O que fazer se os anéis do poço de drenagem cederem: métodos para eliminar o problema

Os pontos de esgoto feitos de anéis de concreto tornaram-se populares devido à sua disponibilidade e baixo custo.Se a estrutura for montada e disposta corretamente, durará décadas sem reparos. Porém, às vezes os elementos de concreto são deslocados e a fossa deixa de cumprir sua função - coletar fluxo de esgoto.

Diremos a você o que fazer se os anéis do poço de drenagem cederem e como evitar mais movimentos das peças. O artigo que apresentamos descreve maneiras de impedir o afundamento e ações eficazes para restaurar a forma da fossa de drenagem. São fornecidas recomendações para a prevenção de tais processos.

Projetos de fossas de drenagem feitas de anéis de concreto

Para compreender os motivos do deslocamento e determinar o método de reparo, é necessário ter um bom conhecimento das características estruturais das estruturas de esgoto. A maioria deles está enterrada no solo, portanto, é preciso ser capaz de entender as características do solo. Primeiramente, vamos relembrar a tecnologia de instalação de tanques de armazenamento feitos de anéis de concreto.

Como construir um tanque de armazenamento de esgoto?

As opções para a construção de uma fossa de drenagem são muitas, sem as quais o sistema de esgoto local ficaria incompleto.

Um tanque volumétrico, enterrado no solo a alguma distância da casa, serve para coletar águas residuais.Derramamento de cimento, anéis de concreto prontos, alvenaria e até pneus de borracha para automóveis são utilizados como materiais de construção para a montagem da estrutura.

Diagrama do tanque de armazenamento de esgoto
Esquema de um tanque de armazenamento de esgoto, em cuja montagem foram utilizados 2 anéis de concreto padrão, e a função de fundo é desempenhada por uma laje de concreto

Vamos parar no poço de armazenamento de concreto reforçado ou anéis de concreto. Peças grandes (com diâmetro igual ou superior a 1 m) têm bastante peso, por isso o transporte e a instalação dos componentes são realizados com o auxílio de equipamentos e operários especiais.

Mas os elementos cilíndricos fortes e bastante resistentes ao desgaste têm um custo baixo, então metade de todos fossas em chalés de verão e pequenas casas são construídas a partir deles. Para construir uma estrutura subterrânea, você precisará de 2 a 3 anéis feitos na fábrica.

Fazer você mesmo peças semelhantes é difícil e irracional, enquanto todos os componentes de um tanque de armazenamento estão disponíveis para venda:

  • anéis de diâmetro padrão;
  • elemento fechado para disposição inferior;
  • lajes redondas;
  • pescoços de menor diâmetro (adicionais);
  • placas com furo para escotilha.

Os anéis para montar um poço de esgoto em uma casa de veraneio podem ser feitos com as próprias mãos. Guia passo a passo para fazê-los dado aqui, recomendamos que você se familiarize com informações muito úteis.

Após cálculos preliminares, é adquirido o kit necessário, a partir do qual é montado o poço de esgoto. Antes de instalar as peças de concreto, é necessário cavar uma fossa, cuja largura e profundidade seja um pouco maior que o tamanho da fossa.

Lajes de concreto para o fundo
A parte que é fechada lateralmente e serve de fundo pode ser substituída por uma laje de concreto armado. É colocado sobre uma base nivelada e preso ao anel inferior com grampos

O primeiro elemento, a parte inferior da estrutura, é colocado sobre uma base plana, a seguir são colocados 1 a 4 anéis uns sobre os outros, selando cuidadosamente as juntas. Para proteger o concreto, aplica-se mástique ou outra impermeabilização em ambos os lados (externo e interno).

Após o aterro, apenas parte do gargalo e da escotilha técnica permanecem visíveis na superfície. É necessário para manutenção regular - bombeamento de resíduos acumulados.

Com diagramas e regras tradicionais para cálculo da profundidade do poço de drenagem Leia o artigo, analisando todas as opções de construção possíveis.

