Camarim confortável em gesso cartonado - plano de criação passo a passo com desenhos e recomendações
Em muitos apartamentos guarda-roupa não está planejado, mas grandes quantidades de coisas, especialmente as sazonais, precisam ser armazenadas em algum lugar. Um armário comum não resolve esse problema, por isso a maioria das pessoas pensa em construir grandes espaços de armazenamento. E aqui surgem duas questões - onde construir e de quê.
A segunda questão diz respeito ao orçamento familiar. Quanto mais barato for o material selecionado, menor será o custo do camarim. De todas as opções oferecidas hoje, um camarim em gesso cartonado é a solução ideal. Além disso, não será difícil montá-lo com as próprias mãos.
O conteúdo do artigo:
Opções para implementação de camarim
Aqui você precisa decidir sobre o canteiro de obras - escolha um cômodo do apartamento onde será construído o camarim. As salas úmidas são removidas da lista. O que resta são as salas de estar, varanda ou loggia.
A escolha aqui não é tão simples. Porque construir um camarim em gesso cartonado significa reduzir a área do próprio quarto. Portanto, o quarto é mais frequentemente usado para isso. Em vez de um guarda-roupa, um camarim é construído contra a parede.
Embora a opção na varanda, especialmente na loggia, seja ideal. Mas você terá que fazer o isolamento, e isso é um gasto sério de dinheiro. Mas para não diminuir a área do mesmo quarto, você pode arcar com algumas despesas. Além disso, eles são de uso único.
Puramente em termos de design, um camarim em qualquer ambiente é construído da mesma forma. Trata-se de uma montagem de uma estrutura metálica, que é revestida com placas de gesso cartonado.As prateleiras podem ser feitas do mesmo material em seu interior. Acontece que em salas diferentes as estruturas podem diferir em tamanho, formato e acabamento.
Os requisitos de projeto são simples - resistência, confiabilidade, durabilidade. A única coisa que você precisa fazer é decidir primeiro o tamanho. Há informações de que o mínimo é 1x1,5 m, não se deve confiar, não se deve investir dinheiro em uma estrutura tão pequena. Porque é praticamente um mini guarda-roupa.
Um camarim é um quarto. Portanto, suas dimensões normais são de 6 a 8 m². O mínimo é 2x3 m, e se, por exemplo, o apartamento tiver uma loggia de 2x6 m, metade dela pode ser utilizada para construir um camarim ergonômico. O mesmo vale para o quarto ou outro cômodo. Não adianta construir um cômodo pequeno, é melhor substituí-lo por um armário. E se construirmos, então terá uma área normal e espaçosa.
O que mais você precisa considerar ao construir um camarim de gesso cartonado com suas próprias mãos:
- Porta. Seu design e localização não devem criar interferência na entrada e saída do depósito.
- Disposição interna. Para isso, é necessário criar um pequeno projeto onde serão indicadas detalhadamente as localizações das áreas de armazenamento.
- Funcionalidade. Quanto maior a área, mais funcional será o ambiente. Mas você pode instalar tudo de forma compacta e levar em consideração diferentes condições de uso. Por exemplo, pendure um espelho dentro ou instale uma tábua de passar roupa dobrável.
- Um closet que resolve um problema de armazenamento não precisa criar um novo problema. Isso geralmente diz respeito à sua localização. Uma das opções é de canto, o que pode diminuir a passagem para o próximo cômodo.
Plano passo a passo para criar um camarim em gesso cartonado
O passo a passo para a construção de um camarim em gesso cartonado não difere de outras estruturas. Portanto, em primeiro lugar, cria-se um projeto ou esboça-se um esboço no papel. Indica a forma da futura divisão, especifica as suas dimensões e também indica a localização das próprias áreas de armazenamento - principalmente prateleiras, varões, etc.
Os materiais necessários estão sendo calculados. Para construir uma estrutura de gesso cartonado, você precisará do próprio gesso cartonado com espessura de pelo menos 12,5 mm - gesso cartonado de parede. Como será erguida uma divisória completa, a moldura será revestida com gesso cartonado em ambos os lados. Isto deve ser levado em conta. O mesmo vale para prateleiras e nichos.
