Pontos fortes e fracos do Sololift para esgoto
O esgoto na construção de moradias privadas é frequentemente um sistema alimentado pela gravidade e independente de energia.É quando as tubulações são colocadas em um determinado ângulo, desde os encanamentos até o tubo de esgoto e a fossa séptica, respectivamente. Sololift para esgoto é um dispositivo que é instalado nos casos em que o fluxo gravitacional da rede elétrica não pode ser alcançado.
O conteúdo do artigo:
Conexão Sololift
Em termos de ligação a canos de esgoto, este é um dispositivo de canalização clássico. Nenhum conhecimento especial do processo de instalação é necessário aqui, muitas pessoas fazem a instalação sozinhas.
Uma regra importante para a instalação do Sololift para esgoto é o acesso gratuito a tubulação de esgoto.
Condições que devem ser atendidas ao instalar um encanamento:
- Pequeno espaço obrigatório dentro de 1 cm entre a parede ou outro elemento de encanamento.
- Local de instalação: não mais de 40 cm do tubo de saída.
- A distância até a seção de gravidade ou até a fossa séptica é de 50 m.
- Ainda é necessária uma ligeira inclinação do tubo de pressão. Este parâmetro é 1mm.
- A tomada do sololift deve estar a uma distância acessível do local de instalação do dispositivo.
A conexão aos tubos é realizada por meio de adaptadores padrão, incluídos na embalagem. Material isolante de vibração é colocado sob o dispositivo. A fixação é feita com parafusos, buchas, suportes e outros fixadores. Pode ser fixado ao piso, parede ou outra estrutura de suporte do edifício. Todas as conexões são revestidas com selante.
Após a instalação, o Sololift para esgoto é verificado para garantir o correto funcionamento.
No vídeo, um exemplo de instalação de sololift para esgoto.
Como funciona o Sololift
Sololift é uma bomba normal. Embora você não possa dizer pela aparência. Uma bomba submersível é instalada dentro da caixa plástica e alguns modelos também incluem helicóptero. Este último é necessário para a trituração de resíduos domésticos e esgotos que são bombeados pelo sistema de esgoto.
Além disso, o projeto inclui um filtro de entrada, um filtro de carbono e uma válvula de retenção. Ou seja, trata-se de um dispositivo sério que deve proporcionar a uma residência particular o funcionamento eficiente da rede de esgoto.
Princípio de funcionamento do Sololift:
- o esgoto é drenado pelo filtro receptor;
- entre no tanque de armazenamento da bomba;
- aqui o triturador, que é um impulsor, corta os resíduos em pequenos pedaços;
- em seguida, toda essa massa é alimentada na tubulação de esgoto, na qual é instalada uma válvula de retenção, cujo objetivo é evitar o refluxo para o sololift.
O filtro de carbono está instalado na tampa do aparelho. Sua tarefa é reter odores desagradáveis. O próprio orifício na tampa destina-se a criar vácuo dentro do corpo da bomba.
Sololift em um sistema de pressão esgoto deve disparar quando o tanque estiver cheio e parar quando estiver vazio. Este processo é controlado por uma unidade de controle, que inclui:
- relé térmico hidrodinâmico;
- tubos de pressão que regulam o volume de enchimento;
- sensor de flutuação.
Este último é o principal elemento que envia sinais para ligar e desligar a bomba. Está programado de fábrica. Você não deve alterar parâmetros sem permissão. Você pode bagunçar a configuração, fazendo com que o sololift comece a funcionar incorretamente.
Características
Características que você precisa prestar atenção ao escolher Sololift:
- Poder. Unidade de medida – m³/h ou l/min. Aqui está uma pequena gama de modelos concebidos para uso doméstico: 10, 12 e 25 m³/h. Geralmente é selecionado de acordo com o número de instalações hidráulicas conectadas à bomba de esgoto forçado. Quanto mais houver, maior deverá ser a produtividade.
- Temperatura do esgoto bombeado. Existem duas opções aqui - até +50 ℃ ou até +90 ℃. O primeiro é usado ao conectar o Sololift a um vaso sanitário, pia ou pia. A segunda, se a ligação for feita a uma máquina de lavar loiça, máquina de lavar roupa ou banheira.
