20 melhores rodapés de teto: classificação, revisão, fotos de 2023
Os rodapés do teto são elementos de acabamento adicionais. Sirva para decoração e dê completude ao design. Eles mascaram falhas e decoram tetos de estruturas e colunas complexas.Os melhores modelos vêm em cores, texturas e formatos largos e estreitos, diferentes.
O conteúdo do artigo:
Como escolher o pedestal de teto certo
Outro nome para rodapé de teto é filete. É um elemento protetor e decorativo que esconde o vão entre o teto e a parede. Além disso, se for fixado na parede, é denominado rodapé; se for fixado no teto ou no chão, é denominado filete. Embora esse nome raramente seja usado. Mais frequentemente, a peça é feita de espuma de cloreto de polivinila ou gesso.
Em uma grande variedade de modelos, é difícil entender e determinar qual pedestal de teto é melhor. Em primeiro lugar, você deve decidir qual o papel que a cornija deve desempenhar no seu interior:
- Feche a área problemática após o reparo.
- Adicione altura ou largura a uma sala.
- Ocultar comunicações.
- Organize uma fonte de iluminação adicional.
- Use como decoração.
- Acentue o estilo escolhido da sala.
O pedestal do teto é escolhido com base nas tarefas definidas, nas dimensões da sala, levando em consideração a forma, a cor e o material. Por exemplo, se você precisar comprar tábuas para todos os cômodos do apartamento de uma vez, é melhor pegar filetes da mesma textura e formato, combinando a cor com cada cômodo, mas com largura diferente. Empresas conceituadas, via de regra, possuem diversas opções de tamanhos para o mesmo modelo.
Material
As modernas tecnologias de produção permitem produzir rodapés de teto a partir de diversas matérias-primas. Trata-se principalmente de polímeros (espuma, poliestireno, cloreto de polivinila, poliuretano), bem como madeira e gesso. Cada material possui características e características próprias, que devem ser levadas em consideração durante a operação.
A espuma de poliestireno, espuma de plástico, é o material mais comum. Tem baixo peso e é fácil de processar. Pode ser cortado com uma faca de papelaria. Os produtos feitos com ele são baratos e estão disponíveis em lojas de ferragens. Permite que você conclua reparos rapidamente. A desvantagem do material é que ele é altamente inflamável. É suscetível à acetona e tinta, mas se decompõe rapidamente. Em caso de trabalho descuidado, permanecem amassados e arranhões.
O poliestireno expandido é um tipo de espuma plástica. Sua produção é realizada por espumação ou extrusão. O material de espuma possui as mesmas características da espuma de poliestireno. As tábuas são frágeis e não podem ser dobradas. O poliestireno extrudado é mais durável. Possui maior resistência ao impacto e melhor resistência ao fogo. A baixa absorção de umidade permite sua utilização na cozinha e no banheiro.
Graças a tecnologias inovadoras, os fabricantes oferecem análogos do poliestireno extrudado - este é o duropolímero ou espuma de poliestireno injetado. O material tem estrutura lisa, mais elástica e fácil de limpar.Conseqüentemente, seu preço é mais alto.
O cloreto de polivinila é um material durável e versátil. A flexibilidade permite a instalação em paredes com grande curvatura. São rodapés de teto com uma grande variedade de relevos e padrões. Não libera substâncias tóxicas no ar. Desvantagem - restrições às condições de temperatura (rachaduras, esfarelamento). Não pode ser pintado.
O poliuretano é usado para fazer filetes com textura e padrão lisos. O material é durável, flexível, fácil de cortar e montado em paredes irregulares. Não tem medo de oscilações de temperatura e não adsorve água, o que permite sua instalação em ambientes sem aquecimento e úmidos. Esses rodapés de teto são um pouco mais caros, mas mais acessíveis do que gesso e madeira.
A composição mais segura do material polimérico é albumina-caseína (FBA) ou cola de ureia (Reino Unido). O verniz baquelite (FB) é menos seguro. Não é aconselhável usar composição de fenol-formaldeído (FSF) dentro de uma área residencial.