Características de um dispositivo de depósito sem fundo

Uma fossa de drenagem sem fundo já não é um tanque de armazenamento, mas sim uma estrutura com filtração parcial de águas residuais. A parte inferior da fossa não está entupida, mas é equipada com uma espécie de filtro - uma espessa camada de areia e brita.A “almofada” solta permite que o meio líquido passe diretamente para o solo, retendo partículas sólidas e grandes.

Se você quiser construir uma instalação de tratamento simples, precisará de pelo menos dois tanques: o primeiro é o mesmo tanque de armazenamento e o segundo é filtrar bem.

No primeiro, os resíduos sólidos sedimentam e são parcialmente processados, e o líquido sedimentado flui para o tanque seguinte. Ele sofre purificação anaeróbica adicional e penetração de líquido no solo.

Diagrama de uma fossa séptica feita de anéis de concreto
Esquema de fossa séptica em anéis de concreto, composta por 3 câmaras: um tanque de armazenamento e dois poços filtrantes. Se os elementos de uma das peças cederem ou se deslocarem, todo o sistema falhará

Se o único recipiente for transformado em filtro, a limpeza será ineficaz e as águas residuais permanecerão igualmente perigosas para o meio ambiente. Além disso, o filtro - uma mistura de areia e seixos - terá que ser trocado com o tempo, pois ficará sujo e entupido com resíduos rapidamente.

Se você quiser faça um buraco sem fundoPara chamar aspiradores com menos frequência, um tanque não é solução. A construção de uma fossa com filtro de solo ocorre na mesma sequência de um tanque de armazenamento convencional, com uma exceção.

Em vez de criar um fundo selado, é necessário colocar uma espessa camada de areia e depois cascalho. Não se esqueça de dois requisitos importantes: o solo circundante deve ser arenoso, ou pelo menos franco-arenoso, e a água subterrânea deve estar 1 m ou mais abaixo do filtro de solo que cobre o fundo.

Razões para subsidência de anéis de concreto

Se, algum tempo após o início da operação, você notar que o gargalo do tanque assentou ou se deslocou ligeiramente para o lado, significa que a estrutura cedeu ou se deslocou.

Você também deve ficar atento se, com volumes normais de consumo de água, a taxa de acúmulo de águas residuais diminuiu drasticamente: parece que é hora de chamar os aspiradores, mas o reservatório não está nem pela metade. Muito provavelmente, as juntas entre os anéis se separaram, resultando na drenagem diretamente para o solo.

Escavação de anéis de concreto
Serão necessários reparos mínimos se apenas o anel superior for movido. É necessário colocá-lo no lugar e fixá-lo adicionalmente com grampos. Mas para o diagnóstico você terá que desenterrar todos os anéis

Podem haver vários motivos para afundamento, deslocamento e destruição de uma estrutura.

Os fatores que vale a pena considerar incluem:

  • nível e mobilidade das águas subterrâneas;
  • mobilidade das camadas de solo que circundam o tanque;
  • ausência de fundo concretado (ou de outra forma fixo);
  • violação da tecnologia de instalação (base irregular, vedação insuficiente das juntas, falta de grampos, etc.).

O nível da água é determinado na fase de projeto. Para isso, é necessário medir a distância da superfície do solo aos aquíferos. A melhor época para verificar é no outono chuvoso ou no período de degelo da primavera, quando há quantidade máxima de água no solo.

Para determinar, basta olhar para o seu próprio poço e medir o nível da água nele. Afinal, a maioria das estruturas de captação de água das minas nas dachas estão enterradas na água empoleirada ou, em casos extremos, no primeiro aquífero da superfície.

Se uma empresa oficial de perfuração perfurou e equipou um poço em sua propriedade ou em uma propriedade vizinha, ela deveria ter fornecido ao cliente um relatório com a documentação do trabalho realizado. Os papéis por ela emitidos devem conter um trecho geológico com marcas hidrogeológicas do nível do lençol freático.