É mais fácil calcular perfis metálicos, pois existem tamanhos padrão para instalação sob placas de drywall, e são três para cada chapa completa. Além de saltadores. Perfis para prateleiras e nichos também são adicionados aqui. Tudo depende do tamanho da moldura e do seu formato.
Ao valor estimado do material são acrescidos 10%, que serão gastos em recortes e despesas imprevistas.
Uma moldura é construída e revestida com gesso cartonado. O acabamento está em andamento. A última etapa é a instalação da porta.
Ferramentas e materiais necessários
Materiais que você precisará:
- gesso cartonado;
- perfis metálicos: guias e cremalheiras (PS 50x50);
- parafusos auto-roscantes;
- massa;
- fita para vedar costuras entre placas de drywall;
- material de acabamento para drywall - é preferível usar tinta ou papel de parede à base de água;
- aglomerado laminado – para prateleiras.
Das ferramentas:
- furar com brocas;
- Chave de fenda;
- serra de vaivém ou serra com dentes finos;
- martelo;
- nível de construção;
- fio de prumo de construção;
- espátula;
- fita métrica com lápis;
- faca de construção.
Projetando um camarim
Não é recomendável construir um camarim no quarto a olho nu. É melhor esboçar um desenho com dimensões no papel.
Para isso, é necessário desenhar um cômodo retangular para separar parte do espaço destinado a camarim. Aqui, adicione dimensões até o centímetro mais próximo. Quanto mais preciso, melhor. A localização dentro, por exemplo, de um quarto, já estará bem visível. E aqui você pode brincar com a localização de outros móveis marcando suas dimensões.
Passagens e espaço livre se formarão imediatamente. Será sabido com certeza se o proprietário do apartamento está satisfeito com este acordo. Caso contrário, você pode mudar tudo no papel e encontrar a solução ideal. Por exemplo, reduza a largura do camarim. É exatamente para isso que o projeto foi criado.
O desenho também será útil durante o processo de construção. Perfis e placas de drywall serão cortados em suas dimensões. Desta forma você pode evitar grandes desperdícios de materiais de construção.
O projeto deve indicar a localização das estantes e seus tamanhos. Existem tamanhos padrão que podem ser tomados como base:
- profundidade de meio metro;
- a distância entre eles é de 30 a 40 cm;
- para itens volumosos – 40-50 cm.
A altura dos compartimentos onde guardarei peças compridas é de 1,5 m. Não podemos esquecer da passagem, cuja largura mínima é de 80 cm. Todas as dimensões são recomendações. Não é proibido alterá-los para cima ou para baixo.
Agora a porta - pode ser articulada ou deslizante. Também pode ser feito em gesso cartonado. O primeiro é fácil de instalar e utiliza dobradiças de porta. Para a segunda, será necessário adquirir um kit para portas de correr, já que são vendidas em todas as lojas de ferragens. Sua instalação é mais complicada, mas você mesmo pode descobrir e instalar.
Se surgirem problemas com a criação de um projeto, você poderá tomar qualquer desenho como base. Por exemplo, como na foto abaixo.
Marcações na parede
O principal elemento de um camarim que o torna um quarto é a divisória. Para isso, é necessário aplicar um contorno único no mesmo plano vertical no teto, piso e paredes. Para fazer isso, você pode usar um nível de laser. Foi colocada uma marca da parede da sala para dentro ao longo do chão ou paredes, que determinará a profundidade do camarim. Um contorno é definido ao longo dele usando raios de nível ao longo do perímetro da futura partição.
Não há nível de laser, você pode fazer isso de maneira diferente. 2 marcas são colocadas no teto perto de duas paredes opostas, indicando a localização da borda superior da divisória. Essas marcas estão conectadas entre si por uma linha.
A partir deles, também são baixadas 2 marcas até o chão por meio de um fio de prumo, que também são conectadas por um fio. Agora, aos pares, as marcas no chão e no teto ao longo das paredes são conectadas pelas mesmas linhas. Devem ser verticais, pelo que é preferível verificá-los adicionalmente com um nível de edifício. O contorno da partição está pronto.
Já na própria parede, que será a parede posterior do camarim, é necessário traçar estritamente de acordo com o desenho selecionado os contornos que definem prateleiras, nichos, locais para gavetas e outras coisas.