O pedestal de teto de gesso tem suas vantagens. Uma boa escolha quando se pretende enfatizar um determinado estilo (classicismo, rococó, barroco) ou criar um design inusitado. É um material ecologicamente correto, confiável e resistente ao fogo. A moldagem em estuque estampado é rica na escolha de formas, exclusivas e estéticas.
As desvantagens incluem fragilidade e, às vezes, peso significativo, dificuldade de fixação. O preço é alto, mas, se desejar, você mesmo pode fazer um friso de gesso.
O pedestal de teto de madeira é considerado um dos métodos de acabamento de elite. Este é um perfil moldado completo, um clássico da época, o calor e a beleza da madeira natural para criar um interior. As cornijas são feitas de madeira maciça ou folheadas. Eles requerem tratamento com soluções anti-sépticas e resistentes à umidade.
Existe alguma dificuldade na instalação. É necessário nivelar as paredes e ajustar os cantos internos e externos. Modelos de madeira não são instalados em banheiros, o excesso de umidade provoca a deterioração do material.
Textura e forma
Os rodapés do teto variam em tipo de superfície. O tipo liso ou laminado é caracterizado por uma superfície plana sem reentrâncias, ornamentos ou padrões. Ao contrário do tipo extrudado, que possui ranhuras longitudinais. É feito pressionando a massa de poliestireno líquido através de furos especiais, formando uma estrutura densa com reentrâncias. Este filé pode ser pintado e, se necessário, limpo com pano úmido.
Os rodapés são feitos em moldes por cozimento de grânulos de espuma de poliestireno. Na hora de escolher deve-se levar em consideração o acabamento do teto e das paredes. Se a sala tiver um design ativo e claro, o pedestal do teto deve ser liso, sem padrão. E vice-versa, uma cornija texturizada vai combinar com a decoração discreta das paredes e do teto e vai animar o interior.
Os mais versáteis são os filés de formatos simples. Ao instalar rodapés de teto em terrenos complexos, é necessário um ajuste preciso dos elementos nas juntas.
De acordo com o método de fabricação, as cornijas de gesso podem ser fundidas, estiradas ou moldadas. Forma: curvilínea e radial. Eles são feitos de mistura de gesso usando modelos. Modelos de determinado tamanho e formato são mais frequentemente usados para unir barras a lareiras ou fogões. Também projetam e decoram edifícios públicos e centros comerciais de acordo com os requisitos de segurança contra incêndios. O pedestal do teto não deve ser interrompido acima da porta.
Cor
A regra geral é que a tonalidade do pedestal do teto deve corresponder à cor do teto ou das paredes.Mas existem algumas sutilezas. Para salas baixas são pintadas para combinar com a cor das paredes, o que eleva visualmente o teto. Se o espaço for pequeno, o teto e a cornija devem ser da mesma cor. Neste caso, uma pequena sala parecerá mais larga. Se as paredes e o teto forem da mesma cor, o friso do teto deverá ser diferente. No entanto, uma solução ousada e contrastante nem sempre pode ser bem-sucedida.
Uma alternativa ganha-ganha é o filé branco, já que os tetos são em sua maioria em tons claros. Ao escolher uma cor, você pode focar nos seguintes pontos:
- A cor branca se afasta, de modo que os rodapés de cor clara parecerão visualmente mais distantes e a própria sala parecerá maior. Isto é especialmente verdadeiro para apartamentos pequenos, como Khrushchev.
- A cor azul também é capaz de distanciar. Mas os tons frios de azul não são totalmente adequados para uma sala de estar. Portanto, é melhor instalar tiras de baguete azuis no banheiro ou no banheiro.
- Rodapés escuros da mesma cor do papel de parede aproximam visualmente os cantos, tornando o ambiente menor. Portanto, são adequados para salas grandes.
- Contrastando com o papel de parede, as cores escuras ficam ótimas, embora “consomem” um pouco o espaço. É importante que esses filetes combinem com a cor de outras peças ou móveis.
- O vermelho excita e excita emoções. Recomenda-se usá-lo ao mínimo, detalhadamente.
- Laranja energiza e aumenta o apetite. É bom complementar o interior da cozinha.
