Umidade do ar em instituições de ensino: requisitos e normas legais

Procuramos escolher o que há de melhor, de qualidade e saudável para os nossos filhos, independentemente da idade.Mas além da alimentação saudável, dos brinquedos educativos e da educação digna, é preciso estar atento ao meio ambiente. E, se os parâmetros mais básicos - temperatura e qualidade do ar - são quase sempre observados em escolas, faculdades e jardins de infância, então a umidade do ar nas instituições de ensino nem sempre pode atender aos padrões.

Mas como descobrir quais indicadores são ótimos, como monitorar sua conformidade e manter o bem-estar saudável de uma criança em qualquer idade?

Falaremos sobre os padrões sanitários básicos estabelecidos em nível legislativo e compartilharemos recomendações de profissionais médicos sobre a melhor forma de proteger seus filhos de um microclima desconfortável fora de casa.

Padrões de umidade em instituições educacionais

Os valores exatos do regime de umidade nas instituições de ensino são determinados por GOST 30494-2011 “Edifícios residenciais e públicos. Parâmetros do microclima interno."

A julgar pela tabela deste documento, as salas de recreação e estudo devem ter uma umidade ideal de 45-30%, mas é possível aumentar os padrões especificados para 60%. Além disso, em qualquer instituição, desde o complexo educacional pré-escolar até o ensino médio.

Padrões de umidade em jardins de infância
Sujeito ao regime normalizado de temperatura, bem como aos requisitos das normas sanitárias e controle de umidade, é alcançado um microclima confortável para alunos de jardins de infância, escolas, faculdades e outras instituições de ensino.

Porém, nem tudo é tão simples. Os parâmetros de um ambiente idealmente confortável são construídos de forma complexa: umidade + temperatura do ar + velocidade do ar. E somente em um único conjunto eles criam o microclima necessário no ambiente.

Mas para saber do que estamos falando em geral e entender de onde vem a umidade, vamos examinar este ponto com mais detalhes.

O conceito de umidade relativa do ar

Então, desde o curso de física sabemos que o assunto da conversa pode ser baseado em magnitude absoluta e relativa. É verdade que poucas pessoas se lembram do que é e como esses dois conceitos diferem um do outro.

O ar que inspiramos e expiramos é um quebra-cabeça composto de gases e vapor d’água. A densidade do vapor de água é a umidade absoluta contida em 1 metro cúbico. metro de ar.

A densidade do vapor d'água é calculada usando uma fórmula simples:

p = m (vapor):v (ar), Onde

m é a massa e v é o volume de ar em 1 metro cúbico. m.

Umidade absoluta do ar
O que vemos nas janelas na forma de manchas líquidas é chamado de condensação. Este é o local onde a temperatura está abaixo do ponto de orvalho e o vapor do ar volta a ser líquido.

Por um lado, o valor absoluto deveria ser suficiente para uma ideia geral de quanta água está contida no gás que inalamos, mas na verdade descobriu-se que os organismos o percebem de forma diferente, ou seja, em relação ao valor possível de saturação do ar.

Calculado usando a fórmula:

φ = (p: pH) x 100%, Onde

p é a densidade do vapor d'água e pH é a densidade do vapor saturado a uma determinada temperatura.

Umidade do ar
A umidade relativa do ar interno depende das condições de umidade e temperatura externas e internas. Os requisitos modernos de ventilação e ventilação devem ser implementados de tal forma que, idealmente, a umidade na sala não ultrapasse 30-40%, com um limite aceitável de 60%

Foi assim que surgiu uma definição familiar a todos, que, como vemos, está directamente relacionada com a temperatura ambiente e nomeadamente com a relativa umidade do ar no jardim de infância, a escola e outras instituições educacionais são padronizadas de acordo com o padrão.

Por que os padrões de umidade são tão importantes?

Uma criança passa de 4 a 8 horas por dia em uma instituição de ensino, e às vezes mais. Isso é suficiente para que o ar interno afete a saúde.

