontal em aproximadamente 10 m.

Bomba com helicóptero
Se houver vários encanamentos próximos, é recomendável adquirir o chamado modelo de bomba combinada, que envolve a conexão de vários dispositivos ao mesmo tempo

Número de conexões possíveis

O fabricante produz vários modelos de dispositivos.Alguns deles são projetados para funcionar com apenas um encanamento, neste caso um vaso sanitário, enquanto os demais podem ser classificados como equipamentos combinados.

Eles podem se conectar a vários dispositivos. Isto é relevante para casas de banho em que vários aparelhos necessitam de esgoto forçado.

Neste caso, o ideal é adquirir uma bomba com triturador, instalá-la no vaso sanitário e conectar o restante do equipamento a ela. Ao escolher este modelo, é importante que a bomba esteja equipada com um número suficiente de saídas para conexão e que sua potência seja suficiente para atender todos os dispositivos.

Se houver muitos encanamentos, pode ser apropriado instalar duas bombas.

Frequência de descarte de resíduos

Existem duas modificações de bombas com trituradoras para vasos sanitários.A primeira opção está equipada com uma chave flutuante. Nesse caso, as lâminas trituradoras são acionadas somente após o acúmulo de determinado volume de resíduos sólidos. Assim, o dispositivo primeiro acumula águas residuais.

O segundo tipo de dispositivo ativa o triturador após cada pressionamento do botão de drenagem.

Bomba com helicóptero
Uma bomba com interruptor flutuante ativa o triturador com muito menos frequência, o que ajuda a prolongar a vida útil do dispositivo.

Além das características do equipamento descritas acima, na hora de escolher deve-se atentar para as dimensões da tubulação de esgoto. Se eles não coincidirem com a seção transversal dos tubos de entrada da bomba, será necessário adquirir adicionalmente um adaptador especial.

Além disso, é importante selecionar corretamente o desempenho do sistema e determinar tipo de banheiro. O último ponto importante é a temperatura das águas residuais, que determina o tipo de bomba.

Quais marcas você deve examinar mais de perto?

As bombas fecais para vasos sanitários equipados com trituradores são produzidas por diversos fabricantes. De acordo com as avaliações dos consumidores, os produtos das seguintes empresas são confiáveis: Alemão Grundfos, Francês SFA e chinês JEMIX.

Marca SFA surgiu em meados do século passado e tornou-se amplamente conhecida pela produção de equipamentos de bombeamento de alta qualidade. O fabricante oferece uma ampla gama de eletrodomésticos.

Entre elas estão bombas trituradoras e dispositivos combinados projetados para operação simultânea com diversas instalações hidráulicas: banheira, pia, box de chuveiro, etc.

A empresa produz um grande número de modelos compactos projetados para instalação em cisterna.As caixas dos dispositivos são feitas de plástico de alta resistência, o que prolonga significativamente sua vida útil.

Os modelos distinguem-se pelo seu design inteligente e compacto, tornando-os ideais para instalação em espaços confinados.

Dispositivos Grundfos Fácil de instalar e operar. Sua vantagem adicional é o baixo nível de ruído que os dispositivos emitem durante a operação.

Empresa JEMIX para drenagem sob pressão de águas residuais de vasos sanitários e outros equipamentos hidráulicos produz uma linha de bombas chamada STP.

Inclui seis modelos com características técnicas diferentes, incluindo eletrodomésticos combinados e uma sanita com moedor incorporado. Todos os dispositivos são bastante potentes e podem ser usados ​​​​para movimentação horizontal e vertical de águas residuais.

Sanita com bomba embutida
Os vasos sanitários com bomba embutida são facilmente reconhecidos pela ausência de autoclismo e pela presença de um fio conectando o equipamento à rede

Procedimento de conexão da bomba de esgoto

Antes de iniciar a instalação, você deve determinar o local onde o dispositivo será instalado. Existem algumas regras aqui. Em primeiro lugar, é estritamente proibido colocar a bomba abaixo do nível do chão.

O equipamento deve estar localizado diretamente ao lado do vaso sanitário, a uma distância não superior a 0,4 m, sendo necessário garantir o livre acesso ao aparelho para que os trabalhos de manutenção e reparo possam ser realizados sem dificuldades.

