Temperatura e umidade em ambientes infantis: indicadores padrão e métodos para sua normalização
Todos os pais, independentemente do seu nível de riqueza e emprego, podem proporcionar um ambiente saudável aos seus filhos. Afinal, não é só a qualidade dos alimentos, das roupas e dos brinquedos que influenciam favoravelmente o desenvolvimento de uma pessoa pequena, certo?
Em primeiro lugar, esta é a temperatura e a umidade ideais nos quartos das crianças, pois é uma ótima forma de evitar doenças e a compra de medicamentos.
Neste material iremos explicar quais devem ser as condições de temperatura e umidade nos quartos infantis, e também dar conselhos sobre como normalizá-las.
O conteúdo do artigo:
Padrões e requisitos sanitários para instalações
Após numerosos estudos, verificações e confirmação de resultados de testes, realizados por um grupo de especialistas altamente especializados (médicos, professores, epidemiologistas, cientistas), foram obtidos indicadores ideais de temperatura e umidade.
E o estado consagrou a sua observância obrigatória em jardins de infância e escolas a nível legislativo - SanPiN.
Além disso, manter o regime interno recomendado ajuda a fortalecer o sistema imunológico; as crianças têm muito menos probabilidade de adoecer.E em caso de doença, o sistema imunológico enfrenta os vírus sem problemas - a doença é menos complicada.
Temperatura e umidade no jardim de infância
Nos primeiros anos de vida, é importante para as crianças que as normas sejam observadas nas dependências do jardim de infância SanPiNa pela umidade e temperatura. Isto é especialmente verdadeiro quando as estações mudam, quando os sistemas de aquecimento e ar condicionado começam a ser usados ativamente.
Como as crianças participam de diversas atividades ao longo do dia, cada cômodo tem seu próprio regime de temperatura.
Conforme SanPiNom A temperatura do ar no jardim deve ser:
- 22-24°C - grupos berçário;
- 21-23°C – grupos juniores e seniores;
- 19-20°C – quartos;
- 22-24°C - banheiro do berçário;
- 19-20 °C - sanitários de grupo sénior;
- 22-24°C – consultório médico;
- 19-20°C - salas para atividades ativas;
- mais de 12 °C - varanda de passeio;
- a partir de 29°C - piscina;
- 25-26°C – vestiários e chuveiros;
- a partir de 15 °C - aquecido entre cascos transições.
Esta diferença de temperatura é explicada pelo facto de para cada tipo de atividade infantil a instituição possuir uma sala/salão especialmente concebido. A criança dorme no quarto e debaixo de um cobertor - não deve sentir frio/calor.
As aulas de educação física acontecem na academia, onde a temperatura é um pouco mais baixa que na brinquedoteca, já que as aulas são ativas e as crianças não devem suar durante o processo. Na sala de jogos a temperatura é um pouco mais alta que na academia, porque...Atividades e jogos tranquilos também acontecem lá.
Para todas as creches, as normas prevêem uma temperatura mais elevada do que para crianças mais velhas.
Estas recomendações são ajustadas pelos jardineiros dependendo das condições climáticas. As crianças não devem ficar em ambientes ventilados.
A umidade no jardim de infância deve estar na faixa de 40-60%. Este valor é regulado pela ventilação:
- Uma diminuição a curto prazo da temperatura ambiente em 2-4 °C é considerada normal;
- não ventile pelo banheiro;
- os quartos são ventilados antes do sono diurno;
- No inverno, as janelas ficam bem fechadas meia hora antes de as crianças acordarem.
O não cumprimento destas normas pode ter um efeito prejudicial no bem-estar e na atividade das crianças. Via de regra, resfriados frequentes em grupo podem ser causados por negligência nas prescrições SanPiNa trabalhadores da pré-escola.
A violação do regime de temperatura e a não manutenção da umidade necessária provocam as seguintes doenças em pré-escolares:
- SARS;
- crescimento de adenóides;
- alergias persistentes e asma;
- dermatite.
Se as crianças de um grupo adoecerem frequentemente ou se houver suspeita razoável de incumprimento das normas, os pais podem iniciar uma inspecção ao jardim de infância e também contactar o departamento distrital de educação ou mesmo o Ministério Público.
Temperatura e umidade na escola
Requisitos SanPiNa 2.4.2.2821-10 não são menos rigorosos quanto à organização de um microclima ideal para os alunos pela instituição escolar.
E, embora não tenham como foco classificar os indicadores de temperatura e umidade por idade/classe, levam em consideração os seguintes fatores:
- Os limites de temperatura superior e inferior para salas de aula e salas de aula são de 18 a 24 °C.
- A temperatura nas salas destinadas à realização de aulas relacionadas à atividade física vigorosa é de 17 a 20 °C.
- A temperatura mínima na piscina e nos chuveiros é a partir de 25°C.