Criamos a moldura da divisória do camarim
Ao longo das linhas de contorno desenhadas, furos para buchas de plástico são feitos com uma broca ou perfurador a cada 30-40 cm. Estes últimos são imediatamente cravados nesses buracos com um martelo. Ao longo das linhas - no teto, piso e paredes - são colocados perfis guia, que são fixados aos planos das estruturas do edifício com parafusos auto-roscantes. Estes últimos são aparafusados nas buchas instaladas com uma chave de fenda.
Em seguida, você precisa instalar os perfis do rack.Os transportadores serão instalados verticalmente. A distância entre eles é igual à metade da largura da chapa de drywall. É igual a 120 cm, o que significa que você terá que recuar 60 cm da parede, o mesmo tamanho fica entre os racks. Os perfis do rack são fixados às guias com parafusos autoatarraxantes.
Você precisa marcar imediatamente a localização da porta. Ao longo das suas bordas, independentemente da distância entre os postes, são instalados 2 elementos PS verticais.
Agora toda a estrutura da divisória deve ser rígida. Do mesmo perfil de rack de aço são cortadas seções de 65 cm de comprimento e colocadas sobre os elementos verticais, aos quais são fixados com pinos. A distância entre as travessas é de 50 cm, uma deve ser um múltiplo do comprimento da placa de gesso cartonado, que é de 2,5 m. Os métodos de montagem variam.
A altura da porta também é determinada pela barra transversal. Estes elementos não são instalados no interior da abertura. No final, você deverá ficar com um desenho como o da foto abaixo.
Agora precisamos começar a instalar a fiação elétrica. A luminária definitivamente deve estar presente dentro do camarim. A presença de tomada nem sempre é adequada, mas fica a critério do proprietário do apartamento.
Requisitos de iluminação:
- use lâmpadas ou tiras de LED;
- colocar os fios em ranhuras, caixas ou corrugações;
- O switch pode ser instalado dentro ou fora do camarim.
Criando uma moldura de prateleira
Se a prateleira for montada não na parede oposta à porta, mas ao longo da arrecadação, também deverá ser feita uma moldura de perfil para elas. Este último pode posteriormente ser revestido com gesso cartonado ou colocar aglomerado laminado cortado por cima.
A própria moldura é feita num plano horizontal, suportada por 2 paredes adjacentes da sala e uma divisória construída.Portanto, a profundidade da prateleira neste caso é determinada pelo local de instalação do primeiro rack na parede. Essa distância é de 60 cm.
Agora sequencialmente:
- Os perfis guia são instalados ao longo de duas paredes adjacentes no nível de montagem da prateleira. Eles serão perpendiculares entre si. Fixação nas paredes - parafusos auto-roscantes em buchas.
- Do primeiro rack da divisória até a guia instalada na parede oposta, um perfil de rack é montado em um plano estritamente horizontal, que é verificado pelo nível do edifício.
- Agora os perfis de rack cortados no tamanho necessário são colocados e fixados. Eles criarão um plano horizontal da prateleira. A distância entre as travessas é de 30-50 cm.
Nos camarins em que a parede oposta à porta é a parede do cômodo, por exemplo, um quarto, é preferível organizar nela prateleiras e outros elementos de arrumação. É amplo, tem muito espaço.
Não há necessidade de formar uma estrutura metálica complexa. É mais caro e mais complicado. É melhor fixar suportes de montagem ou suportes de prateleira nesta parede. E depois coloque sobre elas pedaços recortados de aglomerado laminado, que vão virar prateleiras. Os suportes possuem orifícios através dos quais o cartão é fixado com pequenos parafusos auto-roscantes.
Entre as prateleiras você pode formar nichos - um pequeno espaço livre para coisas compridas. Aqui você precisa instalar 2-3 suportes poderosos, nos quais é colocada uma barra transversal feita de tubo de aço para móveis.
Dá para sobreviver com pouco dinheiro e esforço, sem construir uma estrutura metálica que ainda precisa ser revestida com gesso cartonado.