Acontece que as águas subterrâneas altas não se manifestam imediatamente, mas depois de algum tempo. Sob sua influência, camadas de solos porosos e subsidência também são deformadas, o que também pode atrapalhar a posição estável da caixa de esgoto.

O solo arenoso é especialmente permeável à água. Uma camada de areia solta ou argila arenosa de loess que se depositou sob um tanque pesado pode causar afundamento ou ruptura da junta dos anéis de concreto.

Diagrama de uma fossa séptica com filtro bem feito de anéis de concreto
Diagrama de uma fossa séptica com poço filtrante feito de anéis de concreto. Se a água subterrânea sob o poço for superior ao prescrito pelas normas, com o tempo ela irá lavar a base e a estrutura irá ceder

Durante a subsidência, toda a estrutura desce, enquanto na ruptura a parte superior permanece no mesmo lugar, imprensada por enchimento de brita e areia ou mistura de areia e cimento, e a parte inferior se solta e “desce”. Freqüentemente, os movimentos do solo são consequência de obras realizadas nas proximidades.

Erros na vedação das juntas ou na disposição do fundo são motivos comuns para consertar fossas. Principalmente se o fundo não estiver equipado com laje de concreto ou pelo menos com filtro bem feito. Para determinar a causa exata do afundamento ou deslocamento dos anéis e, em seguida, escolher um método de reparo, é necessário esvaziar completamente o poço.

Os métodos de reparo de um tanque de armazenamento, de uma estrutura de filtro sem fundo e até de um poço de água, feitos com anéis de concreto feitos na fábrica, são semelhantes.

Métodos para interromper o processo de subsidência

Os trabalhos de reparo devem sempre começar após a limpeza completa do tanque. Para isso, chamam os aspiradores de pó e, com a ajuda de equipamentos especiais, retiram todo o conteúdo da fossa. Os sedimentos sólidos aderidos ao fundo também devem ser limpos com pás ou raspadores e levantados com um balde preso a uma corda. Consideremos com mais detalhes os métodos de restauração de uma fossa.

Desmontando a estrutura e instalando o fundo

Se a subsidência não for um fenómeno temporário, mas sim permanente, a estrutura deve ser desmontada o mais rapidamente possível e o problema da estrutura inferior deve ser resolvido. Muito provavelmente, antes da construção do ponto de esgoto, nenhuma obra foi realizada para compactar e compactar a base sobre a qual estava prevista a instalação da coluna de anéis de concreto.

Plano de ação:

  • Escavar o tanque de armazenamento por todos os lados.
  • Desfazendo as costuras e levantando os anéis.
  • Avaliação do estado do fundo da cava.
  • Instalação de laje de concreto.
  • Remontando a unidade.

Se após a escavação ou na fase seguinte o buraco se encher rapidamente de água, os trabalhos de reparação não serão possíveis.

Existe uma saída - você precisa mover a fossa para outro local e realizar o ciclo completo de medidas necessárias para instalação de poço de esgoto, inclusive compactando o fundo ou reforçando-o com argamassa de cimento. A posição instável das camadas do solo, mais cedo ou mais tarde, causará novamente a destruição da estrutura pré-fabricada.

Desmontagem de anéis de concreto
É melhor escavar com pás comuns - devido à falta de espaço livre e à possibilidade de danificar a estrutura. Para desmontar elementos pesados ​​de concreto você terá que alugar um guindaste

Após limpeza e escavação completas, a causa do afundamento ficará visível. Na maioria das vezes, consiste em uma violação da tecnologia de construção do fundo. Portanto, é necessário fortalecer e nivelar a base e fixar o fundo.

Uma camada de areia é colocada sobre uma base plana, compactada e, em seguida, uma camada de brita ou cascalho. A espessura de cada camada é de 0,35-0,45 m, são novamente niveladas e só então é colocada uma laje de concreto.

A segunda opção é o reforço seguido de concretagem. O fundo do poço é reforçado com uma malha de reforço metálico. O diâmetro das hastes é de no mínimo 10 mm, o tamanho das células não ultrapassa 0,2 M. A malha é preenchida com argamassa de cimento com um plastificante adicionado para maior resistência. O tempo de secagem da betonilha depende do clima, mas será necessário esperar pelo menos uma semana.

