Ventilação faça você mesmo em um galinheiro no inverno: os melhores esquemas e sutilezas de arranjo

As aves podem fornecer sete ovos e uma saborosa carne dietética, mas isso está sujeito à sua adequada manutenção. Com a aproximação do frio, para manter um gado saudável, é necessário cuidar para manter um microclima confortável no aviário. Mesmo que você não tenha tido tempo de se preparar no verão, é perfeitamente possível uma ventilação de alta qualidade no galinheiro no inverno com as próprias mãos.

Mas como organizar corretamente, como cuidar de cada pequeno detalhe e não perder detalhes importantes? Agora tentaremos falar sobre isso em detalhes.

Tipos de ventilação para galinheiro

A troca de ar de um aviário pode ser organizada de uma ou várias maneiras. As pessoas muitas vezes confundem sistemas por diferentes razões, então inicialmente você deve descobrir o que pertence a quê, para não se confundir mais tarde na decifração de esquemas e definições.

Ventilação no galinheiro
A escolha do esquema é feita em função do número de frangos, da densidade da sua localização no inverno, do volume da sala, da possibilidade de organizar uma determinada estrutura num determinado edifício

Assim, a ventilação é dividida em:

  • o método de circulação do ar - natural (baseado nas leis físicas naturais) e artificial (também forçado, organizado por meio de diversos dispositivos que necessitam de energia, nomeadamente ventiladores);
  • finalidade - exaustão, alimentação, alimentação e exaustão;
  • localização - troca zonal ou geral.

De referir desde já que independentemente das divisões ou edifícios em que esteja organizado o sistema de ventilação, os equipamentos, dispositivos e materiais utilizados na sua concepção, bem como os diagramas, podem ser os mesmos.

Mas cada variedade tem seus prós e contras. Portanto, levando-os em consideração, é necessário selecionar a rede de ventilação de acordo com suas condições de funcionamento.

Vejamos as diferentes opções com mais detalhes, mas primeiro vejamos quais requisitos são impostos.

Ventilação natural do galinheiro

Conforme mencionado acima, este método funciona com base em leis físicas. O ar quente sempre sobe e o ar frio, ao contrário, desce.

Por variedade é dividido em:

  1. Desorganizado - com a implementação do processo de troca de ar pela janela e frestas.
  2. Organizado - o ar é removido e flui através de estruturas de canais especiais.

O sistema não pode se basear apenas na retirada de ar; quanto mais ar sai, tanto deve entrar. Ou seja, o influxo de massas de ar deve surgir de algum lugar.

Ventilação natural
Muitos aviários não possuem nenhum projeto para melhorar a ventilação. Janelas e portas são usadas para ventilação. No entanto, este método não é eficaz e mesmo que não crie problemas de saúde para as galinhas, certamente reduz a produção de ovos.

Nos galinheiros, são rachaduras na estrutura, abertura de janela, porta e assim por diante. Porém, se o galinheiro for totalmente construído, a afluência padrão não será suficiente, assim como a saída de resíduos. Parece abafado no quarto. Portanto, discutiremos mais adiante a opção organizada.

O problema é resolvido com a inserção de dispositivos de exaustão e alimentação canalizados do tipo válvula no telhado/paredes do aviário. A exaustão, segundo a lógica das leis físicas, é sempre instalada acima da alimentação.

Para organizar um sistema natural de troca de ar, as estruturas dos dutos de ventilação são projetadas verticalmente.

A principal diferença entre tiragem natural e ventilação forçada é que esta ventilação pode ser instalada em qualquer galinheiro no inverno, uma vez que o esquema não envolve eletricidade e processos complexos de arranjo, o que também reduz seu custo tanto do ponto de vista de instalação quanto de operação.

Mas também existem desvantagens. Depende totalmente das condições climáticas externas. Ou seja, quando a temperatura do ar externo ultrapassa a interna, a tiragem ocorre na direção oposta e, novamente, em tempo estagnado, a troca de ar é mínima.

Frio no galinheiro
Em galinheiros pequenos com aves ativas, a ventilação natural geralmente é suficiente. Além disso, muitas aves são ativas mesmo em climas frios, o que lhes permite manter-se aquecidos e passear ao ar livre. No entanto, algumas raças de galinhas passam quase todo o tempo dentro de casa durante a estação fria e necessitam de aquecimento adicional.