Revestimento com placas de gesso cartonado
E ainda assim você não pode prescindir do revestimento de gesso cartonado. Em primeiro lugar, trata-se da divisória do camarim.Em primeiro lugar, são instaladas placas maciças de drywall, que não necessitam de recorte. Eles são colocados na estrutura de forma que suas bordas fiquem no meio dos perfis do rack. As duas folhas devem ser unidas em um perfil exatamente no meio.
Outros requisitos para instalação de drywall:
- os parafusos são aparafusados a cada 10-15 cm em cada elemento da moldura divisória;
- o local de aparafusamento da borda da folha é de 1,5-2 cm;
- a cabeça do fixador é embutida na parede de gesso a uma profundidade de meio centímetro.
Mas nem todo drywall será colocado em folhas completas. Algo terá que ser cortado no tamanho necessário. É fácil de fazer:
- aplicar marcações;
- corte o papelão exatamente nas linhas e aprofunde a faca na camada de gesso;
- coloque a folha ao longo da borda da mesa exatamente de acordo com o acabamento;
- pressione levemente a borda suspensa do drywall - ela deve quebrar;
- Use uma faca para cortar a camada inferior de papelão.
Agora vamos à questão do isolamento - deve ou não colocar material de isolamento térmico na divisória do guarda-roupa. Não necessariamente, embora tudo fique a critério do proprietário do apartamento. Se for decidido que haverá isolamento, então este é o momento. O isolamento é colocado na moldura em toda a sua área. A seguir, é embainhada a estrutura divisória de dentro do camarim.
Trabalhos de decoração e acabamento
A divisória de gesso cartonado é uma estrutura que necessita de melhorias. As juntas entre as placas de gesso são preenchidas com massa. Antes de secar, a fita de reforço é imediatamente colocada. Pode ser em papel perfurado ou em forma de malha de fibra de vidro. Este último é chamado de serpyanka.
No topo da fita há outra camada de massa. Em seguida, toda a superfície do drywall é revestida com primer. Quando seca, inicia-se a massa de toda a estrutura do gesso cartonado.Normalmente a solução de massa é aplicada em 2 camadas - uma camada de nivelamento, é espessa, a segunda camada de acabamento é fina. O segundo é aplicado ao primeiro depois de completamente seco. É melhor se for pré-preparado.
Assim que a massa secar, é necessário passar uma lixa fina em toda a área. Desta forma, são removidos vestígios de espátula e pequenas partículas de solução. A última coisa é outra camada de primer. Só falta decorar.
Deve caber exatamente no interior da sala. E se as paredes deste último forem revestidas com papel de parede, então a divisória também deve ser desenhada assim. Mas isso é opcional.
A maneira mais fácil de decorar é revestir o drywall com tinta à base de água. É aplicado com rolo de pintura em 2-3 camadas. Não há necessidade de esperar que uma camada seque. Tecnologia de aplicação: úmida.
Instalação de porta em camarim
Você pode fazer uma porta de gesso cartonado com suas próprias mãos. Mas é melhor comprar pronto. Com portas giratórias tudo é simples. Ele, juntamente com a moldura da porta, é instalado na abertura e fixado aos tirantes da moldura da divisória com longos parafusos auto-roscantes.
Para que as estantes suportem a carga da porta, na fase de construção da moldura devem ser instaladas nelas blocos de madeira com secção de 50x50 mm. E este é todo o seu comprimento com fixação no chão e no teto por meio de cantos. Após a conclusão da instalação, as lacunas entre a moldura e a moldura divisória são fechadas com platibandas. Eles estão presos à moldura da porta.
Se for escolhido um modelo de porta de correr para o camarim, seu kit inclui instruções detalhadas de instalação. Devemos segui-lo à risca, sem o menor desvio lateral.
Um camarim em gesso cartonado é um desenho racional, mesmo que seja um camarim de canto. É mais espaçoso que um armário.É possível decidir de forma independente a localização dos locais de armazenamento, sua forma e tamanho. É mais barato do que um guarda-roupa comprado em uma grande loja ou feito sob medida.
Algum dos leitores tem experiência na construção de um camarim assim? Não importa se é feito de gesso cartonado ou outro material. Escreva nos comentários por que de repente você decidiu construí-lo? Foi difícil ou não? Você encontrou algum problema durante o processo de montagem?