Você deve mais uma vez certificar-se de que os diâmetros do tubo de esgoto e do tubo de entrada da bomba correspondem. Caso contrário, compre um adaptador. Além disso, o tubo de saída da bomba deve ter válvula de retenção instalada.

Se não estiver lá, não se pode descartar uma situação extremamente desagradável quando as águas residuais do esgoto vão para o vaso sanitário. Uma válvula de retenção pode ser incluída com a bomba, mas caso contrário, você precisará adquiri-la adicionalmente.

Antes da instalação, você deve ler atentamente as instruções que acompanham o dispositivo. É ideal que seja em russo. O documento descreve detalhadamente o processo de instalação do modelo selecionado.

Além disso, as instruções vêm sempre acompanhadas de todos os diagramas e ilustrações necessárias. Verifique a embalagem novamente para certificar-se de que todas as peças e fixadores necessários para a instalação estão presentes.

Bomba e moedor de banheiro
Alguns modelos de bombas sanitárias são equipados com filtros de carbono que eliminam odores desagradáveis. Eles devem ser trocados regularmente, caso contrário o dispositivo não funcionará de forma eficaz.

Após a conclusão da preparação para instalação, você pode iniciar o procedimento de instalação. É realizado da seguinte forma.

Passo 1. Primeiro, inserimos tubos de alimentação ou cotovelos de conexão em todos os tubos de entrada da bomba. Garantimos que a rodovia se aproxima do dispositivo com uma inclinação de 3 cm por metro linear. Isso permitirá que as águas residuais se desloquem por gravidade até o dispositivo, o que é necessário para o seu funcionamento normal.

Se houver mais entradas do que as atualmente necessárias, colocamos tampões de tamanho adequado nos orifícios “não funcionais”.

Passo 2. Instalamos a bomba em local pré-selecionado e preparado. Encontramos alças fundidas especiais para fixadores no corpo do produto, inserimos parafusos neles e fixamos a bomba no chão. Começamos a colocar a tubulação da bomba até o riser de esgoto.

É ideal que os tubos sejam retos; devem ser evitadas curvas ou, se isso não for possível, devem ser feitas o mais planas possível. Se houver juntas entre tubos, são feitas juntas soldadas, soldadas ou adesivas. Sua qualidade deve ser alta para que não apareçam vazamentos posteriormente.

Se a bomba tiver que elevar as águas residuais e for instalada uma saída vertical, ela deverá estar localizada a uma distância não superior a 0,3 m do tubo de saída do dispositivo. Somente neste caso o dispositivo poderá funcionar normalmente.

Etapa 3. Conectando o tubo que sai do vaso sanitário com a bomba - para fixar os elementos usamos ondulação. Neste caso, é imprescindível fazer a conexão de forma que o tubo de entrada da bomba fique abaixo do tubo de saída do vaso sanitário. Além disso, deve ser prevista a inclinação necessária do tubo de drenagem para que os drenos se movam por gravidade.

Bomba e moedor de banheiro
A bomba trituradora de vaso sanitário depende de energia e, portanto, requer conexão à rede elétrica. Por razões de segurança, isto só deve ser feito através de um RCD.

Passo 4. Arranjo de ventilação. Este procedimento é necessário para modelos sem filtro de carbono, cujo design inclui uma saída de ventilação especial. O tubo deve ser instalado acima da cumeeira do telhado da casa.

Se isso parecer muito problemático, você deve escolher um modelo com filtro de carbono substituível que retenha todos os odores desagradáveis. Mas, neste caso, o cartucho deverá ser trocado regularmente.

Etapa 5. A energia elétrica deve ser fornecida à bomba. Para modelos com plugue, será necessário instalar uma tomada individual, cujo cabo é colocado do RCD e do painel.Se o dispositivo não possuir ficha, a ligação é feita diretamente à rede através de um RCD de 30 mA.

Depois disso, você pode realizar um teste do dispositivo. Durante o procedimento, você deve inspecionar cuidadosamente as juntas dos elementos em busca de vazamentos e solucionar problemas, se houver.