Isto não tem particular importância em pequenos aviários; a circulação existente costuma ser suficiente, mas no caso de grandes granjas recomenda-se a utilização de um circuito forçado.

Ventilação natural de exaustão do galinheiro

A ventilação de exaustão pode ser instalada sem estruturas de abastecimento adicionais, mas deve ser organizada. O ar sai através de aberturas de duto equipadas na parede ou no teto da sala. Uma área adequada de galinheiro tem aproximadamente 10 metros quadrados.

As qualidades positivas desta opção incluem a simplicidade da disposição, a muito boa circulação de ar e a possibilidade de aumentar a eficiência através da adição de alguns elementos.

No entanto, também existem desvantagens. Desta forma não será possível regular a entrada e a saída de ar; o frio penetrará na divisão e, claro, este sistema é adequado para aviários muito pequenos.

O sistema é simples de fabricar e funciona devido à diferença nas condições de temperatura dentro e fora da sala. Tudo que você precisa fazer é ter um capuz.

A função de entrada será desempenhada por uma porta e/ou janela. Claro, o controle é manual. O exaustor ficará localizado logo abaixo do teto, mas não a menos de 15 cm dele e na parede oposta à entrada auto-organizada, ou será localizado na estrutura do telhado. Estamos considerando a opção 1, pois é mais fácil de organizar no inverno.

Esquema de ventilação de exaustão através do telhado
O ar fornecido entra pelas frestas das estruturas, bem como pelas portas e janelas. Com cálculos corretos, o ar poluído será liberado com bastante eficiência

Você precisará de um cotovelo com ângulo de 90º0 e um tubo de 110 mm de diâmetro. Levamos a estrutura através do cotovelo até o furo perfurado até a rua e, em seguida, instalamos uma seção vertical isolada com uma elevação de 1 a 1,5 m acima do nível do telhado.

As juntas no local do elemento de canto devem ser espumadas com espuma de poliuretano e o próprio tubo deve ser fixado na parede externa por meio de braçadeiras. Um defletor deve ser colocado na cabeça externa do tubo.

Disposição de abastecimento e ventilação de exaustão

Então você tem uma sala de aproximadamente 12 metros quadrados. Este sistema é ideal para pequenos aviários. Considere a opção de montagem mais simples.

Etapa nº 1 projeto de ventilação

Antes de instalar a ventilação, é preciso pensar tudo com cuidado, traçar um diagrama da futura estrutura, decidir o ponto de saída da tubulação e desenvolver nuances dimensionais levando em consideração as dimensões do seu galinheiro e suas características de projeto.

Você pode passar os dois tubos pelo telhado, como no diagrama abaixo, ou pelas paredes. A instalação é possível em qualquer época do ano.

Fornecimento e ventilação de exaustão
Se não for possível encaminhar os tubos para a parede, o que é mais fácil de fazer no inverno, os tubos são colocados imediatamente na vertical, sem cotovelos, e encaminhados através do telhado. Neste caso, o tubo de escape é instalado acima do poleiro a 20 cm do teto e 1,5 m acima do telhado. O suprimento de ar é montado a 20 cm do chão e sobe 30-40 centímetros acima do telhado. Você pode instalar uma válvula para regular mecanicamente o fluxo de ar

Estágio nº 2 – preparação de materiais e ferramentas

É melhor fazer isso com antecedência, para que mais tarde, no meio da instalação, você não se depare com o fato de não encontrar esta ou aquela peça nas lojas.

Você precisará dos seguintes materiais:

  • tubos 2 unid. — comprimento 2 m, diâmetro 20 cm, sendo preferível escolher os de secção redonda, pois criam a circulação mais favorável;
  • isolamento para tubos. Você pode usar qualquer um adequado para instalação externa. Também é recomendável instalar uma caixa ao redor do tubo para que o isolamento fique bem ajustado. Mas se isso não for possível, basta fixar bem o material;
  • joelhos - 900;
  • braçadeiras ou outros dispositivos com os quais você pode fixar o próprio tubo;
  • defletor;
  • grades de ventilação 2 unid.;
  • espuma de poliuretano.