- Por quanto tempo a Sololift pode trabalhar no esgoto? Existem modelos que funcionam no curto prazo. Eles são instalados em um encanamento, por exemplo, para banheiro. Existem modelos duráveis. Por exemplo, eles podem drenar o esgoto de uma casa particular inteira. É necessário ficar atento a algumas instruções do fabricante. Na coluna duração do trabalho pode haver um percentual, por exemplo, 50%. Isso significa que o dispositivo funcionará por meio minuto, depois desligará e descansará pelo mesmo meio minuto.
- Presença de um helicóptero. Nem todos os modelos possuem esse elemento.
Os fabricantes estipulam o momento de instalação do Sololift no esgoto embaixo da banheira. Se você apenas tomar banho, não haverá problemas com seu funcionamento. Se os procedimentos hídricos forem realizados em grande volume de água, ou seja, com a banheira totalmente cheia, então o sololift, ao descarregá-lo no esgoto, simplesmente não consegue lidar com tamanha quantidade de líquido.
Algumas empresas oferecem dispositivos que podem ser instalados próximos à banheira. Eles são poderosos, grandes e têm um preço alto.Existe a opção de instalação de uma unidade convencional, mas com a formação de uma fossa adicional por onde flui a água da banheira, e de lá a bomba bombeia o esgoto para o esgoto.
Outra característica de design de alguns modelos Sololift para esgotos é um sistema de alarme. Mais frequentemente, é sólido. Aciona quando há transbordamento de líquido. Alguns fabricantes conectam um alarme à unidade de controle de, por exemplo, uma máquina de lavar louça. O primeiro simplesmente desliga a alimentação do último.
Gama de modelos de unidades de bombeamento Sololift
Hoje, muitas empresas produzem bombas para esgoto sob pressão (nacionais e estrangeiras). A Grundfos foi a primeira. Produz equipamentos de bombeamento para esgoto sob pressão com a marca Sololift. Aqui estão vários modelos para construção de habitação privada.
WC-1
Projetado para instalação após o banheiro. Além disso, você pode conectar uma pia montada no vaso sanitário.
Especificações:
- produtividade – 149 l/min;
- três posições de acordo com a quantidade de líquido bombeado: 4, 6 e 9 l;
- aumento de altura – até 8,5 m;
- consome eletricidade – 0,62 kW;
- o motor elétrico é seco, localizado em câmara lacrada;
- a caixa pode suportar pressão - 2,5 m pol. Arte.;
- peso – 7,3kg;
- volume corporal – 9 l;
- temperatura dos resíduos drenados – até +50 ℃;
- modo de operação – 50%;
- conexão horizontal;
- o tubo de saída é estritamente vertical;
- Local de instalação: atrás do vaso sanitário. Se uma pia estiver conectada, a distância entre o Sololift e o vaso sanitário não será superior a 15 cm.
WC-3
Projetado para bombear esgoto simultaneamente de um grande número de instalações hidráulicas: vaso sanitário, pia, box de chuveiro, bidê e mictório.
Características:
- produtividade – 149 l/min;
- altura máxima de elevação – 8,5 m;
- potência do motor elétrico – 0,62 kW.
Todas as outras características são idênticas ao modelo anterior. Mas o design do WC-3 possui características distintas. Se o WC-1 tem apenas uma entrada adicional lateral, então o WC-3 tem duas, uma de cada lado e uma na parte superior (na tampa).
CWC-3
Na aparência, este tipo de Sololift para esgoto difere dos dois tipos anteriores. O modelo é estreito e o tubo de entrada principal está localizado na extremidade do corpo.
Normalmente, dispositivos deste tipo são instalados em vasos sanitários suspensos com a conexão adicional de vários outros acessórios de encanamento.
Em todas as características técnicas e de instalação, este Sololift é idêntico à marca WC-3.
S-3
Destinado ao bombeamento de esgoto contendo partículas sólidas insolúveis com tamanho superior a 20 mm. Portanto, a instalação é realizada sob vasos sanitários, máquinas de lavar e lava-louças.
Características:
- produtividade – 185 l/min;
- pressão máxima – 8,8 m;
- consumo de energia do motor elétrico – 0,64 kW;
- três tubos de conexão adicionais: um na parte superior, dois em lados opostos da caixa;
- temperatura do líquido bombeado – até +90 ℃;
- peso – 6,6kg;
- volume do recipiente receptor – 5,7 l.
