Encanamento em uma casa particular - como fazer corretamente, diagramas e nuances de instalação
O encanamento planejado e instalado profissionalmente em uma casa particular garantirá um nível de vida confortável.Normalmente, os proprietários de uma futura casa própria pensam em otimizar a colocação de tubos apenas na fase de conclusão da reparação ou construção. Em uma casa particular, você precisa agir imediatamente assim que as obras de fundação forem concluídas.
O conteúdo do artigo:
Como funciona o encanamento em uma casa particular
Os sistemas de abastecimento de água e esgoto em residências particulares podem ser construídos de diversas maneiras. Tudo depende se é possível conectar o encanamento a um coletor de esgoto centralizado ou a uma linha de água.
Numa casa particular, esta seria a melhor solução, pois ao pagar as contas de abastecimento de água e esgoto, o proprietário pouparia muitos problemas de colocação no local. bem ou bem, tanque séptico, colocação de canos, canais de esgoto. E o custo da obra de encanamento seria bem menor.
Se isso não for possível, o sistema de encanamento de uma casa particular precisará ser composto por quatro seções separadas:
- tubulações de água internas;
- esgoto interno, tendo em conta a colocação específica das canalizações domésticas - lavatórios, sanitas, pias de cozinha, cabines de duche, banheiras;
- linha externa de abastecimento de água desde a entrada de uma casa particular até um poço ou caixão com poço;
- tubo de drenagem externo para uma fossa séptica ou fossa de esgoto.
As linhas de encanamento externas são mais fáceis de projetar e instalar, mas o problema de selecionar e instalar uma fossa séptica é adicionado à lista de tarefas. É melhor esquecer a fossa clássica se uma casa particular não estiver localizada nos arredores de um pequeno povoado.
Os maiores problemas serão com o abastecimento externo de água, uma vez que perfurar um poço para obter água de forma privada é normalmente caro. Além disso, é necessária permissão da Inspetoria de Água. Se você confia em um poço, precisa de um especialista - um hidrogeólogo, uma equipe de trabalhadores, uma bomba submersível.
Sistemas de engenharia interna de uma casa particular
Você precisa começar a planejar o encanamento em uma casa particular com canos de esgoto. Isto é importante porque existem requisitos para colocação de esgoto dentro de casa. Nas residências, devem ser seguidas para não haver problemas em espremer o conteúdo de volta para o banheiro. Nesse caso, você precisa fazer o encanamento em uma casa particular uma vez e com eficiência. Ao contrário das tubulações de água, refazer um sistema de esgoto em uma estrutura já construída custará uma ordem de grandeza mais cara.
Existem poucos requisitos para o sistema de encanamento e esgoto de uma residência particular. Contém um riser vertical pré-fabricado com um ou dois tees, com o qual se conectam tubos horizontais do encanamento da cozinha, banheiro e lavabo.
Em uma residência particular, é permitida a instalação de um riser separado para escoamento dos ralos de um balneário instalado no interior. Além disso, a instalação do esgoto do banho deve ser feita obedecendo às seguintes regras:
- Quaisquer tubos devem ser colocados com declive de drenagem. Isso significa que quanto mais distantes os acessórios de encanamento, como banheira ou vaso sanitário, forem instalados do tee, mais alto deverá ser localizado o encaixe de descarga.
- Dentro de um andar de uma casa particular, o encanamento geralmente é conectado ao esgoto em série com um ramal. Uma exceção pode ser um esquema com conexão bidirecional, quando dois ramais opostos com aproximadamente a mesma quantidade de encanamento são conectados a um riser T.
- Na parte inferior do riser e na saída da casa é instalada uma caixa de inspeção com portinhola, por onde pode ser realizada a manutenção e limpeza das tubulações de esgoto.
Além disso, para residências particulares, é necessária a instalação de uma unidade de ventilação com tubulação no riser, garantindo a remoção segura dos gases do esgoto para fora da área residencial.
Para edifícios privados e chalés utilizados sazonalmente como casa de veraneio, na transição do trecho interno para o externo da rede de esgoto, é necessária a instalação de uma válvula de drenagem para descarregar o líquido residual do selo d'água.