Quando ficar claro que o fundo está bem fixado, pode-se construir novamente o tanque, selando simultaneamente as juntas e impermeabilizando os anéis.

Fixando o anel de concreto inferior

Em casos mais raros, a base sob o poço é feita corretamente, mas o anel inferior ainda se move para o lado.É necessário fixá-lo - fixá-lo em uma parede de concreto e preenchê-lo com argamassa de cimento nas laterais. Se ocorrer subsidência para baixo, o link inferior deve ser interrompido usando dispositivos adicionais.

Uma das opções mais simples é inserir tubos de aço nas paredes do anel, que ficam firmemente fixados ao solo e servirão de seguro contra novos afundamentos, mesmo que a base se mova um pouco.

Para isso, são feitos furos nas paredes do elo inferior (de 4 a 6 peças) e neles são inseridos tubos com diâmetro de pelo menos 0,05 m. A cavidade de cada tubo deve ser preenchida com uma solução para evitar água penetração.

Buracos no concreto
Uma furadeira de impacto é usada para fazer furos no concreto. Você pode tentar cravar os tubos em solo denso com uma marreta através dos buracos por dentro

Se o solo não for suficientemente denso e não for possível cravar as partes de suporte, elas serão posteriormente fixadas quando preenchidas com uma mistura de areia e cascalho, à qual pode ser adicionado cimento seco para maior confiabilidade.

Selando o espaço entre os anéis

Se dois elos concretos se separarem e houver um grande espaço entre eles, existem várias maneiras de resolver o problema. Primeiro você precisa descobrir se o processo de subsidência foi interrompido. Caso contrário, será necessário desmontar a estrutura, reforçar o fundo e reconstruir a estrutura.

Ao interromper o processo de subsidência, você pode seguir dois caminhos:

  • Desmonte a estrutura até o ponto de reparo, instale os anéis, fixe-os com suportes e sele as fissuras.
  • Faça reparos sem desmontar, simplesmente selando a lacuna resultante com alvenaria.

Os tijolos são assentados da forma tradicional, com deslocamento de meio tijolo, sobre argamassa de cimento comum.Para reforçar a alvenaria, deve-se recobri-la com gesso e posteriormente com mástique betuminoso hidrorrepelente.

Alvenaria para selar a lacuna
Esquema de alvenaria para reparação de anéis de concreto rompidos. Para uma impermeabilização mais eficaz, a sujidade é retirada do exterior e também são realizados trabalhos de revestimento

Após os reparos, é necessário verificar a confiabilidade da estrutura e garantir que o contêiner não continue a ceder. Se uma espécie de “remendo” não ajudou, ainda será necessário desmontar e fazer um reparo completo com reforço do fundo, fixando adicionalmente todas as juntas com grampos e impermeabilização de paredes esgoto bem.

Maneiras eficazes de selar juntas

Muitas vezes, a consequência de uma ligeira subsidência é a formação de lacunas entre os elos. O motivo são conexões fracas entre os anéis, vedação insuficiente. É claro que apenas vedar as fissuras resultantes não será suficiente.

É necessário primeiro fixar os elos com grampos metálicos (ao longo de toda a circunferência), e só depois fazer vedação de juntas de acordo com todas as regras.

Materiais utilizados para selar costuras:

  • gesso (à base de cimento e PVA);
  • material laminado revestido com mastique betuminoso (preferível para uso externo);
  • massa feita de mistura betume-gasolina;
  • Fita de vedação RubberElast;
  • fibra de borracha Kiilto FIBERPOOL;
  • selante Peneplag, etc.

O uso de suportes de fixação torna qualquer vedação confiável, mas é melhor usar materiais modernos em vez de remédios populares.

Impermeabilização de uma estrutura de concreto
Mastiques betuminosos ou misturas à base de resina são frequentemente utilizados como vedação final.Eles cobrem completamente uma estrutura de concreto para aumentar sua resistência à umidade e aos produtos químicos.

