Substituição de jatos em um fogão a gás Hefesto: um guia detalhado para substituição de bicos
Você notou chamas amarelas quando o queimador está ligado? Começou a aparecer fuligem na loiça? Você absolutamente não entende o que está acontecendo? O problema é generalizado e a solução é simples. Contaremos como substituir os jatos do fogão a gás Hefesto e revelaremos as sutilezas tecnológicas.
No artigo que apresentamos, você poderá se familiarizar com o princípio de funcionamento dos equipamentos a gás, bem como a finalidade e as especificidades do projeto do bico. Para entender por que surgem os problemas, vamos descobrir para que geralmente se destinam os jatos. Vejamos quais tipos de bicos existem.
Nossas recomendações irão ajudá-lo a trocar facilmente os dispositivos que fornecem gás para o processo de cozimento. Você aprenderá como cuidar de equipamentos domésticos. Após a leitura, você poderá avaliar de forma independente a situação e entender se vale a pena mudar ou se é melhor apenas limpá-la.
O conteúdo do artigo:
O princípio de funcionamento de um fogão a gás
Da rede de gás ou de um cilindro sob pressão, o gás é fornecido ao gasoduto, que é parte integrante do fogão a gás. Em seguida, o combustível passa pelo bico, entra no corpo do queimador, onde se mistura com o ar e só então acende, passando pelas divisórias.
O gás principal difere do gás engarrafado em termos de parâmetros de pressão - este é o principal e mais comum motivo pelo qual os bicos precisam ser substituídos.Em outros casos, na maioria das vezes você pode limitar-se a uma manutenção simples sem recorrer à substituição.
O que é um jato?
O jato é um dos principais componentes de um fogão a gás. Garante o fornecimento de combustível azul ao queimador em volume suficiente e na pressão necessária. Sem bico, o funcionamento de um fogão a gás seria impossível.
O formato do bico lembra um parafuso, em cuja cabeça existe um orifício de passagem. O diâmetro do furo deve corresponder à pressão do combustível fornecido e à potência do queimador.
Deve-se levar em consideração que a pressão do gás principal e do gás engarrafado é significativamente diferente, portanto o diâmetro do bico para esses tipos de combustível será diferente.
Para garantir o funcionamento mais eficiente da estufa, eliminar a libertação de produtos nocivos, o factor fumegante e normalizar o consumo de combustível, é necessário instalar injetores, as dimensões e o diâmetro do orifício de saída atendem aos requisitos do fabricante do fogão a gás.
Tipos de jatos e suas principais características
Jatos ou bicos com cabeça hexagonal, rosca externa e furo interno longitudinal. A grande maioria é feita de bronze.
Há uma marcação na parte final que exibe informações sobre o rendimento do bico.As unidades de medida são o volume de gás em centímetros cúbicos que o bico pode passar em 1 minuto.
Os jatos podem ser de dois tipos - para gás natural (diferindo no diâmetro do furo maior e corpo encurtado), para gás liquefeito (diferindo no diâmetro do furo menor e corpo alongado, que está associado a maior pressão).
A pressão no cilindro excede a pressão na linha de gás, o que explica o menor diâmetro na cabeça do bico correspondente. A potência do queimador é determinada pelo seu tamanho, portanto os diâmetros dos furos nos jatos correspondentes serão diferentes.
O diâmetro do furo no bico deve corresponder à pressão do gás:
- Queimador grande - 1,15 mm (20 Bar); 0,6 mm (50 Barras); 1,15 mm (20 Barras); 0,75 mm (30 barras).
- Queimador médio – 0,92 mm (20 Bar); 0,55 mm (50 Barras); 0,92 mm (20 Barras); 0,65 mm (30 barras).
- Queimador pequeno - 0,75 mm (20 Bar); 0,43 mm (50 Barras); 0,7 mm (20 Barras); 0,5 mm (30 barras).
- Queimador do forno – 1,2 mm (20 Bar); 0,65 mm (50 Barras); 1,15 mm (20 Barras); 0,75 mm (30 barras).