A umidade reduzida contribui para o ressecamento das mucosas dos olhos e do nariz, o que significa que cria uma ponte para vírus e bactérias. Além disso, o ar excessivamente seco carrega mais poeira, o que pode desencadear ataques de asma e broncoespasmos.

Em casos graves, aparecem pele e cabelos secos, desidratação e termorregulação prejudicada do corpo.

Aumento da umidade do ar
A alta umidade não é menos perigosa, pois é, antes de tudo, um ambiente ideal para o desenvolvimento de microrganismos, mofo e bolor. E este é um caminho direto para possíveis manifestações de doenças respiratórias e bacterianas, dermatites, asma e assim por diante.

Como resultado de todos esses fatores, foram desenvolvidos padrões sanitários e padrões GOST para os parâmetros de umidade relativa do ar em instalações para diversos fins em instituições de ensino, como parte de um microclima confortável.

Métodos para medir a umidade do ar

Existem também certas regras para medir indicadores de umidade.

As medições são feitas dispositivos especiais, higrômetros, no centro da sala, a uma altura de 110 cm do chão. Além disso, se forem realizadas manualmente, devem haver pelo menos 3 registros de controle das leituras com intervalo de 5 minutos.

Se ocorrer o registro automático, as medições serão realizadas durante 2 horas.

Você também pode identificar visualmente as violações. Por exemplo, você pode prestar atenção nas janelas. Quando a umidade é alta, forma-se condensação, pois as janelas com vidros duplos funcionam como pontes frias. Assim, o excesso de umidade será indicado mofo e pinga.

Mas, em geral, mesmo sem indicadores especiais, a umidade ou a secura são sentidas imediatamente.

Higrômetro psicométrico
Qualquer dispositivo utilizado para medir umidade deve ser certificado e registrado. Hoje em dia, higrômetros eletrônicos especializados de alta precisão são cada vez mais utilizados

Como você pode ver, as tabelas acima indicam os valores de umidade ideais e aceitáveis. Ideal - 45-30%, limite aceitável - 60%. Por que tal propagação?

Os indicadores ideais de umidade representam os valores mais confortáveis ​​​​para uma pessoa, contribuindo para o melhor desempenho mental e físico, e são totalmente seguros para a saúde e a vida.

Os indicadores aceitáveis ​​são os chamados limites, nos quais pode ser sentido um leve desconforto e diminuição de desempenho, mas ao mesmo tempo, por algum motivo - de engenharia ou financeiro - não é possível fornecer um modo ideal no momento ou por um muito tempo.

Por que a umidade não está de acordo com o padrão?

Nas instituições de ensino, são obrigados a monitorar rigorosamente os indicadores do microclima, principalmente porque as crianças estudam lá e, portanto, a supervisão dos pais é uma grande questão.

Os adultos são responsáveis ​​​​pelos filhos dos outros - gestores, professores, educadores.

O aluno escreve no quadro
A ventilação nas instituições de ensino deve passar por um controle rigoroso ainda na fase de projeto. Além disso, a SanPin fornece recomendações para ventilação das salas de aula. Porém, os padrões de umidade ainda nem sempre são observados.

As violações dos parâmetros de umidade, como uma das partes mais importantes do microclima, são um fenômeno bastante comum.

Por que isso acontece? Vejamos os motivos padrão:

  • Má ventilação - devido à contaminação da ventilação, projeto inadequado do sistema de troca de ar ou devido ao seu número mal concebido de pessoas.
  • O sistema de aquecimento não atende aos padrões, o que provoca aumento ou diminuição da secura.
  • Número não regulamentado de pessoas nas instalações, superior ao estabelecido.
  • Mau isolamento do edifício, fissuras e outros defeitos estruturais.
  • Comunicações de engenharia de emergência.
  • Violação das normas sanitárias na sala de jantar.
  • Problemas com ventilação adequada dos quartos.
  • Falta de escrúpulos dos gestores, onde existe um incentivo mecânico com a finalidade de poupar

Estas e algumas outras razões contribuem para o aumento ou diminuição da umidade.

Consideremos como a ventilação é projetada nas instituições educacionais e como ela é usada para atingir um microclima ideal.

