Estações elevatórias de esgoto doméstico: tipos, design, exemplos de instalação

O tema dos esgotos pode parecer desagradável apenas para um proprietário inexperiente e apenas à primeira vista. Quando surgem problemas com o sistema de esgoto, eliminá-los torna-se a tarefa mais importante.

Se os problemas com drenos forem regulares, faz sentido revisar o projeto original em busca de erros. Para eliminá-los, pode ser necessária uma estação elevatória de esgoto. Diremos a você como instalá-lo, operá-lo e mantê-lo.

O que é KNS?

Estação de esgoto ou estação de esgoto é um dispositivo de remoção forçada de resíduos sólidos e líquidos. Esses dispositivos são mais frequentemente usados ​​para fins industriais.

Mas existem várias estações de bombeamento especialmente projetadas para uso doméstico. Geralmente são instalados em residências particulares com esgoto autônomo ou quando for necessário garantir o transporte de resíduos até o riser de uma rede de esgoto centralizada.

Os modelos de estações de bombeamento domésticas podem diferir visivelmente na aparência, mas seu design e princípio de operação são bastante semelhantes. Essas estruturas são recipientes selados projetados para coletar resíduos.

Um elevado grau de estanqueidade do tanque de armazenamento é um requisito importante para proteger as águas subterrâneas da poluição por águas residuais. É fornecido aqui um sistema de tubos, bem como uma bomba especial projetada para bombear matéria fecal.

A estação elevatória de esgoto funciona da seguinte forma. A água residual flui para um tanque de armazenamento. Com a ajuda de uma bomba de esgoto, as águas residuais, incluindo acumulações sólidas, são transportadas através de tubulações para posterior descarte, por exemplo, em um tubo de esgoto central, no tanque de um caminhão de esgoto, etc.

Circuito Mini-KNS
Este diagrama mostra claramente o projeto de uma pequena estação elevatória de esgoto doméstico, que pode ser conectada diretamente ao banheiro

Os SPS estão equipados com bombas de vários tipos, incluindo submersíveis, cantilever de superfície ou autoescorvantes.

Submersível, como o nome indica, coloca nele um recipiente com esgoto. Geralmente são unidades muito duráveis ​​que podem operar por muito tempo em um ambiente agressivo. Para tais bombas não há necessidade de arranjar um local na superfície, nem são necessários tubos adicionais para conectá-las ao sistema.

Mas manutenção bomba submersível pode ser um pouco difícil. A unidade é resfriada pelo líquido em que está localizada; tais dispositivos nem sempre requerem reparos ou manutenção. Além disso, os modelos de bombas submersíveis para esgoto podem operar mesmo em ambientes muito frios. Para eles, a chamada instalação a seco é considerada aceitável.

Bomba de esgoto com moedor
Bombas com triturador são utilizadas em estações de esgoto para facilitar a movimentação do efluente pelo sistema, tornando sua composição mais homogênea

As bombas autoescorvantes possuem ampla folga para a passagem do meio bombeado e são recomendadas para uso com águas residuais significativamente contaminadas. Um motor elétrico montado em flange facilita muito a operação e manutenção de dispositivos deste tipo.

Alguns tipos bombas de esgoto equipado com um elemento de aquecimento especial. Isso permite que sejam usados ​​mesmo em temperaturas abaixo de zero.

As bombas cantilever são usadas principalmente em estações de tratamento industriais. Para instalar tal dispositivo, é necessária uma base independente. As bombas cantilever para esgoto são consideradas extremamente confiáveis ​​​​e convenientes, mas é melhor confiar sua instalação e conexão a um especialista experiente.

Nas estações elevatórias domésticas, podem ser utilizadas uma ou duas bombas, tudo depende da situação específica. Caso seja necessário triturar frações de resíduos sólidos, utilizar bombas com mecanismo de corte.

Deve ser entendido que tal mecanismo não é um moedor de carne onívoro. Um pedaço de pano que caia acidentalmente no ralo pode causar sérios entupimentos e até mesmo danos à bomba.