Deve-se levar em consideração que o funcionamento incorreto dos jatos pode não ser causado por uma mudança no tipo de combustível, mas por um simples entupimento da saída. Neste caso, você pode limpar os injetores sem precisar substituí-los.
Tecnologia de limpeza de injetores
De vez em quando é necessário trocar injetores ou limpe-os. A frequência recomendada de realização do procedimento é de uma vez por ano.
Bicos entupidos prejudicam a qualidade da chama e levam à diminuição da quantidade de calor gerada. Além disso, aumenta o consumo de combustível, o que é indesejável para os proprietários de equipamentos de gás liquefeito. Este fato também não agradará aos proprietários com medidores de gás instalados.
Para limpar os jatos você precisará de:
- Produtos universais - refrigerante ou vinagre, detergente para louça;
- Limpador de louça;
- Escova de dente;
- Fio fino ou agulha.
O trabalho começa com a remoção de depósitos de carbono, fuligem e graxa da área onde o bico está localizado. O bico deve ser desparafusado e embebido em solução de detergente, refrigerante ou vinagre.
A superfície externa pode ser limpa com uma escova de dentes e pó de limpeza doméstico comum. O orifício do bico deve ser limpo com agulha, às vezes justifica-se soprar com bomba ou compressor.
O jato limpo e seco deve ser reinstalado. Observe que se houver uma junta de vedação sob o bico, ela deverá ser substituída.
Instruções para substituir injetores
Se a limpeza dos injetores não der resultado ou você decidir mudar de um tipo de combustível azul para outro, será simplesmente necessário substituir os injetores. Deve-se levar em consideração que não existem bicos universais. Cada modelo possui características próprias.
Portanto, se a tarefa é reequipar o fogão Hefesto, então é necessário adquirir um conjunto de jatos específico para uma unidade desta marca. Você pode comprar esse conjunto em quase todas as lojas especializadas em equipamentos de gás. Caso não esteja disponível, você pode sempre entrar em contato com o fabricante oficial ou seu representante.
Preparando o fogão para substituição dos bicos
A preparação para os trabalhos de substituição dos bicos do fogão a gás Hefesto começa com o fechamento da válvula principal de abastecimento de gás ou o fechamento da válvula do cilindro.Em seguida, é necessário remover a grelha e retirar os queimadores. Todo esse trabalho é feito de forma simples e não requer ferramentas.
Se olharmos dentro dos buracos que se abriram após a retirada dos queimadores, não veremos os jatos propriamente ditos. Isto se deve às características estruturais da laje. Na maioria dos modelos modernos, os jatos são muito mais fáceis de alcançar. Mas no nosso caso tudo é um pouco mais complicado - a mesa do fogão deve ser desmontada.
Para desmontar a mesa, é necessário remover os parafusos com uma chave de fenda Phillips. Em diferentes modelos de placas Hefesto, o número de parafusos pode ser diferente. Mas estão todos localizados em cima da mesa, na frente e atrás. Depois de retirar os parafusos, a mesa simplesmente sobe.
Às vezes, por causa da gordura, a mesa não é tão fácil de remover, parece que está grudada no corpo. Neste caso, deve ser retirado com uma chave de fenda ou uma faca forte. Após a retirada da mesa, o corpo e a própria mesa devem ser completamente limpos de sujeira.
Após retirar a tampa, veremos duas tiras de metal, que são uma espécie de guias e são chamadas de travessas. Os alojamentos de cada um dos quatro queimadores são fixados à travessa.
Todos os nós possuem o mesmo dispositivo. A única diferença é o comprimento da tubulação por onde o gás chega até o bico e de lá entra no queimador pelo bico.
O corpo do queimador é rigidamente fixado à tubulação, garantindo a confiabilidade de toda a estrutura.O dispositivo não é complicado, mas é preciso entendê-lo para que no futuro não haja problemas com a desmontagem dos injetores e sua posterior instalação, bem como com reparando a placa de Hefesto se necessário.
Como remover corretamente o jato?