Numa instituição escolar, é especialmente importante aderir aos padrões de desempenho RECORTE de acordo com o equilíbrio de calor e umidade. Afinal, dentro do mesmo prédio todos os dias se reúne um grande número de crianças que consomem oxigênio ativamente, por isso é impossível prescindir de ventilação regular.
Manter a temperatura ideal durante todo o dia de aula cria condições favoráveis para as atividades de aprendizagem das crianças. Eles não sentem calor durante as aulas de educação física e nem frio durante a aula de 45 minutos na posição sentada. Essas temperaturas podem ser consideradas confortáveis para uma criança.
Regulatório, umidade ideal A qualidade do ar na escola é a mesma do jardim de infância.
Para mantê-lo nos parâmetros exigidos, é realizada ventilação regular:
- todas as salas de aula – antes e depois das aulas;
- salas de aula - durante os intervalos;
- corredores escolares - enquanto os alunos estão em sala de aula.
A duração de cada ventilação é ajustada em função da estação e da temperatura do ar exterior. Uma diminuição de temperatura a curto prazo não deve exceder 2-4 °C.
Às vezes, as janelas das salas de aula são fechadas durante a aula e um grande número de crianças - 12 a 30 alunos - encontra-se em um espaço aéreo fechado. Para eles, isso acarreta perda de capacidade de trabalho e diminuição da atividade mental.
Portanto, mesmo a ventilação de curto prazo durante os intervalos é importante, porque o ar da sala de aula é enriquecido com oxigênio. Especialmente em edifícios antigos escolas com ventilação problemática.
As funções de supervisão sobre a manutenção das condições de temperatura e humidade nas escolas são realizadas pelas autoridades locais Rospotrebnadzor. Os funcionários desta organização realizam inspeções programadas e não programadas (em caso de suspeita de violação, reclamações) em instituições infantis.
Por exemplo, se a temperatura na escola não for mantida, uma criança pode desmaiar e ficar gravemente ferida, ou desenvolver uma doença permanente, como a asma. Portanto, mesmo suspeitas de que funcionários de uma instituição infantil estejam violando as regras podem ser motivos suficientes para uma inspeção não programada.
Se forem detectadas violações, as seguintes decisões vinculativas poderão ser tomadas:
- Ordem para eliminar infrações técnicas que afetem negativamente a temperatura e a umidade das instalações. Podem ser avarias em tubagens em sistemas de abastecimento de água, sistemas de aquecimento, etc.
- Por negligência, os trabalhadores podem ser punidos em valor equivalente a 100-300 salários mínimos.
- A partir do ato de verificação e identificação de infrações, pode ser instaurado processo criminal por causar dano moderado ou grave à saúde de criança, que é punível com pena de reclusão de até 5 anos.
Os pais podem, em particular ou em conjunto, escrever uma carta correspondente para Rospotrebnadzor ou deixe uma declaração/reclamação/reclamação no site oficial da organização. Você também pode entrar em contato supradepartamental autoridades no site Serviços do Estado - O Ministério da Educação, o gabinete regional do Comissário para os Direitos da Criança ou o Ministério Público.
Você não deve ter medo de perturbar a paz de alguém ou de qualquer tipo de perseguição contra seu filho por parte da administração de um jardim de infância ou escola. Esses problemas são muito mais fáceis de lidar do que a asma adquirida ou as doenças otorrinolaringológicas crônicas.
Condições de temperatura e umidade em casa
Um dos motivos da morbidade frequente em crianças de todas as idades é o não cumprimento do regime de temperatura e dos níveis críticos de umidade do apartamento. Mais frequentemente, isto é causado pela ignorância dos pais sobre quais as normas que devem ser seguidas e como verificá-las.
Às vezes, os pais simplesmente têm medo de machucar o filho, deixando tudo como está e se perguntando sinceramente por que o filho fica apático, come mal ou fica constantemente doente.
Para garantir uma temperatura confortável e ideal umidade do ar no apartamento para uma criança, você pode se concentrar no prescrito SNIPs padrões.
Se as flores secarem na casa, principalmente durante a estação de aquecimento, isso indica um baixo nível de umidade no apartamento. Devem ser tomadas medidas urgentes e aumentá-lo para pelo menos 50%, enquanto a norma para uma criança é de 40-60%.
Nas salas comuns, uma temperatura confortável para uma pessoa é de 21 a 24 °C; em um quarto de dormir, uma temperatura mais baixa pode ser mantida - 19 a 21 °C. Assim a criança dormirá mais profundamente e respirará com mais facilidade.
A temperatura e a umidade do ambiente devem ser equilibradas. Pois se ambos os indicadores forem altos, o microclima do apartamento se assemelhará ao tropical, o que também não é útil nem para adultos nem para crianças.
Afinal, tal ambiente promove a reprodução e disseminação de micróbios e microrganismos patogênicos. A proporção ideal é alcançada a uma temperatura de 22-24 ° C e umidade - 50-60%.