O conjunto de ferramentas necessárias depende de fatores individuais.O principal é que você pode facilmente fazer 2 furos redondos nas paredes do galinheiro e aparafusar as grelhas e o próprio cano com alguma coisa.

Definitivamente, você precisará de uma serra ou esmerilhadeira, parafusos auto-roscantes (a finalidade depende do material da estrutura), uma furadeira ou um perfurador.

Estágio nº 3 - instale o tubo de escape

O duto de ar, que irá retirar o ar de exaustão do ambiente, é instalado acima do poleiro próximo ao teto, mas a menos de 15 cm dele.

Primeiro fazemos um furo de diâmetro adequado e através dele conduzimos um tubo do comprimento desejado com um elemento de canto até a rua.

Tubo de escape
Tenha cuidado e marque com antecedência a localização do futuro furo antes de fazê-lo. Aja estritamente de acordo com o plano que você traçou

O tubo de escape estende-se além do telhado em 120-170 cm.

Do lado da rua, no joelho, donos de frangos experientes aconselham fazer um pequeno furo passante. Seu diâmetro deve ser de aproximadamente 5 mm e servirá para retirar a condensação.

Um defletor é instalado na cabeça do tubo.

Estágio nº 4 – instale o tubo de alimentação

Deve ser colocado na parede oposta. Para fazer isso, primeiro marcamos a localização do futuro tubo e fazemos um furo na parede. A saída para a rua é feita pelo joelho.

Tubo de abastecimento
Se seus buracos não ficarem perfeitamente uniformes, não há nada de assustador nisso. O principal é que o tubo possa sair pela parede. As rachaduras podem ser seladas colocando algo ao redor do tubo e preenchendo as lacunas com espuma

O tubo de alimentação do aviário é instalado a pelo menos 30 cm do chão e a pelo menos 50 cm da altura do tubo de exaustão.

Ressalta-se que com telhado de duas águas do galinheiro, ele não deve ficar mais alto que o horizonte da copa, e com telhado plano com inclinação deve ficar a 30-40 cm da copa.

Estágio nº 5 – fixação de tubos

Em geral, cada tubo deve ser fixado imediatamente após a instalação. Eles devem ser fixados com segurança. Isso ajudará a evitar que caiam. Para isso, use pinças, algum tipo de estrutura caseira, ou ainda pode usar cabides, que são usados ​​na instalação de uma moldura de gesso cartonado.

Algumas pessoas fazem apenas 1 ponto de fixação mais próximo do telhado próximo às vigas, mas se possível, é melhor jogar pelo seguro e fazer 2-3 em locais diferentes, diretamente na parede do galinheiro.

Fornecimento e ventilação de exaustão
A ventilação de alimentação e exaustão através das paredes deve ser bem fixada às estruturas externas do edifício. Além disso, é muito importante isolar as tubulações para evitar a formação de condensação e gelo em seu interior, e também vedar adequadamente todos os orifícios de saída.

Grades de ventilação são instaladas nas seções internas das tubulações e defletores nas extremidades do lado da rua. Os amortecedores ajudarão a evitar o entupimento dos tubos e a entrada de precipitação neles.

Etapa nº 6 - isolamento de tubos

Em primeiro lugar, você deve soprar com espuma as rachaduras e buracos ao redor dos tubos. Para isolamento de tubos Um grande número de métodos diferentes é usado.

Isolamento de tubos
Vários materiais são usados ​​para isolar tubos de ventilação. Alguns os envolvem com um “refletor”, outros os sopram com espuma como um invólucro, mas a opção mais conveniente é o isolamento térmico pronto em forma de invólucro

Um método muito interessante de isolamento de tubos é baseado no princípio “pipe-in-pipe”. Para concretizar a ideia, é retirado um tubo de maior diâmetro.

Deve ser colocado preparado para ventilação. Em seguida, o isolamento é martelado em um tubo de diâmetro maior, com muita força.

Isolamento de tubos
Um tubo com isolamento sanduíche é uma opção bastante cara. Porém, se o galinheiro contém raças valiosas de galinhas ou você simplesmente deseja fazer tal projeto, independentemente da opção de baixo orçamento, ele durará muito tempo e será bastante confiável em sua função.

No entanto, o isolamento dos tubos também pode ser feito com uma caixa caseira. Normalmente, esta é uma estrutura de madeira. feito de tábuas. A forma da seção não desempenha um papel especial aqui.