Maneiras de manter a umidade ideal

O microclima, como já mencionado, é composto por vários elementos e estão intimamente interligados. A umidade ideal pode ser ajustada ou prejudicada pelas condições de temperatura e troca de ar.

Vejamos como estão as coisas com a ventilação de escolas e faculdades.

Ventilação na cantina escolar
A cantina escolar é caracterizada por alta umidade devido ao excesso de vapor de água quente e temperaturas mais elevadas devido aos equipamentos. A troca de ar nas salas de jantar ocorre com alimentação pela sala de jantar e exaustão pela cozinha e demais áreas de produção. Ao mesmo tempo, a troca de ar deve ser de alta qualidade, sendo fornecidos pelo menos 20 metros cúbicos em cada local da sala para consumo de alimentos. m/h ar

Assim, a ventilação interna é quase sempre de insuflação e exaustão. Ingresso está equipado com ventilação mecânica nas escolas onde há mais de 200 alunos, e ao mesmo tempo é combinado com ventilação natural em uma única troca de ar.

A ventilação natural é fornecida em cada quarto e é realizada através de corredores e ventilação.

Na instalação de aquecimento de ar aliado a sistema de ventilação, deve ser previsto controle automático, que permite manter os parâmetros adequados de temperatura durante o horário escolar de 15 graus e umidade de 30 a 60%.

Os dutos de exaustão, via de regra, são projetados a partir de ambientes onde não há janelas. Em quase todas as divisões as secções de ventilação não estão combinadas.

Via de regra, esse projeto de sistema de ventilação ajuda a controlar e eliminar o excesso/deficiência dos parâmetros de umidade.

Claro, é muito importante monitorar nível de temperatura e troca de ar, ventilar oportunamente as salas e verificar os equipamentos, bem como sua manutenção.

O que fazer se houver problema de umidade?

Se você de alguma forma perceber que os parâmetros de umidade em uma instituição de ensino claramente não atendem aos padrões, não só é possível, mas também necessário combater isso.

Reclamação contra uma instituição educacional
De acordo com as leis atuais da Federação Russa, o processo educacional é estritamente regulamentado e controlado. Os direitos dos menores estão sujeitos a proteção. Isto significa que não será difícil levar à justiça os responsáveis ​​pela sua violação e/ou forçá-los a corrigir a situação.

Claro, se você tiver reclamações, a primeira coisa que você deve fazer é entrar em contato com a administração da escola com um pedido para realizar uma fiscalização e eliminar as violações, se houver. Apresentar a candidatura por escrito, em 2 vias - uma ficará com a secretária ou diretor imediatamente, a segunda, após assinatura do aceite, ficará com você.

Se as violações não foram eliminadas e você acredita que a saúde dos alunos está sendo prejudicada devido à alta/baixa umidade, você deve apresentar uma reclamação por escrito (novamente em 2 vias) ao órgão municipal que controla as atividades da escola em seu área ou região.

Observe que a reclamação deve ser assinada por você pessoalmente ou escrita coletivamente, com as assinaturas e transcrições dos outros pais. Denúncias anônimas não serão consideradas.

Aqui exemplo de reclamação sobre a escola às autoridades municipais ou Rospotrebnadzor.

Via de regra, as fiscalizações são realizadas imediatamente e os culpados são punidos com multa.

Conclusões e vídeo útil sobre o tema

Como proteger seu filho não só na escola, mas também em casa das violações do microclima.Conselho do Dr. Komarovsky:

Assim, examinamos os parâmetros padrão das condições de umidade em instituições de ensino. Felizmente, na maioria das vezes são observados de forma impecável, o que contribui para a formação de um processo educativo saudável.

Mas, mesmo que você pense que os direitos dos alunos estão sendo violados, agora você sabe como corrigir esse fato em qualquer caso e manter sua saúde, além de garantir um passatempo confortável.

Escreva seus comentários, tire dúvidas sobre o tema do artigo - o bloco de contato está localizado abaixo.

Adicione um comentário

Aquecimento

Ventilação

Elétrica