As chamadas miniestações de bombeamento merecem atenção especial - são estações de bombeamento relativamente pequenas projetadas para serem conectadas a apenas um objeto, geralmente um banheiro. São um complexo de um pequeno tanque de armazenamento e uma bomba com mecanismo de corte. Essas estações de esgoto geralmente são instaladas diretamente sob o vaso sanitário.

Razões para remoção forçada de águas residuais

Normalmente, a remoção de dejetos humanos de um sistema de esgoto ocorre naturalmente sob a influência da gravidade. Infelizmente, nem sempre é possível organizar na prática este processo a um nível suficientemente eficaz.

Aqui estão alguns motivos pelos quais um proprietário deve considerar (ou considerar) a instalação de um sistema de drenagem forçada:

  • a situação é tal que o nível do esgoto principal está localizado acima do ponto de descarga de resíduos;
  • o ponto de descarga de resíduos está localizado muito longe do esgoto principal;
  • as águas residuais passam pelos canos de esgoto muito lentamente;
  • o esgoto muitas vezes fica entupido devido a erros cometidos durante sua instalação.

Alguns desses problemas podem ser causados ​​por falhas no projeto do sistema de esgoto ou por sua remodelação inadequada. Mas também acontece que, pela configuração do edifício ou pela topografia do local, a estação elevatória de esgoto passa a ser a única opção para o funcionamento normal da rede de esgoto. Às vezes instalar KNS É simplesmente mais barato do que refazer completamente o sistema de esgoto, eliminando erros cometidos anteriormente.

Elementos adicionais para instalação da estação de bombeamento

As estações de esgoto, assim como as estações de esgoto industriais, são equipadas com sensores flutuantes especiais colocados em um tanque de armazenamento. Eles transmitem informações sobre o nível de esgoto no tanque de armazenamento para a unidade de controle. A bomba liga e desliga automaticamente, o que facilita seu funcionamento e prolonga sua vida útil.

Nos modelos industriais, esses sensores são instalados em quatro níveis diferentes.Refletem o estado seguro quando o tanque de armazenamento está praticamente vazio, os níveis em que a bomba deve ser ligada ou desligada e o nível de transbordamento.

Se o último conjunto de sensores de flutuação ligar, isso indica uma falha grave no sistema e requer intervenção imediata de especialistas.

Capacidade SPS
Os tanques de armazenamento para estações elevatórias de esgoto geralmente são feitos em configuração cilíndrica ou cúbica, mas com cantos arredondados para que partículas de resíduos sólidos não permaneçam neles

Além desses sensores, também é recomendado fornecer ao SNS uma fonte de alimentação de reserva e um manômetro. Sensores de pressão especiais podem ser necessários. Um conjunto adicional de válvulas de corte não faria mal.

A parte terrestre do KNS geralmente fica escondida sob um pavilhão de metal, mas outro abrigo pode ser arranjado. Deve proteger o dispositivo contra intempéries e interferências externas indesejadas na operação de mecanismos complexos.

Periodicamente, tanto a própria bomba quanto aquelas conectadas à estação de bombeamento canos de esgoto devem ser limpos para evitar danos e bloqueios. É melhor adquirir antecipadamente um conjunto de equipamentos especiais que facilitarão essa tarefa. Outro ponto importante é o mecanismo de controle manual da estação elevatória de esgoto.

Na operação normal não é necessário, pois todos os dispositivos ligam e desligam automaticamente. Mas o controle manual será muito útil se a estação de bombeamento quebrar ou ficar entupida. Ao colocar em operação uma nova estação de esgoto, o controle manual também é utilizado.

Características de instalação de estação de esgoto

Instalar uma estação de bombeamento é uma tarefa trabalhosa e bastante complicada.O tanque KNS deve ser instalado na profundidade correta. Em seguida, o solo é despejado ao redor do recipiente e compactado de forma que sua densidade fique o mais próxima possível da densidade natural do solo circundante.