O isolamento é realizado na fase de instalação da tubulação ou após a instalação, dependendo do método escolhido.

Ventilação forçada do galinheiro

A ventilação forçada é toda a mesma varredura de canais dos tipos de alimentação e exaustão, porém, para aumentar a troca de ar, é utilizado um ventilador e, se necessário ou opcional, dispositivos adicionais, como filtros, aquecedores, umidificadores e assim por diante.

 

Ventilação forçada
Ao organizar a troca mecânica de ar, o layout dos poços de ventilação pode ser diferente. A única coisa é que a troca de ar artificial sempre envolve um ventilador, ou mesmo vários, dependendo do esquema calculado

A funcionalidade deste tipo de ventilação baseia-se na diferença entre os indicadores de pressão registrados na rua e no interior do aviário.

Convencionalmente, pode ser dividido em:

  • Trabalhar com pressão reduzida, ou seja, com vácuo (exaustão). É quando o ar sai do aviário criando um vácuo e sugando passivamente o ar externo.
  • Operando com excesso de pressão, frequentemente encontrado em sistemas de antigas granjas avícolas (abastecimento).É quando o ar é bombeado em quantidades excessivas e antes disso é submetido a vários processos - aquecimento, limpeza e assim por diante.
  • Realizar troca de ar com pressão igual quando tanto a alimentação quanto a exaustão (combinadas) estão equipadas com dispositivos de ventilação.
  • A ventilação forçada tem muitas vantagens. Em particular, esta é a possibilidade de troca de ar de alta qualidade em qualquer área, com qualquer densidade de aves (o que é importante no inverno) e em qualquer clima externo.

Ao mesmo tempo, você pode organizar um ajuste mais preciso da troca de ar aos seus cálculos de engenharia, graças à seleção da potência do equipamento.

Fã
Você pode instalar grades nos ventiladores ou adicionar vários filtros. Eles ajudam a reter poeira, sujeira, gases e até patógenos, dependendo da variedade

Existem, é claro, desvantagens. Entre eles estão equipamentos mais caros, de instalação complicada, porém, se você entender o esquema, qualquer pessoa pode cuidar disso - o custo do pagamento da energia elétrica, a mão de obra necessária para manter o sistema.

Fãs e métodos de sua localização

A primeira definição que você encontrará ao instalar um sistema de ventilação artificial é ventilador.

Os principais tipos desta unidade utilizados na organização do sistema de dutos de ar:

  1. Axial - o tipo mais comum, caracterizado pela alta eficiência e pela montagem estrutural mais simples.
  2. Diagonal - um tanto semelhante em design aos axiais, mas sua principal diferença é que enviam o fluxo de ar na direção diagonal, o que reduz significativamente o ruído durante a operação.
  3. Diametral - possuem lâminas com curva ascendente. Possuem alta capacidade aerodinâmica e, via de regra, raramente são utilizados em galinheiros.
  4. Fluxo direto - não possuem “asas”, por isso também são chamados de bladeless. Sua vantagem é a capacidade de bombear grandes volumes de oxigênio e a direção precisa do fluxo.
  5. Turbinas de passagem única forçam o ar através de estruturas especialmente projetadas. Tais dispositivos bombeiam grandes volumes de oxigênio e permitem direcionar o fluxo na direção desejada.

Você também ouvirá termos como duto E ventiladores de telhado. Mas tudo é simples aqui. As unidades de duto são instaladas em dutos de ar e as unidades de telhado são instaladas em estruturas de telhado.

Ventilador axial de duto
Ventiladores tipo duto podem ser utilizados para remover resíduos (exaustão), para trazer ar fresco (alimentação) e, além disso, podem ser combinados, desempenhando simultaneamente funções de exaustão e alimentação (reversíveis)

Infelizmente, é melhor fornecer ventilação artificial no verão, e melhor ainda - na fase de projeto do edifício. Além disso, será necessária a instalação de furos nas paredes principais e na fiação elétrica. Embora esquemas simples em climas de inverno estagnados e maximamente “secos” sejam bastante viáveis ​​de implementar.

O sistema de localização geométrica pode ser de vários tipos. Vamos falar brevemente sobre os tipos de forçados e posteriormente com mais detalhes sobre alguns esquemas específicos.