As tubulações de abastecimento de água no interior da casa são instaladas em um ramal ou em várias linhas, dependendo do número de pontos de conexão do encanamento. Para o balneário e a caldeira de aquecimento, é necessário fazer uma ligação separada à coluna central de abastecimento de água.
O abastecimento de água é feito através da cave da parede ou através da cave, se for filtro, tanque de expansão, estação de bombeamento.
Ao traçar um esquema elétrico, é necessário equilibrar o fluxo de água em todas as saídas para evitar queda de pressão ao abrir várias torneiras ao mesmo tempo ou uma, mas para encanamentos com alto consumo de água (banheira ou pia de cozinha) .
Se a casa tiver vários andares residenciais, cada um deles de uso ou propriedade privada, é recomendável que cada proprietário instale seu próprio tubo de água. Isso simplificará a contabilização do consumo de água, reparos e manutenção do encanamento.
Abastecimento externo de água e esgoto
Organizar uma área externa de abastecimento de água é um pouco mais difícil. Colocar um cano da casa até a fonte de água não é a coisa mais difícil, embora possa haver problemas se o abastecimento de água precisar ser feito em propriedade privada de vizinhos. Isto acontece, por exemplo, se uma tomada de água ou poço for utilizado na rua ou num pequeno aldeamento turístico.
A solução ideal em uma casa particular seria um poço comum com profundidade de até 12 m, em profundidades maiores será necessária a instalação de uma bomba submersível e uma caixa d'água intermediária.
Se a distância do edifício à tomada de água for inferior a 20 m, a água pode ser bombeada através de uma estação elevatória instalada na cave da casa. Os poços produzem um débito de água relativamente pequeno, portanto, em uma residência particular, você precisará de um tanque tampão no porão ou no porão do edifício.
Em média, um poço no local produz até 300 litros de água, o que é suficiente para atender às necessidades de consumo e a um conjunto padrão de instalações hidráulicas.
Se uma casa particular for usada como casa de verão, então uma pequena bomba vibratória com uma mangueira colocada em uma calha é suficiente, mesmo sem estabelecer um abastecimento permanente de água. Para fornecer encanamentos e chuveiros de verão, um tanque tampão de 400 litros é suficiente.
Para residências particulares completas com terreno pessoal, canteiros ou jardim, é melhor fazer um poço com vazão de pelo menos 500 l/dia. Neste caso, é instalada em sua cabeceira uma sala de caixão para bomba submersível, filtro e tanque de expansão.
Planejando uma seção de esgoto externa em uma casa particular começa com a escolha do local para instalação da fossa séptica. Não deve estar localizado a menos de 12 m de alojamentos, cozinha de verão, tomadas de água ou poço. A melhor opção é instalar uma fossa biosséptica.Pode ser colocado a uma distância de 5 m do edifício. Mas as fossas sépticas com tratamento biológico de esgoto têm algumas desvantagens:
- o volume de água da rede de esgoto de uma residência particular não deve ultrapassar 400 l/dia;
- a operação exigirá conexão à rede elétrica, consumo de eletricidade de 400 W/h a 1,5 kW/h;
- periodicamente você precisará comprar massa ativa com microorganismos;
- preço alto, os modelos mais simples - até 50 mil rublos.
A vantagem de uma fossa biosséptica é que a água purificada pode ser utilizada em encanamentos de banheiros, para regar plantas e até mesmo para lavar carros.
Em vez de um bioséptico, você pode usar um normal tanque séptico. Basta enterrar um barril de 300-400 litros e fazer a drenagem sob o campo de aeração. Esta é uma área subterrânea sob a camada fértil onde a parte líquida das águas residuais é reciclada. Isso é suficiente para uma casa particular para 3-4 pessoas e um conjunto regular de encanamentos.
Para uma residência de verão, pode-se instalar um barril de plástico com capacidade de 2,5 a 3 mil litros. com possibilidade de bombeamento de resíduos por meio de máquina de esgoto.
Projeto de abastecimento de água e esgoto residencial
Quem decidir criar por conta própria um sistema de abastecimento de água e drenagem terá que enfrentar um problema. Na construção de uma casa particular, o equipamento é utilizado apenas para a disposição da fundação, o resto da obra é feito manualmente. Portanto, a precisão é apropriada.