Opções de instalação do SPS
O diagrama mostra duas opções para instalação de grandes estações elevatórias de esgoto. Em qualquer caso, o dispositivo deve ser protegido das intempéries e de outros fatores externos.

De modo geral, a instalação de uma grande estação elevatória de esgoto pode ser representada nas seguintes etapas:

  1. Cavando um buraco.
  2. Colocando uma almofada de areia.
  3. Compactação do solo.
  4. Instalação de tanque de armazenamento em fossa.
  5. Conexão de todas as tubulações necessárias ao funcionamento da estação elevatória.
  6. Instalação de bomba de esgoto.
  7. Configurando a operação de sensores de flutuação.
  8. Conexão de cabos elétricos, arranjo de aterramento.
  9. Aterro e compactação do solo.
  10. Instalação de abrigo protetor.

A profundidade da fossa deve ser aproximadamente meio metro maior que a altura do tanque de armazenamento junto com a tampa. O fato é que a tampa da estação de bombeamento deve se projetar cerca de um metro acima da superfície, mas uma almofada de areia com um metro e meio de espessura deve ser colocada no fundo do poço. Ao determinar a profundidade da cava, esses parâmetros devem ser levados em consideração.

Instalação de estação de esgoto
Grandes estações de bombeamento de esgoto são instaladas em um poço subterrâneo de modo que a tampa do dispositivo se projete cerca de um metro acima do solo

A largura do poço da estação elevatória deve ser tal que não só o tanque caiba livremente, mas também haja espaço para os trabalhos de instalação necessários. É claro que não faz sentido cavar um buraco muito espaçoso; é simplesmente um trabalho desnecessário.

A cova geralmente é preenchida com camadas de areia e cada camada é compactada para que sua densidade corresponda à densidade do solo circundante em pelo menos 90%.

Batendo no poço da estação de bombeamento
Após a conclusão da instalação da estação elevatória, ela é coberta com areia, que deve ser compactada camada por camada, criando uma densidade próxima ao estado do solo circundante.

Como mencionado anteriormente, sensores de flutuação instalado em quatro níveis:

  • o grau normal de enchimento é de 0,15-0,3 m do fundo do recipiente;
  • nível de desligamento do equipamento de bombeamento - 1,65-1,80 m;
  • o nível em que a bomba de esgoto é ligada é de aproximadamente 3,0-3,5 m;
  • nível de transbordamento do tanque - 4,5-5,0 m.

Após a instalação de todos os elementos, é necessário verificar o funcionamento do sistema.

Para fazer isso, você precisará de uma certa quantidade de água limpa comum. O líquido pode ser retirado de um abastecimento de água ou de uma fonte autônoma de abastecimento de água. Se por algum motivo isso não for possível, a água é simplesmente trazida para um tanque.

Poço para estação de bombeamento
Ao instalar uma estação de bombeamento de esgoto, você deve cavar um poço suficientemente profundo e espaçoso; primeiro coloque uma almofada de areia no fundo do poço

Para testar, a água é fornecida ao recipiente de armazenamento até que esteja cheio e, em seguida, a água é drenada para o esgoto. Ao mesmo tempo, monitoram o funcionamento dos sensores de flutuação e o funcionamento dos equipamentos de bombeamento, que devem ser ligados e desligados automaticamente.

Ao mesmo tempo, verifique se há vazamentos em todas as conexões. Se for detectado um vazamento, as conexões deverão ser seladas novamente.

Conectando o CS à fonte de alimentação
Se não tiver experiência suficiente na execução de trabalhos de instalação eléctrica, deverá confiá-los a um especialista. O KNS deve ser aterrado sem falhas.

Procedimento para manutenção da estação de bombeamento

A operação de qualquer dispositivo depende de manutenção oportuna, e as estações de esgoto não são exceção. Não se deve esperar até que a avaria se torne evidente, é melhor realizar inspeções preventivas em tempo hábil.