Ventilação do telhado - quando os dutos de ventilação exaustora são instalados nos tetos do telhado ou na área final da sala, e os dutos de exaustão são instalados nas paredes e no telhado (pode haver uma opção).

Ventilação do telhado
A ventilação do telhado ou poço é boa em climas moderados e frios. Além disso, é preferido para uso em aviários monobloco. No inverno, ajuda a reduzir o risco de o ar externo entrar nas camas dos frangos.

A ventilação cruzada envolve a colocação de ventiladores em um lado da casa para extrair o ar de exaustão. E o influxo vem do lado oposto através válvulas. É necessário ter uma estação de controle automático que permita controlar e definir a velocidade de rotação do ventilador. Os dispositivos geralmente têm baixo consumo de energia.

Esta opção é instalada em aviários com vários andares, mas não é popular, pois no inverno é necessário utilizar todos os ventiladores para atingir os parâmetros de microclima ideais, caso contrário criam-se zonas “mortas” e no verão esta disposição não permite a sala seja adequadamente ventilada.

O longitudinal é em princípio semelhante ao transversal, porém, os ventiladores são instalados nas extremidades da sala quando é necessária a troca de ar ao longo do edifício. Unidades de maior potência são usadas aqui do que transversais.

A ventilação em túnel difere da ventilação longitudinal porque as venezianas estão localizadas na parede oposta aos ventiladores. Em outras palavras, o ar nele se move como se fosse um túnel. A base da funcionalidade do sistema é o resfriamento por convecção das massas de ar, formadas devido à alta velocidade do fluxo que se move ao nível das aves.

Ventilação de túnel
A base da funcionalidade do sistema é o resfriamento por convecção das massas de ar, formado devido à alta velocidade do fluxo que se move ao nível das aves

Os esquemas são muitos, basta fazer uma escolha e levar em consideração que o melhor é pensar na ventilação de um grande aviário na hora de desenvolvê-lo, ou seja, projetá-lo, excluindo as opções mais simples.

Por enquanto, consideraremos apenas os mais simples, pois outros tipos estão estabelecidos em grandes granjas avícolas.

A ventilação mais simples

Não pense que todos os esquemas são complicados. Para galinheiros pequenos você pode usar as opções mais simples. O principal é que podem proporcionar troca de ar com cálculo de 6 m3 para cada kg de peso de frango disponível. Obviamente, não é necessário realizar cálculos aproximados e idealmente precisos.

O princípio de construção de um sistema de dutos é o mesmo do caso de alimentação natural e ventilação exaustora. Dois tubos opostos também são instalados em níveis diferentes. A única coisa é que há um ventilador no design.

A ventilação mecânica mais simples
O local de instalação do ventilador depende do modelo selecionado - na tubulação de alimentação ou exaustão. No entanto, em salas pequenas, o dispositivo é colocado numa abertura de janela ou parede e, por vezes, numa janela

O sistema está equipado com um interruptor. Além disso, é melhor não conectá-lo à iluminação, como muitos fazem, para poder controlar o sistema a qualquer momento. Em princípio, basta ligar o ventilador apenas 3-4 horas por dia.

Além disso, se desejado, o sistema é equipado com sensores de umidade e temperatura. Isso fornece a automação mais simples do processo.

E claro, não se esqueça de equipar as cabeças verticais dutos de ventilação defletores. Isto é obrigatório para qualquer tipo de arranjo de ventilação.

Seleção de materiais e dispositivos adicionais

Esquemas de ventilação mecânica de diferentes tipos podem conter vários dispositivos, com uma finalidade que nem sempre é clara para o agricultor médio.

Vejamos alguns deles.

  1. Filtros. Dispositivos que retêm detritos e/ou partículas nocivas transportadas pelo ar que entram pela rua. Ou também ajudam a limpar o ar que sai do galinheiro.
  2. Elementos de aquecimento. Tudo está claro aqui.São dispositivos que contribuem para a possibilidade de aumentar mecanicamente a temperatura do aviário.
  3. Recuperador - mistura o ar externo e interno, formando uma massa homogênea e quente.
  4. Absorção de ruído – dispositivos ou estruturas que ajudam a eliminar ou reduzir o ruído produzido pelos ventiladores. Normalmente instalado em grandes fazendas e fábricas.
  5. Sistema de controle automático - gerencia todos os processos automatizados.