Quem planeja instalar encanamento em uma casa particular com as próprias mãos precisa estar preparado para constantes ajustes no projeto, fazendo alterações com base nas dimensões medidas “ao vivo” das paredes do subsolo e dos espaços internos. O esquema de assentamento deve ser elaborado, mas em grande parte deverá ser feito pelo método de encaixe.
Ligando esgoto ao encanamento
A maneira mais fácil de fazer um plano de instalação de canos de esgoto é a partir de esboços do layout das instalações. Cada domicílio particular tem seu próprio layout específico de quartos. Portanto, será necessário retirar o papel vegetal da planta da casa e primeiro marcar os pontos de instalação das canalizações do banheiro e do lavabo, levando em consideração a possibilidade de colocação de canos de esgoto.
No caso mais simples, o sistema de esgoto em uma residência particular consiste em um tubo, no qual os seguintes acessórios de encanamento são embutidos à medida que se afastam do tubo de esgoto:
- banheiro;
- bidê;
- lavatório;
- banheira ou chuveiro;
- Pia da cozinha.
Na hora de escolher os locais para lavatório, vaso sanitário e banheira, é preciso levar em consideração as preferências individuais e a anatomia dos moradores, mas o plano dado para a localização do encanamento em residências particulares é considerado o ideal e o mais comum.
Se for necessário instalar uma banheira e uma cabine antes de instalar uma rede de esgoto em uma casa particular (isso também acontece), será necessário medir adicionalmente os níveis do piso do banheiro e do banheiro.
Visualmente, parece que o piso do vaso sanitário e do banheiro está no mesmo nível. Na verdade isso não é verdade. Será necessário traçar um diagrama e recalcular a altura da tubulação de esgoto da banheira e do vaso sanitário, para que após a instalação do encanamento não aconteça que o ralo fique abaixo do nível do esgoto.
Plano de encanamento
Colocar canos de água é mais simples do que canos de esgoto. A maior parte do encanamento de uma residência particular é conectada à “água” por meio de uma conexão flexível, de modo que a localização dos terminais não é tão crítica como no caso dos esgotos.
Uma exceção pode ser conectar uma banheira. Neste caso, recomenda-se fazer o trecho de abastecimento de água do hidrômetro até a misturadora do banho com um tubo com seção transversal de pelo menos ¾ polegada.
Diagrama de layout de encanamento
Em qualquer casa particular, a instalação de canos de esgoto geralmente é combinada com a instalação de um vaso sanitário e outros encanamentos. Os elementos inicial e final são colocados em um ramal separado, o restante é cortado no tubo à medida que os itens de encanamento são instalados.
A área de entrada da rede de esgoto na casa já deve estar montada, revestida com isolamento térmico e equipada com vistoria. Normalmente tudo isto é transferido para a cave, cave ou, em casos extremos, para um caixão debaixo do chão. Em seguida, é levantado um riser com diâmetro de 100 mm, no qual são colocados um T em Y e um plugue. A altura da estrutura deve ser de pelo menos 130-150 cm acima do nível de saída para o trecho externo de esgoto.
Como instalar encanamento
A instalação de vaso sanitário, banheira, pia e pia pode ser feita de diversas maneiras. Normalmente, a instalação do encanamento começa no banheiro.
Se estiver conectado diretamente ao tubo de esgoto, basta ajustar a altura dos acessórios de encanamento para que um adaptador corrugado possa ser inserido entre o tubo de drenagem do vaso sanitário e o tee. Marque imediatamente a fixação no chão e faça furos para os bujões. Em uma casa particular, o banheiro deve estar localizado no ponto mais baixo da tubulação de esgoto. O restante do encanamento está localizado em um nível mais alto.
Em uma casa particular, a área entre a tubulação de esgoto comum e o banheiro é melhor feita com um cano trançado. Após o banho, você pode fazer qualquer ramificação com canais com diâmetro de 50 mm, conectar o que quiser - não haverá entupimentos de esgoto.