D-2
Modelo compacto com método de montagem frontal. Pode servir afundar no banheiro, chuveiro e bidê.
Características:
- produtividade – 105 l/min;
- cabeça – 5,5 m;
- potência do motor – 0,22 kW;
- duas entradas adicionais;
- preso à parede;
- volume do recipiente – 2 l;
- peso do dispositivo – 4,3 kg;
- temperatura do líquido bombeado – até +50 ℃.
Manutenção Sololift durante a operação
A manutenção periódica das instalações hidráulicas é uma garantia de seu funcionamento a longo prazo e sem problemas. Sololifts para esgoto também precisam de manutenção. Além disso, você só precisa gastar de 3 a 4 minutos nesse processo. Isso é feito assim:
- o dispositivo está desconectado da fonte de alimentação;
- o abastecimento de água é cortado, por exemplo, para o banheiro;
- a tampa é removida do Sololift, que é fixada por um parafuso - é necessário desparafusá-la com uma chave de fenda;
- Desaparafuse os quatro parafusos que prendem a bomba. Este último é removido;
- o tanque de armazenamento está limpo de detritos;
- montagem de peças e conjuntos na ordem inversa.
Avarias do Sololift e sua reparação
As bombas de pressão para esgoto Sololift são equipamentos confiáveis. Mas eles também não suportam o uso indevido. Principalmente o motor elétrico sofre. Razões para uma falha do motor que simplesmente queima e precisa ser substituída:
- Dentro da bomba entrou um objeto que não pôde ser esmagado: vidro, saco plástico, produtos de higiene pessoal, etc. O motor emperra, o que leva ao superaquecimento e à queima.
- O regime de temperatura do líquido drenado não foi mantido. A consequência é o superaquecimento do motor elétrico e sua queima. Só há uma saída - mudar o modelo Sololift.
- Líquidos espessos e pegajosos eram despejados no esgoto, que a bomba só conseguia bombear sob carga pesada, o que levava à sua combustão.
- Congelamento Sololift e esgoto. Isso acontece no inverno em dachas sem aquecimento.
- Despressurização da bomba e do motor. Como resultado, a água entra.
Pontos fortes e fracos do Sololift
A vantagem de um sololift é a capacidade de organizar facilmente o esgoto de uma casa, independentemente da localização da linha de esgoto. Um banheiro, um chuveiro e outros acessórios de encanamento podem ser instalados até mesmo no porão. E o sistema de esgoto deles funcionará.
Outras vantagens:
- tamanhos pequenos;
- belo design;
- facilidade de instalação e manutenção;
- É economicamente mais fácil comprar e instalar um Sololift do que mover instalações hidráulicas para outras salas;
- alta confiabilidade do dispositivo;
- operação de longo prazo sem reparo (garantia – 2 anos).
A única desvantagem é o preço. Mas mesmo esta desvantagem é compensada por uma vida confortável na casa. Os reparos também serão caros. Mas para evitá-lo, basta seguir as regras de funcionamento.
Sololift para um sistema de esgoto sob pressão é uma solução para muitos problemas associados à instalação de encanamentos domésticos se eles estiverem localizados abaixo da linha de esgoto. Isto acontece com bastante frequência hoje em dia, especialmente em casas onde os pisos térreos são destinados a instalações de serviço.
Qual modelo de Sololift tem em sua casa? Que nuances do trabalho você consegue notar? Escreva nos comentários. Compartilhe o artigo nas redes sociais e salve-o nos favoritos para não perdê-lo.
Banheiro de subsolo sem esgoto - veja como organizar no vídeo.
Fontes:
- https://mr-build.ru/newsanteh/sololift.html
- https://ensys-ltd.ru/content/catalog/grundfos/grundfos_sololift2.pdf
- https://aqua-rmnt.com/kanalizaciya/podklyuchenie-sololifta-k-kanalizatsii-shema.html#i-6
Sololift salva vidas não apenas em residências particulares. Os porões dos novos arranha-céus são alugados para diversos tipos de pequenos negócios. E sem banheiro é impossível fazer qualquer negócio. Este é o tipo de bomba que ajuda.