Estes são apenas os elementos básicos mais frequentemente utilizados para ventilar ambientes com galinhas e outras aves.

Em empresas muito grandes, podem estar presentes outros dispositivos de alta tecnologia.

Armas automotoras no galinheiro
O sistema de controle automático é confortável de usar para qualquer agricultor. É a partir daqui que ocorre o controle e funcionamento de todos os equipamentos de ventilação, iluminação e aquecimento do aviário.

Quanto à escolha dos materiais, é necessário abordar o assunto com responsabilidade, pois a durabilidade da sua estrutura e a frequência dos reparos dependem da sua qualidade.

Dutos de ar - características de escolha

É muito importante escolher os dutos corretos.

Os principais critérios de seleção incluem:

  • estanqueidade e força;
  • a possibilidade de instalação de isolamento térmico e, preferencialmente, isolamento acústico;
  • estrutura interna absolutamente lisa.

Os dutos de ar podem ser de plástico ou metal.

Tubos de metal feitos de aço galvanizado ou inoxidável são bastante fortes e duráveis ​​em uso. Mas eles geralmente são usados ​​para objetos grandes.

Tubos de plástico
Não há absolutamente nenhuma necessidade de ir às compras em busca de tubos especiais. Tubos de encanamento padrão e conjuntos de elementos são adequados para a implementação de esquemas convencionais

Quanto aos tubos plásticos, seu baixo custo e facilidade de instalação são vantajosos especificamente para equipar aviários. Eles são feitos de massa durável de polipropileno.

Não enferrujam, têm um aspecto esteticamente agradável e, além disso, proporcionam um bom fluxo de ar e melhor isolamento acústico em comparação com os metálicos.

Você pode ler mais sobre os tipos de dutos de ar para ventilação e as características de sua instalação em este material.

Nuances de arranjo no inverno

No inverno, dependendo do clima, você pode organizar quase qualquer método de troca de ar na casa. Também é possível providenciar tanto a ventilação do galinheiro no inverno segundo um esquema sem eletricidade, quanto com a sua utilização.

O principal é que ao utilizar ferramentas elétricas e ao instalar a fiação elétrica em sistemas forçados, siga as precauções de segurança para trabalhar em ambiente úmido. Além disso, ao instalar estruturas tipo telhado, tenha cuidado ao trabalhar em altura.

Além disso, é muito importante colocar os frangos em algum lugar durante a instalação para que não respirem poeira durante a instalação dos furos dos dispositivos e não congelem com as correntes de ar.

Ao planejar um sistema de ventilação, é muito importante considerar que a ventilação fornecida é mais fria. Os tubos de exaustão e alimentação estão localizados o mais afastados possível, geralmente em superfícies opostas entre si.

Gelo no tubo de ventilação
Para evitar a formação de gelo devido à condensação, as tubulações devem ser isoladas com invólucros especiais ou meios improvisados ​​​​e, em alguns casos, são instalados canais para drenagem da condensação através de uma mangueira especialmente projetada

Outra nuance muito importante é não se esquecer de verificar periodicamente a tiragem e inspecionar/limpar todo o sistema de ventilação.

Além disso, nem uma única ventilação, mesmo a mais eficaz, funcionará se você não limpar os excrementos do galinheiro conforme necessário e trocar a cama por outras frescas.

Conclusões e vídeo útil sobre o tema

Vídeo nº 1. Uma das opções para organizar a ventilação do galinheiro:

Vídeo nº 2. Ventilação em galinheiro feito de tubos de plástico:

Assim, examinamos diferentes esquemas para ventilação eficaz no inverno em um galinheiro com nossas próprias mãos. Alguns deles estão disponíveis para instalação em qualquer caso, outros devem ser escolhidos em função das possibilidades de projeto de instalação em um determinado edifício e especificamente na estação fria do ano, aqui tudo é individual. Mas você certamente pode instalar mecanismos simples de exaustão/entrada natural.

Você já teve que organizar a ventilação em um galinheiro? Por favor, conte aos nossos leitores como funciona a ventilação em seu aviário. Compartilhe sua experiência ou tire dúvidas sobre o tema nos comentários.

Adicione um comentário

Aquecimento

Ventilação

Elétrica