Conclusões e vídeo útil sobre o tema

Bomba trituradora para instalação oculta:

Regras de ouro para instalação e tipos de bombas trituradoras SFA:

Bomba de esgoto GRUNDFOS SOLOLIFT2:

As bombas trituradoras de vasos sanitários são equipamentos práticos e muito eficazes. A sua utilização permite instalar instalações sanitárias a qualquer distância da coluna de esgoto e ainda baixá-las até aos subsolos, onde ficarão localizadas abaixo do nível da rede de esgoto.

Para que o aparelho funcione sem interrupções, é importante calcular corretamente sua potência e instalar o aparelho corretamente.

Convidamos todos os interessados ​​​​na questão da escolha, instalação e operação de uma trituradora de vaso sanitário a deixar comentários e tirar dúvidas. O formulário de contato está localizado no bloco inferior.

Comentários dos visitantes
  1. Não consigo imaginar em que casos tal unidade possa ser necessária. É melhor fazer imediatamente um sistema de esgoto normal do que se salvar desta forma, esta é uma opção mais confiável e durável. E para evitar bloqueios, não há necessidade de jogar no vaso sanitário nada que não seja destinado a isso. E então algumas pessoas jogam brinquedos de pelúcia e trapos velhos ali; nenhum triturador irá protegê-lo dos tolos.

  2. Alexei

    Honestamente, concordo com o comentarista anterior, já que não há necessidade de gastar custos extras na compra e instalação de tal bomba picadora.Os sistemas de fluxo gravitacional, quando construídos corretamente, operam ininterruptamente durante anos. Mas talvez eu seja apenas estúpido e não entenda o grau de progresso que se abateu sobre nós =D

  3. E o porão? Um exemplo da vida - fui até a cadeira de balanço do porão (foi organizada nos anos 80 e ainda existe), não tinha vaso sanitário e pia porque era impossível levantar a água - por algum motivo ela desce. O proprietário comprou um sololift e organizou um banheiro normal, e já está pensando em um banho.

    E também remodelação de apartamentos - onde queria uma cozinha ali e colocou (ou uma casa de banho). E para outros edifícios industriais, comerciais ou de escritórios, é possível organizar sanitários em qualquer lugar, sem depender da gravidade. Resumindo, é uma coisa boa, você deveria aceitar.

    P.S. Estou pensando na minha dacha (já levei com prédios, mas sem balneário) instalar um balneário portátil e, para não cavar buracos, comprar um sololift e escoá-lo para o banheiro da rua.

    • Especialista
      Amir Gumarov
      Especialista

      Hoje, organizar um banheiro no porão não é uma tarefa impossível se tal necessidade surgir. É claro que o arranjo em si e o estabelecimento de comunicações com instalação subsequente serão um pouco diferentes.

      O problema em si é que a linha de esgoto está localizada acima do nível do porão, então a drenagem com o próprio peso não funcionará. Para tais casos, foram desenvolvidos sistemas de bombeamento forçado. Se houver um banheiro e um chuveiro no mesmo cômodo, é melhor instalar um sistema de bombeamento separado (anexei um diagrama). Para uma academia onde haverá fluxo constante de clientes e alto consumo de água, isso é relevante.

      É melhor instalar um tanque de armazenamento intermediário sobressalente caso o volume de águas residuais aumente acentuadamente. Para um banheiro, Solofit é a solução ideal, concordo aqui, ou outras estações elevatórias projetadas para águas residuais com inclusões sólidas.

      Fotos anexadas:
  4. Onde posso comprar um vaso sanitário completo com moedor sem bóia? Loja online, por favor me diga.

    • Peter

      Não se trata da loja, mas do fabricante. Somente a SFA produz atualmente esses vasos sanitários, chamados SANICOMPACT. Preços a partir de 23 mil.

  5. Timur

    O aparelho é muito útil (porão, pequena cozinha, etc.), o artigo também é muito útil e compreensível, obrigado.
    Questões:
    1. Com que frequência os filtros devem ser trocados?
    2. Com que frequência você deve realizar manutenção?

  6. Denis

    Preciso escolher um modelo de unidade sanitária industrial composta por 6 vasos sanitários. Existem modelos instalados não em cada vaso sanitário, mas sim em ralo comum?

Adicione um comentário

Aquecimento

Ventilação

Elétrica