Uma variedade de cores pode tornar qualquer fantasia realidade. O principal é que a cor do pedestal enfatize a decoração interior, sombreie ou se funda com ela. Em qualquer ambiente é importante seguir a regra das 3 cores. Afinal, uma pessoa se sente normal onde existem duas, no máximo três cores.O principal representa 60%, os adicionais 30%, os 10% restantes podem ser detalhes brilhantes e contrastantes.
Para escolher um pedestal para o teto, é preciso levar em consideração alguns pontos. As ripas estreitas são mais adequadas para banheiros e cozinhas. Os médios são instalados em pequenas salas, escritórios, quartos. Largo, combinado com uma diagonal de mais de 150 mm, irá decorar quartos e corredores espaçosos e altos.
Recomenda-se que para salas com teto baixo (não mais que 2,5 m de altura) use um rodapé de até 8 cm de largura. Para salas altas (acima de 3 metros) - mais de 8 cm. Modelos com largura de 10- Os mais procurados são os de 12 cm, como regra geral são adequados para qualquer desenho. Existem modelos a partir de 30 cm, raramente são usados, se o estilo ou a necessidade assim o exigirem. Um amplo friso ajudará a alinhar os cantos, criar a aparência de uma sala arredondada e cobrir as juntas do teto suspenso.
Assim, os melhores rodapés da linha de decoração em estuque também são adequados para tectos falsos. A diferença em relação à cornija é que estão fixadas em apenas um ponto de apoio (a parede). Neste caso, o próprio tecido tensor não é afetado. Para um tecto falso, escolha a cornija mais leve, mais larga e que se adapte bem à parede. Ele pode ser de espuma de poliestireno, poliuretano, poliestireno expandido.
O rodapé do teto não pode ser utilizado para o piso, pois só fica colado na parede. Para paredes irregulares, escolha uma baguete de PVC com bordas suaves, para que elas se encaixem perfeitamente. Ao projetar estruturas e colunas complexas, a instalação é realizada após o nivelamento das paredes e do teto, antes do papel de parede ou da pintura. O material do modelo retroiluminado deve ser resistente ao fogo, com laterais pequenas.
A auto-instalação não é difícil.Para fazer isso, você precisará de cola, um estilete, uma régua, um lápis e um nível. Bem como espátula, pincel ou rolo para aplicação do adesivo e guardanapos para retirar qualquer resíduo de adesivo.
É importante saber que cola pode ser utilizada nos diferentes tipos de rodapés de teto:
- os de poliestireno são fixados com cola de polímero e acetato de polivinila;
- espuma plástica - em massa acrílica;
- poliuretano colado em unhas líquidas;
- madeira - usando cola altamente adesiva e parafusos auto-roscantes;
- para o gesso, utiliza-se uma composição de acetato de polivinila, uma mistura de alabastro e PVA.
O pedestal do teto pode ser colado ao papel de parede da parede com “Moment Installation” ou “Tytan”. Espuma de poliuretano é utilizada caso o filé não tenha acabamento. Outra boa opção é a massa acrílica. Os rodapés pesados de poliuretano são fixados com um adesivo especial para moldagem de estuque e acabamento decorativo.
Existe um dispositivo para cortar rodapés de teto – uma caixa de esquadria. Esta é uma pequena caixa retangular sem lados finais, com ranhuras em um determinado ângulo (22,5; 45; 90 graus). O rodapé é instalado no interior, o corte é feito no ângulo desejado.
Atualmente, as juntas de sombra e a corda de juta são cada vez mais utilizadas como alternativa aos rodapés na instalação de estruturas de gesso cartonado. Bem como caixilhos de portas, painéis decorativos, frisos de janelas. Borda em cerâmica e faixa de LED. A junta entre o teto e a parede é fechada com uma rolha. Esta é uma inserção de PVC e perfil.
Classificação dos melhores rodapés de teto de duropolímero
A procura por tais modelos aumenta a cada ano, devido às excelentes características e aos preços relativamente baixos. Os filetes de duropolímero têm vantagens sobre a espuma:
- o material não absorve odores;
- estrutura resistente à umidade;
- não seca, não racha;
- design à prova de choque;
- não sujeito a encolhimento;
- a superfície pode ser pintada.
Antes de decidir qual rodapé de teto escolher, confira os melhores modelos.