Existe a opinião de que é possível trocar o jato sem retirar a mesa. Isto requer apenas uma chave tubular especial. Sim, isso é possível, mas apenas em modelos modernos com outras características de design.
Se olharmos atentamente para o desenho, veremos que no nosso fogão a ponta da tubulação está fixada no corpo do queimador, sendo impossível chegar ao bico sem retirar a mesa.
Quais chaves são necessárias para remover o jato?
Uma chave de boca de 8 mm se ajusta à cabeça do bico; você pode simplesmente tentar desparafusar o bico. Mas esta é uma ideia inútil: normalmente o bico fica preso durante a operação, de modo que a ponta simplesmente gira em torno da tubulação.
Dá vontade de fixar a porca da ponta com outra chave de 14 mm. A linha de pensamento é lógica e correta, mas isso é impossível, pois o corpo queimador se torna um obstáculo.
Como separar a ponta com o jato do queimador?
Para ter acesso à porca da ponta é necessário soltar a própria ponta do corpo da tocha. O único obstáculo é a pinça em forma de placa curva.
Basta apertar o prato e puxá-lo em sua direção com um pouco de esforço.Após retirar o retentor, basta pressionar a tubulação, para que a ponta simplesmente caia, saindo facilmente do corpo do queimador.
Métodos para remover o jato
Existem duas maneiras de remover o jato da ponta. No primeiro caso, basta segurar a porca da ponta com uma chave e desparafusar o bico com a outra. Se por algum motivo você não conseguir desparafusar o jato facilmente, poderá recorrer ao segundo método.
É mais confortável trabalhar se o bico e a ponta estiverem em suas mãos e não fixados na tubulação. Basta puxar a ponta em sua direção e ela será liberada da tubulação. Agora você pode tornar seu trabalho muito mais fácil. A porca da ponta pode ser fixada em um torno e o bico pode ser facilmente desparafusado sem medo de danificar a tubulação.
Cada um dos bicos do fogão a gás Hefesto, como qualquer bico de qualquer outra marca e modelo de fogão, possui marcação própria. Portanto, não é necessário lembrar a localização dos jatos ao retirá-los das pontas. Não haverá problemas com a instalação subsequente.
Anéis de vedação para tubos
O desenho do bico e sua conexão com a ponta não prevê o uso de fitas de vedação. No entanto, ainda existe um dispositivo de segurança contra vazamento de gás. Observe que após a remoção da ponta da tubulação, o anel de borracha geralmente permanece dentro dela.
Para evitar que se perca ao retirar o bico, ele deve ser retirado da ponta e instalado na tubulação.Caso os injetores estejam sendo substituídos, é aconselhável adquirir um conjunto de anéis junto com eles para substituí-los também.
Procedimento de instalação do jato
Após concluir o trabalho de retirada dos jatos das pontas, você pode começar imediatamente a instalá-los. Todo o trabalho é executado na ordem inversa.
Primeiro você precisa parafusar o bico na ponta usando uma chave inglesa. Em seguida, coloque a ponta na tubulação, levante-a até o corpo do queimador e instale-a, retornando a placa de fixação ao seu lugar original.
Neste ponto, a substituição dos jatos dos queimadores do fogão a gás pode ser considerada completa, bastando instalar a mesa no lugar e fixá-la com parafusos.
Substituindo um bocal do forno
Assim como no caso de substituição de bicos em queimadores, não se pode prescindir de trabalhos preparatórios. Chegar aos jatos no forno também não é tão fácil. E se no caso dos queimadores tivemos que desmontar a mesa, então para substituir os bicos do forno é necessário desmontar o chão ou, em casos difíceis, retirar a parede lateral esquerda.
Vamos em ordem - o jato está localizado no corpo do bico, atrás da parede da placa, no lado esquerdo. Para chegar até ele, é necessário abrir a tampa da gaveta de baixo, abrir completamente a porta do forno e puxar o chão em sua direção - deve sair facilmente.
Substituindo o jato do forno
O queimador do forno é um tubo curvo preso por dois parafusos que devem ser removidos. O jato está localizado dentro do corpo do bico.