Tal premeditação pode posteriormente resultar em economias significativas, uma vez que pequenos e grandes reparos diferem acentuadamente em preço.

Serviço KNS
Durante a inspeção visual e manutenção de estações elevatórias de esgoto, devem ser utilizados equipamentos especiais de proteção individual. Não é recomendado o uso de produtos químicos domésticos ao limpar a unidade.

Antes de iniciar os trabalhos de manutenção preventiva, a estação de esgoto deve ser parada e desligada da rede elétrica. Depois é necessário aliviar completamente a pressão dentro do sistema e também esperar até que o aparelho esfrie completamente. Para trabalhar você precisará de roupas de trabalho, além de outros equipamentos de proteção: respirador, óculos de proteção, luvas, etc.

Ao fazer a manutenção de estações elevatórias de esgoto doméstico, é recomendável primeiro inspecionar visualmente o dispositivo e verificar o funcionamento das válvulas de corte. Em seguida, é avaliada a condição das bombas.

Os problemas podem ser indicados por um nível de ruído muito alto durante a operação do equipamento de bombeamento. Outro fenômeno alarmante é que a bomba vibra muito durante a operação. Se existirem tais sinais perigosos, a bomba pode ser removida, lavada, limpa, o seu funcionamento verificado e reinstalada na estação de bombagem.

Os indicadores do painel de controle também são avaliados. Como partículas de resíduos sólidos podem se acumular no interior do recipiente na forma de sedimentos, é realizada a lavagem periódica não só da bomba, mas também do tanque de armazenamento.

Bomba para estação de bombeamento
A bomba é uma parte importante da linha de esgoto fecal e de qualquer outra linha de esgoto.Se a bomba fizer muito barulho ou vibrar excessivamente durante a operação, ela deverá ser inspecionada e lavada.

Para isso, use água comum. Pode ser fornecido por meio de mangueira. Para remover a sujeira do interior da unidade, você pode usar escovas domésticas comuns.

Mas o uso de produtos químicos domésticos em tais situações não é recomendado. Durante a lavagem, deve-se tomar cuidado para garantir que nenhuma água sob pressão entre em contato com o manômetro ou painel de controle.

As bombas de esgoto em tais instalações são geralmente montadas em um acoplamento de tubo especial. Ao realizar a limpeza e lavagem preventiva, é importante remover corretamente a bomba desse acoplamento e, em seguida, garantir que o dispositivo seja reinstalado corretamente.

Outro componente importante é o grande coletor de detritos. Deve ser inspecionado e limpo. Durante o teste, todas as conexões são verificadas quanto a vazamentos. Todos os fixadores devem ser apertados com uma chave inglesa.

Características de operação de estações de esgoto

Ao escolher uma estação de esgoto adequada para sua casa, lembre-se que diferentes modelos são projetados para diferentes condições de operação. Por exemplo, uma minibomba projetada para ser conectada a um vaso sanitário não deve ser usada para remover resíduos de uma pia de cozinha ou banheiro.

Além disso, se mini-KNS projetado para ser conectado a um vaso sanitário padrão, provavelmente não pode ser usado com um modelo de vaso sanitário suspenso. O bom funcionamento de uma bomba de esgoto equipada com triturador de resíduos sólidos merece atenção cuidadosa.

Alguns proprietários acreditam que se a estação elevatória de esgoto tiver essa função, qualquer resíduo sólido poderá ser enviado para o esgoto. Este é um equívoco perigoso. Claro que se algum lixo, por exemplo, produtos de higiene pessoal, acabar no banheiro, a trituradora irá processá-lo sem muita dificuldade.

Porém, ele não foi projetado para carregar esse tipo de carga constantemente. O triturador deve processar principalmente resíduos fecais, que têm densidade completamente diferente, não podendo ser utilizado como triturador de lixo. Uma grande quantidade de contaminantes não destinados a este equipamento pode danificá-lo rapidamente.