WT22 NMC
Cornija de teto lisa a partir de uma linha de perfis funcionais, molduras de teto. Adequado para instalação interna. Marca WALLSTYL® (Bélgica), Fabricante NMC "NMC".
Feito de material de alta resistência e excelente qualidade, durável e resistente a danos. Coberto com primer branco para pintura. Fácil de instalar. Para instalação, você pode usar adesivo de montagem Adefix P5 NMC ou acoplamento Adefix Plus NMC.
Parâmetros: comprimento 2.000 mm, altura 100 mm, largura 225 mm.
ORAC AXXENT CX107
Rodapé de teto com enfeite da marca ORAC DECOR para produção de estuque. Fabricado em polímero de alta resistência. Possui um coeficiente de resistência aumentado e um revestimento resistente ao desgaste. A vida útil é ilimitada. Dimensões declaradas: 2.000 x 120 x 120 mm.
Europlast 6.50.229
Rodapé de teto do fabricante "Europlast". Fabricado em poliuretano termoplástico, não flexível. Superfície com propriedades antivandalismo. Cornija para iluminação, branca. Caso seja necessário ocultar a iluminação, a superfície interna é tratada com um elemento reflexivo. Use uma ferramenta elétrica para cortar cantos com cuidado. Possível fusão das bordas.
Dimensões: 2000 x 120 x 48 mm.
DECOMASTER D501 DM
Moldagem em duropolímero de alta qualidade da DECOMASTER. Graça e luxo aliados à praticidade. Esconde irregularidades e realiza uma tarefa decorativa - unir ou separar visualmente a faixa do teto e das paredes.As dimensões do pedestal do teto são 2.000 x 73 x 40.
Grande decoração KH 906
Cornija de duropolímero para iluminação. Qualidade – Revestimento “Premium”, 100% ecológico (primer branco para pintura). Pode ser pintado com qualquer tipo de tinta. Rodapé de teto sólido, resistente à umidade e de alta resistência. Facilmente montado usando adesivo de montagem FDP500 DecoFix Pro.
Tamanho 2000 x 52 x 24. Adesivo de união FX210 ORAC DecoFix Extra.
Grande decoração KH 902
A cornija maciça de duropolímero faz parte da nova linha de produtos da marca Grand decor. Tipo – para iluminação. O produto é altamente durável, resistente à umidade e a impactos. Tem uma vida útil ilimitada. A camada superior é um primer branco. Pode ser pintado com qualquer tinta interior. Valor ideal para o dinheiro. Dimensões 2000 x 40 x 22 mm.
Estilo de parede WO1
Moldura de parede com ornamento da coleção WallStyl, material duropolímero. Uma combinação de estética clássica e moderna. Pode ser instalado tanto horizontalmente quanto verticalmente. Combina bem com outros produtos NMC. O material é durável com primer branco, pode ser pintado ou acrescentado elementos.
Dimensões: 2000 x 38 x 18 mm.
Classificação dos melhores rodapés de poliestireno
Os rodapés de poliestireno também são chamados de espuma. Seu principal diferencial é a variedade de texturas, formas e tamanhos. E o preço baixo dá uma vantagem sobre as opções caras. Portanto, os modelos de poliestireno são amplamente utilizados para decoração de interiores.
Aspectos positivos dos produtos de poliestireno.
- A textura espetacular e o visual sofisticado irão adicionar originalidade ao interior do seu quarto.
- Nenhum equipamento ou ferramenta especial é necessário para a instalação. Você pode cortar com uma faca afiada ou uma lima de metal.Uma pessoa pode realizar o trabalho de forma independente.
- O pedestal é leve e não cria carga adicional. Excelente para acabamento de tectos falsos.
- Não tem medo de mofo, é resistente à “colonização” de microrganismos.
- Não é afetado pela umidade e não muda de tamanho devido às mudanças de temperatura.
- As bordas dos filetes são suaves, o que permite ocultar todas as irregularidades.
Os rodapés de poliestireno apresentam pequenas desvantagens. Sua superfície é um tanto áspera, com tonalidade cinza. E quando exposto ao sol fica amarelado. Devido à sua maior fragilidade, são fáceis de quebrar durante o transporte e instalação. Essas falhas são completamente removíveis. Eles podem ser pintados para mudar a cor. Dados os preços relativamente baixos, é possível adquirir várias tiras sobressalentes.