Pequenas fissuras e lacunas podem ser preenchidas com qualquer material que tenha qualidades de selante, por exemplo, adesivo para azulejos resistente ao gelo ou espuma de poliuretano.

Prevenção de subsidência do reservatório

Para se proteger do processo trabalhoso e às vezes caro de reparo de um tanque de armazenamento, é melhor fornecer imediatamente opções de proteção contra deslocamento e afundamento da estrutura.

Para fazer isso você precisa:

  • organizar uma base nivelada, forte e estável;
  • fixar o fundo ou uma laje de concreto que sirva de fundo;
  • prenda todos os elos com grampos de metal;
  • fazer vedação confiável de juntas;
  • Encha o tanque por fora com uma mistura de areia e cascalho com cimento.

Quanto maior a estrutura, maior o risco de movimentação dos anéis, portanto as medidas de proteção devem ser mais confiáveis.

Vedação de tubos
Ao processar as juntas entre os anéis, não se esqueça de vedar os pontos de contato entre os tubos e as ligações de concreto. As lacunas nos furos são eliminadas usando os mesmos métodos.

Para águas subterrâneas altas e solo arenoso solto, recomendamos a instalação de um recipiente selado em vez de um filtro bem.

Ele se familiarizará com o conserto de um poço de esgoto instalando um inserto de plástico. próximo artigo, cujo conteúdo aconselhamos que você se familiarize.

Conclusões e vídeo útil sobre o tema

Com a ajuda dos vídeos, você aprenderá como eliminar as consequências do afundamento ou deslocamento dos anéis de concreto de um tanque de armazenamento de esgoto.

Vídeo nº 1. Vedação de costuras com mistura de reparo:

Vídeo nº 2. Teste de impermeabilização Raberit:

Vídeo nº 3. Fixando os elos com grampos:

Eliminar as causas de subsidência em um tanque de armazenamento é um processo trabalhoso que requer paciência e habilidade profissional. Se você duvida da correta determinação da causa do deslocamento ou não sabe como consertar o reservatório, entre em contato com um profissional.

Gostaria de falar sobre sua própria experiência no reparo de um poço de drenagem com anéis flácidos? Você conhece uma maneira comprovada de restaurar sua geometria? Por favor, escreva comentários no bloco abaixo, tire dúvidas, compartilhe informações úteis e fotos sobre o tema do artigo.

Comentários dos visitantes
  1. Nalisher

    Tenho uma casa particular, ou melhor, uma dacha, adaptada para habitação permanente. Então, eu mesmo construí a fossa séptica com anéis de concreto, tem dois poços. A fossa séptica tem mais de 10 anos e os anéis cederam ligeiramente. Então, na próxima primavera usarei as dicas. Gostei especialmente da segunda opção, que tem o fundo reforçado com uma malha de reforço metálico.Aí tudo vai se encaixar com certeza, será possível fazer imediatamente um terceiro poço menor, só com reforço.

  2. Sergei Vasilevich

    Isso aconteceu na minha dacha no ano passado. Um anel afundou na fossa (meus amigos me aconselharam a fazer um poço com anéis de concreto armado, essa é a opção mais econômica para uma casa de veraneio). Quando descobri, vi que o pescoço da estrutura havia se movido para o lado.
    Liguei para os aspiradores de pó e o conteúdo da fossa foi completamente bombeado. O problema estava no fundo do poço, o deslocamento ocorreu devido ao solo sob a base ter afundado. Reforçamos, consertamos e agora está tudo bem. Nunca pensei que uma fossa pudesse causar tantos problemas.

  3. Sergei

    Estou interessado em saber como determinar de maneira geral se essa subsidência é temporária ou permanente. Talvez a fossa séptica tenha afundado para um novo nível em uma forte camada de solo e não vá mais longe. Basta esperar e ver?

Adicione um comentário

Aquecimento

Ventilação

Elétrica