Antes de adquirir um modelo específico de KNS, você deve ler atentamente seu passaporte e características técnicas. Atenção especial deve ser dada às condições de operação do dispositivo, por exemplo, para qual temperatura das águas residuais o sistema foi projetado.

As águas residuais da pia da cozinha, do banheiro, do chuveiro ou da máquina de lavar ou lava-louças automática podem estar bastante quentes. Para evitar que a gordura dos resíduos de cozinha penetre no sistema e crie bloqueios problemáticos no mesmo, é aconselhável instalar coletor de gordura embaixo da pia.

KNS para a cozinha
Existem modelos compactos de estações elevatórias de esgoto que podem ser instaladas embaixo da pia da cozinha. Mas você não pode conectar uma máquina de lavar ou lava-louças a tal dispositivo.

É necessário levar em consideração a temperatura de saída permitida definida pelo fabricante para cada modelo específico. Assim, as estações elevatórias de esgoto, nas quais podem ser descarregadas águas residuais quentes, mas não muito quentes, são adequadas para ligação a um chuveiro, banheira, sanita, bidé, pia de cozinha, etc.

No entanto, se você tiver uma máquina de lavar automática, deverá escolher um modelo de estação elevatória de esgoto doméstico que possa lidar com águas residuais com temperatura de 90 graus ou mais. Deve-se ter em mente que o modo de operação desses equipamentos geralmente envolve fervura.

Tudo isso também se aplica à máquina de lavar louça, da qual um líquido quase fervente pode escorrer para o ralo. Além das necessidades atuais de sua casa, você deve avaliar seus planos para evitar a compra e instalação de uma nova estação de esgoto.

Se você planeja comprar uma máquina de lavar louça no futuro, é melhor escolher imediatamente uma bomba d'água projetada para ralos com altas temperaturas.

Vale a pena prestar atenção na quantidade e localização dos tubos. Para cada novo dispositivo doméstico que precisa ser conectado sistema de esgotoque possam aparecer no futuro, deve existir um tubo correspondente. Caso contrário, simplesmente não haverá lugar para conectá-lo.

Conclusões e vídeo útil sobre o tema

Uma visão geral da estação de esgoto compacta para banheiro é apresentada aqui:

Este vídeo descreve esquematicamente o processo de instalação de uma grande estação de bombeamento:

Uma estação de esgoto pode melhorar significativamente a vida em sua casa. É importante escolher o modelo de bomba correto e instalá-lo corretamente. A operação adequada e a manutenção regular garantirão que não haja problemas com este dispositivo útil por muitos anos.

Gostaria de conversar sobre a instalação de uma estação de esgoto em sua área suburbana? Você tem informações úteis para compartilhar com os visitantes do site? Por favor, escreva comentários, tire dúvidas, deixe posts com sua opinião sobre o artigo e fotos temáticas.

Comentários dos visitantes
  1. Passei pela seguinte situação: construí uma academia no porão. Queria organizar ali um chuveiro e um banheiro, para não ter que subir correndo. Descobriu-se que esta não é uma questão tão simples, porque o nível está abaixo do tubo principal. Tive que pagar uma quantia considerável pelos meus “queridos”, comprei KNS, mas não são baratos. Além disso, nem todo encanador entende esses dispositivos. Além disso, algumas vezes por ano você precisa chamar um especialista para prevenir o sistema.

    • Sergei

      Estou na mesma situação, quero montar uma sala de bilhar na semi-cave e, para não me distrair, tem uma sanita e um lavatório ali mesmo.
      O capataz insiste que isso é irrealista, incorreto e inviável; o sistema de esgoto não escoa.
      Eu li aqui, percebi que tudo isso é possível, basta você ter vontade e habilidade, tem equipamento de sobra para isso. Provavelmente usarei a estação elevatória Grundfos, parece ser uma empresa confiável.

Adicione um comentário

Aquecimento

Ventilação

Elétrica