Dellos Bagé 3622
Rodapé de teto liso com borda reta. Material – poliestireno. Não desbota, é resistente à umidade e mofo. Pode ser pintado, grande variedade de tamanhos, formas e cores. Fácil de cortar e instalar sobre superfície desengordurada com cola acrílica. Implementado em tiras sólidas. Dimensões – 2.000 x 36 x 22 mm.
Cornija de teto A137
Rodapé de poliestireno com ornamento. Usado em ambientes internos para cobrir o vão entre o teto e a parede. Ao mesmo tempo é um elemento decorativo. Fabricado em poliestireno com tecnologia especial - aumentando a resistência e reduzindo o peso. Dimensões – comprimento 1300 mm, altura 35, largura 30.
Orac Decor CB520
Decoração interior de tetos e paredes (Bélgica). A empresa Orac Decor desenvolve e fabrica produtos para design de interiores utilizando tecnologias próprias. O material do estuque é o poliestireno. A superfície está preparada para pintura. Os rodapés são flexíveis e fáceis de instalar. Não suscetível a vapores.Dimensões: 2000 x 35 x 35 mm.
Baguete GP-26
Rodapé de teto decorativo em poliestireno de alta densidade. Um design elegante trará solenidade, luxo e ao mesmo tempo elegância. Graças à sua superfície lisa e padrão claro, a prancha imita o estuque de gesso. Ao contrário do gesso, é leve, pode ser fixado com sucesso com cola Glanzepol e é adequado para tetos tensos e suspensos, fiação oculta e painéis de plástico. Tamanho da baguete 118 x 54 mm.
Baguete Glanzepol GP-75
Rodapé decorativo de uma série premium de modelos de teto. Material de injeção de qualidade alemã. Controle de qualidade ecológico e não tóxico em todas as etapas da produção. Quase indistinguível do estuque de gesso. A alta densidade de coloração permite imitar madeira ou pedra natural. Você pode escolher um modelo de acordo com a altura do teto e o estilo do ambiente. Dimensões 141 x 141 mm.
Baguete GP-15
Rodapé de teto exclusivo com diagonal de 110 mm, marca Glanzepol. Superfície fosca para pintura. Adequado para todos os estilos, bem como para espaços altos e baixos. Isso irá enfatizar a geometria do espaço e expandi-lo visualmente. A alta qualidade permite uma união perfeita de padrões. Tamanho da prancha 78 x 78 mm.
Classificação de rodapés de teto de poliuretano
Este material é o mais durável e confiável. O tipo de acabamento em poliuretano é o mais popular. Os filetes podem ser rígidos e flexíveis, com perfil liso ou ornamentado. As hastes de cortina flexíveis de poliuretano deste último contêm borracha. Eles são uma cópia exata dos modelos rígidos. É importante prestar atenção ao tamanho mínimo possível da dobra. Este é o raio no qual o rodapé não se deforma.
Os produtos não são afetados por temperaturas e alta umidade e não absorvem odores. Uma variedade de formas e padrões permite que você escolha um modelo que se adapte a qualquer estilo. Podem ser pintados com tinta acrílica, escolhendo uma cor que combine com o teto ou paredes. A superfície é fácil de limpar.
Você pode instalá-lo sozinho. O material não quebra, não se esfarela e pode ser cortado com faca. Para a fixação utiliza-se massa, pregos líquidos ou cola especial. Na maioria das vezes, é usada massa. Fecha bem as lacunas nas juntas.
Lado negativo - não recomendado para uso em tetos falsos. Para fixar bem o poliuretano, o adesivo é aplicado nas duas faces. e isto é inaceitável no caso de cobertura de tecido ou película. A outra desvantagem é o preço alto.
WALLSTYL WT3
Cornija de teto original com nicho para iluminação de teto. País de origem: Bélgica. Qualidade europeia – material durável, leve e flexível, resistente a impactos. Suporta flutuações de temperatura e não absorve umidade. Pode ser usado tanto no banheiro quanto na varanda. A instalação é feita com cola NMC original. Coberto com pintura interior. Parâmetros: 2000 x 130 x 80 mm.