Quarto para recém-nascidos
Como a criança ao nascer se encontra em um novo ambiente, a tarefa dos pais é ajudá-la a se adaptar e criar condições ideais de conforto e saúde para ela.
Por um lado, um recém-nascido é uma criatura muito fraca que precisa ser protegida, mas, por outro lado, é extraordinariamente forte. Não devemos esquecer que seu metabolismo é acelerado, todos os sistemas do corpo funcionam de forma intensificada.
22 °C é a temperatura ideal para o quarto de uma criança até aos 6 meses de idade. Após seis meses, pode ser reduzido para 19-21 °C. Essa temperatura é favorável ao desenvolvimento do bebê.
Não há necessidade de ter medo de que seu bebê possa estar com frio. Ele está confortável. Ao tentar envolvê-lo, a criança tentará se virar e, se não conseguir, suará muito. Isso pode causar desidratação do corpo do bebê, aumentando o risco de pegar um resfriado mesmo com uma pequena corrente de ar.
Os pediatras também recomendam ventilar regularmente o apartamento do recém-nascido. É claro que esta não será a decisão certa em nenhum momento e nem para qualquer clima.
Mas se você seguir os padrões e monitorar a umidade do ar em um apartamento com um recém-nascido, poderá criar um microclima no qual adultos e crianças se sentirão o mais confortáveis possível.
Instrumentos para medir temperatura e umidade
Para medir a temperatura em qualquer cômodo do apartamento, você pode usar um termômetro comum. Pode ser mecânico ou eletrônico.
Esses aparelhos, com design colorido e brilhante, podem ser adquiridos em farmácias, lojas especializadas e departamentos infantis. O termômetro é instalado a uma distância neutra de dispositivos de aquecimento e radiadores.Não deve ser exposto à luz solar direta - isso pode afetar a precisão das leituras.
Para medir a umidade use higrômetro. Este é um dispositivo pequeno e compacto que responde sutilmente às mudanças de umidade no ambiente. Você pode comprar um higrômetro em uma loja especializada em equipamentos de medição.
Se você não encontrar nenhum por perto, poderá encontrar em qualquer loja relógios eletrônicos que mostram não só a hora, mas também a temperatura e a umidade.
É claro que tais funções em relógios apresentam alguns erros, mas não atingem tamanhos críticos. Em qualquer caso, com a ajuda deles você pode rastrear desvios significativos dos parâmetros exigidos e tomar medidas oportunas para corrigi-los. O principal no controle é perceber a tempo a presença de problemas.
A não manutenção do equilíbrio entre temperatura e umidade nos quartos das crianças pode afetar sua saúde. Assim, diminuição da atividade da criança, problemas de concentração, insônia, letargia e apatia podem se tornar os primeiros sintomas de um microclima interno inadequado.
O ar interno muito seco leva à diminuição da imunidade, descamação da pele, alergias e asma.
A baixa umidade causa ressecamento das mucosas e da pele e torna a criança mais vulnerável a doenças infecciosas.
Métodos para normalizar temperatura e umidade
A maneira mais fácil de corrigir desequilíbrios de temperatura e umidade é com a ajuda de eletrodomésticos. Os médicos infantis recomendam o uso ar condicionado para regular a temperatura do ar nos apartamentos. Só que eles não devem funcionar de forma contínua, mas em modo de comutação única.
Além disso, os aparelhos de ar condicionado devem ser instalados em salas adjacentes ou adjacentes ao berçário. Isso garantirá a circulação normal do ar e minimizará o risco de soprar uma criança com calor.
E para regular o nível de umidade você pode usar umidificadores/secadores de ar.
Desde 2014, estudos têm sido realizados no Ocidente que indicam danos causados por esses dispositivos para a saúde humana. Mas o cumprimento estrito das recomendações do fabricante relativamente à utilização e manutenção de equipamentos de controlo climático minimizará o risco de possíveis danos.
Há também Outros métodos, com a qual você pode facilmente normalizar o calor e a umidade do apartamento:
- uma toalha molhada no radiador de aquecimento aumentará a umidade;
- aquário aberto com peixes no viveiro;
- limpeza úmida frequente;
- ventilação frequente.
Seguir estas recomendações ajudará a manter um microclima interno ideal.
Conclusões e vídeo útil sobre o tema
Umidificador feito de garrafa plástica de leite:
5 maneiras de aumentar a umidade em um berçário sem umidificador:
Como você pode ver, monitorar e regular o nível de temperatura e umidade do ambiente não é tão difícil. O ar frio desenvolve a capacidade da criança de resistir a resfriados. Mas a temperatura ambiente muito elevada e a baixa umidade, pelo contrário, contribuem para resfriados frequentes e o aparecimento de doenças crônicas.
Você mantém a temperatura e a umidade do viveiro no nível certo? Diga aos nossos leitores quais métodos você usa para aumentar a umidade interna. Deixe seus comentários no bloco abaixo.