Conectamos o restante do encanamento na seguinte ordem:
- Disponibilizamos os tees ao longo da linha do futuro esgoto. Em forma de T para lavatório e pia, em forma de Y para banheira.
- Conecte temporariamente os tees às saídas de fole da banheira, lavatório, chuveiro e pia.
- Cortamos seções do comprimento necessário do tubo vazio, com a ajuda das quais conectamos os tees em um tubo de esgoto. Para evitar que a estrutura ceda com o próprio peso, colocamos sob ela suportes feitos de blocos de madeira.
Resta nivelar o tubo, verificar a inclinação de cada trecho e lubrificar os elásticos selante de encanamento, monte e fixe o esgoto com grampos na parede.
Instalação de canos de água
A tecnologia de montagem de sistema de abastecimento de água em uma residência particular não difere de procedimento semelhante para apartamentos ou qualquer outra habitação. As tubulações de água são geralmente embutidas no interior das paredes, sob revestimento de gesso ou laje. Pode ser colocado em calha ou revestido com isolamento térmico de espuma de polipropileno.
Em primeiro lugar, é necessário montar a entrada da sala. Normalmente a fiscalização exige a instalação de um hidrômetro em um caixão próximo à casa, mas neste caso será necessário aquecer as tubulações e o aparelho com um cabo elétrico. Para residências particulares, considera-se ideal instalar o dispositivo no porão. Aqui você pode instalar um filtro, válvulas de corte, uma estação de bombeamento e um tanque de armazenamento.
Parte do abastecimento de água do poço até a entrada da casa é colocada no solo abaixo da profundidade de congelamento. Os tubos de aço são tratados com mastique e cobertos com lascas de poliestireno. Os de plástico podem simplesmente ser embrulhados em uma capa de espuma de polipropileno. Areia e argila são colocadas por cima.
Instalação de sistema de esgoto externo
A saída do riser para o tubo externo deve ser isolada. A caixa de revisão também é colocada aqui. O sistema de esgoto de uma residência particular deve ser fácil de manter e limpar. Portanto, o trecho da tubulação desde o riser sob a área cega da fundação até o decantador deve ser reto, com diâmetro de pelo menos 100 mm. Aumente a inclinação para 10Ó.
Um tanque de drenagem com capacidade de até 50-100 litros é colocado próximo à construção de moradias particulares, dependendo do número de instalações hidráulicas conectadas. Enterrado no solo a uma distância de 3-5 m da fundação. As paredes são isoladas com isolamento térmico externo. A tampa deve ser plástica, durável, com válvula para liberação de gases de esgoto.
Um tubo de saída está conectado à saída do reservatório. Geralmente está localizado 40-50 cm abaixo da entrada.A parte externa do esgoto da fossa até a fossa séptica é colocada em uma vala sobre um leito de areia e cascalho. Cubra com areia e cubra com geotêxteis.
Se a habitação privada for utilizada durante todo o ano, não será necessária qualquer protecção adicional. Para drenar uma casa de verão, alguns especialistas aconselham cortar uma descarga e colocá-la na saída do espelho no porão. Antes do final da temporada, o tubo é lavado através da conexão com água quente para remover os sedimentos. Mas, como mostra a prática, um novo sistema de esgoto em uma casa particular funciona normalmente por 10 a 15 anos sem descarga.
A instalação de canalização numa casa privada depende em grande parte do tipo de edifício, das características da disposição dos quartos, da disposição da cave das paredes e da presença de cave. Portanto, a tecnologia padrão para montagem de sistemas de esgoto e abastecimento de água e instalação de instalações hidráulicas deve ser adaptada localmente em cada caso específico.
Conte-nos sobre sua experiência na organização e instalação de encanamentos em um edifício residencial nos comentários. Salve o material nos favoritos para não perder informações úteis.
Existe outro esquema. Meu vizinho tem um barril de plástico para esgoto embutido no subsolo. Casa de dois andares, balneário.Não há lugar no local para uma cova. O tanque de decantação fica na rua, apenas os resíduos líquidos entram no barril. A automação liga a bomba fecal a cada três dias e bombeia todo o conteúdo por uma tubulação de 500 m para o barranco.