Gaudí Decor P 205
A cornija de poliuretano é feita de polímero de alta densidade ecologicamente correto. Não libera toxinas. Usado dentro de casa. Resistente a danos. Não absorve umidade e odores, é resistente a mofo, não racha. Pode ser pintado para combinar com as paredes. A cornija é rígida, mas possui análogos flexíveis de diferentes tamanhos e formas. Tamanho 2440 x 57 x 53 mm.
CLÁSSICO 3008HQ
Rodapé de poliuretano com ornamento da empresa BOVELACCI (Itália). Projetado para instalação dentro de uma área residencial.
Os produtos da linha Classic são confeccionados em material resistente a impactos – poliuretano. Combina elementos clássicos tradicionais com elegância. Especialmente adequado para estilo country, retro e provençal. As dimensões de uma tira são 2.000 x 68 x 40 mm.
Decoração Orac C211
O material é ecologicamente correto, forte e durável. Possui características como resistência à umidade e resistência ao calor. Não causa reações alérgicas. Pode ser instalado em qualquer lugar do apartamento ou casa. O rodapé rígido com ornamento tem dimensões de 2.000 x 115 x 110 mm.
Casa Clássica HM-42030-Q
Rodapé de canto flexível em poliuretano com perfil, fabricado na China. Preparado, branco, para uso interno. Dimensões: 2400 x 30 x 30 mm.
Europlast 1.50.289 Flex
Material – poliuretano flexível para decoração. Utilizado no acabamento de tetos e paredes. A superfície é branca, preparada e pronta para pintura. Existe um canal a cabo. Parâmetros principais – 2.000 x 55 x 37 mm.
Europlast 1.50.289
O pedestal de teto rígido de poliuretano é um análogo regular e possui as mesmas características do anterior.
Uma solução muito tradicional - instalar uma baguete na junção de paredes e tetos - não perde sua relevância. Para que a cornija complemente o interior e se enquadre harmoniosamente no design da divisão, antes de escolher deve estudar cuidadosamente as características dos filetes e conhecer os seus pontos fortes e fracos. Em qualquer caso, o próprio comprador decide que tipo de rodapé escolher.
Que critérios você usou para selecionar a cornija do teto? Deixe seu comentário, compartilhe o artigo nas redes sociais, adicione aos favoritos.
Quando nos mudamos para o apartamento, fizemos reformas e decidimos usar molduras no teto. Eles são diferentes. Compramos em espuma de poliestireno, com largura média de dois metros de comprimento e padrão clássico. Esta é uma opção de orçamento. Podem ser utilizados entre o teto e a parede, bem como decorar decorativamente as paredes fazendo enormes molduras. Colocamos em todos os quartos, até no banheiro. Os reparos exigem muito dinheiro, e é bom economizar um pouco no final da reforma, gastando alguns centavos para ter uma vista tão bonita sob o teto. Eles são duráveis, apesar de serem feitos de material frágil.
Há pouco tempo eu estava fazendo reformas em meu apartamento. Decidi instalar tectos falsos na sala, naturalmente havia pequenos vãos entre a parede e o tecto. Estes são os que cobri com o pedestal do teto. Escolhi um com estampa, branco. São feitos de poliestireno, o material é muito leve e frágil. Fácil de cortar com uma faca. Colei com cola instantânea incolor no papel de parede. Todo o trabalho demorou cerca de uma hora. O resultado ficou excelente, limpo e lindo.
Minha reforma está em andamento. O tormento começou com a escolha dos rodapés, mas acabou rápido e havia motivos para sofrer. Um amigo nosso instalou rodapés de espuma. Já ouvi muito de gente que se errar com a cola ela vai corroer o perfil de espuma. Depois de alguns anos eles secam.Se errar com o primer, ele sairá do rodapé e a tinta não grudará. Fiquei horrorizado e comprei uns de poliuretano. Quando colamos todos os rodapés, as costuras entre os palitos ficaram visíveis. Não é assustador. Despejamos o selante em uma linha fina na costura, passamos um dedo limpo ao longo da costura, como se estivéssemos removendo o excesso. Depois deixe secar e pinte. Selamos as fissuras com selante se a parede não estiver nivelada. Fazemos a instalação com cola.