Se não estiver muito preso, basta desparafusá-lo com uma chave tubular e instalar uma nova em seu lugar.
Substituição do jato após desmontagem da parede do forno
Se não for possível desparafusar o bico, será necessário desapertar o painel lateral esquerdo, preso com três parafusos localizados verticalmente. Após a desmontagem da parede, teremos acesso à tubulação fixada com uma porca.
A partir desta posição, você pode tentar agarrar o jato com uma chave de boca e tentar desparafusá-lo. Se ainda não conseguir remover o bico, será necessário desapertar a porca, desapertar os dois parafusos e separar o corpo com o bico da parede do forno.
Agora o jato preso pode ser removido de qualquer posição conveniente. O melhor é tratar a conexão roscada com algum produto universal (por exemplo, VD-40), deixar agir por alguns minutos e só então desparafusar o bico.
Resta instalar o novo jato no bocal e realizar o trabalho de fixação da caixa na parede do forno e remontá-la na ordem inversa.
Conclusões e vídeo útil sobre o tema
Substituindo jatos em um fogão a gás Hefesto:
Os jatos são o principal elemento de um fogão a gás, são responsáveis pela pressão e pelo volume do combustível que entra, garantindo ótimas condições de combustão.
Nas placas Hephaestus, a substituição dos jatos não é tão fácil como nos modelos modernos de fabricantes mais populares. Porém, se as instruções forem rigorosamente seguidas, o trabalho não causará dificuldades particulares. E qualquer pessoa pode fazer a substituição, não há necessidade de conhecimentos especiais ou ferramentas especiais - apenas atenção, precisão e observância de regras básicas.
Conte-nos como você trocou os bicos do fogão com o logotipo Hefesto com suas próprias mãos. Compartilhe as nuances do processo que você conhece.Deixe comentários no bloco abaixo, tire dúvidas, poste fotos temáticas.
A pressão do gás nos equipamentos domésticos não pode exceder 300 mm. água Art., e as características dos jatos indicam 20 bar.
Há números escritos nos bicos - o que significam, como saber qual colocar onde? Obrigado
Olá. HEFESTO, não consigo acender o forno. Você pode ouvir o gás chegando, fede. Ele não responde a um fósforo no dispositivo de ignição. Não consigo encontrar o bico no forno. Há um cano ali que parece uma rosquinha incompleta com furos, aparentemente para o gás escapar. Este é o quadro completo. Não usamos o forno desde novo.
Olá! Obrigado pelo artigo, precisei trocar os bicos de gás liquefeito de um antigo fogão Gefest 1100-07, consegui descobrir com bastante facilidade. Surge a pergunta: é verdade que ao aparafusar o bico na ponta não é necessária nenhuma vedação? Porque ao retirar os originais de fábrica, você percebe que tudo está coberto de tinta, inclusive os entalhes.
Olá! Me dê um conselho. Troquei todos os jatos para gás natural do fogão a gás Hefesto-3200-06, quando liguei o forno surgiram os seguintes problemas: quando abro a torneira do forno em fogo baixo, a temperatura no forno deve estar a 170 graus, mas sobe para 230. Segunda pergunta: com a posição da torneira acima, ou seja. Quando a chama está baixa, a chama do queimador do forno é interrompida, e quando a torneira é girada para a chama máxima, o queimador apaga-se completamente. Acontece até que quando aceso o queimador fica coberto de chama por 1/3 de seu comprimento e sai.Todos os jatos são marcados de acordo com as marcações nas instruções.De acordo com as instruções, os VMR são iguais para o gás natural e para o gás liquefeito, não sendo necessário alterá-los. Qual o motivo? Eu ficaria muito grato por sua valiosa recomendação.
Olá. Por favor, diga-me que tipo de jato é necessário para o forno a gás-elétrico Hephaestus 601-01 para redução de gás?
Ainda não vi quais marcações ESPECÍFICAS precisam ser colocadas nos queimadores do painel Hefesto. Painel de gás natural